quinta-feira, 14 de maio de 2009

CHAT PROMOVIDO PELO TCU TIROU DÚVIDAS SOBRE USO DE VERBA PÚBLICA

"Mais de trezentas pessoas participaram, na terça-feira, do primeiro Chat do Olho Vivo, uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), dentro do Programa Olho Vivo no Dinheiro Público, com o objetivo de esclarecer a sociedade a respeito de temas que envolvam a gestão de recursos públicos federais, por meio de um bate-papo com especialistas no assunto.
Em pauta, nessa primeira edição do chat, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Durante duas horas, o coordenador-geral de operacionalização do Fundeb, no âmbito do Ministério da Educação, Vander Oliveira Borges, respondeu cerca de 40 perguntas.
Um dos participantes do chat quis saber, por exemplo, a quem o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb deve se dirigir quando encontra algum tipo de irregularidade. Vander explicou que as denúncias devem ser encaminhadas ao Tribunal de Contas do Estado, ou do Município, e ao Ministério Público, para que estes órgãos adotem as providências cabíveis.
Para o Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas da CGU, Marcelo Stopanovski, “essa interação entre o especialista e o cidadão, com a possibilidade de se resolver uma dúvida em uma conversa direta e objetiva, vai ampliar o poder de fiscalização da sociedade sobre os gastos públicos”. A próxima edição do Chat do Olho Vivo deve acontecer no próximo mês, mas o tema ainda não foi escolhido."

(Site da CGU)

Nenhum comentário: