sábado, 7 de fevereiro de 2009

CENTENÁRIO DE DOM HELDER É LEMBRADO COM MISSA SUPRAPARTIDÁRIA EM FORTALEZA


Dom Edmilson da Cruz concelebrou o ato.


Templo lotado em homenagem a Dom Helder.

A Igreja de Santo Afonso, em Fortaleza, foi pequena para acomodar muitos que compareceram à missa concelebrada, nesta noite de sábado, pelo bispo emérito de Limoeiro do Norte, dom Edmilson da Cruz, em homenagem ao Centenário de Nascimento de Dom Helder Câmara. O ato, prestigiado por caravanas de vários bairros da periferia da Capital, lideranças populares e de pastorias e autoridades, foi simples como Dom Helder que, em vida, chegou a ser indicado por quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Ele ficou conhecido, como destacou em sua homilia dom Edmilson como o "Profeta do Século" do Brasil.

Atuante arcbispo de Olinda e Recife, em Pernambuco, o cearense Dom Helder foi uma das poucas vozes que se levantou contra as perseguições durante o regime militar no País. Por sua pregação em favor dos direitos humanos, está ganhando também homenagens na América Latina e em países da Europa como a França. Para dom Edmlson, ainda em sua homilia, um "Cidadão do Mundo", que foi lembrado durante a missa como um poeta e simbolo para a juventude.

Mauro, Alípio, Olinda, Eliana e Deputado Cavalcante

A concelebração ganhou um tom suprapartidário: Inácio Arruda (PCdoB) representou o Senado e Mauro Benevides (PMDB) a Câmara Federal. Em nome da Assembléia Legislativa, compareceram Lula Morais (PCdoB), Rachel Marques (PT) , Delegado Cavalcante (PSDB), José Theodoro (PSDB) e Francisco Caminha (PHS). A Câmara Municipal foi representada por João Alfredo (PSol), Ronivaldo Mai (PT), Eliana Gomes (PCdoB), Alípio Rodrigus (PMN), Carlinhso Sidou (PV), e José do Carmo (PHS).

Em nome da Comissão Brasileira Justiça e Paz, compareceu o professor Cláudio Régis, ex-reitro da Uece. A professora Fátima Vilanova e Araújo de Castro marcaram presença como representantes do PDT. O presidente regional do PT, Ilário Marques, compareceu e o mundo acadêmico se disse presente por meio do médico e escritor Marcelo Gurgel. O ex-vereador Paulo Mindello era o representante do PSB.

Durante o ato, a ECT aproveitou para difundir o selo lançado em homenagem ao Centenário. Ali, compareceram o diretro regional Estevam Tomaz e a gerente Corporativa de Filatelia da ECT nacional, Conceição Figueiredo.

A ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele, também esteve no ato e ganhou muitos abraços de populares que, ao mesmo tempo, reclamavam da ausência da prefeita Luizianne Lins. A presidente da Fundação Habitafor, Olinda Marques, informou que ali estava representando Luizianne. Outra ausência comentada foi a do arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio.

Mas a presença popular compensou qualquer ausência e a festa se fez grande por cada exemplo de gesto simples da vida de Dom Helder que dom Edmilson destacou em sua fala.

(Fotos - Paulo Moska)

SENADO AMERICANO DEVE VOTAR PACOTE DE OBAMA NA TERÇA-FEIRA

"Os senadores norte-americanos do Partido Democrata concordaram na noite da sexta-feira em reduzir suas esperanças em relação a um pacote mais amplo de estímulo à economia e acertaram um compromisso de 800 bilhões de dólares que poderia dar ao Presidente Barack Obama uma importante, mas estreita vitória. Os democratas disseram que uma votação para aprovação dessas medidas, traçadas por líderes e um grupo de juristas de ambos os partidos, e atenciosamente acompanhado por todo o mundo como um sinal do comprometimentos dos Estados Unidos em ajudar a reativar a economia global, poderá acontecer na terça-feira."Estamos satisfeitos de que o processo está caminhando e que estamos próximos de chegar a um plano que criará milhões de empregos e levará as pessoas de volta ao trabalho", disse o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs.Com os Estados Unidos no topo da pior crise econômica em mais de 70 anos - um relatório na sexta-feira mostrou que quase 600 mil postos de trabalho foram perdidos em janeiro - Obama pediu que o plano seja colocado na mesa até 16 de fevereiro.Depois de cinco dias de negociações, os democratas concordaram em cortar dezenas de bilhões de dólares do seu pacote inicial de 937 bilhões de dólares para amenizar as críticas, a maior parte de republicanos.O senador democrata Ben Nelson, um dos líderes, disse que os compromissos de estímulo podem ajudar a sacudir a abalada economia através de cortes de impostos para a classe média e investimentos direcionados.O grupo anunciou que o acordo foi para 780 bilhões de dólares em gastos e corte de impostos, mas informou que outros 47 bilhões de dólares podem ser acrescentados por conta de incentivos fiscais que os senadores previamente aprovaram para os segmentos de vendas de automóveis e de casas."

(Folha Online)

O VICE-PREFEITO, A PREFEITA E O PREGO NA BARRA DE SABÃO

Eis artigo assinado por nosso colaborador, o memorialista Luiz Edgrd Cartaxo de Arruda Júnior. O mote é interessante e vale a pena conferir:

A VICE-PREFEITURA E O DIREITO À PREGUIÇA

"O anarquista cubano Paul Lafargue casou-se com a filha do filósofo alemão Karl Marx escreveu o clássico "O Direito à Preguiça", depois se suicidou. Foi demais o trabalho! Entretanto, com o livro conseguiu seus 15 segundos de fama na glória da eternidade. Ele conseguiu essa imortalidade há quase 2 séculos dividindo as 24 horas do dia em oito horas de sono, oito horas de trabalho e oito horas de lazer.
Importância que só agora principia a firmar-se com a conscientização do ócio no processo civilizatório para o bem-estar do homem na harmonia com o planeta e consigo mesmo.
Tendo por base o justo modelo do anarquista cubano, na divisão do tempo a remuneração de oito mil reais a que faz jus o vice-prefeito de Fortaleza. Segundo sua manifesta vontade, façam as contas: vale menos de um real. O minuto do dia de trabalho. No entanto ele categoricamente assegurar: "Não vou trabalhar um minuto sequer para a Prefeitura". Portanto, o Ministério Público deve ficar atento às suas funções: o salário na Vice-Prefeitura de Fortaleza não pode exceder valor superior a 30 reais/mês, Proclamação feita sem coação, e sim determinação livre espontânea, própria e explicita de Tin Gomes no começo do exercício de vice-prefeito. Vai ver é com esse altruísmo que ele pretende combater a crise financeira mundial!
- Se é assim então, bem-vindo seja. Mas assim também ele esta subestimando uma simples marolinha.
Convicto, o vice justifica: "Vou passar o resto do tempo dedicado à família". "E aos colégios eleitorais de Fortaleza para o interior do Estado". Agradece a felicíssima esposa, filhos e parentes. No entanto, não é de bom-tom transmutar colégios eleitorais de Fortaleza em currais no interior do Estado. É política feudal, do milênio passado, que em prol da cidadania plena, deve ser combatida e extinta. Mesmo porque é notório e sem sombra de duvidas tal práxis é completamente incompatível e antagônica à gestão de Luizianne e Lula na filosofia, política, ideológica e partidária de governar. E sendo assim será combatida por ambos. E provavelmente também pelo governador Cid Gomes.
De um jeito e de outro, franqueza e sinceridade que deve ser acatada, pois é seu direito liquido e certo garantido, respaldado e amparado inclusive pela lei máxima do País, a constituição federal.
No entanto, o obstinado vice-prefeito, inusitado e escatológico, quer mais, alterar a ordem natural das coisas: ao antecipar suas férias ao trabalho! Não é muita ousadia do obstinado? Senão, nesse caso, qual lei o ampara?
Já, no que diz respeito ao número de assessores na vice-prefeitura que ele pretende, sejam 21: na verdade, não podem exceder a quatro. Deve ser lamentável para ele, mas é a dura realidade. A razão se sedimenta quando o vice-prefeito declara: não vou "colocar um prego numa barra de sabão" na administração da prefeitura de Luizianne Lins. Portanto, extrapolando ao maximo são quatro os servidores a serem lotados na vice-prefeitura com Tin Gomes, isso aderindo completamente a política de combate ao desemprego.
Senão vejamos respectivamente: um assessor para segurar a barra de sabão, outro funcionário para pegar o prego e o terceiro servidor para empunhar o martelo. O quarto, entretanto é elemento fundamenta,l com um porém, à significativa ressalva: precisa ser da mais absoluta confiança da prefeita. Para garantir que o prego não penetre na barra de sabão."

COPA 2014 - PROXIMIDADE COM EUROPA E ÁFRICA AJUDA FORTALEZA, DIZ RICARDO TEIXEIRA


Ricardo Teixeira falando entre Luizianne e Cid Gomes.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, afirmou, neste sábado, durante entrevista coletiva no auditório do Aeroporto Internacional Pinto Martins, que Fortaleza tem amplas condições de ser uma das subsedes da Copa 2014 "porque o ponto que pode contar a favor de Fortaleza é o fato de a cidade, dentre as 17 candidatas, ser a mais próxima da Europa e da África".
Ele, no entnto, avisou: "Fortaleza, como todas as cidades, devem melhorar a infraestrutura aeroportuária." Na opinião de Teixeira, todos os aeroportos devem ser reformados antecipadamente para comportar o grande fluxo de turistas durante os jogos.
Ricardo Teixeira confirmou que nos dias 19 e 20 de março, os membros da Fifa devem se reunir na sede da entidade em Zurique, na Suíça, para decidir quais serão as 12 cidades brasileiras a sediarem o certame. As cidades escolhidas serão conhecidas no dia 20 de março.
A coletiva foi acompanhada pelo govrnador CVid Gomes, pela prefeita Luizianne Lins e por autoridades da Infraero, do governo estadual e do município, além de profissionais da área esportiva do Estado. A Comitiva ainda sobrevoou Fortaleza por cerca de 30 minutos.
Na coletiva, participou também o diretor de marketing da Fifa, Thierry Weil, que se disse impressionado com a paixão do brasileiro pelo futebol.
De Fortaleza, a Comitiva e o Comit~e Orgfanzador da Copa 2014 seguiu para o Rio de Janeiro.

(Este Blog com foto do Portal O POVO)

NOVO LÍDER DO PT NA CÂMARA MUNICIPAL RESPONDE A PROCESSO NO TCM


Ronivaldo e o deputado federal Eudes Xavier em campanha.

SUJOU!

Ronivaldo Maia, novo líder do PT na Câmara Municipal, responde a processo junto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Relativo ao período 2006 quando presidia a Emlurb. Ganhou até nota de improbidade administrativa e multa de R$ 12.345,00. Tem direito a recurso.

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

PREFEITO DE MACEIÓ TEM SALÁRIO REAJUSTADO EM MAIS DE 80%

"A vitória consagradora nas urnas em outubro de 2008 foi recompensada pela Câmara de Vereadores de Maceió. Reeleito com 81% dos votos válidos, o prefeito da capital alagoana, Cícero Almeida (PP), e seu secretariado colheram na conta bancária os frutos da popularidade e, desde janeiro, contam aumentos de 80,5% e 100% no salário, respectivamente.Os reajustes foram aprovados no apagar das luzes do Legislativo Municipal em 2008 e só chegaram ao conhecimento da população esta semana, quando os primeiros salários com aumento foram pagos. Alguns secretários, inclusive, confidenciaram que foram surpreendidos com o aumento nos vencimentos.
De acordo com a nova tabela, o salário do chefe do Executivo saltou de R$ 10.800 para R$ 19.500. O reajuste de 80,5%, somados aos 17% dados em março de 2008, mais que dobraram o salário de Cícero Almeida em 10 meses. Em fevereiro do ano passado, o prefeito recebia R$ 9.200. Já com os secretários, a Câmara foi ainda mais generosa, dobrando os subsídios de todo o primeiro escalão municipal.Contrariando a lógica da remuneração no poder público, os salários do município estão bem acima daqueles pagos pela administração estadual. O governador de Alagoas, por exemplo, recebe R$ 17.200, enquanto um secretário tem salário bruto de R$ 6.600, três vezes menos que um secretário de Maceió. A notícia do reajuste revoltou sindicalistas e populares."

(Portal Uol)

ÍNDIOS QUEREM APITAR NO CASO DA REFINARIA DO CEARÁ

"Ganhou dimensão nacional o caso da reivindicação feita pelos índios anacés que quer um terço da área que o Governo do Ceará vai destinar à Petrobras para a construção da refinaria de petróleo. O fato foi noticiado ontem pela Folha de S.Paulo. Há meses, o caso havia sido noticiado pelo O POVO. O Ministério Público Federal entrou na história. Para variar, na defesa dos remanescentes da tribo. Creiam, indo à frente, a polêmica tem grande possibilidade de atrapalhar a vida de quase 8 milhões de outros “índios” que vivem no Ceará. Ou seja, o suposto interesse de um punhado de índios remanescentes Anacés prejudicará todo um Estado, cuja população e a cultura, em grande parte, originam-se da miscigenação entre o branco e o índio. A ação para que quase 13 hectares dos 35 mil hectares destinados à refinaria não sejam utilizados pode ser um grande tiro no pé na tese da preservação das tribos remanescentes. Ao atrapalhar ou, quem sabe, inviabilizar o empreendimento da Petrobras, as reações negativas de nossa sociedade vão se voltar contra os próprios índios e seus defensores. A refinaria é um empreendimento de mais de U$ 11 bilhões. Em operação, ela fará com que o PIB do Ceará aumente perto de 50%. A refinaria é uma necessidade cearense de três décadas. Não é justo que um suposto cemitério de uma tribo se torne um obstáculo.

ANTES QUE COMPLIQUE, QUE TAL O CACHIMBO DA PAZ?

Muita calma nessa hora. Nos últimos anos, o movimento que trabalha com os remanescentes das tribos e da cultura indígena no Ceará tem ganhado notoriedade. Não por novas descobertas ou por pesquisas relacionadas aos índios, mas sim pela capacidade de se tornar um obstáculo ao desenvolvimento econômico do Ceará. Os casos envolvendo a instalação de usinas eólicas no nosso litoral se multiplicaram. Sabe-se que o território do Ceará era povoado por muitas tribos no período pré e pós-colonial. Os nossos índios eram guerreiros que hora entravam em guerra com os colonizadores portugueses, franceses e holandeses. Hora se aliavam a um ou a outro. São também famosos os casos de alianças entre índios e famílias que ocupavam vastas áreas no sertão do Ceará. Sabe-se também que os jesuítas mantiveram fortes relações com os índios cearenses, aculturando-os. A miscigenação se deu. A mistura de índio com branco forneceu a mão de obra perfeita para o ciclo do couro e do charque que definiu a ocupação do nosso território. Hoje, a cultura indígena faz parte do cotidiano cearense. É razoável que os remanescentes briguem pelo direito à terra, mas bom senso e capacidade de ponderação devem ser seus bons aliados."

* Tópicos da Coluna Política do O POVO, deste sábado, por Fábio Campos aqui.

UMA CELEBRAÇÃO PELO DOM DA PAZ


Vários políticos prometem participar, a partir das 19 horas deste sábado, na Igreja de Santo Afonso, da missa que será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio de Aparecido Tose, em homenagem ao Centenário de Nascimento de Dom Hélder Câmara. O ato, organizado pelo pároco Geovane Saraiva, contará ainda com a presença de grupos de pastorais e de representantes de movimentos que lutam em favor dos direitos humanos no Estado.
Entre os convidados para a homenagem está o deputado federal Mauro Benevides (PMDB), ex-presidente do Senado, que deverá fazer um breve discurso ressaltando Dom Hélder.
Mauro, bom lembrar, fez parte de um grupo de jovens ligados à Igreja Católica.
* Leia mais artigos sobre Dom Hélder aqui.

EFEITO CRISE - SEFAZ DARÁ DESCONTO NO ICMS DAS EMPRESAS

"Para evitar o desemprego e estimular as vendas, o comércio cearense será beneficiado com a redução da carga tributária ainda neste primeiro semestre. O incentivo deve repercutir no preço final dos produtos mas valerá apenas para empresários que ampliarem o negócio ou abrirem uma nova loja e gerarem, portanto, uma arrecadação maior de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o Estado. A Sefaz vai oferecer um desconto de até 75% no valor incrementado. O anúncio foi feito pelo secretário da Fazenda do Estado (Sefaz), Mauro Filho, que participou ontem do seminário Cenários do Varejo 2009, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). “Vamos incentivar quem ampliar ou abrir outro negócio. Por exemplo, vamos supor que o Estado arrecadou R$ 100 de ICMS com uma empresa e com a ampliação feita esse valor passou para R$ 120, então vamos dar desconto de até 75% no ICMS devido a esses R$ 20. As condições ainda estão sendo discutidas com o setor e depois a proposta será encaminhada para o governador e para a Assembléia Legislativa”, explica Mauro Filho. A proposta deve chegar à Assembléia até o próximo dia 28 de fevereiro, mas o prazo para implantação da medida ainda não foi acertada entre as partes já que a Sefaz tem preferência por 90 dias após a votação dos deputados enquanto os comerciantes esperam que seja colocada em prática em até 60 dias. Para ter direito ao benefício o titular da Fazenda afirma que as empresas devem estar adimplentes com o Estado, devem gerar novos empregos e devem ter um Emissor de Cupom Fiscal. “Como contrapartida das empresas, o Estado coloca como condições a geração de novos empregos e a emissão do cupom fiscal”, acrescenta Mauro Filho. Essa redução da carga tributária atende parte das solicitações dos empresários que pretendem manter o nível de empregos neste cenário de crise. Entre elas estão a criação do prazo de recolhimento do dia 20, como é feito hoje, para o dia 30 de cada mês; a criação do Programa de Incentivo ao Comércio Varejista do Ceará (Proince) e o agendamento de um período de promoções, o Liquida Ceará. “O Proince prevê a criação de um fundo de desenvolvimento do comércio mas o projeto ainda não está concluído. Também queremos um alargamento do prazo de recolhimento do ICMS para termos mais fluxo de caixa mas isso ainda não foi acertado”, diz o presidente da CDL, Honório Pinheiro. "

(Jornal O POVO)

O TRÂNSITO LOUCO DE FORTALEZA


Esse carro Gol colidiu com um poste de iluminação pública por volta das 5 horas deste sábado, no final da avenida 13 de Maio e começo da avenida Jovita Feitosa. O poste desabou e o motorista nada sofreu, mas o carro teve a parte da frente danificada.

(Foto - Paulo Moska)

NO CEARÁ, 10.512 PESSOAAS AINDA NÃO FORAM BUSCAR SEU CARTÃO DO BOLSA FAMILIA

"Enquanto mais famílias aguardam na fila pelo direito de receber o Bolsa Família, 10.512 beneficiários, só no Ceará, não receberam ainda os cartões que dão direito ao saque do dinheiro a que têm direito. Os cartões-benefício permanecem estocados em diversas agências da Caixa Econômica Federal, espalhadas pelo Estado. O balanço é informado pelo setor administrativo da Caixa que coordena o Bolsa Família em Fortaleza. Somente na Capital, 1,9 mil cartões não ainda chegaram aos beneficiários. Os cartões que não chegaram aos respectivos donos representam 1,66% do universo de 631,5 mil já emitidos para todo o Ceará desde o início do Bolsa Família. A entrega dos cartões magnéticos para os beneficiados é feita pelo MDS, que os envia pelos Correios para o endereço de cada família aprovada nos critérios de inclusão do programa. No entanto, há casos de erro de informação no endereço ou ainda beneficiários que se mudaram para outra residência. Segundo o gerente administrativo do programa em Fortaleza, Nasser Mustafa, a entrega nas zonas rurais do Interior é mais difícil. “Por não haver endereços definidos, todas as entregas dos Correios são feitas em um local fixo, onde todos os moradores daquela região procuram suas correspondências. Essa é uma situação que facilita a ocorrência de problemas que atrapalham o recebimento do cartão”, aponta. Os cartões cujos donos não são localizados pelos Correios, depois de três tentativas, são transferidos para uma agência da Caixa. Segundo o coordenador do Bolsa Família em Fortaleza, André Menezes, a partir desse momento, a responsabilidade pela entrega dos cartões passa a ser da Caixa. No Interior, os cartões são levados para a agência da Caixa que cobre o município - como o banco não possui agências em todas as cidades do Interior, é possível que o beneficiário tenha de se deslocar até um município vizinho. Na Capital, os cartões são armazenados na agência da Caixa localizada na avenida Duque de Caxias, na esquina com a rua Floriano Peixoto, no Centro."

(Jornal O POVO)

UM TESTEMUNHO SOBRE DOM HÉLDER CÂMARA


O Dom da Paz.

Neste sábado, o padre Gilson Soares, assessor da CNBB - Regional Nordeste 1 e pároco da Igreja do Senhor do Bonfim, no bairro Monte Castelo, em Fortaleza, nos manda artigo sobre o Centenário de Dom Hélder Câmara. Confira esse testemunho.

Parabéns Dom!

Neste dia 7 de fevereiro de 2009, celebramos o centenário de nascimento de um dos maiores cearenses de toda história reconhecido no mundo inteiro, o profeta da Paz Dom Helder Câmara, indicado 4 vezes para o prêmio Nobel da Paz.
Tive a oportunidade de conviver com o Dom, na década de 70, quando residia, trabalhava e estudava em Recife – PE. De suas mãos recebi o Acolitato e o Leitorato, quando seminarista, no processo de formação para a vida presbiteral. Isso aconteceu numa manhã de domingo, na Matriz de Nossa Senhora. do Bom Parto, bairro Campo Grande. Era costume nada anotar nas reuniões, mas tudo guardava e articulava em seu cérebro, um verdadeiro computador.
A ideia de organizar a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, foi de Dom Helder, no sentido de uma Pastoral de Conjunto, uma sintonia e organização entre as Dioceses e os Regionais. Articulou a famosa Feira da Providência e preparou o Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro. Até o Concílio Ecumênico Vaticano II recebeu, em suas sessões e documentos, a influência do grande comunicador Dom Helder.
O Papa João Paulo II, em uma procissão celebrativa, numa grande Catedral, parou, quebrou o cerimonial litúrgico chamou Dom Helder e deu-lhe um abraço demorado. “Um olhar sobre a cidade” era o nome do programa da rádio Olinda, às seis da manhã. Em poucos minutos transmitia seu recado diário, era imperdível esta mensagem do Pastor.
Suas viagens internacionais, sempre a trabalho, não atrapalhavam a Arquidiocese de Olinda e Recife, pois existia Dom Lamartine, grande e santo auxiliar.
Momentos incríveis participei, como a caminhada com o corpo do Pe. Antônio Henrique, assassinado e jogado no Campus Universitário da Várzea. A Policia Militar queria parar a multidão que cantava “prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”. Dom Helder se colocou bem à frente de todos e passamos por entre os caminhões e guardas fortemente armados.
Certa vez, estávamos no Aeroporto Internacional dos Guararapes, quando a Policia Federal impediu o desembarque, em Recife, do Pe. José Comblin, teólogo de referência mundial e assessor direto de Dom Helder. Certo dia, o Bispo Helder foi ao quartel central do Exército visitar o Pe. Reginaldo, que estava ali prisioneiro. Passado o tempo da visita, o policial avisou ao Dom, que logo respondeu. “Eu vim para ficar, só saio se o meu Padre for comigo!”. Os dois foram liberados.
Seus braços abertos, dedos erguidos e olhos bem abertos eram características nos grandes momentos de seus pronunciamentos, sem esquecer a eloquência que contagiava a todos. A festa de Pentecostes, na quadra dos Padres Salesianos era oportunidade de abraçar a todos do Movimento Encontro de Irmãos. O bloco carnavalesco Pitombeiras dos Quatro Cantos de Olinda fazia questão de participar do aniversário do Bispo dos Pobres. Quando passava no Centro de Recife, sempre de batina e crucifixo, os taxistas disputavam para levá-lo, sem cobrar nada.
Numa celebração solene o coroinha não acertava a página do Missal, Dom Helder assim se expressou: “Meu filho, onde você parar, aí eu faço a oração”.
Dom Helder nasceu em Fortaleza há 100 anos, bem próximo da nossa Catedral, local onde hoje é o mercado Central, ponto dos mais visitados em nossa cidade. Que bom uma digna homenagem: “Mercado Central Dom Helder”, ou melhor ainda, uma Avenida Dom Helder Câmara.

Parabéns Dom Helder!

CORREGEDOR DA CÂMARA DEIXARÁ CARGO NA PRÓXIMA SEMANA, INFORMA TEMER

"Em entrevista ao Jornal Nacional (Rede Globo), o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), afirmou nesta sexta-feira (6) que o corregedor da Casa, Edmar Moreira (DEM-MG), deixará o cargo na próxima semana. O próximo corregedor será escolhido por Temer e não fará parte da Mesa Diretora. A Mesa se reunirá na próxima terça-feira (10) para encaminhar ao plenário da Casa o Projeto de Resolução 149/09, que dá autonomia à Corregedoria da Casa. Na prática, a proposta separa o cargo de corregedor ao de segundo vice-presidente da instituição.Temer ligou hoje para Edmar Moreira, para falar do projeto. Edmar teria concordado com a proposta. Michel Temer e Edmar Moreira foram eleitos, respectivamente, para a presidência da Câmara e para a corregedoria da instituição na segunda-feira (2).O deputado mineiro é acusado de omitir da Justiça Eleitoral um castelo de sua propriedade, estimado em R$ 25 milhões. Além disso, Edmar é alvo de ação uma ação na Justiça que cobra R$ 45 milhões de dívidas previdenciárias de suas empresas. O Banco do Brasil também reivindica o pagamento de R$ 1,9 milhão de empréstimos. (leia mais)Na próxima quarta-feira (11), a Comissão de Ética do DEM deve iniciar processo contra Edmar Moreira. (leia mais) Ontem, por meio de nota, o partido anunciou que Edmar responderia a processo no Conselho de Ética do partido e defendeu a renúncia dele da segunda vice-presidência da Câmara."

(Congresso em Foco)

OBRA DA CAGECE DEIXA SEM ÁGUA QUATRO BAIRROS DE FORTALEZA

Neste sábado, o abastecimento de água vai ser suspenso das 8 às 18 horas em quatro bairros de Fortaleza: Damas, Rodolfo Teófilo, Jardim América e Bom Futuro.
A Cagece executará obras na rua Major Weyne, entre a rua Damasceno Girão e rua Júlio César, com o objetivo de melhorar o fornecimento de água no bairro Rodolfo Teófilo.

VISITA DA COMITIVA DA FIFA ESCALA NO MESMO TIME CID, TASSO, LUIZIANNE, PATRÍCIA E INÁCIO


Cid (2º à esquerda) ciceroneou jantar para o grupo da Fifa.

A Comitiva da Fifa obrou milagres nesta noite de sexta-feira. Desembarcou em Fortaleza, que briga para ser subsede da Copa 2014, por volta das 20h15 min pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins e seguiu direto para a Residência oficial do Governo do Ceará, onde ganhu jantar.
O objetivo é conferir de perto o projeto que Fortaleza tem a oferecer para ganhar o direito de ser uma das 12 subsedes do certame. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, puxou a lista dos membros da comitiva que cumprirá agenda neste sábado.
Nesta noite, o grupo foi recepcionado com jantar na Residência Oficial oferecido pelo governador Cid Gomes (PSB), mas o que chamou a atenção mesmo foi o clima suprapartidário em torno dessa visita.
Para receber a Comitiva da Fifa estiveram no aeroporto, além de Cid Gomes e seus secretários Arialdo Pinho (Casa Civil), Ferrúcio Feitosa (Esportes) e Bismarck Maia (Turismo), a prefeita Luizianne Lins (PT), com seu secretário da Ação Governamental, Waldemir Catanho.


Cid, Ricardo Teixeira e Luizianne com seu vestido vermelho.


Os senadores Tasso Jereissati (PSDB), Patrícia Saboya (PDT) e Inácio Arruda (PCdoB) e o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho, além do presidente do STJ, o cearense César Asfor Rocha, também participaram do jantar oferecido à comitiva em clima dos mais descontraídos.


Ricardo Teixeira, Cid, Patrícia e Tasso: tudo pela Copa 2014.


Enfim, tudo foi união geral pró-inclusão de Fortaleza como subsede da Copa 2014. O resultado das 12 Capitais a serem escolhidas como subsedes sairá no dia 20 de março.


DETALHE - Cid Gomes e Patrícia Saboya nem pareciam aqueles que, na campanha municipal, estavam afastados por conta do apoio do ex-cunhado dela à reeleição de Luizianne.

DETALHE 2 - Tasso Jereissati era a simpatia em pessoa e falou educadamente com a prefeita, com quem andou se atritando no passado. Mas não dispensou bons papos com seu ex-colega de colégio no Rio, Ricardo Teixeira.

DETALHE 3 - A Comitiva aproveitou a noite para ir ao Ideal Clube assistir ao show do cantor Raimundo Fagner.

* PROGRAMAÇÃO DA COMITIVA

10 horas - Apresentação do Projeto Fortaleza Copa 2014, na Residência Oficial;
10h2omin - Sobrevôo de helicóptero por Fortaleza;
11 horas - Entrevista coletia no auditório da Infraero, no aeroporto.
12 horas - Embarque para a Europa.
* No intervalo dessa agenda, grupos de populares com bandeira do Brasil darão vivas à comitiva em dois locais: Praça Porgual e Aterro da Praia de Iracema.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

DOAÇÃO DE TERRENO - JOÃO ALFREDO APONTA AS CONTRADIÇÕES DA PREFEITURA


O vereador João Alfredo (PSol) não gostou do esclarecimento dado neste Blog pelo procurador-geral do município, Martônio Mont'Alverne", acerca do terreno doado pela Prefeitura para o Tribunal Regional Eleitoral na área do Condominio Alpha Vilaje (Bairro Água Fria). O TRE construirá nova sede num local que, segundo o procurador é área degradável e que o município protegerá outra ao lado onde há até um açude. João Alfredo mandou a seguinte nota para o Blog:

"Caro Eliomar de Lima,

A Prefeitura errou três vezes. Primeiro, porque a Lei Orgânica do Município (LOM) proíbe este tipo de transação, que foi feita ao arrepio da lei. O procurador do município deveria saber disso, como está no parágrafo primeiro do artigo 107 da LOM:

Ficam proibidas: a doação, permuta, venda, locação ou concessão de uso de qualquer fração de áreas dos parques, praças, jardins ou lagos públicos, admitindo-se apenas a permissão de uso de pequenos espaços destinados à venda de jornais, revistas, artesanatos ou lanches, em condições a serem estabelecidas por ato do (a) prefeito (a).

Esse é o caso da área da Água Fria. Diante disso, o segundo erro da Prefeitura no caso: autorizar serviços de capinagem na área. O terceiro erro está em não fiscalizar as atividades da empresa contratada pelo TER, que desrespeita decisão, conforme laudo técnico de um biólogo que encaminhamos.

Diante da violação a LOM pela Lei Municipal 9.407/2008, a Procuradora Socorro França move uma ação de inconstitucionalidade, proposta ainda em dezembro. Repito, o procurador deveria saber disso."

Vereador João Alfredo Telles Melo (PSol)"

Fortaleza, 6 de Fevereiro de 2009."

* Além de nota, o vereador do PSol enviou laudo técnico sobre a área, que pode ser conferido abaixo:

LAUDO TÉCNICO

04 de fevereiro de 2009

Na manhã do dia 04 de fevereiro de 2009, por volta da 10:00 h, um grupo de trabalhadores, equipado com um trator, iniciou trabalhos de retirada de vegetação morta (galhos, raízes e troncos), bem como arbustos e vegetação rasteira, de área localizada no loteamento Alpha Village, originalmente definida como área verde, atualmente cedida ao TRE.
Entretanto, além da matéria morta também foram arrancadas árvores adultas, em estágio reprodutivo, com presença de flores e sementes. A ação não se restringiu aos arredores do campo de futebol, atingindo outras partes do terreno.
De uma forma geral, define-se arbusto como sendo vegetais que apresentam caules lenhosos, normalmente ramificados a partir da base e com uma altura inferior a 5 metros. No entanto, existem arbustos com um só caule, que podem ser designados por "pequena árvore", enquanto que os arbustos com ramificações desde a base e porte acima de 5 metros, podem ser designados pela expressão "arbusto elevado".
Além desses conceitos sofrerem uma razoável oscilação dependendo do autor e da região, deve-se levar em conta o estado de conservação da área em questão. A vegetação típica das matas de tabuleiro e caatinga existentes no Ceará, ao serem cortadas, em geral, brotam novamente, ramificando-se a partir da região cortada. Assim, tendo como referência apenas critérios visuais, um leigo poderia definir um cajueiro ou um sabiá secular como sendo um arbusto.
Finalmente não se justifica a utilização de um trator para coleta de troncos e raízes sem vida e despregados do chão. Assim como não se justifica a utilização de um trator para retirada de gramíneas, expondo o solo a intempéries como chuva, causando erosão e carreando sedimento para as ruas e galerias pluviais.
A partir destas constatações, verifica-se que desde setembro de 2008, houve 2 desmatamentos, buscando-se descaracterizar a vegetação da área. De acordo com o monitoramento feito pelos cidadãos integrantes da associação de moradores do loteamento Alpha Village e com a verificação in loco realizada, constatou-se a retirada de espécies nativas listadas abaixo.

Espécie...........................Nome comum Quantidade
Anacardium occidentale - Cajueiro - 1
Annona coriacea - Araticum- 3
Senna occidentalis - Manjerioba - 1
Simarouba amara - Paraíba - 2
Chamaecrista ensiformis - Pau-ferro - 1
Mimosa caesalpiniaefolia - Sabiá - 12
Byrsonima basiloba - Murici - 1
Cecropia pachystachya - Embaúba - 2
Himatanthus obovatus- Tibornia - 3

* Rodrigo de Salles - Biólogo.

SENADO ABRE CAMINHO PARA PACOTE DE OBAMA

"O Senado americano parece ter chegado a um acordo, nesta sexta-feira, sobre o plano de estímulo à economia, de US$ 780 bilhões, após longas negociações entre democratas e republicanos, informa a imprensa local. O valor do pacote nesse acordo inicial, US$ 780 bilhões, é bem menor que os mais de US$ 900 bilhões em que estava estimado depois das mudanças feitas no Senado sobre a proposta que foi aprovada no último dia 28, na Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados), de US$ 819 bilhões. Apesar das diferenças nos valores, a passagem do pacote no Senado, segundo analistas, seria vista como uma vitória da administração Obama --na Câmara, o pacote foi aprovado sem um único voto republicano. Tanto o presidente como congressistas vinham afirmando que a medida deveria estar aprovada até o dia 16 deste mês.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira que o pacote de estímulo à economia, à espera de votação no Senado, "não é perfeito, mas é absolutamente necessário" para tirar o país da recessão. "Vai levar meses, ou mesmo anos, para renovar nossa economia. Mas a cada dia em que Washington falha em agir, essa recuperação se atrasa", disse o presidente.
"Vamos continuar a refiná-lo e a melhorá-lo. Pode haver cláusulas que precisem ser deixadas de fora e outras que precisem ser acrescentadas. Mas, de modo geral. ele é do tamanho certo e o alcance certo", disse o presidente, durante a apresentação dos membros do recém-criado Conselho de Consultores para Recuperação Econômica. "O pacote tem as prioridades certas para criar de três a quatro milhões de empregos e para fazer isso de modo a firmar o alicerce para o crescimento de longo prazo para consertar nossas escolas, modernizar nosso sistema de saúde para reduzir custos, reformar nossas estradas e pontes e outras estruturas vitais e nos levar à independência energética", afirmou. Obama disse que nenhum ato isolado pode enfrentar os desafios atuais. "Dado o alcance dessa crise, precisaremos de todos que estiverem disponíveis", afirmou. Os recursos do pacote, que aguarda votação no Senado, serão usados para obras de infraestrutura e geração de cerca de três milhões de empregos, entre outras coisas. No último dia 28, a Casa dos Representantes (Câmara dos Deputados) aprovou o pacote."

(Folha Online)

AÉCIO: COM DILMA NA CAMPANHA, DISPUTA SERÁ DE ALTO NÍVEL


"Possível nome do PSDB à disputa pela Presidência da República em 2010, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), afirmou nesta sexta-feira que uma eventual candidatura da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), ao Palácio do Planalto, garantiria uma disputa de "alto nível" no pleito majoritário."Não tenho dúvida de que, se for candidata, é a garantia de uma campanha de altíssimo nível", disse o governador após se encontrar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Sua presença na disputa eleitoral é positiva para a democracia", disse Aécio. Ele negou que a chefe da Casa Civil desperte medo em seus potenciais concorrentes e disse que a decisão de politizar o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) é positiva. "Politizar o PAC é positivo para o Brasil. O PAC é mais que uma plataforma, é um instrumento de desenvolvimento regional", afirmou.Para a corrida presidencial de 2010, o governador mineiro disse que o PSDB precisará estar unido em torno de um candidato, seja ele próprio ou o governador de São Paulo, José Serra. "A disputa se dará em torno de propostas e idéias. Meu partido estará unido. Precisamos de um novo PSDB (...) que olhe para o futuro e que diga o que quer fazer no pós-lulismo", comentou."

* Do Portal Terra, leia mais aqui.

ASSEMBLÉIA DEFINE NOMES DE COMISSÕES TÉCNICAS

Enquanto na Câmara Municipal de Fortaleza o clima é de disputar, na Assembléia Legislativa, quanto o mote é formação de comissões técnicas, as brigas passam ao largo. Confira como ficou a formação desses organismos importantes do legislativo:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação
Presidente - José Sarto (PSB), Vice-Presidente - Nelson Martins (PT)

Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação
Presidente - Júlio César (PSDB), Vice-Presidente - Welington Landim (PSB)

Comissão de Fiscalização e Controle
Presidente - Ana Paula Cruz (PMDB), Vice-Presidente - Antônio Granja (PSB)

Comissão de Defesa do Consumidor
Presidente - Moésio Loiola (PSDB), Vice-Presidente - Adahil Barreto (PR)

Comissão de Educação, Cultura e Desporto
Presidente - Artur Bruno (PT), Vice-Presidente - Roberto Cláudio (PHS)

Comissão de Seguridade Social e Saúde
Presidente - Antônio Granja (PSB), Vice-Presidente - Carlomano Marques (PMDB)

Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais
Presidente - Neto Nunes (PMDB), Vice-Presidente - Edísio Pacheco (PV)

Comissão de Ciência e Tecnologia
Presidente - Roberto Cláudio (PHS), Vice-Presidente - Professor José Teodoro (PSDB)

Comissão de Defesa Social
Presidente - Edson Silva (DEM), Vice-Presidente - Heitor Férrer (PDT)

Comissão de Direitos Humanos e Cidadania
Presidente - Heitor Férrer (PDT), Vice-Presidente - Rachel Marques (PT)

Comissão de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços
Presidente - Sérgio Aguiar (PSB), Vice-Presidente - Perboyre Diógenes (PSL)

Comissão de Meio Ambiente e Desenvlvimento do Semi-Árido
Presidente - Cirilo Pimenta (PSDB), Vice-Presidente - Augustinho Moreira (PV)

Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público
Presidente - Professor José Teodoro (PSDB), Vice-Presidente - Nelson Martins (PT)

Comissão de Viação, Transportes e Desenvolvimento Urbano e Interior
Presidente - Téo Menezes (PSDB), Vice-Presidente - Perboyre Diógenes (PSL)

Comissão da Infância e Adolescência
Presidente - Lívia Arruda (PMDB), Vice-Presidente - Rachel Marques (PT)

Comissão da Juventude
Presidente - Rachel Marques PT, Vice-Presidente - Tomás Figueiredo (PSDB)

* Composição completa das comissões no: http://www.al.ce.gov.br/comissoes/permanentes.php

DIVULGADO NOME DO CONSÓRCIO QUE CONSTRUIRÁ PAVILHÃO DE FEIRAS

A Central de Licitações do Governo do Ceará divulgou, nesta sexta-feira, o nome do consórcio que ganhou a concorrência para a construção do Pavilhão Multiuso do Ceará (Pavilhão de Feiras). O consórcio Pavmulti (Passareli-Consbem) foi o vencedor com o valor proposto de R$ 273.568.863,77, ou seja, quase 10% menor que o valor previsto no edital de licitação, que foi de R$ 297.565.702,96. O nome da empresa vencedora será publicado no Diário Oficial do Estado já na próxima semana e será aberto um prazo de cinco dias úteis para recurso.
Entraram na disputa 10 consórcios, mas no processo de técnica e preço só ficaram oito. A diferença entre o menor e o maior valor das propostas apresentadas chegou a cerca de R$ 24 milhões.

PAVILHÃO DE FEIRAS

- Capacidadade - 30 mil pessoas
- Área útil - 173 mil metros quadrados, com 73 mil metros quadrados direcionados para exposição, dois blocos subdivididos em módulos estanques, praça de convivência com equipamentos gastronômicos e espaços para lazer e entretenimento, heliponto, área de carga e descarga entre os blocos do Pavilhão.
- Estacionamento - 2.500 veículos.

(Com assessoria também da Secretaria do Turismo do Estado)

MAIS UM CARRO OFICIAL NA "CALÇADA DA FAMA"


De um leitor, recemos a seguinte mensagem com foto:

Caro jornalista Eliomar de Lima,

Eis mais um carro oficial estacionado em local indevido. Isso foi na Avenida Aguanambi, em frente ao jornal O Povo, onde você trabalha. Este espaço, claro, deveria ser destinado ao pedestre. Como o bonitão parou sobre a calçada, o pedestre deveria optar: ou dar a volta no posto ao lado ou se espremar entre o carrão e a poça de lama bem próxima. Este espaço parece ser grande, um estacionamento, mas não é. É uma rampa usada para os carros que vão entrar no posto para abastecer ocarro.
Como se lê, é um carro do Gabinete do Governador.
Outro detalhe: Este local fica a poucos metros da sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

* O leitor pediu reservas.

BONS VENTOS ESCLARECE SOBRE PARQUE EÓLICO SUSPENSO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Este Blog recebeu, nesta sexta-feria, nota da empresa Bons Ventos, um dos grupos que teve seu projeto de parque eólico, em implantação no município de Aracati (Litoral Leste do Ceará), questionado pelo Ministério Público Estadual e suspenso pela Justiça. Divulgamos a decisão do MP e agora leia a versão da Bons Ventos:


Fortaleza, 06 de fevereiro de 2009.

Nota de esclarecimento

A Bons Ventos, responsável pela implantação dos parques eólicos Bons Ventos, Canoa Quebrada e Enacel, no município de Aracati, não recebeu nenhuma notificação sobre a decisão da 2ª Vara do último dia 06 de janeiro. A empresa, no entanto, vem à publico para esclarecer, que possui todos os licenciamentos para a execução da obra, concedidas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente Ceará (SEMACE), órgão ambiental competente, e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Por ser um empreendimento energético de baixo impacto ambiental, um parque eólico é licenciado através do Relatório Ambiental Simplificado (RAS), de acordo com determinação da Resolução do Conama 279/01. O RAS incluiu a descrição do projeto, o diagnóstico ambiental da região trabalhada, o prognóstico dos impactos ambientais e sociais, a caracterização ambiental futura da área de influência, além das medidas compensatórias.

Num claro sinal do comprometimento com a preservação da memória cearense, a Bons Ventos procurou, de forma pró-ativa, o IPHAN para realizar estudos complementares de prospecção arqueológica na área dos parques. A empresa investiu na contração de arqueólogos que, sob supervisão do IPHAN, realizaram o trabalho de diagnóstico, prospecção e regaste de sítios arqueológicos da região, os quais foram concluídos no dia 11 de outubro de 2008, prevenindo danos ao patrimônio arqueológico.

A eólica é uma fonte de energia limpa, perene e inesgotável. Sua maior vantagem prática para o Brasil, no entanto, é o aspecto complementar à energia hidroelétrica, maior fonte de geração do país. As usinas Bons Ventos, Canoa Quebrada e Enacel juntas têm potência instalada de 138,5MW, capacidade para suprir aproximadamente 500.000 pessoas. A energia gerada representa cerca de 10,5% do consumo do Ceará e contribuirá para mudar o perfil energético do estado, que hoje importa praticamente toda energia consumida.


Sem mais,

A Diretoria.

* Leia aqui informação sobre o caso divulgada neste Blog.

VEM PRA CAIXA COM JUROS MAIS BAIXOS. VEM?

"Quem quiser aproveitar a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e comprar um carro nos próximos meses com financiamento da Caixa Econômica Federal encontrará a taxa máxima, que era de 2,99% ao mês, em 2,18%. Em outras palavras, em um empréstimo de R$ 30 mil com prazo de 36 meses, a economia do cliente será de R$ 3.456. Após duas reduções de encargos de suas principais linhas de crédito, desde o início deste ano, a Caixa Econômica Federal alterará novamente as taxas de juros de diversas operações. A taxa máxima do cheque especial, por exemplo, será reduzida de 7,35% a.m. para 6,89% a.m. "A Caixa cumpre o seu papel de banco público ao contribuir para minimizar o impacto da crise internacional na economia brasileira", declarou a presidente em exercício da entidade, Clarice Coppetti.
De acordo com nota divulgada nesta sexta-feira (6), a Caixa pretende ampliar a carteira de crédito em 30% em 2009, sendo que as novas taxas, além de beneficiar o consumidor, ajudarão a instituição a aumentar sua participação no mercado.As novas taxas passam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (9), sendo que a redução linear será de 10,7%."

* Da Folha Online, mais detalhes aqui.

DETALHE - Nesta semana, o Banco do Nordeste do Brasil abriu esse caminho da redução da taxa de juros. A medida chega para facilitar o crédito e, claro, como mais uma reação do governo federal aos efeitos da crise internacional.

CCJ DO SENADO PODE ANALISAR PROJETO QUE EXTINGUE TERRENOS DE MARINHA

"Proposta de emenda à Constituição que extingue o instituto do terreno de marinha e seus acrescidos, de autoria do senador Almeida Lima (PMDB-SE), poderá ser analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nas próximas reuniões. A PEC 53/07, que propõe a divisão dos terrenos de marinha em cinco categorias, mantém sob domínio da União apenas as áreas onde existam prédios públicos que abriguem órgãos ou entidades da administração federal e as que tenham sido regularmente destinadas a prestadores de serviços, pelo ente nacional, por meio de concessão ou permissão. Para o domínio pleno dos estados, seriam transferidos os terrenos nos quais tenham sido edificados prédios públicos que abriguem órgãos ou entidades da administração estadual e os que tenham sido regularmente destinados à utilização por prestadores de serviços públicos concedidos ou permitidos pelos estados.
Já os terrenos doados mediante lei federal continuariam sob domínio pleno dos respectivos donatários. Os municípios, por sua vez, passariam a ter domínio sobre as áreas que não se enquadrem nas situações anteriores, bem como aquelas nas quais tenham sido edificados prédios públicos de órgãos ou entidades da administração municipal e as que foram locadas ou arrendadas a terceiros pela União. Finalmente, passariam a pertencer a pessoas físicas e jurídicas, desde que quites com suas obrigações, as áreas sob seu domínio útil, mediante contrato de aforamento. Da mesma forma, seriam transferidas aos cessionários as áreas a eles cedidas pela União. "

(Agência Senado)

MUDANÇAS NO JORNALISMO DA TV VERDES MARES


Mudanças no Departamento de Jornalismo da TV Verdes Mares.
Herman Hesse deixa o Jornal do Meio Dia e passa a acupar o cargo de editor-chefe do Jornal do 10. Como editor-chefe do Jornal do Meio Dia, assume Walciney Freire. Rita Teixeira e Paulo Nóbrega assumem a coordenação-geral da redação, enquanto Verônica Prado e Larissa Fernandes responderão pela chefia de reportagem.
A partir do próximo dia 16, Joanna Cruz passará a dividir a bancada do Bom Dia Ceará com Alberto Perdigão.
Já o Jornal do Meio Dia terá Luiz Esteves dividindo a bancada com Danielly Portela.

A DENGUE NO CEARÁ: AGORA SÃO 83 NOVOS CASOS

A Secretaria da Saúde do Ceará divulgou, nesta sexta-feira, mais um boletim sobre casos de dengue. Foram registrados mais 83 casos confirmados da doença em 10 municípios. Fortaleza continua com maior número de casos: 58. A Secretaria da Saúde do Estado também registrou um caso de dengue com complicações.
Em 2008, foram mais de 44 ml casos, com 17 mortes. Campanhas de prevenção e combate à dengue, conforme a Saúde estadual devem ser reforçadas principalmente neste período de quadra invernosa.

SEFAZ APREENDE NA ZONA NORTE MEDICAMENTOS SEM NOTA FISCAL

Um carregamento de remédios sem nota fiscal foi apreendido nesta sexta-feira em Sobral por auditores da Secretaria da Fazenda do Estado. No ato, o motorista do veículo que transportava produtos de seis especialidades, Francisco Fernandes de Araújo, prestou depoimento à Polícia mas não soube informar a origem e foi liberado em seguida.
Os remédios seria entregues a secretarias municipais de quatro cidades da Zona Norte.
Segundo a Sefaz, o carregamento tem valor estimado em R$ 10 mil.

MAMÓGRAFO DO IPC ESTÁ QUEBRADO

O mamógrafo do Instituto do Câncer do Ceará, com sede em Fortaleza, está quebrado. Segundo servidores do órgão, já foi providenciado o reparo, mas não há previsão de quando o aparelho voltará a operar.
Em Fortaleza, a fila de espera por uma mamografia chega a dois meses. O Hospital Gonzaguinha, do município, redobrou exames com seu mamografo para amenizar a situação.

VAMOS NÓS - Nos discursos, Saúde é sempre prioridade.

ECOS 2010 - EX-PREFEITO DO RECIFE COORDENARÁ CAMPANHA DE DILMA NO NORDESTE


Essa é da Coluna Radar, escrita pelo jornalista Lauro Jardim na Veja Online

* Definições preliminares

João Paulo, ex-prefeito de Recife, coordenará a campanha de Dilma Rousseff no Nordeste.

PGM CONSEGUE NA JUSTIÇA DIREITO DE VOLTAR A COBRAR PEDÁGIO NA PONTE DO RIO CEARÁ

A Procuradoria Geral do Município (PGM) entrou com ação ordinária junto à 2ª Vara da Fazenda Pública buscando restabelecer a autoridade do município sobre o contrato da ponte do Rio Ceará, que fica entre Fortaleza e Caucaia.

O juiz Chagas Barreto concedeu, nesta sexta-feira, liminar suspendendo o decreto do prefeito de Caucaia, Washington Gois (PRB) e restabeleceu a autoridade municipal sobre a concessão. Assim, a prefeitura pode voltar a cobrar o pedágio.

* Sobre o pedágio, leia mais aqui.

PROJETO DE LEI TORNA CRIME AÇÃO DE "FLANELINHAS"


"A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 4501/08, do deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), que torna crime a cobrança habitual para vigiar veículos estacionados em vias públicas, normalmente praticada por "flanelinhas". Pela proposta, a prática deve ser enquadrada no crime de extorsão indireta cuja pena prevista no Código Penal é detenção de um a três anos e multa.
Segundo Biscaia, o objetivo da proposta é impedir que os motoristas tornem-se "reféns da ação injustificada e desordenada de guardadores clandestinos, conhecidos como flanelinhas, que controlam as vias públicas sem possuir qualquer autorização do poder público".

O deputado lembra que as pessoas que se recusam a pagar as quantias exigidas, "têm seus veículos furtados, danificados ou sofrem agressões físicas".

* Da Agência Câmara, leia mais aqui.

VAMOS NÓS - O que muitos "flanelinhas" fazem em Fortaleza, principalmente em locais próximos a casas de show, é, de fato, extorsão. Ou pagamos R$ 10,00 ou nada. E adiantado. Eis uma matéria que pode não ter efeito prático, mas que o tema precisa ser bem discutido, precisa.

LIDER DO PCDOB DESTACA 25 ANOS DO MST E BATE EM COLLOR, SARNEY E FHC


O líder do PCdoB na Assembléia Legislativa, Lula Morais, ocupou a tribuna da Casa, nesta sexta-feira, para falar sobre o Movimento dos Sem-Terra (MST), que comemora 25 anos de atuação. Ele destacou o papel desse grupo "em favor da democratização do acesso a terra", lembrando ter surgido durante a ditadura militar, quando, em 1984, cerca de 80 trabalhadores rurais de 12 estados se reuniram com líderes políticos e concluíram que a ocupação era uma ferramenta legítima dos trabalhadores. Lula Morais considerou a eleição de Fernando Collor de Mello à Presidência em 1989 um retrocesso na luta pela terra e afirmou que a Reforma Agrária anunciada no Governo Sarney não saiu do papel, pois apenas 90 mil famílias foram assentadas, número correspondente a 6% do prometido.

O comunista não se esqueceu de dar uam estocada na tucanada. Disse que nos oito anos do Governo FHC, o Brasil "sofreu com o neoliberalismo do PSDB e isso gerou graves danos ao setor rural e fez crescer a pobreza e o êxodo para os grandes centros urbanos."

Fez loas à Era Lula, mas admitiu que a vitória do petista não foi suficiente para gerar mudanças significativas na estrutura fundiária, no modelo agrícola e no modelo econômico.


O MST no BRASIL


* Está em 24 estados, tem 130 mil famílias acampadas e 370 mil famílias assentadas.


(TV Assembléia)

MERCEDES VAI BOTAR NO BLOCO DAS FÉRIAS COLETIVAS SETE MIL FUNCIONÁRIOS

"A Mercedes-Benz, maior fabricante de caminhões e ônibus do País, dará férias coletivas a cerca de 7 mil funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, entre os dias 23 de fevereiro e 4 de março. É a terceira montadora do segmento de veículos pesados a anunciar paradas neste mês, após um declínio de 24,4% nas vendas de caminhões e de 35,3% nas de ônibus em relação ao mês de dezembro. Na fábrica da Volkswagen em Resende (RJ), 3,5 mil trabalhadores ficarão em casa no mesmo período da Mercedes. Na Iveco, empresa do grupo Fiat em Sete Lagoas (MG), parte dos 1,8 mil funcionários da produção entrou em férias no dia 2 e só volta após um mês. A empresa não revelou o número de pessoas envolvidas.
Na Mercedes, onde a dispensa vai atingir quase 60% do quadro total de 12 mil trabalhadores, a justificativa é a mesma das demais montadoras: Adequar o volume de produção à atual demanda de mercado. No mês passado, todas as montadoras de veículos pesados instaladas no País venderam 6.389 caminhões, ante 8.457 em dezembro, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em relação a igual mês de 2008, a queda foi de 20,5%. Já as vendas de ônibus tiveram queda de 9,7%.
Os ônibus e os caminhões é que estão mostrando o tamanho da crise. Ninguém vai assumir um compromisso grande de compra de um veículo assim se não tiver o que transportar, disse o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, acrescentando que produção da indústria está caindo. Segundo ele, o mesmo ocorre no segmento de comerciais leves (picapes, utilitários etc), cujas vendas caíram 5,6% ante dezembro e 11,8% ante janeiro de 2008."

(Agência Estado)

CID ANTECIPA RETORNO DOS EUA PARA RECEBER COMITIVA DA FIFA

O governador Cid Gomes é aguardado dos Estados Unidos, no fim da tarde desta sexta-feira, onde passou uma semana de contatos com instituições financeiras como BID e Banco Mundial, visitou portos e fez contatos com grupos empresariais. Ele chegará por Manaus para receber a Comitiva da Fifa, tendo à frente o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, que, até o fim da manhã deste sábado, inspecionará Fortaleza, uma das Capitais que briga para ser subsede da Copa 2014.
Cid Gomes oferecerá jantar na Residência Oficial, tendo ao lado a prefeita Luizianne Lins (PT).
A Comitiva da Fifa conhecerá neste sábado novos detalhes do Projeto Fortaleza a partir das 10 horas, durante reunião na Residência Oficial. Ainda fará sobrevôo de helicóptero pela cidade.
Antes, o grupo ganhará recepção festiva da "Torcida da Copa", articulada pela Secretaria dos Esportes do Estado no aterro da Praia de Iracema e na Praça Portugal.

INFLAÇÃO ACELERA EM JANEIRO

"O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,48% em janeiro, ficando 0,20 ponto percentual acima da taxa registrada no mês de dezembro (0,28%), informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos últimos doze meses, a variação ficou em 5,84%, pouco abaixo da taxa dos doze meses imediatamente anteriores (5,90%).
Em janeiro de 2008 a taxa havia sido 0,54%.

(Portal da Gazeta Mercantil)

DETALHE - Em Fortaleza, a inflação recuou de 0,27% em dezembro para 0,15% em janeiro. Dentre as 11 capitais pesquisadas, a Capital ocupou a penúltima posição.

PROCURADOR-GERAL DIZ PARA BLOG: HOUVE DEBATE SOBRE DOAÇÃO DE TERRENO PARA TRE


O procurador-geral do município de Fortleza, Martônio Mont'Alverne, em contato com o Blog nesta sexta-feira, pediu espaço para esclarecer sobre o caso da doação de terreno no qual será construida a futura sede do Tribunal Regional Eleitoral. Segundo Martônio, ao contrário do que dizem ambientalistas, houve debate amplo sobre o projeto.
"Fizemos audiência pública na sede do TRE e outra reunião na casa do presidente da associação do moradores do loteamto Alfa Villaje, próximo ao local. Eu participei, a presidente do TRE, a desembargadora Huguette Braquehais participou e técnecos do TRE e do gabinete da prefeita também estiveram nesses encontros. Houve debate".
Sobre a situação do terreno, Martônio explica que, de fato, era área verde "mas degradável, pois ali tem campo de futebol e fica próxima de um açude . O que fizemos foi transformar essa área em institucional e a parte onde fica o açude em área verde".
Martônio ainda complementou: "O vereador João Alfredo não tem razão para reclamar".

SENADO ADIA VOTAÇÃO DO PACOTE DE OBAMA

"O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou a pressionar os congressistas para que aprovem rapidamente a proposta de pacote de estímulo econômico de quase US$ 900 bilhões no Senado. A sessão na Casa se estendeu durante grande parte da madrugada e democratas e republicanos não chegaram a um consenso sobre a medida. A expectativa é de que o pacote, que enfrenta a resistência da oposição republicana, seja votado nesta sexta-feira, no quarto dia de discussão sobre as medidas incluídas no plano na Casa. Na semana passada o resgate, com gasto previsto de US$ 819 bilhões, foi aprovado na Câmara sem nenhum voto republicano.
Agora que o governo conta com o apoio da oposição, Obama pede pressa e faz duras críticas à hesitação dos senadores em aceitar a medida. O presidente afirmou que "esse é um momento em que é preciso tomar decisões na medida de um dos maiores desafios do nosso tempo". Antes, ele havia declarado que "o tempo para discussão acabou. Agora é hora de agir."
De acordo com a agência de notícias Associated Press (AP), os senadores passaram a madrugada discutindo formas de reduzir os gastos previstos no pacote --que conta com grandes cortes de impostos, redução de custos em diversas áreas e incentivos a compradores de imóveis.
Na direção contrária à atuação dos partidos, Obama afirmou que "adoraria ver a inclusão de medidas adicionais" no plano, o que poderia fazer com que a conta do pacote ultrapassasse os US$ 937 bilhões."

(Folha Online)

COLÍRIO DO BLOG


Eis a atriz Camila Rodrigues, da novelinha global Malhação. Ela mostra na revista VIP só um pouquinho do que o ator Bruno Gagliasso perdeu. Os dois romperam o relacionamento, mas a moça, pelo visto, não está nem aí.

Que bom!

EMPRESA DO NOVO CORREGEDOR DA CÂMARA NÃO PAGOU EMPRÉSTIMO AO BANCO DO BRASIL

"Mesmo mergulhada em dívidas e à beira da falência, a empresa de vigilância do novo corregedor da Câmara, deputado Edmar Moreira (DEM-MG), conseguiu um empréstimo de R$ 1,9 milhão no Banco do Brasil em setembro de 2006. Dias depois, a F. Moreira Empresa de Segurança e Vigilância doou R$ 72 mil para as campanhas à reeleição do congressista e de seu filho, o deputado estadual Leonardo Moreira (DEM-MG). O empréstimo não foi pago e a empresa é executada judicialmente na 21ª Vara Cível de São Paulo. Não é só o Banco do Brasil que afirma ser vítima de calote do novo corregedor da Câmara. Documentos obtidos pela Folha mostram que a F. Moreira é alvo de 123 protestos em cartórios de São Paulo, que cobram um valor total de R$ 551 mil. Além disso, a empresa é alvo de inquérito aberto no STF (Supremo Tribunal Federal) contra o congressista. Ele é acusado de descontar o INSS de seus empregados e não repassar o dinheiro à Previdência, como a Folha revelou ontem. A dívida cobrada em apenas um processo supera R$ 1 milhão.
Por essa acusação, o corregedor-geral foi denunciado pela Procuradoria ao STF. Caso a denúncia seja aceita pelo ministro Eros Grau, Moreira se transformará em réu em processo por apropriação indébita. O processo de quebra da F. Moreira é cheio de contradições. Em 2006, já em sérias dificuldades e alvo de execuções judiciais para a cobrança de dívidas, a empresa conseguiu o empréstimo do BB no dia 6 de setembro. Naquele mês, véspera da eleição e com o caixa revigorado, repassou R$ 36 mil para a campanha de Edmar e R$ 36 mil para a de Leonardo. Desde 2002, a F. Moreira doou R$ 800 mil a candidatos. Em 2007, o deputado solicitou a recuperação judicial e, em janeiro de 2008, a falência foi decretada. Mas a empresa continuou a ser usada para movimentar dinheiro. No ano passado, prestadores de serviço, como operadoras de telefonia, cobraram R$ 360 mil em supostas dívidas. Em 21 de maio, o BB acusou um cheque sem fundo da F. Moreira. O banco não comenta o caso."

(Folha de São Paulo)

RECADASTRAMENTO DE SERVIDORES APOSENTADOS DO CEARÁ COMEÇA EM MARÇO


"O programa de recadastramento dos servidores aposentados e pensionistas do Ceará vai começar a partir de 2 de março próximo. A informação é da secretária estadual do Planejamento e Gestão Pública do Estado, Silvana Parente, acrescentando que o objetivo é aprimorar principalmente o atendimento a esse segmento. Ela avisa logo: “O recadastramento não será nenhum bicho-papão. É coisa simples. Queremos saber a situação deles, endereço, número de dependentes. Enfim, atualização a documentação” O atendimento será feito por meio das agências do Bradesco em todo o País."

* Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

MP AVALIA SE ABRE INQUÉRITO PARA APURAR EXECESSOS DE PROVA DO BBB9

"O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro avalia se irá abrir inquérito para apurar os excessos na prova do Quarto Branco do Big Brother Brasil, da Rede Globo. Na noite do último domingo, os participantes Newton, Ralf e Leonardo foram confinados no cômodo sem janelas, com paredes acolchoadas, ar condicionado e luz sempre acesa. Eles dispunham de água potável e alimentação, mas para sair, era necessário apertar um botão vermelho. Quem fizesse isso seria eliminado do programa. Após 18 horas de resistência, Leonardo desistiu da prova.
A ouvidoria do (MPE) recebeu denúncias pedindo investigação sobre tortura. Cópias foram encaminhadas à Subprocuradoria de Direitos Humanos e à Coordenação das Promotorias de Investigação Penal (PIPs).
"Os pedidos serão analisados para saber se há necessidade de instaurar inquérito. As pessoas que denunciaram estão indignadas e querem a investigação sobre tortura", afirmou o ouvidor do MPE, Gianfilippo Pianezolla."

(Jornal O Dia)

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CNBB QUER SABER QUANTOS SE BATIZARAM COM NOME DE "HÉLDER"


Em clima de festa pelo Centenário de Nascimento de Dom Hélder Câmara, que foi arcebispo de Olinda e Recife, a comissão que organiza as comemorações (CNBB NE2, Arquidiocese de Olinda e Recife, Universidade Católica de Pernambuco e Instituto Dom Helder Camara (IDHEC) - por iniciativa do IDHEC, está lançando a campanha "Eu também me chamo Helder". O objetivo é para identificar no Brasil e no exterior quantas pessoas receberam o nome "Helder" em Homenagem ao Dom da paz.
As muitas pessoas que carregam o nome Helder, estão sendo convidadas a comunicar-se com o IDHEC, contando inclusive, o motivo de terem recebido este nome.
O objetivo da campanha é fazer um levantamento de quantas pessoas foram batizadas com o nome Helder, já que, até o momento, não se tem notícia de nenhuma outra pessoa ter recebido este nome antes de Dom Helder.
Os muitos "Helders" devem preencher uma ficha com seus dados, e com um campo exclusivo para a colocação do motivo de ter recebido o nome e enviar, por e-mail ou por fax ao IDHEC.

SERVIÇO

IDHEC
Rua Henrique Dias, 208Recife - CEP 50070140
Tel.: (81) 3231-5341
Bairro: Boa Vista

PEPINAÇO - LULA DIZ QUE REZA MAIS POR OBAMA DO QUE POR SI

"O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira, na inauguração de uma hidrelétrica no Tocantins, que reza mais pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do que por si próprio. “ Eu rezo por ele mais do que rezo por mim, para que ele consiga encontrar uma saída para os Estados Unidos, e quem sabe isso ajude a resolver o problema de outros países”, afirmou Lua, em referência à crise financeira internacional. De acordo com o petista, Obama “está com um “pepinaço” na mão”. Segundo Lula, “qualquer cidadão comum” sabe que a atual turbulência na economia do planeta nasceu nos Estados Unidos, maior economia do planeta.Lula também avalia que seu papel, neste momento de incertezas, tem sido o de “levantador do moral de companheiros empresários”. “Tenho convicção de que o Brasil é o país mais preparado para vencer essa crise e é o país que vai sair mais forte dessa crise.”Conforme destacou o presidente, não há razão para o brasileiro ter medo da crise. “Nós temos é que ser como se fôssemos um médico que, diante de uma cirurgia que tenha que fazer, por mais delicada que seja, ele sabe que não pode tremer, ele sabe que não pode errar e ele sabe que tem que salvar as pessoas.”

(Congresso em Foco)

NAVIO DO GREENPEACE ATRACA NO MUCURIPE PARA DEBATER AQUECIMENTO GLOBAL


"O navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, atracou no fim desta tarde no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Vem cumprir mais uma etapa da expedição "Salvar o Planeta. É Agora ou Agora". O objetivo da expedição é alertar a população sobre a gravidade das mudanças climáticas e pressionar o governo federal a adotar soluções para enfrentar o aquecimento global.
Na capital cearense, o principal evento reunirá representantes do governo do Ceará, parlamentares, integrantes do Greenpeace e do Fórum Cearense de Mudanças Climáticas e Biodiversidade das 13 às 19 horas desta sexta-feira, no Seminário Energias Renováveis: Potencial, Limitações e Relevância no Atual Cenário de Mudanças Climáticas, que ocorrerá a bordo do navio Arctic Sunrise(Armazém 2 do terminal de passageiros). Durante o seminário, o Greenpeace apresentará o documento "Lei de Energias Renováveis: Propostas para a sustentabilidade energética brasileira", que inclui o projeto de lei 4550/08, proposto pelo deputado federal Edson Duarte (PV-BA). Esse projeto incentiva as energias renováveis baseado no mecanismo tarifário feed-in, modelo que garante acesso dos geradores à rede e determina um preço justo e fixo pela venda dessa energia em contratos de longo prazo.
O seminário desta sexta-feira contará com a participação do governador em exercício do Ceará, Francisco Pinheiro; do presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith, do diretor de campanhas do Greenpeace Brasil, Sérgio Leitão; do secretário-executivo do Conselho Global de Energia Eólica (GWEC, na sigla em inglês), Steve Sawyer; do representante da Associação Brasileira de Energia Eólica, Adão Linhares; dos deputados federais Paulo Teixeira (PT-SP) e Paulo Lustosa (PMDB-CE); e de representantes da Universidade Federal do Ceará e do governo do Estado.

(Com informações e foto da Assessoria do Greenpeace)

OBRAS DO SÃO FRANCISCO TERÃO 3º TURNO


Dilma circulando em Pernambuco em clima de novo look

"A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) revelou, nesta quinta-feira, ao repórter Giovanni Sandes, do Jornal do Commercio, em Salgueiro (PE), que as obras da transposição do São Francisco vão contar com um terceiro turno, como a refinaria de Suape. Isso, para que o presidente Lula possa cumprir a promessa de tirar a obra do papel antes de deixar o cargo, em 2010.
Ela informou ao JC que, até o final do ano, serão 15 mil empregados na obra.
Dilma fez visita técnica ao projeto e, nassa mesma ocasião, tendo ao lado os empreiteiros da obra, disse ter aproveitado a viagem de helicóptero de Juazeiro para Salgueiro para olhar trechos da Ferrovia Transnordestina.
Não informou o sentido. Há um trecho da obra no Ceará, já adiantado, por ter sido licitado primeiro. No lado pernambucano, não há notícias do andamento da obra.

Leia mais:
Jatinhos de empresários congestionam aeroporto de Salgueiro para ver Dilma
Dilma atrasa encontro com empresários da transposição
Governo Lula apela a empresários e pede que corram com transposição

* Lula defende masi um turno de trabalho para gerar emprego aqui.
(Como Blog de Jamildo - JC)

CONSÓRCIO QUE CONSTRUIRÁ PAVILHÃO DE FEIRAS SERÁ CONHECIDO NESTA SEXTA-FEIRA


Bismarck (D), ao lado do deputado federal Marcelo Teixeira

O consórcio vencedor da licitação para o construção do Pavilhão de Feiras do Ceará vai ser anunciada nesta sexta-feira. Informou nesta manhã, durante o lançamento do Brazil National Tourismo Mart (BNTM), feira de turismo que ocorrerá em Fortaleza no mês de abril próximo, o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia. Ele disse que nove grupos estão concorrendo. O Pavilhão, que será construído na avenida Washington Soares, está orçado em R$ 297,8 milhões, com contrapartida dos governos estadual e federal. O secretário informou ainda que, também nesta sexta-feira, será determinado o prazo de conclusão para licitação do Oceanário, grande aquário que será instalado na Praia de Iracema, o que deve ocorrer em março deste ano. O projeto está em fase de conclusão e deve ser apresentado nos próximos dias."
Bismarck assegurou que 2009 será ano dos mais positivos e de investimentos para o turismo cearense. "O setor turístico cearense pode receber investimento de até R$ 5 milhões a mais que 2008", afirmou.
Bismarck explicou que a Setur está fechando convênios que visam incrementar o orçamento nos itens promoção e marketing. O montante de investimentos deve ficar entre R$ 28 milhões e R$ 30 milhões em 2009, numa projção de que serão investidos até 16,6% a mais este ano, se comparado com 2008, quando foram aplicados R$ 25 milhões no turismo.

(Este Blog com informações de Bruno Balacó)

TCU LIBERA VERBAS DO PAC PARA METROFOR

O projeto do metrô de superfície de Fortaleza (Metrofor) vai receber uma injeção financeira da ordem de R$ 44,5 milhões. A verba refere-se à segunda parcela do Programa de Aceleração do Crsciento (PAC) e só saiu proque o Tribunal de Contas da união deu parecer favorável ao termo aditivo número 11, que acrescentou ao contrato verbas previstas pelo PAC, segundo a Secretaria da Infra-Estrutura do Estado.
Com isso, espera-se agora que o projeto possa recuperar tempo perdido e ter sua primeira fase 0 Linha Sul, de Fortaleza a Maracanaú (Vila das Flores) concluida até 2010.

De acordo com a Seinfra, a Linha Sul se constituirá num metrô de 24 quilòmetros de extensão, sendo 18 quilômetros de superfície, 3,8 quilometros subterrâneos e 2,2 quilômeros em elevado.

UÉ, MAS A CALÇADA NÃO É DO PEDESTRE?


Olha só a folga desse carro do Governo do Ceará: às 7h10min desta quinta-feira, sobre a calçada da sede da Associação dos Servidores da Educação do Estado, que fica na rua Jaime Benévolo (Bairro JoaquimTávora).
O interessante é que duas viaturas da AMC passaram nessa via, e nesse horário, mas, pelo visto, não enxergaram esse desrespeito. Ou fizeram mesmo vista grossa para o veículo oficial que, sem sombra de dúvida, deveria ser o primeiro a dar exemplo a todos nós pobres motoristas mortais.

(Foto - Paulo Moska)

JUSTIÇA TORNA INDISPONÍVEIS FAZENDAS DE DANIEL DANTAS NO PARÁ

"Justiça do Pará bloqueou cerca de 10 mil hectares de duas fazendas da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, que pertence ao grupo do banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity. As terras ficaram indisponíveis para qualquer tipo de transação comercial. A decisão é de 30 de janeiro e atende a um pedido do governo do Pará. O estado alega que as transações foram irregulares porque o vendedor ainda não tinha título definitivo de todas as propriedades negociadas. Conforme o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), parte das terras adquiridas pelo grupo de Dantas no Pará é "aforada", ou seja, pertence ao estado, mas foi concedida sob pagamento de uma quantia anual. Quem está de posse das terras pode tentar o "resgate do aforamento", ou seja, adquirir a posse definitiva do terreno. Antes disso, a venda do imóvel é proibida."

* Do Portal G1, leia mais aqui.

LINHA COM CEROL FAZ MAIS UMA VÍTIMA EM FORTALEZA

Morreu agora há pouco em via que dá acesso ao viaduto da Base Aérea de Fortaleza o autônomo Hernazildo Pereira da Rocha (41). Ele circulava em sua motocicleta Cross quando teve o pescoço atingido por linha de arraia à base de cerol. Uma viatura policial encontra-se no local.
Eis mais um caso absurdo e que revolta.
E é proque são tantos os apelos feitos na mídia contra essa prática absurda de arraias com cerol.

ATUALIZAÇÃO (17h12min) - Hernazildo trabalhava para a Secretaria do Trabalho e Desnvolvimento Social Estado.

EMBAIXADOR CHEGA PARA INSTALAR CONSULADO DA REPÚBLICA TCHECA


O tcheco Ivan Jancárek e Raimundo Viana.

O embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Jancárek, está em Fortaleza. Chegou para instalar, a partir das 18 horas desta quinta-feira, na cobertura da Federação das Indústrias do Ceará, o Consulado Honorário do seu País na Capital cearense. Ivan fez questão de confirmar ao desembarcar no Aeroporto Internacional Pinto Martins: "O doutro Raimundo será nosso cônsul honorário!'.
Raimundo Viana foi secretário estadual do Desnvolvimento Econômico e do Turismo na Era Mudancista e, atualmente, é consultor de empresas e atua ainda na atração de investimentos privados para vários Estados do Nordeste.
O Embaixador da República Theca cumpre ainda visita de cortesia ao Poder Judiciário e a órgãos da imprensa, devendo nesta sexta-feira, ir ao Palácio Iracema para encontro com o governador em exercício, Francisco Pinheiro, e ao Poder Legislativo.

(Foto - Paulo Moska)

QUE BONDADE! BC VAI EMPRESTAR DINHEIRO PARA EMPRESAS COM DÍVIDAS NO EXTERIOR

"O Banco Central vai emprestar até US$ 36 bilhões das reservas internacionais para empresas com dívidas no exterior que vencem até dezembro de 2009. A estimativa é que cerca de 4.000 empresas brasileiras ou multinacionais com negócios no país sejam beneficiadas com a medida.
A instituição divulgou nesta quinta-feira as novas regras para esses empréstimos, que têm como objetivo compensar a falta de crédito internacional para essas companhias --as linhas de crédito estão mais apertadas por conta da instabilidade gerada pela crise internacional.
Todas as empresas que possuem dívidas que vencem ou venceram entre outubro de 2008 e dezembro de 2009 terão sua demanda atendida. O BC espera uma demanda de US$ 20 bilhões, já que o restante deve ser obtido pelas empresas no próprio mercado financeiro.
"Não há limite por empresas a não ser aquele definido pelo total de empréstimos que vencem nesse período", afirmou o presidente do BC, Henrique Meirelles. Não haverá leilões. O BC fixou uma taxa de juros em 1,5% + Libor (taxa internacional de juros) que será cobrada em todas as operações.
Nesse processo, a empresa procura um banco comercial e apresenta uma declaração de que tem dívidas externas a vencer nesse período. A instituição financeira vai fechar um contrato com a empresa cobrando um "spread" (ganho) sobre a taxa do BC. Também será fechado um contrato entre o banco e o BC, que vai repassar o dinheiro em datas específicas. Já há três datas fixadas: 27 de fevereiro, 13 de março e 27 de março. Haverá outras datas fixadas posteriormente.
Nesse primeiro momento, os empréstimos serão feitos apenas por meio de bancos autorizados a operar em câmbio no Brasil. Dentro de 30 dias, serão divulgadas as regras para bancos estrangeiros de rating A. O empréstimo vale pelo prazo de um ano e, durante esse período, esse dinheiro continuará sendo contabilizado como parte das reservas internacionais, como se fosse uma aplicação dos dólares. Hoje, 75% dos mais de US$ 200 bilhões das reservas estão aplicados em títulos do governo dos Estados Unidos."

(Folha Online)

O TRÂNSITO CAÓTICO DE FORTALEZA



Eis mais um acidente registrado no cruzamento da rua João Cordeiro com avenida Costa Barros, no bairro Aldeota, em Fortaleza. O fato se registrou por volta das 14 horas desta quinta-feira. Não houve vítima, mas um dos carros, como mostra a foto, permaneceu virado no local por um bom tempo.
Acidente no trecho é fato corriqueiro. Antes, culpava-se a inexistência de um semáforo.
A AMC isntlaou a sinalização, mas a imprudência dos guiadores...

(Foto - Franklin Júnior)

CARLOMANO TIRA LICENÇA DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

O deputado estadual Carlomano Marques (PMDB) tirou licença de 135 dias por questões de saúde. A licença foi aprovada nesta quinta-feira pela Assembléia Legislativa. No lugar deve, entrará Jaziel Pereira, o quarto suplente do bloco PMDB-PT-PSB, que já assume nesta sexta-feira.
Carlomano, recentemente, se envolveu em confusão dentro de um motel de Fortaleza, fato até hoje sem maiores esclarecimentos, segundo comentavam alguns servidores do Legislativo.

VÔLEI 2009 - QUER TRABALHAR COM JULIANA E LARISSA?


Com foco nas Olimpíadas de 2016, a equipe técnica da dupla de vôlei de praia Larissa e Juliana realizará, em Fortaleza, no próximo sábado, a partir das 15 horas, um processo de seleção de jovens cearenses praticantes do esporte. Oito garotas serão escolhidas.
Segundo os técnicos, a iniciativa é uma retribuição ao vôlei e à sociedade cearense pela torcida ofertada a Larissa e Juliana, e tem como objetivo dar oportunidade a de profissionalização a jovens jogadoras.

TCE PRORROGA PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

O Tribunal de Contas do Ceará (TCE) decidiu, nesta quinta-feira, prorrogar, até o próximo dia 20 de fevereiro, o prazo de inscrições para o terceiro processo seletivo de 78 estagiários dos cursos de Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Economia, Engenharia Civil, Informática e Pedagogia.
As inscrições estão sendo realizadas das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 17h30min, da s segundas-feiras às sextas-feiras, no Auditório do tribunal.

SERVIÇO

TCE - Rua Sena Madureira, 1047, 1º andar – Centro.

CASAS LEGISLATIVAS IGNORAM A CRISE E TURBINAM SEUS ORÇAMENTOS

"A Transparência Brasil apresenta "Orçamentos do Poder Legislativo em 2009" (www.excelencias.org.br/docs/Orc2009.pdf), estudo que analisa os custos das mais importantes Casas legislativas brasileiras. O levantamento fornece dados ao Excelências, projeto da Transparência Brasil que monitora as principais Casas legislativas, num total de 55 instituições: as duas Casas do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), as 26 Assembleias estaduais, a Câmara do Distrito Federal e as Câmaras de Vereadores das 26 capitais de estado. No sítio de Internet do projeto Excelências (http://www.excelencias.org.br/) é possível obter informações sobre cada um dos integrantes dessas Casas legislativas, num total de 2362 parlamentares. Há ainda diversos cruzamentos e agregações de dados a respeito cada Casa e de seu conjunto.
Em 2009, a despeito da crise econômica, 34 das 51 Casas sobre as quais foi possível obter informações elevaram seus orçamentos acima da inflação oficial (5,9%, segundo o IBGE).
Entre as 17 restantes, 13 contarão este ano com orçamentos maiores do que em 2008, mas o porcentual acrescido é inferior ao da inflação oficial; duas (as Assembleias de Santa Catarina e Alagoas) terão o mesmo montante à disposição; e duas Casas (Câmara dos Deputados e Assembleia do Rio de Janeiro) apresentaram redução nominal em seus orçamentos."

* Saiba mais (www.excelencias.org.br/docs/Orc2009.pdf)

CÂMARA DE CAUCAIA APROVA CONTAS 2005 DE INÊS ARRUDA

"Os vereadores de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza, aprovaram, por unanimidade, na manhã desta quinta-feira, as contas do exercício de 2005 da ex-prefeita Inês Arruda (PMDB). Os vereadores aliados ao atual prefeito Washington Goís (PRB) que, no ano passado derrotou o PMDB nas urnas, votaram pela aprovação das contas.
A Câmara Municipal de Caucaia vai votar agora as contas dos exercíos de 2006 e 2007 - todas apreciadas com pareceres favoráveis do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM)."

(Portal Ceará Agora)

ACRISIO SENA É O LÍDER DA PREFEITA E RONIVALDO MAIA VIRA O LÍDER DA BANCADA


Nem tudo é demora como ocorre, por exemplo, na definição do novoi secretariado da prefeita Luizianne Lins (PT).
Nesta quinta-feira, ela tomou uma decisão: vereador Acrísio Sena (PT) será seu líder na Câmara Municipal, enquanto Ronivaldo Maia responderá pela liderança da bancada petista na Casa.
Ambos são vereadores de primeiro mandato e respondiam, na gestão passada, pelo comando do Imparh e Emlubr respectivamente.
Já o vereador Guilherme Sampaio, que chegou a ter nome cogitado para a pasta da Educação, avisou que gostaria de permanecer na Câmara Municipal e foi atendido. Ele assumirá a presidênica da Comissão Técnica que for reservada para o partido.
Ou seja, ganha prêmio de consolação, já que ensaiou disputar o comando da Câmara Municipal mas acabou sem substância política.

VIATURAS DO GATE ASSEGURAM CONTINUAÇÃO DA LIMPEZA DO TERRENO DOADO PARA O TRE

Nada de confronto entre ambientalistas e a Polícia Militar, que ali compareceu com seis viaturas do Grupo de Ações Táticas Especiasi (GATE). O trabalho de limpeza do terreno no qual será construida a nova sede do Tribunal Regional Eleitoral continua. Um dirigente da Associação de Moradores do Alpha Village (Água Fria), que ali compareceu, não desaprovou a iniciativa.
A Prefeitura doou o terreno para o TRE, enquanto ambientalistas dizem que o terreno - 10 mil hectares, representa área verde importante para aquela banda de Fortaleza.

CHOVE EM 50 MUNICÍPIOS DO CEARÁ

Choveu, até agora, em 50 municípios cearenses, segundo boletim divulgado pela Funceme. A maior chuva foi registrada em Nova Olinda (Região do Caririr), com 60 milímetros.

O BRASIL E A NOVA ORDEM POLÍTICA


INÁCIO EXPLICA: SOLICITOU SESSÃO PRÓ-CENTENÁRIO DE DOM HÉLDER ANO PASSADO

A assessoria de impensa do senador Inácio Arruda (PCdoB) esclarece para o Blog que o parlamentar apresentou, ano passado, um requerimento propondo a realização de sessão especial no plenario do Senado em homenagem ao Centenário de Nascimeto de Dom Hélder Câmara.

BOM LEMBRAR- Nesta semana, Tasso Jereissati também apresentou requerimento propondo sessão pró-Dom Hélder, no que vários leitores do Blog estranharam não constar o nome de Inácio endossando a homenagem.

CID GOMES FECHA NOS EUA PROJETO SÃO JOSÉ III

Nos EUA, onde se encontra, o governador Cid Gomes fechou negociações em torno do Projeto São José III, segundo informou nesta quinta-feira a secretária do Planejamento e Gestão Pública do Ceará, Silvana Parente. Ela não deu o valor, mas disse que esse projeto ganhará uma nova conceção: apostará em desenvolvimento rural e integrado e não se resumindo a algumas obras.
Ela informou támbém que Cid acertou detalhes relativos ao SWAP III, um empréstimo no valor de R$ 260 milhões do Banco Mundial para pequenos empreendimentos em áreas estratégicas como Saúde, Educação e Segurança Pública.
"O governador deve assinar aqui na próxima semana o SWAP II. A direção do banco deve vir", adiantou Silvana, explicando que esse programa garantirá apoio a pequenos investimnetos, já que os grandes projetos estão contemplados com outros empréstimos".
Silvana Parente, na condição de vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, participa, durante todo o dia, de reunião do organismo em Brasília.
Na agenda, discussão com a área técnica do Ministério do Planejamento sobre proposta de mudanças das microrregiões pesquisadas pelo IBGE. Há previsão de mudanças também nos indicadores.

BONECAS INSPIRADAS NAS FILHAS DE OBAMA MUDAM DE NOME


"Marvelous Malia" e "Sweet Sasha", as bonecas inspiradas nas filhas do presidente americano Barack Obama, que chegaram a irritar a primeira-dama, mudaram de nome, informou em comunicado a empresa que as fabrica, a Ty Inc."Em respeito à primeira família, a Ty Inc retira oficialmente as bonecas Ty Girlz chamadas 'Marvelous Malia' e 'Sweet Sasha' e lança as 'Marvelous Mariah' e 'Sweet Sydney'", informou Ty Warner, proprietário da empresa.As bonecas, que fizeram um grande sucesso no início de janeiro, antes da posse de Barack Obama, são as primeiras afro-americanas da gama Ty Girlz e se somaram a "Bubbly Britney" (Spears), "Lucky Lindsay" (Lohan) e "Precious Paris" (Hilton).Quando "Marvelous Malia" (maravilhosa Malia) e "Sweet Sasha" (doce Sasha) apareceram no mercado, a Ty Inc havia afirmado que os nomes foram escolhidos por serem bonitos... e que combinavam muito bem com as bonecas fabricadas".Mas. numa declaração em seu site, a Ty Warner admite que a eleição histórica de Barack Obama como primeiro presidente negro dos Estados Unidos inspirou a escolha dos nomes das duas bonecas, destacando, no entanto, que não foram confeccionadas para parecerem com Sasha, 7 anos, e Malia, 10 anos.Os lucros com a venda serão repassados a organizações beneficentes que trabalham com crianças, diz uma nota da empresa."

(Correio Braziliense)

VIATURAS DA PM DÃO PLANTÃO EM TERRENO QUE PREFEITURA DOOU PARA O TRE


Viaturas do GATE, da Polícia Militar do Ceará, estão neste momento na área verde que foi doada pela Prefeitura de Fortaleza para o Tribunal Regional do Estado. No local, que fica por trás do antigo Hipermercantil, na avenida Washington Soares, o TRE pretende construir sua nova sede.
Os ambientalistas prometem novo protesto, reiterando que o empreendimento naquela área é um desrespeito à legislação.

* Sobe o caso leia aqui.

NOVO CORREGEDOR DA CÂMARA É ACUSADO DE FRAUDAR A PREVIDÊNCIA

"O novo corregedor da Câmara, Edmar Moreira (DEM-MG), foi denunciado à Justiça em dezembro de 2007 pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, acusado de se apropriar ilegalmente de contribuições ao INSS feitas por seus empregados em uma empresa de vigilância. Na denúncia, o procurador diz que os impostos foram descontados dos funcionários da F.Moreira Empresa de Segurança e Vigilância Ltda., sediada em São Paulo, mas não repassados ao governo. Esta dívida, segundo a Previdência, é de R$ 1 milhão (valor de 2005, incluindo o imposto não pago, juros e multas). Moreira é investigado em inquérito aberto em 2007 no Supremo Tribunal Federal. Se o relator do caso, Eros Grau, aceitar a denúncia, o deputado passará a ser réu e responderá a processo criminal por apropriação indébita. Grau ainda não se pronunciou.
No inquérito, o advogado do congressista, Alberto Felício Júnior, reconhece a dívida e justifica o não-pagamento informando que "a empresa vem passando por dificuldades decorrentes de constantes atrasos em seus recebimentos". Com capital social de R$ 2,7 milhões, segundo a Junta Comercial de São Paulo, a F.Moreira foi a principal doadora das últimas campanhas do deputado. Conforme declarações entregues ao Tribunal Superior Eleitoral, em 2002, a empresa bancou 61% dos gastos da campanha dele (R$ 168 mil), e, em 2006, 39% (R$ 79 mil).
Na investigação, também há a informação de que são cobrados da F. Moreira R$ 8,2 milhões em outros processos por não recolhimento de impostos. A defesa nega essas dívidas.
A história iniciou em 2000, quando a empresa de Moreira foi multada por não recolher os tributos descontados de março de 1997 a dezembro de 1998. "

(Folha de São Paulo)