sábado, 16 de fevereiro de 2008

ENTRANDO NUMA FRIA - TEMPO AJUDA E LULA DEVE VISITAR A ANTÁRTIDA


E o corinho entre pingüins..."Lula!"

"O chefe da assessoria militar da Presidência da República, brigadeiro Joseli Camelo, informou na noite deste sábado, 16, que está tudo pronto para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcar às 9 horas deste domingo de Punta Arenas, no sul do Chile, com destino à base antártica brasileira Comandante Ferraz. Segundo ele, as condições meteorológicas são "muito boas".

(Agência Estado)

ASSOCIAÇÃO DE PREFEITOS DO CEARÁ PROMOVE ENCONTRO SOBRE DIREITO ELEITORAL


A Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece) promovverá no próximo dia 26, no Seara Praia Hotel, em Fortaleza um seminário sobre Direito Eleitoral. O objetivo é apresentar aos candidatos a prefeito principalmente todos vários aspectos polêmicos como, por exemplo, o Registro de Candidatura, A Propaganda Eleitoral e Condutas Vedadas aos Agentes Públicos nas Eleições de 2008.
As palestras serão realizadas pelo advogado Leonardo Carvalho, que tem forte atuação nesta área e é considerado uma das grandes revelações no campo do Direito Eleitoral no Estado.

LEÃO DA RECEITA ANUNCIA REGRAS DA DECLARAÇÃO 2008 NESTA SEGUNDA-FEIRA

"A Receita Federal vai anunciar na segunda-feira as regras para entrega da declaração do Imposto de renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). O anúncio será feito às 15 horas, pelo supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, no Auditório do Ministério da Fazenda, em Brasília."

(Agência Estado)

SOBRAL VAI VIRAR A CAPITAL DO LIVRO DO CEARÁ


Governador, via Secult, apoia evento bancado por Leônidas Cristino

Sobral (Zona Norte) será a primeira cidade cearense a receber o projeto Feira Regional do Livro, uma promoção da Secretaria da Cultura do Estado, que vai procurar ampliar a participação do interior na programação da VIII Bienal Internacional do Livro prevista para novembro deste ano. Entre os dias 19 e 23 deste mês, Sobral receberá a primeira edição da feira, que ocorrerá em 10 cidades até o final do ano. O objetivo da Feira Regional é levar a cada macrorregião do Ceará uma ação ampla de fomento ao livro, promovendo o encontro entre as cadeias do livro e a população.
Depois de Sobra, onde o prefeito Leônidas Cristino (PSB) asseguou total apoio através da Secult municipal, o projeto visitará as cidades de Senador Pompeu, Quixadá, Fortaleza, Limoeiro do Norte, Tauá, Crato, Icó, Aracati e Camocim. O Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros) também respalda o evento.

SERVIÇO

Em Sobral, as atividades da feira ocorrerão de 19 a 23 deste mês em dois lugares: na Escola de Comunicação, Ofícios e Arte (Ecoa) e na Biblioteca Municipal Lustosa da Costa. A programação inclui palestras de pesquisadores, como Martine Kunz e Denis Melo, que retratam diferentes abordagens sobre o tema "Tradição e contemporaneidade".

O QUE CIRO GOMES TEM A VER COM BIG BROTHER BRASIL?


O ex-ministro e a atriz

Eis um artigo assinado pelo jornalista Clóvis Rossi,na Folha de São Paulo, que merece reflexões. No conteúdo, Rossi aborda o bate-boca do deputado federal Ciro Gomes (PSB) com a atriz Letícai Sabatella por ocasião de audiência pública, nesta semana, na Comissão de Direitos Humanos do Senado, onde o tema foi o velho e polêmico projeto de transposição das águas do rio S]ão Francisco. Confira:

Língua comprida

"Desconfio que qualquer um dos BBBs, os atuais ou os anteriores, produziria uma filosofada bem mais profunda do que o rés-do-chão despejado pelo deputado Ciro Gomes em cima da atriz Letícia Sabatella anteontem, em pleno Senado Federal, a saber:
"Eu, ao meu jeito, escolhi a opção de meter a mão na massa, às vezes suja de cocô, às vezes, mas minha cabeça, não, meu compromisso, não", disse o deputado. O estilo não é exatamente o de um estadista, com perdão de usar palavra que não cabe neste contexto. Mas cada um tem o seu -e paga um preço por ele. Ciro já pagou, na campanha eleitoral de 2002, ao enforcar-se na própria língua comprida, contando pequenas mentiras com sua inata presunção, justamente quando começava a subir nas pesquisas. Até aí, problema dele. Mas na frase do deputado à atriz há um problema muito mais sério do que o estilo. Vejamos:
1 - Ciro Gomes foi prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da Fazenda (governo Itamar Franco) e ministro da Integração Nacional (governo Luiz Inácio Lula da Silva), para citar apenas os cargos públicos mais relevantes e no Executivo. 2 - Nessas funções, obrigatoriamente, Ciro meteu a mão em muitíssimas massas. De acordo com sua própria contabilidade, "às vezes" colidiu com matéria fecal. 3 - Como em todas essas funções, foi pago com dinheiro público, tem a obrigação agora de prestar contas e explicar a quem o paga há muitíssimos anos quantas vezes encontrou "cocô" no meio da massa e o que fez ao descobri-lo (denunciou o defecador? omitiu-se?).
Não dá para falar esse tipo de coisa assim alegremente sem prestar a devida conta. Ainda mais quando, como é o caso de Ciro, faz parte de uma coligação campeã de "meter a mão na massa", para ficar na parte não-escatológica da história."

CANTOR MORAES MOREIRA DARÁ ENTREVISTA AO PÚBLICO DURANTE PROGRAMA DO BNB


O cantor e compositor baiano Moraes Moreira concederá entrevista aberta ao público, dentro do programa Nomes do Nordeste, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza , na próxima terça-feira, 19, às 19 horas. Na entrevista, que será conduzida pelo jornalista Augusto César Costa, com a participação da platéia presente ao Centro Cultural, o artista compartilhará sua história de vida e descreverá sua trajetória artística.
Autor de sucessos como “Bloco do prazer”, “Festa do interior”, “Pão e poesia”, “Meninas do Brasil”, “Preta pretinha” e “Pombo correio”, Moraes Moreira aproveitará a ocasião para lançar e autografar o livro “A história dos Novos Baianos e outros versos”. Escrito em forma de literatura de cordel, com 966 versos em redondilhas e acompanhado de um CD, o livro registra sua voz narrativa, a leitura de poemas inéditos e letras de sua autoria.

SERVIÇO
* CCBNB - Rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108)
* Entrada franca

DATAFOLHA - ALCKMIN E MARTA EMPATADOS NA DISPUTA PELA PREFEITURA DE SÃO PAULO


A petista já foi prefeita de São Paulo e conta com 25% de apoio

"O ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e a ministra Marta Suplicy (PT) lideram hoje a corrida pela Prefeitura de São Paulo, revela a primeira pesquisa Datafolha do ano, publicada na Folha deste domingo - que chegou às bancas de jornal neste sábado (16). A íntegra da pesquisa está disponível somente para assinantes do jornal e do UOL.
De acordo com a pesquisa, Alckmin aparece com 29% das intenções de voto, contra 25% de Marta. Os dois estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), tem 12% das intenções de voto. Com esse desempenho, Kassab está tecnicamente empatado com Paulo Maluf (PP) e Luiza Erundina (PSB) --que têm 10% e 8% das intenções de voto, respectivamente.
Na pesquisa anterior, realizada em novembro, Alckmin tinha 26% das intenções de voto, contra 24% de Marta. De uma pesquisa para outra, o percentual de intenção de votos de Alckmin oscilou três pontos para cima, enquanto o de Marta evoluiu um ponto.
Kassab --que tinha 13% das intenções de voto-- oscilou um ponto para baixo. Com isso, a diferença na taxa de intenção de voto de Alckmin para Kassab subiu para 17 pontos.
Os dois querem disputar a eleição para a Prefeitura de São Paulo, em outubro. Se nenhum deles desistir da candidatura, a aliança histórica entre PSDB e DEM será rompida. Integrantes do PSDB já chegaram a defender apoio à reeleição de Kassab em prol da manutenção dessa aliança. Em troca, o DEM apoiaria a candidatura de Alckmin para o governo de São Paulo, em 2010. Mas Alckmin quer disputar a eleição de outubro para não ficar muito tempo afastado das articulações políticas."

TROPA DE ELITE DOMINA O URSO


E o filme Tropa de Elite, polêmico e que mostra a realidade da violência no Brasil, ganhou o Urso de Ouro no festival de Berlim.
Quando os cineastas brasileiros procuram mostrar este País lá fora, sem muita invencionice ou ataaques hollywoodianos, a gente sempre vence. Isso é bom para a arte. Em todos os sentidos.

Saiba mais aqui

PREFEITA DIVULGA MENSAGEM PELO DIA DO REPÓRTER

Da prefeita Luizianne Lins (PT), recebemos neste sábado a seguinte mensagem:

"Aos repórteres de rádio, televisão e jornal,

Neste Dia do Repórter, parabenizo a todos e todas vocês que se dedicam acompanhando, analisando e divulgando o cotidiano e as particularidades de nossa Fortaleza. Sou jornalista e conheço as exigências muitas vezes difíceis dessa tarefa. Como Prefeita, expresso aqui minha admiração a vocês que se esforçam para garantir ao nosso povo acesso à informação.

Luizianne Lins
Prefeita de Fortaleza"


Valeu! Vamos em frente e confiantes de que nosso dever como repórter é sempre buscar a verdade, no sentido de contribuirmos com uma sociedade menos injusta.

EM CLIMA DE ARCA DE NOÉ, HOTEL ABRIGA PT, PRP E O TIME DO ICASA


O Hotel Amuarama se transformou, neste sábado, num enorme coração de mãe. Em suas dependências, abriga duas reuniões políticas - PT e PRP - e mais um time de futebol de olho em uma disputa nada eleitoral, mas no campo do futebol: o Icasa. A equipe veio para tentar ganhar o primeiro turno do campeonato cearense em cima do Fortaleza, durante partida neste domingo, no Estádio Castelão. Venceu a primeira em Juaziero do Norte (2X1), e quer mostrar que pode surpreender, optando pela unidade, o que anda em falta pelas bandas petistas.

SEM ROMPIMENTO

Já o PT, arma, através de conchavos e conversas reservadas, esquema tático para evitar a divisão das bases agora, o que está conseguindo. A tese defendida por Ilário Marques, presidente regional, e os deputados estaduais Artur Bruno e Rachel Marques, esta mulher de Ilário, de romper com o bloco aliado do governador Cid Gomes (PSB) na Assembléia, vai sendo empurrada com a barriga.
Ficou certo que tudo fica como está e que na próxima terça-feira a bancada estadual petista - formada por quatro parlamentares (Rachel Marques, Dedé Teixeira, Artur Bruno e Nelson Martins, este último líder do govenro) - vai se reunir e tentar reavaliar posturas. Rompimento com Cid Gomes, nada. Só quem decide mesmo sobre essa tese é o diretório estadual. E olhe lá, pois a prefeita Luizianne Lins, vice-presidente estadual, não quer saber dessa história e vem cabalando apoio. Rompimento com Cid? Poderia sobrar para sua reeleição, é claro.

LUGAR AO SOL

O PRP é uma legenda nanica que reúne seus candidatos a vereador no Hotel Amuarama sem papo de briga, mas buscando botar a cabeça fora politicamente. O objetivo é marcar presença, pela primeira vez, na Câmara Municipal de Fortaleza principalmente, segundo seus dirigentes.

NOVO MINISTRO DA IGUALDADE RACIAL GANHOU AVAL DE JOSÉ DIRCEU

"O poder me fascina", disse o candidato do PT à Presidência em 1989, Luiz Inácio Lula da Silva. A frase ganhou adeptos. José Dirceu, o ex-chefe da Casa Civil, ainda se diverte com isso. Foi Zé Dirceu quem indicou o deputado federal Edson Santos para a Secretaria de Igualdade Racial do Planalto. Nunca, depois de afastado por Lula, Dirceu esteve tão perto dele como agora. A manobra contou com o apoio do chefe-de-gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, e do comandante do PT, Ricardo Berzoini, que avalizaram o nome. A companheirada agradeceu. O presidente do PT do Rio, Alberto Cantalice, e o braço carioca de Dirceu, Marcelo Sereno - ambos do grupo de Edson que domina o partido no Estado - viajaram para Brasília. Comemoraram a nomeação junto a outros petistas na festa de 28 anos do partido. "

(Jornal do Brasil)

A LA DANIEL - CIRO GOMES VISITA A FOLHA


Olha só o que diz nota da Coluna Painel, da Folha de São Paulo, neste sábado:

"Ciro Gomes (PSB-CE), deputado federal, visitou ontem a Folha, a convite do jornal, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do filho Ciro."


Eis o que podemos chamar de uma visita de "Daniel na cova dos leões". Isso porque, assim como o personagem bíblico, o deputado federal Ciro Gomes (PSB) criou coragem para enfrentar aqueles que, há anos, o escolhem como alvo preferido para duras críticas. Ciro, no entanto, releva tudo. Em nome do sonho de ser presidente da República, pois já se assume como pré-candidato.

PRESIDENTE DO CNJ MANDA INVESTIGAR USO DE CARTÕES NO JUDICIÁRIO


"O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai investigar se há irregularidades no uso de cartões corporativos no Poder Judiciário. A presidente do órgão, ministra Ellen Gracie, que também preside o Supremo Tribunal Federal (STF), despachou ontem comunicado para que todos os tribunais informem sobre o uso do benefício.
Segundo levantamento publicado pelo Estado, no Poder Judiciário Federal os saques em dinheiro vivo com cartões superaram os valores faturados em 2007. Reproduzindo a conduta de funcionários do Executivo, cerca de 700 servidores da Justiça sacaram R$ 1,288 milhão em espécie, equivalente a 60% do total movimentado. "

Do Estadão lei em CNJ vai investigar despesas do Judiciário

UMA REFLEXÃO SOBRE O VALOR DA VIDA


"Escolher a vida" é o noem de artigo que o jornal O POVO veicula neste sábado e que traz a assinatura do professor Antônio Mourão Cavalcante. Uma boa reflexão para todos.

"A dimensão ética por excelência é a defesa da vida. E a vida não comporta adjetivos. Vida de pobre ou vida de rico. Pele preta ou branca. Índio ou urbano. Simplesmente vida. Para a ética não há adjetivos para qualificá-la. O valor da vida transcende os adjetivos. Ela se define por ela mesma. Por isso, a ética é intransigente. Soberana. Não cabe qualquer tipo de questionamento. Em todas as circunstâncias ela se impõe. Pode-se perguntar: não seria o aborto um direito da mulher? A vida não cresce dentro dela e por ela? Esse argumento não tem sustentação do ponto de vista biológico. A vida está nela. Não é dela. Segundo, não se pode determinar, à priori, qual o destino de uma vida humana. Que os pais sendo pobres, terão filhos miseráveis, que os pais sendo apaniguados, os filhos terão futuro feliz. O amanhã do ser humano transcende esses parâmetros. Afinal, para que serve o ser humano? Qual a sua finalidade? Há os que pensam em lutar. Os que constroem a paz. Mas, esse destino é sempre posterior ao nascer. Não se estabelece no ato da procriação. Por isso, a vida não pode ser julgada ou simplesmente cancelada por estar numa perspectiva que imaginamos como futuro improvável. Doutra parte, precisamos respeitar mais a vida. Ela não pode ser pautada pelo ter. O dinheiro não pode mesurá-la. Nem comporta o argumento de utilidade para uma vida humana. Como se podéssemos falar em vida usada ou vida imprestável. Nenhuma vida é descartável. Todas são possuídas de uma chama que não pertence a qualquer outro ser humano. Pior ainda, não deve sujeitar-se a um poder interposto: o Estado, um plano de saúde, um ato médico, etc. Como lembrava Santo Agostinho, a vida não se acaba. Fica num lugar indizível. Mas, continua vida, alma, espírito, qualquer coisa que transcende o simples fim. "Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do Caminho..." Estas reflexões surgem agora, quando sou levado a pensar na Campanha da Fraternidade (CNBB) deste ano, com o tema "Fraternidade e Defesa da Vida" e o lema "Escolhe, pois, a vida".

Antônio Mourão Cavalcante - Médico e antropólogo. Professor Universitário www.mouraocavalcante.net

JOSÉ GUIMARÃES QUER PT COM CID GOMES E O FIM DO EXIBICIONISMO


"Vamos acabar com o exibicionismo!", recomenda o deputado federal José Nobre Guimarães, lamentando que a nova cúpula do PT cearense busque o rompimento com a base de apoio do governador Cid Gomes (PSB) na Assembléia. Hoje, às 9 horas, no Hotel Amuarama, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, estreará como presidente estadual prometendo: só quer garantir espaços para petistas neste ano que é de eleições. Nacionalmente, o PT tem líderes no Congresso e ele não vê, por exemplo, problema algum que esse tipo de postura também seja adotado por aqui. Guimarães, no entanto, acha que dá pra conviver sem separar. Certeza: há muito jogo de interesse de grupos por interlocução e prestígio junto ao Cidismo e, nessa história toda, ideário e história do PT estão indo pras cucuias. "

Da Coluna Vertical do O POVO, leia mais aqui

COLÍRIO DO BLOG


Pois é, atendendo a muitos pedidos essa seção está de volta. E, pra matar a saudade principalmente do macharal, eis uma morena de fechar qualquer quarteirão. Evidentemente que com a permissão do Ronda.

BUUUUUUUU!!!! - RENAN E COLLOR REAPAECERAM NO SENADO

"Na primeira semana de atividades após o recesso parlamentar, dois senadores que se mantiveram afastados do foco das atividades legislativas nos últimos meses retornaram ao Congresso. Após quatro meses de licença, o ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) marcou presença, mas evitou circular pelo plenário da Casa, mantendo uma postura discreta. O senador Renan Calheiros (PMDB-AL), ao contrário, fez questão de comparecer às sessões plenárias depois de enfrentar seis processos por quebra de decoro parlamentar no ano passado --além de ter renunciado à presidência do Senado. O peemedebista, porém, evitou se envolver nas discussões sobre as denúncias de irregularidades no uso de cartões corporativo do governo. Ele preferiu falar de assuntos mais amenos nas intervenções em plenário. Com a renúncia à presidência, Renan começou o ano legislativo em um novo gabinete. Ao invés da antiga sala próxima à biblioteca da Casa, Renan mudou-se para a ala destinada a ex-presidentes da República - considerada o "endereço" mais nobre nos corredores do Congresso. "

Da Folha Online, saiba mais.

LULA VISITA O PROJETO DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO EM MARÇO


Projeto ainda é uma dor de cabeça para o presidente

A Revista Veja desta semana, em sua coluna Radar, traz uma informação importante sobre Lula e a transposição das águas do rio São Francisco. Confira os tópicos:

* Te cuida, dom Cappio 1Lula resolveu cair de cabeça no São Francisco. Calma. Ele não se jogará nas águas do polêmico rio. Lula assumirá para si a mobilização em favor do projeto de transposição. Para isso, vai visitar o São Francisco no fim de março em grande estilo – terá palanque, discurseira e comitiva.

* Te cuida, dom Cappio 2O governo estuda ainda qual região o presidente visitará. O mais lógico seria Sobradinho, onde a oposição ao projeto é maior. Mas, por causa de dom Luiz Cappio, não se sabe se é a melhor alternativa. Provavelmente, Lula irá a uma região onde as pesquisas indiquem uma adesão maior à transposição.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

CD DE PADRE MARCELO É O MAIS VENDIDO EM 2007


"Que Ivete Sangalo que nada. O padre Marcelo Rossi, este moço sorridente aí ao lado, é o maior fenômeno do mercado fonográfico brasileiro pelo segundo ano seguido. O CD Minha Bênção foi o mais vendido do país em 2007 – assim como no ano anterior, quando foi lançado. Em 2006, foram 950 000 cópias. No ano passado, bateu em 251 000 discos. Segundo a Sony/BMG, juntando os CDs vendidos em lojas com os das bancas de jornais mais os DVDs, o padre somou 3,3 milhões de unidades no ano passado. Só para efeito de comparação, Roberto Carlos vendeu 80 000 cópias do seu Duetos em 2007 e 170 000 no ano anterior. "

(Revista Veja - Coluna Radar)

REVISTA ÉPOCA - MILHÕES SOMEM DE ONG DO PT


"Não basta ser honesto. tem de transparecer. Os abusos com os cartões corporativos e com as verbas secretas da Presidência da República mostraram, nas últimas semanas, que a propalada transparência do governo federal ainda é apenas um sonho. A realidade revela falta de controle e de fiscalização na gestão do dinheiro público em várias esferas do poder. Um caso exemplar de desvio acaba de aparecer em Goiás. Envolve o Instituto Nacional de Formação e Assessoria Sindical (Ifas), uma organização não-governamental ligada ao movimento sindical, à questão agrária e ao PT.
Entre os fundadores da ONG está Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT e um dos cabeças do esquema do mensalão (suposta compra de votos no Congresso). O Ifas, cujo endereço é uma casa modesta no centro de Goiânia, assinou um convênio de R$ 7 milhões com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Já recebeu mais de dois terços dos recursos (R$ 4,6 milhões), mas até agora não conseguiu provar como gastou esse dinheiro.
A transação virou caso de polícia. No penúltimo dia de janeiro, agentes da Polícia Federal entraram na sede do instituto e levaram um amontoado de documentos relacionados ao convênio. Muitos dos papéis apreendidos pela PF reforçam a suspeita de desvio de uma parte significativa do dinheiro. A ordem de busca e apreensão foi da Justiça Federal, que também bloqueou as contas da entidade e suspendeu os repasses. A Justiça atendia assim ao pedido da Procuradoria da República em Goiás. Até ali, parecia ser apenas mais um contrato obscuro na distribuição de dinheiro público para ONGs no Brasil. ÉPOCA apurou que a história vai além. É uma ação entre amigos do PT para abastecer – com dinheiro público – entidades amigas do governo que ajudaram, nos últimos anos, a diminuir a estridência dos movimentos sociais contra o governo. Antes do governo Lula, esses movimentos, como o dos trabalhadores rurais sem terra, reclamavam do desprezo de Brasília. Com o PT no poder, passaram a ter cargos na máquina federal e a receber dinheiro público. Em algumas situações, da maneira menos ortodoxa possível. "

Da Revista Época, confira aqui

DEFINIDOS OS MEMBROS DO CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚIBLICA DO CEARÁ

Definidos os três defensores públicos que integrarão o Conselho Superior da Defensoria Pública Geral do Ceará. Em eleição realizada nesta sexta-feira, das 8 às 14 horas, na sede da Instituição, quatro nomes disputaram as três vagas. Votaram 105 defensores e os escolhidos foram os seguintes:

* Maria Cristina Aguiar - 90
* Eliady Sales - 80
* Mônica Barroso - 67

No processo de votação, Maria Cristina obteve 90 votos. Já o defensor Jussier Vieria fica como suplente, pois só computou 37 votos.
A posse dos novos membros do Conselho Superior da Defensoria Pública Geral do Estado ocorrerá ainda neste mês.

ORÇAMENTO 2008 - JOSÉ PIMENTEL QUER VOTAÇÃO DA MATÉRIA NO DIA 28 DESTE MÊS

"O relatório final do Orçamento-Geral da União para este ano estará pronto na terça-feira (19). A garantia foi dada hoje (15) pelo relator da matéria, deputado José Pimentel (PT-CE), que vai passar o final de semana acertando os cortes a serem feitos nas diversas áreas dos Três Poderes. Os cortes no Executivo, Legislativo e Judiciário serão de R$ 12,26 bilhões.
Segundo José Pimentel, para fechar o orçamento ele terá de apresentar 14,2 mil emendas ao parecer final. "Como tem de cortar recursos nos vários órgãos para transferir para a saúde pública, o relator terá que apresentar uma emenda de cancelamento para cada ação propositiva e mais uma emenda de apropriação [crédito] no Ministério da Saúde", explica.
O relator disse que terá de fazer cortes nas áreas de custeio, pessoal e investimento nos Três Poderes para compensar a perda da arrecadação da CPMF, que foi rejeitada pelo Congresso no ano passado. Até o final da tarde de hoje, o deputado afirmou que ainda não tinha como anunciar onde serão os maiores cortes e que só na madrugada de terça-feira terá os dados fechados.
Pimentel informou que, na segunda-feira (18), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, vai se reunir com os presidentes dos órgãos do Poder Judiciário para definir o montante dos cortes e as respectivas áreas a serem cortadas para que o relator do orçamento possa fechar o seu parecer.
Publicado o parecer final na terça-feria, a Comissão Mista de Orçamento fará reuniões na quarta-feira (20) e na quinta-feria (21) para discutir e votar o parecer final do orçamento. Pimentel informou que a votação da matéria no Plenário do Congresso está marcada para 28 de fevereiro."

(Agência Brasil)

JIPES DA TRÖLLER COM PROBLEMAS SÃO RECOMPRADOS PELA FORD


Essa montadora ainda tem fábrica em Horizonte (CE)?

"Em ação de recall inédita, a Ford decidiu recolher do mercado as picapes Troller Pantanal, modelos 2006 e 2007, identificadas pelos números de chassi abaixo, recomprando-as. Em testes de qualidade, a empresa constatou que, dependendo da utilização do veículo, há risco de aparecimento de trincas no chassi, que, com o tempo, podem se propagar e comprometer sua durabilidade e integridade. Constatou-se também que há a possibilidade de haver perda de estabilidade e controle direcional em manobras bruscas, podendo causar acidentes. Estão envolvidas nessa convocação 77 unidades. Picape Troller Pantanal: 77 unidades serão recolhidas pela FordDe acordo com o atendimento da Ford, não há possibilidade técnica de realizar reparo no veículo, daí seu recolhimento. Ainda segundo a orientação da empresa, quem tiver uma picape Troller Pantanal não deve mais utilizá-la. A Ford oferece inclusive, dependendo do uso que o proprietário fazia da Pantanal, um carro-reserva. O veículo será avaliado segundo a tabela Fipe (consulte aqui) e, caso tenha algum acessório, sua compra também será analisada. Quem não concordar em devolver o veículo terá de assinar um termo isentando a Ford de responsabilidade em caso de acidente.

SERVIÇO

* Para mais informações - (0800) 703-3673, escolhendo a opção 5, para receber a devida orientação
* Acessar a página http://www.troller.com.br/.

MEMÓRIA

* A Troller é controlada pela Ford há pouco mais de um ano: leia aqui.

ZPEs - GOVERNO PUBLICA MP COM AS REGRAS DE UM PROJETO QUE É PRIORIDADE NO CEARÁ


"Os incentivos fiscais que serão concedidos para estabelecimentos instalados em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) - criadas por lei no ano passado - foram definidos em uma medida provisória publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União. A medida suspende a cobrança de sete tributos federais, desde que a empresa obtenha no mercado externo ao menos 80% de suas receitas. Para garantir igualdade tributária e concorrencial com empresas de outras regiões, a medida prevê o recolhimento normal de impostos incidentes sobre mercadorias produzidas numa ZPE, mas comercializadas no mercado interno. Antes de ser aprovada, a lei que criou as ZPEs gerou discussões no Senado em relação aos tributos que incidiriam sobre as vendas para o mercado interno. Pelo projeto de lei, essas empresas poderão vender, ao mercado brasileiro, até 20% do que produzirem.
O então presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Aloízio Mercadante, (PT-SP), afirmou, em junho do ano passado, que haveria concorrência desleal beneficiando as indústrias das ZPEs em detrimento de outras, já que elas têm tributação diferente. Um acordo foi firmado para aprovar a lei na comissão já prevendo a edição de uma medida provisória pelo governo para fazer as adequações necessárias na legislação e fazer com que os produtos das ZPEs comercializados no País fossem submetidos à mesma base de cobrança de impostos que as demais. A medida provisória também fixa prazo de 12 meses para a conclusão das obras de implantação de uma zona de processamento e autoriza o Poder Executivo a estabelecer mecanismos de controle e condições para a criação de ZPEs, habilitação dos beneficiários e aprovação dos projetos a serem instalados. Além disso, impede a importação irrestrita de bens usados, o que poderia provocar sucateamento da indústria nacional.

O QUE SÃO?

ZPEs - São distritos industriais criados para a instalação de empresas voltadas essencialmente para o mercado externo, que operam com regime fiscal, cambial e administrativo diferenciado em relação às demais empresas do País.

(Agência Brasil)

VAMOS NÓS - O Ceará tem projeto de ZPE prontinho e que só aguardavam as regras para começar a sair do papel. O governador Cid Gomes, inclusive, incluiu entre suas prioridades apostar nesse tipo empreendimento.

VAMOS NÓS 2 - Bom lembrar que, nesse debate sobre ZPEs no Senado, o relator da matéria, mais precisamente na Comissão de Assuntos Econômicos, foi o cearense Tasso Jereissati. No embate de interesses regionais, ele fincou pé na defesa desse tipo de projeto.

Veja aqui
Veja também aqui

TAM VENDE PASSAGEM A R$ 99,00


A TAM deflagra, neste fim de semana, a campanha "Ofertas TAM", com passagens a partir de R$ 99,00 (ida e volta) para diversos destinos domésticos operados pela companhia. A promoção vale para viagens realizadas entre 28 de fevereiro e 29 de abril. Para aproveitar as tarifas promocionais, é necessário que o passageiro compre os bilhetes de ida e volta no período das 6 horas deste sábado (16/02) até as 23h59 de domingo (17/02). As passagens da promoção premiam a partir de 200 pontos no Programa Fidelidade TAM, de acordo com a categoria do cartão do passageiro, e a emissão dos bilhetes deve ser feita no ato da reserva, obedecendo às regras estipuladas pela companhia. A compra das passagens promocionais está sujeita à disponibilidade de assentos nas classes tarifárias determinadas.

SERVIÇO

* As passagens podem ser adquiridas por meio dos agentes de viagens
* Pelo site www.tam.com.br, call center ou lojas da TAM.

(Agência Estado)

VETOS À NOVA SUDENE PODEM SER REVISTOS PELO CONGRESSO NA PRÓXIMA SEMANA

"O polêmico veto presidencial sobre a origem dos recursos para a nova Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) pode ser apreciado pelo Senado na semana que vem. A ação, que desagradou a bancada nordestina, retirou parte das fontes de financiamento do órgão e permitiu o contingenciamento das verbas destinadas a superitendência pelo Governo Federal, o que minou a autonomia do órgão. O veto também foi o principal alvo de críticas dos governadores da Região durante o ato de nomeação do novo superintendente do órgão, Paulo Fontana. E já há uma mobilização da própria bancada governista no Congresso para a derrubada da determinação presidencial. Para evitar uma derrota, o governo já começou as conversas com os parlamentares e prometeu incluir um projeto que garantirá mais verbas para a Sudene no projeto de Reforma Tributária, que pode ser apreciado ainda este mês. A apreciação dos vetos presidências, que estavam há muito engavetados, é uma promessa de campanha do presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), que com isso conseguiu o apoio do DEM e do PSDB para elegê-lo presidente do Senado.


Do Congresso Em Foco, confira lista dos principais vetos aqui.

CID GOMES TORCE PARA QUE O PT CONTINUE NO BLOCO QUE LHE DÁ APOIO NA ASSEMBLÈIA


Governador, ao lado do ministro Geddel, em visita a obras.

O governador Cid Gomes (PSB) defendeu, nesta sexta-feira, a manutenção do PT no bloco que lhe dá sustentação política na Assembléia Legislativa. A declaração veio logo após a solenidade de assinatura de ordens de serviços de obras do setor hídrico com a presença do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, no Palácio Iracema. Cid disse que, embora esse assunto seja "uma questão interna" dos petistas, estará "torcendo" para que a unidade do bloco permaneça. A fala de Cid ocorre um dia antes da primeira reunião do novo diretório estadual do PT sob a presidência do prefeito de Quixadá, Ilário Marques. No processo de eleição direta (PED), Ilário derrotou Joaquim Cartaxo, atual secretário de Cidades do Estado.
Ilário Marques quer a bancada petista com vida própria, ou seja, com lider no legislativo estadual e atuando mais independente como ocorre no Congresso.
A bancada do PT conta com quatro parlamentares e está dividida. Conta com a mulher de Ilário, Rachel Marques, e Artur Bruno, aliados do prefeito; e Dedé Teixeira e Nelson Martins, este último líder do governo, que defendem a manutenção do bloco formado ainda por deputados do PMDB, PCdoB, PSB e legendas menores como o PV, PSL e PSDC. A oposição só conta com Heitor Férrer (PDT) e Adahil Barreto (PR).

DETALHE - O encontro do diretório petista ocorrerá a partir das 9 horas deste sábado, no Hotel Amuarama. Há quem avalie um debate sem traumas, já que, nas últimas horas, a prefeita Luizianne Lins teria articulado acordos pró-Cid Gomes, influenciando principalmente na opinião de Artur Bruno, no que faria a bancada petista desempatar (3X1) a tese da permanência no bloco cidista.

* Leia mais sobre o tema aqui
* Foto - Evilázio Bezerra

SENADO PUNE FUNCIONÁRIO QUE DENUNCIOU RENAN CALHEIROS

"O Senado puniu o ex-subsecretário-geral da Mesa Diretora Marcos Santi por ter denunciado sem formalizar as acusações contra o ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), de que usava o cargo de presidente para manipular o processo de cassação que sofreu no ano passado, do qual acabou absolvido. Santi recebeu uma advertência e durante dois anos não será mais considerado "réu primário" em processos no Senado caso responda a outra denúncia.
A punição foi decidida pelo primeiro-secretário, Efraim Moraes (DEM-PB), após uma sindicância feita pela Casa. O ato foi publicado nessa sexta-feira (15) após ter sido assinado pelo senador ainda na segunda-feira (11). O funcionário se defende dizendo que fez as denúncias ao corregedor da Casa, senador Romeu Tuma (PTB-SP). O Senado, porém, não considerou formais as denúncias feitas a Tuma. As revelações feitas por Santi complicaram ainda mais a situação de Renan, que acabou se licenciando do cargo de presidente logo após as acusações do funcionário. Foi o peemedebista quem pediu a abertura de sindicância. O ex-subsecretário afirma que irá recorrer pedindo reconsideração a Efraim. Caso o pedido seja negado cabe ainda um recurso à Mesa. Depois restaria apenas o caminho do Judiciário.

(Portal G1)

JUSTIÇA CONDENA COELCE A INDENIZAR VÍTIMAS DE CHOQUE ELÉTRICO


"A Companhia Energética do Ceará (Coelce) foi condenada ao pagamento de indenização por Ação de Reparação de Danos Morais e Materiais no valor de R$ 400.000,00 ao casal Márcio Gabriel de Moura e Fabiana Ferreira de Moura, pais das irmãs Maciele Santos Moura, 3 anos e Márcia Kelly dos Santos, 1 ano e 8 meses, que morreram vítimas de choque elétrico em setembro de 2004, no município de Itapipoca. De acordo com a decisão, proferida pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará no último dia 13 de fevereiro, também foi determinado o pagamento da pensão fixado em "meio salário mínimo, por cada filha, a contar da data em que as falecidas fariam 16 anos até a data em que as mesmas completariam 25 anos, além de condenar a Coelce em honorários advocatícios no valor de 10% sobre o valor das parcelas vencidas mais um ano das parcelas vincendas". Consta nos autos que, em seis de fevereiro de 2004, as vítimas passeavam de bicicleta, quando receberam uma fulminante descarga elétrica, oriunda de um fio da rede elétrica da Coelce, que estava caído e exposto, em plena via pública, desde às 5h da manhã daquele dia, provocando a morte das duas crianças."

Da Assessoria do TJ do Ceará, leia aqui

TRE VAI JULGAR SERVIDORES ACUSADOS DE FAZER CAMPANHA EM IBIAPINA

"O ministro Cezar Peluso, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deu provimento a Recurso Especial (Respe 28.285) do Ministério Público Eleitoral (MPE) para determinar o julgamento, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), de ação ajuizada contra servidores da Prefeitura de Ibiapina (CE) por suposta prática de conduta vedada a agente público. O MPE recorreu ao TSE da decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que julgou extinta representação contra quatro agentes públicos do município cearense de Ibiapina e retirou a multa aplicada em primeira instância. Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral, durante a campanha eleitoral de 2004, o servidor da Prefeitura de Ibiapina José Atagan Moreira, não licenciado do cargo, teria sido designado para fazer locução em carro de som, no horário do expediente, em benefício de Manoel Luís de Alcântara, então candidato ao cargo de prefeito. José Atagan também teria comandado a locução nos comícios e demais eventos, durante toda a campanha eleitoral, de acordo com o MPE."

Saiba mais aqui

REFORMA TRIBUTÁRIA VIRÁ FATIADA, ADMITE NOVO LÍDER DO PT NA CÂMARA


"O líder do PT, Maurício Rands (PE), admitiu, nesta sexta-feira, a possibilidade de "fatiar" a reforma tributária que ainda nem foi enviada ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele reconhece dificuldades nas negociações com os governadores e defende a "reforma possível". A proposta será apresentada aos líderes da base na próxima quinta-feira (21) em reunião no Palácio do Planalto e enviada à Câmara dos Deputados na última semana do mês. O foco é a unificação dos impostos sobre consumo por meio de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) federal e outro IVA estadual. Rands admite que a segunda parte pode ser abandonada na metade do percurso devido à dificuldade em conseguir um consenso entre os governadores. Para tentar minar a resistência dos governadores, a proposta que será encaminhada pelo Palácio do Planalto irá propor um modelo de transição com a unificação das legislações do ICMS e a mudança paulatina da cobrança totalmente para o destino."

Saiba mais.

(Portal G1)

SECRETARIA DE FINANÇAS DE BARRO É ASSALTADA: UM MORTO E DOIS FERIDOS

Dois homens armandos e utilizando motocicletas assaltaram, nesta sexta-feira, a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Barro (Região do Cariri). Eles levaram cerca de R$ 35 mil, dinheiro destinado ao pagamento de servidores. Em seguida, fugiram por uma estrada carroçável, que dá acesso às cidades de Aurora e Lavras da Mangabeira quando, acionada, a Polícia Militar conseguiu interceptá-los no distrito de Iara (Barro). Houve tiroteio e um dos indivíduos acabou morto. O Cabo Marcos também foi atingido por um tiro e se encontra internado no Hospital Santo Antônio. O outro indíviduo também foi baleado e está sendo procurado em sítos daquela região.

ARTUR BRUNO PROPÔE TÍTULO DE CIDADÃO CEARENSE PARA O PETISTA JOSÉ PIMENTEL


Líder sindical da área dos bancários, ele sempre fez política no Ceará

Tramita na Assembléia Legislativa um projeto de lei de autoria do petista Artur Bruno concedendo título de Cidadão Cearense ao deputado federal José Pimentel (PT). “O jornal Folha de São Paulo o classifica como muito atuante pela qualidade do exercício parlamentar e por sempre estar presente às sessões da Câmara”, justificou Bruno. O parlamentar citou no requerimento alguns feitos do agraciado como, por exemplo, a criação da lei do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e a emenda que reserva pelo menos 10% dos recursos dos fundos constitucionais no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, para aplicação exclusiva nos projetos rurais das áreas de assentamento. “O departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) considera Pimentel um dos 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional”, explica Bruno.

DETALHE - José Pimentel é piauiense.

GEDDEL ASSEGURA CERCA DE R$ 500 MILHÔES DE INVESTIMENTOS PARA O CEARÁ

O ministro Geddel Vieira (Integração Nacional) e o governador Cid Gomes (PSB), acompanhados do diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, e do secretário estadual de Recursos Hídricos, César Pinheiro, sobrevoaram, nesta sexta-feira, as obras de construção do Canal da Integração. As primeira e segunda etapas do projeto estão prontinhas e só aguardando definição de data de inauguração. O presidente Lula, segundo César Pinheiro, virá ainda neste semestre ao Ceará para o ato.
Dentro de mais alguns instantes, Geddel e Cid estarão assinando ordem de serviço para a construção de mais três barragens no Ceará: Fronteiras, Taquara e Figueiredo. Nessa mesma solenidade, o ministro garantirá o início da segunda etapa do projeto de irrigação Baixo Acaraú, que inclui fornecimento e montagem de novos equipamentos, assim como autorizará o início da segunda etapa do perímetro irrigado de Tabuleiro de Russas.
Com o Dnocs, assinará convênio que garantirá apoio ao Mercado do Produtor, que fica no Bairro Pici, em Fortaleza, bem como autorizará a compra de nova máquina perfuratriz de poços para o Dnocs, e garantirá a cessão de imóvel desse órgão para o Estado, situado na Praia de Iracema. No local, a Setur aproveitará para implantar novo equipamento turístico.
Geddel ainda celebrará convênios com várias prefeituras assegurando obras de infra-estrutura hídrica para 37 muinicípios, envolvendo um total de R$ 37,3 milhões, verba oriunda de emendas de parlamentares. Com isso, o ministro vai estar liberando um total de R$ 500 milhões em obras e ações para este ano no Ceará.

TESOUREIROS DO PT TAMBÉM USAM CARTÃO CORPORATIVO

"Dirigentes regionais do PT estão entre os usuários de cartões corporativos do governo federal, incluindo três tesoureiros de diretórios estaduais. A prática não é ilegal, mas pode dar margem a conflitos de interesse, informa reportagem de Fábio Zanini publicada nesta sexta-feira na Folha de S.Paulo (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).
Levantamento feito pela Folha identificou 46 petistas em cargos de confiança em oito ministérios e na Presidência que usaram cartões de 2005 a 2007. Neste período, gastaram R$ 719 mil --61,5% em compras e 38,5% em saques.
No Amazonas, por exemplo, o superintendente estadual da Secretaria da Pesca, Estevam Ferreira da Costa, usa cartão corporativo para cuidar das finanças da pasta. Em 2007 ele sacou R$ 8.900 com cartão, a maior parte para comprar combustível para barcos, disse. Em Tocantins, o tesoureiro estadual do PT gastou R$ 3.889 com cartão (89% em saques).
A dupla função de tesoureiros é conseqüência do loteamento da administração federal. Conforme revelou a Folha no domingo, 44% de todos os cartões do governo estão com funcionários comissionados --muitos deles, indicações políticas.
A maioria dos militantes petistas ocupa gerências estaduais da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, cujo titular, Altemir Gregolin, é um dos ministros que têm gastos com cartão investigados. "

TORCEDOR CAI DE ALTURA DE CINCO METROS AO TENTAR ENTRAR DE GRAÇA NO ROMEIRÃO



Um torcedor acabou caindo ontem à noite, momentos antes do jogo em que o Icasa derrotou o Fortaleza (2X1), no Estádio Romeirão, quando da primeira partida decisiva do primeiro turno. Paulo Oliveira da Silva (32) tentava escalar o muro para entrar de graça Com vários ferimentos, foi socorrido pelo Corpo deBombeiros e levado para a unidade hospitalar mais próxima. Ele passa bem.
Pois é, eis um barato que saiu bem caro.

(Este Blog com site Miséria.com, de Juazeiro do Norte)

LÚCIO ALCÂNTARA : USO DE JATINHO EM VÔOS INTERNACIONAIS, SÓ NO GOVERNO ATUAL


E o ex-governador Lúcio Alcãntara, presidente estadual do PR, reagiu, através do seu Blog, à declafração dada pelo governador Cid (Vip) Gomes de que o festival de uso de jatinhos era prática também de gestões passadas. Só que Lúcio se defende quanto ao fato relacionado a vôos internacionais às custas do contribuinte. Confira:

"É verdade. O governo do estado nas últimas administrações mantinha contratos com empresas especializadas para fretamento de aviões e helicópteros, inclusive jatos executivos. O que não ocorreu, tanto quanto saiba, é que algum governador tenha voado em um deles para o exterior. A prática foi inaugurada pelo atual. Quanto a mim, quando no governo, fui um usuário frequente da classe econômica de nossa aviação comercial. E agora, como tem sido?"

SEFAZ VAI DIVULGAR FATURAMENTO DE VENDAS ATRAVÉS DO CARTÃO

"O primeiro resultado do batimento do que as empresas cearenses faturam com o cartão de crédito e o que elas informam para o fisco estadual será divulgado na próxima semana. Segundo o secretário da Fazenda, Mauro Filho, mais precisamente na quarta-feira, às 15 horas, durante entrevista coletiva que concederá em seu gabinete de trabalho. Mauro Filho não quis adiantar detalhes, mas não escondeu que o contribuinte terá boa surpresa. Um detalhe: essa medida oficial reforçará os cofres públicos. O secretário anuncia também que em abril próximo vai liberar novo pacote de redução de alíquota de ICMS envolvendo 10 segmentos."

Da Coluna Vertical do O POVO leia aqui

CAGECE SUSPENDE FORNECIMENTO DE ÁGUA EM 11 BAIRROS DE FORTALEZA

Onze bairros de Fortaleza, que integram a áre3a do Mucuripe até o Serviluz, ficarão sem água por 13 horas neste fim de semana. A informação é da Cagece, adiantando que fará serviçso de manutenção da rede. O corte de água começa as 18 horas deste sábado e se estenderá até as 8 horas do domingo. A área afetada atingirá um total de 18.774 ligações de água. A paralisação é necessária para a empresa substituir uma parte da antiga tubulação da rede que está desgastada e apresentando vazamentos. O corte de água afetará os moradores dos seguintes bairros: Mucuripe, Cidade 2000, Geo, Papicu, Dunas, Simbra, São Pedro, Praia do Futuro, Caça e Pesca e Serviluz e Varjota.

PREFEITA ARTICULA E EVITA RACHA DO PT COM BLOCO CIDISTA NA ASSEMBLÉIA

"Um dia depois de o presidente do PT, Ilário Marques, articular pessoalmente a saída da sigla do bloco partidário que dá sustentação ao governador Cid Gomes na Assembléia Legislativa, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), montou uma operação no sentido contrário que, por hora, deverá garantir a permanência da legenda no arco de aliança. Conforme O POVO mostrou ontem, a bancada petista estadual rachou em relação à polêmica. De um lado, a deputada Rachel Marques - mulher de Ilário -, e o deputado Artur Bruno, queriam a saída do partido do bloco. Na outra ponta, estão Nelson Martins, líder do governo na Casa, e o também deputado Dedé Teixeira. A contra-ofensiva de Luizianne veio poucas horas depois do encontro de quarta-feira, entre Ilário Marques e o quarteto parlamentar, na Assembléia. O POVO apurou que uma reunião no apartamento do deputado Artur Bruno, no início da manhã de ontem, teria revertido a situação, até então empatada, a favor da permanência do partido no bloco. As conversas teriam envolvido, entre outros setores, membros da ala interna petista ligada a Bruno, e o secretário da Articulação Política da Prefeitura, Waldemir Catanho. Fontes da Prefeitura confirmaram o envio do emissário de Luizianne ao apartamento do deputado. O encontro foi definido apenas como uma "prévia". Nos bastidores, no entanto, o recuo de Bruno já é dado como certo."

Do Jornal O POVO, leia aqui

BOLÍVIA VAI REDUZIR FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL PARA O BRASIL

"A Bolívia poderá impor limites às suas exportações de gás natural para o Brasil no próximo inverno no hemisfério sul, liberando a produção para os consumidores argentinos que enfrentam um novo arrocho de energia.O YPFB, grupo de gás e petróleo estatal da Bolívia, deverá aumentar o fornecimento para a Enarsa, sua homóloga argentina, que paga US$ 7 por unidade termal britânica (BTU), a medida padrão de valor térmico.O fornecimento para a Petrobras, o grupo de petróleo controlado pelo governo brasileiro, que paga US$ 5,6 por BTU, provavelmente será reduzido. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, manteve conversas com o vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, na quarta-feira. Ontem García Linera também visitou a Petrobras. Lula deverá encontrar os presidentes Evo Morales, da Bolívia, e Cristina Fernández, da Argentina, em Buenos Aires no fim da próxima semana para discutir a questão."Provavelmente haverá um aumento na demanda do Brasil e da Argentina durante o inverno", García Linera disse à imprensa. "Esses novos volumes serão discutidos pelos três presidentes. Eles chegarão a um acordo que satisfaça a todos." Tanto Brasília como Buenos Aires importam gás natural da Bolívia, que tem crescente demanda na indústria brasileira e compensa a escassez da produção doméstica argentina. A Argentina já enfrenta um severo déficit energético. No Brasil, onde a maior parte da eletricidade é gerada por usinas hidrelétricas, o baixo volume de chuvas aumentou a dependência dos combustíveis fósseis. Com a aproximação do inverno no hemisfério sul, a demanda de ambos os clientes vai aumentar e exceder a capacidade de produção da YPFB."

(Financial Times - Portal Uol)

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

E AÍ, JÁ VIU O TRAILLER DO NOVO FILME DE INDIANA JONES?



"Com o lançamento do próximo filme previsto para 22 de maio, os fãs brasileiros do heróico aventureiro Indiana Jones podem ter por ora uma prévia do que encontrarão em "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal", o quarto episódio da saga de Steven Spielberg. A produção é estrelada por Harrison Ford e Cate Blanchett. O filme tem o nome de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal"
A trama de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" pouco foi revelada, mas é possível adiantar aos cinéfilos que o enredo se passa em 1957, apresentando Indiana num conflito típico do período da Guerra Fria, e tendo soviéticos como vilões da história. Cate Blanchett viverá uma agente que trabalha para os soviéticos, chamada Spalko, e que, provavelmente, terá algum ensejo romântico com o protagonista de Harrisson Ford. Também no elenco, Ray Winstone será um inescrupuloso arqueólogo, rival de Jones.

(Portal Uol)

TASSO: TRANSPOSIÇÃO É PARA O BRASIL POBRE


Ele afirma que o projeto não causará prejuízos ao povo das margens

"Ao lembrar debate realizado no Senado em 2003 sobre a transposição do Rio São Francisco, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) contestou afirmações de que o projeto que integrará o rio com outras bacias hidrográficas do Nordeste, iniciado no ano passado, não teria sido discutido com a sociedade. Jereissati, que falou durante a audiência pública realizada nesta quinta-feira (14), referia-se aos participantes que criticaram a iniciativa do governo federal. No evento citado pelo parlamentar, o vice-presidente da República expôs aos senadores as linhas mestras do projeto. O senador também contestou afirmação do bispo dom Luiz Cappio, o qual disse, na audiência, que a disponibilidade hídrica por habitante em Fortaleza é superior à de São Paulo. Conforme observou Jereissati, em comparações desse tipo não se pode levar em conta apenas o volume anual, mas principalmente a disponibilidade de água. O senador lembrou os problemas enfrentados pela população de seu estado devido à irregularidade na disponibilidade de água.
- Dizer que sobra água no Nordeste é um argumento equivocado e até ofensivo para os cearenses - disse o senador.
Jereissati também questionou a possibilidade de o projeto causar prejuízos às populações locais, dizendo que aqueles que afirmam isso não especificam os supostos problemas.
- Não tenho visto essa sensibilidade do Brasil rico, o Brasil do Centro-Sul, com o sofrimento do Brasil pobre, o Brasil do Nordeste - ressaltou ele."

(Agência Senado)

ENSINAR A PESCAR - TRINTA MUNICÍPIOS RECEBERÃO PRÊMIO CEARÁ VIDA MELHOR


Seplag define ato como reconhecimento a quem investe no social

"Trinta municípios cearenses receberão nesta sexta-feira, a partir das 15 horas, no Palácio Iracema, a certificação da 3ª Edição do Prêmio Ceará Vida Melhor concedida pelo Governo do Estado. O prêmio, concedido pela Secretaria do Planejamento e Gestão – Seplag, que tem como titular a economista Silvana Parente, foi instituído com o objetivo de incentivar os municípios cearenses a perseguirem maiores avanços nos seus indicadores de saúde, educação e renda, tendo como referência a experiência do Selo Unicef. Propõe induzir melhoria de metas sociais dos 60 municípios, que apresentaram os menores Índices de Desenvolvimento Municipal- IDM.
Nesta perspectiva, será concedida uma Certificação aos 30 primeiros municípios a título de reconhecimento pelo desempenho na melhoria dos seus indicadores sociais e um Prêmio, em dinheiro, que será utilizado na execução de um Projeto Social de âmbito municipal. Ao todo, a 3ª. Edição do Prêmio Ceará Vida Melhor destinará a importância de R$ 2 milhões, sendo 80% (R$ 1,6 milhão) dos recursos para premiação das 30 administrações municipais vencedoras e; 20% (R$ 400 mil) a 15 organizações não-governamentais dos municípios premiados e finalistas do processo de seleção. O processo de avaliação teve início em agosto de 2006.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da Seplag)

O BATE-BOCA DE CIRO GOMES E LETÍCIA SABATELA SOBRE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO


Em post deste Blog, divulgmos o bate-boca de Ciro Gomes com a atriz Letícia Sabatella. Foi durante audiência públíca da Comissão de Direitos Humanos do Senado, nesta quinta-feira, em torno do empreendimento. Ciro é a favor e Letícia cobrou mais debate sobre o tema.

CASO DOS CARTÕES - OPOSIÇÃO APRESENTA NOVO PEDIDO DE CPI MISTA

"A oposição protocolou nesta quinta-feira na Mesa Diretora do Congresso, pela segunda vez no dia, o requerimento com pedido de instalação da CPI mista dos Cartões Corporativos. O líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (PSDB-AM), fez uma corrida em busca de assinaturas para garantir a entrega do requerimento --depois que o primeiro texto foi considerado sem validade pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN).
Virgílio conseguiu a assinatura de 28 senadores ao requerimento. O tucano percorreu, por mais de uma hora, gabinetes de parlamentares e dependências do Senado na busca por assinaturas para a CPI mista (com deputados e senadores). O líder também mobilizou assessores para a coleta. Apesar da maioria dos parlamentares já estar fora do Congresso --uma vez que grande parte retorna aos Estados às quintas-feiras - Virgílio conseguiu superar o mínimo de 27 assinaturas para protocolar o requerimento.
"Parecia uma missão até impossível, eu próprio duvidava que conseguíssemos. Mas isso foi uma obra conjunta. O Senado vive agora uma hora de grandeza porque praticamente todos os partidos estão representados no requerimento. A senadora Rosalba Ciarlini [DEM-RN], por exemplo, postergou sua viagem para assinar', disse o tucano."

(Folha Online)

EM ITAREMA, A JUSTIÇA PODE SER CEGA, MAS É TAMBÉM BELA



"Fabrícia Ferreira de Freitas é a nova juíza substituta da comarca de Itarema, de 1ª Entrância. A posse da magistrada aconteceu nesta quinta-feira, 14 de fevereiro, no inicio da reunião do Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará. A nomeação da juíza foi publicada no Diário da Justiça do dia 8 deste mês.Na saudação à magistrada, aprovada no concurso público realizado em 2005, o desembargador Fernando Ximenes desejou-lhe pleno êxito na nova missão de julgadora e afirmou esperar que ela apresente grande contribuição à Justiça cearense, procurando, cada vez mais, engrandecer o nome da Justiça Estadual. A comarca de Itarema tem cerca de 1.500 processos em tramitação.Após dois anos de exercício, a juíza substituta poderá adquirir a vitaliciedade, sendo promovida a juíza de Direito. Para tanto, a magistrada deve comprovar ter idoneidade moral, assiduidade no exercício do cargo, aptidão para o ofício, disciplina, produtividade e bom relacionamento com os operadores do Direito."

(Com informações da Assessoria do TJ-CE)

MILTON NEVES TROCA RECORD POR BAND


"Milton Neves está deixando a Record em direção a Band. Na emissora da família Saad, Milton fará um programa diário (entre 21h e 22h15) e uma mesa-redonda nas noites de domingo - o tradicional Terceiro Tempo, que há anos é transmitido pela Record. O contrato dele com a emissora do bispo terminaria em janeiro de 2011. Depois de mais de um mês de negociações, fechou-se um acordo em que a emissora dos bispo abre mão da milionária rescisão estipulada no contrato. O distrato foi acertado hoje numa reunião entre Milton Neves e o bispo Honorilton Gonçalves, chefão da Record. Somando salário e merchandising, Milton era o profissional de maior remuneração da Record.
Na Band, Milton Neves estréia no dia 2 de março, um domingo (ele trabalhará na Record até o dia 29 de fevereiro). O programa diário, entretanto, só começará em meados de abril. Milton será o ponta-de-lança de um acordo fechado entre Roberto Justus (e o seu sócio Hélio Vargas) e a Band. Pelo acordo, a recém-criada produtora de Justus irá ocupar as noites da Band, hoje estreladas pelo pastor R. R. Soares."

(Coluna Radar Online - Veja)

STF JULGA PESQUISAS COM CÉLULAS-TRONCO A PARTIR DE MARÇO

" O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para 5 de março o julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (Adin) que questiona o artigo da Lei de Biossegurança que prevê o uso de células-tronco de embriões humanos para pesquisa e terapia. No início do mês, o relator do processo, ministro Carlos Ayres Britto, distribuiu o relatório entre os ministros do STF.
A Adin foi proposta em 2005 pelo então procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, que defende que o embrião pode ser considerado vida humana. Em 20 de abril do ano passado, uma audiência inédita no STF ouviu especialistas e estudiosos favoráveis e contrários ao uso de células-tronco embrionárias.
O julgamento terá a presença de todos os 11 ministros do STF. A sessão está prevista para ter início às 14h e, segundo o Supremo, poderá ser acompanhada ao vivo pela televisão.
O uso de células-tronco embrionárias para pesquisas é contestado pela Igreja Católica. Ao lançar a Campanha da Fraternidade de 2008, no dia 6, o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Dimas Lara Rezende, afirmou que o uso de células de embriões para experiências científicas é considerado um método abortivo e antiético pela Igreja."

(Agência Brasil)

TRANSPOSIÇÃO E O DOM DA DIVERGÊNCIA

X
Até parece que Moisés fez a divisão do Mar Vermelho
Enquanto o bispo de Barra (BA), Dom Luiz Cappio, busca paralisar o projeto de transposição do Rio São Francisco, o presidente do Comitê Paraibano em Defesa da Integração das Bacias e de Transposição das Águas do Rio São Francisco, Dom Aldo Pagotto, ex-bispo de Sobral (Zona Norte do Ceará), convidou os parlamentares presentes a uma audiência pública em Brasília sobre o empreendimento para participar de uma movimentação a favor das obras.
Para Dom Aldo, o projeto é uma necessidade porque os Estados que vão se beneficiar precisam de água. Já o bispo Dom Luiz Cappio criticou Lula e disse que ele se afastou dos movimentos sociais. Os dois bispos participaram, nesta quinta-feira, na Comissão de Direitos Humanos do Senado, de audiência pública sobre transposição das águas do rio São Francisco.

PREFEITURA PRORROGA CONCURSO DOS PROFISSIONAIS DO PSF POR MAIS DOIS ANOS

O concurso público estadual de base local, coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em fevereiro de 2006, deverá ser prorrogado por mais dois anos. No certame, o município de Fortaleza ofertou 1.380 vagas para profissionais de nível superior da saúde destinado ao Programa Saúde da Família (PSF). Foi o que informaram nesta quinta-feira as secretaria da Saúde do Estado e de Fortaleza após audiência com a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto.
A Gerência da Atenção Básica informou ainda que a Prefeitura de Fortaleza está em processo de ampliação de sua rede básica e, dessa forma, o restante dos aprovados serão convocados na medida em que forem ampliadas ou construídas novas unidades de saúde – medidas já previstas no orçamento de 2008 da SMS. Uma nova audiência foi marcada para o dia 29 de fevereiro, quando a Secretaria Municipal de Saúde deverá apresentar à Promotoria o cronograma de ampliação de sua rede básica, convocação dos aprovados e substituição de enfermeiros e dentistas terceirizados, além de expor um diagnóstico da necessidade de profissionais. Vale destacar que o candidato aprovado em concurso público, dentro do número de vagas previstas em edital, possui direito à efetivação, mas poderá ser convocado a qualquer momento dentro do prazo de validade do concurso.

E NO BRASIL DA PIADA, O CARTÃO CORPORATIVO CONTINUA RENDENDO RISOS

PORTO DO MUCURIPE É VISITADO POR AUTORIDADE PORTUÁRIA DOS EUA


Sérgio Novais recebeu em seu gabinete Jonh Cuttino

Nesta quinta-feira o representante da autoridade portuária de Houston (Texas, EUA), John Cuttino, visitou o Porto do Mucuripe, atendendo a um convite do presidente da Companhia Docas do Ceará, Sergio Novais. Cuttino conheceu a infra-estrutura do terminal e viabilizou contatos comerciais entre os dois terminais. O Porto de Houston é o décimo maior do mundo (o segundo maior dos Estados Unidos), com volume total de 215 milhões de toneladas movimentadas. Em 2006, o porto implantou uma representação no Brasil com a finalidade de abrir novos mercados, fortalecer o comércio entre os dois países e oferecer serviços de consultoria em gestão e comércio portuário. Atualmente, cerca de U$ 1,9 milhões em mercadorias provenientes do Brasil passam pelo terminal norte-americano.

(Com informações da Assessoria de Imprensa das Docas do Ceará)

PT SOB COMANDO DE ILÁRIO MARQUES TERÁ PRIMEIRA REUNIÃO SÁBADO


O presidente regional do PT e prefeito de Quixadá, Ilário Marques, terá sua gestão passando por teste a partir das 9 horas de sábado, no Hotel Amuarama, quando comandará a primeira reunião da legenda neste ano. Ele colocará em debate a necessidade de o partido ter vida própria em se tratando de bancda estadual, com direito a líder e tudo.
Atualmente, o PT está atrelado ao bloco que dá apoio político ao governador Cid Gomes e tem o petista Nelson Martins ocupando a liderança do governo na Casa.
Essa tese divide o PT e promete o que essa turma adora: muita briga, dentro da tal democracia interna entre as suas tendências.

MST OCUPA REITORIA DA UECE

Mal terminou a greve dos professores, eis que a Uece entra em novo clima de protestos e manifestações. Cerca de 440 militantes do MST ocuparam, nesta quinta-feira, a reitoria da instituição. Reivindicam o pagamento dos educadores das 162 turmas de cursos do programa de educação tocado pela Uece e Incra em 180 assentamntos de 40 municípios do Estado. O grupo promete ato também em frente ao Palácio Iracema.
Em julho do ano passado, o MST fez a mesma coisa: ocupou a reitroia da Uece em busca da verba perdida.

MAPA DAS MULTAS DE FORTALEZA

No O POVO de hoje:

Um levantamento feito por O POVO, com base em informações da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), aponta quais são os 10 pontos de Fortaleza com o maior número de multas em 2007. A avenida Bernardo Manuel, que liga as avenidas Dedé Brasil à Perimetral, na altura do Conjunto José Walter, lidera a estatística com 28.314 multas, o que dá uma média de 85 infrações por dia.

Em seguida, vêm o cruzamento da rua Beni de Carvalho com a Almirante Henrique Sabóia/Via Expressa (6.605 infrações), o cruzamento das avenidas Humberto Monte com José Bastos (5.445 infrações) e a rua Coronel Matos Dourado (4.124 infrações). As infrações compiladas por O POVO foram cometidas entre janeiro e novembro do ano passado, os únicos meses com os dados disponíveis, até o momento, pela AMC.

Mapa das multas


1. Avenida Bernardo Manuel (três equipamentos): 28.314 infrações.
2. Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) com rua Beni Carvalho: 6.605 infrações.
3. Avenida José Bastos com avenida Humberto Monte: 5.445 infrações.
4. Avenida Governador Raul Barbosa, 7.148: 409 infrações.
5. Avenida Beira Mar: 3.105 infrações.
6. Avenida Presidente Castelo Branco, 4.244 (Dep. Colonia): 2.835 infrações.
7. Avenida Almirante Henrique Sabóia (Via Expressa) com rua Vicente Leite: 2.746 infrações.
8. Avenida Presidente Costa e Silva: 2.737 infrações.
9. Avenida Santos Dumont com rua Antonio Gomes Guimarães: 2.452 infrações.
10. Avenida Dedé Brasil, 1.700 (em frente ao campus do Itaperi): 2.007 infrações.

Infrações registradas de janeiro a novembro de 2007 dos dez pontos com maior número de multas por mês .

Matéria completa aqui

CÁ ENTRE NÓS

E aí, quem já foi pego em algum desses pontos? Qual é a sua opinião sobre a fiscalização eletrônica da AMC?

CIRO GOMES E LETÍCIA SABATELLA BATEM BOCA NO CONGRESSO


Ciro disse que meteu a mão na massa e, às vezes, suja de cocô

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) bateu boca nesta quinta-feira no plenário do Senado com a atriz Leticia Sabatella por divergências sobre a manutenção das obras de transposição do rio São Francisco. Ciro disse que escolheu como opção de combate sobre o tema "meter a mão na massa e, às vezes, [a mão fica] suja de cocô".
"Não sei se estou no mesmo lugar que o seu, mas é parecido. Eu, ao meu jeito, escolhi a opção de meter a mão da massa, às vezes suja de cocô, às vezes. Mas minha cabeça, não, meu ompromisso, não", disse Ciro dirigindo-se à atriz. Defensor das obras, Ciro entrou em choque com a atriz que o interrompeu várias vezes enquanto ele discursava no plenário do Senado. "Tecnicamente é necessário que os críticos tomem juízo, não no sentido negativo da palavra, mas para ver se é possível", disse ele. "Por alguns [críticos] não tenho respeito. Faço honestamente essa confissão porque não percebo boa fé em alguns."
Antes de se desentender no plenário com a atriz, Ciro criticou o bispo dom Flávio Cappio, que fez greve de fome em protesto contra obras de transposição. Segundo o deputado, o religioso não compareceu a todas as oportunidades de debate sobre o assunto.
O Senado promove uma sessão para discutir as obras de transposição do São Francisco no plenário Casa. Além de deputados e senadores, participam do debate o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) e artistas. Geddel e o senador Cesar Borges (PTB-BA) também divergiram publicamente.

(Folha Online)

TUCANO PEDE SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR MUDANCISTAS PELA LUTA CONTRA MORTALIDADE


O deputado estadual Cirilo Pimenta (PSDB) deu entrada, nesta quinta-feira, em requerimento solicitando sessão solene para homenagear personalidades que lutaram contra a mortalidade infantil no Estado. A audiência tem como base o reconhecimento feito pelo Unicef de que, nos últimos 20 anos, o Ceará avançou no combate à mortalidade, com destaque para ações do programa Agentes de Saúde.
Conforme o parlamentar, o programa obteve resultados tão significativos que o Ministério da Saúde o adotou em termos de País.
O programa nasceu na Era Mudancista, a partir de 1986, através do Governo Tasso Jereissati e, na gestão Ciro Gomes, levou o Ceará a receber o Prêmio Maurice Paté, do Unicef.
Na lista de personalidades que o legislativo estadual deverá homenagear estão, por exemplo, os ex-governadores Tasso Jereissati, Ciro Gomes e o médico Carlile Lavor, idealizador do programa que, no momento, faz a implantação dessa estratégia em Angola.

CPI MISTA DOS CARTÕES PODE TER NEUTO DE CONTO COMO RELATOR

"O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) informou há pouco ao líder do partido, Valdir Raupp (RO), que aceitou o convite de presidir a CPI Mista do Cartão Corporativo. Isso, porém, não quer dizer que ocupará o cargo. Ele passa a ser mais um dos que aguarda ansioso o fim do embate entre oposição e base aliada do governo para saber com quem ficarão os cargos-chave da Comissão. No início da semana, em conversa no cafezinho do Senado, Conto deu a entender que não considera necessária a investigação de gastos ligados aos presidentes.
- Não vamos apurar inverdades. Não precisa querer mostrar os gastos dos presidentes com viagens, essas coisas. Isso não é crime. Envolve a segurança deles. Sem alarde. É uma missão ser presidente dessa CPI. Trata-se de uma CPI que exige muita coragem. A sociedade espera que não seja mais uma comissão que acabe em pizza-, disse ele ao blog.
Natural de Encantado (RS), Conto tem 69 anos, é contador, administrador, agropecuarista e industrial. Já foi vereador, deputado estadual e federal. Atuou como secretário em Santa Catarina em quatro ocasiões e, atualmente, preside a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, além de integrar outras cinco comissões no Senado."

(Do Blog do Noblat)

ASSEMBLÉIA DEBATERÁ EMENDA QUE QUER REDUZIR A JORNADA DE TRABALHO


A PEC é projeto do PC do B.

E a Assembléia Legislativa debaterá nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, no Auditório Murilo Aguiar, a Campanha pela Redução da Jornada de Trabalho. As Centrais Sindicais lançaram nesta segunda-feira, 11 de fevereiro, a Campanha Nacional pela Redução da Jornada de Trabalho, sem redução de salários e a data foi escolhida por conta do início dos trabalhos no Congresso Nacional. A idéia é pressionar em favor da aprovação constitucional da PEC 393/0 que defende a redução da jornada. Quem puxa o debate na Assembléia é o comunista Lula Morais.
A PEC 393/01, que reduz de 44 para 40 horas a jornada de trabalho semanal, no primeiro ano, e para 35 horas, dois anos depois da primeira redução além de prever um aumento das horas extras, já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A Proposta de Emenda à Constituição que reduz a jornada de trabalho (PEC 393/2001) é de autoria do Senador Inácio Arruda e se encontra na Mesa da Câmara dos Deputados aguardando a criação da Comissão Especial exigida pelo regimento interno da Casa para apreciação de emendas constitucionais.

PROS MESMOS - LCRO DO UNIBANCO DOBROU EM 2007

"O lucro líquido do Unibanco praticamente dobrou no ano passado e atingiu R$ 3,448 bilhões. A alta é de 97% sobre o R$ 1,75 bilhão registrado em 2006. No quarto trimestre, os ganhos somaram R$ 827 milhões, ante R$ 576 milhões um ano antes.A cada ação do banco na Bolsa corresponde um lucro de R$ 1,23 no ano passado, valor 98,4% maior que o R$ 0,62 de 2006.
O Unibanco é o terceiro, entre os grandes bancos privados de capital aberto, a anunciar um salto expressivo nos lucros de 2007. Na última quarta-feira (dia 12), o Itaú divulgou que seus ganhos dobraram em 2007, atingindo R$ 8,47 bilhões, o maior resultado já obtido por um banco nacional de capital aberto nos últimos 20 anos, segundo a consultoria Economática. O Bradesco, maior banco privado do Brasil, teve o segundo maior lucro já registrado no país, somando R$ 8,01 bilhões. O Banco do Brasil, maior banco do país, ainda não divulgou seu balanço anual. Resultado extraordinárioAssim como ocorreu com o Itaú, o lucro do Unibanco em 2007 foi puxado por ganhos extraordinários, aqueles que resultam de atividades que não se repetem. Se considerados apenas os itens recorrentes, o Unibanco lucrou R$ 2,6 bilhões no ano passado, ante R$ 2,21 bilhões em 2006, o que corresponde a um crescimento de 18%. Entre os eventos não recorrentes estão ganhos gerados com a oferta de ações da Bovespa Holding e da BM&F (o que também ocorreu com o Itaú), de R$ 382 milhões no quarto trimestre, informou o banco."

(Portal da Uol)

FURGÃO DOS CORREIOS É ASSALTADO

Três homens armados e de carro assaltaram, nesta quinta-feira, um furgão dos Correios. O fato ocorreu na BR-222, altura do quilometro 60, na localidade de Croatá . Levaram toda a carga. A Polícia promove buscas naquela região.

VERBAS DO PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO PODEM SER BLOQUEADAS


Eis o rio que deveria ser, de fato, da integração nacional.
"O Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves encaminha hoje (14), após concluir deliberação interna, à relatoria-geral da Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional relatório em que recomenda a suspensão parcial da execução orçamentária e financeira de 52 empreendimentos que poderiam acarretar danos aos cofres públicos. O documento deve ser votado pelo plenário da comissão na próxima semana. Cabe ao Congresso Nacional decidir politicamente sobre a suspensão com base na análise de informações encaminhadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) aos parlamentares. Entre as obras indicadas como merecedoras de restrições do repasse de recursos públicos estão o aprofundamento do canal de acesso do Porto de Rio Grande (RS), a complementação do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), a construção da segunda pista de pouso e do satélite sul do Aeroporto Internacional de Brasília (DF), a reforma do sistema de pistas e pátios do Aeroporto Santos Dumont (RJ) e a manutenção de trechos rodoviários na BR-174, em Roraima. "A relação de obras com indícios de irregularidades graves que integram o Anexo 6 da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2007 compunha-se, no início de sua vigência, de 63 subtítulos. Ao longo do exercício e até a conclusão desse relatório, foram excluídos 12 e incluído apenas um", mostra o documento do Comitê da CMO, ao qual a Agência Brasil teve acesso. Entre os excluídos da lista de obras suspeitas definida pelo comitê, por terem sido sanadas irregularidades, destacam-se a transposição do Rio São Francisco e a reforma do Aeroporto de Guarulhos (SP).

Da Agência Brasil, leia mais aqui

PREFEITA ASSINARÁ ORDEM DE SERVIÇO DO NOVO CALÇADÃO DA PRAIA DE IRACEMA


"A prefeita Luizianne Lins (PT) assinará nesta sexta-feira, durante ato no Largo Luiz Assunção, a ordem de serviço para as obras de construção do novo calçadão da Praia de Iracema. A ação faz parte do programa de revitalização daquela área de Fortaleza. O processo licitatório já foi concluído e a obra, orçada em R$ 5 milhões, faz parte do esforço da prefeita de retomar o potencial turístico e de lazer do local. Um dado importante nessa investida: toda mão-de-obra a ser empregada - exceção, claro, do corpo técnico - terá obrigatoriamente que vir do Poço da Draga, uma comunidade encravada naquela banda da cidade que congrega famílias em situação de risco. "

Da Coluna Vertical, leia mais aqui

CID DIZ QUE FRETAR JATINHOS ERA PRÁTICA TAMBÉM DE GESTÕES PASSADAS

"O governador Cid Gomes (PSB) defendeu ontem o fretamento de avião para sua recente viagem ao Exterior, sob argumento de que a política já vem sendo utilizada "há 20 anos" pelas gestões anteriores. No lançamento do Consórcio Ceará, Piauí e Maranhão (Cepima), para desenvolvimento integrado do turismo nos três estados, em evento realizado em Camocim, o governador disse que não vê problema em não ter optado por avião de carreira para os 10 dias de trabalho na Europa. "A gente apenas manteve o que já vinha sendo feito", declarou. Os ex-governadores Tasso Jereissati (1987/1990 e 1995/2002), hoje senador, e Lúcio Alcântara (2003/2006) informaram, por meio de assessoria de imprensa, que não irão comentar as declarações de Cid. Já o deputado federal Ciro Gomes, que comandou o Ceará entre 1991 e 1994, não foi localizado até o fechamento desta edição. Dessa forma, não foi possível confirmar se o sistema do aluguel de aeronaves para viagens internacionais já era adotado pelas gestões passadas. Cid insistiu na importância estratégica da viagem, que iniciou no dia 30 de janeiro, na semana anterior ao Carnaval, e teve passagem pelas cidades de Madri (Espanha), Glasglow (Escócia) e Berlim (Alemanha). Para isso, o governador detalhou conquistas econômicas que o Ceará terá em virtude das negociações ocorridas durante os dias de trabalho. As principais delas, nas áreas de fruticultura e turismo."

Do O POVO, leia mais aqui.

DÚVIDA CRUEL - A questão é saber se gestões passadas fretavam jatinhos para cruzar o Continente.

PT COMEMORA 28 ANOS COM FORRÓ E SEM LULA

"Com show de forró e música eletrônica, mas sem a presença do presidente Lula, o PT comemorou ontem seus 28 anos de fundação. O custo da festa para mil convidados foi de R$ 90 mil, mas o partido esperava recuperar todo o investimento com a venda de convites, que variavam de R$ 50 a R$ 200.Entre os presentes estavam a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) e o ex-ministro José Dirceu, que dançou forró.Ministros e altos assessores do Executivo não puderam comprar convites e tiveram de recorrer a "laranjas" para adquirir as entradas. O motivo é uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), de 2007, que proibiu detentores de cargos de confiança no governo de contribuir com seus partidos. O objetivo inicial da resolução era evitar a cobrança pelo PT do "dízimo", um percentual do salário, mas o escopo foi ampliado para incluir qualquer tipo de contribuição.Uma vez que os convites serão contabilizados como contribuição pelo partido em sua prestação de contas, o tesoureiro do partido, Paulo Ferreira, preferiu não arriscar. "Não há nada que possamos fazer."Também estavam presentes os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Tarso Genro (Justiça), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e Marta Suplicy (Turismo). Altemir Gregolin (Pesca), investigado quanto ao uso de cartões, estava presente, mas Matilde Ribeiro, exonerada da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, não foi."

(Folha de São Paulo)

MAIS DOIS CARROS ARROMBADOS DENTRO DO AEROPORTO DE FORTALEZA

Mais dois casos de arrombamento de carros foram registrados dentro do estacionamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza. Ocorreram na madrugada desta quinta-feira. A Infraero foi informada, pois recebeu queixas e deve cobrar providências por parte da administradora do local, no caso a empresa Geo Administração de Estacionamentos e Garagens.
Bom lembrar que esse tipo de problema já foi alvo de reportagens, na semana passada, no jornal O POVO.

Saiba mais aqui

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

MINISTRO PEDRO BRITO PEDE QUE FOLHA SE RETRATE SOBRE CASO DE AJUDA DE CUSTO


Aconteceu o que prevíamos em post deste Blog. O caso do nome do ministro Pedro Brito aparecendo em manchete na Folha de São Paulo desta quarta-feira como quem "embolsou" dinheiro ilegal, rendeu. Eis nota divulgada pela assessoria do secretário nacional dos Portos que, repetimos, é pessoa séria, simples e competente:

NOTA À IMPRENSA

A matéria, de capa "Ministros Embolsam Verba de Mudança Sem Precisar", do jornal Folha de S. Paulo de hoje, (13/02) aponta possíveis irregularidades no recebimento no valor denominado "ajuda de custo" pelo ministro de Estado da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República, Pedro Brito, entre sua saída do Ministério da Integração e nomeação nesta.
No ato do recebimento do e-mail da jornalista Leila Suwwan, da sucursal de Brasília, no dia 11 de fevereiro de 2008, foram adotadas de imediato medidas administrativas para o levantamento de valores listados e informados por meio desta assessoria que não constavam irregularidades.
No que diz respeito à moradia, não foi informado como diz a matéria, que o ministro jamais tenha se mudado de Fortaleza e sim que o domicílio do mesmo é em Fortaleza e possui residência locada em Brasília em razão do cargo.
O Ministro foi exonerado da função de Ministro da Integração Nacional em 16 de março de 2007, tendo 30 dias para retornar a sua cidade de origem no Ceará. Neste ínterim, foi convidado para assumir o cargo de Ministro da Secretaria Especial de Portos 2 meses depois, onde foi nomeado em 15 de maio de 2007 e retornou a Brasília.
Em seu retorno, com base no Art. 1º., inciso I, combinado com o § 1º do mesmo artigo, requereu a ajuda de custo em tela, cujo pagamento foi autorizado e pago em R$ 8.362,80, conforme noticiado.
O pagamento é absolutamente regular e legal para "Ministro de Estado, titulares de órgãos essenciais da Presidência da República, de Natureza Especial e do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores, quando implicar em nova sede" (§ 1º do Art. 1º., do Decreto 4004/01).
A necessidade de restituição aos cofres públicos veiculada na matéria é absolutamente equivocada e fruto de lamentável interpretação do Art. 7º do mesmo Decreto, que determina que o "será restituída a ajuda de custoquando, antes de decorridos três meses do deslocamento, regressar, pedirexoneração ou abandonar o serviço".
Como o Ministro está no exercício normal do cargo há 9 meses, não tendo regressado nem abandonado o posto, é indevida a aplicação do disposto no art. 7º ao presente caso, o que lamentavelmente não foi percebido pela jornalista Leila Suwwan, do referido Jornal.
Segundo manifestação da Assessoria Jurídica da SEP - NOTA-ASSJUR/AGU/SEP/PR- 005/2008, não se verificou fatos ou indícios que possam configurar eventuais irregularidades ou ilegalidades tanto no deferimento, quanto na percepção de tais verbas apontadas na matéria jornalística pela autoridade titular desta pasta.
Como a FOLHA DE SÃO PAULO não deve emprestar seu prestígio e respeitabilidade a notícias que, a partir de dados concretos, traz erros materiais decorrentes de interpretações errôneas e apressadas por parte de seu corpo de repórteres e jornalista, que denigrem a imagem de servidores públicos, é de se esperar que haja, em curtíssimo espaço de tempo, a devida retratação.


Assessoria de Imprensa da Secretaria Especial de Portos.

Confira esse caso aqui

INÁCIO ARRUDA: MÍDIA E OPOSIÇÃO TENTAM IMPEDIR LULA DE FAZER O SEU SUCESSOR


Para ele, mídia e grandes anunciantes derrubaram a CPMF

"E o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) deu entrevista, nesta quarta-feira, ao site Conversa Afiada do jornalista Paulo Henrique Amorim. Entre várias declarações, ele disse que a mídia e a oposição tentam impedir que o presidente Lula faça o sucessor nas eleições de 2010. "Eles vão criando dificuldades porque o Lula não pode chegar em 2010, passando por 2008, assim, voando... Então, é preciso (para a mídia e oposição) criar mil e um mecanismos de desestabilização para que enfraqueça o Presidente", disse.
Segundo Inácio, o "enfraquecimento do presidente nessa disputa também significa o enfraquecimento da capacidade do Estado de cumprir sua obrigação, o seu dever". Para ele, desestabilizar Lula é criar uma situação de anarquia e incapacidade do Estado. "E quem sofre com isso, amargamente, é a população", acentuou o senador.
Ele lembrou também que no primeiro turno das eleições de 2006 a campanha virou um ataque brutal contra o Presidente Lula e ele tratou a eleição como "uma coisa de água com açúcar". No segundo turno, como não tinha mais alternativa, o presidente Lula teve que "ir para cima do adversário", com um debate e enfrentamento político forte.
"Quando fez esse enfrentamento, essa direitona brasileira e seu aparato tiveram que recolher, teve que dar uma encolhida forte e permitiu a vitória fácil do Lula... Então eu tenho essa opinião que em determinados momentos, não adianta ministro falar. É o Presidente da República, o enfrentamento político é aqui", disse. Na optica do senador, a mídia e seus grandes anunciantes conseguiram derrubar a CPMF.

CASO ARQUIBANCADA - POLÍCIA CIVIL RECEBE FITAS DAS CÂMERAS DA MARQUÊS DE SAPUCAIU


A Polícia Civil recebeu, nesta quarta-feira, as fitas das câmeras de vídeo que estavam operando durante o Carnaval da avenida Domingos Olímpio. A entrega foi feita pelo diretor-geral da Guarda Municipal e Defesa Civil, Arimá Rocha.
Foram entregues filmagens realizadas por 32 câmeras. Com o material, a polícia poderá fazer análise mais aprofundada da noite em que se registrou o desabamento de uma arquibancada durante a festa, o que provocou ferimentos em pelo menos 30 pessoas.
Lamenta-se a demora do repasse dessas fitas. A liberação saiu 10 dias após o acidente. Que tal análise não caia no ritmo do batuque de maracatu.
(Foto - Evilázio Bezerra)

AU,AU! - PREFEITURA VAI PAGAR PRODUTIVIDADE DO PESSOAL DO CENTRO DE ZOONOSES


Uma boa-nova para o pessoal do Centro de Zoonoses de Fortaleza, que brigava há meses pelo direito de receber produtividade: o secretário municipal da Saúde, Odorico Montefro, reunido com a equipe jurídica, avaliou o quadro e decidiu: vai pagar o benefício para a categoria. Com isso, afastará a possível greve e, claro, deixará a gestão em alta com o grupo.
Odorico Monteiro promete, inclusive, pagar os atrasados. Na próxima semana, ele dará todos os detalhes da medida.
A turma da Zoonoses diz que estava há sete meses com orçamento apertado, aguardando essa produtividade.
Em ano eleitoral, adeus vida de cão!!