sábado, 12 de abril de 2008

GOVERNADOR ABRE CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE, ENQUANTO AGUARDA SHOW DE ROBERTO CARLOS


O governacor em exercício Francisco Pinheiro (PT) abriu, neste sábado, no Centro de Convenções, a I Conferência Estadual da Juventude. O evento, que se estenderá até este domingo, reúne grupos de vários pontos do Ceará e, entre vários temas, está uma avaliação sobre as políticas públicas voltadas para a juventude.
Franisco Pinheiro apareceu ali bem disposto e diferente daquele que, no começo da semana, chegou a ser medicado com problemas estomacais. Houve quem pensasse até que ele teria sido mais uma víiima da dengue, mas foi rebate falso.
Pinheiro, aliás, é um dos que estarão no fim da tarde deste domingo no aterro da Praia do Ideal. Ao lado da prefeita Luizianne Lins (PT), assistirá ao show do cantor Roberto Carlos pelo aniversário de Fortaleza.

VEJA: LULA PODE FICAR NO PODER ATÉ 2017


Além do horizonte deve ter...

O deputado petista Devanir Ribeiro prepara um projeto de emenda à Constituição que, caso seja encaminhado da forma até aqui imaginada e aprovado pelo Congresso, pode dar a Lula a chance de permanecer na Presidência até 2017. Quem revelou o plano a VEJA na semana passada, em uma conversa no plenário da Câmara, foi o próprio Devanir. Em sua reportagem de capa desta semana, a revista traz os detalhes da proposta.
Devanir pretende propor, ainda nesta semana segundo ele, um mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos, de vereador a presidente da República – sem reeleição. Ao mesmo tempo, quer aprovar a unificação do pleito para que todos os cargos sejam disputados de uma vez a cada cinco anos.
Para que esta coincidência de datas ocorra, o deputado vai propor que os atuais mandatos de Lula, dos governadores, senadores, deputados federais e estaduais sejam ampliados por mais dois anos. "Aí teríamos uma eleição única em 2012. A partir daí, todos os políticos teriam mandatos de cinco anos", disse Devanir.
Resumindo: pela proposta do deputado muy amigo, Lula, de imediato, já ganharia mais dois anos de mandato. Se o plano der inteiramente certo, o presidente ainda poderá se candidatar em 2012 a mais cinco anos de mandato. Não seria re-reeleição, mas um uma eleição baseada em "novas regras". Ou seja, o projeto de Devanir daria ao presidente a chance de ficar 15 anos seguidos no poder.



Clique e Leia mais.

UM CASAL MAIS DO QUE FELIZ


Ficamos felizes neste sábado, ao rever, através do programa Estrelas (Globo), apresentado por Angèlica, a querida jornalista Fátima Sampaio. Ex-profissional do O POVO, agora é a mulher de Cid Moreira, o eterno e maravilhoso apresentador da Rede Globo. Numa matéria sobre a intimidade de Cid, cheguei a apostar que ela não apareceria, pois muito discreta. Mas apareceu. E bem feliz, extrovertida e mais apaixonada do que nunca pelo homem dos cabelos brancos da platinada.
Creio que esse amor deles já ultrapassou uns 10 anos.
Começou por aqui mesmo, em Fortaleza, quando a Fátima recebeu pauta para entrevistar o Cid para o Caderno de TV. Bem, o resto não vamos contar, mas que a Fátima merece ser feliz, merece.
Abraços, amiga. Que Deus continue abençoando o casal.

CACCIOLA PODE SER SOLTO


"Foto do sem-banco Salvarore Cacciola sorindo? Segundo informações que o governo brasileiro recebeu reservadamente na semana passada, é assim que Cacciola, preso desde setembro em Monte Carlo, deverá estar nos próximos dias. Passada a euforia inicial de que ele fosse extraditado para o Brasil, agora o governo trabalha com a possibilidade oposta: a decisão de sua libertação deverá ser anunciada nos próximos dias. A esperança é que o governo esteja mal informado. Cacciola fugiu do Brasil em 2000. Ele é acusado de fraudes de 1,5 bilhão de dólares em operações cambiais."

Da Coluna Radar, de Lauro Jardim - Revista Veja.

PREFEITA RECEBE EM CASA NOTIFICAÇÃO SOBRE PROIBIÇÃO DE PROPAGANDA EM SHOW

A prefeita Luizianne Lins (PT) anunciou, nesta manhã de sábado, que já acionou sua área jurídica para recorrer contra decisão que a impediu de usar a marca de sua gestão no show do cantor Roberto Carlos. O show ocorrerá a partir das 18 horas deste domingo, no aterro da Praia do Ideal. A decisão foi tomada ontem à tarde pelo juiz Emanuel Leite Albuquerque, da 117ª Zona Eleitoral de Fortaleza, alegando que o fato seria promoção pessoal, ou seja, campanha eleitoral, já que Luizianne deve disputar reeleição.
Luizianne se disse constrangida com a decisão. Não apenas pela rapidez da medida, mas porque foi acordada nesta manhã de sábado por um oficial de justiça batendo à porta do prédio onde mora para entregar-lhe a notificação.
"Vamos recorrer contra esse abuso!" - teria dito prefeita.

Decisão do juiz aqui.

DEFINIDO - PATRÍCIA SABOYA É A CANDIDATA DO PDT À PREFEITRA DE FORTALEZA

Acabou a novela. A senadora Patrícia Saboya será a candidata do PDT à Prefeitura de Fortaleza nas próximas eleições. Ela foi escolhida nesta manhã de sábado pelos diretório estadual, durante reunão na sede da legenda. Patrícia derrotou o deputado estadual Heitor Férrer, então pré-candidato, pelo placar de 41 a 24.
Ela anunciou na ocasião, que, após ser confirmada em convenção partidária, o que ocorrerá no fim de junho, tocará sua campanha com base em sete pontos de luta.
Um deles: procurar não baixar o nível do debate, mas apontar falhas da gestão Luizianne Lins e soluções viáveis para o que for necessário.
Já o deputado estadual Heitor Férrer disse que respeitava o resultado do partido e que não iria recorrer, mas, a partir de agora, trabalhar pela vitória do partido.

POIS É - A escolha de Patrícia era tida como favas contadas. Ela já contava com o apoio das cúpulas nacional e estadual e a sua indicação para o embate eleitoral foi um dos motivos que a fez trocar o PSB pelo PDT.

PREFEITOS "INFIÉIS" PODEM DISPUTAR REELEIÇÃO

"Entre os prefeitos das capitais brasileiras que podem concorrer à reeleição neste ano, cinco trocaram de legenda após o último pleito, segundo levantamento do G1. Três deles acabaram migrando para o PMDB, partido que havia vencido em apenas duas capitais em 2004. Os governantes municipais que trocaram de legenda e podem tentar um novo mandato são Dário Berger (Florianópolis), José Fogaça (Porto Alegre), Iradilson Sampaio (Boa Vista), João Henrique Carneiro (Salvador) e Cícero Almeida (Maceió). Berger, eleito pelo PSDB, migrou para o PMDB. Este último partido também angariou outros dois prefeitos – Fogaça, que estava no PPS, e Carneiro, que se elegeu pelo PDT. Sampaio trocou o PPS pelo PSB, e Almeida migrou do PDT para o PTB e, depois, foi para o PP.
O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), disse acreditar que os três prefeitos que migraram para o partido devem se candidatar à reeleição. "Vão concorrer, sem dúvida alguma", afirmou Temer ao G1, destacando ainda que "a tendência é eles serem recolocados".


Do Portal G1, leia mais aqui.

DEFESA CIVIL DIVULGA NA SEGUNDA-FEIRA NÚMERO OFICIAL DE MORTOS PELAS ENCHENTES

Pelo menos 12 pessoas já morreram no Ceará por causa das enchentes. A informação não é oficial, mas a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado promete anunciar na próxima segunda-feira o número oficial. Já o número de pessoas afetadas pelas enchentes aumentou para 240.784 e o total de municípios que sofreram estragos agora é 31. Foram mais 28.019 pessoas desalojadas ou desabrigadas, de quinta-feira para ontem, e mais três cidades atingidas pelas inundações: Bela Cruz, Granja e Senador Sá. Antes eram 28.
Conforme a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, há 6.855 pessoas desalojadas (morando em casas de familiares ou amigos) e 1.633 desabrigadas. Trezentas e quarenta casas foram destruídas por causa das fortes chuvas deste ano e 2.327 estão danificadas.

VÍTIMA DE RAIO - Nessa sexta-feira, um homem morreu atingido por um raio na CE-325, entre Pacujá e Mucambo (ona Norte). O corpo deu entrada no IML de Sobral e foi liberado neste sábado para sepultamento.

PREVISÃO DO TEMPO FORTALEZA neste fim de semana aqui.

URUOCA ANOTA 140 MILÍMETROS, MAS A MAIORIA DAS CHUVAS É NA REGIÃO METROPOLITANA

Choveu nas últimas horas no Ceará em mais de 80 municípios, segundo boletim divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitaçao pluviométrica foi anota em Uruoca, com 140 milímetros, o que aumentará o quadro de cidades com problemas no Estado. Confira outras boas chuvas:

Acaraú - 82 milímetros
Paracuru - 80 mm
Beberibe - 77 mm
Pindoretama - 72 mm
Aquiraz - 66 mm
Eusébio - 60 mm
Guaramiranga - 59 mm
Aracoiaba - 55 mm
Maranguape - 54 mm
Pacajus - 50 mm

DETALHE - Até o começo da manhã, Fortaleza registrou chuva de 45 milímetros.

* Situação de açudes aqui.

INÁCIO ARRUDA PARTICIPA DE ENCONTRO SOBRE A PAZ... NA VENEZUELA

E não é só o governador Cid Gomes (PSB) que contabiliza viagens para o Exterior, como a que faz agora para a Ásia em avião de carreira - deixou de lado o jatinho, pois a rota é longa. O senador Inácio Arruda (PCdoB), relator-geral da CPI das ONGS, encontra-se neste sábado na Venezuela.
Ali, engajado a uma comitiva brasileira que participará, até a noite deste domingo, de um encontro mundial pela paz.

A propósito: Inácio tem até viajado bem para o Exterior.

ANTES DA PRÉ-CONVENÇÃO DO PDT, ANDRÉ FIGUEIREDO CONVERSOU COM LÚCIO ALCÂNTARA

O PDT está realizando pré-ccnvenção neste sábado, em sua sede. para decidir se vai de Patrícia Saboya ou de Heitor Férrrer na disputa pela prefeitura de Fortaleza. A tendência é por Patrícia, que conta com o aval das cúpulas da legenda no Estado e nacionalmente.
Mas um fato interessante ocorreu nesta véspera de pré-convenção: o presidente estadual do PDT, André Figueiredo, manteve encontro com o pré-candidato a prefeito pelo PR, o ex-governador Lúcio Alcântara. A conversa foi por mais de uma hora.
Conversamos neste começo de manhã de sábado com Lúcio, mas ele disse apenas que foi um contato de amigos. Admitiu conversa política, mas não quis adiantar detalhes.
Lúcio, no entanto, nos disse que continua tentando viabilizar sua postulação, mas reconhece dificuldades.
Indagado se ele poderia oferecer então para a senadora Patrícia Saboya um vice na disputa, cortou a conversa, aconselhando: "Calm, Eliomar! Tenha calma, Eliomar!"

CNBB DIVULGA NOTA DE SOLIDARIEDADE ÀS VÍTIMAS DAS ENCHENTES E COBRA PROVIDÊNCIAS


E a CNBB, através dos seus bispos reunidos em Itaici (SP), divulgou nota de solidariedade às famílias nordestinas que sofrem com as enchetes. Confira:

"Nós, Bispos do Brasil, reunidos na 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Itaici, SP, nos unimos solidariamente às famílias desabrigadas pelas fortes chuvas na Região Nordeste.São afetados, de maneira especial, os Estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com mais de 400 mil pessoas atingidas. Agradecemos a Deus pela abundância das chuvas e os benefícios que elas trazem.
No entanto, não podemos esquecer as causas que provocam o desequilíbrio da natureza que cria situações de calamidade, nas quais as populações, em precárias condições de vida, são sempre as mais atingidas. Solidários com nossos irmãos e irmãs, convocamos a sociedade em geral para se empenhar em favor das famílias que perderam seus entes queridos, moradias, plantios e rebanhos.
Urge uma atenção especial e imediata, que entendemos ser de responsabilidade, primeiramente, do Estado, com políticas estruturais, tais como as de convivência com o semi-árido, na perspectiva de um desenvolvimento local sustentável.Ante esse quadro de sofrimento coletivo, nossa sensibilidade pastoral se manifesta “também na caridade que em qualquer lugar anima gestos, obras e caminhos de solidariedade para com os mais necessitados e desamparados”. (Documento de Aparecida, n. 7).
A CNBB, através da Cáritas Brasileira, já se colocou à disposição para contribuir na organização de iniciativas de solidariedade, somando com as já existentes, favorecendo ações estruturantes e de protagonismo das pessoas, em situação de emergência.
Que o Deus da vida conceda força e coragem às famílias e nos conserve unidos na esperança, no amor, na fé e na solidariedade.

Itaici, Indaiatuba-SP, 10 de abril de 2008.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

CANTOR ROBERTO CARLOS OCUPARÁ SUITE PRESIDENCIAL DO HOTEL GRAN MARQUISE



E nove apartamentos foram reservados no Hotel Gran Marquise para a equipe do cantor Roberto Carlos. Ele, no entanto, ocupará a suite presidencial, que já passou por completa arrumação. Roberto deve chega nesta noite de sábado em jatinho particular, mas a sua agenda particular não foi divulgada.
Sabe-se, no entanto, que ele fez uma exigência: quer sushi à vontade. O show ocorrerá a partir das 18h30min deste domingo, no aterro da Praia do Ideal, em comemoração aso 282 anos de fundação de Fortaleza.

GOVERNADOR VIAJA PARA A ÁSIA. DESSA VEZ, DE AVIÃO DE CARREIRA

O governador Cid Gomes (PSB) já está a caminho da Ásia. Ele partiu as 22 horas desta sexta-feira do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em vôo da TAP Air Portugal - nada de jatinho dessa vez - acompanhado da primeira dama, Maria Célia, do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), Antonio Balhmann, do presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (Cede), Ivan Bezrra, e do seu assessor particular, Waldir Figueiredo. Os cinco (a assessoria não forneceu a lista dos viajantes) visitarão empresas da Coréia e da China. A primeira escala é Lisboa e, depois, Frabkfurt, de onde finalmente a comissão tomara a rota da Ásia; Na Coréia, mais precisamente em Seul, o governador terá reunião com a Dong Kuk, sócia da Vale do Rio Doce no projeto siderúrgico cearense. De lá, a comitiva seguirá para a cidade de Pohang, onde conhecerá a indústria Posco, a maior siderúrgica da Coréia e que pretende até 2018 se tornar uma das maiores produtoras de aço do mundo. Também consta no roteiro visita à fábrica da Hyundai Veículos e ao estaleiro da Daewoo. Em Xangai, haverá um encontro com empresários chineses para a apresentação do Ceará como destino para implantação de novos investimentos industriais. Cid e comitiva ainda conhecerão a fábrica de painéis solares Yinhini, que vai produzir os equipamentos para uma usina solar a se instalar em território cearense. A agenda inclui também a Chery, uma indústria automobilística da China que produz mais de 300 mil veículos por ano. Na área política, Cid se reúne com o secretário do Partido Comunista Chinês, Wang Jin Shan. O governador retornará dia 25 de abril.

(Com informações da Assessoria do Governo do Estado, após cobranças - via telefone - feitas por este jornalista)

JUSTIÇA ELEITORAL PROÍBE VINCULAR GESTÃO DO PT AO SHOW DE ROBERTO CARLOS

"A Justiça Eleitoral proibiu, na noite desta sexta-feira, a Prefeitura de Fortaleza de veicular nos meios de comunicação a propaganda de divulgação do show de Roberto Carlos, que contenha a marca "Fortaleza Bela". Acatando Representação Judicial apresentada pelo PSDB, o Juiz Emanuel Leite Albuquerque, da 117ª Zona Eleitoral de Fortaleza, reconheceu o desvio de finalidade da publicidade institucional da Prefeitura de Fortaleza, caracterizando promoção pessoal da Prefeita Luizianne Lins, que é candidata à reeleição.
Além de proibir a veiculação de propaganda na mídia, a Prefeita também não poderá veicular nenhuma peça de divulgação que contenha o símbolo "Fortaleza Bela" na estrutura montada no Aterro da Praia de Iracema, local do show deste domingo.
"A decisão do Juiz Emanuel Leite significa um marco na cidade de Fortaleza, por consagrar o princípio da impessoalidade. O Estado não tem partido político. Está ele direcionado à satisfação do interesse coletivo. Ao utilizar a publicidade institucional com nítido desvio de finalidade, deixando de observar seu caráter educativo, para realizar promoção pessoal, a Prefeita Luizianne Lins deixou claro sua falta de maturidade para o exercício do poder político", disse a este Blog o advogado Maia Filho.
Caso haja descumprimento da determinação judicial, a Prefeita será punida com multa de R$ 50 mil, por dia."

PROCURADORIA DA REPÚBLICA VAI INVESTIGAR VENDA DE FÓSSEIS DO CEARÁ PARA O EXTERIOR

"O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) resolveu instaurar inquérito para investigar o comércio de fósseis da Chapada do Araripe, Região do Cariri, no sul do Ceará. Um site dos Estados Unidos colocou à venda dois exemplares de fóssil oriundos da formação geológica "Santana". Na portaria de instauração do inquérito, o procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior determinou, entre outras medidas, a expedição de ofício ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) solicitando informações acerca das providências adotadas para a repatriação dos bens geológicos que estão sendo leiloados no exterior. O procurador determinou ainda envio de ofício para o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, da Universidade Regional do Cariri, solicitando informações sobre qual fundamento jurídico mantém a posse dos bens minerais fósseis - se a título de compra do DNPM, cessão de uso, doação, etc. De acordo com a Constituição Federal, no artigo 20, os recursos minerais, incluindo os fósseis, são bens da União. Já o Decreto-Lei nº4.146, de 04 de março de 1942, estabelece que a extração de espécimes fósseis depende de autorização prévia e fiscalização do DNPM. Constitui crime contra o patrimônio a extração não autorizada. "

(Da Assessoria do MPF)

ASSESSOR DA PREFEITA: PATRÍCIA SABOYA CRITICA PORQUE NÃO TEM APOIO POPULAR NEM POLÍTICO


Do assessor político da prefeita Luizianne Lins (PT) e membro do diretório estadual do PT, Acrísio Sena, recebemos a seguinte nota acerca de colocações feitas neste Blog pela senadora Patrícia Saboya, pré-candidata do PDT à prefeitura:

"A senadora Patrícia Saboya parece não se conformar em ver que sua candidatura à prefeitura de Fortaleza não tem apoio popular nem político. Demonstra desconhecimento da realidade de Fortaleza, pois em todas as áreas como educação, saúde, assistência social, moradia, cultura, esporte e lazer os índices melhoraram. E agora faz citações sem sequer mostrar provas. Isso não acrescenta nada. Só contribui para desqualificação do debate. O curioso é que a senadora fala também sobre a "neutralidade" do presidente Lula, de quem sempre foi opositora, e sustenta-se nas costas do senador e tucano Tasso Jereissati.
A nossa gestão está voltada para os mais necessitados de Fortaleza. Esta na hora da senadora dizer para o povo quais são as suas propostas para governar a quarta capital do País.

Acrísio Sena,
Membro do diretório estadual do PT

BRASIL É O 2º NA LUTA CONTRA MORTALIDADE INFANTIL



"O Brasil ocupa a segunda posição entre os dez países que mais conseguiram reduzir o número de mortes de crianças com menos de cinco anos desde 1990, de acordo com uma edição especial sobre as Metas do Desenvolvimento do Milênio preparada pela revista médica britânica "The Lancet".O Brasil só ficou atrás do Peru na lista dos países que mais avançaram e vai precisar reduzir em apenas 0,6% a taxa de mortalidade infantil até 2015 para alcançar a meta.O Brasil reduziu de 57 para 20 o número de mortes nessa faixa etária a cada mil nascimentos entre 1990 e 2006, uma diminuição de 65%. A meta do país para 2015 é reduzir para 19 o número de mortes a cada mil nascimentos."

(Portal Uol, com BBC Brasil)

DILMA ROUSSEFF ACEITA DEPOR. MAS NADA DE CARTÕES

"A ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, vai depor no Senado. Mas não será na CPMI dos Cartões Corporativos. A ministra-chefe da Casa Civil foi convocada pela Comissão de Infra-estrutura (CI) para falar sobre as obras Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Em ofício encaminhado esta manhã ao senador Marconi Perillo (PSDB-GO), presidente da CI, Dilma diz:
- Terei grande prazer em comparecer à essa conceituada Comissão do Senado Federal para tratar dos assuntos referidos.
Marconi ainda não marcou a data em que Dilma comparecerá à comissão. Chegando lá, nada impedirá os senadores de perguntar o que quiserem à ministra, inclusive sobre o dossiê contra FHC e o mau uso dos cartões corporativos."


(Globo Online)

NA GUERRA SUCESSÓRIA, PATRÍCIA OCUPA PROGRAMA POLICIAL E SE QUEIXA DA PREFEITA


E a pré-candidata do PDT à prefeitura de Fortaleza, senadora Patrícia Saboya, não dispensa nada em termos de espaços para divulgar suas propostas para a Capital. Nesta sexta-feira, foi entrevistada pelo radialista Edson Silva, no programa policial Cidade 190, da TV Cidade, não perdendo tempo em mandar brasa na administração da prefeita Luizianne Lins (PT). Ela disse, por exemplo, que falta gestão e que Fortaleza regrediu em vários setores.
Patrícia deverá enfrentar neste sábado a pré-convenção do seu partido para definir se será ela ou o deputado estadual Heitor Férrer o candidato a prefeito de Fortaleza. A tendência é Patrícia ser ratificada. As cúpulas nacional e estadual do PDT querem a senadora na disputa.

DETALHE - Edson Silva é deputado estadual pelo DEM, o mesmo partido do também pré-candidato a prefeito, Moroni Torgan. Mas adotou uma postura de complascência para com a pedetista.
DETALHE 2 - Patrícia considerou fora de prioridade o show de Roberto crlos que ela diz adorar. Acha que a cidade vive graves problemas e que as energias da gestão deveriam estar voltadas para esse quadro, onde até a dengue ameaça.

LUIZIANNE AVISA: NÃO ENTRARÁ NO JOGO DE DISPUTA POR LULA EM SEU PALANQUE

E a prefeita Luizianne Lins (PT) anunciou, nesta sexta-feira, que não vai entrar no jogo de disputa por prestígio em se tratando de ter Lula em seu palanque de campanha, caso ela seja mesmo candidata. Ela reagiu ao ser indagada sobre o fato de que o presidente, durante reunião com a bancada do PDT no Senado, com a presença da pré-candidata Patrícia Saboya, haveria dito que manteria posição de afastamento de cidades onde disputasse mais de um nome da base aliada.
Luizianne disse ter estranhado essa informação, pelo fato de que as fontes ouvidas tinham interesse no processo sucessório da Capital, pois com postulante da legenda. Preferiu dar uma certeza: Lula esteve em Fortaleza lhe prestigiando por ocasião de evento de reinauguração do estádio do Bom Jardim.
Essa declaração da prefeita foi o quente de uma entrevista light que ela concedeu, nesta sexta-feira, ao programa Debates do POVO, da Rádio O POVO/CBN, onde tratou da festa de aniversário de Fortaleza. Na ocasião, aproveitou para divulgar várias ações que sua gestão vem realizando.

DETALHES - Luizianne foi sabatinada no programa pelos jornalistas Erivaldo Carvalho e Érico Firmo, com mediação do jornalista Plínio Bortolotti.

DETALHES 2 - Sobre a aprovação, por parte da Câmara Municipal, de contas da gestão Juraci Magalhães que foram desaprovadas pelo TCM, Luizianne, que tem a maioria na Casa, disse não ter pedido nem mandado ninguém votar.

DETALHES 3 - Luizianne esbanjou em gastar tempo a cada resposta que dava. Para quedm é do ramo, uma conclusão: usou a tática do ganhar tempo e esvaziar as polêmicas.

FORTALEZA E A CHUVA DE 68 MILÍMETROS



Um flagrante da situação na Avenida João Pessoa, uma das mais movimentadas da cidade.
Colaborou Antino Silva.

POLÍCIA PRENDE QUADRILHA QUE FURTAVA COMBUSTÍVEL NO INTERIOR CEARENSE

Sete pessoas foram presas, nesta sexta-feira, nas cidades de Irauçuba e Itapipoca. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, que comandou a ação, elas formavam uma quadrilha especializada em furtar combustíveis. No grupo, um adolescente de 14 anos. Vianey Linhares, dono de uma borracharia, foi preso em flagrante e apontado como receptador do produto. Com ele, foram encontrados vários tambores de plástico armazenando o combustível. A Secretaria da Fazenda acompannhou a operçaão e constatou crime de sonegação. O grupo foi transferido para Fortaleza, onde deverá responder por furto, receptação, sonegação e formação de quadrilha.

CHUVA DE 68 MIlÍMETROS CAUSA TRANSTORNOS EM FORTALEZA


Avenida Duque de Caxias (Centro), eterna "lagoa"

Fortaleza viveu mais um dia de sufoco por causa das chuvas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu nesta sexta-feiras 68 milímetros, o que provocou vários pontos de alagamento na cidade. Na periferia, a Lagoa da Zeza elevou o nível e inundou casebres. No Bom Jardim, periferia da Capital, muitas casas alagadas. Nem bairros de classe média como o Dionísio Torres escaparam e avenidas lembravam rio. Um caminhão tombou no cruzamento da avenida Bezerra de Menezes com Humbeto Monte. A Defesa Civil contatou problemas e mobiliz 12w equipes de apoio a famílias prejudicadas.

(Foto - Mauri Melo)

CPI JÁ SABE QUEM MAIS FEZ GASTOS COM CARTÃO CORPORATIVO

"A CPI mista dos Cartões já tem a lista dos campeões no uso do cartão corporativo dentro do governo. Os números mostram que os servidores movimentam sozinhos quantias altíssimas, seja por meio de saques ou compras diretas. Os cinco primeiros gastaram, juntos, R$ 1.442.208,06, segundo levantamento obtido pelo Correio. De acordo com as informações enviadas ao Congresso pelo Banco do Brasil nesta semana, a grande vencedora chama-se Lígia Eliana Setenareski, funcionária da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Ela gastou sozinha, em compras, R$ 501.268,50 entre novembro de 2005 e fevereiro deste ano. Todas as despesas foram feitas em dólar. O maior valor debitado foi de R$ 34.376,61 no dia 26 de fevereiro do ano passado. Em segundo lugar, surge o servidor público Luiz Carlos Costa, que gastou 252.901,94, sendo R$ 137.260,00 em saques e R$ 115.641,94 em compras diretas. No terceiro lugar, uma velha conhecida: Matilde Ribeiro, ex-ministra da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A ministra somou R$ 244.802,70. Ela deixou o cargo no fim de janeiro depois de denúncias de que usou o cartão corporativo de maneira irregular. Matilde, aliás, depôs à CPI na última quarta-feira."


Do Correio Braziliense, leia mais aqui.

DEBAIXO DOS CARACÓIS DOS TEUS CABELOS...


PRESIDENTE LULA DIZ QUE DISCUTIR TERCEIRO MANDATO É "FALTA DE ASUNTO"

"O presidente Luiz Inácio qualificou nesta sexta-feira de "bobagem" e "falta de assunto da oposição" a discussão sobre um eventual terceiro mandato. Em uma longa entrevista a jornalistas brasileiros na cidade de Haia, sede do governo holandês, onde está em visita oficial, Lula disse que oito anos "são suficientes para executar qualquer programa de governo", em uma série de declarações sobre temas domésticos, que incluíram de cortes no orçamento ao aumento da inflação. "Posso dizer a vocês uma coisa de coração: eu acho uma bobagem e uma falta de assunto da oposição ficar discutindo o terceiro mandato", disse Lula, respondendo a uma pergunta sobre o que ele acha de se candidatar para um novo mandato em 2010. "Não me interessa, não é prudente, a legislação brasileira já prevê apenas uma reeleição", ele explicou nesta sexta-feira. "Obviamente, para quem é político, é muito melhor você sair pra rua com as pessoas gritando 'Fica Lula' que com algumas dizendo 'Fora o candidato'. Agora, oito anos de governo é tempo suficiente para a gente executar um programa de governo." Ataque Em um dos ataques à oposição, Lula disse que "os que estão agora preocupados com o terceiro mandato são os mesmos que aprovaram a reeleição em 1994. São os mesmos que no ano passado achavam que eu não ia conseguir terminar o meu mandato". Mais adiante, Lula acrescentou: "São as pessoas que não achavam ruim quando os militares ficaram 23 anos de poder. Aliás, usufruíram muito desses 23 anos". O presidente brasileiro disse que a democracia é um valor "incomensurável", e que a alternância de poder é "extremamente saudável".

(Agência Estado com BBC)

NO BRASIL DA PIADA, OLHA O SAMBA DO CARTÃO!

PROMOTORIA DA SAÚDE PÚBLICA COBRARÁ RESULTADOS DAS AÇÕES CONTRA DENGUE

Mais uma reunião para reforçar a luta contra a dengue no Ceará ocorrerá a partir do meio-dia desta sexta-feira. A convocação é feiota pela promotora de Saúde Pública, Isabel Porto. Ela quer avaliar o quadro e cobrar novas ações das autoridades estaduais e de Fortaleza. O encontro vai acontecer na sede da Promotoria de Jusdtiça e Defesa da Saúde, situada na asvenida Santo Dumont 1330 (Aldota).

IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA VISITARÁ IGREJAS DA DIOCESE DE CRATEÚS


A imagem de Senhora de Fátima que visitou o interior do Ceará em 2003 (no cinquentenário da sua primeira visita ao Brasil), retonará neste ano para alegria de muitos fiéis. Desembarcará pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins no dia 13 de maio próximo, trazida de Portugal por dom Jacinto Furtado de Brito, bispo de Crateús. De Fortaleza, serguirá para esse município, onde peregrinará por 18 dias. No dia 23 de maio ocorrerá uma noite de virgília em preparação à inauguração no dia seginte (24) da Igreja da Imaculada Conceição, no Bairro da Ilha. A data marca os 10 anos de ordenação de Dom Jacinto. No dia 31 haverá coroação da imagem peregrina no bairro Venâncios, onde também será inaugurada uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima e a despedida da imagem, que seguirá de volta para Portugal. Durante o período, haverá peregrinação pelos municípios da diocese: Ararendá, Independência, Ipaporanga, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Parambu, Poranga, Quiterianópolis, Tamboril e Tauá.

ENQUANTO CHOVE NO NORDESTE, CIDADES DO SUL SOFREM COM A SECA

"A estiagem que castiga a região Sul do Brasil levou 32 cidades a decretar estado de emergência em Santa Catarina. Medidas de racionamento de água estão sendo implementadas em sete cidades catarinenses e a região começa a contabilizar perdas na agricultura. A Defesa Civil de Santa Catarina reconheceu o estado de emergência em 31 municípios, todos localizados na região oeste do Estado. As áreas mais afetadas se encontram na bacia do rio Uruguai, onde não chove desde o dia 12 de março, e a umidade relativa do ar tem oscilado entre 25% e 50%, índice considerado muito baixo.
Na região de Chapecó, um dos municípios mais castigados pela estiagem, choveu no último trimestre 244,9 mm, o que representou apenas cerca de 50% do índice esperado para o período. Diante da crise de abastecimento na cidade, o sindicato dos proprietários de postos de combustíveis determinou na quarta-feira a suspensão dos serviços de lavagem de automóveis por tempo indeterminado."

(Portal Terra)

BIP..BIP... ROBERTO CARLOS QUER LANÇAR CARROS EM TONS AZUL E BRANCO



"O cantor Roberto Carlos deve partir para a comercialização de seu nome, informa a coluna de Mônica Bergamo na Folha desta sexta-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Depois de lançar o perfume Emoções - que vai ganhar versão masculina até o fim deste ano-, Roberto negocia lançar uma linha especial de carros, batizada provisoriamente de RC, com uma montadora japonesa.
A série deve vender carros em tons de azul e branco."


DETALHES - O "Rei" estará neste domingo, a partir das 18 horas, fazendo show popular no aterro da Praia do Ideal, em Fortaleza.

AÉCIO FALA EM APROXIMAÇÃO COM O PMDB EM 2010

"Com a aliança entre PSDB, PT e PSB quase consolidada para a disputa da prefeitura de Belo Horizonte, o governador de Minas, Aécio Neves, agora quer incorporar o PMDB e o PRB nesse projeto, que tem tudo para se transformar no ponto de partida para o lançamento de sua candidatura à Presidência da República. Em jantar oferecido anteontem pelo senador Wellington Salgado (PMDB-MG) em sua homenagem, Aécio fez um convite formal para que o PMDB mineiro se reincorpore à sua base, sinalizando que a reaproximação poderá render frutos em 2010.
— Para mim está claro: se Aécio for candidato a presidente, se lançará como um projeto dos mineiros, por isso ele prega tanto essa união — concluiu Salgado.
No jantar, Aécio teve uma conversa reservada com a cúpula peemedebista. Trocou idéias com o ex-presidente José Sarney, com o presidente do partido, deputado Michel Temer (SP), e com o ministro das Comunicações, Hélio Costa. Também participaram os líderes do PMDB, deputado Henrique Alves (RN) e senador Valdir Raupp (RO). Aécio disse que vê grandes chances de PSDB e PMDB estarem unidos não só numa aliança para eleger o prefeito de Belo Horizonte como em 2010."

(O Globo)

COLÍRIO DO BLOG



E Daniela Cicarelli ainda não pontuou bem em seu programa na Rede Bandeirantes aos domingos. A moça, que era a sensação do MTV, só anda em alta mesmo, pelo visto, entre os rapazes.

ASSIS ARARIPE É O MAIS VOTADO PARA LISTA TRÍPLICE DE REITOR DA UECE

Dados preliminares da apuração para reitor da Universidade Estadual do Ceará coletados até as primeiras horas desta sexta-feira, apontam o professor Assis Araripe como o mais votado da lista tríplice a ser enviada até 24 de abril ser encaminhada para o governador Cid Gomes (PSB). Ele obteve cerca de 23% da votação, sendo o mais votado entre docentes, servidores e alunos, de acordo com os dados não oficiais. Em seguida, aparece Jackson Sampaio e, depois, a professora Lena Espínola.
O atual reitor, Jáder Onofre, não obteve votação para constar na lista tríplice. Também não obteve votos para entrar na lista o candidato Rui Araripe. Só falta agora a apuração de alguns votos em separado.
O governador Cid Gomes, nas escolhas par cargos estaduais, tem mantido o critério de endossar sempre o mais votado.

PREFEITA CRITICA SINDIFORT E IMPRENSA


Foto - Gustavo Pellizon/Divulgação.

"A cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a reforma do Paço Municipal, o Palácio do Bispo, foi ocasião para a prefeita Luizianne Lins (PT) responder a uma dura nota que o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort) publicou ontem nos jornais, e também para fazer duas referências pouco elogiosas à imprensa. Em seu discurso, após uma breve introdução, Luizianne Lins enveredou para uma resposta à nota do Sindifort, sem citá-la diretamente, que acusou a sua administração de divulgar "inverdades" sobre a disputa travada em torno do salário do funcionalismo. Um dos pontos da divergência se dá devido a processos movidos por servidores, admitidos sob a égide da atual Constituição, pedindo equiparação salarial aos que entraram antes de 1988."

* Leia mais aqui.

VAMOS NÓS - Nesta sexta-feira, das 11 às 12 horas, a prefeita Luizianne Lins (PT) estará sendo entrevista no programa Debates do POVO, da Rádio O POVO/CBN. Na ocasião, falará sobre o aniversário de Fortaleza, cujo ponto alto ocorrerá neste domingo, às 18 horas, com show de Roberto Carlos no aterro da Praia do Ideal, e, claro, sucessão. Ela será sabatida pelos jornalistas Erivaldo Carvalho e Érico Firmo, sob mediação de Plinio Bortolotti.

MORONI TORGAN SOB SUSPEITA DE DENGUE


"Moroni Torgan, pré-candidato do DEM a prefeito, está sob medicação em Brasília. Sob suspeita de dengue. Ele diz que pode ter contraído em Fortaleza, num dos giros pela periferia abandonada."

Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui.

VAMOS NÓS - O pré-candidato a vice-prefeito na chapa dde Moroni, empresário ASlexandre Pereira, disse que conversou com Moroni Torgan e que ele está de fato medicado em Brasília, com sintomas da doença. Por precaução, entrou no repouso e não vem neste fim de semana para compromissos políticos em Fortaleza.

TASSO FALARÁ NA FIEC SOBRE REFORMA TRIBUTÁRIA

"O senador Tasso Jereissati (PSDB) participa da reunião da Diretoria da Fiec na próxima segunda-feira, às 18 horas. O evento será aberto ao público. O senador tucano vai apresentar a proposta do novo sistema tributário nacional. Tasso integra a Subcomissão de Reforma Tributária. Aliás, o relatório desta subcomissão diz que o objetivo básico da reforma é reduzir a carga tributária. Mas quase ninguém acredita nesta versão oficial. "

Da Coluna Vertical S/A, do O POVO, leia mais aqui.

REAJUSTE DOS SERVIDORES DO ESTADO DEVE SE LIMITAR A REPOR INFLAÇÃO


"Na próxima semana, os servidores estaduais entregam ao Governo do Estado a pauta de reivindicações para início das negociações do reajuste salarial de 2008. Segundo fontes do governo, o reajuste deve se limitar a cobrir as perdas inflacionárias. De abril de 2007 a março de 2008, a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 4,7%. O índice calculado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) chega a 5,22%. Para fechar o percentual, falta calcular a inflação de abril. No Orçamento aprovado pela Assembléia Legislativa no ano passado, estão previstos recursos para um reajuste de 4,15% para o funcionalismo estadual. "Não dá para adiantar nada. Peço paciência a vocês", declarou a secretária de Planejamento e Gestão (Seplag), Silvana Parente. Ela espera um processo mais "maduro" nas negociações em relação ao ano passado. "Nesse ano, nós vamos trabalhar juntos com a mesa de negociação. Nós vamos estar levantando as informações que vão subsidiar a negociação. Esse ano esperamos ter um processo mais maduro", comentou. Apesar de garantir que o Estado ainda não tem o índice, Silvana lembra que "o compromisso do Governo é garantir a reposição da inflação". Isso norteará as negociações com os servidores, revela a secretária. No ano passado, o primeiro da gestão Cid Gomes (PSB), o Estado deu aumento diferenciado para servidores da Educação e da Segurança Pública, mas se restringiu a cobrir a inflação do período para o restante do funcionalismo. O reajuste linear ficou em 3,5%. Os servidores pediram 12%."

(Jornal O POVO)

PÃO, MASSAS E BISCOITOS SOBEM DE PREÇO A PARTIR D 1º DE MAIO

"O café da manhã e o lanche do cearense vai ficar entre 5% e 15% mais caros, a partir de 1° de maio próximo, data comemorativa do Dia do Trabalhador. Os preços do pão, massas e biscoitos vão subir novamente na virada deste mês, puxados, segundo os panificadores, por mais um reajuste de 10%, no preço da farinha de trigo.O reajuste no preço do carioquinha pode oscilar entre 5%e 10%, o que deve elevar o preço do quilo dos atuais R$ 6,00, para R$ 6,30 ou até R$ 6,60, para o consumidor final. Já os biscoitos devem subir entre 7% e 8%, enquanto as massas poderão ser majoradas em 15%. Esse é o terceiro aumento somente este ano. Outros dois foram registrados no início dos meses de março e abril, também da ordem de 10%, em média, na ponta. As novas alterações foram confirmadas ontem, pelos presidentes dos sindicatos de Panificação e Confeitaria (Sindpan), e de Massas e Biscoitos (Sindimassas); respectivamente, Ricardo Sales e Abraão Sales. Ambos responsabilizam a crise mundial de abastecimento do trigo e a conseqüente elevação dos preços da farinha, para justificar os repasses."

(Diário do Nordeste)

GRANDE MAIORIA NO SENADO CONTRA 3º MANDATO DE LULA

"A maior parte do Senado Federal afirma rejeitar a proposta de alterar a Constituição para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa disputar um terceiro mandato consecutivo em 2010. De 67 senadores que opinaram, 65 são contra sob o argumento de que a medida é "golpe" e "casuísmo". Apesar disso, a maioria ouvida pela Folha nesta semana, 60% do total, é a favor de acabar com a possibilidade de reeleição e ampliar os mandatos -de quatro para cinco anos-, desde que só valha após 2010. Foram ouvidos 76 dos 81 senadores, sendo que 8 não quiseram se posicionar e 1 - José Maranhão (PMDB-PB) - se declarou indefinido. Apenas Wellington Salgado (PMDB-MG) e João Ribeiro (PR-TO) defenderam mais uma reeleição para o petista. "Se a população quiser, por ampla maioria, temos que acompanhar a sua vontade", disse Ribeiro.Pesquisa Datafolha publicada em dezembro mostrou que 65% dos ouvidos eram contra uma re-reeleição para Lula. Para aprovar uma emenda constitucional no Senado, é necessário o apoio de três quintos da Casa - 49 dos 81 senadores. A possibilidade de uma mudança nas regras constitucionais voltou a ganhar força na semana passada após o vice-presidente, José Alencar, dizer apoiar tal projeto. Com isso, o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), amigo de Lula, ressuscitou a intenção de apresentar emenda constitucional para permitir mais de uma reeleição. Lula diz não apoiar a idéia, mas a avaliação no Congresso é a de que se ele se empenhar pessoalmente na proposta, ela seria aprovada sem grandes problemas na Câmara."

(Folha de São Paulo)

VAMOS NÓS - Os três senadores do Ceará - Tasso Jereissati (PSDB), Patícia Sabopya (PDT) e Inácio Arruda (PCdoB) - são contrários a essa tese. Inácio, por exemplo, diz ser a favor da alternância de poder.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

PROPAGANDA DE BEBIDA ALCÓOLICA SEM APELO SEXUAL, DEFINE CONAR


Na Boa entra numa fria?

"Entraram em vigor nesta quinta-feira as novas regras que o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar) definiu para a propaganda de bebidas alcoólicas. Entre as orientações às empresas, está a de levar em conta a proteção à criança e ao adolescente, que não devem ser foco da peça publicitária – todas as pessoas que aparecerem devem ter ou aparentar mais de 25 anos.A publicidade também deve considerar o princípio da responsabilidade social, para não estimular o consumo exagerado ou irresponsável. E não deve conter apelo sexual, apresentar ou sugerir a ingestão do produto, segundo as regras publicadas no endereço eletrônico www.conar.org.br. As peças publicitárias também não devem conter argumentos que associem o consumo a coragem, maturidade ou êxito profissional. No rádio e na televisão, elas estão restritas ao horário entre 21h30 e 6h, sempre contendo frase de advertência sobre os riscos da ingestão desse tipo de bebida.As novas regras complementam o Código Brasileiro de Auto-Regulamentação Publicitária. As empresas que não o cumprirem podem receber de uma advertência a uma solicitação do Conar para que os meios de comunicação suspendam a publicidade. O Conselho de Ética pode manifestar publicamente sua posição sobre a infração

(Agência Brasil)

CENTEC DIVULGA APROVADOS EM SEU VESTIBULAR 2008

E o Instituto Centec divulgou, nesta quinta-feira, a lista dos aprovados em concurso vestibular 2008, realizado na Faculdade de Tecnologia Centec – Sertão Central. As matrículas serão realizadas nos próximos dias 14 e 15, nos horários das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h30min.

SERVIÇO

* Perderá o direito à vaga o candidato classificado ou classificável que, por qualquer motivo, não efetuar a matrícula no prazo estabelecido.

* A chamada dos classificáveis acontecerá no dia 22 de abril e será iniciada, às 9h, sendo o candidato considerado desclassificado se não estiver presente na hora da chamada ou não apresentar a documentação exigida.

* Documentos exigidos na hora da matrícula: Fotocópia autenticada do certificado de conclusão do ensino médio (frente e verso) ou declaração de conclusão expedida pela instituição de ensino; fotocópia do histórico escolar do ensino médio; fotocópia da certidão de nascimento ou casamento; fotocópia da carteira de identidade; fotocópia do título de eleitor, se maior de 18 anos; fotocópia do CPF; fotocópia do certificado de quitação com o serviço militar, se do sexo masculino; uma foto 3x4 original e recente.

* Para ver o resultado Clique aqui

GUIMARÃES É RELATOR DA MP QUE LIBERA R$ 613 MILHÕES PARA VÍTIMAS DAS CHUVAS NO NE

O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) anunciou, nesta quinta-feira, ao desembarcar em Fortaleza procedente de Brasília, que a Medida Provisória 423 que garante R$ 613 milhões para estados nordestinos atingidos pelas enchentes deve ser votada na próxima quarta-feira. Guimarães disse ter certeza da aprovação imediata, adiantando que foi designado como relator da matéria. O parlamentar acrescentou que os recursos vão servir para reconstruir casas e garantir apoio a quem perdeu a safra nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Paraíba.
O Ceará deverá receber verbas para atender a cerca de 172 ml desasbrigados e desalojados de 24 municípios em situação de calamidade pública ou em estado de emergência. O petista não precisou quanto será destinado para os cearenses.

78% DOS ATUAIS PREFEITOS ESTÃO APTOS A DISPUTAR REELEIÇÃO

"Nas eleições municipais deste ano, 78% dos atuais prefeitos estão aptos a concorrer à reeleição, segundo estudo da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Dos 5.562 governantes municipais, 4.348 estão em condições de tentar um novo mandato.No entanto, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, disse acreditar que em torno de 60% dos gestores devem se candidatar à reeleição. "Nem todos tentam um novo mandato porque não é fácil ser prefeito no país. É seguramente a função de maior risco", disse ao G1.Segundo Ziulkoski, muitos gestores municipais desistem de concorrer à reeleição, apesar, de muitas vezes, terem feito uma boa administração na cidade, porque sempre recai sobre o prefeito à "responsabilidade"."Se um prefeito fizer uma licitação com apenas duas empresas, apesar de não haver uma terceira interessada, ele pode ser responsabilizado a devolver o dinheiro aos cofres públicos", disse Ziulkoski.Roraima é o estado que pode ter, proporcionalmente, o maior número de prefeitos buscando a reeleição. Os prefeitos de 14 dos 15 municípios do estado podem concorrer a um novo mandato, segundo o estudo da CNM. Depois, aparece Rondônia - 44 em 52 (84,6%).

Do Portal G1, confira mais aqui.

CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE DOM HÉLDER SERÁ LEMBRADO EM FORTALEZA

O centenário de nascimento de dom Hélder Câmara será lembrado nesta sexta-feira, a partir das 17 horas, durante ato na praça da Igreja de Santo Afonso (Redeonda), no bairro Parquelândia, em Fortaleza. Várias autoridades e políticos como o deputado federal Mauro Benevides participarão do ato.
No programa, haverá também celebração de ato litúrgico.

VAIAS E CRÍTICAS AO PT MARCAM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL


E nesta tarde de quinta-feira houve audiência pública, na Câmara Municipal de Fortaleza, sobre a ação impetrada pelo diretório nacional do PT junto ao STF questionando ganhos salariais obtidos por servidores através da Justiça. A audiência solicitada e presidida pelo vereador Márcio Lopes (PDT) durou cerca de três e contou com alguns, digamos, detalhes.
O primeiro envolveu o procurador-geral do município, Martõnio MontAlverne que, ao fazer a defesa da tese do PT e da prefeita Luizianne Lins, foi sistematicamente vaiado pela platéia composta por servidores vestindo coletes com a seguinte frase: "Sou contra a prefeita Luizianne Lins e o PT!" O segundo foi provocado pelo secretário da Controladoria Geral do Município, Geraldo Accioly, que atacou Márcio Lopes, alegando que ele pertence ao PDT que integra a base de Lula, mas por aqui posa de oposição. Em seguida, Accioly foi duro com o vereador José Carlos Cacá(PPS) disparando: "Aqueles que não querem se adequar ao governo Lula, entreguem os cargos!" Disse olhando para o PDT de Márcio Lopes.
Após sua fala, Geraldo Accioli passou a receber uma saraivada de críticas, que partiram dos vereadores Ageu Costa (PSDB), Jaime Cavalcante (PP), Márcio Lopes (PDT) e José Carlos Cacá. Todos repudiaram a forma como o petista se posicionou na tribuna. Márcio Lopes chegou a dizer: "Não aceito crivo político na minha vida. A Reforma da Previdência aprovada no governo foi um ataque pelas costas. E o que nós estamos vendo aqui, a partir da decisão da Luizianne e do PT, foi também um ataque pelas costas. O PDT tem vergonha na cara".

PRESIDENTE DA CÂMARA AUMENTA VERBA DE GABINETE DE PARLAMENTARES


TUDO BEM?

"O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiu aumentar o valor da verba de gabinete dos deputados, que é usada para pagar o salário dos funcionários contratados livremente pelos parlamentares. Atualmente, a verba é de R$ 50.800 para cada um dos 513 deputados. Eles podem contratar de cinco a 25 funcionários, com salários que hoje variam de R$ 415,00 a R$ 8.200. O aumento da verba de gabinete foi discutido hoje, na reunião da Mesa Diretora da Casa. Chinaglia afirmou que a intenção é dar um aumento real, além da correção da inflação verificada desde o último aumento da verba de gabinete, que foi em 2005. Antes de definir o valor, o presidente da Câmara encomendou um estudo à diretoria da Casa para comparar os aumentos salariais concedidos pelo Executivo e pelo Judiciário nos últimos anos às diferentes categorias profissionais. Chinaglia deverá decidir na próxima semana o índice de aumento. Ele afirmou que há recursos no orçamento da Câmara para pagar esse reajuste. A Câmara gasta anualmente R$ 338,785 milhões com a verba de gabinete, sem considerar os encargos sociais, como previdência, vale refeição e abono de férias, que são pagos aos funcionários contratados pelos 513 deputados. Atualmente, são cerca de 9.500 secretários parlamentares, nome dado a esses funcionários que não entram na Casa por concurso público."

(Agência Estado)

COMISSÃO DA CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA CONTA DE ÁGUA INDIVIDUAL EM CONDOMÌNIOS

"A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta quinta-feira, o Projeto de Lei 4931/01, do deputado licenciado Alexandre Cardoso, que torna obrigatória a instalação de medidor de consumo de água para cada domicílio de condomínios.
O projeto foi relatado pelo deputado Marcelo Ortiz (PV-SP), que apresentou parecer favorável. O projeto tramita em caráter conclusivo e seguirá o Senado.
A CCJ também aprovou alteração feita pela Comissão de Defesa do Consumidor, segundo a qual o valor cobrado pelo serviço de esgoto deve ser, no máximo, a metade do valor cobrado pelo fornecimento de água potável."

(Agência Câmara)

ORÇAMENTO 2008 - CEARÁ TEVE CORTES DE R$ 68 MILHÕES, MAS GOVERNO PROMETE REPOSIÇÃO


O Estado do Ceará perdeu, em matéria de recursos do Orçamento Geral da União 2008, cerca de R$ 68 milhões. Isso, por conta dos cortes que o Ministério do Planejamento realizou, alegando perdas da arrecadação com o fim da CPMF. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo deputado federal José Gerardo Arruda (PMDB), adiantando, no entanto, que a bancada federal já se mobilizou e conseguiu amenizar as perdas.

"Nós tivemos perdas de R$ 27 milhões com emendas de deputados federais e mais R$ 4 milhões com emenda de senadores, além de cortes em aplicações na faixa dos R$ 37 milhões. O governo, entanto, foi pressionado a aliviar essa situação, o que fará mandando um projeto de lei para o Congresso na próxima semana ", revelou José Gerardo, que integraou a Comissão Mista do Orçamento.

O projeto de lei, conforme o parlamentar, vai repor algumas perdas dos Estados e compensar outros como o Piauí, que tiveram mais de R$ 100 milhões de cortes num momento em que vive a dificuldade provocada pelas chuvas", disse o parlamentar. A previsão é de que dentro de 30 dias esse projeto vá para votação.

ANTIGO COLÉGIO DOROTÉIAS SERÁ SEDE DA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU



A Faculdade Maurício de Nassau, um dos maiores grupos de educação superior privado do País e com sede no Recife (PE), deverá iniciar suas atividades em Fortaleza a partir do segundo semestre deste ano. A informação foi dada nesta quinta-feira pelo seu novo diretor de Expansão, o ex-secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Antônio Vasques.

A sede, que funcionará no antigo Colégio das Irmãs Dorotéias, situado no bairro Joaquim Távora, passa por reformas. Vasques não quis adiantar quais os cursos que a Instituição oferecerá. A ordem, no entano, é investir bastante em qualidade, até porque o mercado da área em Fortaleza é dos mais competitivos.

CPI DAS ONGS DEVE SER PRORROGADA


Inácio Arruda é o relator-geral.

A CPI das ONGs será prorrogada por mais 180 dias. Isso é o que pede um requerimento que circula entre os senadores nesta quinta-feira. Vinte e sete deles já endossaram o pedido , que ganhou o apoio maciço da oposição. A prorrogação, dessa forma, ficou garantida. Os trabalhos, que têm como relator-geral o cearense Inácio Arruda (PCdoB), deveriam ser concluidos mês que vem, mas a oposição avaliou que ainda há muita maracutaia por ser investigada.
Eis mais dor de cabeça para o governo e para Inácio Arruda que queria aproveitar a CPI, como ele chegou a nos dizer, para criar um marco regulatório na relação das ONGs com o governo, baseado na tese de que as falcatruas estão sendo apuradas pelo TCU, CGU e Ministério Público Federal.

COMERCIANTE FRANCÊS É ASSASSINADO EM ARACATI

Um francês foi assassinado a socos e pauladas nesta quinta-feira na localidade de Córrego dos Rodrigues, a 10 quilômetros de Aracati (Litoral Leste), onde morava. Segundo informação do inspetor da Delegacia Regional de Aracati, Francisco Colaço Costa, vítima foi o comerciante francês Phillipe Georges Carrieu (57), que era dono de uma pousada na Praia de Canoa Quebrada. De Currieu, foram levados um cofre com dinheiro e o carro da marca Hilux. As investigações prosseguem. Há informações da prisão de um suspeito.

PREÇO DA FARINHA DE TRIGO DEVE SOFRER NOVO AUMENTO EM MAIO

Mais um reajuste no preço da farinha de trigo deverá se registrar mês que vem, segundo informou, nesta quinta-feira, o diretor comercial do Grupo M. Dias Branco e dirigente da Associação Brasileira da Indústria do tyrigo (Abitrigo), Eugênio Pontes. O reajuste deve ficar na faixa dos 10%, estimou Pontes, adiantando que é consequência ainda da quebra de safra registrada na Argentina, o principal fornecedor da matéria-prima dos moinhos brasileiros.
Em conseqüência, de acordo com Eugênio Pontes, deverá vir também em breve mais uma majoração na ponta, ou seja, no preço do pão, massas e biscoitos.
Ele chega a fazer uma previsão de reajuste: até 8%.

SINDIFORT VOLTA A QUESTIONAR GESTÃO LUIZIANNE LINS EM NOTA PAGA NOS JORNAIS


A luta dos seridores continua.

E o Sindicato dos Servidores Públicos de Fortaleza (Sindifort) publica, ensta quinta-feira, na imprensa local, uma nota com o título "Sou contra a Prefeita Luizianne e o PT". No manifesto, "Em resposta às inverdades publicadas pela Prefeitura de Fortaleza", a entidade enumera cinco pontos de luta e convoca os servidores a participarem de uma audiência pública marcara para as 14 horas desta quinta-feira, na Câmara Municipal. Confira alguns pontos:

"Em um momento em que Fortaleza vivencia o início de uma epidemia de dengue, segundo adverte o próprio Ministério da Saúde, em que escolas municipais literalmente vêm abaixo, as chuvas castigam a milhares de famílias que sofrem com o deficit habitacional e a falta de saneamento básico, e grande parte da juventude encontra-se encurralada entre as drogas e a falta de perspectivas, o Sindifort ver-se na obrigação, mais uma vez, de vir a público esclarecer inverdades dita pela atual administração municipal e denunciar atos contrários aos interesses da população e dos servidores do Município", diz a nota em sua abertura.

E, seguida, são questionados alguns pontos como:

- A política de reajuste dos servidores municipais, desde 2006.

- A ação impetrada pelo PT, no STF, contra servidores que possuem isonomia. Para o Sindicato serão atingidos pela medida 2500 servidores e suas família. Para o sindicato, "a Prefeitura precisa explicar o porquê de ter entrado com a Ação".

- O pagamento de tercerizados e de 58 assesores. Esses último, segundo a nota, equivalem a uma despesa anual superior a R$ 5 milhões.

Ao final a Nota afirma que "o Governo de Luizianne Lins e do PT não atendem as demandas dos servidores nem as expectativas da população. Romperam os laços com o projeto da classe trabalhadora e capitularam ao neoliberalismo"

CORRENTE PETISTA DEMOCRACIA SOCIALISTA ABENÇOA ALIANÇA LUIZIANNE-PMDB

E a prefeita Luizianne Lins manteve reunião na noite dessa quarta-feira com militantes da Democracia Socialista, a corrente na qual se enquadra dentro do Partido dos Trabalhadores. Durante o encontro, ela expôs os porquês de fechar aliança política com o PMDB do deputado federal Eunício Oliveira, expôs as bases do acordo, que está fechado em termos de cargo majoritário, faltando detalhes no plano proporcional (vereadores).
Luizianne obteve a bênção do seu grupo e ganhou fôlego para continuar trabalhando sua reeleição.
Nesta sexta-feira, está prevista uma conversa com Eunício Oliveira. O local ainda não foi divulgado por assessores de Luizianne.

CHOVE EM 80 MUNICÍPIOS DO CEARÁ. CARIÚS ANOTA MAIS DE 100 MILÌMETROS

Choveu em mais de 80 municípios nas últimas horas no Ceará. Segundo boletim divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a maior precipitação pluviométrica ocorreu e Cariús (Centro-Sul do Estado), com 129 milímetros. Confira mais chuvas:

Várzea Alegre - 64 milímetros
Umirim - 42.4 mm
Araripe - 38.4 mm
Iguatu - 36 mm
Cedro - 35 mm
Jucás - 32 mm
Lavras da Mangabeira - 27 mm
Saboeiro - 22 mm

CRIANÇA MORRE LEVADA PELA CORRENTEZA DE RIACHO EM ITAPIPOCA

Três mortes relacionadas com chuvas foram registradas nas últimas horas pelo Comando do Policiamento do Interior (CPI). Mais precisamente nos municípios de Itapipoca, Graça e Pedra Branca. Entre as vítimas, Márcio Oliveira Rodrigues, de um ano e seis meses, que foi levado pela correnteza de um riacho no lugarejo Assunção de Cima, em Itapipoca.

ABERTURA DO CINE CEARÁ TERÁ VÍDEO REALIZADO POR CRIANÇAS DE ÁREAS POBRES DE FORTALEZA


Ator José Dumont

Será aberto, a partir das 20 horas desta quinta-feira, no Cine São Luiz Sesc (Centro), o XVIII Cine Ceará, o festival do cinema e vídeo do Estado que, neste ano, conta também com películas de países da América do Sul. Na abertura, a exibição de uma animação chamada Tele Visão, produzida por crianças de 10 comunidades pobres de Fortaleza, sob supervisão do professor Telmo Carvalho, da Casa Amarela Eusélio Oliveira. O vídeo, patrocinado pela Coelce, foi resultado de oficinas de animação e mostra uma família carente sensibilizada com o desrespeito à natureza.
Uma criança de cada comunidade será homenageada na solenidade.
A abertura do festival contará com a presença do governador Cid Gomes, do secretário da Cultura do Estado, AutoFilho, e do reitor da UFC, Icaro Moreira, além do presidente da Coelce, Abel Rochinha.
Ainda na ocasião, reeberão homenagens especiais os atores José Dumont e Jorge Perrugorria, este cubano, e o presidente da Fecomércio, Luiz Gastão.

Saiba mais sobre o Cine Ceará 2008 aqui

LUIZ GASTÃO VAI SE AFASTAR DA FECOMÉRCIO PARA DISPUTAR A PREFEITURA DE FORTALEZA

O PPS vai mesmo ter candidato a prefeito de Fortaleza. Luiz Gastão, secretário-geral do partido, já reuniu equipe que lhe assessora na Federação do Comércio do Ceará (Fecomércio), onde é o presidente, e fez o comunicado. A oficialização do seu afastamento ocorrerá ainda neste mês, no que ele abre o comando para o vice, Régis Dias, ex-secretário do Desenvovimento Econômico do Estadso na gestão Lúcio Alcântara.
"Eu vou ser candidato. Tenho projeto pra Fortaleza", assegurou para o Blog o empresário, que atua na área da terceirização de presídios.

VENEZUELA NACIONALIZA SIDERÚRGICA

"O governo da Venezuela anunciou nesta quarta-feira a nacionalização da Sidor (Siderúrgica do Orinoco), empresa privatizada há dez anos que é a maior produtora de aço da Comunidade Andina de Nações e do Caribe e a quarta da América Latina, segundo o Instituto Latino-americano de Ferro e Aço (Ilafa). Segundo a ABN (Agência Bolivariana de Notícias), o vice-presidente Ramón Carrizalez Rengifo disse que durante vários meses houve negociação com a empresa, que se negou a reconhecer direitos dos trabalhadores. Para impedir a continuação de um conflito numa área estratégica, o presidente Hugo Chávez optou pela nacionalização, segundo ele.
Carrizales disse que Chavéz estava preocupado e esperou tempo suficiente por uma solução, que não foi possível porque a siderúrgica se aproveitou de vantagens oferecidas pelo governo sem oferecer bem-estar aos trabalhadores. "Tentamos chegar a um acordo, mas definitivamente eles não cediam, queriam apoio do governo ao sistema brutal que utilizavam nessa empresa. Esse é um governo que protege os trabalhadores, que nunca vai ficar do lado de uma empresa transnacional", afirmou o vice-presidente."

(Agência Brasil)

IDENTIFICADOS PILOTO E CO-PILOTO DO BIMOTOR QUE CAIU ENTRE O PIAUÍ E O CEARÁ

O Comandante do 7o Batalhão da Polícia Militar em Cratéus, Coronel Edvar Azevedo Rocha, informou nesta manhã de quinta-feira, durante entrevista ao Jornal Alerta Geral, da Rede SomZoom Sat, que o piloto e o co-piloto do bimotor Seneca PT-RBS que caiu no fim da tarde de quarta-feira na Serra de queimadas, no limite dos municípios São Miguel do Tapuiú (PI) e Novo Oriente, já foram identificados. São eles Fernando Abreu, o piloto, e o co-piloto Francisco César. O avião transportava malotes bancários entre cidades do Piaui e do Ceará.
Um helicóptero do CIOPAER (Coordenadoria Integrada de Operações e Resgate), com cinco tripultantes, sob o comando do major Félix, e um avião da FAB (Força Aérea Brasileira), se decolocaram agora pela manhã para acompanhar o resgaste das vítimas desse acidente.
A empresa que locava o avião era a Ceará Taxi Aéreo, de um empresário piauiense que reside em Teresina. Informações não confirmadas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), indicam que o avião explodiu no ar, caindo em seguida. O avião iria fazer o seu primeiro pouso na cidade de Crateús e, em seguida, partiria para Fortaleza, seu destino final. A aeronave fazia, diariamente, a rota entre os dois Estados. O avião decolava de Picos, fazia escalas em Floriano (PI), Crateús, Sobral e chegava à Capital cearense por volta das 22 horas. A Anac e a Infraero já localizaram a caixa-preta que ajudará nas investigações que possam elucidar as causas do acidente.

(Este Blog também com Rede SomZoom Sat e Portal AZ do Piauí)

DNOCS FECHA COMPORTAS DO CASTANHÃO


E as duas comportas da barragem do açude Castanhão (de um total de 12) que foram abertas no último dia 1º, já foram fechadas. A informação foi dada nesta manhã de quinta-feira pelo diretor-geral do DNOCS, Elias Fernandes. Segundo disse, não houve mais necessidade da continuidade dessa medida preventiva adotada quando o volume de águas do Castanhão atingiu 101 metros. O fechamento ocorreu na tarde desta quarta-feira. Essa foi a segunda vez que o Dnocs adotou essa medida na barragem, que foi inaugurado em 2003. A primeira foi em 2004, devido às fortes precipitações registradas em todo o Estado no período chuvoso (fevereiro a maio). "A gente só reabre as comportas se as chuvas se intensificarem", admitiu o diretor-geral do órgão.
No período, foram liberados 500 metros cúbicos de água por segundo, uma operação que evitou cheias na região de Alto Santo. O Castanhão estava com 4 bilhões 800 milhões de metros cúbicos de água. A capacidade total é de 6,7 bilhões de metros cúbicos de água.
Elias Fernandes deu a informação antes de seguir para Brasília, onde tem contatos na Defesa Civil e Ministério da Integração Nacional.
Na agenda dele, apelo por recursos para recuperação de paredes de barragens danificadas pelas chuvas. Os estragos, de acordo com Fernandes, ocorreram mais nos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ao todo, ele reivindicará R$ 1,3 milhão, dos quais R$ 400 mil para o Ceará.

UECE EM CLIMA DE ELEIÇÃO PARA NOVO REITOR


A Universidade Estadual do Ceará escolherá, a partir das 8 horas desta quinta-feira, seu novo reitor. Cinco candidatos tentarão espaços na lista tríplice da qual sairá o novo reitor, cuja escolha caberá ao governador Cid Gomes (PSB). Serão mobilizadas urnas em 13 locais, dos quais seis na Capital. Vão votar até as 21 horas 1.100 professores, 480 servidores e 22 mil alunos.
A apuração deve ocorrer nesta sexta-feira. Confira as chapas:

* CHAPA 1 Candidato: Rui Araripe - professor de Matemática Vice: Artur Pinheiro - professor de História

* CHAPA 2 Candidato: Jáder Onofre - atual reitor Vice: José Ferreira Nunes - pró-reitor de pós-graduação e pesquisa

* CHAPA 3 Candidato: Lena Figueiredo - diretora do Centro de Humanidades Vice: Hidelbrando Soares - diretor da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, em Limoeiro do Norte

* CHAPA 4 Candidato: Jackson Sampaio - diretor do Centro de Ciências da Saúde Vice: Fábio Perdigão - presidente da Comissão Executiva do Vestibular

* CHAPA 5 Candidato: Francisco de Assis Moura - professor de Administração Vice: Antônio Gomes Neto - diretor do Centro de Ciências e Tecnologia

UNIDADE DE ATENDIMENTO E PREVENÇÃO AO AVC DO CEARÁ NA SAUDADE

"A cidade de Belo Horizonte (MG) fez festa no começo deste mês para anunciar o início de um projeto de apoio e atenção aos pacientes vítimas do Acidente Vascular Cerebral (AVC). Tudo com integral apoio da Secretaria da Saúde do Estado. O fato poderia até passar despercebido se a iniciativa mineira não tivesse origem aqui no Ceará. Há um ano e meio está dormitando nas gavetas da burocracia oficial o projeto da Unidade de AVC do Hospital Geral de Fortaleza, concebido pela inspiração de um grupo de médicos liderado pelo neurologista João José Carvalho. A unidade deveria funcionar 24 horas atendendo e oferecendo prevenção, mas falta pessoal e espaço físico. No Ceará, segundo estatísticas, cinco mil pessoas por ano são atingidas pelo AVC. A propósito: cadê o Comitê Estadual do AVC, criado para tocar o projeto, que nada cobra do governo estadual? "

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mais aqui.

CNBB QUER BARRAR CANDIDATOS DE FICHA SUJA

"O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), órgão que reúne 35 entidades, como CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), iniciou ontem a coleta nacional de 1,2 milhão de assinaturas para propor ao Congresso um projeto de lei que impeça a candidatura de pessoas com antecedentes criminais graves ou que já tenham renunciado ao mandato. A apresentação do projeto foi feita durante a 46ª Assembléia Geral da CNBB, em Indaiatuba (SP). Pela proposta, ficam proibidos de se candidatar quem tenha sido condenado por crimes considerados graves ou quem tenha denúncia contra si feita pelo Ministério Público e acatada pela Justiça.Quem responder processo ou tenha sido condenado pelos crimes de racismo, tortura, utilização de mão-de-obra em condições análogas à escravidão ou improbidade administrativa, dentre outros, também não poderá concorrer."

(Folha de São Paulo)

LUIZIANNE E EUNÍCIO TERÃO NOVO ENCONTRO. EM PAUTA, A DISPUTA PROPORCIONAL

"A prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT) e o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) encontram-se amanhã para dar continuidade à negociação para um possível acordo com vistas às eleições municipais deste ano. Na última terça-feira, eles tiveram mais uma reunião em Brasília. O deputado Eunício Oliveira avalia que não haverá dificuldade em fechar o acordo para que o seu partido integre-se à campanha de reeleição de Luizianne Lins. O PMDB que participar da formulação do programa de governo, a definição do PT em favor da coligação majoritária e proporcional e a garantia de uma vaga para o partido na chapa ao Senado, em 2010. Para Eunício Oliveira, a coligação proporcional - um dos pontos que alguns dos segmentos do PT rejeitam - seria vantajosa também para o Partido dos Trabalhadores. Segundo ele, o PMDB elege "cinco ou seis vereadores, em qualquer circunstância", e o PT poderia eleger quatro, um a mais em comparação com a atual bancada. "Mesmo que o PMDB levasse vantagem (na coligação proporcional), a questão é eleger Luizianne, e não um ou outro vereador", conclui Eunício. "

(O POVO)

AVIÃO BIMOTOR COM MALOTES DOS CORREIOS CAI NA REGIÃO DE CRATEÚS

"E a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros dos Estados do Ceará e do Piauí procuram pelo piloto e co-piloto de um avião bimotor, que caiu no fim da tarde de ontem na Serra das Queimadas, na divisa dos municípios São Miguel do Tapuiú (PI) e Novo Oriente (CE) - a 388 quilômetros de Fortaleza. A aeronave deveria ter pousado em Crateús, no sertão cearense, às 17h20min, com uma carga de malotes (dinheiro e documentos) do Banco do Nordeste e do Banco do Brasil. Moradores da localidade de Palmeiras, a cerca de cinco quilômetros do local onde o avião teria caído, afirmaram que a aeronave sobrevoou o povoado em baixa atitude. Segundos depois, de acordo com os moradores, eles ouviram um estrondo e fumaça entre as árvores. "Nunca ninguém por aqui (São Miguel do Tapuiú) havia visto uma coisa igual. O avião passou com uma zoada muito feia e depois desapareceu na serra. Houve uma explosão e fumaça", contou o comerciante José Alves Viana, o Zé Antônio, 41 anos, em contato por telefone com O POVO. Apesar da aeronave ter caído antes do anoitecer, os militares não conseguiram chegar ao local da queda. "As fortes chuvas que vêm caindo na região tornaram praticamente impossível qualquer acesso à serra pelo Ceará. Teremos que entrar no Piauí para tentarmos chegar ao local onde a aeronave caiu", comentou o capitão do Corpo de Bombeiros, Francisco Antônio da Silva.

(Jornal O POVO)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

VICE-GOVERNADOR DE MINAS VEM EXPOR NO CEARÁ A GESTÃO DE SUCESSO DE AÉCIO NEVES


Anastasia, o todo-poderoso de Aécio

O vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia (PSDB), visitará Fortaleza no próximo dia 18. Atendendo a um convite do Centro Industrial do Ceará (CIC), ele fará palestra, a partir das 10 horas, sobre o tema “Inovação na Gestão Pública”, quando apresentará para empresários e políticos cearenses os resultados do chamado “choque de gestão” implementado no governo mineiro, que reestruturou a máquina pública, tornando-a eficiente.
Considerado o grande gerente do governo de Minas, Anastasia é o principal responsavél pela implantação dessas medidas. Depois de ajustar as contas - até 2004, o Estado apresentava déficits orçamentários anuais de até R$ 2,4 bilhões –, Minas acumula superávits e hoje faz investimentos com recursos próprios. Realiza, inclusive, a primeira Parceria Público-Privada (PPP) rodoviária do país, que está construindo o novo corredor de exportação entre a região metropolitana de Belo Horizonte e São Paulo.

Saiba mais sobre Anastasia e o modelo mineiro aqui.

COMISSÃO DO SENADO REDUZ DE DOIS PARA UM O NÚMERO DE SUPLENTES DE SENADOR

"Em votação confusa e tumultuada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira, a manutenção do suplente de senador. Os senadores, entretanto, reduziram de dois para um o número de suplentes, por 12 votos a 6. Foi aprovada, também, a possibilidade de os titulares se licenciarem para assumir ministérios e secretarias de Estado.
Além disso, ficou proibida a candidatura para suplência de parentes até segundo grau, cônjuges e afins dos senadores titulares. Com isso, ocorrendo a vacância no Senado quando o titular se afastar para assumir cargo no Executivo, o suplente permance no cargo até retorno do titular.
No entanto, se a vaga surgir em razão de morte, renúncia, cassação ou quando o titular precisa se afastar para se candidatar a outros cargos eletivos, o suplente assume até a próxima eleição, seja ela municipal ou federal.
"Essa proposta resolve 88% do problema. Nós hoje temos 16 suplentes como titulares. Desses 14 assumiram por motivo de morte, renúncia ou eleição. Apenas Siba Machado [PT-AC] e Wellington Salgado [PMDB-MG] estão no cargo por afastamento do titular para ocupar cargo no Executivo", afirmou Demóstenes Torres (DEM-GO), que foi o relator das sete propostas de emenda à Constituição sobre as modificações nas regras da suplência no Senado."

(Congresso Em Foco)

TRE DO CEARÁ PODE CASSAR DEPUTADO ESTADUAL POR INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

Na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral, nesta quarta-feira, processo que pede a cassação do mandato do deputado estadual Doutro Washington, que atua politicamente na Região Metropolitana de Fortaleza. Eleito pelo PAN, ele se filiou ao PP e, depois, mudou-se para o PRB, sigla alternativa do Palácio Iracema, onde está como pré-candidato da legenda a prefeito de Caucaia.

CPI DA PEDOFILIA APROVA QUEBRA DE SIGILO DE ÁLBUNS DO ORKUT

"A CPI da pedofilia aprovou, nesta quarta-feira (9), a quebra de sigilo de 3.261 álbuns de fotos publicados no site de relacionamentos Orkut – todos eles são “trancados” por ferramentas de privacidade, o que restringe a visualização de seu conteúdo. O Google, empresa responsável pelo Orkut, terá de passar à CPI os dados solicitados sobre esses álbuns, que possam ajudar a identificar os responsáveis pelo crime de pedofilia. A quebra atende a um pedido feito pelo Ministério Público Federal em São Paulo, por meio do Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos. Na CPI, o Google Brasil se comprometeu a repassar para o MPF e para a ONG SaferNet o conteúdo do Orkut relacionado à pornografia infantil. O compromisso foi feito por Alexandre Hohagen, diretor-presidente da filial brasileira.
Além disso, divulgou a “Agência Senado”, o executivo afirmou que a partir do dia 1º de julho a companhia implementará um sistema de gerenciamento e filtragem de mensagens, com o objetivo de coibir a publicação de dados criminosos no Orkut. O funcionamento da ferramenta, explicou, tem como base a associação de máquinas, programas e pessoas, que poderiam filtrar imagens e textos impróprios antes mesmo de eles serem publicados."


(Portal G1)

PROCURADORIA DO TRABALHO MANDA PREFEITURA DE JUAZEIRO NOMEAR CONCURSADOS

"A Prefeitura de Juazeiro do Norte (563 km de Fortaleza) está realizando a convocação e nomeação de candidatos aprovados em concurso público. A medida decorre do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo prefeito Raimundo Macedo (PSDB) perante o procurador do Trabalho Francisco José Parente Vasconcelos Júnior, titular do Ofício do Ministério Público do Trabalho no Município, e por intermédio dos promotores de Justiça Delma Longo dos Santos Mendes, Luciana de Aquino Vasconcelos Frota e Leonardo Moraes Santiago.
De acordo com o TAC assinado no mês passado, a Prefeitura teve de nomear para os cargos vagos existentes e os ocupados atualmente por servidores temporários os aprovados que se encontram na listagem de classificados ou classificáveis do concurso unificado realizado pelo Governo do Estado para o Programa de Saúde da Família daquele município. A Prefeitura teria até amanhã (10), para enviar ao procurador cópias das portarias de nomeação e os termos de posse dos servidores contratados. Segundo Vasconcelos, os comprovantes já estão sendo recebidos pelo MPT. O Termo de Ajustamento de Conduta prevê o afastamento dos servidores temporários após a nomeação dos aprovados. Para os cargos em que exista a carência de servidor, mas inexistam candidatos aprovados ou cuja criação das vagas não tenha ocorrido ainda mediante aprovação de lei pela Câmara Municipal, a Prefeitura terá de enviar com urgência ao Legislativo o projeto de lei.
Após aprovado projeto de criação de cargos pela Câmara, se inexistirem aprovados no último concurso, o Município deverá proceder a realização de novo processo seletivo."

(Assessoria da PRT do Ceará)

EM IRAUÇUBA, SANGRA AÇUDE JERIMUM

E mais um açude sangra no Ceará. Nesta quarta-feira, foi a vez do açude Jerimum, que fica na cidade de Irauçuba (148 Km de Fortaleza), um dos municípios que menos chove no Estado. O Jerimum tem capacidade para acumular 20,5 milhões de metros cúbicos de água e a última vez que ele sangrou foi em 2004.
Agora são 61 açudes sangrando no Estado de um total de 127, informa a Companhia Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh).

PRODUÇÃO DA CASTANHA DE CAJU NO CEARÁ CAI 9,58%

A produção de castanhas de caju do Ceará caiu 9,58% em 2007. Em 2006, foram produzidas 147.129 toneladas do produto, enquanto no ano passado esse número caiu para 133.211 t. Vários fatores ocorreram para que houvesse queda na safra, de acordo com os especialistas: irregularidade das chuvas, clima quente e seco, baixa umidade, ventos fortes na pré-floração e na floração. Segundo José de Sousa Paes, gerente de Fruticultura da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), algumas medidas são necessárias para que este desempenho possa melhorar, dentre elas estão a renovação dos pomares por meio da substituição de copas, a ampliação das áreas plantadas com o caju-anão precoce, a realização de estudos e a criação de tecnologias para o aproveitamento integral do caju.

Leia matéria completa no Agroblog Tropical

NO ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA, ASSEMBLÉIA HOMENAGEARÁ 11 PERSONALIDADES

E a Assembléia Legislativa realizará, nesta sexta-feira, sessão solene em homenagem aos 282 anos de Fortaleza. Na ocasião, 11 personalidades ganharão destaque. São elas: Cláudio Pereira (jornalista), Romeu Duarte (arquiteto), Cristiano Câmara (musicólogo), Mino (cartunista), Sérvulo Esmeraldo (escultor), Nirez (historiador) Luiza Teodoro (educadora), Ary Sherlock (ator), Augusto Borges (radialista), a prefeita Luizianne Lins e Narcélio Limaverde (radialista).


BOM LEMBRAR: Em seu programa na Rádio O POVO/CBN, Narcélio tem quadro diário, onde conta um pouco da Fortaleza antiga, dos seus costumes, folclore e molecagem sadia.

DOSSIÊ ANTI-FHC - CCJ DO SENADO NÃO CONVOCA DILMA


"O presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Marco Maciel (DEM-PE), encerrou a sessão de hoje sem a votação do requerimento de convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para prestar esclarecimentos sobre o suposto dossiê com gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O requerimento, de autoria do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), era o 16º item da pauta. Uma nova reunião da comissão está prevista para a próxima quarta-feira."

(Agência Estado)

QUEM DÁ MAIS? JUSTIÇA FEDERAL REALIZA LEILÃO DE IMÓVEIS E CARROS NESTA QUINTA-FEIRA

"A 9ª Vara da Justiça Federal no Ceará realizará nesta quinta-feira (10) e no próximo dia 24, às 14 horas, leilão judicial de bens imóveis, veículos, máquinas e equipamentos, relativos aos processos de execução fiscal. Os imóveis estão avaliados entre R$ 8.712,00 e R$ 11.955.970,94 e os veículos variam entre R$ 1.950,00 e R$ 25.000,00. O leilão ocorrerá no auditório do edifício sede da Justiça Federal (Praça General Murilo Borges, s/n, Centro, 5º andar). Na primeira data serão aceitos apenas lances iguais ou superiores ao valor de avaliação do bem leiloado. Caso não haja êxito nessa primeira oportunidade, serão aceitos, na segunda data, lances de qualquer valor, desde que respeitem o limite mínimo de 50% do valor de avaliação. Pessoas físicas e jurídicas poderão participar do leilão que reunirá carros, motos caminhões, terrenos, prédios comerciais, apartamentos, residências, máquinas, entre outros bens. A arrematação do bem poderá ser feita sob a forma de pagamento parcelado ou à vista. Neste último caso, o arrematante deverá efetuar o pagamento de, pelo menos, 30% (trinta por cento) do valor do bem e o restante em até quinze dias. Já nos casos de parcelamento, o valor correspondente à primeira parcela deverá ter depósito efetuado em guia a ser disponibilizada no ato da arrematação. Os bens móveis estão armazenados no depósito da Leiloeira Pública Oficial (Rua Jacinto de Matos, 701 A, Jacarecanga) e podem ser visitados de segunda a sexta, das 9 às 17 horas e no sábado das 9 às 12 horas."

Clique e Veja edital completo

TSE MANTÉM NO CARGO DEPUTADO FEDERAL ACUSADO DE INFIDELIDADE PARTIDÁRIA

"O ministro Felix Fischer (foto), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), julgou extinto, sem resolução do mérito, o pedido de decretação de perda do mandato do deputado federal Carlos Alberto Cavalcante de Souza (PP/AM). A ação de infidelidade partidária foi ajuizada por Roberto Carlos Ribeiro Pereira, eleito suplente na mesma coligação do parlamentar (PP/PTB/PMDB/PRTB/PMN). De acordo com a decisão do ministro, o suplente não tem legitimidade para para pedir a perda do mandato porque o deputado Carlos Alberto deixou o PP e retornou à mesma legenda no prazo inferior a trinta dias e, nesse caso, o partido político é o único legitimado para requerer o mandato.
O deputado saiu do partido em 24 de setembro de 2007 e voltou à agremiação em 4 de outubro do mesmo ano.Na Petição (Pet 2780), o ministro afirma que “da interpretação do art. 1º, caput, e § 2º, da Resolução-TSE nº 22.610/2007, extrai-se que o partido político é o único legitimado para requerer a perda de mandato eletivo em decorrência de desfiliação e refiliação partidária quando este fato ocorrer em menos de trinta dias”.

(Do site do TSE)

MEMÓRIA DE LUIZ ESTEVES SERÁ LEMBRADA

A memória do ex-presidente das Federação das Indústrias do Ceará, Luiz Esteves, será lembrada nesta quinta-feira, durante sessão solene do Poder Legislativo. A iniciativa é do deputado tucano Luiz Pontes e ocorrerá a partir das 19 horas, no Plenário 13 de Maio. Luiz Esteves presidiu a Fiec de 1986 a 1992 e morreu no último dia 31 de janeiro, aos 82 anos. Teve trajetória profissional ligada à indústria gráfica cearense, segmento do qual foi sua mais expressiva liderança. Dirigiu, ao lado do pai e irmãos, e depois com os filhos, um das mais tradicionais gráficas do estado, a Tiprogresso.
Luiz Esteves se notabilizou em sua passagem pela FIEC não apenas pelas realizações , mas pela tranqüilidade e habilidade com que conduziu a expansão da entidade. Era um otimista por natureza.

A ESPETACULARIZAÇÃO DO CASO ISABELLA


E aí, a mídia exagera na cobertura que faz sobre o caso Isabella Nardoni?

DIRETOR-GERAL DA ABIN DEFENDE SIGILO NA CPI MISTA DOS CARTÕES

"O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda, defendeu nesta quarta-feira em depoimento à CPI mista dos Cartões a manutenção do sigilo dos gastos com cartões corporativos da presidência da República. “O presidente da República do Brasil não há de ser diferente do presidente da República de nenhum outro país. O sigilo é absolutamente necessário”, afirmou. Lacerda fez uma longa defesa do sigilo dos gastos como mecanismo de segurança do presidente e sua família, assim como fez ontem o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Jorge Félix. Para defender o sigilo, o diretor da Abin chegou a citar até a ex-candidata à Presidência da Colômbia Ingrid Bittencourt, que foi seqüestrada durante a campanha pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. “Até mesmo a segurança dos candidatos há de ser criteriosa, rigorosa”. Lacerda disse que não se pode correr o risco de abrir os gastos da Presidência. “Os gastos não podem criar uma vulnerabilidade por uma eventual prestação de contas”.Ele destacou que os gastos sigilosos passam por auditoria do Tribunal de Contas da União. “Os gastos são submetidos a órgãos competentes, torna-los públicos que é o problema”.

(Portal G1)

BATALHÃO POLICIAL DE RUSSAS PREPARA TROPA CONTRA DENGUE


Especialista expondo sobre dengue.

E o Serviço de Assistência Social/Núcleo 1º Batalhão Policial Militar está apostando no treinamento do seu pessoal dentro da luta contra a dengue. No último fim de semana, na sede do 1º BPM, que fica em Russas (Vale do Jaguaribe), houve palestra sobre "Controle de Endemias" para policiais militares. A palestra, realizada em parceria com a Secretaria de Saúde do Município de Russas, abordou ações de combate ao foco do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti e noções de prevenção.
De acordo com o comandante do Batalhão, coronel Tavares Segundo, esse trabalho de conscientização dos PMs deverá reforçar o controle da doença naquela região, já que muitos se tornarão multiplicadores das ações preventivas nas comunidades onde moram e também repassando informações para a população.

FMI PREVÊ EXPANSÃO DE 4,8% DO PIB DO BRASIL

"O Fundo Monetário Internacional projeta crescimento de 4,8% da economia do Brasil em 2008, segundo o documento relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês). O número foi revisado em alta em comparação à taxa de 4% projetada no documento divulgado no Encontro Anual do Fundo, em outubro de 2007. A projeção para 2009 é de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro um pouco menor, de 3,7%. Todas as projeções ficam abaixo da taxa de 5,4% registrada pelo País em 2007.A previsão para o PIB em 2008 é 0,3 ponto porcentual superior à taxa prevista no WEO revisado em janeiro de 2008, de acordo com o Fundo, que naquele momento embutiu a projeção do País na região compreendida pela América Latina e Caribe. Para a média anual da inflação, o Fundo prevê 4,8% em 2008 e 4,3% em 2009. Com relação ao balanço de conta corrente, o FMI calcula déficit de 0,7% do PIB em 2008 e de 0,9% em 2009.Como parcela do PIB global em Paridade de Poder de Compra (PPP, na sigla em inglês), o PIB brasileiro respondeu por 2,81% do PIB global em 2007, próximo do nível da França 3,17% e da Rússia 3,18%. Em taxas de mercados, o PIB brasileiro respondeu por 2,42% do PIB global no mesmo ano."

(Agência Estado)

AUMENTA NÍVEL DE SANGRIA DO AÇUDE ORÓS. O ESPETÁCULO ATRAI TURISTAS


O nível da sangria do açude Orós (Bacia do Alto Jaguaribe) alcançou, nesta manhã de quarta-feira, às 5 horas, 61 centrímetros. São 50 centímetros a mais quando sangrou no último domingo. O açude tem capacidade de 1, 9 milhão de metros cúbicos de água. A vazão, segundo Antenor Gondim, técnico sediado no no escritório do DNOCS em Orós, a tendênica é que essa mesma vazão aumente, porque choveu forte no Piauí e na região jaguaribana. O espetáculo continua atraíndo muitos turistas.

E HOJE TEMOS "SESSÃO ELIOMARKIDS" - ALGUÉM SABE QUEM FOI ESSE SUPER-HERÓI?


Quer saber mais? Clique aqui

INVERNO NÃO DÁ TRÉGUA NO CEARÁ

Choveu, nas últimas horas no Ceará, em mais de 150 municípios, segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior chuva foi registrada em Ipaumirim (Região do Cariri), com 102 milímetros. Confira mais 10 cidades que receberam boas chuvas:

Senador Sá - 80 milímetros
Aurora - 63 mm
Morada Nova - 60 mm
Sobral - 53 mm
Pindoretama - 52 mm
Alto Santo - 51 mm
Choró - 50.4 mm
Bixio - 50 mm
Acarape - 48 mm
Aracati - 46.2 mm

PETISTA DIZ: É OPORTUNISMO APELO DE PATRÍCIA PARA QUE LULA SE AFASTE DA CAMPANHA


Deodato questiona o amém de Patrícia a Lula
O advogado Deodato Ramalho, que se afastou do cargo de procurador-geral do Município para disputar cadeira de vereador pelo PT, telefonou para o Blog nesta manhã de quarta-feira. Falando direto de de Quixeramobim, onde trata de assuntos particulares, classificou a postura da senadora Patrícia Saboya de procurar o presidente Lula e ouvir dele compromisso de que se afastará da campanha em Fortaleza, de "puro oportunismo". Patrícia é pré-candidata do PDT á prefietrura de Fortaleza e foi recebida ontem à tarde por Lula, no Palácio do Planalto, ao lado do ministro Carlos Lupi (Trabalho e Emprego) e dos senadores do partido. Na ocasião, expôs seu projeto e lembrou que, na Capital cearense, estarão disputando nomes da base aliada do governo federal com a prefeita Luizianne Lins (PT).
Deodato Ramalho considerou um"absurdo" essa ação da senadrora, observando que, antes de tudo, ela precisa definir de que lado está: "A senadora tem que dizer se é oposição ou se apóia o governo Lula, porque, na semana passada, ela bateu duro no PT, falando de atos de corrupção e Mensalão. Chegou a mandar o deputado Artur Bruno, do nosso partido, ficar calado. Ora, se ela diz que o PT é corrupto, acaba chamando o governo do presidente Lula de corrupto. Isso é incoerência de discurso", acentuou Ramalho.
Para ele, a senadora Patrícia Saboya age como se fosse um "politico tradicional e oportunista" pois, na sua avaliação, quer aproveitar apenas o bônus da popularidade do presidente Lula para viabilizar sua candidatura. "Por que não assume também a defesa do governo Lula?", desafiou o ex-titular da Procuradoria Geral do Município.

SINDUSCON-CE PREOCUPADO COM QUESTÕES JURÍDICAS ENVOLVENDO RESORTS


Fujita e Roberto conferem reunião da CBIC

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon), Robeto Sérgio, ao lado do ex-presidente da entidae, Carlos Fujita, participa, nesta quarta-feira, em Brasília, de reunião da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Na pauta, segundo Sérgio, uma avaliação sobre o andamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), iniciativa do governo federal.
Mas há um outro assunto que preocupa o setor principalmente do Nordeste. De acordo com Carlos Fujita, pelejas judiciais em torno da execução de projetos na área do turismo, principalmente resorts. "Há muitos projetos questionados pelos ambientalistas, o que nos preocupa. Achamos que dá para termos um desenvolvimento sustentável", disse.
No Ceará, há resorts alvos de questionamentos jurídicos como os que estão para ser implantados em Aquiraz, Camocim e na Praia do Cumbuco, em Caucaia. A discussão envolve o governo estadual e ações do Ministério Público Federal que vê riscos para areas de proteção ambiental como dunas e falésias.