sábado, 25 de abril de 2009

FORTALEZA 282 E UM POUCO DE SUA HISTÓRIA

Um pouco sobre Fortaleza nestes seus 282 anos de fundação, por meio do artigo "Tentativa de fortalecer" do memorialista Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Jr. conira;

"Procurando revitalizar o coração da cidade em 2004 fomos morar no centro na Rua Baturité, vizinhança do memorialista Christiano Câmara e da famosa e extinta panelada do Manoel Bofão. Descobri que a rua se chama, para os íntimos de Rua da Escadinha. É paralela ao rio Pajeú. O nome é Baturité assim como ainda resistem alguns nomes das ruas do centro em homenagem a municípios do estado como Crato, Sobral, Itapajé, Crateús, Icó, Massapé, Morada Nova, Itapipoca, Aracoiaba, Itaiçaba, Maranguape, Viçosa...A rua Baturité tem um porém, é a escadinha, separando seus dois únicos quarteirões. Detalhe: onde termina a Baturité na Rua Rufino de Alencar existe um muro enorme cheio de propagandas com letreiros de péssimo gosto, precisa ser derrubado pois veda a visão de um lindo cartão-postal retratando a origem de Fortaleza nas margens do Pajeú. Tirar o muro é a prova que destruir é também resgatar e ao mesmo tempo reconstruir um belo ícone de Fortaleza. Lá a engenharia comportamental na geopolítica urbana da cidade é tão esdrúxula que para você ver o Pajeú tem de subir ao terceiro andar do Mercado Central !!! Um nome que tem de retroceder é a quilométrica Avenida Presidente Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, essa que o povo chama de Leste Oeste. Ali, é, na realidade, a Rua Cel. Franco Rabelo e o povo ainda assim a chama. É rua curta. Vem do Mercado Central, corta a Baturité, passa na travessa do Senhor dos Passos e Rua Boris e finda no começo da Dom Manoel, são três quarteirões.

Entretanto, possui um profundo significado histórico. Em 1914 junto com o Povo, o coronel Franco Rabelo derrubou a Oligarquia Acioly. A palavra de ordem era: “Morte ao Babaquara”. Enquanto o Marechal Castelo Branco implantaria uma ditadura militar em 1964 - "A Redentora de 31 de Março" na verdade, no dia da mentira, 1º de abril, derrubando governo legitimamente eleito pelo voto do povo. Se deixarmos permanecer assim, estamos consentindo continuar o apagar da história do Ceará de uma pagina importante: "A queda da Oligarquia Acioly" , numa guerra civil urbana a partir de levante popular vitorioso derrotando um arcaico sistema de dominação da elite. Hoje só resiste o nome da rua Cel. Franco Rabelo na conta de luz da bodega do seu Luiz Soares, na esquina da antiga Senhor dos Passos que, com a chegada de uma delegacia, virou Beco do Inferno. Depois redimida toda pintada de azul, se transforma em Vila Azul. É melhor e mais apropriado a Av. Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco começar no Forte de Nossa Senhora de Assunção e não na Dom Manoel. Ali sim termina a Cel. Franco Rabelo. É resgate do bem que o Ceará urge fazer em nome da dignidade de sua história.A rua Baturité começa na José Avelino que deve ter suas longas, largas e claras, pedras tombadas pelo patrimônio histórico.

E atenção, na esquina dela com Av. Alberto Nepomuceno, tem um mural do Floriano Teixeira que clama por restauração. Um patrimônio imaterial que não deve ser abandonado e destruido como já aconteceu com tantos outros. Subindo pela Baturité, na pintada ladeira das artes no meio tem a escadinha, um amor. Um bibelô a lapidar, precisa de aformoseamento, batentes restaurados, iluminação apropriada construção de corrimão, bancos namoradeiras, touceiras de cidreiras, roseiral e flor... Lá é um "point" singular de olhar os seguintes ícones: As torres gêmeas do seminário da prainha onde estudaram Dom Helder e Pe. Cícero, a coluna do Cristo Redentor do Círculo Operário, que chamam de Praçinha do Seminário da prainha, as torres gêmeas da Catedral; as brancas paredes do Forte com seus negros canhões; o Mercado Central; o viaduto da Leste Oeste; o mezanino da Secretaria da Fazenda; os armazéns da Rua Icó; a redoma de prata do planetário. Sete pirâmides do Dragão do mar, e daqui a pouco, o Acquário oceanográfico do Equador. A visão de tudo isso fica num “ferro de engomar” uma cunha na esquina da Baturité com Franco Rabelo. E, por lá, deve escoar fluxo turístico. A partir da demolição do muro sob o viaduto no Mercado Central, aqui mais uma vez é bom destruir para surgir o Belo, criar passarela e alça para acessar caminho a desembocar na Baturité em direção ao Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar.

Indo além, para firmar a auto-estima da consciência cidadã do Fortalezense é necessário que alguns ícones sejam restaurados: O crucifixo quebrado e dedos decepados do Cristo Redentor no pedestal da praça do Seminário da Prainha, a face de São Jose destruída, parece que à bala no anos de chumbo do Teatro São Jose do Circulo Operário; a flauta, braço, mão e dedos cortados do Elfo sobre peixe da Praça dos Leões, em frente a tumba do Abolicionista, herói de Guerra e patrono do Exército General Tibúrcio; o braço, o arco e a flecha quebrados do Cupido na Ilha do Amor da Lagoa do Garrote no Parque da Liberdade, na chamada "Cidade da Criança". Outra imagem da cidade a recuperar é a desaparecida estampa da face da Rainha Thereza Christina, na estatua de pé com traje de Almirante de Dom Pedro II na praça da Sé, como ao lado a restauração da fonte luminosa de águas coloridas e cantantes dos cones de Sérvulo Esmeraldo, depois da retirada dos feirantes da praça. Essas restaurações não só colaboram com o turismo como a auto-estima do cidadão e, assim, combatendo desde a violência até frear o impulso de jogar lixo na rua.

Deve ser feita a repintura dos meios fios de prédios históricos do centro da cidade. A recolocação dos nomes antigos das ruas centrais da cidade, escritos a mão, em azulejos, nas paredes das residências e comércios do centro. "Rua do Sol/ Rua da Aurora/, tenho medo que hoje/ se chame Dr. Fulano de tal" ... Manoel Bandeira em: Evocação do Recife. Em Fortaleza havia ruas: da Palma, Formosa, Alegre, da apertada hora, Clara,das Flores, Bela, das Areias, da Alegria, da Felicidade... todas se chamam hoje: Dr. Fulano de tal. Algumas coisas são dignas de repetir, redizer, lembrar de novo, reafirmar, benditas sejam. Os belos e velhos nomes das ruas é uma delas. De novo tem a reprodução dos personagens da Padaria Espiritual, na Praça do Ferreira, que pensamos com Fausto Nilo. As pilastras que sustentavam vasos de plantas nos jardins da antiga praça 7 de setembro na Fortaleza da belle époque que o povo destruiu durante a queda do Acioly. Outra coisa a olhar no Centro: pintar de outra cor, que não o preto, o tubo que passa ao lado da Dom Manoel onde aflora o Riacho Pajeú que, adiante, está aprisionado dentro de um estacionamento. São detalhes minúsculos onde destruir é, ao mesmo tempo, construir e resgatar o primor de Fortaleza. Esse muro destruído liberta um rio e uma história dentro de um estacionamento privado para o vislumbre e conhecimento popular de onde surgiu Fortaleza sua geografia e história.

É necessário resgatar também da Cidade da Criança a verdade. Ali é de fato o Parque da Liberdade que foi, pela ditadura militar, mais sacaneado ainda, desmoralizaram a Liberdade ao botar placa de flandre em um dos portões e rebatizado o Parque da Liberdade com o nome de Cidade da Criança, esquecendo a estátua colosso do Índio rompendo grilhões da entrada oficial do Parque da Liberdade, que tem o nome liberdade escrito em alto relevo.E há muitas outras marcas da ditadura militar em Fortaleza. A Av. Perimetral (que o povo só chama de Perimetral), tem diversos nomes mas, nos catálogos, é o que o povo não sabe: Av. Presidente Costa e Silva. Aqui pra nos é muito ditador a denominar imensas avenidas! Procurei os assessores no gabinete da prefeita. E mal comecei, lá vem:- Esse cara só sabe falar da rua dele...
- E deixa o murro da Rufino de Alencar em paz lá mesmo que é pra gente não sentir a fedentina do Pajeú...São os mesmos que não acreditavam que povo de Fortaleza vaiou o sol como escrevi em: http://eliomardelima.blogspot.com/search?q=e+o+povo+vaiou+o+sol

* Fale com ele cartaxo@al.ce.gov.br

BARBOSA X GILMAR: ALGUÉM FINALMENTE RESISTE

"E as Excelências partiram para a briga. O fraseado solene das litigantes parecia indicar o comparecimento transcendente dos deuses da tragédia grega ou dos fantasmas de Ulpiano, Modestino e Gaio. Talvez uns e outros, sem excluir Sólon. Vale dizer, de todo modo, que a acusação dirigida pelo ministro Joaquim Barbosa ao presidente do STF, de destruir a Justiça brasileira, é a primeira manifestação pública e de grande peso a denunciar os comportamentos de Gilmar Mendes.E no momento em que Barbosa invectiva, “Vossa Excelência quando se dirige a mim não está falando com seus capangas de Mato Grosso”, não me contive e anunciei aos meus espantados botões: o ministro lê CartaCapital. E mais: dispõe-se a repercutir as informações da revista, ao contrário da mídia nativa, obediente à omertà conveniente ao poder. Nas nossas páginas, a destruição “da credibilidade da Justiça brasileira”, como diz o ministro Barbosa, tem sido um dos temas principais há um ano, ou seja, desde o instante em que Gilmar Mendes assumiu a presidência do Supremo."

* Por Mino Carta, na Revista Carta Capital, leia mais aqui.

BERZOINI: "CONTINUAMOS CONTANDO COM DILMA PARA 2010"


"A revelação de que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, faz tratamento contra um linfoma - câncer nos gânglios linfáticos-- não abalou o PT, que permanece contando com ela para disputar a eleição presidencial em 2010.
"Não vejo nenhum problema em ela ser candidata (à Presidência). Continuamos contando com ela", disse à Reuters o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), neste sábado.
O deputado, que disse que tinha acabado de tomar conhecimento da notícia, deu a declaração poucas horas após o anúncio feito por Dilma, de 61 anos, de que retirou um nódulo da axila esquerda há cerca de três semanas e que precisa complementar o tratamento com quimioterapia, nos próximos quatro meses. Berzoini afirmou que a doença não será obstáculo para que a ministra mantenha suas atividades.
"O linfoma identificado precocemente é tratável, não tem prejuízo para ela, que é uma lutadora. É mais um motivo para ela superar", disse. Enquanto o presidente do PT falou com naturalidade sobre a candidatura de Dilma, a ministra voltou a dizer que "nem amarrada" confirma que vai participar da disputa presidencial no ano que vem."

(Agência Estado)

LIRA NETO AUTOGRAFA EM FORTALEZA LIVRO SOBRE MAYSA


Livro integrou pesquisa que deu origem à minissérie global.

O jornalista cearense Lira Neto, autor do livro "Maysa - Só numa multidão de amores", que integrou texto que serviram de base para a minissérie "Maysa", da Rede Globo, vai autografar seu livro neste domingo, a partir das 18 horas. Tudo no Shopping Via Sul, com direito a show da cantora Fátima Santos e trio interpretando os grandes sucessos da artista. Maysa, cantora e compositora, foi uma personalidade complexa. Nascida no Rio de Janeiro em 1936, a cantora é tema da biografia escrita por Lira Neto a partir de pesquisas em arquivos familiares de entrevistas com cerca de 200 pessoas - entre amigos, parentes, ex-namorados, ex-maridos, músicos e produtores - e, sobretudo, com base no acesso irrestrito ao diário íntimo de Maysa. "Só numa multidão de amores" percorre todas as etapas (e traumas) de uma trajetória marcada por amores, viagens, conflitos com a mídia, tentativas de suicídio, crises de alcoolismo e internações em clínicas para desintoxicação. Mãe do diretor de cinema e televisão Jayme Monjardim, Maysa tentou, após inúmeras temporadas fora do Brasil, retornar ao convívio familiar. Um acidente de automóvel na ponte Rio-Niterói em 1977, porém, interrompeu definitivamente essa vida que transformou o fracasso sentimental e a angústia existencial em sucesso artístico.

SERVIÇO

- Palco Via Sul - Praça de Alimentação, 4º. Piso, Via Sul Shopping - Avenida Washington Soares, 4035, Seis Bocas.
- Mais informações: (85) 3404-4000 e http://www.shoppingviasul.com.br/ .

PÊSAMES AO SECRETÁRIO ADAIL FONTENELE

Morreu neste sábado o professor Juca Fontenele (89). Ele era pai do secretário da Infraestrutura do Estado, Adail Fontenele, e será sepultado às 11 horas deste domngo, no Cemitério Parque da Paz. Ele foi vítima de efizema pulmorar. O corpo está sendo velado na Funeraria Eternus (Padre Valdevino com rua José Lourenço), em Fortaleza.

PERSONALIDADE DO INTERIOR - METON MAIA E SILVA


"No último dia 22 de abril, aniversariava o senhor Meton Maia e Silva. Possuidor de um rico acervo, retrata e relata em detalhes a história cultural, política, social, religiosa e esportiva de Limoeiro do Norte. Jornalista, pesquisador, historiador, desportista, poeta, escritor, tem o sincero reconhecimento deste blog e do povo limoeirense, por resguardar a história desta cidade, divulgando e contribuindo para o engrandecimento de Limoeiro do Norte, e pelo assíduo trabalho como verdadeiro defensor da cultura cearense. Meton Maia e Silva (22 de abril de 1920) é natural de Pereiro (CE), cidadão limoeirense, funcionário federal aposentado (IBGE), integrante de entidades de classe limoeirense, como Rotary Club e outras, um dos fundadores da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI).
Tornou-se membro da Academia de Letras Municipais do Estado do Ceará (ALMACE).
Durante 35 anos foi correspondente, em Limoeiro do Norte, dos Diários Associados e jornalista da Rádio Vale do Jaguaribe, durante décadas. Foi um dos primeiros correspondentes do Diário do Nordeste e, ainda hoje, participa das edições através do setor ‘Opiniões’. Participou de vários Congressos de Jornalistas do Interior, sendo agraciado, na oportunidade, como um dos melhores jornalistas do Interior. É considerado uma das expressões de projeção de Limoeiro do Norte, através da imprensa falada e escrita do Estado."

* Do Blog Limoeiro do Norte, leia mais aqui.

TARIFA ALTA NA CONTA DOS OUTROS NÃO É REFRESCO


O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) vai cobrar explicações da Aneel sobre o reajuste de 12,11% na conta de energia do setor industrial.

Segundo o presidente da entidade, Roberto Macedo, numa época de crise, é absurdo que a Coelce ganhe majoração que pesa sobre um insumo dos mais importantes na área.

Ele teme problemas para o segmento e apela para que a classe política local também reaja contra o abuso.

DILMA FARÁ QUIMIOTERAPIA POR QUATRO MESES

"A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) deve ficar por quatro meses em tratamento com quimioterapia para combater um linfoma (câncer no sistema linfático). Ela deve se submeter a sessões a cada três semanas, segundo a equipe médica do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.De acordo com os médicos, a quimioterapia será feita por questão de segurança, como tratamento complementar. A ministra afirmou que há cerca de 30 dias, em uma tomografia feita durante um exame de rotina, foi detectado um nódulo em sua axila, que já foi retirado.Exames constataram que não havia outros focos da doença em seu organismo. "Os médicos me asseguraram que as consequências da quimioterapia não são problemáticas, que posso continuar com meu ritmo de trabalho", afirmou Dilma."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

* Da Folha On line

E A DIRETORIA DO METROFOR DESCARRILOU FEIO


O professor e arquiteto José Sales coenta, em artigo no Blog, o caso do Metrofor que vai desativar linha Pacatuba-Fortaleza, a partir do dia 3, deixando passageiros no Terminal de Parangaba. Confira:

Caro Eliomar de Lima,

A cada dia somos supreeendidos por notícias que nos deixam totalmente perplexos. Esta reportagem de hoje do Jornal O POVO em que a Diretoria do METROFOR, a menos de dez dias de paralisar o sistema de transporte metropolitano, ainda não decidiu a maneira de minimizar problemas dos milhares de passageiros da linha e aos usuários do entorno da estação da Parangaba, expõe uma verdadeira bomba relógio para o o sistema de transporte metropolitano.

Pelo visto, a diretoria do Metrofor/Companhia Metropolitana de Transportes Públicos do Estado do Ceará, ainda não entendeu, mesmo depois de todos estes anos de sua existencia, que foi criada para oferecer transporte público de qualidade ao usuário metropolitano, como o próprio nome indica e não unicamente administrar o "elefante branco" em que se transformou a interminável obra de infraestrutura urbana que se autodesigna como METROFOR.

"Inventar planfeto" para orientar o usuário em como não utilizar mais este sistema de transportes até que se finalize, em algum dia ou quem sabe no fim do próximo ano, como se promete, as obras de implantação de um novo sistema, é uma piada de muito mau gosto ou até uma declaração de inapetencia gerencial para quem propaga que no futuro administrará a solução de transporte metropolitano para pelo menos 485 mil pessoas. Em qualquer lugar do mundo, os sistemas são substituídos ou modernizados, sem prejuízo ao usuário, pois são criados para o benefício dos mesmos. Isto acontece desde o começo do Século XIX e é ensinado em todos os cursos de Planejamento Urbano e Engenharia de Transportes.

O original sistema de trens de passageiros de subúrbio de Fortaleza que no futuro se transformará em Sistema METROFOR, tem esta concepção de origem. É só dá uma olhada no Estudos de 1985, que as recomendações estão lá. E afinal de contas, creio que ainda estamos no mundo.

E tem mais: em 1998, há 11 anos atrás, quando uma equipe técnica do Metro Lisboa, um dos melhores sistemas da Europa, com o concurso de técnicos locais, elaborou a pedido do Governo do Estado do Ceará os "Estudos de Impacto de Implantação de Sistema METROFOR" lá já se apontava que este era o maior desafio a ser enfrentado pela Companhia: como implantar um novo sistema sem prejudicar em nenhum momento o usuário metropolitano, usuário do sistema antigo.

Ou não se leu o relatório direito ou se leu e não se entendeu patavinas. O senhor governador do Estado, Cid Gomes, deveria chamar toda a Diretoria do Metrofor para uma conversa séria.

José Sales
Professor e Arquiteto.

VEJA ORÓS SANGRANDO



Com apoio de Tércio Júnior, direto de Orós, veja a sangria do segundo maior açude do Estado, que ocorreu desde o fim da noite passada.

(Blog Iguatu.net)

DILMA ROUSSEFF FAZ TRATAMENTO CONTRA CÂNCER

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), a "Mãe do PAC", está com câncer. A informação foi dada neste sábado por ela que, ao lado de médicos, dá entrevista coletiva.
Confira ao vivo aqui.

DESCOBERTO TÚNEL NO IPPOO II

Descoberto, neste sábado, um túnel que seria usado para fuga em massa de presos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), situado em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). As primeiras informações dão conta de que presos da cela sete, na ala quatro, tentariam fugir neste final de semana.

(Jangadeiro Online)

O coordenador do Sistema Penal (Cosipe), Bento Laurindo, informou, no entanto, para o Blog que os presos estavam escavando o túnel na última cela da vivência cinco. Dez presos foram flagrados na ação e já foram transferidos para outras unidades. A Delegacia de Aquiraz vai abrir inquérito para apurar o caso.

AUMENTO DA COTA DE PASSAGENS GERA DIVERGÊNCIA ENTRE PARLAMENTARES

"Os deputados federais José Eduardo Cardozo e Arlindo Chinaglia (PT-SP), este último ex-presidente da Câmara (2007-2009), defenderam hoje a restrição do uso de passagens aéreas a parlamentares e assessores. Mas discordaram quanto ao aumento de passagens para os líderes de partido, conforme projeto que será votado na próxima terça-feira na Casa.
"As passagens não são uma forma de remuneração do parlamentar, mas uma forma de realização do mandato.", afirmou Cardozo, destacando que não é favorável a nenhum tipo de "agrado" aos líderes partidários. "Não vejo razão para isso.", afirmou o deputado sobre a proposta, que aumenta de quatro para cinco o número mensal de passagens para os líderes partidários.
Arlindo Chinaglia não considera esse aumento um agrado. "A discussão tem que ser feita em outro nível, porque o líder de bancada tem o trabalho de liderar, e é convidado para fazer reuniões fora do seu local de trabalho.", disse. Para ele, o aumento de passagens para os líderes não interfere no resultado da votação. "Eu acho que o debate tem que ser feito antes mesmo de ocorrer a votação, têm que ser apresentados argumentos e defesas para que cada parlamentar ao votar saiba que está prestando contas à sociedade.", concluiu.
Os deputados e outros líderes do PT participam hoje das atividades da caravana estadual do partido em Cubatão, na Baixada Santista."

(Agência Estado)

CANINDÉ VIVE QUADRO DE SUFOCO POR CAUSA DAS CHUVAS


Foto - Portal Ceara Agora

O quadro é de sufoco na cidade de Canindé. Na manhã deste sábado, o açude Esperança arrombou. Há vários desabrigados e a Defesa Civil do Estado foi ao local acompnhar a situação. Há comunidades inteiras alagadas. A BR -020, que liga Fortaleza a esse município, poderá ser interditada à latura da ponte sobre o rio Siriema, altura de Paramoti , pois está comprometida.
Ainda por causa das chuvas, o Hospital Regional São Francisco teve interditados a emegência, enfermaria e laboratório. Só atende casos de urgência.
O volume de chuvas é bem superior a medida dos anos anteriores e é comparado aos números do inverno de 1974. O rio Canindé, que corta o centro da cidade do mesmo nome, não suportou a carga das últimas chuvas.

(Wellington Lima - Rádio Jornal de Canindé)

VAMOS NÓS (Atualização - 10h43min) - O açude São Mateus não arrombou, mas pegou boa carga.

CINCO MUNICÍPIOS DO CEARÁ REGISTRAM MAIS DE 100 MILÍMETROS DE CHUVA.

Choveu em mais de 100 municípios até as 7 horas desta manhã de sábado no Ceará, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Catunda, com 168 milímetros. Ainda choveu forte em Cascavel, 145 mm; Granja, 107 mm; Quixeramobim, 105 mm; São Benedito, 102.4 mm; Cedro, 92 mm; Meruoca, 87 mm; Tamboril, 87.6 mm; Madalena, 85.2 mm; Bela Cruz, 82.4 mm; Icó, 81.6 mm; Aracati, 79 mm; Granjeiro, 77 mm; Nova Russas, 75 mm; Boa Viagem, 75 mm; Independência, 75 mm; Orós, 74 mm; e Santa Quitéria, 73.6 milímetros.

EX-DIRETOR USOU BABÁ COMO "LARANJA"

"Considerado um dos diretores mais poderosos do Senado até o mês passado, João Carlos Zoghbi usou uma empregada como laranja para receber R$ 2,3 milhões do Banco Cruzeiro do Sul, que faz negócios com a Casa. Segundo reportagem da revista "Época" deste fim de semana, Zoghbi usou o nome de Maria Izabel Gomes, uma senhora de 83 anos que foi sua babá e ama de leite, para embolsar o dinheiro, em 2007.
Os pagamentos começaram depois que o Senado renovou um contrato milionário com o banco para oferecer crédito consignado aos servidores. A negociação foi comandada pelo próprio Zoghbi, que na ocasião era o diretor de Recursos Humanos do Senado.
Nos últimos meses, o ex-diretor se envolveu em outros escândalos: foi acusado de nepotismo, de uso indevido de apartamentos funcionais e participou até da farra das passagens do Congresso".

(Globo Online)

DEM SE SOLIDARIZA COM GILMAR MENDES

O DEM, por meio de sua Comissão Executiva Nacional, divulgou nota de apoio ao presidente do STF, Gilmar Mendes. É o episódio do bate-boca dele com o ministro Joaquim Barbosa rendendo. Confira:

A Comissão Executiva Nacional do Democratas vem a público manifestar seu apoio, sua confiança e seu respeito ao ministro Gilmar Mendes que, no exercício da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), cumpre com rigor e responsabilidade institucional o papel de guardião da Constituição e do Estado de Direito.
Empenhado no aperfeiçoamento jurídico do país, o ministro Gilmar Mendes sabe responder aos desafios do nosso tempo e jamais deixou de iluminar e enriquecer o debate nacional com suas qualidades de pensador e estudioso da ciência jurídica.
De forma competente e objetiva, o presidente do STF dedica-se à atualização e à modernização da democracia brasileira, tarefa de grande dificuldade, que exige enorme esforço. A despeito dos obstáculos, o ministro tem sido exemplo de homem público que age com correção e profunda consciência institucional.

Brasília, 24 de abril de 2009
Rodrigo Maia
Presidente Nacional do Democratas

AÇUDE ORÓS ESTÁ SANGRADO

O açude Orós deve sangrar neste sábado, segundo projeções de técnicos. Faltam apenas cinco centímetros para que isso ocorra. A Prefeitura de Orós fez medição por volta das 18hs30min desta sexta-feira e já se prepara para receber visitantes que conferirão o belo espetáculo. O Orós é o segundo maior açude do Ceará, com capacidade de armazenar 2,1 bilhão de metros cúbicos de água. Só perde para o Castanhão.

ATUALIZAÇÃO - (4h32min) - O açude Orós já está sangrando com lãmina de dois centímetros.

(ATUALIZAÇÃO - 7h23min) - A sangria ocorre em decorrência das cheias do Rio Jaguaribe e por conta das chuvas de 74 milímetros ali registradas desde o começo da noite. A prefeita Fátima Maciel vai se reunir com a equipe para avaliar a situação.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

NO PARAGUAI, MÚSICA SATIRIZA A PATERNIDADE DE LUGO E VIRA SUCESSO



Olha aí a tradução:
Mudou meu país, ou melhor, mudou de fraldas;
Cada coisa que acontece, um menino aparece;
Por isso, a cachorrada, disse um parlamentar;
Pensará três vezes antes de mandar a mulher se confessar;
Lugaucho tem coração, mas não usou camisinha;
Lugaucho tem coração, a mudança chegou assim.

VOTAÇÃO DE RESTRIÇÕES A PASSAGENS AÉREAS NA CÂMARA SERÁ ABERTA

"A votação do projeto de resolução que vai estabelecer novas regras no uso da cota de passagens aéreas de deputados será aberta e deverá ocorrer na semana que vem no Plenário da Câmara.
Apesar de alguns deputados estarem nos bastidores se articulando para realizar uma votação secreta - e desta forma não demonstrar a opinião pública quem são os parlamentares contra a restrição - o regimento da Casa prevê que projetos de resolução tenham votação aberta.
Antes de submeter a matéria a votação, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) vai realizar no início da semana que vem uma reunião de líderes para tratar do assunto.
Os deputados podem apresentar emendas ao projeto quando ele estiver em plenário."

* Do Portal Terra, leia mais aqui.

PREFEITO DE IGUATU APREGOA UNIÃO PELO CEARÁ EM 2010

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), disse não ter dúvida de queo senador Tasso Jereissati (PSDB) será reeleito em 20l0 com a maior votação no Estado do Ceará e no Nordeste. As declarações do prefeitoforam feitas na tarde desta sexta-feira (24), durante o Seminário que o PSDB promoveu no município, abrindo a série de encontros que os tucanos pretendem realizar nas diversas regiões do interior, este ano. Agenor disse ainda ter a plena certeza de que Tasso terá a gratidão não só do governador Cid e do seu irmão, o deputado federal Ciro Gomes- ambos do PSB, mas de toda a família Ferreira Gomes.
“Eles vãoreconhecer tudo o que Tasso fez por esse Estado, está fazendo econtinuará fazendo”, disse o prefeito peemedebista. E foi mais além: “Pela união do Ceará, as pessoas de bem, os políticos que pensam nodesenvolvimento constante do Estado estarão juntas para dar essamaioria ao senador Tasso na sua reeleição do próximo ano”.
Em entrevista à imprensa, o senador Tasso Jereissati destacou queAgenor é uma grande liderança e está sendo reconhecido pelo trabalho extraordinário como gestor público. “Seu índice de popularidadedemonstra a qualidade deste trabalho e quero dizer que realmente seria muito bom tê-lo no PSDB”.

CID GOMES DEVE ANUNCIAR SUBSTITUTO DE SILVANA PARENTE NO DIA 30

O governador Cid Gomes (PSB) lamentou, nesta noite de sexta-feria, a saída de Silvana Parente do cargo de secretária do Planejamento e Gestão do Estado. Para ele, uma técnica das mais preparadas que, no entanto, optou por fazer doutorado na Espanha, o que vinha buscando, como disse o governador, há muito tempo.
Cid adiantou que, quanto ao nome que substituirá Silvana Parente ainda não parou para avaliar. Ele garantiu, no entanto, que, logo após o dia 30, prazo final de permanência de Silvana no cargo, deverá fazer de imediato a nomeação de quem lhe substituirá.
Silvana Parente ganhou bolsa para fazer doutorado na área de Economia Social na Espanha. Ele pediu demissão ontem, mas só nesta sexta-feira a informação foi divulgada.

A SAUDADE DE DEMÓCRITO DUMMAR


Amigos, funcionários, políticos e empresários compareceram ao ato

Familiares lembraram lições e o legado de Demócrito Dummar

André Azevedo, Luciana, Maria Célia, Cid Gomes e Felipe

O pastor Munguba Júnior num canto de paz.

A Igreja do Criso Rei (Aldeota) ficou lotada de parentes, amigos, empresários e políticos como o governador Cid Gomes, com sua mulher, Maria Célia, para a missa do primeiro aniversário de morte de Demócrito Dummar que, por cerca de 40 anos, esteve à frente do O POVO. Luciana Dummar, presidente do Grupo de Comunicação O POVO, ao lado de Wânia, a viúva, acompanhou a concelebração.

Os padres Dourado, Adolfo e George, com o pastor Munguba Júnior, falaram de esperança durante o ato, enquanto Luciana, nos agradecimentos, renovou compromissos com o ideário do pai e com a trajetória do jornal. Compromisso "inquebrantáveis" com um publicação que chega aos 81 anos buscando manter a fidelidade com as causas da população.

Os cantores Aparecida Silvino e Gustavo Serpa, com o grupo Amabilis, entoaram canções que falaram de fé. "E é essa fé que temos na história do O POVO que nos faz saber que Demócrito partiu, mas deixou lições agora seguidas por seus filhos", comentou o sindicalista José Rodrigues. O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) destacou o homem de idéias, que soube plantar projetos. João Dummar, falando ao final da missa, destacou o espírito conciliador do irmão.

O ministro Pedro Brito, secretário nacional dos Portos, também compareceu ao ato. Do lado dele, vários funcionários do jornal. Um até lembrou letra de música cantada por Roberto Carlos: "O Doutor virou a saudade que a gente gosta de ter".

PSDB FEZ CARREATA EM IGUATU ANTES DE SEMINÁRIO


vídeo do blog www.iguatu.net

O PSDB realizou nesta sexta-feira, no ginásio do Sesi, em Iguatu, o seminário Ceará em Debate. A promoção, do Instituto Teotônio Vilela, da legenda, reuniu as principais lideranças tucanas, que foram ciceroneadas pelo prefeito Agenor Neto, que é do PMDB. DO aeroporto, saiu até carreata pelas ruas da cidade tendo à frente o senador Tasso Jereissati. Populares conferiram tudo em clima de verdadeira campanha. No ginásio, lotado, houve exposição sobre a crise econômica e as perspectivas do Ceará e, claro, críticas por parte dos tucanos ao governo federal

BATE-BOCA NO STF ESTÁ RENDENDO


Ex-estudantes da UnB fizerm protesto em frente à sede do STF nesta sexta-feira. Efeito bate-boca entre o presidente dessa Corte, Gilmar Mendes, e o ministro Joaquim Barbosa.

(Folha Online)

PLANOS DE SAÚDE TERÃO REAJUSTE DE 6,76%

"A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu fixar em 6,76% o teto de reajuste para os planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares, firmados por pessoas físicas, contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei 9.656/98. O reajuste incidirá sobre cerca de 6,5 milhões de consumidores - 12,4% do total de 52 milhões de beneficiários de planos de saúde no Brasil. Segundo a ANS, o índice de reajuste deste ano foi definido com base na variação relativa à maior oferta e utilização de procedimentos incluídos no ano passado no rol de cobertura. Procedimentos como vasectomia, laqueadura ou exames de genética e profissionais como fonoaudiólogo, nutricionista e terapeuta ocupacional hoje estão incorporados à cobertura assistencial mínima. O reajuste começa a vigorar a partir de 1º de maio de 2009 e será aplicado ao longo de 12 meses, de acordo com a data de aniversário do contrato do beneficiário. Os beneficiários de planos de sáude podem tirar dúvidas sobre o reajuste por meio do Disque-ANS (0800 701 9656), na página da ANS na internet, pelo link Fale Conosco ou em um dos 12 Núcleos Regionais de Atendimento e Fiscalização (Nuraf) existentes no país."

(Portal Uol)

EXAME DE DNA - A ORDEM É ZERAR A FILA ATÉ AGOSTO

"O Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (Lacen) pretende zerar a fila de espera por exames de DNA (que começou há nove anos) até o mês de agosto. A informação é do coordenador do teste de Investigação de Paternidade do Lacen, Danúbio Andrade. Segundo ele, a nova estrutura do laboratório de Biologia Molecular proporcionou uma celeridade muito maior aos casos de comprovação de paternidade, pois ampliou o número de exames mensais oferecidos gratuitamente às famílias de baixa renda de 55 para 400. A reforma fez a fila de espera cair drasticamente, segundo o coordenador. Já foram realizados este ano, cerca de mil exames de DNA, o que tem dado maior dinâmica também ao trabalho das Varas de Família da Capital, já que a comprovação de paternidade é um dos principais entraves para o andamento de processos dessa natureza pela escassez de oferta do serviço laboratorial. A conquista só foi alcançada graças a uma intensa atuação do Tribunal de Justiça do Ceará que recebeu apoio da Secretaria de Saúde do Estado para aperfeiçoar o mencionado serviço.
Depois do entendimento, a gestão estadual promoveu a reforma do laboratório de Biologia Molecular que custou aos cofres públicos um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais. A medida proporcionou o aumento do número de exames e a melhoria na precisão dos resultados. Segundo o coordenador do teste, Danúbio Andrade, embora haja a possibilidade de se recorrer do resultado de um exame, tal procedimento ainda não aconteceu, devido à precisão da análise. Os exames de DNA, que confirmam ou não a paternidade, são realizados com a coleta de amostra genética em células bucais e também amostragem de sangue de um dos dedos do pai e do filho. O coordenador do teste informa que quando há alguma dúvida das partes, o exame é refeito com o material já coletado anteriormente na contraprova. O teste de DNA custa, em média, nos laboratórios privados, R$ 330,00."

(Site do TJ-CE)

LULA LAMENTA A FARRA DE PASSAGENS

"Após participar da reunião de coordenação política, o ministro de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, afirmou, nesta sexta-feira, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou as denúncias envolvendo o uso de passagens aéreas por parlamentares.
Segundo ele, o presidente disse que essa onda de denúncias "precisa ter um fim".
- O presidente lamentou. Disse que era preciso chegar a um final nisso, que é muito ruim para o Congresso a forma como atingiu a todos e que o cidadão não tinha como entender por mais que fossem dadas explicações - afirmou Múcio."

(Globo Online)

SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO DO CEARÁ PEDE EXONERAÇÃO


A secretária de Planejamento e Gestão Pública do Estado do Ceará (Seplag), Silvana Parente, pediu exoneração nesta semana. Ela conseguiu bolsa para fazer doutorado em Economia Social, na Espanha.
Silvana permanecerá no cargo até o próximo dia 30.
O governador Cid Gomes (PSB) ainda não definiu quem será o novo titular da Seplag.

PROJETO QUE DEFINE REGRAS PARA PASSAGENS SERÁ VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA

"A votação do projeto de resolução que vai estabelecer novas regras no uso da cota de passagens aéreas de deputados será aberta e deverá ocorrer na semana que vem no Plenário da Câmara. Apesar de alguns deputados estarem nos bastidores se articulando para realizar uma votação secreta - e desta forma não demonstrar a opinião pública quem são os parlamentares contra a restrição - o regimento da Casa prevê que projetos de resolução tenham votação aberta.
Antes de submeter a matéria a votação, o presidente Michel Temer (PMDB-SP) vai realizar no início da semana que vem uma reunião de líderes para tratar do assunto.
Os deputados podem apresentar emendas ao projeto quando ele estiver em plenário."

* Do Portal Terra, leia mais aqui.

PARTE DE TETO DO MUSEU DO CRATO DESABA

Parte do teto do Museu de Arte Vicente Leite, situado no município do Crato (Região do Cariri), desabou nesta sexta-feira. Não suportou as fortes chuvas que caem naquela área do Estado. As obras que estava no local, segundo o presidente da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, George Macário, estão preservadas e foram recolhidas para um local seguro. As chuvas abriram um buraco de pouco mais de três metros no forro de gesso. Para evitar maiores prejuízos, uma lona foi estendida até o setor onde fica o Museu Histórico do Crato. Ali, existem mais de 40 obras de artistas plásticos famosos, entre eles os de Sinhá D’amora. O arquiteto Waldemar Farias fará um parecer sobre o incidente.

(TV Jangadeiro)

JUSTIÇA CEGA E...NUA


ACIDENTES DE TRABALHO NO CEARÁ CRESCEM 38,1% EM UM ANO

"Entre os anos de 2006 e 2007, o número de acidentes de trabalho no Ceará cresceu 38,1%, segundo dados do Ministério da Previdência Social. Em 2006, o Estado registrou 5.965 acidentes de trabalho. Em 2007, o número de ocorrências saltou para 8.241. O percentual foi superior ao registrado no País, no mesmo período: 27,4%. Em 2006, ocorreram no Brasil 512.232 acidentes de trabalho, número que chegou a 653.090 no ano seguinte. Para alertar a sociedade para a gravidade deste problema, uma solenidade no Instituto Dr. José Frota (IJF) marcará, na próxima terça-feira, a partir das 9 horas, o Dia Mundial de Saúde e Segurança no Trabalho. O evento será aberto com um ato em memória às vítimas de acidentes de trabalho. Em seguida, o procurador do Trabalho Carlos Leonardo Holanda Silva (titular no Ministério Público do Trabalho no Ceará da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho-Codemat) e representantes do IJF, da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e da Previdência Social vão falar sobre o cenário dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho no Ceará, desafios e perspectivas. A mesa-redonda será coordenada pela Secretaria de Saúde do Estado. A iniciativa tem como objetivos sensibilizar e informar sobre a notificação de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho na rede SUS, difundir a estratégia da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), do Ministério da Saúde, para implantar a Rede Sentinela em Saúde do Trabalhador no País e, especificamente, no Ceará, além de discutir políticas de saúde e segurança no trabalho no Estado.
Carlos Leonardo ressalta que os acidentes de trabalho e as doenças relacionadas ao trabalho provocam impactos sociais, econômicos e na saúde pública. "Além dos milhares de casos que resultam em morte de trabalhadores, outros milhares são afastados anualmente de suas atividades, temporária ou definitivamente", observa. Ele menciona que, em 2006, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) desembolsou mais de R$ 10,5 bilhões em benefícios devido a acidentes e doenças do trabalho e em aposentadorias especiais decorrentes das condições ambientais de trabalho. Os dados oficiais da Previdência apontam que, somados os gastos com o custo operacional do INSS e as despesas na área da saúde e afins, o custo atinge mais de R$ 39 bilhões."

(Site do MPT)

FORTALEZA E OS BURACOS



O leitor Marcos Almeida mandou este vídeo. Aqui, os buracos da rua 1º de Janeiro com Cônego de Castro, na Parangaba.

BATE-BOCA NO STF - UMA TENTATIVA DE PAZ

"Apelidado de “bom samaritano” pelos colegas de STF, o ministro Carlos Ayres Britto foi a campo para tentar desarmar os espíritos que envenenam a rotina do tribunal. Nesta quinta (23), Ayres Britto convidou para almoçar o ministro Joaquim Barbosa. Levou consigo outro ministro, Ricardo Lewandowski. A trinca dividiu uma mesa no restaurante Universal, uma casa de repasto brasiliense de estilo contemporâneo. A decoração, de aparência kitsch, nada tem a ver com a atmosfera clássica e sisuda que envolve os ministros no prédio do Supremo. Na entrada, há um jacaré de pelúcia. O teto de um dos salões é recoberto com restos de um Fusca cor-de-rosa.
Servidos em louça que se acomoda sobre velhos discos de vinil, os pratos tampouco podem ser tachados de tradicionais. Há no cardápio coisas assim: camarão com curry, arroz picante com abacaxi e farofa de coco com amendoim.
Foi nesse ambiente de inusitada descontração que Ayres Britto tentou apaziguar os ânimos de Joaquim Barbosa. Conseguiu apenas até certo ponto. O ponto de interrogação. Entre uma garfada e outra, Joaquim disse que não se sentia responsável pelo rififi da véspera. Afirmou que se limitou a reagir a “provocações” de Gilmar Mendes, o presidente do STF. Reafirmou que não cogita encenar nenhum tipo de “retratação”. Lero vai, lero vem Britto instou o colega a pelo menos manter com Gilmar uma relação funcional de cordialidade. Algo mais condizente com a tradição do Supremo. Joaquim esclareceu que não partirá dele nenhum gesto inamistoso. Deixou claro, porém, que a “distensão” depende de Gilmar, não dele.
Deixou no ar a impressão de que não levará desafora pra casa, como se diz. Se provocado, voltará à carga. Em visita ao Congresso, Gilmar Mendes negou que o Supremo esteja sob crise. A portas fechadas, porém, ironizou o contendor. Lembrou a frase em que o desafeto o acusara de “desmoralizar o Judiciário brasileiro”. Disse que deseja, sim, desmoralizar o Judiciário que Joaquim julga representar. Um Judiciário em que, no dizer de Gilmar, policiais federais, procuradores e juízes se juntam para promover “justiçamentos”, não justiça.
A despeito do timbre irônico, Gilmar descartou a hipótese de patrocinar uma interpelação judicial contra Barbosa. Não que não desejasse fazê-lo. Acha que Joaquim ultrapassou todas as medidas.
Sobretudo no instante em que, no calor da discussão, disse a Gilmar que não deveria confundi-lo com um de seus “capangas do Mato Grosso”. Gilmar decidiu evitar a interpelação, segundo diz, para preservar a instituição STF. Seus rancores vão ao freezer. Terá tempo de sobra para um eventual troco. Só deixa a presidência do Supremo em abril de 2010. Assim, a despeito das negaças de ausência de crise, o STF continua sob tensão inédita em sua história centenária.
Por ora, obteve-se apenas um armistício precário. Joaquim pode ausentar-se das sessões dos próximos dias. Arrosta problemas crônicos de coluna. Cogita submeter-se a uma bateria de exames, em São Paulo. Algo que, se confirmado, pode retirá-lo de cena por até 15 dias. De volta, deve se defrontar com uma novidade. Engrossou o números de colegas que tencionam dispensar a Joaquim um tratamento distante e cerimonioso. Na reunião que se seguiu ao bate-boca vespertino da sessão de quarta (22), dois ministros que tinham com ele boas relações defenderam dureza. Cezar Peluso, vice-presidente do STF, e Carlos Alberto Menezes Direito queriam que fosse expedida de uma nota de censura explícita a Joaquim. Foram contidos, primeiro, por Marco Aurélio Mello. É outro desafeto de Joaquim. Nem o cumprimenta. Mas achou que a censura ao colega exporia o tribunal. Abriria o caminho para um pedido de impeachment de Joaquim no Senado. Algo jamais visto na história do STF. Preocupados menos com Joaquim e mais com a imagem do Supremo, outros ministros abraçaram a tese da nota de timbre brando. Enveredaram por essa trilha o “bom samaritano” Ayres Britto, o decano Celso de Mello, Lewandowski, Cármen Lúcia e Eros Grau. Ao da reunião, os oito ministros presentes concordaram em apor os jamegões na nota que acabou sendo divulgada. Um texto que reafirma a “confiança” e o "respeito" dos ministros pelo presidente Gilmar, mas se exime de censurar Joaquim. O embate de quarta não foi o primeiro desentendimento acerbo entre Joaquim e Gilmar. A dupla já se havia estranhado em setembro de 2007 (veja vídeo abaixo). A julgar pela aversão que nutrem um pelo outro, talvez repitam o trançar de línguas em futuro próximo."

( Blog do Josias de Souza)

SEM GATO NA TUBA

A Secretaria da Cultura do Ceará entregou 54 instrumentos musicais para alunos do Curso de Educação Musical da Universidade Federal do Ceará, sediado na Casa de José de Alencar, em Messejana. A ação veio por meio do Projeto Fortalecimento Musical. Foram 54 instrumentos e acessórios musicais adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). Foram repassados agogôs, atabaques, sanfona, bombos, ganzás, cavaquinho, pandeiros, surdos, microfone, triângulos e zabumba, dentre outros.
Os instrumentos vão ajudar no desenvolvimento do projeto de formação instrumental percussiva com crianças, adolescentes e jovens de escolas do entorno da Casa de José de Alencar. Com a utilização dos instrumentos em oficinas de percussão, os grupos a serem formados se apresentarão em praças, teatros e centros culturais da cidade. As oficinas visam consolidar a prática de música percussiva na comunidade, assim como no espaço acadêmico universitário, socializando e aperfeiçoando o saber musical. A estimativa é agregar cerca de 180 crianças e adolescentes de Messejana.

(Com Site da UFC)

HAJA MPs - LÍDERES TENTARÃO DESOBSTRUIR PAUTA

"Os líderes partidários se reúnem com o presidente da Câmara, Michel Temer, na próxima terça-feira (28), no gabinete da Presidência. O objetivo é discutir a pauta de votações do Plenário na semana que vem.Atualmente, a pauta está trancada por duas medidas provisórias: 457/09 , que permite aos municípios parcelarem, em até 20 anos, as suas dívidas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); e 458/09, que regulariza terras de até 1,5 mil hectares na Amazônia Legal.

(Agência Câmara)

EM NOME DA ROSA


E Rosa da Fonseca, ex-vereadora de Fortaleza, comemora, a partir das 19 horas desta sexta-feira, seus 60 anos em grande estilo: no meio do povão, no antigo bar e teatro Chcio Anísio, e curtindo o ambiente cultural do bairro Benfica. Mais de 30 artistas locais vão se revezar no palco.

* Confira entrevista que Rosa deu ao jornal O POVO aqui.

BARBALHA SERÁ SEDE DO II CONGRESSO CEARENSE DE FOLCLORE

O município de Barbalha (Região do Cariri) será sede, no período de 26 a 31 de maio próximo, do II Congresso Cearense do Folclore e I Seminário sobre Cultura, Religiosidade e Festas Populares do Cariri. Os eventos têm como objetivo propiciar a estudiosos, professores, alunos e comunidade em geral um espaço de debates e discussões acadêmicas multidisciplinares acerca da cultura, da religiosidade e das festas populares, tendo como referência a Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha. A promoção e realização são da Prefeitura de Barbalha, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, da Comissão Cearense do Folclore e do Centro Pró-Memória de Barbalha Josafá Magalhães.
Tendo como temática o eixo “Festa Popular: cultura, tradição e fé”, o evento terá conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e apresentações culturais com grupos da cultura popular tradicional. Será realizado também o Curso de Atualização em Folclore, destinado, sobretudo, aos professores da área de ciências humanas da rede municipal de ensino, estando, porém aberto a professores das redes estadual e particular.

SERVIÇO

- Inscrições para o evento e para apresentação de trabalho científico pelo endereço: comissaocearensedefolclore@bol.com.br.
- Programação completa no blog: http://maravilhosomundocariri.blogspot.com/
- Sem taxas.

E A BRIGA NO STF VIRA A BOLA DA VEZ


FOLHA FECHA ESCRITÓRIO DE FORTALEZA

A Folha de São Paulo fechou o escritório que mantinha em Fortaleza. Decidiu permanecer com sucursais no Nordeste apenas no Recife e em Salvador, alegando questões econômicas.
Para muitos, isso poderá ser sinal de falta de prestígio político.
Por que fecharam só Fortaleza que, no passado, em épocas do chamado Projeto Mudancista, era a menina dos olhos das redações sulistas?

MP IMPETRA AÇÕES PARA GARANTR SEGURANÇA NOS POSTOS DE SAÚDE DO CRATO

"O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio dos promotores de Justiça da Comarca do Crato Élder Ximenes e Marcos da Silva de Jesus, ingressou, no dia 31 de março, com uma Ação de Responsabilização por ato de improbidade contra a secretária de Saúde daquele município, Maria Nizete Tavares Alves. Ela é acusada de violação dos princípios da administração pública. O MP também entrou com uma Ação Civil Pública contra o município, para obrigar a contratação de seguranças (se necessário, realizando novo concurso público) ou a relocação de guardas municipais nos postos de saúde do Programa Saúde da Família (PSF).
A Ação de Responsabilização por ato de improbidade contra a secretária de Saúde daquele município, Maria Nizete Tavares Alves, encontra-se distribuída ao juízo da 4ª Vara da Comarca de Crato. Já a Ação Civil Pública contra o município já está sob os cuidados do juízo da 1ª Vara. O MP verificou que existem graves deficiências na prestação dos serviços de saúde, nos postos de saúde do PSF. Há quase dois anos os profissionais (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e odontólogos) reclamam da falta de segurança nos locais, além das más condições de trabalho (pela falta de equipamentos, de instalações, etc...), tendo já havido conflitos entre profissionais e usuários. Antes, os promotores de Justiça Plácido Rios e Élder Ximenes haviam requisitado informações à secretária de saúde, a qual informou que havia segurança em todos os postos."

(Site do MP-CE)

E POR FALAR NISSO, como vai a segurança nos Postos de Saúde de Fortaleza?

PETROBRAS BATE RECORDE DE PRODUÇÃO EM MARÇO

"A Petrobras registrou em março produção doméstica média recorde em um mês. Foram extraídos 1,992 milhão de barris/dia dos campos nacionais, alta de 2,68% frente aos 1,940 milhão de barris/dia observados em fevereiro. Trata-se da terceira vez consecutiva que a estatal estabelece recorde na produção brasileira de petróleo. No primeiro trimestre, a produção média de petróleo da companhia foi de 1,952 milhão de barris/dia. Segundo a Petrobras, o volume recorde na produção de petróleo no Brasil foi obtido em função, principalmente, da entrada de poços nas plataformas Cidade de Niterói, P-53 e P-54, situadas na bacia de Campos.
Somada a produção internacional de 126 mil barris/dia no exterior, a produção de petróleo da Petrobras em março foi de 2,118 milhões de barris/dia.
Já a produção de gás natural no Brasil cresceu 5,2% na comparação com o mês anterior, ficando em 51,407 milhões de metros cúbicos/dia. Segundo a Petrobras, essa variação é decorrente de flutuações de demanda do mercado. No exterior, a produção de gás natural caiu 3%, ficando em 16,378 milhões de metros cúbicos/dia. A queda, segundo a Petrobras, ocorreu pela menor demanda pelo gás boliviano. Ao todo, a produção de petróleo e gás da companhia, somados os campos nacionais e internacionais, chegou a 2,538 milhões de boe/dia (barris de óleo equivalente/dia), 2,54% acima dos 2,474 milhões de boe/dia registrados em fevereiro."

(Folha Online)

EM IGUATU, PSDB FAZ FESTA APOIADO POR PREFEITO DO PMDB


Tasso Jereissati já está como candidato à reeleição ao Senado em 2010.

O senador Tasso Jereissati abrirá, a partir das 15 horas desta sexta-feira, na cidade de Iguatu (Centro-Sul), o seminário "Ceará em Debate". A promoção é do Instituto Teotônio Vilela e do gabinete do senador. O objetivo, segundo a assessoria tassista, é discutir a situação das prefeituras cearenses e a crise, os projetos tocados pelo governo estadual e, principalmente, as perspectivas eleitorais do PSDB em 2010.
Tasso Jereissati já avisou que será candidato à reeleição, enquanto tucanos de alta plumagem ou próximos ao senador, como é o caso do deputado estadual Luiz Pontes e o secretário Marcos Cals (Justiçae Cidadania do Estado) já não esondem mais: querem apoiar a reeleição do governador Cid Gomes.

VAMOS NÓS - O curioso é que o cicerone desse seminário vai ser o prefeito Agenor Neto, que é do PMDB do também pré-candidato ao Senado, Eunício Oliveira.
É por essas e outras que muitos apostam na dobradinha Tasso-Eunício para o Senado, deixando partidos da base aliada cidista na saudade.

SAI NOME DO NOVO TITULAR DO COMANDO DE POLICIAMENTO DA CAPITAL

Tem novo titular o Comando de Policiamento da Capital (CPC). Deverá ocupar o cargo o coronel José Jarbas de Araújo, que estava no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Cabos. Ele entra no lugar do coronel Sérgio Costa, que foi exonerado quarta-feira pelo secretário da Segurança Pública do Estado, Robeto Monteiro.

MAIS DE 500 MUNICÍPIOS NÃO RECEBEM REPASSE MENSAL DO BOLSA FAMÍLIA

"Por não terem cumprido requisitos mínimos estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 543 cidades brasileiras não receberam os recursos do programa Bolsa Família referentes ao mês de fevereiro. No total, foram destinados R$ 19,9 milhões a 5.021 prefeituras de todo o país para investimentos no programa. Os recursos são calculados com base no Índice de Gestão Descentralizada (IGD), que leva em consideração quatro indicadores: monitoramento da freqüência escolar e da agenda de saúde, atualização cadastral e cadastro válido. Os municípios precisam ainda ter assinado o Termo de Adesão ao Bolsa Família e estar habilitado no Sistema Único de Assistência Social (Suas). Para voltarem a receber os recursos nos próximos meses, os 543 municípios precisam registrar índices acima de 20% na freqüência escolar, com prazo até 28 de abril, e na agenda de saúde dos beneficiários, até 30 de junho. Outra exigência é que as prefeituras melhorem a qualidade das informações cadastrais e atualizem os cadastros vencidos. A suspensão dos repasses, segundo o ministério, não afeta o pagamento mensal das famílias beneficiárias do programa, que somam 11,1 milhões em todo o país. Elas podem continuar a sacar os valores nos postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do cartão e de uma senha pessoal. O cálculo do IGD leva em consideração a população com renda de até meio salário mínimo per capita inscrita no Cadastro Único, além do desempenho da cidade na execução do Bolsa Família. O repasse é de até R$ 2,50 por família e, quanto maior o percentual de informações registradas nos sistemas, maior o volume de recursos a ser recebido pela prefeitura."

(Agência Brasil)

O EX-PREFEITO DO RECIFE VIRA COLABORADOR DA PREFEITA LUIZIANNE LINS

Do professor e arquiteto José Sales Costa recebemos o seguinte comentário:

Caro Eliomar de Lima,

Surgem roteiros cada mais não perceptíveis na Política local. Estranhamente, enquanto o ex-prefeito do Recife, o petista João Paulo, é convidado a ser o mais novo colaborador da atual gestão municipal e encarregado de coordenar uma avaliação de desempenho das secretarias municipaos, pela prefeita Luizianne Lins (PT) - por sua reconhecida competencia em administrar Recife por dois mandatos, o nosso vice-prefeito Tin Gomes (PHS) continua em sua geladeirinha preferida, na rua Monsenhor Bruno, no bairro da Aldeota, onde se localiza a Vice-Prefeitura.

E a nossa cidade, nesta quadra invernosa excepcional, continua a padecer dos males da notável ausência de um sistema de micro e macrodrenagem, assim como de uma administração das obras públicas que começam e nunca terminam.

Tudo reflexo claro da inexistencia de um Sistema de Planejamento Urbano e Gestão, uma estrutura que é exemplar no Recife, de onde vem o novo colaborador.

Cordialmente
José Sales

HELIPONTO DO IJF COMEÇA A SAIR DO PAPEL


Peças que vão ser içadas neste domingo.

O Instituto Doutor José Frota (IJF) vai ganhar, finalmente, seu tão sonhado e necesário heliponto. Neste domingo, a partir das 5h30min, vigas mestras de sustentação do heliponto serão içadas até o nono andar do Hospital. Há quase um ano, a empresa responsável pela obra estava produzindo as peças de cerca de duas toneladas e meia que, num prazo de cinco meses, prometem garantir, de maneira mais ágil, a chegada de pacientes em estado grave ao IJF. A Autarquia Municipal de Trânsito estará mobilizada para, a partir das primeiras horas de domingo, fechar as ruas Antônio Pompeu e Senador Pompeu na altura do hospital para garantir tranquilidade no içamento das peças.
O heliponto está orçado em R$ 4 milhões, que foram obtidos por meio de uma emenda parlamentar.

PROMULGADA EMENDA QUE CRIA A REGIÃO METROPOLITANA DA REGIÃO DO CARIRI

O presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), promulgou, durante sessão itinerante do Poder, que se realiza no município do Crato, a emenda constitucional que cria a Região Metropolitana do Cariri.
As discussões agora vão ficar no ãmbito das vaidades políticas.
É que as lideranças caririenses querem saber qual será a cidade que atuará como polo dessa Região Metropolitana. Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, que formam o chamado "Crajubar" na concentração de investimentos e projetos, querem dirimir a dúvida.

PETISTA APRESENTA EMENDAS PRO-ICAPUÍ E CAUCAIA

O deputado federal José Airton (PT) apresentou duas emendas à Medida Provisória nº 461/2009, que garante crédito complementar para o Ministério da Integração apoiar áreas atingidas pelas chuvas no Nordeste e outras ações emergenciais. O parlamentar destinou R$ 30 milhoes para socorrer o município de Icapuí (Litoral Leste), atingido por chuva de 213 milímetros, que causou estragos e desabrigo.
A outra emenda foi para o município de Caucaia (Região Metropolitana), no valor de 100 milhões para o projeto de contenção do mar, principalmente no Icaraí.
Agora, é torcer para que a burocracia não atrase o apoio.

FORTALEZA É SEDE DO SALÃO DO CARRO 2009

A Turin Consultoria & Eventos, apoiada pelo Sebrae-CE, Sincopeças-CE, Sindivel, BNB, AMC, Detran, Dnit e Fecomércio promove, até domingo, em Fortaleza, o Salão do Carro 2009. Trata-se de uma feira de carros que ocupará espaço de 5 mil m² disponibilizados em estandes estruturados, abrigando as grandes marcas do mercado automotivo ( linhas leve e pesada), lançamentos 2009/2010 e tendo ainda como atrações carros especiais (Tunning, buggy, Off road, adaptados para deficientes e de negócios ). O Salão abre espaço também para carros antigos do Museu do Automóvel.

Paraleo ao evento, ocorre, nesta sexta-feira, o Forum do Transporte, onde estão sendo debatidas questões relacionadas ao mercado do automóvel cearnese e as perspectivas neste cenário de crise internacional. A coordenação do forum é da AMC e o apoio é do BNB. Frotistas, empresas de transportes alternativos, linhas regulares de ônibus locais e regionais participam do encontro, que apresenta palestra de técnicos do Dnit, Detran, AMC e Sest/Senat.

SERVIÇO

Local - Avenida Monsenhor Tabosa, ao lado do Sebrae.

PROJETO DA UNILAB VOLTA À PAUTA DE COMISSÃO DA CÂMARA NA PRÓXIMA SEMANA


O projeto de lei que criará a Universidade de Integração Luso-Afro-Brasileira (Unilab) deverá ser votado na Comissão de Educação da Cãmara na próxima quarta-feira. A informação é do deputado federal Mauro Benevides (PMDB), que está em Fortaleza para compromissos particulares. Nesta semana, a matéria chegou a constar na pauta de votações dessa comissão, mas não houve quorum, no que veio o adiamento dos trabalhos.
A bancada sulista estava resistindo à aprovação da Unilab, segundo Mauro Benevides, mas o relator, Lobbe Neto (PSDB-SP), inteirado de que o governo Cid Gomes garantiu dotação orçamentária e terreno, aliviou a pressão. A bancada sulista questionava a criação de mais uma universidade federal num cenário onde falta verba para outras instituições do gênero no País.
Além de Mauro Benevides, fez pressão para que o projeto da Unilab não naufragasse o deputado federal Raimubndo Gomes de Matos (PDB).
A Unilab vai ser instalada no município de Redenção (55 km de Fortaleza).

DESEMPREGO SOBE PARA 9% EM MARÇO, MAIOR TAXA DESDE SETEMBRO DE 2007

"A taxa de desemprego subiu para 9% em março, maior patamar desde setembro de 2007. O número ficou dentro do esperado por economistas consultados pela agência de informações Reuters (9,1%). Em fevereiro, a taxa estava em 8,5%; em março do ano passado, em 8,6%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e abrangem seis regiões metropolitanas (São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Belo Horizonte e Porto Alegre). Apesar de ter aumentado, o desemprego ainda está bem longe do recorde, de 13,1%, atingido em abril de 2004. A pesquisa com a atual metodologia se iniciou em 2001. O total da população desocupada somou 2,1 milhões de pessoas em março, 141 mil a mais que em fevereiro (alta de 7,3%), e 130 mil a mais que em março do ano passado (aumento de 6,7%). Já a população ocupada estava em 21 milhões em março, 9 mil a mais que em fevereiro e 184 mil a mais mais que em março do ano passado. O número de pessoas com carteira de trabalho assinada no setor privado ficou em 9,3 milhões, queda de 48 mil pessoas em relação a fevereiro e alta de 229 mil na comparação com março do ano passado. O rendimento médio real dos trabalhadores totalizou R$ 1.321,40 em março, estável em relação ao mês anterior. Ante março de 2008, o rendimento teve uma alta de 5%. Além do IBGE, a Fundação Seade e o Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos) também fazem uma pesquisa mensal de emprego e divulgarão os dados referentes a março no dia 29 de abril. A pesquisa Seade/Dieese costuma trazer uma taxa maior de desemprego que a do IBGE devido a uma diferença de metodologia."

(Portal Uol)

CASTANHÃO TERÁ QUATRO COMPORTAS ABERTAS


(Atualização - 12h10min) - Quatro comportas da barragem do açude Castanhão, situado no município de Alto Santo (Vale Jaguaribano), serão abertas ao meio-dia desta sexta-feira. A decisão foi tomada nesta manhã pela área técnica do Dnocs e da Companhia de Gerenciamento dos Reecursos Hídricos do Estado (Cogerh), como forma de aliviar a carga que o açude vem recebendo nas últimas semanas dos rios Salgado e Jaguaribe por conta das fortes chuvas que caem na região. O Catanhão estava, até ontem, acumulando quase 90% de sua capacidade, segundo a assessoria de imprensa do Dnocs. A capascidade total de 6,7 bilhões de metros cúbicos.
De acordo com o Dnocs, órgão que construiu e administra o Castanhão, a barragem abastece cerca de 3,5 milhões de pessoas, inclusive a Região Metropolitana de Fortaleza, por meio do Canal da Integração, irriga cerca de 40 mil hectares de terras no Vale do Jaguaribe e na Chapada do Apodi, promove a piscicultura e regulariza cheias.
A abertura das comportas é necessária para regularizar a vazão das águas e evitar cheias a jusante da barragem.

EM GRANJA E SÃO BENEDITO, CHUVAS SUPERIORES A 100 MILÍMETROS

Choveu em mais de 100 municípios cearenses até as 7 horas da manhã desta sexta-feira, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Granja, com 140 milímetros.
Ainda choveu forte em São Benedito, que registrou 114 milímetro. Choveu bem em Senador Sá, 75.2 mm; Itarema, 75 mm; Reriutaba, 66 mm; Caririaçu, 64 mm; Guaraciaba do Norte, 60.8 mm; Camocim, 56 mm; e Ibiapina, 54 milímetros.

E LÁ NO STF...


JOAQUIM BARBOSA - UM MINISTRO ISOLADO NO STF

"O maior dos problemas do ministro Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal não é de relacionamento pessoal, apesar das palavras usadas no bate-boca com o presidente da corte, Gilmar Mendes. Oriundo do Ministério Público, Barbosa não gosta que o Judiciário conteste as ações dos procuradores e da Polícia Federal e acha que o STF é uma corte de ?proteção dos ricos?. Mendes, Cezar Peluso, Carlos Alberto Direito, Eros Grau, Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia formam uma maioria absoluta que isolou Barbosa ao adotar uma linha em defesa dos direitos individuais e contra a ideia de que a PF e o Ministério Público podem investigar e processar à vontade, mesmo atropelando a lei, em nome de uma ?ação justiceira contra os ricos, empresários e poderosos em geral?.
A ação do STF, comandada por Mendes, tem combatido, por exemplo, o que a maioria dos ministros considera ?decisões abusivas? na decretação de prisões preventivas e temporárias, nas operações da PF. O bate-boca de quarta-feira explicitou a divisão dentro do STF e o verdadeiro conflito: a existência de um juiz disposto a exercer o ofício com base no chamado clamor popular. Para a maioria dos ministros, Barbosa reafirmou essa posição ao dizer a Mendes que ele não está em sintonia com as ruas, devendo, portanto, se pautar pelo sentimento popular.
Barbosa se sente desprestigiado e desrespeitado e queixa-se frequentemente de perseguição e da maneira como é tratado pelos colegas da corte, e não apenas por Mendes. O ministro é visto pelos colegas mais como um ?procurador? e menos como um ?jurista?. Por isso se irrita sempre que é contestado e tem supostos erros conceituais expostos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo."

(Agência Estado)

COLÍRIO DO BLOG


Eis Priscila, a nossa "Pris" do BBB. Em dose dupla, só para deixar o macharal com cara de desejo. A moça provou que é do bem e que, acima de músculos, é papo cabeça.

SENADO VAI CORTAR R$ 25 MILHÕES DE DESPESAS NA ÁREA DA SAÚDE

"O Senado anunciou corte de R$ 25 milhões na dotação do orçamento deste ano para despesas médicas e odontológicas, após reconhecer que houve um erro na estimativa desses gastos encaminhada à Comissão Mista de Orçamento. Reportagem do GLOBO de 5 de abril revelou que o orçamento do Senado previra despesas de R$ 61,660 milhões para atender 41.940 beneficiários, quando o número total de senadores, funcionários, dependentes, aposentados e pensionistas que usam os serviços chega, na verdade, a 23. 635.
O diretor-geral do Senado, Alexandre Gazzineo, explicou ontem que foi feita uma adequação das despesas.
Ao encaminhar a informação de que o número de beneficiários dos serviços médicos e odontológicos era 41.940, o Senado ocultou o custo real unitário desses serviços, de R$ 2.607,43, o maior entre os órgãos e poderes da União. Com o corte na dotação do orçamento, o custo caiu para R$ 1.760. O Senado relutou em fazer o ajuste. A decisão de cortar as despesas foi tomada depois que o Ministério Público encaminhou um pedido formal de explicações e cobrou providências.
- A solução, do ponto de vista do Ministério Público, é satisfatória - disse o procurador do Ministério Público junto ao TCU, Marinus Marsico."

(Globo)

DEMÓCRITO DUMMAR - UM ANO DE SAUDADE


Wânia, Demócrito e Luciana Dummar

A memória do jornalista Demócrito Dummar será lembrada nesta sexta-feira, a partir das 19h30min, com uma missa a ser concelebrada na Igreja do Cristo Rei, em Fortaleza.
O Grupo de Comunicação O POVO manda celebrar a saudade de quem partiu há um ano do convívio da família, dos amigos e do seu jornal.

* Mais sobre Demócrito Dummar aqui.

ECONOMIA BRITÂNICA REISTRA CONTRAÇÃO DE 1,9% NO PRIMEIRO TRIMESTRE

"O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido caiu 1,9% nos três primeiros meses do ano, a maior baixa desde 1979, segundo os números divulgados hoje pelo Escritório Nacional de Estatística (ONS, na sigla em inglês).A contração da economia britânica no primeiro trimestre superou as previsões dos analistas, que esperavam uma queda de 1,5%, muito similar à registrada no último trimestre de 2008, de 1,6%.Trata-se da primeira vez que o PIB do Reino Unido cai acima de 1% por dois trimestres consecutivos desde que a ONS começou a elaborar a estatística, em 1948."

(EFE)

CRATO TERÁ UM DIA DE SESSÃO ITINERANTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


A Assembleia Legislativa realizará, nesta sexta-feira, a sua primeira sessão itinerante. A cidade escolhida foi Crato (Região do Cariri). O presidente da Casa, Domingos Filho (PMDB), que chegou ontem de Brasília, já está se deslocando dentro de instantes para aquela banda do Estado.
Segundo Domingos Filho, entre os assuntos que vão ser discutidos está a criação da Região Metropolitana do Cariri.
Sobre o tema, há polêmica. Os representantes de Crato, Juazeiro e Barbalha dizem que há sempre uma cidade escolhida como polo regional. Querem saber qual.
O deputado Vasques Landim (PSDB), que já está no Crato para a sessão, sugere a criação da Região do Juabc. Ou seja, Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha para evitar divergências políticas.
Outro assunto em discussão vai ser a construção da Rodovia Padre Cícero, que deverá reduzir em 80 km a distância de Juazeiro do Norte para Fortaleza.

MULHER É ASSASSINADA E TRÊS SÃO VÍTIMAS DE AGRESSÃO NO INTERIOR

Mais uma mulher é assassinada no Ceará. Dessa vez, o crime ocorreu na cidade de Tianguá (Serra da Ibiapaba). Francinilde Parente da Cunha foi assassinada com uma facada por Abraão Oliveira Sousa (19), fugitivo da cadeia pública do município.
Abraão matou Francinilde temendo que ela o reconhcesse, já que nesta semana, ela foi assaltada por ele, com mais duas amigas, num dos bairros de Tianguá.
Após várias batidas, policiais de Tianguá conseguiram captuar o homicida, segundo informaões do plantão do Comando de Policiamento do Interior.
O CPI registrou ainda três prisões baseado na Lei Maria da Penha. Três homens estão presos pro agressão a companheiras. Dois casos foram registrados em Camocim e o outro caso ocorreu em Parambu.

JURISTA DIZ QUE GILMAR MENDES PRATICA CORONELISMO NO STF

"O jurista Dalmo Dallari comparou a uma "briga de moleques de rua" o bate-boca dos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa. Mas analisa que "naturalmente", a responsabilidade maior é do presidente Gilmar Mendes.

"A culpa é grande do presidente Gilmar Mendes. É um exibicionismo exagerado, a busca dos holofotes, a busca da imprensa. Além da vocação autoritária do ministro Gilmar Mendes, que não é novidade. Ele realmente pratica no Supremo o coronelismo e isso é absolutamente errado. Mas o erro maior está neste excesso de vedetismo, excesso de publicidade".

* Dio site Vermelho, do PCdoB, Leia mais aqui.

BATE-BOCA - MARCO AURÉLIO CRITICA JOAQUIM BARBOSA E GILMAR MENDES


"Ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (2001-2003), o ministro Marco Aurélio Mello, 52, criticou seus colegas Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, os protagonistas de uma das mais duras discussões já ocorrida entre dois ministros durante um julgamento na história do STF. Ele cobrou respeito à liturgia do cargo e afirmou que acordou ontem com uma sensação de "ressaca". Na discussão de anteontem, Barbosa disse a Mendes que ele está "destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro" e que o presidente deveria saber que "não está falando com seus capangas de Mato Grosso".
Ministro do STF desde 1990, Marco Aurélio já discutiu com Barbosa quando este questionou sua decisão em um processo envolvendo o esquema de venda de sentenças judiciais investigado na Operação Anaconda. Eles não se falam. Ainda assim, Marco Aurélio disse à Folha que se sentia à vontade para falar sobre o caso porque agiu como "bombeiro". Ele foi contrário à ideia de alguns ministros de fazer uma censura pública a Barbosa. A primeira opção deu lugar a uma nota diplomática com apoio a Mendes."

(Folha de São Paulo)

DESCOBERTO ESQUEMA DE VENDA DE BILHETES DE PARLAMENTARES

Gabinetes negociam bilhetes de deputados com agências
"Um esquema de venda de bilhetes aéreos bancados com verba pública opera paralelamente à farra das passagens, na qual congressistas distribuem sua cota para familiares e amigos viajarem a turismo, informa reportagem de Silvio Navarro, publicada na Folha desta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal). Os gabinetes de ao menos três deputados, Aníbal Gomes (PMDB-CE), Dilceu Sperafico (PP-PR) e Vadão Gomes (PP-SP), emitiram passagens para Paris em nome de pessoas que jamais viram e que afirmam ter comprado os bilhetes numa agência de viagens de Brasília.
Ana Pérsia, funcionária de Aníbal Gomes, passa à Casa os nomes dos passageiros. A lista é indicada pela agência Infinite, de um irmão dela. Pérsia diz ter incluído os nomes na cota de Gomes, que ganha "créditos" na Infinite.
Funcionária do deputado Aníbal Gomes, Ana Pérsia afirma que "a Câmara nunca estipulou critério" e que recorria à agência do irmão para socorrer o deputado quando a cota dele estourava. Diz ainda ser "prática normal" trocar créditos de voos entre gabinetes de colegas.
Leia a notícia completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas."

(Folha Online)

GLÓRIA DIÓGENES ASSUMIRÁ SECRETARIA DOS DIREITOS HUMANOS DA PREFEITURA


"A prefeita Luizianne Lins (PT) deve anunciar, possivelmente em maio, uma novidade em matéria de secretariado: a instalação da pasta dos Direitos Humanos que, inclusive, terá a socióloga Glória Diógenes, atual presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), como titular. A SDH já está em processo de formatação. Glória, com sua equipe, vem colhendo subsídios em organizações do gênero e, recentemente, conheceu o modelo adotado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, onde a gestão é petista. Bom lembrar que Luizianne prometeu mexer nas Secretarias Executivas Regionais."

(Coluna Vertical, do O POVO)

ALUNOS DO CURSO DE DIREITO DA UFC E UM DIA DE AULA NO FÓRUM CLÓVIS BEVILÁQUA

"Nesta sexta-feira, às 13 horas, 25 alunos do 1º e 2º semestres do curso de Direito da UFC, sob a responsabilidade do professor Machidovel Trigueiro Filho, ministrante da disciplina de Teoria Econômica e Direito, trocarão o ambiente da sala de aula pelo Fórum Clóvis Beviláqua. No roteiro, estão agendadas visitas ao Setor de Distribuição, 15ª Vara de Família, 6ª Vara da Fazenda Pública, 11ª Vara Criminal, 26ª Vara Cível, salão do Júri e Central de Conciliação de 1º grau, além da exibição de vídeo institucional sobre o Poder Judiciário cearense.
A programação faz parte do projeto “Fórum mais próximo da sociedade”, idealizado pelo Centro de Treinamento Integrado em parceria com a Diretoria do Fórum. O objetivo é despertar a comunidade estudantil para a conscientização da função social do Poder Judiciário, através do conhecimento da estrutura e funcionamento do Fórum Clóvis Beviláqua, destacando sua importância como primeira instância da Justiça. A iniciativa também possibilita aos alunos do Ensino Médio e dos cursos de Direito a oportunidade de um maior contato com a área em que irão atuar no futuro."

(Site do TJ-CE)

VAMOS NÓS - Conheço o professor Machidoval Trigueiro. Foi um dos nossos mestres num dos módulos do curso de Especialização em Gestão das Comunicações que fizemos na UFC. Uma pessoa comprometida com a realidade, com a cidadania e, acima de tudo, um idealista, que sonha comum País mais justo.

BIBLIOTECA DOLOR BARREIRA SERÁ REINAUGURADA NO PRÓXIMO DIA 30

A Biblioteca Municipal Dolor Barreira será reinaugurada no próximo dia 30 pela Prefeitura Municipal de Fortaleza, após reforma e ampliação de seu espaço físico e ampliação do acervo, que hoje soma mais de 15 mil obras catalogadas nas mais diversas áreas do conhecimento, como artes, literatura universal, literatura brasileira e infantil, sociologia, história geral, história do Ceará, filosofia, educação, Obras Raras e em Braille. Hoje, a biblioteca está dividida entre o acervo geral, setor para consulta, leitura e empréstimo de obras de todas as áreas do conhecimento e entretenimento; referência, setor que reúne enciclopédias, dicionários, coleções, guias, anuários, entre outros; infanto-juvenil, setor dirigido ao universo infanto-juvenil estimulando o prazer da leitura em crianças e jovens. Ganhou também um auditório, que vai todo mês abrigar atividades de leitura oferecidas pelos Agentes de Leitura de Fortaleza, e a Sala Geraldo Nobre. O historiador Geraldo Nobre foi um dos mais proeminentes e profícuos historiadores cearenses.
A família de Geraldo Nobre doou o acervo de aproximadamente 5 mil títulos e objetos pessoais pertencentes ao historiador. Os livros desse setor são disponibilizados apenas no local. Outra novidade é o incremento do espaço reservado para Literatura Infantil, que ganhou uma sala própria, e o Telecentro, biblioteca virtual, em fase de implantação, enviada ao município pelo Ministério da Cultura (MinC), através do projeto de modernização de bibliotecas. A reinauguração da biblioteca é um dos presentes oferecidos a Fortaleza na esteira das comemorações de seus 283 anos, anuncia a assessoria da prefeita Luizianne Lins (PT).

quinta-feira, 23 de abril de 2009

EM BRASÍLIA... NEW YORK, NEW YORK

JUSTIÇA ELEITORAL PROÍBE PROPAGANDA DO PR DO CEARÁ

"O Partido da República (PR) está proibido de veicular, nas emissoraslocais de televisão, as propagandas políticas previstas para os dias 24 e 27 de abril por decisão da Justiça Eleitoral, atendendo pedido da Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE). O motivo foi o descumprimento de uma liminar que impede que a agremiação utilize a propaganda eleitoral para a promoção pessoal de qualquer filiado. A liminar foi concedida pelo desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido em 15 abril. Dois dias depois, em 17 de abril, o PR voltou a veicular propaganda enaltecendo qualidades do ex-governador Lúcio Alcântara e apresentando-o como o candidato da juventude e da oposição, assim como já havia sido feito em propagandas anteriores, em 13 de abril.
A desobediência à decisão judicial motivou a PRE/CE a ingressar com representação pedindo a suspensão das próximas inserções na TV previstas para o partido. Pedido aceito pela Justiça Eleitoral. A medida tem o intuito de impedir que o partido descumpra novamente a liminar que vedou promoção do ex-governador Lúcio Alcântara. Por conta das primeiras propagandas veiculadas em 13 de abril, a Procuradoria Regional Eleitoral já havia ingressado com representação contra o Partido da República. Foi em atendimento a essa representaçãoque a Justiça Eleitoral concedeu a liminar que impedia a promoção pessoal. O Partido Socialista Brasileiro (PSB), também por decisão liminar, está impossibilitado de usar a propaganda partidária para fins que não sejam a divulgação institucional da legenda."

(Site do MPF)

ASSEMBLEIA LGISLATIVA APROVA MENSAGEM QUE GARANTE CONCURSO DA SEMACE

A Assembléia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira, mensagem garantindo a realização do primeiro concurso público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A seleção tem como objetivo estruturar uma carreira específica na área de atuação da Semace com elevado nível de especialização e com a quantidade de técnicos suficientes para assumirem os desafios de desenvolverem e implementarem políticas ambientais em nosso Estado.
O concurso criará a carreira de Gestor Ambiental, composta pelos cargos de Fiscal Ambiental (62 vagas) e Gestor Ambiental (51 vagas). Além disso, estarão disponíveis nove vagas para Procurador Autárquico da carreira Representação Judicial. O salário base será de R$ 1.548,79.

Gestor Ambiental - graduação nas áreas: Arquitetura, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Agronômica, Engenharia Química, Engenharia de Pesca, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Química Industrial, Biologia, Geologia, Geografia, Tecnólogo em Saneamento, Biblioteconomia, Economia, Turismo, Pedagogia, Sociologia, Administração, Ciências Atuariais, Ciências Contábeis, Ciências Políticas, Assistência Social, Comunicação Social, Estatística, Psicologia e Química.
Representação Jurídica (Nível Superior)
Procurador Autárquico:
Graduação em Direito, com inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

EMPRESARIADO BRASILEIRO CONTINUA MEIO CABREIRO SOBRE A SAÚDE DA ECONOMIA

"A confiança que os empresários industriais brasileiros têm na saúde da economia nacional continua sendo a pior em dez anos, informou hoje a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em relação a janeiro, quando atingiu seu pior patamar na história, o índice de confiança calculado pela entidade subiu dois pontos percentuais. Porém, permanece em 49,4 pontos, "o que denota a falta de confiança" dos empresários industriais, disse a CNI em seu relatório trimestral. A leve melhora é atribuída às expectativas futuras em relação ao próximo semestre, que são positivas e chegam a 57,6 pontos.Por outro lado, as perspectivas sobre o atual momento da economia caíram para 33,2 pontos, o pior nível aferido em dez anos.
De acordo com o relatório da CNI, as pequenas empresas continuaram perdendo confiança no primeiro trimestre, já que, para elas, prosseguirá "a tendência de desaceleração do ritmo de atividade industrial". Os grandes empresários, por outro lado, foram os únicos que passaram a olhar com mais otimisto para a economia. O estudo da CNI, feito junto a 1.259 empresas nas primeiras três semanas deste mês, indica ainda que os setores mais pessimistas são a indústria do etanol (33,3 pontos), e o madeireiro (42,2).Apesar de ter havido uma melhora, continuam preocupados os empresários dos setores automotivo, de celulose e papel e de maquinaria e materiais elétricos."

(EFE)

ZÉ DIRCEU - "GABEIRA FAZ MÍDIA; CIRO ESCANCARA JOGO DA MÍDIA"


Ex-ministro José Dirceu e a farra das passagens aéreas no Congresso.

"A farra das passagen aéreas se transformou na nova vedete do noticiário político. A cada dia, uma nova denúncia sobre o uso indiscrimado da "Câmara Airlines". Ontem, dois episódios antagônicos marcaram a discussão sobre o tema. De um lado o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ), que fez um mea culpa público; do outro, Ciro Gomes (PSB), que bradou contra o acuamento e a hipocrisia dos parlamentares frente a pressão da mídia. Para o hoje analista político José Dirceu (PT), "Gabeira faz mídia", enquanto o socialista "escancara jogo da mídia".
"Ele não admitiu nada espontaneamente. Simplesmente a informação sobre o uso que ele fez de passagens para uma filha veio a público e está comprovada. Logo é indiferente se ele admite ou não. Gabeira faz um jogo de palavras para continuar se apresentando como chefe do grupo ético", dispara Dirceu, em sua página na internet.
O petista considera que a imprensa faz jgo duplo sobre a questão, colocando no mesmo balaio gatos diferentes, ou separando gatos iguais em balaios distintos. "Por trás dessa prática, a imprensa procurou preservar de todas formas a imagem de alguns deputados, como Fernando Gabeira - no caso dele, no entanto, um esforço inútil. O deputado Ciro Gomes além de denunciar esse tipo de manobra, repeliu a informação, segundo ele falsa, de que sua mãe teria sido beneficiada com uma passagem aérea para o exterior", conclui Dirceu."
(Com Blog da Folha)

MISSÃO DO BID CHEGA PARA INSPECIONAR OBRAS DO PRODETUR NO CEARÁ

Uma missão formada por 16 técnicos do Banco Interamericano de Desenvolviment (BID) está em Fortaleza. Aqui, inspecionará todos os projetos bancados com empréstimos do banco e que dizem respeito ao Prodetur Nacional.
No Ceará, os projetos financiados nessa esfera estão sob a responsabilidade da Secretaria do Turismo do Estado e envolvem estradas e equipamentos turísticos. A missão técnica analisará relatório de obras, visitará in loco os projetos e conferirá se tudo está dentro das exigências do BID.
Obtendo saldo positivo na análise, o Ceará se credencia a receber futuramente novos empréstimos, disse para o Blog, nesta quinta-feira, a coordenadora de Projetos Especiais da Setur, Olga Barbosa que, com a técnica Cláudia Norões, acompanhará a missão em viagens ao Interior.
O grupo do BID permanecerá no Estado até o próximo dia 30.

AÇUDE ORÓS JÁ ACUMULA 95,98% DE SUA CAPACIDADE

O açude Orós já acumula 95,98% de sua capacidade. A informação foi dada nesta quinta-feira pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Em razão das fortes chuvas que caem no Vale Jaguaribano, o açude vem sendo monitorado, assim como o Castanhão, que atingiu a cota de 84,50%, enquanto o Banabuiú atingiu 67,60%. Esses são os maiores açudes do Estado.
Com relação a sangrias de açudes, a Cogerh informa que dos 131 monitorados, mais cinco já sangram desde o fim da noite de quarta-feira. Sangraram no Ceará, até o momento, 64 açudes.

O "HOMEM DOS CONCURSOS" FALARÁ DE GESTÃO NA SEPLAG


O secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana Estevão de Moraes, dará palestra, a partir das 8h30min desta sexta-feira, para servidores da Secretaria do Planejamento e Gestão Pública do Ceará. Ele falará, no auditório da Seplag (Cambeba), sobre o tema Gestão Pública. A promoção, intitulada Café com Debate, é organizada pela Seplag e Conselho Regional de Economia. Na ocasião, será lançado o Prêmio Ceará Gestão Pública para destacar experiências bem sucedidas da área no territorio cearense.
Estarão presentes também o diretor do Gespública, Bruno Palvarini, e o gerente do Prêmio Nacional de Gestão Pública, César Viana. A escolha do tema, segundo a secretária da Seplag, Silvana Parente, é uma alusão ao Ano Nacional da Gestão Pública, decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em março último.

DETALHE - Marcelo Viana é o homem dos "concursos" na área federal. Por ele, passam as solicitações de todos os certames nessa esfera.

CHUVA FAZ ALEGRIA DO AGRICULTOR E DO MECÂNICO


Fortaleza viveu momentos de fortes chuvas nesta quinta-feira. E, como sempre, vários alagamentos e o caos no trânsito. Isso, sem falarmos na buraqueira que hoje fez nosso colaborador José Mendes ter um prejuízo de R$ 267,00 com seu carro.
Aliás, além do agricultor no campo, que comemora boa plantação, por aqui na cidade quem faz festa é a turma de oficina. Principalmente aquela especializada suspensão, balanceamento de rodas e alinhamento de direção.

(Foto - Paulo Moska)

BATE-BOCA NO STF AJUDA A DEMOCRACIA, DIZ LULA

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta (23), em Buenos Aires (Argentina), que a discussão entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, não representa "crise institucional", mas, para ele, as divergências entre os dois não deveriam ter sido expostas pela imprensa.
"Eu creio que, quando temos determinadas funções, é importante que a gente diga tudo o que quiser nos autos do processo e que não se fique dizendo pela imprensa", declarou, em resposta à pergunta de um jornalista, durante entrevista conjunta com a presidente argentina, Cristina Kirchner.
Lula, porém, ressalvou que a observação é um "pensamento de leigo e não de magistrado".
De acordo com o presidente, se não ocorressem desentendimentos, não haveria futebol. "Se fosse assim, não existiria mais futebol porque tem sempre briga. A única coisa que acho é que se, esse tipo de briga, assistido por toda a sociedade brasileira, ajuda a sociedade, a democracia, muito bem", afirmou."

* Do Portal G1, Leia mais.

(POrtal G1)

TUDO PRONTO PARA A BOLSA DE TURISMO 2009


Recepcionistas estilosos recebem convidados da BNTM

Será aberta a partir das 19h30min, no La Maison Coliseum (Dunas), a XVIII BNTM. Trata-se do maior evento na área do turismo, marketing e negócios que está tendo como cicerone a Secretaria do Turismo do Ceará. O governador Cid Gomes, tendo ao lado o titular da Setur, Bismarck Maia, abrirá o encontro que deverá se estender até domingo com debates e feira no Centro de Convenções.


A BNTM conta com a participação de agentes de viagem e operadoras importantes de vários países.

(Foto - Paulo Moska)