sábado, 20 de setembro de 2008

ISTOÉ DESTACA PHOTOSHOP, BOTOX E OUTROS ARTIFÍCIOS USADOS POR CANDIDATOS



"Há estudos que comprovam que o resultado das eleições nos Estados Unidos tem a ver com a beleza dos candidatos, segundo a cientista política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj) Alessandra Aldé. "No Brasil é diferente. Tanto que há, aqui, muitos líderes feios", diz ela, também professora da Universidade do Estado do Rio (Uerj). Mas, a julgar pelas interferências do Photoshop nas fotos dos candidatos para as próximas eleições, o modelo americano está se instalando nas disputas daqui. Não quer dizer que os políticos têm que ser bonitos, mas todos se esforçam para passar uma imagem jovial, de pessoa bem-disposta e vencedora. O mesmo recurso de computador que apaga celulite e estrias de mulheres que posam nuas para revistas é usado, agora, para rejuvenescer os postulantes a prefeituras que aparecem nos santinhos praticamente sem pés de galinha, rugas e marcas de envelhecimento. A ditadura estética chegou à política e essa é, definitivamente, a eleição do Photoshop (...).
O dermatologista carioca Walter Guerra Peixe, famoso por tratar de artistas e famosos, também orienta muitos políticos. "A procura tem aumentado em época de eleições", diz ele, que não revela nomes de clientes. Os procedimentos mais comuns, nessa clientela, são aplicação de Botox, preenchimentos, combate à queda de cabelo e às manchas senis. Mas, alerta o especialista, tratamentos em cima da hora não dão bons resultados."
VAMOS NÓS - Como já abordamos neste Blog, a Era do Photoshop reinou também à vontade por aqui entre os candidatos a prefeito. Alguém duvida?

* Da revista IstoÉ, leia mais aqui.

AFTOSA - PECUARISTAS PROTESTAM CONTRA O GOVERNO DO ESTADO DURANTE A EXPOECE

Pecuaristas realizaram neste sábado, durante a Expoece, a feira de exposição agropecuária de Fortaleza, protesto contra a Secretaria do Desenvolvimento Rural do Ceará. O foco: cobrança para que o Estado reforce a vacinação contra a febre aftosa.
O Ceará continua no grau de "área de risco" da doença no ranking do Ministério da Agricultura, o que impede a comericalização da carne produzida em outros Estados. Exportar? Nem pensar.
Segundo José Flávio Saboya, vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado, há 14 anos nãoé registrada a febre aftosa, mas a cobertura vacinal não passa de 80% nas campanhas anuais realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Rural.
A assessoria técnica da SDR informou que as campanhas vão continuar e que é fundamental o engajamento de prefeituras e dos produtores rurais.

CEARENSE CONQUISTA TÍTULO INÉDITO NO SUPERKITE BRASIL 2008


"Pela primeira vez, um cearense leva o título da etapa brasileira do Superkite Brasil 2008. O discípulo superou o mestre. José Evandro arriscou manobras mais ousadas e venceu Carlos Alexandre "Goiaba" na manhã deste sábado, no Cumbuco, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza) . Além de serem vizinhos, os dois estão acostumados a treinar juntos no quintal de casa, a lagoa do Cauípe. Evandro disse que o título da etapa brasileira da Kite Professional World Tour (KPWT) pode mudar a vida deles.
"A gente fica conhecido e é mais fácil conseguir novos patrocinadores", afirmou, logo após a competição. Mesmo com a derrota, "Goiaba" ficou todo orgulhoso com a vitória de Evandro. "É bom do mesmo jeito. O importante era o título ficar com um cearense. Ele (Evandro) é mais leve que eu e isso facilita um pouco, mas estou muito orgulhoso por ter sido ele".
Na categoria Wave Masters, realizada ontem, Jan Marcos Riveras garantiu a vitória. Ao todo, 51 atletas (masculino e feminino) disputam US$ 40 mil em prêmios nas categorias Freestyle, Wave Masters e Course Racing (regata). O campeão da regata será conhecido amanhã."
(Foto - Divulgação)

MILITANTES DO PT DÃO ABRAÇO SIMBÓLICO NO FUTURO HOSPITAL DA MULHER


Mulheres de vários pontos de Fortaleza compareceram, neste sábado pela manhã, ao canteiro de obras do futuro Hosptial da Mulher e deram o abraço simbólico ao projeto, atendendo a uma convocação da coordenação de campanha pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). O ato foi uma resposta às críticas da oposição ao empreendimento, segundo a prefeita. O futuro hosptial está em construção no bairro Jóquei Clube. A concentração começou por volta das 9 horas. Caravanas de mulheres de diversos bairros já marcavam presença no entorno do hospital, nas imediações da rua Lineu Machado. Mulheres de vários segmentos participaram: representantes de movimentos populares, de pastorais, de igrejas evangélicas, de sindicatos e partidos políticos, além de militantes e lideranças comunitárias. De mãos dadas, elas dançaram ao som do jingle da campanha, que foi regravado em ritmo de ciranda.
Compareceram ao ato, dentre outras, a secretária estadual de Mulheres do PT, Raquel Viana; Jacqueline Lessa, liderança comunitária do Dias Macedo; Eliane Almeida, integrante da coordenação municipal da Central de Movimentos Populares; Joana D'arc Almeida, secretária estadual da Mulher Trabalhadora da CUT; a coordenadora de honra da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria da Penha; a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras do Sexo, Rosarina Sampaio da Silva; Gema Galgani, professora da Universidade Federal do Ceará; e a presidente da Federação de Bairros e Favelas, Gorete Fernandes.
(Foto - Estácio Júnior)

DILMA ROUSSEFF JÁ É CHAMADA DE "PRESIDENTA"


"O evento de apoio ao prefeito de Osasco (Grande São Paulo) e candidato à reeleição, Emídio de Souza (PT), realizado na noite dessa sexta-feira se transformou em um ato de pré-lançamento da candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência da República em 2010. Ao subir no palco, a ministra foi recebida com gritos de "presidenta" por cerca de 400 militantes que participaram do ato de campanha. Dilma é apontada como o principal nome do PT para concorrer à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de Emídio, outros nove candidatos a prefeito do PT na região participaram do evento. "Ela [Dilma] é chamada de madrinha do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e muita gente acha que é inventado. Mas ela é chamada de madrinha do PAC com muita justiça", disse Emídio. Durante o ato, um dos militantes da legenda comparou a trajetória política do presidente Lula com a da ministra, ao afirmar que em todas as suas candidaturas à Presidência Lula passou por Osasco."

* Da Folha Online, leia mais aqui.

CONGRESSISTAS RESISTEM A DEMITIR PARENTES

"Um mês após a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que proibiu o nepotismo nos Três Poderes, deputados e senadores ainda resistem a demitir seus parentes. Ao menos 16 continuam empregados no Congresso. No Senado, a Folha localizou dez familiares trabalhando em gabinetes parlamentares. Foram analisadas demissões publicadas até o último boletim administrativo do Congresso, referente à quinta-feira. O senador Almeida Lima (PMDB-SE), que tem dois sobrinhos contratados, disse que não vai demitir ninguém, a não ser que receba uma "intimação" para fazê-lo. "Não recebi intimação de ninguém e não vou tomar providência. A Casa não me comunicou nada e o Supremo também não. Eu sei lá se é verdadeira [a determinação para demitir os parentes]", declarou o parlamentar.
O líder do PMDB, senador Valdir Raupp (RO), já demitiu quatro parentes: dois sobrinhos e dois cunhados, mas se recusa a exonerar a filha da secretária-geral, Cláudia Lyra, lotada na liderança do partido na Casa. Ela também tem uma filha empregada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, subordinada diretamente a ela. Já o senador Adelmir Santana (DEM-DF) transferiu a responsabilidade pela demissão da filha para a direção do Senado. Contratada pela direção-geral, sua filha foi cedida para o gabinete, mas depois da súmula ele a "devolveu" para a direção-geral, que ficou com a missão de exonerá-la --o que não ocorreu até agora. O diretor-geral, Agaciel Maia, não foi encontrado ontem."


* Da Folha Online, leia mais aqui.

ALFREDO LAMENTA QUE EX-MINISTRA DÊ APOIO À GESTÃO AMBIENTAL "DESASTROSA" DA PREFEITA


O ex-parlamentar panfletando com o prefeiturável Roseno.

O candidato a vereador pelo PSol e ex-deputado federal João Alfredo bateu duro, neste sábado, na administração da prefeita Luizianne Lins (PT), que postura reeleição, não poupando a "amiga" Marina da Silva, ex-ministra do Meio Ambiente, que desembarca ao meio-dia para participar do ato de lançamento do capítulo Meio Ambiente do programa da petista, no Comitê da Praça Portugal. "Como é que essa gestão que não tem programa ambiental, não fomenta a coleta seletiva para Fortaleza e que libera obras como a Torre Empresarial do Iguatemi pode falar em programa voltado para o meio ambiente? É uma enorme contadição. A Marina da Silva é minha amiga, mas considero absurdo que ela empreste seu nome para uma gestão que fez uma política ambiental desasterosa, tanto que nenhum ambientalista sério endossa a administraçãio", desabafou João Alfredo, que também é membro do Greenpeace.
Para ele, o fortalezense não precisa pensar muito para questionar a política ambiental da prefeita Luizainne Lins: "É só ver o avanço nas áreas verdes, a falta de controle urbano, a poluição sonora. Nada foi feito na área ambiental, a não ser perseguir quem critica essa política como é o caso da titular da Semam (Daniela Valente) contra a gente." Ela processa o ex-parlamentar por acusações acerca da obra da Torre do Iguatemi.
"É bom deixar claro que tem pouco ambientalista de verdade apoiando a Luizianne. Do nosso lado, temos a professora Raquel Rigoto, o ex-presidente do PV, João Saravia, a professora Vanda Claudino e Jeová Meirelles, gente comprometida com essa luta que não entrou no barco da prefeita, que se aliou aos conservadores e faz agora de tudo para se reeleger", lamentou João Alfredo, que estava nessa manhã de sábado panfletando, com o candidato a prefeito Rnato Roseno, nas ruas do Montese.

(Foto - J. Diógenes)

CIRO GOMES DIZ QUE USO DA IMAGEM DE LULA EM PROPAGANDA ELEITORAL É "FASCISMO"


O parlamentar deu palestra, com direito a farpas.

“Você inserir um contexto dentro de um outro contexto, isso é fascismo. Aquelas imagens do presidente Lula nada têm a ver com o atual momento político de Fortaleza. O Duda Mendonça, que é meu amigo e eu tenho uma profunda admiração por ele, é mestre nessas artimanhas. O papel dele é vender sabonete, mas se derem tolete de cocô para ele vender, ele vende. Mas isso não é justo para com o povo de Fortaleza. Agora, qualquer candidato pode pegar gravações anteriores de adversários ou outra personalidade e inserir no atual contexto? Isso é desespero”!

Eis o desabafo, em tom de indignação, feito pelo deputado federal Ciro Gomes (PSB), durante jantar-adesão pró-candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, Patrícia Saboya. O ato se encerrou nas primeiras horas desta madrugada de sábado, no La Maison Dunas. Ciro referiu-se ao uso da imagem do presidente Lula, na noite de sexta-feira, no programa eleitoral da candidata Luizianne Lins. As imagens foram feitas em fevereiro deste ano, quando do lançamento de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no bairro Bom Jardim.

“Tenho certeza que o presidente sequer foi consultado sobre o uso de sua própria imagem. Mas na politicagem tem disso”, ressaltou Ciro, em entrevista à imprensa, durante jantar-adesão à candidatura Patrícia Saboya (PDT). No jantar, cerca de duas mil pessoas. Ciro aproveitou para avisar logo: "Por favor, a imprensa não vá publicar que eu estou comparando alguém a um tolete de cocô, ao comentar que o Duda vende qualquer coisa. Foi só uma maneira de mostrar que o Duda realmente vende qualquer coisa”

(Foto - André Lima)

POLÍCIAS FEDERAL E MILITAR APREENDEM KITS SANITÁRIOS SOB SUSPEITA EM MASSAPÊ


Ação policial na apreensão do material.

As polícias Federal e Militar foram acionadas pela Justiça Eleitoral nessa sexta-feira em Massapê (Zona Norte do Ceará) e apreenderam kits sanitários e material de construção que estariam sendo distribuídos para eleitores nas localidades de Tangente, Salgadinho e na sede. Também foi apreendida uma lista de eleitores que, segundo denúncias, seriam beneficiados com os kits sanitários. O candidato a prefeito Jaques Albuquerque (PSB) é apontado como um dos que seriam beneficiados com essa toca de favores.
Os kits sanitários foram adquiridos com recursos do governo estadual, que mantém convênio com associações comunitárias para obras de saneamento. O juiz eleitoral Fernando Teles de Paula Lima, evitou, no entanto, se manifestar a respeito, adiantando que dará início à tomada de depoimentos dos acusados.
Todo o material apreendido encontra-se em um depósito, sob proteção policial.
Joaques Albuquerque é irmão do deputado estadual Zezinho Albuquerque (PSB).

ADVOGADOS E ADVOGADAS PROMOVEM A FEIJOADA DA "PREFEITA LEGAL"


Diassis Martins, entre organizadores, com Luizianne.
Neste sábado, o Setorial de Advogados e Advogadas Pró-Reeleição de Luizianne Lins (PT) promove feijoada, a partir do meio-dia, no Kukukaya (Bairro São João do Tauape). O objetivo é consolidar apoio nessa reta final à prefeita, informa o advogado Diassis Martins que, ao lado dos também advogados Leonardo Barreto, Cristiano Pherrien e Arnóbio Gomes, organizou o ato.

A prefeita Luizianne Lins participará, logo após encerrar reunião com sua equipe de campanha. Na parte da tarde, Luizianne cumprirá agenda com a ex-ministra Marina Silva (Meio Ambiente), no Comitê da Praça Portugal (Bairro Aldeota), onde será lançado o capítulo Meio Ambiente do programa da petista.

DNIT CONSEGUE LIBERAR PONTE DO COCÓ E OBRAS DEVEM SER RETOMADAS EM JANEIRO


E finalmente a obra da ponte do Cocó (a conhecida Sabiaguaba) vai ser retomada. O superintedente estadual do DNIT, Guedes Ceará, anuncia para este Blog ter conseguido excluir da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional essa obra da lista de irregulares. Com isso, haverá recursos orçamentários para a continuidade do empreendimento. "Conseguimos aprovar no DNIT, em Brasília, o novo projeto com a ponte duplicada e enviamos um minucioso relatório sobre a ponte ao Ministério dos Transportes que remeteu ao TCU e, no dia 17 de setembro, última quarta feira, em sessão ordinária do TCU, no Acórdão N. 2059/2008, foi determinada essa liberação", diz Guedes.
"Agora, com a liberação para recebermos recursos, vamos atualizar o projeto e lançar, dentro de 90 dias, o edital para conclusão da obra. Em janeiro de 2009, deveremos iniciar essa importante obra que ligara Fortaleza à cidade de Aquiraz e às praias dessa região, sendo um importante indutor de crescimento dessa região praiana, do turismo e também desafogara o trafego pela avenida Washington Soares.", comemora Guedes Ceará.

CANDIDATO JÁ NÃO PODE SER PRESO A PARTIR DESTE SÀBADO

"O Código Eleitoral determina que a partir deste sábado, quando faltam 15 dias para as eleições municipais deste ano, nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou a vereador pode ser detido nem preso, salvo em caso de flagrante delito. Já no período entre 30 de setembro e 7 de outubro, a garantia se estende aos eleitores. Desde cinco dias antes até 48 horas depois do pleito, nenhum eleitor poderá ser detido nem preso, com exceção dos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.Este salvo-conduto está previsto no artigo 235 do próprio código. O juiz eleitoral ou até o presidente da mesa receptora de votos pode expedir a salvaguarda em favor de eleitor que sofrer qualquer tipo de violência na sua liberdade de votar, ou pelo fato de já haver votado. Quem desrespeitar essa garantia pode ser preso por até cinco dias. As eleições municipais estão marcadas para o dia 5 de outubro. Este ano estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito em 5.563 municípios brasileiros, e mais de 52 mil cadeiras de vereador. Levantamento preliminar do Tribunal Superior Eleitoral revela que 380 mil candidatos se registraram, para os três cargos. Neste pleito não votam os eleitores com domicílio eleitoral no Distrito Federal - onde não há eleição este ano, e no exterior."

(Site do TSE)

PROGRAMA SOBRE O MUNDO JURÍDICO ABORDARÁ O TEMA "A RAPADURA É NOSSA"


Hervelt César e Ivelise Maia.

Uma dica para este sábado em matéria de TV do Ceará é o programa Mundo Jurídico. A atração, que é transmitada pela TV Fortaleza (Net - Canal 6), a partir das 13h30min, com reprise aos domingos às 11h30min, traz como destaque os seguintes assuntos: Ações contra assinatura de telefonia básica serão submetidas à Lei de Recursos Repetitivos; Decisão do STF para interrupção de gravidez de fetos anencéfalos deve ser adiada; e Polícia Federal apela à Psicologia para algemar presos.
O jornalista Hervelt César entrevistará, ao lado de Ivelise Maia, o presidente da Comissão de Cultura da OAB-CE, advogado Ricardo Bacelar, que vai falar sobre direito autoral e sobre o registro da marca rapadura pela empresa Rapunzel Nortkust da Alemanha.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

PESQUISA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS DIZ QUE CLASSE MÉDIA BRASILEIRA MELHOROU


"A classe média brasileira, com renda familiar entre R$ 1.064 e R$ 4.591, somou 47,1% da população em 2007, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira pelo economista Marcelo Neri, da FGV (Fundação Getulio Vargas). Esse segmento registrou o menos nível dos últimos anos em 1993, quando representava 30,98% dos brasileiros. O economista afirmou que a redução da desigualdade social vem beneficiando diretamente o que chama de a nova classe média. "Essa é a década da redução da desigualdade, já por sete anos consecutivos. É uma marca expressiva. Ela acaba engendrando desde a redução da miséria até o aumento de seguimentos médios da população, como a chamada nova classe média", afirmou. O estudo aponta que em 2007 a classe média cresceu 4,4%, em grande parte por causa do aumento significativo no número de empregos formais. Os dados da pesquisa registram cerca de 1,8 milhão de empregos com carteiras assinadas. A pobreza, ainda segundo a pesquisa, caiu 6% em 2007 -- de 19% da população em 2006 para 18,11% em 2007-- e 1,5 milhão de pessoas saíram da linha de pobreza. De acordo com a FGV, existem hoje no Brasil cerca de 33,6 milhões miseráveis, o equivalente a 18% da população. Os dados também mostram que em 2007 os 10% mais pobres da população perderam quase 5,5% da renda mensal, cerca de R$ 2. A renda per capita caiu de R$ 43,98 para R$ 41,46 entre 2006 e 2007. O estudo aponta ainda que a maioria dos idosos faz parte dessa nova classe média. Os programas de transferência de renda do governo federal para aposentados e pensionistas são apontados como um dos fatores dessa ascensão. O coordenador da pesquisa Marcelo Neri explicou que essa nova classe média veio da classe E, mas não parou na D. A maioria tem carteira de trabalho assinada.Outro aspecto da nova classe média é a presença significativa de afro-brasileiros e das mulheres que estão ascendendo para a classe C, por meio do trabalho."


(Folha Online/Ilustração Blog da Folha)

CAMPANHA PETISTA USA NO HORÁRIO GRATUITO IMAGENS DE LULA FEITAS NO BOM JARDIM


Evento no Bom Jardim.

Nesta noite de sexta-feira, o presidente Lula (PT) deu o ar da graça no programa eleitoral gratuita da prefeita Luizianne Lins (PT), que postula reeleição. A coordenação da campanha usou imagens gravadas em fevereiro deste ano, quando Lula visitou Fortaleza e, no bairro Bom Jardim, lançou obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Lula, como se sabe, não deve aparecer nesssa fase da eleição, pois há candidatos da base aliada envovidos na disputa como Patrícia Saboya (PDT) e Adahil Barreto (PR).
Esse tipo de aparição de Lula deixou em alguns uma dúvida: quando o governador Cid Gomes subirá no palanque de Luizianne durante um comício?
Até agora, ele só aparece em gravações na TV como a última em que diz que o Programa Ronda do Quarteirão, promessa de sua campanha para o governo, é uma parceria com a prefeita Luizianne Lins.
Menos, pessoal, menos. Tudo bem que o esforço é por vitória no primeiro turno, mas não precisa menosprezar a inteligência alheia.

LULA CRITICA FHC DURANTE ATO EM MOSSORÓ


Garibaldi Alves, Lula e governadora Wilma Maia.

"De passagem nesta sexta-feira por Mossoró (RN), o presidente Lula deu seu recado à oposição.

“Se os adversários estão preocupados porque as coisas estão dando certo, esperem para ver o que vai acontecer neste país até 2010. Depois do pré-sal, depois do trem-bala, depois das obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] que serão concluídas a partir do ano que vem”, disparou o presidente, em discurso realizado no lançamento de novos prédios do campus de Mossoró da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).
A comitiva de Lula contou com a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, do ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), entre outras autoridades. Segundo Lula, em 2009, o seu principal desejo será o de inaugurar obras pelo Brasil. “Se a sorte ajudar e acontecer o que estou pensando, nós não vamos ter problemas porque vai ter continuidade e as coisas vão melhorar ainda mais nesse país”, previu.
Durante o discurso, o presidente também ressaltou o volume de repasses feito pelo atual governo aos Estados e municípios e não deixou de criticar a gestão anterior.
“Não tenho dúvida de dizer que a Wilma [de Faria, governadora do Rio Grande do Norte], sozinha, nos seis anos de mandatos, deve ter recebido em parceria com o governo federal mais dinheiro que o Garibaldi recebeu nos oitos anos que governou o estado do Rio Grande do Norte com o outro presidente da República. Quem sabe mais até que o Garibaldi, e os outros juntos”, avaliou."

* Foto - Diário de Natal/Texto do Congresso em Foco aqui.

PATRÍCIA APARECE EM RANKING DE MELHORES SENADORES


O site Congresso em Foco realiza, anualmente, a escolha dos melhores parlamentares federais. Ou seja, convoca jornalistas que cobrem o Congresso Nacional para a votação. Neste ano, foram 204 os profissionais de imprensa que participaram da consulta. Em negrito, os parlamentares que participarão da segunda fase de votação, a cargo dos internautas, no período de 22 de setembro a 20 de novembro de 2008.

1. Cristovam Buarque (PDT-DF) – 107
2. Eduardo Suplicy (PT-SP) – 85
3. Pedro Simon (PMDB-RS) – 76
4. Marina Silva (PT-AC) – 73
5. Demóstenes Torres (DEM-GO) – 56
6. Paulo Paim (PT-RS) – 48
7. Arthur Virgílio (PSDB-AM) – 47
8. Jéfferson Péres (PDT-AM) (in memorian) – 45
9. Renato Casagrande (PSB-ES) – 40
10. Patrícia Saboya (PDT-CE) – 38
11. Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) – 34
12. Tião Viana (PT-AC) – 30
13. Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – 26
14. Alvaro Dias (PSDB-PR) – 25
15. Aloizio Mercadante (PT-SP) – 23
Ideli Salvatti (PT-SC) – 23
16. José Agripino (DEM-RN) –17
17. Flávio Arns (PT-PR) – 16
18. Marisa Serrano (PSDB-MS) – 14
19. Heráclito Fortes (DEM-PI) – 13
20. Francisco Dornelles (PP-RJ) – 12
Marco Maciel (DEM-PE) – 12
21. José Nery (Psol-PA) – 10
Osmar Dias (PDT-PR) – 10
Sérgio Guerra (PSDB-PE) – 10
22. Kátia Abreu (DEM-TO) (licenciada) – 9
23. Magno Malta (PR-ES) – 8
Romeu Tuma (PTB-SP) – 8
24. Delcídio Amaral (PT-MS) – 5
25. Inácio Arruda (PCdoB-CE) – 5
Romero Jucá (PMDB-RR) – 5
26. Fátima Cleide (PT-RO) –4
Gerson Camata (PMDB-ES) – 4
Mão Santa (PMDB-PI) – 4
Marcelo Crivella (PRB-RJ) – 4
Serys Slhessarenko (PT-MT) – 4
27. José Sarney (PMDB-AP) – 3
Lúcia Vânia (PSDB-GO) – 3
Marconi Perillo (PSDB-GO) – 3
Renan Calheiros (PMDB-AL) – 3
Valdir Raupp (PMDB-RO) – 3
28. Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) – 2
César Borges (PR-BA) – 2
Eduardo Azeredo (PSDB-MG) – 2
Tasso Jereissati (PSDB-CE) – 2
29. Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) – 1
Gilvam Borges (PMDB-AP) – 1
João Pedro (PT-AM) – 1
Rosalba Ciarlini (DEM-RN) – 1
(No total, 49 senadores que exercem ou exerceram o mandato em 2008 receberam votos dos jornalistas)

Votos em branco – 5
Votos nulos – 6 (um deles dado à ex-senadora Heloísa Helena)

* Leia e clique:

VAMOS NÓS - Patrícia Saboya, segundo a turma lá de Brasília, está na relação principalmente por conta da sanção presidencial ao seu projeto de ampliação do período da licença-maternidade de quatro para seis meses. Foi um empurrãozinho de Lula à campanha da pedetista, que trava preferênca com Moroni Torgan (DEM) para tentar chegar a um segundo turno com Luizianne Lins (PT).

COLIGAÇÃO DE PATRÍCIA ENTRA COM NOVA REPRESENTAÇÃO CONTRA IMAGENS DO HOSPITAL

A Coligação Fortaleza em Movimento ingressou, nesta sexta-feira, na Justiça Eleitoral, com nova representação contra a propaganda eleitoral da prefeita Luizianne Lins (PT), na qual ela aborda a construção do Hospital da Mulher. No documento, a Coligação destaca que a construção se tratava de uma "obra clandestina" e que somente após a provocação da Justiça Eleitoral foi que o alvará de construção foi emitido pela prefeitura. Segundo a representação, a ordem de serviço foi dada em maio e somente no último dia 17 de setembro foi expedido o alvará. "Isso tipifica gravíssima ilegalidade, maxime partindo de quem tem o dever de exigir alvará de todas as construções em Fortaleza", diz trecho da petição.
Segundo o advogado Carlos Monteiro, sem alvará não se podia inciar a construção. "Mais grave é que a Prefeita prometeu edificar a obra na campanha de 2004. Passando mais de 4 anos não havia expedido sequer o alvará. A despeito de não haver construído a obra, nem sequer expedido o respectivo alvará, passou a exibir, na televisão, a imagem computadorizada do hospital, passando a falsa impressão de que a obra existia", relata a petição.
Com base nesse fato, a Coligação pede que a Justiça determine a imediata proibição de exibição de imagens virtuais do Hospital da Mulher, "posto configura-se propaganda enganosa aos termos do Código de Defesa do Consumidor", no horário eleitoral gratuito, no bloco e inserções.

PF APREENDE CESTAS BÁSICAS COM FINS ELEITOREIROS EM JUAZEIRO DO NORTE



A juíza Ana Raquel Colares, da 119ª Zona Eleitoral (Juazeiro do Norte), acatou pedido de ação cautelar impetrado pelos advogados da Coligação Vitória do Povo e determinou, nesta sexta-feira, a busca e apreensão de cestas básicas, distribuídas pela candidata a vereadora Mira Sampaio (número 11.111), do Partido Progressista (PP), integrante da coligação “Juazeiro Unido”. Segundo a assessoria jurídica da coligação Vitória do Povo, ao acatar o pedido, a juíza Ana Raquel levou em consideração a real possibilidade de “captação ilícita de sufrágio” (compra de voto), proibida pela legislação eleitoral. Agentes da Polícia Federal, autorizados pela juíza eleitoral e chefiados pelo delegado federal Carlos André, estiveram hoje pela na casa de Mira Sampaio, localizada na Rua João Alves de Souza, 350, bairro Matadouro, e apreenderam aproximadamente 600 cestas básicas. Os agentes constataram que as cestas básicas continham propaganda de Manoel Salviano, candidato a prefeito de Juazeiro pelo PSDB. As cestas básicas foram levadas em diversos veículos para a sede do Tribunal Regional Eleitoral em Juazeiro. No pedido de ação cautelar, os advogados da coligação Vitória do Povo informam que, após atenta observação e acionamento de viatura da Polícia Militar, foi apreendido veículo que estava distribuindo as cestas básicas. A apreensão aconteceu por volta das 00:15hs desta sexta-feira, 19 de setembro, no cruzamento da Avenida Carlos Cruz com a Rua Delmiro Gouveia (Bairro Salesianos).
(Foto - Divulgação)

SERVIDORES DA SAÚDE ESTADUAL VÃO ENTRAR EM GREVE A PARTIR DE QUARTA-FEIRA

Os servidores de nível médio e superior não médicos da Secretaria da Saúde do Estado decidiram, em assembléai geral realizada na tarde desta sexta-feira, entrar em greve a partir da próxima quarta-feira. Segundo lideranças do Sindicato Mova-se, que representa o conjunto da categoria, a única condição de o movimento de paralisação não vingar é a negociação envolver diretamente o governador Cid Gomes (PSB). Eles dizem não ter mais diálogo com a secretária do Planejamento e Gestão, Silvana Parente.
A catgoria reivindica um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs) e se diz discrimnada pelo governo que, através da Seplag, garantiu um novo PCCs apenas para os médicos. O líder sindicatl José Rodrigues adianta que na segunda e terça-feira os servidores estarão aguardando alguma resposta do governador para que a população não pense que eles estejam adotando media radical. Desde a administração Lúcio Alcântara que os servidores buscam a implabtação de melhorias salariais através de um novo plano de cargos e carreiras.
Os servidores garantem que, havendo mesmo a paralisação, respeitaram os 30% exigidos pela lei em termos de funcionamento do órgão, assegurando ainda serviços emergenciais.

FLASH DO ELIOMAR - JANTANDO COM CIRO

MARINA DA SILVA VEM ENDOSSAR PROGRAMA DE MEIO AMBIENTE DE LUIZIANNE LINS

E a ex-ministra do Meio Ambiente (Governo Lula), senadora Marina Silva, desembarcará em Fortaleza, neste sábado, por volta do meio-dia, para participar de ato da campanha de pró-reeleição da prefeita Luizianne Lins (PT). A partir das 15 horas, Marina conferirá, no Comitê da Praça Portugal, do lançamento do capítulo de Meio Ambiente do Programa de Governo de Luizianne para seu segundo mandato.
O programa de governo ambiental foi elaborado com a participação de diversas entidades e ativistas ligados à defesa do meio ambiente em nossa cidade. Através de um manifesto, diversos ambientalistas têm declarado apoio à reeleição de Luizianne por reconhecer suas ações na área: como a limpeza permanente de rios e lagoas e consolidação de projetos de educação ambiental nas escolas municipais.

* Confira os 13 pontos do Programa de Governo Ambiental de Luizianne

1. Fortalecer institucionalmente o Sistema de Gestão Ambiental,modernizando a estrutura de apoio à gestão ambiental, e criando a Célula de Geoprocessamento ambiental.

2. Ampliar a participação da sociedade civil organizada no Conselho Municipal de Meio Ambiente - COMAM;

3. Implantar o Sistema Digital de Consultas ao Licenciamento Ambiental, com disponibilização via internet dos processos de licenciamento ambiental;

4. Elaborar o diagnóstico sócio-ambiental participativo de Fortaleza;

5. Ampliar o programa de recuperação de lagoas e demais áreas degradadas, bem como criar novas e estruturar das Unidades de Conservação existentes, como o Parque Natural das Dunas da Sabiaguaba;

6. Intervir nas áreas de APPs (Área de Preservação Permanentes) das Bacias dos Rios Maranguapinho, Cocó e vertente marítima;

7. Efetivar o plano de ação governamental para o saneamento ambiental de Fortaleza: drenagem, esgotamento sanitário e reaproveitamento e reciclagem de resíduos sólidos;

8. Integrar ações nas áreas de meio ambiente, economia solidária e planejamento urbano;

9. Cadastrar os catadores de lixo, padronizar as caçambas, placas, fardamento e advertir sobre a obrigatoriedade de depositar o lixo em locais adequados;

10. Manter e expandir o programa Gari Comunitário, permitindo a coleta de lixo em área de difícil acesso;

11. Implantar política dos ECOPONTOS em parceria com outros órgãos públicos e privados, onde a população poderá entregar voluntariamente os entulhos da construção civil, materiais recicláveis, pilhas, baterias e pneus;

12. Utilizar o aterro sanitário municipal para a geração de energia, através de um modelo de desenvolvimento limpo, capturando créditos de carbono;

13. Realizar, apoiar e incentivar projetos e programas de educação ambiental que enriqueçam o conhecimento e a preservação ambiental de Fortaleza.

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA REGISTRO DE CANDIDATO DO PT EM GUAIÚBA

"O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou, ontem à noite, a cassação do registro da candidatura de Iran Holanda (PT), que disputa a eleição para a prefeitura de Guiaúba pela Coligação "Com a Força do Povo". Iran Holanda ainda tem contra sua candidatura os efeitos de uma Ação Civil por Improbidade, transitada em julgado, na Justiça Federal contra ele, e que devem ser discutidos no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cassação do registro foi solicitada pelo Ministério Público Eleitoral. Iran foi acusado por crime de improbidade administrativa.
Ex-Prefeito do Município, Iran Holanda foi condenado, e na setença foi decretada a suspensão dos seus direitos políticos nos próximos cinco anos, com a proibição de que seja feito contrato com o Poder Público ou de receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de cinco anos.

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA REGISTRO DE CANDIDATO DO PREFEITO DE PACOTI

A juiza eleitoral de Pacoti, Maria Tereza Farias Frota, decidiu cassar o registro da candidatura de Rômulo Cruz Gomes (PPS). A magistrada acatou representação interposta pela Coligação "Melhor Para Pacoti", composta por PSDB, PSB, PT, PMDB, PSC e Pc do B, e que apóia a candidatura de Edson Leite (PSDB).
Na representação, foram apresentados fatos e provas relacionados ao transporte de pessoas com o uso de ônibus escolares da Prefeitura do Município.
Rômulo Cruz - apoiado pela Coligação Pacoti, quem ama cuida - formada por PR, PTB, PP, PDT e PPS - é o atual prefeito e disputa a reeleição.
A magistrada determina a cassação do registro, bem como declara a sua inelegibilidade para as eleições a se realizarem nos três anos subsequentes à eleição de 2008.
O candidato diz que vai recorrer junto ao TRE.

(Senhores leitores, estamos tendo problemas para postar)

PREFEITA DE CAUCAIA AUTORIZADA A USAR IMAGEM DE LULA E CID EM CAMPANHA

"A presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Huguete Braquehais, concedeu ontem à noite liminar em ação cautelar inominada, derrubando a proibição do uso da imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Cid Gomes (PSB) na campanha da prefeita de Caucaia e candidata à reeleição da prefeitura de Caucaia, Inês Arruda (PMDB). A proibição havia sido imposta na última terça-feira por decisão unânime do Pleno do TRE, que determinou que as propagandas em que Inês aparece ao lado de Lula deviam ser retiradas em 24 horas.
Com a liminar concedida ontem, a candidata poderá voltar a usar imagens de Lula e Cid em sua campanha eleitoral, apesar de o PT e o PSB integrarem a coligação que o apóia o candidato adversário dela no município, deputado estadual Washington Góis (PRB), que também utiliza a imagem do presidente e do governador.
A liminar toma por base uma decisão do TSE que permitiu, no município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, que o candidato Paulo Rubem Santiago Ferreira (PDT) use imagens do presidente Lula em sua campanha, mesmo num cenário político em que o PT mantém uma candidatura própria, encabeçada por André Wilson de Queiroz Campos. O petista já havia obtido decisão do TRE de Pernambuco a seu favor, mas esta foi derrubada pelo TSE.

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

AGÊNCIA BANCÁRIA PÁRA POR CAUSA DA OI

E a agência da Caixa Econômica Federal do Náutico está parada nesta sexta-feira. Segundo funcionários do banco, por causa de problemas no link da Oi.
A clientela é só revolta.

PROCURADOR DA REPÚBLICA PEDE CONDENAÇÃO DE COLLOR

"O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, encaminhou parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a condenação do senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello por peculato (desviar ou apropriar-se de recursos públicos), corrupção passiva e falsidade ideológica. Somadas, as penas máximas previstas para esses crimes chegam a 25 anos de prisão. O processo foi aberto há oito anos e está em fase conclusiva. O relator, ministro Carlos Alberto Direito, ainda não marcou a data do julgamento.
Collor é investigado num esquema de pagamento de propina por empresários de publicidade a agentes públicos. Em troca, eram providenciadas, por meio de fraude, vitórias às empresas em licitações públicas. As irregularidades teriam ocorrido durante o mandato de Collor na Presidência da República. Outras sete pessoas são alvo do processo: Osvaldo Sales, Almir Sales, Claudio Vieira, que era secretário particular do ex-presidente, o advogado Chucre Suaid, e os publicitários Éber de Melo, Homero Fernandes Júnior e José Heliton de Vasconcelos.
O caso chegou ao STF em outubro de 2007, após Collor ter sido eleito senador e, com isso, conquistado o direito ao foro privilegiado."

(O Globo)

COLÍRIO DO BLOG


Em meio a tantos questionamentos sobre a construção do Hospital da Mulher, que tal imaginar o seu hospital para receber esse mulherão chamado Priscila Farias? E aí, vai um "Lexotanzinho" ou "Gardenal" pra agüentar a barra?

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM TEM NOVO COMANDO


Álvaro cumprimentado pela ex-titular do Coren, Nadja Gurgel.

A nova diretoria do Conselho Regional de Enfermagem tomará posse nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no Hotel Diogo. Após 12 anos a frente da entidade, Najla Gurgel passará o comando da autarquia fedeal para o enfermeiro Álvaro Alberto de Bittencourt Vieira. Ele responderá por um mandato de quatro anos. O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Néri da Silva, participará da solenidade. Atualmente, o Coren conta com cerca de 40.200 profissionais de enfermagem associados. A solenidade marcará também a reaproximação do Conselho com as entidades e associações da categoria como a Associação Brasileira de Enbfermagem, regional Ceará.

(Foto- F. Lifmann)

PREFEITA DARÁ "ABRAÇO" NO LOCAL ONDE ESTÁ EM CONSTRUÇÃO O HOSPITAL DA MULHER

E a prefeita Luizianne Lins (PT) comandará neste sábado, a partir das 10 horas, o que a sua assessoria de campanha definiu como "Abraço ao Hospital da Mulher". Ao lado de militantes, Luizianne abraçará todo o local onde a obra começou a ser feita, no antigo Jóquei Clube como forma de mostrar que a gestão petista prioriza a saúde e cumpre a palavra em termos de promessas. O Hosptial da Mulher, segundo a assessoria da campanha do PT, está sendo alvo de muitos ataques injustos e é projeto que virá garantir para a mulher um atendimento da mais alta qualidade.

Tudo bem. Ninguém questiona o futuro Hospital da Mulher e seus objetivos . Este Blog lamenta, no entanto, é que esse empreendimento tenha virado um instrumento de muita demagogia. Tanto do lado da oposição como do lado da prefeita.

PRINCÍPIO DE REBELIÃO NO IPPS NESTA MADRUGADA ACABA EM MORTE

Um princípio de rebelião foi registrada por volta das 2 horas da madrugada desta sexta-feira no Instituto Penal Paulo Sarasate, situado em Aquiraz (Região Mstropolitana de Fortaleza). Segundo as primeiras informações liberadas, houve confronto entre presos e dois acabaram mortos. O Batalhão de Choque chegou momentos depois e permaneceu durante toda a madrugada.
As mortes poderiam estar ligadas ao retorno de seis detentos considerados de alta periculosidade que estavam no presídio de segurança máxima de Campo Grande (MTS).
O caso será apurado pela Delegacia de Aquiraz. Os dois presos mortos não tiveram nomes revelados.

IBOPE - MANUEL SANTANA É LÍDER ABSOLUTO DA PREFERÊNCIA EM JUAZEIRO DO NORTE

"Manoel Santana (PT), hoje, com uma significativa diferença de votos, segundo a pesquisa contratada pelo Diário do Nordeste ao Ibope, seria eleito prefeito do município de Juazeiro do Norte, uma das três mais importantes cidades do Interior cearense, caso as eleições acontecessem hoje. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 16 últimos, com 301 eleitores, maiores de 16 anos, divididos por sexo, grupos de idade, instrução e atividade. A margem de erro é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos. Nas entrevistas pessoais foram utilizados questionários elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.A equipe de entrevistadores contratada pelo Ibope foi devidamente treinada para abordagem do tipo de público ouvido. Aproximadamente 20% dos questionários foram fiscalizados e a pesquisa está registrada no cartório da 119ª Zona, em Juazeiro do Norte, sob o nº 99699/2008."

ESTIMULADA
Manuel Santana (PT) - 52%
Ma\nuel Salviano (PSDB) - 25%
Carlos Cruz (PP) - 10%
Gorete Pereira - 3%
BRANCOS/NULOS - 2%
NÃO SABE - 7%

ESPONTÂNEO
Manuel Santana - 49%
Manuel Salviano - 22%
Carlos Cruz - 7%
Gorete Pereria - 2%
BRANCOS/NULOS - 7%
NÃO SABE - 13%

REJEIÇÃO

Carlos Cruz - 35%
Gorete Pereira - 34%
Manuel Salvioano - 22%
Manuel Santana - 19%

* 65% dos eleitores de Juazeiro afirmam que o Dr. Santana será o próximo prefeito e 23% apontam Manoel Salviano, 2% Carlos Cruz e 1% Gorete Pereira.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

UFA! PREFEITURA ENTREGA ALVARÁ DO HOSPITAL DA MULHER

A prefeita Luizianne Lins (PT) encaminhou ao juiz Carlos Rodrigues Feitosa, da 115ª Zona Eleitoral de Fortaleza, na tarde desta quinta-feira, o alvará de construção do futuro Hospital da Mulher. O documento, segundo assessores do TRE, foi expedido com a data de ontem, 17 de setembro, e assinado pela Secretária Daniela Valente Martins. Ou seja, após a solicitação da Justiça de apresentação do referido alvará.
A pedido da Coligação “Fortaleza em Movimento”, o magistrado determinou, na última terça-feira, dia 16, a apresentação, em 24 horas, do documento pela prefeita. Em contato com esse Blog, o advogado da Coligação, Carlos Monteiro, avaliou, ao analisar o alvará expedido pela Prefeitura, que "a emissão do documento com data de ontem dia 17, configura a clandestinidade da obra, cuja a utilização na propaganda eleitoral objetivou enganar o eleitor, ferindo o Código de Defesa do Consumidor, por passar uma idéia de que a obra já estava feita, ao utilizar uma imagem virtual do Hospital da Mulher".
A jornalista Ana Claudai Perez, assessora da prefeita, garante que o município entregou toda a documentação e que "está tudo dentro da legalidade".

SERVIDORES DA SAÚDE AMEAÇAM GREVE


Os trabalhadores da Secretaria da Saúde do Ceará estão revoltados com o Governo Cid Gomes. Este Blog recebeu nota, nesta quinta-feira, assinada pelo sindicalista José Rodrigues. Eis a nota de uma categoria que luta por plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) justo.


TRABALHADORES NA LUTA PELO PCCS/SESA X GOVERNO CID GOMES

Os profissionais da saúde publica estadual continuam revoltados, indignados e repudiando a forma discriminatória do governo CID GOMES que, até esta data, não apresentou contraproposta e /ou proposta aos demais profissionais as saúde publica estadual que, desde 15.04.08 encaminharam um pleito do gênero. A categoria encaminhou para o governo projeto único do PCCS/SESA, desde 15.04.08. Isso para todos grupos das categorias funcionais da saúde, desde o auxiliar de serviços ao mais graduado servidor.
Enquanto trabalhadores da saúde pública estadual estão sem qualquer proposta oferecida por parte do governo estadual, os médicos recebem uma proposta irrecusável de 238% (DUZENTOS TRINTA E OITO POR CENTO), contemplando a todos com um PISO SALARIAL de R$ 2.296,00 (DOIS MIL DUZENTOS E NOVENTA SEIS REAIS), a partir de SETEMBRO/08, e mais o PCCS individual, que será pago até 2010, com todas vantagens e direitos funcionais garantidos e, lei específica para a categoria.
Em assim sendo, o MOVA-SE, Sindicato geral dos trabalhadores públicos estaduais do Ceará, após 5 meses de ESTADO DE GREVE, decretado em 14.05.08, com realizações de reuniões e paralisações de 2 horas de advertência em todas as unidades e hospitais públicos da saúde, esclarece à população cearense que continuará lutando por um “PCCS/SESA” que, há mais de 15 anos se encontra defasado nas suas diretrizes, normas e critérios que estabelecem e disciplinam toda a sua existência .
Por ocasião da Assembléia realizada em 12.08.08, na SESA, foi aprovado em comum acordo com todos trabalhadores presentes que, nesta sexta-feira, às 14 horas, na sede da SESA, seria realizada uma ASSEMBLÉIA GERAL com todos os trabalhadores as Saúde Pública Estadual para votar o indicativo de GREVE NA SAÚDE pelo não atendimento do governador para negociar o “PCCS/SESA”.

José Francisco Rodrigues
Membro da MENPSUS/CE
Membro do FUASPEC

* O SERVIÇO PÚBLICO ainda é a melhor opção de Saúde Pública para todos!!!

POLÍCIA FEDERAL DIZ QUE MALETAS DA ABIN NÃO SERVEM PARA ESCUTAS TELEFÔNICAS

"Servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ainda comemoram a divulgação do relatório da Polícia Federal (PF), que afirma que os equipamentos da agência não são capazes de realizar escutas telefônicas (leia mais) “É fácil ver o sorriso nos rostos dos agentes hoje. São agentes que sofreram muita pressão. Essa situação deixa muita gente satisfeita”, afirmou ao Congresso em Foco um funcionário do órgão, que pediu para não ser identificado. "É um momento especial", complementou. Segundo ele, a divulgação desta quinta-feira (18) serve para corroborar com a posição de cautela que a Abin adotou desde quando foi divulgado o diálogo entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO).
Ontem (17), em depoimento à CPI dos Grampos da Câmara, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, reafirmou que foi informado pelo Exército de que a Abin poderia ter equipamentos capazes de realizar escutas telefônicas clandestinas (leia mais). "

(Congresso em Foco)

COLÉGIO MASTER EM DIA DE HOMENAGEM


Herbênia, Paulo Gomes e Nazareno Oliveira.

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Tin Gomes (PHS), que é postulante a vice-prefeito de Luizianne Lins (PT), foi homenageado nesta quinta-feira pelo Colégio Master. Tin trabalhou pela aprovação do novo plano de cargos, carreiras e salários dos docentes do município e criou uma rede de apoio, na área do esporte, para as escolas particulares de Fortaleza.
No ato, coordenado pelos diretores Nazareno Oliveira e Herbênia, Tin Gomes foi representado pelo sobrinho, Paulo Gomes, candidato a vereador pelo PMDB, pois estava em compromisso político com Luizianne.

GOOGLE EXCLUI COMUNIDADE LEI MARIA DA PENHA DO ORKUT

"Dirigente da Rede Risco Mulher Brasil e representante do Fórum de Mulheres do Mercosul/Brasil-Bahia, a jornalista baiana Vera Mattos afirma ter tido a comunidade Lei Maria da Penha: nº 11.340 - da qual é co-fundadora - excluída do site de relacionamentos Orkut, no último dia 16. Segundo Vera, a comunidade tinha 6.100 participantes e desenvolvia um papel importante no combate à violência contra a mulher, divulgando informações e acompanhando processos em todo o país. “Não entendemos nada (refere-se à outra fundadora da comunidade, Ana Maria Bruni), pois a comunidade, que já existe há cerca de três anos, se dedica à difusão da Lei Maria da Penha e presta esclarecimentos sobre como utilizar a norma legal e proteger as mulheres”, relata Vera.
A equipe de reportagem do A TARDE ON LINE acessou o site às 15h desta quinta-feira e, no momento, 40 comunidades relacionadas ao tema apareciam no Orkut. Um delas, inclusive, tinha o mesmo dono, mas tinha como moderador um outro nome e apenas 636 membros. Segundo Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google no Brasil, empresa responsável pelo site, a pedido do Tribunal Regional Eleitoral, muitos perfis e comunidades estão sendo excluídos do Orkut por apresentarem conteúdo eleitoreiro."

* Da Tarde Online, leia aqui.

TSE DIVULGARÁ ELEITOS NO MESMO DIA DO PLEITO


"O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) trabalha com a expectativa de que, já na noite de 5 de outubro, dia das eleições municipais, todos os prefeitos e vereadores eleitos no País sejam conhecidos. A apuração dos votos deve ser concluída até as 22 horas, ou seja, cinco horas após o encerramento da votação. Na eleição municipal os votos são apurados pelas juntas eleitorais, que transmitirão os dados de votação das seções apuradas para totalização, a partir de local previamente estabelecido pelo Tribunal Regional Eleitoral.Este ano serão eleitos 5.563 prefeitos e 52.137 vereadores. Em 77 cidades há a possibilidade de o prefeito ser eleito em segundo turno, caso nenhum candidato consiga a maioria absoluta dos votos no dia 5. Nesses municípios existem mais de 200 mil eleitores, exigência da legislação eleitoral para que a disputa seja decidida em uma segunda votação. O segundo turno será em 26 de outubro.Com base em eleições anteriores, o TSE estima que cada eleitor gaste, em média, 40 segundos para votar. Será necessário apertar nove teclas da urna eletrônica para concluir a votação. O primeiro voto é para vereador, que é identificado por cinco dígitos. Após confirmar a sua escolha, o eleitor deve digitar os dois algarismos que representam o seu candidato a prefeito e também confirmar a sua escolha."

(Site do TSE)

SEMANA NACIONAL DE DOAÇÃO DE ÓRGÃIOS SERÁ LANÇADA EM FORTALEZA

O Instituto Doutor José Frota (IJF) vai ser sede, na próxima segunda-feira, da solenidade de abertura da Semana Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, em Fortaleza. O ato terá início às 8h30min, no auditório do 8º andar do hospital. Na programação, ato ecumênico e homenagem aos servidores que se destacam no processo de doação de órgãos. A Semana tem por objetivo incentivar a população a ser doadora de órgãos e comunicar a seus familiares esta decisão.

DETALHE - O IJF é o maior captador de órgãos e tecidos do Ceará, sendo responsável, em média, por 90% dos órgãos captados no Estado a cada mês. E não é só por conta do perfil do paciente, que já chega grave ao hospital, mas pelo envolvimento de toda uma equipe multidisciplinar que realiza uma busca por doadores. Nesse ponto, merece elogios.

TV DIÁRIO FARÁ DEBATE COM PREFEITURÁVEIS ADOTANDO UM FORMATO OUSADO

Vem aí o debate dos "prefeituráveis" da TV Diário (Canal 22 - aberto). Será no próximo domingo, às 21 horas, com a mediação do jornalista e editor de Política do Diário do Nordeste, Edison Silva.
Serão quatro blocos, sendo que dois deles terão a participação do candidato definida pelo mediador. Ou seja, sem sorteio. O tema é que será sorteado.
Haverá bloco em que os candidato perguntará para candidato e o último dedicado às considerações finais.
O debate vai durar duas horas e meia, pelo visto, com um formato ousado.

DETALHE - O uso do palm top será permitido.

ANALFABETISMO REGISTRA MENOR ÍNDICE EM 15 ANOS, MAS CONTINUA ALTO NO NORDESTE


"A taxa de analfabetismo no Brasil (10%) caiu em 2007 e atingiu o menor índice em 15 anos. Em termos absolutos, no entanto, representa 14,1 milhões de pessoas ou um em cada dez brasileiros com 15 anos ou mais. Em 1992, 32,7% da população não sabiam ler e nem escrever um bilhete.As informações constam da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada hoje (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostrou também queda do percentual em todas as regiões do país. O analfabetismo, contudo, continua mostrando disparidades. Na Região Nordeste, por exemplo, apesar de a taxa ser de 19,9% - a menor em 15 anos - é quase o dobro da média nacional e quase o quádruplo do apurado no Sul (5,4%), a menor marca do país. A maioria das pessoas que não sabe ler nem escrever tem 25 anos de idade ou mais (12,5%) e a minoria, entre 15 e 17 anos. A maior parte é de homens - um a cada dez - e entre as mulheres, a taxa é de 9,8% , metade do índice registrado há 15 anos."

* Da Agência Brasil, leia mais aqui.

FORTALEZA ASSISTIRÁ A UMA NOITE EM PERNAMBUCO


Tudo pronto para o evento "Pernambuco pra Você". Trata-se de uma noite de divulgação do potencal turístico do Estado de Pernambuco, que ocorrerá dia 23 próximo, a partir das 19 horas, no Hotel Oásis Atlântico. A promoção é do governo Eduardo Campos, Secretaria do Turismo do Recife e Convention Bureau do Recife. Gastronomia, artesanato e shows. O projeto de promoção turística é composto também por rodadas de negócios com empresários pernambucanos.
A ordem é buscar um incremento de 15% a partir da venda do destino, por meio de agências de viagem, segundo autoridades pernambucanas.
A comitiva desse Estado é formada por 70 pessoas. Participam empresários, artistas e representantes do setor turístico local.

DETALHE - Elogiável o qeu Pernambuco vem fazendo, pois observa-se a parceria governo, prefeitura e empresários, o que por aqui, e lamentavelmente, nem sempre se vê na prática.

O SECRETÁRIO DA SAÚDE DE FORTALEZA E A RUBÉOLA


Fortaleza é uma das capitais do Brasil com melhor índice de vacinação contra a rubéola. Eis o que vai dizer nesta sexta-feira, durante entrevista coletiva, o secretário municipal da Saúde, Odorico Monteiro. Ele anunciará um balanço parcial da campanha e informará sobre as ações de encerramento. A coletiva ocorrerá às 8 horas, no auditório da SMS, localizado na rua do Rosário, 283, Centro. A meta do Ministério da Saúde é erradicar a rubéola no país, vacinado 70 milhões de brasileiros. O ministro da saúde já considera a campanha a maior já realizada no planeta. O Brasil acaba de bater um recorde histórico, com a vacinação de mais de 53,4 milhões de pessoas do dia 9 de agosto ao dia 12 de setembro, superando o número de pessoas imunizadas no decorrer da campanha contra o sarampo em 1992. Este quadro representa 76,25 % da cobertura desejada.
E em Fortaleza os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde e das secretarias executivas regionais definiram a seguinte meta: vacinar 95% da população na faixa etária de 20 a 39 anos.

DETALHE - Essa coletiva, claro, tem componente também político. A saúde virou o principal alvo dos candidatos de oposição à prefeita luiziane lins. (PT). Odorico vai vender seu peixe.

IBGE - TRABALHADOR BRASILEIRO ESTÁ MAIS QUALIFICADO, MAS O SALÁRIO...

"O trabalhador brasileiro ficou mais qualificado no ano passado, mas ainda ganhava menos do que em 1997, revela a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2007 (Pnad 2007) divulgada nesta quinta-feira (18). De acordo com os números da pesquisa do IBGE, de 2006 para 2007 caiu a parcela dos trabalhadores ocupados que estudaram até sete anos e aumentou o percentual de pessoas que estudaram de oito e dez anos (+5,4%) e 11 anos ou mais (+ 5,9%). Junto à escolaridade, a renda também cresceu em relação aos anos anteriores, com o maior ganho médio desde 1999. No entanto, o rendimento médio mensal do trabalhador em 2007 ainda é menor do que era em 1997: diminuiu de R$ 1.011 para R$ 960 no período.
Na comparação 2007/2006, o rendimento das pessoas ocupadas cresceu 3,2%; ritmo inferior em relação ao aumento observado em 2006 (7,2%) e 2005 (4,5%).
“De 1997 pra cá, a economia apresentou problemas e a retomada só começou em 2004. Por conta da concentração de renda, o processo ainda é lento”, disse Eduardo Pereira Nunes, presidente IBGE, nesta quinta-feira (18), ao anunciar os resultados."

(Portal G1)

ALÔ, ALÕ! TELEFONIA CELULAR AVANÇA NO BRASIL

"Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira mostram o avanço que a telefonia celular teve entre os brasileiros. De 2006 para 2007, o crescimento do número de domicílios que têm somente celulares foi de 17,8%, o que corresponde a 17,6 milhões. Para se ter uma dimensão do crescimento, em 2001, ano em que os celulares começaram a ser computados na pesquisa, esse número estava em 3,66 milhões.
Com isso, a proporção de residências que contam somente com o celular é de 31,6%. Esse avanço fez com que o número de domicílios que possuem algum tipo de telefone (fixo ou móvel) alcançasse 77,7%, o que corresponde a 43,14 milhões. Outra constatação que a pesquisa trouxe foi que, com o avanço dos celulares, tem diminuído o número de casas que tenham somente o telefone fixo: de 2006 para 2007 houve um decréscimo de 11,8%.
Segundo William Kratochwill, especialista do IBGE, há uma explicação possível para esse crescimento significativo. "O celular era uma demanda de comunicação reprimida por falta de acesso, mas o barateamento dos aparelhos e o acesso mais fácil podem ter contribuído para esse aumento", analisa. "Um celular pré-pago é muito mais barato do que uma televisão, por exemplo, e pode até sair de graça dependendo do plano da operadora", explica."

(Folha Online)

DEPUTADO DEFENDE REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE CABELEIREIRO


E o deputado estadual Francisco Caminha (PHS) abriu a sessão da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira, fazendo loas aos cabelereireiros. A partir daí, ele defendeu a regularmentação dessa profissão, justificando que essa turma mexe com produtos químicos que podem provocar alergias ou apresentar reações diversas.
Para comprovar, disse o parlamentar que dia desses foi beijar os cabelos de uma amiga e acabou passando alguns dias com a boca inchada.
Nada de cenas de ciúme em casa, é claro.
Foi o produto químico mesmo, garantiu um amigo de Caminha, que pediu reservas.

ALÔ, ALÔ! AUMENTA ACESSO DO BRASILEIRO À TELEFONIA

"Dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira mostram o avanço que a telefonia celular teve entre os brasileiros. De 2006 para 2007, o crescimento do número de domicílios que têm somente celulares foi de 17,8%, o que corresponde a 17,6 milhões. Para se ter uma dimensão do crescimento, em 2001, ano em que os celulares começaram a ser computados na pesquisa, esse número estava em 3,66 milhões.
Com isso, a proporção de residências que contam somente com o celular é de 31,6%. Esse avanço fez com que o número de domicílios que possuem algum tipo de telefone (fixo ou móvel) alcançasse 77,7%, o que corresponde a 43,14 milhões. Outra constatação que a pesquisa trouxe foi que, com o avanço dos celulares, tem diminuído o número de casas que tenham somente o telefone fixo: de 2006 para 2007 houve um decréscimo de 11,8%.
Segundo William Kratochwill, especialista do IBGE, há uma explicação possível para esse crescimento significativo. "O celular era uma demanda de comunicação reprimida por falta de acesso, mas o barateamento dos aparelhos e o acesso mais fácil podem ter contribuído para esse aumento", analisa. "Um celular pré-pago é muito mais barato do que uma televisão, por exemplo, e pode até sair de graça dependendo do plano da operadora", explica."

(Folha Online)

SINDICATO APEOC PROMOVE SABATINA COM "PREFEITURÁVEIS" DE CAMOCIM

O Sindicato Apeoc realizará em Camocim (Litoral Oeste) entrevistas com os "prefeituráveis" do município. Ali, são dois candidatos: Chico Vaulino (PP) e Mônica Aguiar (PSB), mulher do deputado estadual Sérgio Aguiar (PSB).
Será neste sábado.
Chico Vaulino será entrevistado das 8h30min às 9h45min, no auditório do Instituto São José (Centro), tendo como entrevistador o professor Antônio Júnior, vice-presidente regional Norte do Sindicato Apeoc.
Das 10h30min às 11h45min, será a vez da candidata Mônica Aguiar, também entrevistada pelo professor Antônio Júnior.
A ordem é ouvir de cada um suas propostas sobre a área educacional e cobrar compromisso com pauta de reivindicações dos professores de Camocim. Entre os apelos, a implementação, a partir de janeiro de 2009, do piso salarial nacional da categoria, que ficou em R$ 950,00.

DETALHE - Portões abertos.

IBOPE - GUILHERME LANDIM LIDERA NA PREFERÊNCIA EM BREJO SANTO

Se a eleição fosse hoje, o candidato Guilherme Landim (PSB), filho do deputado Welington Landim, seria eleito prefeito de Brejo Santo (Região do Cariri) com 63% dos votos, segundo pesquisa do Ibope. O segundo colocado, com 31%, é o candidato Edmilson Costa (PSDB). Os votos brancos/nulos chegam a 3%, não sabe em quem votar registra 1% e não responderam 2%. Guilherme lidera em todas as faixas: escolaridade, idade, sexo e renda familiar.
O Ibope mostrou os nomes dos candidatos e perguntou aos eleitores em quem não votariam "de jeito nenhum para prefeito de Brejo Santo". O índice de rejeição de Edmilson alcançou 56% contra 26% de Guilherme. Dez por cento não responderam e 8% não sabem.
O Instituto quis saber, ainda, qual será o futuro prefeito do município, independente da intenção de voto. O resultado foi o seguinte: 67% responderam que seria Guilherme contra 18% para Edmilson.

TSE INDEFERE REGISTRO DE CANDIDATA EM VIÇOSA DO CEARÁ

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) impugnou o registro de candidatura de Silvana Maria Carneiro Fontenele, que pretendia disputar a vaga de prefeito de Viçosa do Ceará. A Corte a considerou inelegível, porque, nos últimos doze anos, parentes comandaram a prefeitura da cidade, o que configura a perpetuação de uma mesma família no poder, contrariando o artigo 14, parágrafo 7º da Constituição Federal. O plenário acompanhou o voto do relator, ministro Marcelo Ribeiro, no sentido de aceitar recurso da coligação “Viçosa Volta para Mudar”, composta pelos partidos PRB, PT, PSB, PPS, PMDB e PP. Com isso, o TSE reforma as decisões de primeira e segunda instâncias que validavam a candidatura de Silvana Fontenele.
A defesa alegou que não há impedimento para a concessão do registro, por considerar que não houve perpetuação da mesma família no poder. Mas na avaliação do ministro Marcelo Ribeiro, a presença da pré-candidata na eleição levaria ao risco de um quarto mandato consecutivo de integrantes da mesma família à frente do Poder Executivo Municipal.
O ministro lembrou que o marido de Silvana foi prefeito por dois mandatos, entre 1997 e 2004, para depois assumir o cargo o cunhado dela, que desincompatibilizou nos seis meses que antecedem a eleição, portanto, dentro do prazo previsto na legislação. Apesar disso, não se afasta a condição de inelegível de Silvana Fontenele, julgou o TSE."

(Site do TSE)

QUER JANTAR COM CIRO GOMES?


O deputado federal Ciro Gomes (PSB) dará palestra sobre Conjuntura Política, Econômica e Cirse dos EUA nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no La Maison Dunas. Será durante jantar-adesão pró-candidata Patrícia Saboya, postulante do PDT à Prefeitura de Fortaleza.
Segundo a organização, o jantar contará com mais de dois mil convidados. Já foram vendidos mil e duzentos convites e mais mil foram colocados à venda nas últimas horas. O preço não é tão salgado: R$ 100,00 por cabeça. No mesmo local, houve jantar-adesão pró-Luizianne Lins (PT), com a garfada custando R$ 500,00.

DETALHE - Após a palestra, dizem, o deputado Ciro Gomes promete revelar alguns segredos da novela "A Favorita", onde a protagonista é sua mulher, Patrícia Pillar.

ARRECADAÇÃO DO CEARÁ CRESCE MAIS DE 33%

"A receita de arrecadação tributária do Ceará mantém a seqüência de crescimento dos últimos meses. Os dados da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulgados ontem pelo titular da pasta, Mauro Benevides Filho, apontaram, em agosto, para um montante arrecadado de R$ 756,1 milhões, um incremento de 33,2% em relação a agosto de 2007. Segundo o secretário, um recorde para um mês. No acumulado do ano, o Estado recolheu 22,56% a mais que o ano passado, fechando com R$ 5,6 bilhões. Também em relação a julho, o percentual de agosto sobrepôs a arrecadação em 14,36%. Os resultados são a soma da receita própria com a receita de transferências do Governo Federal para o Estado. "O preâmbulo da arrecadação se dá pelos aumentos da eficiência da máquina fiscal, mesmo com a redução da carga tributária. Por exemplo, produtos primários, a gente reduziu ou isentou quase tudo", comentou o titular da Fazenda. Ele quis deixar claro que os bons resultados não têm a ver com arrocho fiscal. Para o final deste ano, a projeção da Sefaz é que a conta do Ceará possa ter R$ 4,5 bilhões somente de recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que representa um crescimento de 17% em relação a 2007. De 2005 para cá, estas altas foram puxadas pelo setor de combustíveis, que cresceu 41,95% na arrecadação, isto, ressalta Mauro Filho, mesmo após a redução de imposto sobre o Gás Natural Veicular (GNV) de 1.83% para 1.79%. Na seqüência, influenciaram no "empurrão" da receita estadual os segmentos da indústria (34,3%), produtor agropecuário (28%), energia elétrica (16,6%) e o comércio varejista (14,8%). O secretário destacou ainda que o Estado está crescendo quase quatro vezes o ritmo da atividade econômica cearense e quase seis vezes o nacional, "o que demonstra que o Ceará foi capaz, mesmo com a redução de impostos, de chegar a um bom patamar arrecadatório."

(Jornal O POVO)

LULA É A FAVOR DA UNIÃO CIVIL ENTRE HOMOSSEXUAIS

"Pela primeira vez, de forma clara, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a união civil entre homossexuais e disse que é preciso acabar com a hipocrisia sobre o tema no país. Em entrevista à TV Brasil — na estréia do programa 3 a 1 — Lula, entrevistado por três jornalistas, esquivou-se de dizer se o governo pretende enviar ao Congresso projeto de lei sobre o assunto. Disse apenas que câmaras de vereadores, assembléias legislativas e o Congresso têm tratado da questão. Mas foi claro na defesa dos direitos dos homossexuais.
— Temos que parar com hipocrisia, porque a gente sabe que existe. Tem homem morando com homem, mulher morando com mulher e muitas vezes vivem bem, de forma extraordinária. Constroem uma vida junto, trabalham juntos e por isso eu sou favorável — disse.
Em seguida, criticou os que são contrários à união civil:
— Uma coisa que me cala profundamente é porque os políticos que são contra não recusam os votos deles, porque o Estado brasileiro não recusa os imposto de renda que eles pagam? O importante é que sejam cidadãos brasileiros, respeitem a Constituição e cumpram com seu compromisso com a nação. O resto é problema deles e eu sou defensor da união civil."

( O Globo)

PREFEITA TEM MENOS DE 24 HORAS PARA ENTREGAR ALVARÁ DO HOSPITAL DA MULHER

"A prefeita Luizianne Lins (PT) entregará hoje toda a documentação relacionada ao Hospital da Mulher à Justiça Eleitoral. Quem garantiu foi o procurador-geral do Município, Martônio Mont'Alverne. De acordo com Martônio, Luizianne foi notificada na tarde de ontem, por volta das 14 horas e que, em nenhum momento, recusou-se a receber o documento, conforme especulou a oposição. "Nós entregaremos amanhã (hoje) toda a documentação necessária ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral), para que não haja dúvidas", afirmou. A solicitação, feita na última terça-feira, 16, partiu do juiz eleitoral da 115ª Zona de Fortaleza, Carlos Rodrigues Feitosa, atendendo à representação movida pela coligação "Fortaleza em Movimento", da candidata Patrícia Saboya (PDT). A pedetista questiona a forma como o futuro Hospital da Mulher vem sendo apresentado na campanha da atual prefeita à reeleição. De acordo com o chefe da 115º zona eleitoral, Clélio Kremer, a prefeita Luizianne Lins (PT) foi notificada ontem por um oficial de Justiça para que apresente ao TRE o alvará de edificação do Hospital da Mulher, em 24 horas. Kremer explicou que a decisão de enviar um oficial de Justiça foi tomada pelo juiz eleitoral Carlos Rodrigues Feitosa depois que um funcionário do TRE tentou, na terça-feira passada, notificar a Prefeitura e a chefia de gabinete de Luizianne se recusou a receber a notificação alegando que somente a prefeita poderia receber o ofício."

(Jornal O OVO)

LÚCIO REBATE CIRO GOMES SOBRE FALTA DE PROJETOS BANCADOS PELO BNDES EM SUA GESTÃO


E o ex-governador Lúcio Alcântara rebate, na Coluna Vertical do O POVO desta quinta-feira, crítica do deputado federal Ciro Gomes (PSB) dando conta de que a gestão passada não contratou nenhum projeto com o BNDES. A crítica foi veiulada tambem neste Blog. Confira a resposta de Lúcio:

“Como representante do povo cearense em Brasília, o deputado Ciro Gomes está muito mal informado. Convinha conhecer melhor os assuntos antes de falar. Ao contrário do que afirmou em programa de rádio - e esta Coluna repercutiu -, o BNDES tinha sim projetos contratados pelo governo do Ceará durante minha administração.

Eis a relação, com os respectivos valores e datas das contratações:
* Porto de Pecém - Terminal de Múltiplo Uso de Transporte (TMUT) - R$ 150 milhões (07/04/06);
* Infra-estrutura para o Aquiraz Riviera Golf e Beach Vilas - R$ 55 milhões (02/06/06); * Aproveitamento do Potencial Hidro-Agrícola - R$ 41,73 milhões. (02/06/06);
* Canal da Integração - Trechos 2 e 3 - R$ 71,82 milhões (02/06/06).
Total R$ 318,55 milhões.”

Lúcio disse ter pego o Estado em situação difícil, no que precisou equilibrar contas. Ele ainda complementa sobre Ciro: “Reincide o deputado Ciro Gomes na compulsão para distorcer fatos e tentar reconstruir verdades em favor de seus interesses”.

CEARÁ É O 22º NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

"No ranking dos 27 estados brasileiros, o Ceará aparece em 22º lugar do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2005, dado mais recente do relatório ‘‘Emprego, Desenvolvimento Humano e Trabalho Decente – A experiência brasileira recente’’. Entre 1991 e 2005, o Estado saiu de um índice geral de 0,604 para 0,723, numa tendência de crescimento constante. Apesar do número atual ser maior que a média nordestina (0,720), o Ceará fica atrás de estados como Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte, mas à frente de Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Alagoas, que ficou na última colocação, com Índice de Desenvolvimento Humano de 0,677 em 2005. O primeiro lugar ficou com o Distrito Federal, que traz índice de 0,874. Os números revelam que todos os 11 melhores IDHs são de unidades da federação localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Já os piores são nos nove estados nordestinos, já que não há um estado sequer do Nordeste com IDH melhor que o de qualquer outra parte do Brasil.Apesar de registrar os piores números desde a década passada, o Nordeste foi a região que teve o maior aumento em seu IDH: 16,3%. Depois vêm as regiões Sudeste e Centro-Oeste, ambos com 10,9%. O Sul, que mantém os seus três estados entre os seis primeiros IDHs do Brasil também desde a década passada, foi o que menos evoluiu no indicador de desenvolvimento humano: 8,5%. Dos dez estados com maior variação no índice, nove estão no Nordeste brasileiro. O relatório foi lançado esta semana, num esforço conjunto da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O IDH é resultado da média de três componentes - educação, longevidade e renda - e mede as diferenças entre países, estados e municípios.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag) e com o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), mas os dois órgãos informaram que só poderiam comentar os resultados depois de ter acesso aos dados completos do relatório. "

(Diário do Nordeste)

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

MARINA DA SILVA DEVE PARTICIPAR DE ATO PRÓ-LUIZIANNE LINS


O Partido dos Trabalhadores do Ceará articula a vinda da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina da Silva, para evento de campanha da prefeita Luizianne Lins, candidata à reeleição. Luizianne é muito amiga de Marina que, quando à frente da pasta, visitou Fortaleza em missão oficial e respaldou vários projetos da gestão.

Marina, atualmente, é senadora e colunista da Folha e vem percorrendo alguns pontos do País discursando em favor de nomes que define como progressistas e importantes para a transformação do cenário político nacional.

LULA SANCIONA A LEI GERAL DO TURISMO

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta quarta-feira (17) a Lei Geral do Turismo, a primeira lei única do setor, que visa melhorar a qualidade dos serviços prestados ao turista e incentivar viagens dentro do país. A lei define responsabilidades e regula as atividades da iniciativa privada responsável pela oferta de serviços e produtos turísticos no Brasil. Na cerimônia, que ocorreu no Palácio do Planalto e teve início por volta das 15h50 (horário de Brasília), o presidente anunciou que Luiz Barreto passa de interino a ministro definitivo do Turismo."A Lei Geral do Turismo é o marco regulatório que faltava ao turismo para se preparar para receber milhares de turistas na Copa de 2014 e, possivelmente, nas Olimpíadas de 2016", disse Barreto.
Segundo o ministro, com a nova lei, o governo pretende formalizar 100 mil prestadores de serviço turísticos e, assim, "posicionar o Brasil como um destino competitivo no cenário internacional".A nova lei prevê suporte financeiro para as empresas, por meio de linhas de crédito concedidas pelos bancos e agências de desenvolvimento oficiais e pelo Fungetur (Fundo Geral de Turismo). Ela define ainda que todos os meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas e empresas que oferecem serviços de organização de eventos devem estar cadastradas no ministério, tendo para isso que apresentar documentação provando estar de acordo com os requisitos de cada área. Para os restaurantes, parques temáticos, casas de espetáculo, locadoras de veículos e outros serviços turísticos, o registro no Mtur é opcional. A lei visa também elaborar um Plano Nacional de Turismo (PNT). Segundo o texto, entre os objetivos da Lei Geral do Turismo estão aumentar os fluxos turísticos, a permanência e o gasto médio dos turistas nacionais e estrangeiros no país e estimular a prática do turismo sustentável, em especial, do ecoturismo, turismo rural, turismo de aventura e de pesca."

(Folha Online)

CANDIDATURA DE MANUEL SANTANA LIVRE PARA VOAR EM JUAZEIRO DO NORTE

E a juíza eleitoral de Juazeiro do Norte, Ana Raquel Colares, mandou arquivar, nesta quarta-feira, representação contra a chapa do médico Manuel Santana, que é candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores.
Havia denúncia de distribuição indiscriminada de combutível por meo de três postos. Houve a abertura de investigação e constatou-se que o produto estava sendo entregue para veículos da coligação pró-Santana.
Com isso, segundo o advogado Reno Ximenes, Manuel Santana está livre dessa acusação e, nesta quinta-feira, já estará pronto para receber reforço, em sua campanha de prefeito, do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

ACORDO RECÍPROCO PREVÊ APOSENTADORIA PARA MIGRANTES


O ministro da Previdência Social, José Pimentel, abre nesta quinta-feira, a reunião técnica do convênio ibero-americano de Seguridade Social em Fortaleza.
Representantes de 21 países discutirão, até sexta-feira, o acordo recíproco que garantirá ao trabalhador migrante a condição de contar tempo de contribuição em diferentes países para efeito de aposentadoria.
Mais de um milhão de brasileiros que vivem nesses países serão beneficiados, segundo estimativas do Ministério da Previdência Social.

JOBIM QUER CERCO CONTRA VEÍCULOS DE IMPRENSA QUE DIVULGAREM "GRAMPOS"


"Em depoimento à CPI das Escutas Clandestinas da Câmara, o ministro Nelson Jobim (Defesa) defendeu nesta quarta-feira punições para os veículos de imprensa que divulgarem informações obtidas por meio de grampos telefônicos ilegais. Jobim defendeu mudanças na Lei de Imprensa para evitar que os jornalistas tenham plena liberdade de divulgar informações obtidas por meio de escutas clandestinas. "Os senhores [deputados] terão que prestar atenção num ponto: não só no interceptador ilícito, mas também no vazador de informações. Se os senhores não fecharem as duas pontas, vai continuar a acontecer o que está acontecendo. Se temos em relação às interceptações ilícitas ou lícitas, em ambas há dados", afirmou.
Segundo o ministro, o Congresso deveria flexibilizar a Lei de Imprensa no que diz respeito ao sigilo da fonte --para que a imprensa em alguns casos seja obrigada a revelar como conquistou informações sigilosas. "Temos que discutir se o sigilo da fonte é ou não absoluto, ou se pode ser relativizado em casos constitucionais. Já há alguns casos em que o STF relativizou os direitos constitucionais."

(Folha Online)

TSE LIBERA USO DA IMAGEM DE LULA POR CANDIDATO A PREFEITO PELO PDT

"O candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes (PE) Paulo Rubem Santiago (PDT) poderá veicular propaganda eleitoral, em meio impresso, de sua imagem acompanhada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). A decisão foi tomada, por meio de liminar, pelo ministro Fernando Gonçalves (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Coligação “Força da Mudança”, do candidato André Campos (PT), acusou Rubem Santiago de ter distribuído cartazes em que aparece ao lado do presidente Lula e do governador Eduardo Campos.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou que o acusado não veiculasse os cartazes.De acordo com o ministro Fernando Gonçalves, aparentemente, ao impor vedação não prevista expressamente na legislação eleitoral, a decisão do TRE “pode ter violado direito do autor”. A liminar suspende os efeitos da decisão regional até o julgamento do recurso especial."

(Do ste do TSE)

VAMOS NÓS - Olha aí o precedente aberto. Quem deve vibrar com essa informação é a turma que apóia a candidata Patrícia Saboya (PDT), que acabou tendo fotos dela ao lado de Lula barradas pela Justiça Eleitoral. Ou seja, no meio impresso vai dar pra morena expor seu lado lulista.

ACREDITE SE QUISER: MINISTÉRIO PÚBLICO ADMITE DERRUBAR COMPLEXO TURÍSTICO BEACH PARK

Compilamos do blog Gente de Mídia do querido Nonato Albuquerque (link ao lado)

"A invasão das terras de Marinha no Ceará é assunto da edição de hoje da Folha de SP. Nela, a jornalista Kamila Fernandes reproduz a iniciativa do Ministério Público Federal que deseja investir contra os imóveis irregulares na orla marítima. Entre as ações previstas, a possibilidade de demolição do Beach Park.



VAMOS NÓS - Essa a gente duvida. O Beach Park é, sem sombra de dúvida, um dos ícones do turismo do Nordeste. Consolidado há tanto tempo, cremos, dar cabo do equipamento seria um absurdo maior mil vezes do que o Insano. Por que só agora questionamentos?

PRESIDENTE NACIONAL DO PT CUMPRIRÁ MARATONA DE CAMPANHA NO CEARÁ


O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini, visita o Ceará nesta quinta-feira. Ele desembarcará em Juazeiro do Norte (Região do Cariri), onde, às 9h30min, dará entrevista coletiva no Panorama Hotel. Em seguida, participará de uma caminhada pelo Centro da cidade, tendo ao lado o candidato petista Manuel Santana.
Berzoini deve estender giro até Barbalha, onde o PT aposta fichas em José Leite. A direção estadual quer levá-lo também para Quixadá, onde o candidato petista Rômulo Carneiro lidera pesquisa do Ibope.
Em Fortaleza, Ricardo Berzoini só estará à noite quando, no bairro Messejana, fará discurso em favor da reeleição da prefeita Luiizianne Lins.
Em 2004, Berzoini trocou a candidatura de Luizianne pela postulação do hoje senador Inácio Arruda (PCdoB).
ATUALIZAÇÃO (17h39min) - Berzoini, segundo a assessoria de campanha de Luizianne Lins não virá mais para Fortaleza. A justificativa é de que ele cuprirá agenda bem extensa no Interior, priorizando cidades onde a peleja esteja complicada.

DOM ALOÍSIO LORSCHEIDER SERÁ LEMBRADO EM SESSÃO DA ASSEMBLÉA LEGISLATIVA

E a Assembléia Legislativa realizará nesta quinta-feira, a partir das 15 horas, uma sessão especial para homenagear a memória do ex-arcebispo de Fortaleza, o Cardeal Dom Aloísio Lorscheider. A iniciativa é do deputado tucano Jose Theodoro.
Deverão falar sobre a trajetória de Dom Aloísio o professor Frankel, do Instituto Teológico Pstoral (Itep) , e o médico e escritor Marcelo Gurgerl, que tem obra sobre o religioso que deixou em Fortaleza um legado de fé e de serviço principalmente no campo dos direitos humanos.
Dom Aloisio morreu no dia 23 de dezembrio de 2007 em Porto Alegre, vitima de insuficiência cardíaca.

ALENCAR É OPERADO NOVAMENTE E PASSA BEM


"O vice José Alencar foi operado hoje em São Paulo para a retirada de um tumor no abdôme. A cirurgia, que durou aproximadamente cinco horas, foi realizada por Miguel Srougi no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde Alencar internou-se ontem à noite.
A decisão de operá-lo foi tomada na sexta-feira, pouco antes de Alencar submeter-se à terceira sessão de quimioterapia com o medicamento espanhol Yondelis. Os exames feitos pouco antes detectaram que o tumor de Alencar não havia regredido com as outras duas aplicações do medicamento. Ao contrário, havia se expandido.
Alencar está na UTI, ainda está sob o efeito de anestesia, mas passa bem."

(Veja Online)

CANDIDATOS JÁ NÃO PODEM MAIS SER PRESOS A PARTIR DESTE SÀBADO

"O Código Eleitoral determina que a partir do dia 20 de setembro (sábado), quando faltarem 15 dias para as eleições municipais deste ano, nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou a vereador pode ser detido nem preso, salvo em caso de flagrante delito.Já no período entre 30 de setembro e 7 de outubro, a garantia se estende aos eleitores. Desde cinco dias antes até 48 horas depois do pleito, nenhum eleitor poderá ser detido nem preso, com exceção dos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto. Este salvo-conduto está previsto no artigo 235 do próprio código. O juiz eleitoral ou até o presidente da mesa receptora de votos pode expedir a salvaguarda em favor de eleitor que sofrer qualquer tipo de violência na sua liberdade de votar, ou pelo fato de já haver votado. Quem desrespeitar essa garantia pode ser preso por até cinco dias. As eleições municipais acontecem no dia 5 de outubro. Este ano estão em disputa os cargos de prefeito e vice-prefeito em 5.563 municípios brasileiros, e mais de 52 mil cadeiras de vereador. Levantamento preliminar do Tribunal Superior Eleitoral revela que 380 mil candidatos se registraram, para os três cargos. Neste pleito não votam os eleitores com domicílio eleitoral no Distrito Federal - onde não há eleição este ano, e no exterior."

(Site do TSE)

PRESIDENTE DO BC CANCELA VISITA AO CEARÁ

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, não vem mais dar palestra no XXI Congresso Brasileiro dos Corretores de Imóveis, cuja abertura ocorre nesta noite de quarta-feira, no La Maison Dunas. Segundo o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Armando Cavalcante, Meirelles teve que viajar para os EUA onde, em, Nova York, participa de reuniões no Banco Central Americano, o FED, para avaliação sobre os impactos da crise no mercado norte-americano.
Meireles deveria falar nesta quinta-feira sobre Estabilidade Econômica e o Desenvolvimento Imobiliário.
Nesta tarde de quarta-feira, desembarcou para o congresso o presidente da Confederação Brasileira dos Corretores de Imóveis, João Tenório da Silva.

PALÁCIO DA ABOLIÇÃO PASSARÁ POR REFORMA


O secretário do Turismo do Ceará, Bismarck Maia, apresentará nesta quinta-feira, às 9h30min, o projeto de reforma e ampliação do Palácio da Abolição. A reforma custará cerca de R$ 37,3 milhões, conforme tabela do Departamento de Edificações e Rodovias (DER). Metade dos recursos será proveniente do Programa do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que entre outras ações inclui a recuperação de patrimônio histórico. Outra metade será proveniente da Caixa Econômica Federal, como contrapartida das negociações com o Estado em que o banco arrematou a conta dos servidores do Estado.
A licitação da empresa que fará o trabalho será feita em outubro e, após a concorrência. A vencedora terá o prazo de 180 dias para concluir a obra que incluir reformas das estruturas metálicas e de concreto, sistema de refrigeração, elevadores, divisórias e portas, recuperação do prédio anexo e da área externa e instalações elétricas. Também serão restaurados o gabinete de despacho do Governador, fachadas e a capela, segundo Bismarck, que se encontra em Brasília onde, na condição de corodenador-geral do Fórum de Secretários Estaduais do Turismo, confere o lançamento da Lei Geral do Turismo. Depois de toda a reforma, o governador deverá se transferir para o local.

MORONI TORGAN: "A MENTIRA NÃO VAI GANHAR DA VERDADE"


Foto - Arquivo

O candidato a prefeito de Fortaleza pelo DEM, Moroni Torgan, foi o último entrevistado da série que o Jornal do Meio-Dia, da TV Verdes Mares, realiza desde segunda-feira com os três melhores colocados nas pesquisas (além dele, Luizianne Lins, do PT, e Patrícia Saboya, do PDT) . Entrevistado nesta quarta-feira, Moroni reafirmou prioridade para o setor Saúde e garantiu que, se for eleito, implantará o programa Bolsa Saúde. Esse programa garantirá remédio para camadas de baixa renda.
Moroni falou que a Educação também está entre prioridades e voltou ao tema que lhe marcou a atuação política: Segurança Pública. Ressaltou estar sendo assessorado nessa área pelo ex-secretário de Segurança Pública de Bogotá, Hugo Acero, uma cidade que registrava os mais altos índices de violência e que reduziu estatísticas apostando em projetos sociais.
O candidato prometeu retirar famílias das áreas de risco e urbanizar esses locais.
Assegurou também que nenhuma vantagem obtida pela população de baixa renda, como o Bolsa-Família, será retirada como, segundo disse, apregoam setores ligados à máquina oficial.
"A mentira não vai ganhar da verdade, porque quando a mentira ganha o povo sofre", concluiu Moroni Torgan.

TRÊS PRESOS FOGEM DA CADEIA DE AQUIRAZ

Três presos fugiram, nesta manhã de quarta-feira, da cadeia púiblica do município de Aquiraz (RegoiãoMetropolitana de Fortaleza). Segundo o permanente, aproveitaram o horário do banho de sol e pularam o muro.
Dois dos fugitivos respondem porassasinato e outro por assalto e formação de quadilha.
Ou seja, barra pesada pura.
Que cadeiazinha de muro baixo essa, meu Deus!

CONGRESSO DE FAZENDÁRIOS REÚNE CIRO GOMES E OSIRES LOPES EM DEBATE SOBRE TRIBUTOS

O ex-ministro da Fazenda e deputado federal Ciro Gomes (PSB) e o ex-secretário da Receita Federal, Osires Lopes Filho, debaterão, nesta quinta-feira, o tema Reforma Tributária. Isso, durante o V Congresso Estadual dos Fazendários (Conefaz), no Marina Park Hotel e que é uma promoção do Sindicato dos Fazendários (Sintaf/CE). Com eles, os secretários Mauro Filho e João Batista, este titulkar da Sefaz do Rio Grande do Norte.
Ciro tem questionamentos sobre a Reforma Tributária, mas é Osires Lopes quem sempre pega pesado contra o Governo Lula.
O encontro, que comemora os 20 anos de história do Sintaf, se esnderá até sexta-feira. O tema central é "A Autonomia da Administração Tributária para um Estado Forte".
Durante os três dias serão debatidas questões como: Reforma Tributária, Previdência Pública, Lei Orgânica do Fisco Nacional e Sindicalismo no Século XXI.