quarta-feira, 13 de maio de 2009

PSDB ARTICULA A CPI DA PETROBRAS

"O vice-líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), vai protocolar na tarde de hoje (13) requerimento para a instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades na Petrobras. De acordo com o senador, o objeto da CPI é preciso: irregularidades constatadas em operações da Polícia Federal – Castelo de Areia e Águas Profundas e supostos repasses ilegais de royalties às prefeituras –, além de denúncias de sonegação fiscal. Álvaro Dias afirmou que já começaram pressões do governo para evitar a instalação da CPI. Segundo ele, o discurso adotado é de que a empresa “é um orgulho nacional” e, por isso, não poderia ser submetida a investigação de uma comissão de inquérito do Senado.
“Os indícios de corrupção são graves demais. Nossa omissão seria cumplicidade diante da gravidade do caso”, afirmou o parlamentar. Acrescentou que o embasamento para a convocação de uma CPI reside em ações promovidas pela Polícia Federal, Ministério Público e Tribunal de Contas da União.
Para apresentar o pedido de instalação de CPI no Senado, Dias obteve 32 duas assinaturas de senadores – o número mínimo exigido é 32."

(Agência Brasil)

Nenhum comentário: