sábado, 17 de novembro de 2007

CONVENÇÃO DO PSDB DO CEARÁ: EMOÇÕES OU ALPISTE INSOSSO?


A convenção que o PSDB estadual realizará, a partir das 9 horas deste domingo, no plenário da Assembléia Legislativa, poderá reservar boas surpresas. Uma delas, o discurso que o presidente nacional da legenda, senador Tasso Jereissati, pronunciará. Outra, a fala do novo presidente estadual, Carlos Matos, que dará o norte e dirimirá dúvidas quanto à sua postura: terá mesmo altivez para comandar ou se constituirá como mais um a seguir a orientação dos caciques desse ninho? Outra expectativa é quanto o que poderá dizer o deputado estadual licenciado Marcos Cals, que é secretário da Justiça e Cidadania do Governo Cid Gomes (PSB), algo que até hoje dói na cabeça de quem botou os tucanos na oposição e acabou vendo gente desse partido assumindo cargos. O que ele vai falar mesmo na ocasião? Vai admitir mais uma vez que está no páreo na Capital ou que sua mudança de domícilio continuará no plano do jogo das ilusões?
Bem, outras expectativas: a senadora Patrícia Saboya, pré-candidata do PDT, dará o ar da graça nessa convenção? Afinal, ela, que compareceu à convenção tucana de Fortaleza, é amicíssima de Tasso e de outros tucanos de bico duro. E o ex-deputado federal Moroni Torgan, conhecido de outras disputas em Fortaleza e pré-candidato pelo DEM, também aparecerá, tendo direito a discursar com críticas contra o aparelho de segurança do Estado?
Como se observa, a convenção do PSDB promete emoções. Mas, também, pode acabar virando um compromisso de alpiste insosso.

EXONERAÇÕES NO IPEA - MANGABEIRA E POCHMANN FALARÃO SOBRE CASO NO SENADO

"O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) vai chamar para depor na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o ministro extraordinário de Assuntos EStratégicos, Mangabeira Unger, e o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. O requerimento, disse neste sábado o senador, será protocolado nesta segunda-feira, na CAE.
O requerimento vai "convocar" o ministro e "convidar" o presidente do Ipea. "Pela Constituição, os senadores convocam, e os ministros têm de comparecer para dar as explicações necessárias pedidas pelos parlamentares. Mas tenho a certeza de que, além do chefe, o próprio presidente do Ipea (Pochmann) também vai aceitar o convite para dizer por que os economistas estão sendo afastados do instituto".
Pochmann anunciou que, até o final do ano, afastará do Ipea os economistas Fabio Giambiagi, Gervásio Rezende, Régis Bonelli e Otávio Tourinho.
Todos têm uma postura crítica em relação à administração econômica do governo Lula, a começar pelos crescente aumento dos gastos com o custeio da máquina pública. Pochmann disse, em entrevistas dadas na semana passada, que eles serão afastados por serem aposentados ou ter expirado o convênio da pesquisa. O presidente do Ipea também prega uma participação maior do Estado na economia, principalmente em investimentos na infra-estrutura, com o que não concordam os economistas afastados."

(Agência Estado)

MÉDICOS DO IJF NÃO FECHAM ACORDO COM PREFEITURA. O POVO QUE PAGUE!

"Uma proposta concreta que contemple as reivindicações dos médicos do Instituto Dr. José Frota (IJF). Isso inclui a elaboração de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para os que trabalham no único hospital terciário do Município, que mantenha as conquistas obtidas no reajuste das gratificações, plano de aposentadoria, melhores condições de trabalho. Esse foi o foco da reunião realizada, neste sábado, 17, entre representantes da categoria do IJF e da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Mas as partes não chegaram a um acordo. Há uma semana, o atendimento no IJF está restrito aos casos de urgência e emergência. Glauco Kleming, da comissão que participou da reunião, ressalta que o Plano dos médicos do Município enviado à Câmara Municipal não atende às reivindicações dos profissionais do IJF. "Temos peculiaridades que precisam ser respeitadas." Ele diz que a equipe é sobrecarregada porque há carência de médicos e que a contratação de mais de 200 profissionais pela Prefeitura deveria ter sido feita antes e não agora motivada pelo movimento dos médicos da unidade. "Tem plantão que fica descoberto por falta de médicos." Os médicos esperavam uma proposta diferente das apresentadas nas reuniões anteriores. Mas não houve mudança no discurso. Kleming diz que a reunião não acrescentou em nada e que a categoria vai aguardar uma proposta da prefeita Luizianne Lins. "A população pode ficar tranqüila que manteremos o atendimento dos casos de urgência e emergência."


No O POVO deste domingo, leia mais aqui

DELEGADOS DE POLÍCIA PODEM PARALISAR ATIVIDADES A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

Os delegados de Polícia Civil do Ceará confirmam a realização de uma assembléia para esta segunda-feira (19), a partir das 17 horas. Segundo informou neste sábado o presidente do sindicato da categoria, Lusimar Moura, o ato ocorrerá na sede do sindicato sindical e tem por objetivo avaliar a possibilidade de paralisação. Em estado de greve desde o último dia 26 de outubro, eles tentam negociar com o governo estadual melhores condições principalmente de trabalho. Luismar diz que as delegacias estão abandonadas. Eles querem também reajuste salarial. Se a greve vier, essa categoria reforçará o movimento paredista em curso pelos policiais civis que, no entanto, prometem uma trégua, em busca de negociações, para esta segunda-feira.

LUTA

Os policiais civis querem recuperar benefícios perdidos quando do reajuste concedido neste ano pelo governo.Querem recuperar o vale-refeição e a implantação do Projeto Gênesis, que prevê o subsídio (salários com base na média nacional) nos vencimentos da categoria.

E NO BRASIL DA PIADA, ATÉ RENAN VIRA SCRIPT CANSATIVO


MINISTRO DOS PORTOS PARTICIPARÁ DE FESTIVAL ESPANHOL ONDE O BRASIL É TEMA

O seretário nacional dos Portos, Pedro Brito, está em Fortaleza passando esse, digamos, feriadão. Ele, no entanto, informa que no próximo dia 22 já estará afivelando malas na rota de Barcelona (Espanha). É que ali ocorrerá uma feira internacional do setor portuário, que escolheu o Brasil como tema nesta edição. Brito vai aproveitar para estreitar contatos em busca de parcerias no plano da capacitação e, principalmente, no quesito atração de investidores interessados em ingressar no plano de modernização dos portos brasileiros.
E por falar nisso, o Porto do Mucuripe terá recursos do orçamento geral da União 2008 para dar continuidade ao aprofundamento do calado.

ISTOÉ ABORDA UM NEGÓCIO DE MÃE PRA FILHOS: AUMENTO DO NÙMERO DE VEREADORES



E a Revista IstoÉ desta semana traz como destaque a relação pais e filhos, mas aborda também algo que seria uma relação mais do que de mãe pra filho: um casuismo chamado aumento do número de vereadores do Brasil. Confira:

Casuísmo à vista
Câmara dos Deputados deve aprovar projeto que aumenta o número de vereadores no País

SÉRGIO PARDELLAS

Os deputados federais estão eufóricos. A razão é que na próxima semana a Câmara deve aprovar mais uma medida casuística capaz de aumentar em muito as chances de reeleição dos parlamentares em 2010. No mínimo, ela garantirá um substancial aumento dos seus principais cabos eleitorais em cada município, os vereadores. Com boas chances de ser aprovada, entrará em discussão a chamada PEC dos Vereadores, que amplia em mais de cinco mil o número de cadeiras das câmaras municipais de todo o Brasil. O apoio dos vereadores é essencial para o projeto dos parlamentares de renovar seus mandatos nas eleições. Os representantes eleitos para as câmaras municipais são os motores das campanhas de deputado. Não raro, os verdadeiros puxadores de votos.

Atualmente, há 51.819 vereadores no Brasil. Esse número é menor do que as 60.287 vagas verificadas até 2004, quando o TSE cortou 8.468 cadeiras nas câmaras municipais após refazer os cálculos da distribuição das vagas de acordo com a população. A proposta, de autoria de três deputados – Pompeo de Mattos (PDT-RS), Mário Heringer (PDT-MG) e Vitor Penido (DEM-MG) – cria 24 faixas de municípios, de acordo com o número de habitantes, para fixar o número de vereadores. Quanto maior a população, maior a quantidade de vereadores. O número mínimo passa de sete para nove, em todas as cidades com até 15 mil habitantes. Acima de oito milhões de habitantes, as cidades terão no máximo 55 vereadores. Os Estados do Norte e Nordeste serão os que terão o maior acréscimo proporcional no número de vereadores. De acordo com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam), haverá um aumento de 591 vagas (14%) na região Norte; 2.253 (13,6%) no Nordeste; 1.803 (11,4%) no Sudeste; 166 (3,9%) no Centro- Oeste; e 346 (3,1%) no Sul.

Leia mais aqui

HUGO CHÁVEZ E A ENERGIA NUCLEAR


Eis o vídeo onde Hugo Chávez fala da necessidade de investir em energia nuclear. Uma prova de que ele não é nada modesto.
Para o professor do curso de Relações Internacionais da Trevisan Escola de Negócios, José Alexandre Hage, essa manifestação pode ter sido boa para o Brasil. "Isso fará com que o Brasil se posicione. Este assunto não pode ficar mais no hall dos temas proibidos ou que não são politicamente corretos. A Venezuela já está trabalhando com a política nuclear há um bom tempo. Isso é muito importante, porque algumas vezes o Brasil só recebe impulsos a partir de desafios externos".
Chávez afirmou que o País vai começar a desenvolver um programa nuclear com fins pacíficos e comentou sobre os programas nucleares mantidos pelo Brasil e Argentina.

(Este Blog com Blog do Jamldo - Jornal do Commercio)

PSDB DO CEARÁ CONFIRMARÁ CARLOS MATOS NO COMANDO SOB EXPECTATIVA DA FALA DE TASSO


O empresário e ex-secretário da Agricultura do Estado, Carlos Matos, que será homologado em convenção o novo presidente do PSDB do Ceará, dará uma entrevista coletiva às 10 horas deste domingo, no plenário da Asembléia Legislativa. Na ocasião, vai expor seus planos para uma gestão que coincidirá com um ano eleitoral. A convenção terá início as 9 horas neste local, com a paticipaçao de caravanas do Interior. Com Carlos Matos, integrarão a nova cúpula o prefeito de Guaiúba, Fradique Acioly na condição de primeiro vice-presidente; Maia Júnior, ex-vice-governador como secretário-geral. O novo tesoureiro ainda está sendo definido. O deputado João Jaime será reconduzido para líder do partido no legislativo estadual.

O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, participará da convenção, ocasião em que, com certeza, abordará o futuro da legenda no Estado e a relação com o PSB do governador Cid Gomes. Nas últimas semanas, essa relação vem apresentando desgastes como, por exemplo, a não concordância dos tucanos quanto ao local do Centro de Feiras e Eventos. O governo estadual quer fincar a obra na Avenida Washington Soares, enquanto tucanos alegam que havia estudo prévio com apoio da UFC apontando o Poço da Draga.

ACIDENTE EM PARACURU - DOIS PESCADORES MORREM E UM SOBREVIVE

Dois pescadores desapareceram na madrugada deste sábado. Eles estavam numa jangada, altura da plataforma de petróleo da Petrobras na cidade de Paracuru, situada no Litoral Oeste do Ceará (80 KM da Capital). São eles: Francisco Itamar de Oliveira e Davi Rodrigues das Chagas. Um terceiro pescador sobreviveu. Trata-se de Damião Marques dos Santos, que está no hospital da cidade. Ele conseguiu nadar até a plataforma, onde foi resgfatado e levado para o hospital. Segundo médicos, Damião ainda está traumatizado com o fato e com alguns ferimentos. Todos têm registro na Colônia Z-5, que repassou informações sobre o desaparecimento dos pescadores. A Delegacia municipal chegou a informar no início da tarde que os dois corpos haviam sido encontrados, mas depois revelou que não havia confirmação. Um inquérito sobre o caso foi aberto. Os corpos dos dois pescadores estão sendo procurados por equipes de socorro da Petrobras. Há dificuldades por conta das fortes marés, segundo policiais. Os ventos fortes podem ter provocado o acidente com a embarcação. (ATUALIZAÇÃO - 15h50min)

REVISTA ÉPOCA TRAZ NOVAS DENÚNCIAS CONTRA A FUNASA E INCLUI O CEARÁ


E a revista Época prossegue a série de denúncias contra gestões da Funasa. Dessa vez, fala até da construção de banheiros com preços três vezes mais caros que os de mercado e entregues a famílias de Brejo Santo, terra do ex-coordenador regional do órgão no Ceará, Welington landim (PSB), hoje deputado estadual. Confira:

Na manhã da segunda-feira (12), um carro preto da Polícia Federal estacionou em frente à sede da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), em Brasília. A chegada da polícia atiçou a curiosidade dos funcionários. Muitos correram para as janelas. Parte deles, na expectativa de que os agentes federais estivessem lá para fazer prisões. Outros, apreensivos, temiam a chegada dos policiais em suas salas. No final, para decepção de alguns e alívio de outros, ninguém saiu do edifício algemado. Segundo funcionários da Funasa, os federais estiveram por lá para investigar corrupção na entidade, mas estavam atrás de documentos, e não de pessoas.
O episódio virou piada no prédio, mas ele retrata o estado de ânimo dentro da Funasa, órgão do Ministério da Saúde que tem R$ 4 bilhões para gastar por ano. A Funasa existe para levar saneamento básico às regiões mais necessitadas do país e para cuidar da saúde dos índios. Com suas ações espalhadas pelo interior do Brasil e uma direção nomeada por critérios políticos, a Funasa tornou-se um alvo fácil para desvio de dinheiro público.
Nos pequenos municípios do interior do país, é fácil perceber os efeitos dos desvios de verba na vida da população. A Funasa chegou a pagar até R$ 2.800 pela construção de banheiros em casas de baixa renda. Segundo as investigações, o mesmo banheiro – mas feito com material melhor – deveria custar R$ 600. Na casa da lavradora Betânia de Sousa, na cidade de Brejo Santo, no interior do Ceará, a instalação em 2004 de um banheiro modesto custou, no papel, R$ 1.500. Onde foi parar a diferença, já que o preço foi inflado? A conseqüência: faltou dinheiro para fazer banheiros na casa da mãe e de uma irmã de Betânia, que moram na vizinhança. Segundo os auditores, se a construção do banheiro de Betânia não fosse superfaturada, daria para fazer um igual para a mãe e outro para a irmã.
Nas últimas semanas, reportagens de ÉPOCA mostraram que boa parte dos acusados pelas fraudes na Funasa seriam apadrinhados políticos do grupo do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros. ÉPOCA teve acesso a novos documentos, produzidos pela Controladoria-Geral da União e por auditores da própria Funasa. Eles traçam um retrato ainda mais desanimador do que acontece na entidade.
Os auditores ficaram especialmente incomodados com a ousadia do que apelidaram de contratos Capa de Batman. Segundo as investigações, nas eleições de 2006 o grupo ligado a Renan Calheiros liberou milhões de reais para prefeituras amigas, driblando as normas para pagamento de convênios exigidas pela Secretaria do Tesouro Nacional. O Tesouro determina que as prefeituras apresentem estudos e projetos técnicos para explicar como pretendem aplicar o dinheiro das verbas federais. Na Funasa, isso não era necessário.
A verba de R$ 824 mil foi liberada, mas o projeto em que ela seria usada só foi aprovado 11 meses depois
O dinheiro muitas vezes era liberado com a simples assinatura do convênio, antes mesmo da apresentação dos estudos e projetos. As pastas referentes aos processos fraudados dessa maneira continham apenas a capa e o pedido de verbas. Dentro da pasta nunca havia projetos. Por isso, foram apelidados de processos Capa de Batman – não havia nada dentro. Depois da liberação do dinheiro, os técnicos eram pressionados a inventar laudos que pudessem justificar os gastos.
Engenheiros da Funasa em alguns Estados se negaram a dar pareceres para “legalizar” a fraude. Diante da resistência dos funcionários de carreira, a direção da Funasa em Brasília contratou consultores externos para fazer o serviço. “Esses caras eram chamados de aprovadores”, disse a ÉPOCA um dos engenheiros que não aceitaram participar da falsificação da Funasa no Ceará. “A Capa de Batman, um processo completamente irregular, é desmoralizante para a instituição”, afirma Geraldo Sales Filho, presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Geólogos da Funasa.
Assinante da Epoca lê mais aqui
DETALHE - Este Blog está aberto para esclarecimentos da parte dos citados pela publicação. Estamos, inclusive, tentando o contato com Welington Landim (PSB), um parlamentar que, até provem o contrário, é sério e dedicado às causas da Região do Cariri.

ECOS 2008 - PREFEITA FARÁ REFORMA NA EQUIPE TÃO COBRADA PELO FOGO AMIGO


"Por determinação da prefeita Luizianne Lins, todos os ocupantes de cargos comissionados do primeiro escalação que tiverem o sonho de postular algum mandato em 2008, serão exonerados no dia 31 de dezembro. Isso, por dois motivos: primeiro, Luizianne quer deixar claro que partidos continuarão no projeto administrativo, no que deixará o PCdoB de saia justa; segundo, ela quer separar projeto de gestão de projeto de sucessão. Nesta semana, Luizianne reuniu os secretários que deverão postular ano que vem. Na lista, os titulares das regionais Mariano de Freitas (I), Rogério Pinheiro (II), Marcelo Silva (III), Deodato Ramalho (IV), Elpídio Nogueira (VI) e Paulo de Tarso (SER-Centro). Há outros nomes como o do presidente do Imparh, Acrísio Sena, que, em janeiro, trocará o órgão por uma assessoria de gabinete. Cá pra nós, eis a reforma administrativa tão cobrada pelo vereador Sérgio Novais (PSB), hoje presidindo a Companhia Docas. Mas saindo à força por motivo de eleição. "

Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui

PREÇO DA CARNE FECHA EM ALTA EM DEZEMBRO, PREVÊ SINDICARNES

Com aumento já registrado da ordem de 20% nos últimos quatro meses, a carne bovina segue trajetória de alta e tende a fechar o ano com mais 8% de reajuste sobre o preço médio atual. ´A previsão é de fechar dezembro com aumento de 30%, em relação ao preço de julho último, em Fortaleza´, confirma o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carne de Fortaleza, Francisco Everton da Silva. Segundo ele, os sucessivos aumentos no preço da carne de gado no Estado decorrem do período de entressafra da produção nos estados do Norte e Centro-Oeste brasileiros — maiores centros exportadores para o Ceará. ´Este ano, a estiagem prolongada nessas regiões agravou a entressafra, inibindo a produção e elevando os preços´, explica Everton.´Os reajustes vêm acontecendo de forma gradativa e assim devem continuar até o fim do ano´, sinaliza o empresário. Além do agravamento da entressafra, ele aponta o incremento das exportações de carne dos produtores do Estado do Pará, para países árabes, e o crescimento natural do consumo do produto no fim do ano para justificar aumentos futuros nos preços."

(Diario do Nordeste)

DETALHE - E por falar em carnes, o Sindicarnes programou para o dai 3 de dezembro, no Buffet Ilmar Gourmet (Seis Bocas) a sua tradicionl festa de confraternização natalina. À frente, o presidente da entidade, Everton da Silva.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

BLOG ULTRAPASSA 100 MIL ACESSOS EM CINCO MESES E MEIO

Dá-lhe 100.000!

E quem nos alertou foram vários leitores deste Blog: já ultrapassamos 100.300 acessos neste espaço novo e que nos acomodou depois de problemas de arquivo com a Uol. Em cinco meses e 15 dias atingimos essa marca que nos faz aumentar a responsabilidade do procurar bem informar e, sem pretensão, formar opinião, pois não nos consideramos "blogueiro", mas jornalista acima de tudo. Deixamos o Blog da Uol com quase 150 mil acessos em sete meses e meio e, pelo visto, a propaganda boca a boca e a busca por notícias de destaque nos fizeram aumentar o raio de leitores. Como Blog independente, estamos felizes e com a certeza de que o caminho nessa blogosfera de meu Deus será longo. Assim esperamos e, creio, esperam os que sempre torceram por nosso trabalho.

P.S. Agradecimentos especiais pelo incentivo: nossa querida Socorro França e aos amigos Fábio Nogueira e Nonato Albuquerque, que nos apóiam sempre. Sem falar na corrente da boa informação criada pelos amigos de redações de rádio, TV e jornais daqui, do Recife e de Brasília.

VEM AÍ AUMENTO DE PENA PARA CRIMES CONTRA POLICIAL

"A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado deve votar, na próxima quarta-feira, o projeto de lei 88/07 do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que aumenta de um a dois terços a pena para crimes contra policiais e agentes públicos. Dias explica que o objetivo do projeto é criar uma nova circunstância qualificadora para os crimes de homicídio, para o caso de a vítima ser policial, e para o crime de ameaça, para o caso de a vítima ser agente público ocupante de carreira policial. "É notório o fato de os policiais serem vítimas cada vez mais freqüentes dos crimes, que intimidam a atuação desses agentes públicos, fato particularmente grave num cenário de crise da segurança pública em nosso país", argumenta.A proposta de aumento da pena, que já conta com voto favorável da relatora, senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), é um dos três projetos focando a segurança pública que estão na pauta da CCJ para quarta. Também serão analisados o projeto (PLS 217/06) que autoriza a instalação de salas de aulas nos presídios e o que propõe a reorganização da carreira dos policiais civis do Distrito Federal (PLC 26/07)."

(Agência Estado)

GREVE DO IJF - PREFEITURA VAI MESMO CONTRATAR MÉDICOS EM CARÁTER EMERGENCIAL

A Prefeitura de Fortaleza vai mesmo contratar médicos em caráter de emergência para amenizar o quadro de sufoco do Instituto Doutor José Frota, onde grupo de médicos está em greve. O secretário municipal da Saúde, Odorico Monteiro, confirmou para segunda-feira o início das inscrições de profissionais que quiserem atuar no IJF. Serão oferecidas 27 vagas e as inscrições serão recebidas na sede do Imparh (Bairro Damas).
Sobre demais médicos do município e o impasse que havia em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, ficou acertado um acordo nesta sexta-feira: a prefeitura enviará na terça-feira um novo projeto de PCCV, que garntirá um piso para a categoria de R$ 1.700. As gratificações também ficaram asseguradas.

ELEITA PRESIDENTE DA ARGENTINA, CRISTINA KIRCHNER VISITA O BRASIL NA SEGUNDA-FEIRA


Cristina, com Lula e Marise, em recente visita ao Brasil

A presidente eleita da Argetina, senadora Cristina Kirchner, fará a primeira visita ao Brasil depois das eleições na próxima segunda-feira (19). Está previsto encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 16h30, em Brasília, de acordo com agenda divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Na última visita de Cristina Kirchner ao Brasil, dia 3 de outubro, ela ainda era candidata à Presidência da Argentina. Ela se reuniu com empresários e com o presidente Lula. Na época, o assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, embora tenha negado haver algum tipo de apoio do governo brasileiro à candidatura de Cristina Kirchner, disse acreditar que "se este programa se cumprir na Argentina, ele nos permitiria efetivamente prosseguir a integração” entre os dois países. Entre os objetivos comuns e possíveis projetos de cooperação, Garcia citou o fortalecimento do Mercosul, cooperação para a produção de energia também com outros países do continente e programas de cooperação científica e tecnológica.

(Agência Brasil)

PREFEITURA E SERVIDORES DO IPM FECHAM ACORDO SOBRE PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS


"Os servidores do Instituto de Previdência do Município (IPM) aprovaram a proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da instituição apresentada pela Prefeitura de Fortaleza. O projeto deve beneficiar diretamente 265 servidores, sendo que destes, 156 são agentes administrativos. A Prefeitura de Fortaleza deve enviar nos próximos dias o projeto com o PCCS para Câmara Municipal. Pela proposta de PCCS aprovada pelos servidores, os profissionais de nível médio terão um aumento de 82% no vencimento-base. Ou seja, o vencimento-base inicial do profissional de nível médio que trabalha 180 horas passará de R$ 230,00 para R$ 420,00. Já os profissionais de nível superior, que mantém contrato de 120 horas mensais, terão um aumento médio de 20% no vencimento base, que passa de R$ 452,00 para R$ 542,00, no início de carreira. Alfredo Pessoa, secretário de Administração do Município, ressalta a importância do PCCS para carreira do servidor. Segundo ele, com o novo PCCS, o servidor passa a ter critérios claros de promoção e progressão na carreira. No caso do IPM, a cada dois anos os servidores terão direito a progressão por tempo de serviço e a cada três anos, a uma promoção por capacitação. A proposta prevê ainda um incentivo por titulação para aqueles que terminem cursos formais acima do exigido pelo seu respectivo concurso."




(Com informações da Secretaria da Administração e do IPM)

MÉDICOS DO SUS PODEM PARALISAR ATIVIDADES EM TODO O PAÍS

"Os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o país iniciaram uma mobilização que pode culminar em paralisação. A partir da próxima quarta-feira (21), está prevista uma série de atividades que, segundo os organizadores, servirão para mostrar a rotina dos médicos brasileiros e chamar a atenção de autoridades e da sociedade para as condições de trabalho nas unidades públicas de saúde. Os problemas do SUS estão em debate esta semana na Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília. Segundo Geraldo Guedes, coordenador da Comissão Nacional Pró-SUS e um dos organizadores da mobilização, os atendimentos de urgência e emergência serão mantidos em uma possível greve. “A mobilização não vai ferir o código de ética, que prima pelo atendimento integral em casos de urgência e emergência”, explica.
As principais críticas são à falta de infra-estrutura no SUS e aos baixos salários, que obrigam os profissionais a acumular dois ou mais empregos e diminuem a qualidade do atendimento. Uma das reivindicações da campanha é o estabelecimento do piso salarial de R$ 6.963,52 para 20 horas de trabalho, além de adoção de um plano de cargos e salários. Hoje, de acordo com Guedes, há locais no Nordeste em que os salários dos médicos não passam de R$ 600 mensais."

(Agência Brasil)'

PILOTO DE VÔO LIVRE FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NUM MATAGAL DA SERRA DE QUIXADÁ

O piloto de võo livre Marcelo Moicano fez um pouso de emergência num matagal, nesta sexta-feira, quando estava participando do XI Campeoanto Internacional de Vôo Livre. O certame reúne 70 participantes em Quixadá, cidade encravada no Sertão Central do Ceará . Moicano informou pelo rádio que seu equipamento havia registrado problemas e que iria fazer a manobra. No impacto, ele disse não estar conseguindo mover as pernas. A orgnaização do evento mobilizou a Polícia Militar que acionou um helicóptero do Ciopaer. A aeronave está no local tentando fazer o resgate do piloto. O campeoanto de vôo livre começou domingo ultimo e vai se encerrar neste sábado. O acesso à zona de mata onde está Moicano é de difícil, segundo informou para este Blog Paulo Rocha, da organização do evento.

BANCADA INCLUI EMENDA PARA A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE PESQUISAS DO CORAÇÃO DA UFC


Entre as 19 emendas que a bancada federal apresentou à proposta do Orçamento Geral da União 2008, há uma de grande relevância para o setor saúde do Estado e que é um pleito da Universidade Federal do Ceará: implantação do Instituto de Ciências Médicas Doutor Paulo Marcelo Martins Rodrigues. O Instituto atuará na pesquisa e tratamento de doenças cardiovasculares, com a expectativa de ser uma referência no setor no Norte e Nordeste, segundo informou, nesta sexta-feira, o deputado federal tucano Raimundo Gomes de Matos. Ele comemora a inclusão não somente por considerar o projeto de "grande importância", mas também por ser médico e ver a perspectiva de avanços no campo da pesaquisa na área do coração no Estado. A emenda pede R$ 60 milhões para o projeto, mas a bancada torce mesmo para que pelo menos a metade dessa verba seja liberada.

PRÉ-CANDIDATO DO PP A PREFEITO EXPLICA O PORQUÊ DE ALMOÇO COM DEPUTADO PETISTA


O pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Partido Progressista, empresário Alexandre Pereira, telefonou para este Blog informando que o almoço mantido com o deputado estadual Artur Bruno (PT), nesta sexta-feira, no Restaurante Dallas Grill, foi resultado de um convite do parlamentar. "Nós temos o maior respeito por Bruno, que nos pediu pra conhecer nosso projeto de gestão para Fortaleza. Nós dissemos pra ele que vamos entrar na campanha com um só objetivo: apresentar para a cidade uma nova alternativa administrativa", disse

Pereira complementou: "Nós dissemos pra ele que vamos disputar esperando um bom nível do debate e sem ataque pessoal; Também dissemos pra ele que não estamos querendo negociar cargos nem barganhar". Alexandre Pereira acrescentou que deixou claro também que o PP nada tem contra a prefeita Luizianne Lins "mas nós achamos que a Assembléia perdeu uma grande parlamentar". Ele se disse satisfeito com a conversa com Bruno, a quem definiu como "uma pessoa muito elegante, que nos deixou uma porta aberta de comunicação com o PT". Mas insistiu: "O nosso projeto é projeto de gestão. Nosso grupo é bem sucedido em sua área e não precisa de cargos ou coisa parecida." Conforme Pereira, Buno saiu certo de que "nossa candidatura é pra valer".

DETALHE - Segundo Alexandre Pereira, foi Artur Bruno quem sugeriu o encontro no Dallas Grill, o point de muitos políticos e empresários de peso. "Com certeza, ele não queria esconder nossa conversa", observou o pepista.

SECRETÁRIA INTERINA DA AÇÃO SOCIAL FIRMARÁ CONVÊNIO COM PODER LEGISLATIVO

A secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, estará na próxima segunda-feira (19), na Assembléia Legislativa, participando da cerimõnia de assinatura de um protocolo de intenções de cooperação técnica com o Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Ceará (Inesp), organismo ligado ao Poder Legislativo. O protocolo ampliar as atividades do Projeto Construção Compartilhada da Cidadania. A assinatura ocorrerá a partir ds 9 horas, no Plenário 13 de Maio da Assembléia.
Fátima Catunda ocupa a pasta no lugar do petista Artur Bruno que, no primeiro semestre deste ano, decidiu entregar o cargo alegando questões particulares e assumir cadeira de deputado estadual. Ligada ao PSDB, Fátima pode ser mais uma mexida a ser feita no começo do ano que vem por Cid Gomes dentro da reforma administrativa resultante do processo eleitoral que deixará o PSB do governador e o PSDB do senador Tasso Jereissati em clima de saia justa.

MADE IN BRAZIL - CRESCE PARTICIPAÇÃO DE INVESTIMENTOS ESTRANGEIROS NO PAÍS

"Nos últimos sete anos, a participação de investidores estrangeiros no Brasil cresceu 81%, mostrando uma tendência de forte internacionalização da economia brasileira. A constatação é da Sociedade Brasileira de Estudos de Empresas Transnacionais e da Globalização Econômica (Sobeet), em sua carta bimestral. No período analisado pela entidade, o chamado passivo externo bruto - divulgado pelo Banco Central e que é composto de investimentos estrangeiros diretos (IED), investimentos de portfólio e dívida em mãos de estrangeiros - subiu de US$ 372,06 bilhões para US$ 673,69 bilhões. Em termos líquidos, o passivo externo do País subiu menos: 54,4%. Isto porque os ativos mantidos por brasileiros no exterior passaram de US$ 264,97 bilhões em 2001 para US$ 409,10 bilhões em março de 2007, a última posição disponível divulgada pelo BC.

A Sobeet analisa este período porque, a partir do ano 2000, uma série de medidas legais foram sendo adotadas no sentido de ampliar a abertura financeira do País, facilitando a vida dos investidores estrangeiros e dos brasileiros que vão ao mercado externo. "Se a liberalização financeira permitiu a ampliação do passivo externo brasileiro, o mesmo movimento também foi verificado em relação aos ativos detidos por brasileiros no exterior, cuja expansão foi de 147,1%, entre 2001 e março de 2007", ressalta o relatório da Sobeet. O documento destaca que no período os estoques de investimentos em portfólio, mais voláteis, cresceram 115%, enquanto o estoque de IED subiu 111%."

(Agência Estado)

SEDE DO INCRA DO CEARÁ OCUPADA POR TRABALHADORES RURAIS

Cerca de 200 trabalhadores ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Ceará (Fetraece) ocuoaram, ensta sexta-feira, a sede do Incra situada na Avenida José Bastos, em Fortaleza. O grupo está reivindicando a desapropriação de algumas áreas e exige uma vistoria, por parte do Instituto, na Fazenda Celibra, que estaria improdutiva. Querem a vistoria para ter o direito de posse dessa propriedade situada na cidade de Cascavel (Litoral Leste do Estado). Os trabalhadores definem o ato como "invasão" e avisam: só saem da sede do Incra com uma solução.
No entorno do local, o quadro é de muito atropelo para o trânsito principalmente. Dentro da sede do Incra, o cenário é um sÓ: v[árias redes armadas, famílias inteiras acomodadas e muita insatisfação.

DEPUTADO PETISTA ALMOÇA COM PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE FORTALEZA PELO PP


O deputado estadual Artur Bruno (PT) almoçou nesta sexta-feira, no Restaurante Dalla's Grill, com o pré-candidato do Partido Progressista à prefeitura de Fortaleza, empresário Alexandre Pereira. Do mesmo almoço, participaram alguns integrantes da cúpula do PP. Bruno conheceu um pouco dos planos de Alexandre Pereira para a capital cearense. Resta saber com qual intenção esse encontro, já que o PT promete marchar unido em torno da reeleição da prefeita Luizianne Lins. Bom lembrar: Bruno não era simpático à eleição de Luizianne no pleito passado. Só aderiu no segundo turno.

POLICIAIS CIVIS VÃO SUSPENDER GREVE EM BUSCA DA RETOMADA DO DIÁLOGO COM GOVERNO

Os policiais civis do Ceará decidiram dar uma trégua ao governo estadual em se tratando de greve. A categoria, em clima de 16º dia de paralisação, resolveu atender normalmente em todas as 54 delegacias das 8 às 18 horas da próxima segunda-feira. Segundo a diretoria do Sinpoce, o ato deve ser interpretado como um gesto de boa vontade e em busca da retomada da negociação com o governo do Estado. Os policiais civis avisam, no entanto, que se não for reaberto o canal do diálogo, a partir das 18 horas da segunda-feira eles voltarão a cruzar os braços e só atender com 30% de cota definido por lei. A greve deles, que reivindicam melhorias das condições de trabalho e retorno de vantagens perdidas quando do reajuste salarial, foi considerada legal pela Justiça.

POLÍCIA INVESTIGA POSSÍVEL SEQÜESTRO NO MONTESE

Policiais da Divisão Anti-Seqüestro reforçaram nesta sexta-feira o trabalho de investigação de um caso registrado ontem à noite, em frente a uma lanchonete na Avenida Gomes de Matos (Montese). Pai e filha, que estavam numa caminhonete, pararam no local para comprar sanduiche e foram abordados por dois homens armados. Os dois levaram o pai da garota em seu próprio veículo, enquanto a filha, desesperada, de acordo com testemunhas, pediu ajuda à Polícia. A caminhonete foi encontrada por volta das 5 horas da madrugada desta sexta-feira numa área de ocupação em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza). Policiais levaram a camionhonete para perícia e ninguém na área quis dar detalhes. Há, no entanto, uma informação de que os indivíduos, ao abandonar a caminhonete, prosseguiram viagem num Gol branco. Levaram a vítima do possível seqüestro, mas a Divisão Anti-Seqüestro não quis confirmar essa hipótese, alegando que não houve pedido de resgate. O nome do homem levado pelos dois indivíduos não foi divulgado.

INCÊNDIO DESTRÓI BARRACA NA PRAIA DO FUTURO



Um incêndio destruiu ontem à noite a barraca Ocean Beach (antiga Lounge Beach), uma das mais luxuosas da Praia do Futuro, em Fortaleza. O fato teria sido provocado por um curto-circuito, segundo um segurança que tentou controlar o fogo que, no entanto, se alastrou e destrui toda a barraca. Policiais e o Corpo de Bombeiros comparecem ao local e trabalharam para evitar que o fogo atingisse outras barracas. De acordo com informações levatandas no local, a barraca havia passado por reforma orçada em cerca de R$ 2 milhões e deveria ganhar festa de reinauguração.

LULA, CHÁVEZ E O CASO DO TERCEIRO MANDATO



Eis o artigo do jornalista Clóvis Rossi, da Folha de São Paulo, que divulgamos para reflexões nesta sexta-feira com cara de feriado imprensado:

"Vale para Chávez, vale para Lula

Depois que Luiz Inácio Lula da Silva decretou que era "bravata" tudo o que passou a vida dizendo quando estava na oposição, o bom senso recomenda que se tomem com pinças todas as suas declarações. Podem ser desclassificadas depois, ao sabor das conveniências. É o que acaba de ocorrer com a sua tese -de resto correta- de que é "brincar com a democracia" a tentativa de seus bajuladores no PT de forçar um terceiro mandato. Todas as declarações que Lula fez anteontem a propósito dos esforços de seu amigo Hugo Chávez para perpetuar-se no poder servem, à perfeição, para o próprio Lula. Se ninguém reclamou de que François Mitterrand, por exemplo, ficou 14 anos na Presidência da França, por que deveria reclamar se Luiz Inácio Lula da Silva ficar 12 anos na Presidência do Brasil (ou 16 ou 20 ou até morrer)? Claro que o argumento parte de uma premissa falsa. Mitterrand não mudou as regras do jogo com ele em andamento para permanecer 14 anos no Eliseu. A regra era um mandato de sete anos com direito à reeleição. Ponto. Se também ninguém reclamou por Felipe González ter ficado 14 anos como presidente do governo espanhol, ninguém deveria reclamar se Lula ficar um pouco mais ou um pouco menos, certo? De novo, a premissa é falsa. A regra do jogo na Espanha é o parlamentarismo que pressupõe, sim, reeleições indefinidas, mas com a hipótese de um voto de desconfiança derrubar o governante até no primeiro ano, sem qualquer trauma, o que não acontece no regime presidencialista. Ao contrário do que diz Lula, o problema não é "a continuidade". É, entre tantos outros, mudar a regra do jogo depois de ter jurado defendê-la. Mas, como se viu desde que renegou todas as "bravatas" de oposicionista, desdizer o que disse não é problema para Lula."

O SILÊNCIO DA PREFEITA EM MEIO AO DEBATE SOBRE A LOCALIZAÇãO DO CENTRO DE FEIRAS


Cid e Luizianne e o polêmico Centro de Feiras e Eventos

Em seu Blog nesta sexta-feira, o ex-governador Lúcio Alcântara (PR), chama a atenção para um fato que não pode passar ao largo do debate em torno da localização do futuro Centro de Feiras e Eventos do Estado: o silêncio da prefeita Luizianne Lins (PT). Confira:

"O silêncio da Prefeitura a propósito da localização do Centro de Feiras pelo Governo do Estado é preocupante. O anúncio é oficial, e a declaração de utilidade pública da área, para efeito de dapropriação, já está publicada no Diário Oficial.Estamos diante de uma realidade que não pode ser desconhecida. A omissão do orgão diante das ameaças ambientais, claramente identificadas, soaria como atitude imperdoável. Deixaria a impressão de que o apego ecológico da Prefeita ao Rio Cocó e adjacências é apenas instrumento para atingir um desafeto."

VAMOS NÓS - Realmente, a prefeita Luizianne Lins precisa se manifestar a respeito. O projeto é estratégico e deve ser discutido em todos os sentidos e envolvendo todos os interessados. Luizianne, que pautou sua vida política por um discurso também ecológico, não pode silenciar a esse respeito. Todos esperam dela uma palavra. Principalmente o contribuinte.

VAMOS NÓS 2 - Aviso antecipado à prefeita: Esse assunto não é "besteira", palavra que ela tem sempre usado, em suas últimas falas, quando de questões polêmicas.

(Foto - Edimar Soares)

ELEIÇÕES 2008 - GOVERNADOR CID GOMES DEVE COMEÇAR ANO COM REFORMA NA EQUIPE


CID GOMES X PSDB DE TASSO JEREISSATI

O governador Cid Gomes (PSB) marcha para um 2008 que promete muitas emoções e, claro, confusões políticas. Isso, porque a sua base, com certeza, e por conta das eleições, não deverá ser a mesma. O PSDB assumirá uma tal de postura de "oposição responsável", aquela que o fará deixar a órbita oficial, incluindo cargos, para enfrentar a maratona urnística, com direito a cutucadas. Ou seja, Cid terá que fazer uma boa reforma na equipe, pois tucanos não deverão permanecer. O governador sabe que é difícil uma convivência harmônica entre PT e PSDB, por exemplo. Ele tem enfrentado problemas e solucionado o que pode e o que não pode, digamos, aparecer aos olhos do eleitorado. Fontes tucanas garantem para este Blog que, no início do ano, Cid fará a reforma, mas tentará segurar o que puder de apoio em termos de Assembléia Legislativa.

Em matéria de secretariado, o PSDB contava, até bem pouco tempo, com quatro representantes: Marcos Cals, que ocupa a pasta da Justiça e Cidadania, mas com nome listado para a disputa em Fortaleza; Adail Fontenele, titular da Infra-Estrutura e que pode continuar, pois não teria pretensões políticas; Bismarck Maia, titular da Secretaria do Turismo, não deve sair. O quadro político em Aracati não lhe seria favorável para tentar a prefeitura; e Ferrúcio Feitosa, ocupante da Secretaria do Esporte, deixou o PSDB e ingressou no PRB, sigla alternativa do governo cidista. Quer dizer: o PSDB contava com quatro secretários.

Há, também, aqueles do estafe que sairão porque disputarão prefeituras. Nessa lista, aparecem o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, André Barreto, que disputará pelo PV no Crato; e Camilo Santana (PT), secretário do Desenvolvimento Agrário, que não deixou de lado o sonho de ser prefeito de Barbalha. O secretário da Saúde, João Ananias (PSB), aparece cotado para Santana do Acaraú, só que há um problemâo: Lula Morais, que está na sua vaga na Assembléia, renunciou da condição de vereador de Fortaleza. Esse pepino ninguém ainda sabe como resolver. Pois é , pelo que se observa, 2008 promete muitas emoções e, evidentemente, traições. Façam suas apostas.

PSDB COMEÇA A SE DISTANCIAR DA ÓRBITA CIDISTA

"A posição do PSDB contra a decisão do Governo do Estado de construir o Pavilhão de Feiras e Eventos na avenida Washington Soares não é uma discordância isolada. A decisão tucana de fechar questão contra a localização do empreendimento e bater de frente com a administração que ainda apóia deve ser apenas a primeira de várias desavenças que estão prestes a vir à tona com a chegada do ano eleitoral. Com 14 deputados, o PSDB é a maior bancada da Assembléia Legislativa. Nos bastidores tucanos, fontes informam que agora é hora de pressionar o Palácio Iracema em alguns pontos da administração com os quais não concordam. O POVO apurou que a determinação foi anunciada pelo senador Tasso Jereissati, presidente nacional do partido, em reunião na quinta-feira da semana passada, 1º, no mesmo encontro no qual foi definido o nome de Carlos Matos como novo presidente estadual da sigla. Publicamente, Tasso prefere não polemizar com a gestão Cid. Ele disse ao O POVO, após reunião na última quarta-feira, 14, que não daria opiniões sobre outros governos, pois já passou pelo cargo. "Mas a bancada tem esse papel fundamental de discutir as ações do Governo, criticar a aprimorar", declarou Tasso. Internamente, porém, a determinação do ainda presidente nacional tucano - o senador Sérgio Guerra (PE) será eleito para substituí-lo na semana que vem - foi para a legenda partir para a pressão em pontos estratégicos."

Do Jornal O POVO, saiba mais aqui

E A PRESIDENTE DO PSDB DE FORTALEZA VAI DISPUTAR CADEIRA DE VEREADORA


Eis uma notinha da Coluna Vertical, do O POVO, desta sexta-feira, que mostra bem a intenção do PSDB de querer, finalmente, tentar fincar raízes políticas em Fortaleza, onde sempre se deu mal nas urnas.

"NO PÁREO

A presidente do PSDB de Fortaleza, Tânia Gurgel, deverá disputar cadeira de vereadora. A conversa evolui e já há aval da parte do senador Tasso Jereissati."

Tânia já foi deputada estadual e sempre militou na capital cearense. Também ja ocupou a Secretaria da Ação Social e conhece, como ninguém, a periferia. De fato, é um nome que pode angariar boa votação para ela e, claro, para o ninho tucano.
(Foto - Neysla Rocha)

COLÍRIO DO BLOG


Que tal a morena Luana Carvalho, clicada no Paparazzo? Sensualíssima e, acima de tudo, misteriosa. Não é linda?!

HUGO CHÁVEZ ANUNCIA: VENEZUELA TERÁ PROGRAMA NUCLEAR

"O presidente Hugo Chávez anunciou nesta quinta-feira (15) que a Venezuela vai começar a desenvolver um programa nuclear, segundo ele, com fins pacíficos. Chávez afirmou que assim como o Brasil e a Argentina, que há mais de três décadas mantêm programas nucleares com fins pacíficos, a Venezuela também vai desenvolver um programa atômico. O presidente venezuelano elogiou o programa nuclear iraniano e disse não acreditar que o regime dos aiatolás pretenda fabricar uma bomba atômica, como teme a comunidade internacional. As declarações foram feitas a uma rede de TV francesa, pouco antes de Chávez viajar para uma série de compromissos no exterior. Na Arábia Saudita, ele vai participar da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Saiba mais e Veja o site do Jornal da Globo

GRANDE FORTALEZA REGISTRA MAIS DE 200 GOLPES DA "SAIDINHA BANCÁRIA"

"A tensão nas agências bancárias, vividas por muitos clientes ao sacar ou entrar com dinheiro nos bancos, é justificada em números oficiais. De janeiro a outubro deste ano, foram registradas 201 ocorrências de "saidinha bancária" na Grande Fortaleza. Em igual período do ano passado, foram 75 casos. No comparativo entre os anos, 2007 teve um crescimento de 168% no número de pessoas que são seguidas e têm seu dinheiro levado por assaltantes. Os 201 casos registrados pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) nos dez meses de 2007 também são quase o dobro do ano passado (99%), que teve 101 saidinhas bancárias. Outro triste índice deste ano para os clientes de agências bancárias: no comparativo mês a mês dos últimos cinco anos, os dados de 2007 referentes às "saidinhas bancárias" foram superiores a todos os outros meses ou empataram, no máximo (veja quadro). O mês de outubro teve o índice mais negativo dos últimos cinco anos, com 31 casos deste tipo de roubo. No comparativo com o ano passado, com dez ocorrências, a variação percentual entre os dois meses foi de 210%. Já no comparativo entre fevereiro do ano passado, com três roubos, e o mesmo mês deste ano, com 18 casos anotados pela Ciops, o crescimento foi de 500%. Segundo o chefe de investigações da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), inspetor Marcos Vinícios, existem quatro corredores bancários em Fortaleza mais visados pelos assaltantes por concentrarem um grande número de agências próximas entre si. São as avenidas Santos Dumont, Desembargador Moreira, Gomes de Matos e Bezerra de Menezes. De acordo com o inspetor-chefe, a Polícia ainda não identificou o número de quadrilhas de assaltantes que praticam a "saidinha bancária", em Fortaleza, mas já sabe como os grupos atuam. "

(Jornal O POVO)

SÃO TOMÉ - SIDERÚRGICA DO CEARÁ PROMETE CINCO MIL EMPREGOS QUUANDO SAIR DO PAPEL


"Com uma planta maior e elevada a capacidade de produção, o novo projeto da Ceara Steel vai gerar um acréscimo de 122% no número de postos de trabalho durante sua implantação, em relação ao que estava previsto anteriormente. Esse número, passando da siderúrgica a gás natural para a de carvão mineral, passou de 3,6 mil para 8 mil unidades. Já se comparado o número de empregos a serem gerados quando a siderúrgica estiver em funcionamento, o acréscimo sobe para 212%, com o aumento de 1,6 mil para 5 mil postos.O anúncio da mudança da matriz energética da usina -- feito na sexta-feira passada pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Ivan Bezerra, e confirmado na quarta-feira pelo presidente da acionária Vale do Rio Doce, Roger Agnelli -- provocou uma expectativa de um maior impacto do empreendimento na economia cearense e nacional.´Sendo maior a planta, aumentam as exportações, o que vai ocasionar um impacto mais elevado no PIB [Produto Interno Bruto] do Estado´, comenta o diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Marcos Costa Holanda, informando que ainda não mensurou de quanto será esse acréscimo. A previsão anterior apontava uma aumento de 37% no volume exportado de placas de aço brasileiras e um crescimento de 11% nas exportações siderúrgicas nacionais."

(Diário do Nordeste)

VAMOS NÓS: Como esse caso da siderúrgica virou mesmo uma novela das mais chatas e arrastadas, preferimos aguardar o início desse sonho. Está enchendo o saco esse ufanismo das nossas autoridades.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

REDE DE FARMÁCIAS PAGUE MENOS PROIBIDA DE DAR DESCONTOS EM PERNAMBUCO


Atendendo a uma ação interposta pelo Sindicato do Comércio Varejista de Medicamentos de Pernambuco - Sincofarma-PE, sob a justificativa de concorrência predatória, a Rede de Farmácias Pague Menos, com sede em Fortaleza, está proibida pela justiça pernambucana de fazer vendas pelo seu cartão fidelidade, que proporciona aos compradores descontos superiores a 30%.
O motivo: alega o sindicato que a cada mês fecham cinco farmácias no Grande Recife, conseqüência da impossibilidade de seguir os preços da Pague Menos.
O caso nos faz lembrar a peleja qeu essa mesma rede trava com a Drogaria São Paulo, que, tendo o apoio do Sincofarma daqui, barra na justiça os descontos que esse estabelecimento, com duas filiais na capital cearense, quer oferecer aos consumidores.

CONCLUSÃO - Eis a Pague Menos provando do mesmo remédio amargo imposto à Drogaria São Paulo. O consumidor que fique com dor dde cabeça. Ou melhor, dor no bolso.

LEITE CONTAMINADO - PARMALAT CONTRATA HEBE CAMARGO PARA LIMPAR IMAGEM


"Tem um motivo muito simples a decisão de a Parmalat contratar Hebe Camargo como sua garota-propaganda para tentar explicar o envolvimento da empresa no caso do leite contaminado. Pesquisas qualitativas em poder da Parmalat mostraram que o dano na imagem da empresa se deu de modo mais forte nas classes C e D. E a credibilidade da apresentadora nesta faixa da população é grande, segundo a avaliação dos consultores da Parmalat.
A propósito: As ações da Laep (dona da Parmalat), que foram lançadas na Bovespa há duas semanas, no início do escândalo do leite, provaram o gosto da soda cáustica: estrearam a R$ 7,50 por ação e fecharam o pregão de ontem valendo R$ 6,10."

(Veja - Radar On line)


PRESENTE DE NATAL - JUÍZES FEDERAIS GANHARÃO EXTRA

"Em nova decisão de caráter corporativo, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) assegurou aos cerca de 6.000 juízes da União o direito de receber verba extra acima do teto salarial do funcionalismo, de R$ 24.500. A gratificação de até 35% da remuneração havia sido extinta em 2003. Os juízes federais, trabalhistas e militares receberão diferença salarial relativa ao período entre janeiro de 2005 e maio de 2006. O pedido foi feito pela Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil), que estima que cada juiz receberia, no máximo, R$ 20 mil.Mas estimativas extra-oficiais de associações de servidores do Judiciário indicam que o "prêmio" será de no mínimo R$ 90 mil por magistrado e poderá superar R$ 150 mil. A decisão foi tomada em setembro, mas só se tornou pública ontem porque é alvo de uma ação popular que chegou ao Supremo Tribunal Federal."

VAMOS NÓS: Esse caso já está gerando polêmica.

(Folha de São Paulo)

UFC REALIZA DOMINGO PROVAS DO SEU CONCURSO VESTIBULAR


A Universidade Federal do Ceará realizará, no próximo domingo, a primeira fase do seu concurso vestibular 2007. As provas terão início a partir das 9 horas, com previsão de encerramento às 13 horas. Na disputa, 31. 311 candidatos, que concorrerão aos cursos estabelecidos no edital do concurso. Haverá provas em Fortaleza, Barbalha, Quixadá e Sobral. Para o concurso a UFC estabeleceu que o horário de permanência na sala do candidato será de duas horas. Em anos anteriores era de 60 minutos. Uma recomendação expressa da coordenação do certame: está proibido, mesmo que desligado, o aparelho celular em todo prédio onde estiver ocorrendo o exame. "Caso seja quebrada tal determinação o candidato será excluído do processo”, assegura Maria Jesus Correia, presidente da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV). O candidato só terá acesso ao local de provas munido do cartão de inscrição junto com a carteira de identidade CPF. “Sem tais documentos o aluno inscrito não terá sob nenhum argumento acesso a sala de exame”, alerta Maria Jesus.

JULGAMENTO DE RENAN TERÁ TRANSMISSÃO AO VIVO PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

"O julgamento do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros, por quebra de decoro parlamentar, será realizado em sessão aberta e com transmissão ao vivo dos meios de comunicação. O julgamento pode ocorrer no próximo dia 22. Relatório do senador Jefferson Péres (PDT-AM) recomendando a cassação do mandato foi aprovado nesta quarta-feira (14) pelo Conselho de Ética do Senado. Renan é acusado de participar, por meio de ‘laranjas’, de sociedade em duas rádios e um jornal em Alagoas com o usineiro João Lyra."

(Portal G1)

CEARENSE OCUPARÁ COMANDO DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA NO DISTRITO FEDERAL

O médico veterinário cearense Ubiratan Rodrigues Nogueira foi nomeado pelo Ministério da Agricultura para o cargo de superintendente do órgão no Distrito Federal. Funcionário de carreira da estatal há mais de 25 anos, Ubiratan é natural de Alto Santo (Vale Jaguaribano), formado pela Universidade Federal de Pernambuco e radicado há mais de 20 anos na Capital Federal. É irmão do deputado estadual Flávio Nogueira, presidente do PDT do Piauí e do ex-presidente do Sindicatro Apeoc e hoje um dos mais respeitados advogados no Estado, Fábio Nogueira. A nomeação, bom destacar, foi pelo critério técnico.

CRIAÇÃO DE FUNDAÇÕES ESTATAIS PARA GERIR SUS É CRITICADA EM CONFERÊNCIA

"Com os aplausos dos cerca de quatro mil presentes na abertura da 13ª Conferência Nacional de Saúde, o presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Francisco Batista Júnior, criticou, nesta quinta-feira, a proposta do governo de criação de fundações estatais de direito privado para gerir o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós temos que fazer esse debate com muita tranqüilidade e com muita responsabilidade. Não podemos permitir que propostas que não se contrapõem aos problemas que existem e que aprofundam as distorções que existem sejam implementadas”, afirmou Francisco Júnior.
O presidente do CNS afirmou que o Estado brasileiro, bem como a saúde, sempre foram “loteados” por grupos e corporações organizados. “E isso também aconteceu na gestão do SUS e na gerência dos serviços, apesar das honrosas exceções que nós sabemos muito bem que existem”, disse. Francisco Júnior defendeu a profissionalização da gestão e da gerência de serviços a partir dos quadros de profissionais que já existem no SUS."

Por aqui, o governo estadual, através do secretário João Ananias (Saúde), sonha com a proposta implantada.

(Agência Brasil)

E O BRASIL É UMA GRANDE REPÚBLICA...


PSB APRESENTARÁ PROPAGANDA POLÍTICA. CIRO GOMES É UMA DAS ESTRELAS

"A propaganda partidária do PSB vai ao ar nesta quinta-feira em cadeia nacional de rádio (20h) e TV (20h30), com duração de dez minutos. No programa, entre as estrelas, vai estar o deputado federal e virtual candidato a presidente da República pela legenda, deputado federal Ciro Gomes. O governador Cid Gomes também aparecerá e fará comercial de obras que virão como a futura siderúrgica.
Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o próximo partido a exibir seu programa é o PSDB, em 22 de novembro. "


(Folha On Line)

BLITZ DA POLÍCIA RODOVIÁRIA APREENDE UM ÔNIBUS E NOVE CAMINHÔES NO CEARÁ

E a Polìcia Rodoviária Federal realiza desde a madrugada a Operação Proclamação da República. Segundo patrulheiros, já foram apreendidos na BR-222 nove caminhões de carga, que desrespeitavam a altura limite de transporte de mercadorias (4,40m). Todos ultrpassavam os cinco metros e foram levados para o Posto da PRF em Croatá, pois é caso de infração grave, com multa de R$ 127,00. Já na BR-116, a blitz dos patrulheiros apreendeu um ônibus que trazia turistas procedentes de Pernambuco. O veículo, de propriedade da Empresa Bahamas Turismo, ficou retido porque não trazia a autorização de viagem emitida pela Agência Nacional de Transporetes Terrestres (ANTT), enquanto os 40 passageiros devem ser acomodados em outro ônibus, aqui mesmo de Fortaleza. A empresa pagará multa de R$ 4.000,00.

MEIA PASSAGEM - EX-GOVERNADOR LÚCIO ALCÂNTARA PUXA BRASA PRA SUA SARDINHA


A foto é antiga, assim como essa luta pela meia

"A luta pela meia passagem nos ônibus da Região Metropolitana de Fortaleza vem de longe, e, teve no Deputado Chico Lopes, o seu principal líder. Junto com a Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, construímos solução que me deu condições de transformar em lei a sonhada reivindicação.Regulamentada a lei pelo Executivo, a expedição da identidade estudantil, que assegurasse o gozo do benefício, foi procrastinada por falta de entendimento sobre a participação das entidades representativas dos estudantes no processo.Superada a dificuldade, li na imprensa que em solenidade na Secretaria de Educação do Estado foram entregues as primeiras carteiras.
A continuidade administrativa promove o progresso e o desenvolvimento."

Do Blog de Lúcio Alcântara, leia mais aqui

MINISTÉRIO PÚBLICO ACIONA ESTADO PARA QUE CONVOQUE OS CONCURSADOS DA SAÚDE

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública, ingressou, ontem, com uma Ação Civil Pública (ACP) com pedido de antecipação de tutela e uma Recomendação Administrativa contra o Governo do Estado. As iniciativas têm o objetivo de agilizar a convocação dos aprovados para nível médio e finalizar o concurso para nível superior, iniciados em 19 de junho do ano passado. Os concursos foram feitos para preencher 4.276 cargos na Secretaria de Saúde do Estado. A ACP, interposta pela promotora de Justiça Isabel Porto, ordena que a Sesa convoque, emposse e nomeie, “no prazo impostergável de até 30 dias”, os candidatos aprovados. Em caso de descumprimento, uma indenização no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais) corrigida monetariamente até o recolhimento, será cobrada.
Além da ACP, a Recomendação Administrativa estipula um prazo de dez dias para que a Sesa, a Secretaria de Planejamento e a Comissão Executiva de Vestibular da Uece efetivem a conclusão do Concurso Público para provimento de cargos de nível superior do quadro de pessoal da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.
De acordo com a Contituição Federal, a saúde “é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação” (art. 196)".

(Assessoria de Imprensa do MPE)

LULA COMPARA BASE ALIADA A QUEIJO SUIÇO


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou nesta quarta-feira (14) da guerra parlamentar formada em torno da emenda da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e falou que seu consórcio partidário se assemelha a um "queijo suíço", informa o Blog do Josias.
O governo detectou 14 votos indecisos entre seus 53 aliados no Senado. Desse total, oito são considerados mais problemáticos que os demais. Ao mesmo tempo em que oferecerá verbas e cargos a alguns senadores, tentará afastar outros, afirmando que não fará mais concessões em prol da CPMF.
A um auxiliar direto, Lula revelou-se agoniado para "fechar os buracos" entre sua base aliada, mas não hesitou em mostrar confiança no "bom senso" dos senadores.
VAMOS NÓS - É já que a turma maldosa vai definir essa comparação lulista como infeliz. Afinal, queijo lembra rato.

DEPOIS DOS POLICIAIS CIVIS EM GREVE, A BOLA DA VEZ PODE SER A CATEGORIA DOS DELEGADOS

Delegados civis do Ceará marcam para a próxima segunda-feira, à noite, na sede sindical, uma assembléia geral. A categoria, segundo Luzimar Moura, presidente do Sindepol, vai avaliar a possibilidade de paralisar. São duas as exigências: melhores condições de trabalho e cumprimento do Projeto Gênesis ( que estabelece subsídios - piso e teto salariais do pessoal).
No momento, o governo estadsual enfrenta a greve dos policiais civis, que já entrou no 16º dia. Eles reivindicam respeito às vantagens salariais que, com o último reajuste dado pela gestão atual, forma retiradas.

ROBERTO JEFFERSON CRITICA A DEFESA QUE LULA FEZ DE CHÁVEZ

"Se Lula acha que democracia é o que pratica Hugo Chávez na Venezuela, é bom alguém contar umas coisinhas sobre teoria política ao Presidente. Porque a realização de três referendos, três eleições e quatro plebiscitos não significa que esses processos foram democráticos. Aliás, foi por serem suspeitos que as oposições saíram em protesto da disputa. Não há democracia lá, Presidente. Há uma arbitrariedade atrás da outra. Calam-se vozes dissidentes. Fecha-se a TV que critica. Proíbem-se manifestações e debates. Desde quando isso é democracia?
E, por falar em teoria política, é impressionante a capacidade de Lula de distorcer os fatos à luz de seu desconhecimento da vida real. Em defesa da legitimidade do pleito por um terceiro mandato de Hugo Chávez, saiu invocando os longos governos de Margaret Thatcher, na Inglaterra e Felipe González, na Espanha. Não adiantou argumentar que, por serem países parlamentaristas, ali os governos podem ser destituídos a qualquer momento e novas eleições convocadas, caso não sigam suficientemente à risca as plataformas que os elegeram. Não se corre o risco de, como no sistema brasileiro e no venezuelano, eleger um que no dia seguinte à posse se revela outro. Sou a favor do parlamentarismo, já disse isso aqui, e é por esse exato motivo: porque dá ao eleitor uma ferramenta de pressão poderosa para assegurar o cumprimento dos compromissos assumidos pelo candidato. Não é pouca coisa."


Do Blog do Roberto Jefferson, leia aqui

DEPUTADO LUIZ PONTES PODE SER CANDIDATO A PREFEITO EM MASSAPÊ



O deputado estadual Luiz Pontes (PSDB) transferiu seu domicílio eleitoral de Fortaleza para Massapê. A informação foi dada nesta quinta-feira por uma fonte da cúpula tucana no Ceará, acrescentando que o parlamentar, com essa decisão, abriu condições para postular em 2008 a prefeitura daquele município. Pontes, no entanto, evita falar no assunto.
Massapé é a terra natal do parlamentar, que já foi secretário de Governo (Tasso Jereissati e Lúcio Alcântara) e senador.

ASSESSOR DA PREFEITA REBATE ATAQUE DE MÉDICOS GREVISTAS DO IJF A SUPERINTENDENTE

Este Blog recebeu, nesta quinta-feira, uma nota do presidente do Imparh, Acrísio Sena. Ele pede para responder aos médicos grevistas do Instituto Doutor José Frota que denominaram o superintendente do hospital. Wandemberg dos Santos, como "persona non grata" à categoria. Eis o teor da nota:

"Nestes três anos de gestão da prefeita Luizianne Lins (PT), acompanho o árduo trabalho do superintendente do Instituto Doutor José Frota, Wandenberg dos Santos. Naquele hospital de alta complexidade, foram realizadas ações que merecem o reconhecimento da população e o respeito dos profissionais da área da saúde. A desprivatização de um andar do IJF, a humanização do atendimento, a qualificação dos profissionais e a valorização dos 1.800 funcionários com a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), talvez não tenha importância para uma minoria que utiliza o argumento de uma greve como instrumento de chantagem política. Longe de ser tachado “persona no grata”, Wandenberg é acima de tudo um amigo da saúde.

Acrísio Sena
Presidente do IMPARH"

RESTITUIÇÃO - LEÃO LIBERA MAIS UM LOTE NESTA SEXTA-FEIRA


"A Receita Federal libera para saque, a partir desta sexta-feira, as restituições dos contribuintes incluídos no sexto lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2007, ano-base 2006. Segundo a Receita, foram liberadas 2 milhões de declarações neste lote, das quais 1,98 milhão de imposto a restituir. O valor total das restituições chega a R$ 1,79 bilhão. Os valores restituídos virão corrigidos em 6,63%. No sexto lote ainda constam 73 mil contribuintes com imposto a pagar, no valor total de R$ 46,3 milhões, e ainda 28 mil com saldo zero de Imposto de Renda. Este é o penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda neste ano. O último lote está previsto para ser pago em 17 de dezembro. Quem não estiver nestes dois últimos lotes, automaticamente estará na chamada malha fina da Receita Federal."

SERVIÇO

Site - http://www.receita.gov.br/
Fone - 0300 789 0300

(Portal G1)

MÉDICOS GREVISTAS DO IJF DENOMINAM SUPERINTENDENTE DE "PERSONA NON GRATA"

Prossegue a greve dos médicos do Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza. A categoria luta pelo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, enquanto o superintendente do órgão, Wanderberg dos Santos, confirma que vai contratar médicos para assumir funções. Ele já mandou uma segunda listagem ontem à Justiça com nomes dos profissionais que estão participando da greve no hospital. Agora são 21 médicos. Como a paralisação da categoria foi considerada ilegal pela Justiça, o superintendente disse que os médicos estão descumprindo decisão judicial porque estão deixando de fazer atendimentos eletivos, o que é também de responsabilidade do hospital. Já os médicos decretaram Wanderberg como "persona non grata" à categoria.

DETALHE - E não adianta a clientela reclamar falta de atendimento. Nesta quinta-feira, a Ouvidoria do IJF está fechada.

MARCOS CALS ADMITE DISPUTAR EM FORTALEZA SE TIVER APELO POPULAR E ESTRUTURA


"Se tiver apelo popular e o partido der estrutura eu topo!", afirmou, nesta quinta-feira, o secretário da Justiça e Cidadania do Estado, deputado estadual tucano licenciado Marcos Cals, acrescentando, no entanto, estar muito cedo para definições e que não tem a menor ansiedade de buscar essa postulação. Para ele, é fundamental nesse proceso apelo popular, estrutura partidária e um projeto. "Eu já estou no sexto mandato de deputado. O povo me conhece como administrador, como gestor, mas não tenho ansiedade", reiterou.
Marcos Cals lembrou que não pode ser candidato de si, mas de um conjunto, daí ser fundamental aguardar para ver se, até o afunilamento das conversações em torno da sucessão 2008 em Fortaleza, seu nome conseguirá ampliar espaços e simpatias na Capital cearense.
O parlamentar esteve na manhã desta quinta-feira na Rádio Verdes Mares, onde foi entrevistado pela dupla Paulo Oliveira e Tom Barros.

DETALHE: Marcos e Paulo, este detentor da maior audiência de rádio em Fortaleza, são cogitados por setores do PSDB para uma dobradinha em 2008 em Fortaleza. Os dois já são vistos constantemente em pontos da Capital em almoços como o de ontem no Restaurante Caravelle (Bairro Vila União).

OAB-CEARÁ LANÇA NA SEGUNDA-FEIRA CAMPANHA CONTRA CORRUPÇÃO ELEITORAL


"A OAB Ceará e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vão lançar, na próxima segunda-feira (19), campanha de combate à corrupção eleitoral e de ética na política para as eleições municipais de 2008. O lançamento, segundo o presidente estadual da Ordem, Hélio Leitão, ocorrerá simultaneamente, através de vídeo-conferência, no Conselho Federal da OAB e em todas as Subseções da Ordem, trazendo o lema "Voto não tem Preço, tem Conseqüência". O objetivo do evento é rearticular os comitês de combate à corrupção eleitoral instalados em todo o País e as entidades que fazem parte do Movimento, para que dialoguem sobre as ações conjuntas da campanha eleitoral de 2008 e sobre a multiplicação de comitês locais. Pela primeira vez, a campanha será lançada no ano que antecede as eleições. A intenção é iniciar o combate à corrupção eleitoral com o máximo de antecedência para fiscalizar, inclusive, o cadastramento eleitoral, que será realizado até o dia 7 de maio de 2008.

Na OAB-Ceará, os trabalhos serão coordenados pela Comissão de Ética na Política, que foi reestruturada e será presidida pelo advogado João Pereira do Rêgo Neto."

(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-CE)

DEFINIDO O DELEGADO QUE PRESIDIRÁ INQUÉRITO SOBRE EXECUÇÃO DO AGENTE PENITENCIÁRIO


O delegado Jairo Pequeno, titular do Departamento de Polícia Especializada (DPE), será designado pelo secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, para presidir o inquérito que vai apurar a execução do agente penitenciário Francisco Cléber Nobre da Silva (31). Cléber chegava em sua casa, no Bairro São Gerardo, no último dia 11, após trabalhar no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza), quando foi atingido por 16 tiros. Setores da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, que administra o sistema prisional, não têm dúvidas de que houve execução orientada por grupos de presos insatisfeitos com o trabalho de Cléber, considerado na Sejus como um dos melhores da área.

Detalhe - O inquérito deveria ser presidido pelo delegado Braguinha, titular do 1º Distrito Policial (Monte Castelo). Braguinha é aquele que acabou afastado do caso do assassinato do padre Djair Cavalcante (Igrfeja de Santo Afonso - Parquelândia), por ter concluído que o religioso havia sido vítima de queda, o que acabou contestado pelo Ministério Público.

Saiba mais sobre o caso aqui

SECRETÁRIO NACIONAL PETISTA FAZ CAMPANHA PRÓ-REUDSON DE SOUSA NO CEARÁ

O secretário nacional de Organização do Partido dos Trabalhadores, Romênio Pereira, está nesta quinta-feira em Fortaleza. Romênio, que também é atual secretário de organização do PED 2007 (Processo de Eleição Direeta), veio participar de campanha pró-Reudson de Souza, candidato ao comando do PT estadual. Na agenda dele, encontros em Icapuí e Maracanaú.

No Ceará, seis postulantes sonham com o trono petista: além de Reudson, disputam Joaquim Cartaxo (reeleição), Antônio Ibiapina, Íris Tavares, Roberto Luque e o prefeito de Quixadá, Ilário Marques. O PED ocorrerá no próximo dia 2.

PSDB AMADURECE CHAPA MARCOS CALS-PAULO OLIVEIRA PARA A PREFEITURA DE FORTALEZA


O PSDB pode mesmo apostar na chapa Marcos Cals-Paulo Oliveira para a disputa em Fortaleza em 2008. Eis a hipótese mais discutida nos bastidores da reunião que o partido realizou ontem à noite e que teve à frente o senador Tasso Jereissati. Vários foram os assuntos: da polêmica construção do Centro de Feiras e Eventos à postura da bancada estadual com relação ao governo Cid Gomes, mas entre alguns tucanos o mote mesmo foi arranjar uma fórmula para derrotar a prefeita Luizianne Lins. Por coincidência, no mesmo dia estavam almoçando no Restaurante Caravelle (Vila União), Marocs Cals, atual secretário da Justiça e Cidadania do Estado, e o radialista Paulo Oliveira (AM 810 e TV Diário), hoje a maior audiência do rádio cearense e xodó dos fortalezenses independente de classes. Resta saber se Paulo topará a parada.

EX-PREFEITO ORLANDO FACÓ PODE DISPUTAR EM BEBERIBE

O prefeito de Beberibe Odivan Facó (PSDB), que c irculou nesta semana por Brasília em busca de recursos e, claro, emendas ao Orçamento Geral da União para projetos, avisa: pode não disputar a reeleição. Odivan, que assumiu depois que o então prefeito Marcos Queiroz e o vice, Daniel Queiroz, que também acabou assumindo, foram afastados por impobidade administrativa, avalia essa possibilidade por questão de fidelidade. Mais precisamente ao seu tio, o ex-prefeito Orlando Facó. Ele consider a Orlando a melhor opção para dar a Beberibe tranquilidade administrativa.

VEM AÍ NOVA MALHA AÉREA, ANUNCIA JOBIM

"Depois de ter pedido a compreensão dos passageiros até o dia 15 de março quando, segundo ele, a crise nos aeroportos terminaria, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, anunciou ontem que uma nova malha aérea será aberta, de 1º de dezembro até o início de março, para atender ao período de maior demanda por viagens com o início das férias escolares, festas de fim de ano e também o carnaval. "


Do Jornal do Brasil Leia mais

MÔNICA VELOSO VAI ATACAR DE ATRIZ NO ZORRA TOTAL


"Pivô do escândalo envolvendo o presidente afastado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a jornalista Mônica Veloso atacou de atriz na última segunda-feira (12), quando gravou uma participação no humorístico “Zorra Total”, da TV Globo. O episódio com a participação de Mônica ainda não tem data para ir ao ar. A jornalista, que tem uma filha com o senador Calheiros, admitiu receber R$ 12 mil ao mês em dinheiro de pensão do senador sem saber a origem do dinheiro. Depois do escândalo, ela posou para a revista masculina “Playboy” e está escrevendo um livro sobre suas experiências em Brasília. No humorístico, ela gravou uma cena com a personagem Dra. Lorca (Fabiana Karla), uma nutricionista que ridiculariza mulheres magras que buscam um regime milagroso. Além de destruir a auto-estima de suas pacientes, Lorca geralmente lhes recomenda uma dieta cheia de frituras e doces."

(Portal G1)

FURTO AO BC - CINCO SUSPEITOS DE LAVAGEM DO DINHEIRO JÁ ESTÃO SOLTOS

"Foram soltos ontem cinco dos seis acusados de envolvimento no esquema de lavagem do dinheiro furtado do Banco Central de Fortaleza. Eles haviam sido presos pela Polícia Federal no último fim de semana, no Interior do Rio Grande do Norte, onde os agentes recuperaram R$ 443 mil em espécie e apreenderam veículos e imóveis adquiridos pelo grupo. O único que continuou preso foi o potiguar José Marleudo de Almeida, o "Baixinho", 35, apontado como participante direto na ação da quadrilha que retirou R$ 164,7 milhões do BC dois anos atrás. O furto foi o maior já registrado no País. Marleudo continuou na carceragem da PF porque há um mandado de prisão preventiva contra ele, expedido desde a época do furto. Contra os demais, os mandados eram temporários, de cinco dias, que poderiam ser renovados judicialmente pelo mesmo prazo. Porém, depois de ouvi-los em interrogatórios e de colher informações para a investigação, o delegado responsável pelo caso, Antônio Celso dos Santos, avaliou que não precisava mais mantê-los presos. Sem a renovação, a liberação é imediata, para que possam aguardar o andamento do processo em liberdade. Familiares e amigos foram ao prédio da PF, no final da tarde de ontem, acompanhar a saída dos acusados. Segundo o advogado Paulo Quezado, estavam apreensivos e não queriam falar com O POVO. Os cinco liberados ontem mantêm relação muito próxima a Marleudo. Jesilene Alves dos Santos, 29, é mulher dele. João Lindomar de Almeida, 25, é irmão. Os irmãos Francisco Gledson de Freitas, 24, e Antônio Marcos de Freitas, 21, são sobrinhos. E Jailson Leôncio de Carvalho, 25, é um amigo, com quem Marleudo foi preso na noite do último sábado em Mossoró (RN), quando jogavam sinuca num bar próximo a uma chácara adquirida com o que levou do Banco Central. Para todos esses, a PF apurou que Marleudo transferia os bens que comprasse. Jesilene é também irmã de Antônio Jussivan Alves dos Santos, o "Alemão", o principal foragido da quadrilha que furtou o BC. Ela havia sido presa em casa, em Fortaleza, na tarde do domingo passado. Os demais foram detidos também no domingo na cidade de São Miguel (RN). Foi neste município que a PF encontrou R$ 415 mil enterrados no quintal da casa dos pais de Marleudo. O restante do dinheiro reavido estava com Marleudo (R$ 8 mil) e Gledson (R$ 20 mil). Desde 2005, o delegado Antônio Celso diz já ter recuperado R$ 41 milhões do total furtado."

(Jornal O POVO)

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

NO POLÊMICO CALE-SE, LULA FAZ DEFESA DE CHÁVEZ

"Depois da polêmica entre o rei da Espanha, Juan Carlos , e o presidente venezuelano, Hugo Chávez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu em defesa do colega sul-americano. Segundo ele, divergências em reuniões entre chefes de Estado e de governo são comuns e afirmou que Chávez pode ser criticado por várias coisas, menos por falta de democracia na Venezuela.
- Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventem alguma coisa para criticar o Chávez. Agora, por falta de democracia na Venezuela, não. Esse homem já passou por três referendos, já teve três eleições não sei para quê, quatro plebiscitos. Ou seja, o que não falta é discussão - disse Lula, que acrescentou que continua denfendendo a entrada da Venezuela no Mercosul."

Do Globo Online, leia mais aqui

E POR FALAR EM CPMF, QUEM PAGA MESMO ESSA CONTA?


PSDB FAZ CONVENÇÃO ESTADUAL DOMINGO BUSCANDO SOBREVIVÊNCIA POLÍTICA

Carlos Matos para presidente, Fradique Accioly, prefeito de Guaiúba, para primeiro vice-presidente, e Maia Júnior, ex-governador, para secretário-geral. Eis os nomes fechados para homologação, domingo próximo, durante convenção estadual do PSDB que renovará a cúpula. A convenção terá início às 9 horas, na Assembléia Legislativa. Nesta quarta-feira, no escritório do senador Tasso Jereissati, esses nomes ficaram definidos, dentro da estratégia tucana de congregar a legenda e evitar que, em 2008, seja esmagada pelo PSB de Cid Gomes.
Vale o detalhe: Cid Gomes quer construir seu grupo político e editar nova fase política no Estado. É do PSB, mas aposta fichas no PRB, legenda alternativa daqueles cidistas que, por acaso, anotarem problemas na relação interna ou com alguma sigla da base aliada oficial.

A ARTE DO NÃO CALAR

O GOVERNADOR E OS PARABÉNS PRA WELINGTON LANDIM

O governador Cid Gomes (PSB) participa, nesta noite de quarta-feira, em Brejo Santo (Região do Cariri), da festa de mais um aniversário do deputado estadual Welingotn Landim (PSB). O parlamentar é o líder da base aliada e responsável pela relatoria da proposta do Orçamento do Estado 2008. Haverá uma missa e, depois, o tradicional comes e bebes, informam assessores de Landim. Uma caravana de deputados agendou presença.

CONSELHO DE ÉTICA VOLTA A PEDIR CASSAÇÃO DE RENAN CALHEIROS


"O plenário do Conselho de Ética aprovou por 11 votos a 3 o relatório do senador Jefferson Péres (PDT-AM), que pede a cassação do presidente licenciado do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Na representação, Renan é acusado de manter sociedade por meio de "laranjas" (terceiros) em emissoras de rádio e em um jornal de Alagoas. A votação em plenário deve acontecer no próximo dia 22. O senador Jefferson Péres recomendou a cassação do presidente licenciado do Senado por conta da denúncia apresentada pelo Democratas e PSDB. Não é a primeira vez que isso acontece.
No processo em que era acusado de pagar pensão à jornalista Mônica Veloso com dinheiro de um lobista, o Conselho também recomendou a cassação de Renan. Mas, no dia 12 de setembro, ele foi absolvido pelo plenário da Casa. Na ocasião, 40 senadores votaram pela absolvição, 35 pela cassação e houve 6 abstenções."

(Portal G1)

EX-SECRETÁRIO DO PLANEJAMENTO DO CEARÁ SOFRE ENFARTE

O ex-secretário do Planejamento do Ceará, Cláudio Ferreira Lima (Governo Tasso Jereissati), atualmente assessor da presidência do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), sofreu um enfarte nesta quarta-feira. O economista foi levado para o Hospital São Mateus, onde recebeu o atendimento. Segundo equipe médica, já não corre mais risco de morte.
Votos para que se recupere logo, pois é um dos técnicos mais respeitados e preparados desta banda do País.

CEARÁ ANOTA MAIOR NÚMERO DE CASOS DE DENGUE NO NORDESTE. FORTALEZA CONTRIBUI




"O Nordeste registra 26% dos 481.316 casos de dengue notificados no país no período de janeiro a setembro de 2007. Ao todo, 127.403 pessoas foram contaminadas pela doença na região. É o que aponta o levantamento feito pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, que analisa os registros de dengue coletados durante os primeiros nove meses do ano. O relatório mostra que o estado do Ceará apresentou o maior número de casos (36.387), seguido por Pernambuco (29.924). Os municípios com maior registro de notificações foram Fortaleza (CE), com 13.992 casos, e Caruaru, com 7.179. Além desses municípios, cidades com população inferior a 100 mil habitantes também apresentaram, este ano, alta taxa de transmissão da doença na região, diferentemente de centros urbanos, como Salvador e Recife que registraram, respectivamente, 984 e 2.240 casos durante os meses analisados.
VAMOS NÓS: O que diriam os secretários da Saúde Odorico Monteiro (Fortaleza) e João Ananias (Estado) sobre esse quadro? Com certeza, que investem em campanhas, mas que a população não colabora.

(Agência Estado)

IMPASSE ADIA VOTAÇÃO DO PROJETO QUE REGULAMENTA O COMÉRCIO AOS DOMINGOS


Adiada para a próxima terça-feira (20) a votação da Medida Provisória 388/2007, que regulamenta a abertura do comércio aos domingos. O adiamento foi por conta do impasse criado pela emenda do Senado. Os senadores incluíram a necessidade de convenção coletiva entre os sindicatos patronais e os sindicatos de comerciários e estenderam as novas regras aos supermercados e hipermercados. A medida provisória está sendo analisada novamente pelos deputados. O deputado Eudes Xavier (PT), favóravel à emenda do Senado, disse, nesta quarta-feira, ao desembarcar em Fortaleza procedente de Brasília, que vê a medida como "mais proteção para o trabalhador." Já o relator da proposta, deputado Sandro Mabel (PR-GO), avalia que a mudança inviabilizará o funcionamento do comércio aos domingos. Ele lembrou que a Câmara aprovou a medida provisória original do governo porque ela era fruto de um acordo entre as categorias. Pela medida, o comerciário também tem uma folga de domingo garantida a cada três semanas. Nos demais dias, a folga é dada durante a semana.
Eudes Xavier afirmou que a emenda do Senado protege principalmente os trabalhadores de supermercados que, segundo ele, por causa de um decreto antigo, têm de aceitar as regras impostas pelos patrões. "Um trabalhador de supermercado hoje, com o chamado banco de horas, está trabalhando mais de 48 horas, porque na segunda-feira o chefe de setor o chama para repor mercadoria e ele não tem como dizer não", afirmou.

SEGUNDO PROCESSO CONTRA RENAN É ARQUIVADO

"O Conselho de Ética do Senado arquivou nesta quarta-feira o segundo processo contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) por quebra de decoro parlamentar.
Por nove votos favoráveis e cinco abstenções, o conselho aprovou o relatório de João Pedro (PT-AM), que recomendou o arquivamento das denúncias de que Renan teria trabalhado para reverter dívida de R$ 100 milhões da Schincariol junto ao INSS depois que a cervejaria comprou fábrica de seu irmão, Olavo Calheiros (PMDB-AL), por preço acima do mercado.
Em uma jogada política, os senadores do DEM e do PSDB se abstiveram da votação. Os partidos consideram que, apesar do texto de João Pedro estar bem fundamentado, Renan quebrou o decoro parlamentar ao mergulhar o Senado em uma crise política.

(Folha Online)

GREVE NAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS CONTINUA

Os professores da Uece, UVA e Urca decidiram manter a greve. A decisão foi tomada nesta quarta-feira, durante assembléia realizada no Campus do Itaperi e resultou do impasse nas negociações com o governo do Estado em torno do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da categoria. O comandxo de greve informa que a paralisação é por tempo indeterminada.

BANCADA DECIDE RATEIO DE EMENDAS NA BASE DO VOTO NOMINAL

Pela primeira vez, o rateio das emendas (19) que a bancada federal cearense tem direito em matéria de orçamento geral da União 2008, o rateio saiu sem acordo. Foi na base da votação nominal. Na reunião, ocorrida ontem, em Brasília, os projetos eram expostos e cada parlamentar dizia se estava a favor ou não. Resultado: o governador Cid Gomes (PSB) manteve as mesmas oito emendas, bem como a prefeita Luizianne Lins (PT), que permaneceu com duas emendas. O quadro ficou assim:

*Governo do Estado - 9 (sendo uma delas remanejável e destinada à construção do anexo da Assembléia Legislativa)
* Prefeitura de Fortaleza - 2
* Prefeitura de Maracanaú - 1 (Estádio de Maracanaú)
* Dnocs - 1
* Justiça Federal - 1 (nova sede)
* Senadores - 3
* Região Metropolitana - 1 (Duplicação do Anel Viário)
* UFC - 1
* Região do Cariri - 1

DETALHE - A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Huguette Braquehais saiu derrotada no seu pleito por uma emenda destinada à construção da nova sede do tribunal. E é porque havia acordo entre todos para garantir essa emenda.

DETALHE - A emenda para construção do Estádio de Maracanaú foi a que teve a unanimidade dos votos da bancada. O objeivo é construir o projeto para que seja base de treinamento para a Copa 2014.

Fonte: Deputados federais José Airton e Eudes Xavier, ambos do PT.

CID LANÇARÁ PACOTE DA SEGURANÇA E RONDA PODE SAIR DO PAPEL


O governador Cid Gomes (PSB) lançará, na próxima quarta-feira, às 10 horas, no Centro de Convenções, o Pacote de Investimentos do Estadonas áras d e sguançapúblcia, ustuiça e cidadania par os anosde 2007 a 2009. Na ocasião, dará posse aos novos agentes penitenciários e assinará projeto de lei reestruturando a Secretarsia da Segurança Públcia e Defsa Socail e suas vinculadas, além de liberar ainda o projeto de lei desvinculando o IML da área da Polícia Civil. Este pacote de medidas representará o maior volume de recursos já investidos pelo governo estadual nessas duas áreas. Há expectativa de que o governador lance a primeira fase do Ronda do Quarteirão nesse mesmo dia (21). O programa começando pelas cinco áreas pilotos, bom qeu se diga. As áreas são: Meireles, Bom Jardim, Centro, Jangurussu e Conjunto Jereissati (Maracanaú).

CENTRO DE FEIRAS E EVENTOS COMEÇA A DIVIDIR CIDISTAS E TUCANOS

O deputado João Jaime (PSDB) criticou, mais uma vez, a decisão do governador Cid Gomes (PSB) de implantaro futuro Centro Multifuncional de Feiras e Eventos de Fortaleza na Avenida Washington Soares. Ele lembrou que na próxima terça-feira (20), às 11 horas, na Assembléia,haverá audiência pública para discutir a localização do projeto. “Convido a todos que têm interesse nessa discussão tão importante, para que possamos debater e ouvir os argumentos do Governo do Estado”, disse ele, que havia solicitado a audiência por meio de requerimento. Jaime lembrou mais uma vez, agora em dicurso na Assembléia, nesta quarta-feira, que o governo anterior recebeu um estudo feito pela Astef/UFC iniciado em 2000 e concluido em 23 de dezembro de 2003.

Já o líder do governo na Assembléia, Nelson Martins (PT), informou que o governador Cid Gomes publicou no Diário Oficial - 1º de novembro de 2007 - um decreto de utilidade pública declarando aquela área para a construção de um empreendimento. “Não se pode dizer que o processo não foi transparente e discutido com todos os setores da sociedade. No dia 30 de março deste ano foi feito um grande encontro em Beberibe para discutir esse assunto. Depois foram feitas quatro audiências públicas onde foram apresentadas sugestões de vinte locais para este empreendimento. O governador foi eleito para tomar decisões."

Vamos nós: Esse caso, parece, vai ser um divisor de águas entre interesses de cidistas e interesses tucanos. O que há por trás mesmo desse troca-troca de queixas?

(Este Blog com infomrações também da Assessoria de Imprensa da AL)

GOVERNO DEVE ANUNCIAR SIDERÚRGICA DO CEARÁ AINDA NESTE MÊS

"O presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, informou nesta quarta-feira que a mineradora coreana Dongkuk discutirá na próxima terça-feira (dia 20), com a Vale, o projeto de construção, em parceria, da usina de placas de aço no Ceará, a Ceara Steel. Em entrevista no Palácio do Planalto após encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Agnelli disse que a usina vai operar com carvão mineral. Pela proposta inicial, o empreendimento usaria gás. Mas diante das circunstâncias, o projeto foi alterado. "Eu vim dizer a ele (presidente) que a nossa expectativa é que a gente chegue a um acordo", disse Agnelli. "Depois de grande debate nestes últimos meses, arrumamos uma solução técnica", acrescentou. A usina está orçada em cerca de US$ 1,5 bilhão. O projeto prevê a produção de dois milhões e meio de toneladas de placas, podendo expandir para cinco milhões de toneladas. A obra da usina deverá estar concluída em 2011 ou 2012."

Da Agência Estado

Leia também na Folha Online aqui.

Vamos nós: O projeto está saindo graças a mudança na matéria-prima (carvão mineral) porque o gás da Petrobras ficou inviável e a estatal fincou pé. Sai também porque é obra do setor privado. Nós torcemos para que a implantação seja rápida. Aliás, esse parto foi com dor e o cearense já nem acreditava mais.