sábado, 8 de setembro de 2007

O ADEUS A LUCIANO PAVAROTTI

Pavarotti (71) nos deixou, pois vencido por câncer no pâncreas. O corpo dormirá, mas sua voz permanecerá para sempre na memória dos milhares de seus admiradores. Como nós deste Blog, por exemplo. Neste sábado, a saudade do grande tenor.

REVISTA ÉPOCA FALA DE ESCÂNDALOS NA FUNASA ENVOLVENDO "APADRINHADOS" DE RENAN


E a revista Época dá destaque nesta semana a mais um escândalo envolvendo o que qualificou de "apadrinhados" do presidente do Senado, Renan Calheiros. Agora é na Fundação Nacional da Saúde (Funasa), que foi gerida pelo ex-deputado federal Paulo Lustosa, estando agora sob o comando do também cearense Danilo Forte (na foto, ao centro) . A reportagem fala em desvio de recursos. Lustosa nega com veemência todo o esquema, enquanto Forte, de acordo com a Epoca, não foi localizado para dar sua versão.

Paulo Lustosa conseguiu eleger o seu filho, Paulo Henrique Lustosa (PMDB) para deputado federal. Sempre que questionado sobre possível uso da máquina da Funasa em favor da campanha do seu filho, ele negava e fazia questão de afirmar: firmou masi convênios com prefeituras de oposição do que com gente do seu PMDB.

Leia mais aqui

TASSO FOMENTA CANDIDATURA DE JARBAS VASCONCELOS PARA PRESIDENTE DO SENADO




Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) já admite apresentar-se como candidato à presidência do Senado caso Renan Calheiros (PMDB-AL) seja cassado ou renuncie ao cargo. Ele vinha resistindo à idéia. Na noite da última quarta-feira, porém, sondado pelo presidente do PSDB, Tasso Jereissati (CE), Jarbas aquiesceu. A conversa ocorreu no Senado. Tasso foi ao gabinete de Jarbas horas depois da aprovação, no Conselho de Ética, do pedido de cassação de Renan. Disse que já é tempo de considerar a hipótese de uma nova eleição no Senado. E instou-o a assumir-se como candidato. Jarbas pôs-se de acordo. Acha que são exíguas as chances da oposição numa disputa contra um candidato levado ao baralho como carta do governo. Mas não vê problemas em concorrer apenas para "marcar posição", esgrimindo uma plataforma de "restauração" do Senado. Fez, porém, uma ponderação a Tasso: "Aceito discutir. Mas, antes, precisamos resolver o problema Renan". Crê que a hora exige foco, não dispersão. Diz que, nos últimos dias, "o sentimento das ruas começou a impregnar o Senado". Reduziram-se as chances de Renan. Mas o jogo ainda não está jogado.

Blog do Josias de Souza leia mais.

SEPLAG CONFIRMA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PARA DEFENSOR

E sobre a polêmica em torno dos defensores públicos do Ceará, onde a cúpula da associação da categoria está sendo questionada por ter apoiado a eleição de Cid Gomes e continuar paciente diante do quadro de dificuldades do "primo pobre" do Judiciário, uma boa-nova: o concurso público para novos defensores está confirmado.

Segundo a secretária do Planejamento e Gestão Pública do Estado, Silvana Parente, que nos deu a informação, serão ofertadas 60 vagas, com edital saindo neste ano. Ela disse que o processo da seleção e a nomeação, no entanto, ficarão para 2008.

A expectativa mesmo dos defensores é que eles ganhem autonomia de fato e de direito como manda a lei.

MENSALÃO - PROCURADOR DA REPÚBLICA PREVÊ NOVOS IMPLICADOS


"O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, autor da denúncia contra os 40 do mensalão, está com a caneta tinindo. Na quarta-feira 5, antes de receber ISTOÉ em seu gabinete para uma entrevista de quase duas horas, ele despachou para o ministro Joaquim Barbosa, relator do caso no Supremo Tribunal Federal, um pedido de quebra de sigilo de telefones e contas bancárias. O expediente faz parte da segunda etapa da investigação do escândalo. O principal alvo é a decisão do governo federal que abriu o mercado de empréstimos consignados a aposentados do INSS ao banco mineiro BMG – o mesmo que ajudou a bancar as contas do mensalão. Essa vertente está em fase de inquérito, mas deverá ampliar o número de políticos submetidos às barras da Suprema Corte. Parlamentares de peso e ex-integrantes do primeiro escalão de Lula são suspeitos de negociar a benesse ao banco. Comedido nas palavras, Souza indica que nem o presidente Lula será poupado caso haja indícios de que ele se envolveu no esquema. "A investigação está em aberto", diz. Há mais dor de cabeça para o governo. O ministro da Articulação Política, Walfrido dos Mares Guia, um ex-aliado dos tucanos, está entre os investigados no inquérito que apura as origens do valerioduto na campanha do PSDB de Minas Gerais em 1998. A denúncia será apresentada por ele ao STF até o fim do mês."

(Revista IstoÉ)

BNB ANUNCIA INSCRIÇÕES PARA FINANCIAMENTO DE PROJETOS CULTURAIS

E o Banco do Nordeste do Brasil lança na próxima segunda-feira o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, BNB-Cariri (em Juazeiro do Norte, região Sul do Ceará) e BNB-Sousa (no Alto Sertão Paraibano), durante o ano de 2008. Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - Juazeiro do Norte - fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 - Centro - fone: (83) 3522.2980) realizarão um elenco de oito oficinas, no período de 18 de setembro a 2 de outubro. Serão ministradas três oficinas em Fortaleza (dias 18, às 10h30; 26, às 14h30; e 02/10, às 18h), duas no Cariri (dias 25 e 02/10, ambas às 14h) e três em Sousa (dias 18, 26 e 02/10, sempre às 15h).

As oficinas terão duração média de duas horas.Os interessados poderão apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, manifestações artísticas da tradição popular nordestina, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte e oficinas de formação artística.Além de propostas para essas atividades, os CCBNBs Cariri e Sousa receberão propostas de Novas Idéias, que poderão ser oriundas de quaisquer segmentos da cultura, e realizadas dentro ou fora das instalações desses dois centros culturais.

SERVIÇO

- Todas as informações (edital e formulários) para inscrição de propostas estarão disponíveis no site dos Centros Culturais Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura), a partir da próxima segunda-feira.
- Envio de propsotas para o BNB até 11 de outubro
- Resultado da seleção - sai dia10 de dezembro deste ano
- Informações adicionais pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).

CIRO GOMES QUER APOIO DO PP EM SUA CORRIDA RUMO AO PALÁCIO DO PLANALTO


Notinha da Coluna Radar, de Lauro Jardim, na Veja destra semana:

"ELEIÇÕES 2010
O arco de Ciro Gomes, em sua peregrinação para construir pontes para a sucessão de Lula, está junto dos partidos de esquerda, mas também anda cortejando o PP."

Pois é, Ciro Gomes prossegue sua peregrinação pelo Brasil naquele de dizer que não é candidato a presidente da República, mas posando nesse estilo. É a busca por apoios, importante num contexto onde sabe que o PT não venderá barato tal indicação. Quanto ao PP, se depender da turma daqui, problema nenhum de apoio. Alguém se esqueceu que o presidente regional da legenda, o Padre Zé, tem até secretários seus na equipe da prefeitura de Sobral onde quem manda é o cirista Leônidas Cristino?

QUE VERGONHA! PRIMA POBRE, DEFENSORIA PÚBLICA APELA PARA DOAÇÕES

Eis uma manifestação que, sem sombra de dúvida, causará algum tipo de reação da parte do governador Cid Gomes e sua gestão de milhões para o Ronda do Quarteirão. Confira:

"Prima pobre do Ministério Público e do Judiciário, a Defensoria Pública do Ceará está apelando para o inusitado com o objetivo de conseguir algum dinheiro. Quem entrar na página da Defensoria na internet (http://www.defensoria.ce.gov.br/ ) terá acesso a um comunicado assinado pelo defensor público-geral, Luciano Simões, que explica a história. Em resumo, é o seguinte: O defensor público-geral resolve "1- Dar a máxima publicidade à existência do Fundo de Apoio e Aparelhamento da Defensoria, bem como aos números de suas contas correntes de arrecadação com a finalidade de captar recursos através de subvenções, doações, auxílios, contribuições... 2 - Os colaboradores, pessoas físicas ou jurídicas, órgãos, entidades federais, estaduais, municipais e privadas, ao efetivarem seus depósitos para o Fundo terão seus nomes publicados na nossa homepage, na qualidade de apoiadores, relação esta que será permanente e atualizada quinzenalmente". Trocando em miúdos, na penúria em que vive desde que foi criada, a Defensoria apela até para doações de pessoas físicas. A Defensoria faz a advocacia gratuita para os pobres. Não duvidem, é por isso que vive num intensa e eterna penúria. Para quem quiser melhorar as condições de nossa gloriosa Defensoria, vão aí as contas bancárias: Fundo de Apoio e Aparelhamento da Defensoria Pública, Banco do Brasil, agência 008-6, conta 1.702.833-7 ou Caixa Econômica Federal, agência 0919-4, conta 06000153-3."

Da Coluna Política de Fábio Campos, do POVO, leia aqui

CASO RENAN - GRUPO DE SENADORES TENTA ABRIR SESSÃO SOBRE CASSAÇÃO

"Senadores tentam costurar um acordo para transformar em aberta a sessão que decidirá sobre o pedido de cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros, na quarta-feira. Os petistas Eduardo Suplicy (SP) e Delcídio Amaral (MS) pretendem apresentar um projeto de resolução para modificar o regimento da Casa. Como a proposta deve ser protocolada na segunda é preciso haver um consenso na Casa que permita a supressão dos prazos de tramitação exigidos. Mesmo que a iniciativa seja bem-sucedida, a votação continuará sendo secreta, já que essa norma está na Constituição. "

Para o assinante da Folha de S. Paulo ler mais aqui

MÉDICOS PROIBIDOS DE REALIZAR MANIFESTAÇÕES PRÓ-GREVE DENTRO DO IJF

"Os médicos do Instituto Dr. José Frota (IJF), estão judicialmente impedidos de realizar qualquer ato de manifestação grevista dentro das dependências do hospital. A decisão foi tomada, na quarta-feira, pelo Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública do Estado do Ceará, Irandes Bastos Sales.A superintendência do IJF entrou com uma Ação Civil Pública e um pedido de liminar contra dois diretores do hospital, o doutor Emiliando Raimundo da Silva (diretor médico) e o doutor Francisco Romel Lima Araújo (diretor de emergência), além do Sindicato dos Médicos do Ceará - Simec.A liminar foi concedida contra os médicos da Prefeitura Municipal de Fortaleza e impede que eles façam manifestações no IJF ou promovam greve fora dos parâmetros legais e constitucionais, sob pena de multa diária de R$ 500,00 para os diretores e de 10 salários mínimos para o Simec."

Do Diário do Nordeste leia mais aqui

ELEIÇÕES 2008 - PARTIDO DE LÚCIO ALCÂNTARA PROMOVE SEMINÁRIO E CAÇA A FILIADOS

"O Partido da República do Ceará promove dia 17 deste mês, das 8 às 12 horas, no Hotel Plaza Praia Suite (Praia de Iracema), o seminário Política e Sociedade - Como restaurar a confiança. A coordenação-geral ficará a cargo do presidente do PR no Estado, ex-governador Lúcio Alcântara e o conferencista principal é o sociólogo Roberto DaMatta. Atuarão como debatedores o professor Josênio Parente, o deputado estadual Adahil Barreto (PR) e o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa. Já no dia 22, das 9 às 13 horas, o PR fará mobilização para conquistar novas filiações. Dúvida: ainda não se sabe se, nesse seminário, Lúcio posará de candidato à prefeitura de Fortaleza como querem suas bases."

Da Coluna Vertical, do O POVO, leia mais aqui

sexta-feira, 7 de setembro de 2007

BRASIL - ONDE TUDO ACABA EM PIZZA E PIADA


CASAL DE POLICIAIS É ROUBADO NUM CRUZAMENTO DA AVENIDA RAUL BARBOSA

Acredite, mas acontece. Um casal de policiais civis foi assaltado noite passada no cruzamento das avenidas Raul Barbosa e Murilo Borges, no Bairro Aerolândia, em Fortaleza. O carro em que os dois estavam foi abordado por três indivíduos que roubaram uma pistola e se esconderam na área de mangue. A informação só foi divulgada nesta sexta-feira.

Bom lembrar: no mesmo local, há cerca de 20 dias, o secretário-adjunto de Secretária da Segurança Pública e Defesa Social, delegado civil José Nival, acabou como herói ao salvar uma mulher que estava para ser assaltada. José Nival disparou contra os individuos e evitou o pior.

OLHA O LULA POSANDO NUMA MOTOCA. COM ELE, DONA MARISE E SUA BOLSA PATRIÓTICA


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Marisa Letícia, posaram para fotos ao lado da moto construída nos Estados Unidos pelos integrantes do programa de TV "American Chopper". Lula chegou a sentar na motocicleta. O veículo foi desenvolvido em homenagem a Brasília e aos 100 anos do arquiteto Oscar Niemeyer.
(Portal G1)

XÔ, DENGUE! GOVERNO DEVE ACELERAR GASTOS COM AÇÕES DE PREVENÇÃO


"Com o crescimento de casos da dengue no primeiro semestre de 2007, o governo terá que acelerar os gastos com as ações de combate ą doença nesses śltimos meses do ano, para evitar uma nova proliferação da doença, como a que ocorreu em 2002. Ao menos é o que parece, se considerarmos a execução do programa orçamentário de Vigilāncia, Prevenção e Controle da Malária e da Dengue, de janeiro para cá. Até o dia três de setembro, apenas 37% da quantia destinada às ações previstas na rubrica havia sido aplicada. Foram pagos somente R$ 23,7 milhões do montante total de R$ 64,2 milhões previstos para as ações educativas e preventivas durante todo o ano. Outros R$ 461,4 milhões foram repassados a estados e municípios até agosto, dos quais, segundo o Ministério da Saúde, 70% são destinados ao combate à dengue. Especialista da Universidade de Brasília alerta para o risco de uma nova epidemia no Brasil, caso as providências necessárias à prevenção da doença não sejam tomadas."

No Ceará, segundo último boletim da Secretaria da Saúde do Estado, e divulgado em post neste Blog, os casos de dengue neste ano já superam a marca dos 21 mil.

(Este Blog com site Contas Abertas)

ARLINDO CHINAGLIA PREVÊ: VOTAÇÃO DA CPMF SAI ATÉ O FIM DO MÊS

"O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse hoje acreditar que o projeto de prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) seja votado pelo plenário da Casa até o fim do mês. Chinaglia reconheceu que a obstrução de partidos de oposição contrários ao projeto prejudica a sua tramitação, mas ressaltou que o governo deve se empenhar nas articulações políticas se quiser aprovar a matéria. "A CPMF deverá ser votada até o final de setembro. No Congresso, ali é tradição haver tensão. Não basta pautar, você tem que articular, tem que haver um convencimento. É natural que haja pressão", disse.

Chinaglia afirmou que a prioridade da Câmara, nas próximas semanas, será colocar em votação a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga a CPMF até 2011. A vigência da contribuição termina no dia 31 de dezembro deste ano, daí a necessidade do governo em aprovar a prorrogação da cobrança. "

(Portal Uol)

FLASH DO ELIOMAR - O BRASIL É UMA PARADA!

PMDB INCLUI SALVAR RENAN PARA DAR SIM À APROVAÇÂO DA CPMF


"Para salvar o mandato do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), o PMDB o incluiu no pacote de barganha com o Planalto. Além da costumeira cobrança de cargos e liberação de emendas orçamentárias, o partido quer a mobilização do governo e do PT em favor de Renan. O trunfo do PMDB é o tamanho de suas bancadas na votação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF)."

Clique e Leia mais

OLHA O DIA DA PÁTRIA NA BEIRA MAR AÍ, GEEENNNNTE!!

A partir desta madrugada de sexta-feira, a Autarquia de Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) já começa a monitorar o trânsito em áreas que cercam a avenida Beira Mar, local do Desfile Cívico-Militar de 7 de setembro. O órgão mobilizará um efetivo de 100 agentes, com 12 viaturas e 18 motocicletas. Diversas vias de acesso à Beira Mar serão interditadas, como a avenida Historiador Raimundo Girão. A recomendação da autarquia é para que os cidadãos que forem ao desfile em carro particular estacionem em ruas adjacentes à avenida Abolição ou optem por táxi ou transporte coletivo. A solenidade deve começar às 9h30min. O uso de vagas de estacionamento na Beira Mar será vetado às 4 horas, a fim de liberar a via para as atividades do desfile, que tem início no Náutico Atlético Cearense e se encerra nas proximidades do Anfiteatro Flávio Ponte, na Volta da Jurema. Antes do ponto de partida, conforme a 10ª Região Militar, uma parte da avenida será usada para a concentração dos participantes. Às 6h30min, haverá 39 bloqueios em pontos que dão acesso à Beira-Mar. No entanto, moradores da área podem ter acesso a vias interditadas apresentando comprovante de endereço, segundo a AMC. O órgão prevê que a cerimônia termine por volta de 12h30min.

APESAR DE TANTOS ESCÂNDALOS, VIVA O BRASIL!


EDIÇÃO DA VEJA TRAZ ENTREVISTA QUE COMPROMETE RENAN CALHEIROS

"A próxima edição da VEJA, que começará a circular na madrugada de amanhã, trará uma entrevista exclusiva com o advogado Bruno Brito Lins - aquele que disse em depoimento à Polícia que Renan Calheiros era sócio do ex-sogro dele, o lobista Luiz Garcia Coelho. E que se beneficiou de negócios com dinheiro público. Dessa vez, Bruno se refere a Renan como "o chefe" do esquema.
Esta tarde, Bruno foi ouvido pela Polícia Federal a pedido do Procurador Geral da República Antônio Fernando de Souza. Não apresentou documentos para sustentar o que diz. Bem, Roberto Jefferson não apresentou nenhum documento para sustentar que existiu o mensalão. E, no entanto..."

(Blog do Noblat)

JUDICIÁRIO DO CEARÁ MANDA CARTÓRIOS REDUZIREM TAXAS DE PROGRAMA HABITACIONAL

"O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Fernando Ximenes, baixou provimento nº 07/2007 determinando que os cartórios de registro de imóveis do Ceará se ajustem-se à lei que reduz em 50% os valores das custas na aquisição de imóveis através do Programa de Arrendamento Familiar (PAR). Esse programa é destinado às famílias que recebem até R$ 1.800,00. O provimento regula a atuação do serviço público, em função do disposto na Lei Federal nº 10.150, de 21 de dezembro de 2000, que em seu artigo 35 determina que os emolumentos (tributos) devidos em todos os atos relacionados com o PAR serão reduzidos em 50%. Sem dúvida, uma decisão de largo alcance social por parte da cúpula do Poder Judiciário. "

Coluna Vertical do O POVO leia mais aqui

APESAR DOS POLÍTICOS, FELIZ DIA DA PÁTRIA



GOVERNO ABRE ESTUDO SOBRE PLANO DE SAÚDE PARA SERVIDOR ESTADUAL

O deputado Nelson Martins (PT) informoua: o governador Cid Gomes mandou abrir estudos relativos à implantação de um plano de saúde para os servidores públicos. Isso, através de uma empresa de consultoria contratada para analisar como o projeto deve ser viabilizado. O servidor estadual que fizer a opção pelo plano terá de pagar um valor adicional para ter direito ao benefício, conforme o parlamentar.

Nelson diz que na próxima semana os detalhes deverão ser divulgados e que esse estudo deve contar com a participção da categoria.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL DIVULGA CONCURSO EM OUTUBRO PARA 340 VAGAS

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deve divulgar no dia 1º de outubro o edital do concurso para 340 vagas de policial rodoviário. De acordo com o coordenador de ensino da PRF, inspetor Neemias Carvalho, falta selecionar a instituição que ficará responsável pelo processo seletivo. O salário é de R$ 5.084. Das 340 vagas, 194 serão para o estado do Pará e 146 para Mato Grosso. Os policiais irão trabalhar ao longo de um trecho de 1,6 mil km da BR-163, que começa a 200 km de Cuiabá (MT) e vai até Santarém (PA). Os policiais poderão pedir transferência para outros estados após três anos no cargo.

Os candidatos devem ter carteira de habilitação pelo menos na categoria B e ensino médio. No entanto, o inspetor informou que está sendo avaliado pedido da PRF para que seja exigido ensino superior em vez de médio. A decisão será tomada pelo Ministério do Planejamento. Caso a resposta saia antes da publicação do edital, o nível de escolaridade será alterado. As provas escritas e de redação estão previstas para ocorrer no dia 9 de dezembro. Já as práticas, que avaliam a capacidade física, incluem natação, flexão de braço na barra, salto em distância e corrida de 12 minutos, ocorrerão no começo de 2008. Depois virão exame médico, avaliação psicológica e curso de formação.

(Portal G1)

RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG

E está encerradao a Enquete do Blog que indagou - "Quanto tempo vai durar o processo dos mensaleiros?". Anote o resultado:

SÓ DEUS SABE - 50%

NÃO ESTAREI VIVO - 34%

TRÊS ANOS - 8%

10 ANOS - 6%

Aguarde a próxima enquete.

RECEITA FEDERAL VAI LIBERAR CONSULTA AO QUARTO LOTE DE RESTITUIÇÃO

E a Receita Federal vai liberar a consulta ao quarto lote do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006) na próxima segunda-feira. O órgão apurou ainda que outros 204.606 contribuintes não tiveram nem imposto a pagar nem a receber.Depósito em contaO dinheiro, que estará disponível para saque no dia 17 de setembro, virá corrigido em 4,9%, referentes à taxa Selic de maio a agosto e 1% de setembro.


SERVIÇO


- Consultas ao lote disponíveis pela Internet

- Receitafone - 0300 789 0300, a partir das 8 horas.

PF PRENDE EM FORTALEZA UM DOS MAIORES HACKERS DO PAÍS

A Polícia Federal prendeu, nesta quinta-feira, em Fortaleza um homem considerado um dos maiores golpistas da Internet no País: Kácio Cavalcante Ferreira (23), que criava dinheiro virtual e fazia compras na Internet para revender. A prisão foi em flagrante e a PF cumpriu mandados de busca e aprensão em três pontos da Capital cearense.

O preso, conforme as primeiras investigações, estaria agindo há cerca de três e já teria dado golpe superior a R$ 300 mil. De maneira refinada, ele burlava o sistema de compras online de várias lojas, entre elas as Americanas. Fazia os pedidos de casa usando cartões de crédito inexistentes. Recebia as mercadorias e as revendia por preço mais baixo, usando nome de mulher, em sites de comércio eletrônico, como o Mercado Livre.

Kácio também transferia dinheiro dos bancos que invadia virtualmente para a sua conta corrente. As investigações duraram cerca de três meses.

Vamos nós: Agora, falta a PF convocar a imprensa e apresentar o espertalhão.

LULA DEFENDE NA RÁDIO O POVO/CBN DIREITO DE DEFESA PARA RENAN


O presidente Lula deu entrevista exclusiva a 10 emissoras de rádio do Nordeste na manhã desta quinta-feira direto de Brasília. Entre várias colocações, ele defendeu o direito de defesa do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e dos envolvidos no esquema do mensalão.

Frases ditas por Lula:

- "Não se pode permitir que as pessoas sejam executadas antes do julgamento e de apresentar a defesa".

- “É bom que seja garantido o direito do acusador e daquele que vai se defender. O que nós queremos é que tenha agilidade nesse processo, que haja justiça, para que se possa efetivamente separar o joio do trigo”.

- "O PT não pode se curvar diante do debate da ética. Outros partidos podem ser iguais ao PT, mas não mais éticos do que ele".

(Rádio POVO/CBN)

CEARENSES ENTRE OS QUE MAIS PAGAM IMPOSTOS NO NORDESTE

"Embora os serviços básicos de saúde e educação venham enfrentando fortes crises nos últimos meses, o contribuinte nordestino continua pagando seus impostos com assiduidade. A população dos nove estados da Região pagou R$ 19,3 bilhões em impostos desde o início do ano. Os baianos, os pernambucanos e os cearenses são os que mais gastam com a contribuição: R$ 6,1 bilhões, R$ 3,9 bilhões e R$ 2,6 bilhões, respectivamente. Os dados estão disponíveis na Internet, no site Impostometro.

A menor arrecadação do Nordeste pode ser verificada no Piauí, onde foram pagos até o final do mês passado R$ 851 milhões. Em seguida, vem o estado de Sergipe, que registra arrecadação de R$ 857 milhões. Os estados de Alagoas, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Norte contribuem com R$ 1 bilhão, R$ 1,5 bilhão, R$ 1,1 bilhão e R$ 1,4 bilhões, respectivamente."

(Agência Nordeste)

EMPRESA BRA RENOVA CONTRATO PARA VOAR TRECHO FORTALEZA-LISBOA

O executivo da empresa aérea BRA, Walter Olegatti, está em Fortaleza para acertar, nesta sexta-feira, com a agência de viagens Terra Brasil a renovação do contrato. A Terra Brasil responde pelo vôo dominical da BRA para Portugal que, por sinal, é o maior sucesso.

A renovação é por mais um ano.

O CANTOR DA PÍLULA JÁ ESTÁ NO CEARÁ

E o cantor Odair José, aquele que interpreta a impagável "Pare de tomar a pílula", desembarcou nesta quinta-eira em Fortaleza para cumprir movimentada agenda de shows. No destaque, show no Gresse e na cidade de Icapuí (Litoral Leste).

Odair José aproveita para divulgar seu mais novo CD. Mas naquela de ter que cantar velhos sucessos dos tempos em que aparecia na Discoteca do Chacrinha.

PRESIDENTE DO CIC CRITICA GESTÃO LUIZIANNE E LAMENTA QUE ELA SE UNIU ÀS FORÇAS DO ATRASO


Mais um líder empresarial mostra-se insatisfeito com a administração da prefeita Luizianne Lins (PT) que, pelo visto, com essa turma anda com a popularidade mais rasteira do que rabo de cavalo. Depois das críticas do presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macedo) e do presidente da Associação Brasileira da Indústria da Panificação (Abip) e presidente do PP de Fortaleza, Alexandre Pereira, agora é a vez de Baltazar Neto, presidente do Centro Industrial do Ceará (CIC). Leia desabafo feito por ele ao falar na Rádio O POVO/CBN nesta quinta-feira:

"Qualquer pessoa que tenha o mínimo de senso crítico, não pode estar satisfeita com a gestão da Luizianne Lins. Até porque nós tínhamos na Luizianne Lins uma das maiores vozes da nossa Câmara Municipal. Era uma das maiores vozes da nossa Câmara, pessoa que batia, que gritava que reclamava. Hoje a Luizianne não é isso. Ela como gestora pública se deixou enfraquecer como pessoa, independente da grande vitoriosa que ela é por ter ido contra esse governo federal e por ter ido contra o sistema. Luizianne tem mil méritos como parlamentar. Como gestora pública, infelizmente ela dá continuidade a 20 anos de desmando nessa cidade".

E disse mais: "Ela (Luizianne) se uniu às forças do atraso, com as forças do continuismo e da imobilidade. Fortaleza está com 20 anos de desadministração".

Esse discurso de Baltazer parece ser uma cópia autenticada do discurso, por exemplo, da cúpula do P-Sol de Fortaleza.

FLASH DO ELIOMAR - O BRASIL É UMA PARADA

DESGOSTO OFICIAL - INFLAÇÃO DOBRA EM AGOSTO

"A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,47% em agosto último, praticamente o dobro do percentual anotado em julho, que foi de 0,24%. No oitavo mês do ano passado, o indicador registrou alta de apenas 0,05% nos preços. Essas informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de agosto foi superior ao esperado por analistas de mercado. A expectativa era de que a alta fosse de apenas 0,38%, segundo a pesquisa Focus, em que cerca de cem instituições financeiras fazem suas estimativas sobre os principais indicadores econômicos.

(Rádio O POVO/CBN)

CID GOMES TENTA VERBAS PARA A SAÚDE EM BRASÍLIA


O governador Cid Gomes (PSB) cumpre agenda, nesta quinta-feira, em Brasília. No Ministério da Saúde, cobra a liberação de recursos prometidos pela pasta, dentro do objetivo de pelo menos aliviar o quadro de dificuldades de um setor onde reajuste da tabela do SUSS é a reivindicação básica.

Também manterá contatos com a chefe da Casa civil, ministra Dilma Roussef, para cobrar liberação de verbas para uma série de projetos. Alguns da esfera do Programa de Aceleração do Crescimento (PC). Há também exposição sobre apelo dos governadores do Nordeste no que diz respeito à proposta de reforma tributária do governo Lula. Cid retornará ainda nesta quinta-feira.

ROBERTO MONTEIRO ANUNCIA: MANTERÁ SUPERINTENDENTE DA POLÌCIA CIVIL

E o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, não deu coletiva, nesta quinta-feira, em seu gabinete de trabalho, para falar sobre o pedido de afastamento do superintendente da Polícia Civil do Estado, Luis Carlos Dantas.

Roberto Monteiro fez apenas um pronunciamento e disse que não acataria o pedido. Só adotaria tal medida se houvesse denúncia concreta da parte do Judiciário.

A solicitação partiu do Ministério Público Estadual que acusou Dantas e o adjunto, delegado Francisco Crisóstomo, de "vazarem" detalhes do depoimento prestado pela jovem Ana Bruna. Ela era testemunha-chave do caso relacionado ao assassinato do comerciante Valter Portela.

E A SEREIA DO CANAL 10 COMEMORA O DIA EM QUE FICOU COLORIDA


A TV Verdes Mares (Canal 10) pode até não comemorar, mas neste sábado a emissora estará completanbdo 35 anos do início de suas transmiossões em cores. O ato, inclusive, contou na época com as presenças do governador César Cals, ladeado por Edson Queiroz, o fundador, e, de canja, um show do humorista Ronald Golias. Entre os radialistas expressivos: Narcélio Limaverde, Edilmar Norões e Nazareno Albuquerque.
BAÚ - Este repórter chegou a se apresentar como calouro no programa Clube de Heróis, cuja apresentação estava sob o comando do inesquecível Marcos Dourado.

GRITO DOS EXCLUÍDOS - POR UM SETE DE SETEMBRO DE REFLEXÕES

"O dia 07 de setembro é marcado pelo Grito dos Excluídos que revela a farsa pela qual a burguesia comemora de forma ufanista a Independência do Brasil. É bem verdade que usufruímos uma razoável independência política, se compararmos a democracia brasileira com a de alguns países. No entanto, no campo econômico não podemos dizer o mesmo. O índice de exclusão social é altíssimo. Como diz o poeta: perante o Estado alguns brasileiros são mais iguais que os outros. A nossa democracia é extremamente limitada, ou seja, apesar de termos um regime democrático que norteia as relações da Sociedade Civil com o Estado, também vivemos imersos em um aparthaid social, o qual segrega parte significava da sociedade brasileira a miséria, fome, violência, narcotráfico, desemprego e mortalidade infantil. Por tudo isso o 07 de setembro é o dia do Grito dos Excluídos."

Este Blog, com Anote e Blog da Sagrada Família

PMDB AVISA: QUEM PRESTA CONTAS DE SALDOS EM EMBATES MAJORITÁRIOS SÃO OS CANDIDATOS

Sobre cobrança feita pelo Tribunal Superior Eleitoral relacionada aos saldos do Fundo Partidário do PMDB - exercício 2006, a assessoria do deputado federal Eunício Oliveira manda o seguinte esclarecimento para este Blog, que tem post com informação a esse respeito:

"O PMDB, como partido, tem uma resolução interna de que cada candidato majoritário constitui seu próprio comitê financeiro eleitoral para prestação de contas junto à Justiça Eleitoral. Os questionamentos feitos pelo TSE dizem respeito a saldos de algumas campanhas. Quem tem que prestar contas a esse respeito sao esses organismo e não o partido.

A assessoria de Eunício Oliveira informa ainda que essa resolução do partido não é nova.

FILHO DO PRESIDENTE BATE SUA MOTO NA TRASEIRA DE BMW E FOGE. NA FRANÇA

E um garotão conduzindo uma moto scooter bateu nesta semana na traseira de uma BMW. Ele nem ligou para o acontecido. Tirou o time, como se diz por aqui, ainda disparando palavrões contra o motorista. Só que o rapaz foi identificado: é apenas filho do Presidente da República. Está convocado a comparecer ao Tribunal de Justiça no próximo dia 11 e corre o risco, se não atender ao chamado, de curitr o velho xilindró. O dono do automóvel pede reparação a título de indenização, etc. Calma! Não é filho do presidente Lula, mas de Nicolas Sarkozy, o presidente da França, onde as coisas realmente funcionam.

Como seria tratado um caso desses por aqui?

(Colaborou Antoinne Morrin, da França)

FUNDEB INSPIRA LIVRO DE LIDERANÇA DO MAGISTÉRIO ESTADUAL

O professor Jaime Alencar, ouvidor e consultor do Sindicato Apeoc, lançará, nesta quinta-feira, a partir das 19h30min, no Centro Cultural Oboé, o livro "O Fundeb e o Piso Salarial dos Professors". Na publicação, Jaime faz uma síntese das últimas normas sobre legislação educacional em tramitação ou aprovada pelo Congresso Nacional.

Bom lembrar que o Sindicato Apeoc luta por um piso salarial nacional de R$ 1.100,00 para professor de nível médio e de R$ 1.575,00 para professor de nível superior. Para carga horária de 30 horas. Já o governo federal quer R$ 800,00 para todos e carga horária de 40 horas. No Congresso, tramita proposta alternativa do deputado federal Severiano Alves (PDT-BA), por sinal relator, estipulando R$ 950,00 para todos e por 40 horas semanais.

DESTINO DE RENAN ESTÁ NAS MÃOS DO PT



"Após o placar elástico do Conselho de Ética, o futuro do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) será decidido pelo PT, avaliam senadores que disseram ter sido surpreendidos pela adesão de todos os petistas ao relatório favorável à cassação. “Estamos na mão do PT. Será ele quem decidirá o futuro do senador Renan no plenário”, disse Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Para o peemedebista, houve uma mudança no clima entre os senadores por influência do placar de 11 a 4 no Conselho de Ética, com adesão dos três petistas: Augusto Botelho (RR), Eduardo Suplicy (SP) e João Pedro (AM). "
(Portal G1)

PF VAI INCINERAR DROGAS NAS CALDEIRAS DA CIONE

E a Polícai Federal vai incinerar muita droga apreendida nos últimos meses em todo o Ceará. As caldeiras da empresa Cione, situada no Bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, serão ac ionadas a partir das 9h30min desta quinta-feira.

Na ocasião, todos os dados serão repassados pelo superintendente da PF no Estado, Manuel Dualibe.

ATUALIZAÇÃO (15h35min) - Foram incinerads duas toneladas de drogas (cocaina, maconha e psicotrópicos) de operações da PF que resultaram no indiciamento de 87 pessoas, sendo 70 homens e 17 mulheres. No grupo, 66 brasileiros e 21 estrangeiros.

SECRETÁRIO DA SEGURANÇA FALA SOBRE PEDIDO DE AFASTAMENTO DE SUPERINTENDENTE


E a partir das 9 horas desta quinta-feira, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Roberto Monteiro, fará pronunciamento, em seu gabinete de trabalho (Aldeota), sobre o pedido de afastamento do superintendente da Polícai Civil, Luis Carlos Dantas. O pedido incluiu o adjunto, delegado Francisco Crisóstomo.

O MP acusa os dois de terem "vazado" informações e terem quebrado o sigilo das investigações do Caso Ana Bruna.

Saiba mais aqui

TSE DÁ 72 HORAS PARA QUE PMDB NACIONAL EXPLIQUE CONTAS 2006

"O ministro Gerardo Grossi, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou nesta quarta-feira que o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) se manifeste no prazo de 72 horas sobre sua prestação de contas referente ao exercício financeiro de 2006, conforme prevê o parágrafo 1º, do artigo 24, da Resolução do TSE 21.841/04. Caso não o faça, o partido poderá ficar sem receber o Fundo Partidário. Até o dia 27 de agosto deste ano, o PMDB já recebeu R$ 13.838.401,66 relativos ao Fundo. A área técnica do TSE, por meio da Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Coepa), opinou pela desaprovação das contas do PMDB do exercício de 2006, por não ter respondido às diligências solicitadas, que são as seguintes:


- apresentar relação de agentes responsáveis com detalhamento do nome, cargo e CPF dos membros;- apresentar cópia dos documentos fiscais que comprovam as despesas realizadas com recursos do Fundo Partidário;
- prestar esclarecimento quanto à ausência de regra no estatuto do partido que vede a contabilização de qualquer recebimento ou dispêndio referente ao instituto ou fundação;
- apresentar comprovante de repasse dos recursos do Fundo Partidário em favor de instituto ou fundação de pesquisa a que se refere o inciso IV, do artigo 44, da Lei 9096/95 (Lei dos Partidos Políticos);
- apresentar comprovantes dos repasses dos recursos do Fundo Partidário em favor dos diretórios regionais;- apresentar comprovantes das origens das doações e contribuições recebidas;
- esclarecer sobre a distribuição de recursos do Fundo Partidário em favor das fundações criadas nos estados."


Da Assessoria de Imprensa do TSE, leia mais aqui.

AH, QUE SAUDADE DO GRANDE PAVAROTTI...

PMDB DE FORTALEZA AMEAÇADO DE DEBANDADA

"Há um ano da disputa de sua primeira eleição desde que deixou de ser governo em Fortaleza, o PMDB passa por uma gradual, mas profunda reformulação. A legenda - que até 2004 abrigava o então prefeito Juraci Magalhães - tem cada vez menos a cara de oposição e ensaia uma aproximação com a prefeita Luizianne Lins (PT). A estratégia, agora, é evitar a saída dos poucos vereadores que restam e tentar atrair mais gente para aquela que, no início da legislatura, era a maior bancada da Câmara Municipal. Principal opositor da prefeita Luizianne Lins na Câmara, o vereador Carlos Mesquita foi afastado do comando do PMDB da Capital. Em seu lugar, assumiu o ex-vereador José Maria Couto, que presidiu a Câmara nos tempos da gestão Juraci. O novo comandante peemedebista da Capital tenta segurar Carlos Mesquita na legenda, que andou se articulando para ingressar no PSDB.

Outros podem estar de saída, como o suplente de vereador Ageu Costa e os ex-vereadores Eurivá Matias e Maurílio Assêncio. Couto aposta na permanência de todos. A expectativa do presidente do PMDB em Fortaleza é manter quatro ou cinco vereadores para disputar as eleições no ano que vem. "O cara que é vereador já começa com 50% de vantagem", comenta. Couto garantiu que seu irmão, o vereador Helder Couto (sem partido), entrará no PMDB. "Acredito que daqui a uma semana, 10 dias, eu poderei ter um quadro sólido", afirmou."

(Jornal O POVO)

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

NOTA TRISTE - MORRE LUCIANO PAVAROTTI



Morre o tenor italiano Luciano Pavarotti, de 71 anos, que padecia de um câncer de pâncreas. Isso há mais de um ano e entrando em situação das mais difíceis, segundo médicos. A família e os amigos pedia preces por ele, que já estava em seus últimos momentos em sua casa de Módena, no norte da Itália.
Ouça Pavarotti aqui
(Atualizado - 4h06min)

E RENAN CONTINUA ARTICULANDO PARA EVITAR A CASSAÇÃO...






CCJ APROVA PARECER DE TASSO FAVORÁVEL À PROPOSTA DE CASSAÇÃO DO MANDATO DE RENAN


A CCJ do Senado aprovou nesta quarta-feira por 20 votos a favor e 1 contra o parecer do senador Tasso Jereissati, que foi relator do Caso Renan Calheiros na comissão. O parecer considerou constitucional o relatório aprovado nesta data pelo Conselho de Ética e que pede a cassação de Renan por quebra de decoro parlamentar. Na avaliação de Jereissati, o projeto originário do relatório dos senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marília Serrano (PSDB-MS) atende aos aspectos constitucional, legal e jurídico analisados pela comissão.

"Concluo, em face do exposto, no sentido da inexistência de vício de constitucionalidade, legalidade ou jiridicidade no parecer do Conselho de Ética do Senado e voto por sua aprovação", expôs Tasso. A proposta de cassação do mandato de Renan, acusado de ter despesas pessoas pagas por lobista, por exemplo, seguirá agora para o plenário do Senado e deve ser votado na próxima semana.

Detalhe: O senador Inácio Arruda (PCdoB), membro titular da CCJ, não participou da votação e foi substituído pela senadora Patrícia Saboya, que acompanhou o relatório de Tasso. O único voto contra foi de Wellington Salgado (PMDB-MG), por sinal aliado de Calheiros.

(Este Blog com Voz do Brasil/Foto - Agênai Senado)

MINISTÉRIO PÚBLICO QUER AFASTAMENTO DE SUPERINTENDENTE DA POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ

A Procuradoria Geral de Justiça pediu, nesta quarta-feira, ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Roberto Monteiro, o afastamento do superintendente da Polícia Civil, Luis Carlos Dantas, e do seu adjunto, Francisco Crisóstomo. Os dois foram acusados de terem "vazado" informações acerca do depoimento prestado pela adolescente Ana Bruna (17) em abril deste ano.

Ana, que denunciou grupo do crime organizado responsável por uma série de crimes e envolvida noiniciado com o assassinato, em março deste ano, do comerciante Valter Portela, acabou morta.

Luís Carlos Dantas não quis comentar o assunto e Crisóstomo não foi localizado. A assessora de imprensa do secretário Roberto Monteiro, jornalista Angélica Martins, informou para este Blog que ele poderá se pronunciar nesta quinta-feira, através de entrevista coletiva ou através de nota oficial.

MINISTRO DO TRABALHO CUMPRIRÁ AGENDA POLÍTICA NESTA QUINTA-FEIRA NO CEARÁ


E o ministro Carlos Lupi (Trabalho e Emprego) cumprirá agenda política e administrativa nesta quinta-feira em Fortaleza. Isso, depois de conferir o ato de transmissão de cargo na sede da Delegacia Regional do Trabalho, onde já está ocupando função de titular do órgão o pedetista Papito de Oliveira.

Tendo ao lado o presidente regional do PDT, ex-deputado federal André Figueiredo, o ministro dará coletiva, visitará o Banco Palmas, situado no Conjunto Palmeiras, periferia da Capital, onde se pratica economia solidária, conversará com empresários no fim da tarde na Federação das Indústrias do Ceará. À noite, Lupi irá até Caucaia para contatos com o PDT daquele município da Região Metropolitana de Fortaleza.

NEM TUDO É RENAN - SENADO APROVA EMENDA DA SAÚDE

"Em decisão unânime, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira parecer do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) a projeto de lei (PLS-complementar 121/07) destinado a regulamentar a Emenda Constitucional nº 29, que definiu, no ano de 2000, os percentuais mínimos a serem aplicados pela União, pelos estados, pelos municípios e pelo Distrito Federal em ações e serviços públicos de saúde, como forma de garantir um financiamento estável para o setor.

O projeto, com 33 artigos, fixa critérios de rateio dos recursos de transferências para a saúde e estabelece normas de fiscalização, além de promover a avaliação e o controle das despesas com saúde nas três esferas de governo. Determina que a União aplicará, anualmente, em ações de saúde e serviços públicos de saúde montante igual ou superior a 10% das chamadas receitas correntes brutas (tributárias, patrimoniais, industriais, entre outras). Caberá aos estados aplicar em saúde 12% da arrecadação dos impostos, enquanto os municípios devem empregar no setor 15% do mesmo total arrecadado."

(Agência Senado)

PRESIDENTE DA INFRAERO DIZ QUE QUADRILHA PODE ESTAR ATUANDO NA INFRAERO

O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, disse, nesta quarta-feira, para membros da CPI do Apagão que há indícios da ação de uma quadrilha atundo na estatal. Fez a declaração baseado em relatório do Tribunal de Contas da União, qeu constatou gastos exorbitantes em várias atividades do órgão.

Gaudenzi informou que vai aguardar um relatório da Controladoria Geral da União para decidir sobre o afastamento de funcionários.

(Rádio O POVO/CBN)

UFC TERÁ PROGRAMA NA TV CEARÁ


Vem aí a UFC TV. Será uma revista eletrônica que, através da TV Ceará, e sempre às 20 horas de segunda-feira, apresentará a produção técnica, científica e cultura da Instituição. O programa terá meia hora de duração e direito a ser reprisado às 15 horas de domingo. A UFC aproveita para lançar também o Guia de Fontes -2007/2008 com nomes, áreas, setores e telefones dos professores/pesquisadores de uma universidade que, apesar das dificuldades, ainda é, no cenário nordestino, uma das primeiras em qualidade de ensino.

A presença da UFC em TV é importante. Vai dar para contrabalançar a força da Unifor que, respaldadas pelo Sistema Verdes Mares, consegue vender, e bem, seu peixe.
Este Blog com Blog Liberdade Digital aqui

RONDA DO QUARTEIRÃO - TREINAMENTO COMEÇA NESTA QUINTA-FEIRA


E os 730 policiais militares aprovados no último concurso realizado em 2006 e que atuarão no Programa Ronda do Quarteirão, tiveram aula inaugural nesta quarta-feira, no ginásio do Colégio da Polícia Militar do Ceará. Até dezembro, eles receberão treinamento para o programa que prevê a implabtação de equipes de PMs com veículo Hilux e equipamentos especiais a cada três quilômetros. As aulas começam nesta quinta-feira.

O treinamento, que normalmente é realizada em seis meses, será cumprido em três meses por determinação do governador Cid Gomes, que já está mais do que cansado de tanta cobrança. Do total de 730, 44 são mulheres. No momento, 240 policiais estão prontos para o Ronda que terá início nos bairros Bom Jardim, Centro, Jangurussu, Meireles e no município de Maracanaú. A ordem é botar o bloco do programa na rua a partir do Natal.
(Foto - Cid e os PMs, divulgação)

LÚCIO ALCÂNTARA ANALISA CRISE DA SAÚDE E CRITICA GOVERNO CID GOMES


Em seu Blog o ex-governador Lúcio Alcântara faz um diagnóstico do que considera fatores que provocam o quadro de crise na área da saúde no País e, claro, no Ceará. Confira:

Algumas causas estruturais:

- Do financiamento

. Congelamento do valor do "teto" de recursos do SUS transferidos para o Estado, o qual não é reajustado ha vários anos.
. Baixo valor per capita estabelecido para efeito de cálculo dos valores repassados ao Estado. A quantia é menor que a de vários estados brasileiros.
. Congelamento da tabela de preços dos procedimentos. Não é reajustada há anos.

- Da demanda

. A introdução de novas tecnologias e medicamentos onerando mais o sistema.
. O aumento da violência, congestionando hospitais e encarecendo o atendimento.
. O envelhecimento da população, com atenção mais custosa aos idosos.

Ações ou omissões do Governo do Estado:

. Instabilidade gerencial. A interinidade prolongada de gestores da saúde do Estado, inclusive diretores de grandes hospitais, produziu um clima de insegurança que afetou a gestão do sistema.
. O desmonte do programa "Saúde mais perto de você", que comprometeu seriamente o atendimento à população nos hospitais polos do interior e aumentou o fluxo de pacientes para Fortaleza.
. A redução dos gastos com saúde, inclusive do repasse aos grandes hospitais especializados de Fortaleza, causando desabastecimento, redução de horas de trabalho de profissionais da saúde e precarização do atendimento às pessoas.
. A não colocação em funcionamento da UTI do Hospital Geral de Fortaleza, deixada pronta pelo governo anterior.
. A não convocação dos profissionais aprovados em concurso público, apesar da notória carência da rede estadual de saúde.

CUSTO DE VIDA PESA MAIS PARA O LADO MAIS FRACO DA BALANÇA

"O Índice de Custo de Vida (ICV), que registrou inflação de 0,40% em agosto, subiu para os três estratos de renda analisados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), conforme revela o levantamento divulgado nesta quarta-feira (06). Foram os mais pobres que sentiram mais o peso dessa alta, puxada pelos gastos com alimentos.Variação por rendaPara o estrato 1 (composto por um terço das famílias mais pobres, que contempla os domicílios em que a renda é de R$ 377,49 ao mês, em média), o ICV registrou variação de 0,61% no oitavo mês do ano. Em julho, o índice havia sido negativo em 0,28%.Para as pessoas inseridas no estrato 2 (famílias de nível intermediário, com rendimento médio de R$ 934,17 mensais), os preços subiram 0,52% em agosto, frente à queda de 0,32% do sétimo mês. Considerando o estrato 3 (que reúne as famílias de maior poder aquisitivo, cuja renda média é de R$ 2.792,90 por mês), o Dieese aponta que o custo de vida registrou a menor alta de todas, de 0,29%, ante queda de igual 0,29% no estudo anterior."

(Portal Uol)

TASSO É O RELATOR DO PROCESSO DE CASSAÇÃO CONTRA RENAN NA CCJ


O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, será o relator na Comissão de Constituição e Justiça do processo que pede a cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar. A CCJ tomou a decisão nesta quarta-feira para tristeza de Renan, porque Tasso é abertamente a favor da degola do peemedebista.

Tasso Jereissati deve dar seu parecer nas próximas horas.

TEM BOI NA LINHA - GOVERNO GASTOU MENOS DE 50% DA VERBA DA FEBRE AFTOSA

"Passados cerca de dois anos, desde a proliferação da febre-aftosa que atingiu em cheio o setor agropecuário brasileiro, o governo federal parece não ter aprendido a lição. Ao menos é o que sinaliza o ritmo de aplicações no combate ao problema. Embora atualmente não haja focos da doença no país, esta semana o Brasil voltou a sofrer um novo golpe ainda reflexo da crise de 2005. Um grupo de parlamentares europeus pediu ao Parlamento da União Européia o embargo de toda a carne brasileira exportada aos países europeus. Enquanto isso, a execução das três principais atividades federais voltadas ao combate e à prevenção da febre aftosa não atingiu sequer os 50% até meados de agosto.

O orçamento de 2007 prevê para os projetos federais de combate à doença R$ 1,2 milhão a mais do que no ano passado. São eles o Apoio à População Residente em Áreas Afetadas pela Febre Aftosa, a Contribuição ao Centro Pan-Americano de Febre Aftosa e o Programa de Erradicação da doença. Contudo, a execução da quantia autorizada está com um desempenho abaixo do ideal. Dos R$ 69,3 milhões previstos em orçamento, apenas R$ 33,4 milhões foram pagos até o dia 20 de agosto, o que equivale a 48,2% do total autorizado. A aplicação inferior a 50%, faltando apenas quatro meses para o encerramento do ano, simboliza um alerta para a execução dos programas de combate à doença."

Clique e veja tabela

DEPUTADO QUER REDUÇÃO DA TARIFA DE ENERGIA PARA AGRICULTURA FAMILIAR



O deputado estadual Cirilo Pimenta (PSDB) afirmou, nesta quarta-feira, estar otimista de que uma emenda de sua autoria propondo a redução de 50% na tarifa de energia para áreas irrigadas de até três hectares onde se pratica agricultura familiar, possa ser acatada pelo governo Cid Gomes (PSB). A emenda foi embutida no conjunto de propostas à reforma da Carta Estadual. O parlamentar reconheceu que a matéria é inconstitucional, mas disse estar na expectativa de que o governador avalie pelo aspecto do benefício social.

“O mais caro na irrigação é o custeio da energia. Mas é um investimento produtivo e atualmente outro setores recebem investimentos bem maiores”, afirmou Cirilo.

CONSELHO DE ÉTICA PEDE CASSAÇÃO DE RENAN

Por 11 x 4 o Conselho de Ética aprovou nesta quarta-feira o relatório que pede a cassação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O placar: 11 a 4. Agora, a CCJ do Senado analisará o caso para depois mandá-lo à plenário.

A FAVOR DA CASSAÇÃO:
- João Pedro (PT-AM), Augusto Botelho (PT-SP), Eduardo Suplicy (PT-SP), Demóstenes Torres (DEM-GO), Heráclito Fortes (DEM-PI), César Borges (DEM-BA), Romeu Tuma (DEM-SP), Marconi Perillo (PSDB-GO), Marisa Serrano (PSDB-MS), Jefferson Péres (PDT-AM) e Renato Casagrande (PSB-ES).

CONTRA A CASSAÇÃO:
- Almeida Lima (PMDB-SE), Wellington Salgado (PMDB-MG), Gilvam Borges (PMDB-AP) e Epitácio Cafeteira (PTB-MA).

(Rádio O POVO/CBN)

GOVERNO LULA LANÇA O NOVO PROJOVEM


"O governo federal lançou nesta quarta-feira, no Museu da República, o novo ProJovem, um programa unificado de juventude para ampliar o atendimento aos que estão fora da escola e excluídos dos cursos de formação profissional. O objetivo é aumentar o número de vagas ofertadas até 2010, passando das atuais 500 mil para 4,2 milhões. Segundo o governo federal, o novo ProJovem vai possibilitar a ampliação da faixa etária dos beneficiários, que antes era de 15 a 24 anos, para até 29 anos. Um conselho gestor será criado com a finalidade de monitorar, acompanhar e avaliar a execução do programa, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República.

O colegiado será formado por membros dos três ministérios envolvidos no ProJovem: Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Educação; Trabalho e Emprego. Para participar de uma das subdivisões do programa, o jovem tem que estar frequentando a escola.
O novo ProJovem nasceu da unificação de cinco programas já existentes (Agente Jovem; Saberes da Terra; ProJovem; Juventude Cidadã e Escola de Fábrica), e resultou em quatro subdivisões: ProJovem Urbano, ProJovem Campo, ProJovem Trabalhador e ProJovem Adolescente."

(Com Agência Brasil e Rádio O POVO/CBN/ Foto - Agência Brasil)

PRESIDENTE DA CAIXA ECONÔMICA DESPACHARÁ COM PREFEITA E GOVERNADOR


A presidente da Caixa Ec onômica Federal, Maria Fernanda Coelho, visita Fortaleza nesta quarta-feira. Na agenda dela, a partir das 13 horas, encontro de trabalho com a prefeita Luizianne Lins (PT), quando serão definidos alguns aspectos burocraticos relacionados à liberação de um pacote de verbas destinados a programas sociais.

Maria Fernanda ainda despachará com o governador Cid Gomes (PSB), no fim da tarde, no Palácio Iracema, quando tratará com ele sobre os projetos ligados ao Programa de Aceleração do Crescimento. Também no plano social, envovendo recursos para obras de saneamento e habitação.

Com a presidente da CEF, estarão o superintendente do órgão em Fortaleza, Gotardo Gurgel Júnior, e o superintendente da CEf para o Interior, Odilon Pires.

TURMA DA ROSA DA FONSECA VAI À PRAÇA NA VÉSPERA DO DIA DA PÁTRIA

Um dia antes do 7 de Setembro, o Movimento Crítica Radical promoverá, a partir das 9 horas, na Praça do Ferreira debates e shows com o objetivo de questionar a realidade política do País. O objetivo é também divulgar o programa de rádio (de segunda a quinta, das 10 às 11 horas, na Ceará Rádio Clube - 1.200 kHz), a página na internet (www.criticaradical.org - a ser inaugurada) e o programa de TV via internet ( www.canaltvweb), que começa nesta semana.

Além de shows com artistas e bandas de rock, vão ser montadas tendas para apresentação de diversos movimentos que acontecem na cidade.

PROGRAMAÇÃO

9 horas - Abertura e debate
12 horas - Intervalo para almoço
14 horas - ... o debate continua
15h30min - Lançamento do movimento Morte ao Capitalismo e construção da Transnacional da Emancipação Humana
16 horas - Show com artistas e bandas de rock

TCU ECONOMIZA 1,17 BILHÃO PARA A UNIÃO E APLICA MULTA EM 620 GESTORES

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Walton Alencar Rodrigues, encaminhou, ontem, ao Congresso Nacional relatório de atividades do TCU relativo ao 2º trimestre de 2007. O documento mostra que a atuação do TCU proporcionará uma economia, nos próximos cinco anos, de R$ 1,17 bilhão aos cofres públicos com a implementação de nova sistemática de repasse de recursos a terceiros implementada pela Secretaria de Receita Previdenciária. As atividades do TCU também eliminaram desperdícios de custos administrativos e reduziram tarifas públicas e preços máximos em processo de licitação.

O relatório destacou, ainda, que o tribunal adotou 38 medidas cautelares que determinaram entre outras providências, a suspensão dos atos ou procedimentos impugnados, para evitar possíveis prejuízos aos cofres públicos de R$ 800 milhões. Além disso, 620 responsáveis foram condenados ao recolhimento de débito e/ou pagamento de multa, em montante superior a R$ 140 milhões. O relatório também ressaltou a apreciação e emissão de parecer prévio conclusivo sobre as contas do governo, referentes a 2006, com 28 ressalvas. O tribunal remeteu, ainda, cópia de 309 processos ao Ministério Público da União, para fins de ajuizamento de ações cíveis e penais cabíveis, em razão de dano ao erário. Houve um aumento de 16% no número de processos julgados pelo TCU em relação a 2006.

Veja o relatório aqui

GRUPO CEARENSE ENCENA OPERETA "A VIÚVA ALEGRE"

Estréia nesta sexta-feira, a partir das 20 horas, no Theatro José de Alencar, a opereta A Viúva alegre. O espetáculo será encenado pela Comédia Cearense que comemora 50 anos de atividades. A Orquestra Eleazar de Carvalho participa dessa primeira versão cearense, que terá 60 pessoas em cena entre cantores, atores e bailarinos.

SERVIÇO

Inteira - R$ 50,00
Meia - R$ 25,00

BRASIL É MESMO O PAÍS DA PIADA PRONTA


E foi só o presidente Lula afirmar que o PT é o partido mais ético do País, o que foi avaliado como piada pela oposição, para esse tipo de conversa inspirar mais gente do governo a abrir o verbo e falar certas bobagens.

Num debate sobre CPMF em Brasília, e para tentar convencer parlamentares de que a manutenção do imposto do cheque é fundamental e necessária para a estabilidade econômica do País, o ministro Guido Mantega (Fazenda) soltou a seguinte pérola:

"A carga tributária brasileira é moderada!"

PT DEFINE DATA PARA ABRIR DEBATE SOBRE ELEIÇÕES 2008 NO CEARÁ


O Partido dos Trabalhadores do Ceará abrirá, oficialmente, no próximo dia 15, durante encontro do seu diretório estadual, a ter início a partir das 9 horas, no Hotel Amuarama, em Fortaleza, o debate sobre Eleições 2008 no Estado. Anunciou, nesta quarta-feira, o presidente regional da legenda, Joaquim Cartaxo, antes de seguir, na condição de secretário estadual de Cidades, para Brasília, onde participa de encontro sobre projetos do interesse do Estado no Plano Plurianual do governo federal.

Cartaxo adiantou que o encontro avaliará resultados do III Congresso Nacional do PT, ocorrido no fim de semana em São Paulo, mas "a questão central será um debate sobre a tática eleitoral que o partido adotará em 2008 no Ceará". Particularmente, o dirigente estadual disse ser a favor de que o PT fortaleça candidatos a prefeito que apoiaram Cid Gomes e as oposições que endossaram o projeto do governo. "Essa é a premissa, mas será preciso examinarmos a realidade local", disse.

CONSELHO DE ÉTICA DECIDE SORTE DE RENAN CALHEIROS



Nesta quarta-feira, o Conselho de Ética do Senado decidirá se vai acatar ou não denúncias contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) . O objetivo é acelerar a tramitação do processo de cassação para que o plenário possa votá-lo na semana que vem - caso o texto que sugere a perda de mandato do peemedebista seja aprovado pelo Conselho. A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) se reúne nesta tarde, depois da votação no Conselho, para analisar se há irregularidades no texto que for aprovado pelo órgão.

PRESIDENTE DO PMDB NACIONAL VEM AO CEARÁ PARA FESTA DE FILIAÇÕES


"O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), agendou visita ao Ceará para o próximo dia 14. Acompanhado do presidente regional da legenda, deputado federal Eunício Oliveira, ele virá abonar as fichas de adesões de peso que o PMDB contabiliza como reforços de olho na disputa de 2008. Na lista, o ex-presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, José Maria Couto, que deverá assumir o controle do peemedebismo na Capital; o prefeito de Iguatu, Agenor Neto; e possivelmente o deputado federal Manuel Salviano, tucano que dará adeus ao ninho com o objetivo de postular a prefeitura de Juazeiro do Norte. Essas informações são dadas pelo deputado federal Aníbal Gomes (PMDB). "

(Coluna Vertical - O POVO)

ASSEMBLÉIA APROVA RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS DO EXTINTO BEC

"Apoio unânime da Assembléia Legislativa à mensagem do Governo Cid Gomes propondo a renegociação das dívidas decorrentes de empréstimos concedidos pelo extinto Banco do Estado do Ceará (BEC). Das seis emendas apresentadas pelos parlamentares, duas foram aprovadas, uma foi rejeitada e três foram retiradas pelos autores, depois de acordo com o líder do Governo, deputado Nelson Martins (PT).Nas emendas aprovadas, a de maior abrangência foi de autoria conjunta do presidente da Assembléia, deputado Domingos Filho (PMDB); do líder Nelson Martins, do líder do bloco PSB, PT e PMDB, deputado Welington Landim (PSB), do líder do PSDB, deputado João Jaime e de mais da metade dos parlamentares que compõem o Legislativo estadual.As principais mudanças propostas na emenda aditiva dispõem sobre a ampliação das condições de parcelamento para o setor agrícola e para as pequenas e micro empresas. A adesão ao parcelamento, que deveria ser de 10% do montante da dívida, ficou em 5%, com bônus de adimplência para os pagamentos até o vencimento.Houve também alterações nos encargos financeiros.

O projeto previa o cálculo pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), acrescida de 1% ao ano para pagamento em até 24 meses, e de 2% para prazos maiores. Com a aprovação da emenda modificativa ficou estabelecido juro fixo de 5% para os parcelamentos feitos em até dois anos, e de 6% acima desse prazo. Os percentuais vão ficar bem abaixo do previsto inicialmente pelo projeto. O prazo de parcelamento que era até dezembro de 2010 foi ampliado por mais dois anos, extensivo a todos os devedores."

(Diário do Nordeste)

terça-feira, 4 de setembro de 2007

RENAN ACUSADO DE TER ASSASSINADO... TAÍS


EU TENHO AS MÃOS LIMPAS...
O pessoal do site Kibeloco é mesmo cara de pau. Resolveu aproveitar a onda de acusações contra Renan Calheiros, presidente do Senado, e indagar sobre quem poderia ser apontado como o assassino da personagem Taís Grimaldi (Alessandra Negrini), da novela Paraíso Tropical, e não deu outra: o pobre do Renan, acusado de usar laranjas para comprar meios de comunicação em Alagoas, de ter contas pessoais pagas por lobista e otras cositas, agora responde tambem na enquete por esse absurdo.

Renan deixou comendo poeira vilões como Ivan (Bruno Gagliasso), Olavo (Wagner Moura) e Marión (Vera Holtz). Até agora, foram computados cerca de 70 mil votos. E Renan reina absoluto. Tem mais de 80% dos votos do site

Veja aqui

PF E MINISTÉRIO PÚBLICO DESARTICULAM CRIMINOSOS DA INTERNET

A Polícia Federal e o Ministério Público Federal desencadearam, nesta terça-feira, em Pernambuco, Bahia e Ceará, a Operação “Carranca de Tróia”. O objetivo foi desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes cibernéticos que desviava recursos de clientes de diversas instituições bancárias para contas de pessoas previamente cooptadas. O furto de valores das contas ocorria em diversos bancos, incluindo a Caixa Econômica Federal. A ação envolveu cerca de 100 policiais federais e membros do MPF. Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão, além de seqüestro de bens.

Todas as prisões e apreensões estão relacionadas a práticas de Crimes de Cibernéticos. A quadrilha criava páginas de internet falsas de instituições bancárias para capturar informações sigilosas digitadas pelas vítimas, que eram induzidas a acessar tais páginas apartir de mensagens que recebiam por e-mail ou pelo ORKUT. No Ceará, foram presas sete pessoas.

SECRETÁRIO DE CIDADES CUMPRE AGENDA EM BRASÍLIA

O secretário estadual das Cidades, Joaquim Cartaxo, estará em Brasília nesta quarta e quinta-feiras participando da XIII Reunião do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades). Na pauta do encontro, a realização da III Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerá de 25 a 29 de novembro próximo, em Brasília. Além disso, também serão dados informes sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Plano Plurianual (PPA) do governo federal. O Conselho Nacional das Cidades é formado por representantes dos poderes públicos federal, estadual e municipal, do movimento popular, empresários, trabalhadores, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e organizações não-governamentais.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da SeCidades)

SECRETÁRIO DE JUSTIÇA AUTORIZA OBRAS DE REFORMA DO IPPS

Vai custar cerca de R$ 1,1 milhão a reforma do Instituto Penal Paulo Sarasate, o maior presídio do Estado situado na cidade de Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). O serviço deve durar cerca de cinco meses e priorizará recuperação dos pavilhões 7 e 8 que foram destruídos quando da última rebelião ali anotada, em 24 de julho deste ano.

Nesta terça-feira, o secretário da Justiça e Cidadania do Estado, Marcos Cals, levou a imprensa para observar a situação do IPPS. O quadro é de pavlhões destruídos e precisando de muitos reparos. As obras de reforma foram iniciadas nesta terça-feira ainda e só na primeira etapa deve consumir algo em torno dos R$ 380 mil, segundo o secretário.

SERVIDORES DA UFC ENCERRAM GREVE E DOCENTES PODEM CRUZAR OS BRAÇOS

Servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Ceará encerraram nesta terça-feira a greve de cerca de 100 dias. A categoria conseguiu a garantia do governo federal de implantação de um plano de saúde até novembro próximo, além de um novo plano de cargos, carreiras e salários gradualmente implementado até 2010.

Já os professores da UFC decidiram que dia 13 próximo podem adotar o estado de greve. A categoria também luta por um novo plano de cargos, carreiras e salários.

Quer dizer: termina uma greve, começa outra. E assim caminha a educação superior neste País.

NA CÂMARA, MENSAGEM CRIANDO PASTA DE DIREITOS HUMANOS. GLÓRIA DIÓGENES COTADA

Já está na Câmara Municipal de Fortaleza a mensagem que cria mais uma secretaria na administração de Luizianne Lins (PT): Direitos Humanos. Luizianne havia dado essa informação na semana passada para a Coluna Vertical, do O POVO.

Glória Diógenes, atual presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), é um dos nomes fortes para a área, mas há resistências por conta do bom trabalho que ela vem realizando na pasta atual.

A prefeita Luizianne Lins tem pressa em aprovar a nova secretaria.

A CPMF NA ÓPTICA DO MINISTRO PATRUS ANANIAS

Do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, em defesa da prorrogação da CPMF:

“CPMF é um imposto justo, porque é proporcional e a aplicação é dirigida aos pobres”.

EM VISITA AO NORDESTE, LULA VOLTA A PROMETER FERROVIA TRANSNORDESTINA


No seu discurso em Suape, nesta terça-feira, o presidente Lula voltou a prometer que fará rodar a ferrovia transnordestina, já lançada oficialmente desde junho de 2006. Ele até chegou a andar de trem emprestado pelo governo de Lúcio Alcântara na região de Milagres (Cariri).

“A transnordestina é uma questão de honra para mim. Ela vai sair. Não tenham dúvida que ela vai sair”, afirmou. “A obra vai acontecer, prepare-se Eduardo”. Lula deu a entender que tomará alguma medida, mas não adiantou qual. “Nós vamos resolver, pois chegou o momento de aproveitar todas as oportunidades”, prometeu.

Entre os que estavam com Lula, uma figura bem conhecida: 0 ex-presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti.

(Este Blog com Jornal do Commercio/Foto Arquivo)

LULA PROMETE NO RECIFE UMA MURALHA DA CHINA EM OBRAS


No discurso que realizou em Suape, nesta terça-feira, o presidente Lula comparou os desafios do crescimento a uma muralha da China e culpou, mais uma vez, os adversários pelos problemas enfrentados econômico pelo país no passado recente. Antes, já havia se apresentado como pai da estabilidade. Não deu uma única palavra sobre o mensalão. “Eu estou vivendo um momento muito especial em minha vida. Não porque tenha feito tudo. Pelo contrário. Temos uma verdadeira muralha da China para construir e estamos só no começo”, comparou, durante ato em que marcou o início das obras da futura refinaria pernambucana.

“O problema é que, nos últimos 30 anos, os governadores pensaram em tudo, menos no Brasil, na nação respeitada internacionalmente, em colocar o povo em primeiro lugar”, afirmou. A referência aos 30 anos está relacionada com o tempo em que a Petrobras construiu a última planta de refino. Na comparação com os adversários, Lula também disse que há mais de 20 anos não se constrói um novo alto forno no Brasil. A referência está ligada a promessa de construção de uma siderúrgica no Ceará. “Ainda falta muito para chegar lá, mas não pensem que é fácil a decisão de fazer uma refinaria no Nordeste, uma siderúrgica no Nordeste. Não pensem que é fácil fazer uma transnordestina. Há muita gente trabalhando contra o Nordeste. Eles acham que o Nordeste não faz parte do Brasil. Eles acham que o Nordeste nasceu para emprestar pedreiros e lavadores de carros para as regiões mais ricas”, declarou.

(Este Blog com matéria e foto do Jornal do Coommercio)

SHOPPING IGUATEMI É MULTADO POR FERIR DIREITOS DO CONSUMIDOR. EM SÃO PAULO

E o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) condenou, nesta terça-feira, o Shopping Iguatemi por firmar contratos que prejudicam outros shoppings. O Iguatemi assinou contratos de exclusividade com algumas lojas e determinou ainda um raio dentro do qual novas lojas não poderiam ser abertas. O conselho entendeu que a prática prejudica a concorrência e multou o Iguatemi em 2% do seu faturamento de 1996, ano anterior ao da instauração do processo.

Calma. O caso é com o Iguatemi de São Paulo, que pertence ao irmão do tucano Tasso Jereissati, empresário Carlos Francisco.

(Rádio O POVO/CBN)

CARAVANA DO PSB DO CEARÁ PASSOU POR VEXAME EM BRASÍLIA

Um despertar, no mínimo, desconfortável. Cerca de 300 hóspedes e moradores do Hotel Nacional, no Setor Hoteleiro Sul, de Brasília, foram despejados de seus quartos, no último fim de semana. Oficiais e promotores da 16ª Vara Civil do Tribunal de Justiça do Distrito Federal executaram uma ação de reintegração de posse movida pelo Banco Rural, proprietário do imóvel, contra o Grupo Canhedo, atual administrador do hotel. Bastante conhecido por hospedar lideranças políticas e celebridades, o Hotel Nacional é um dos mais tradicionais do DF.
Hóspedes e moradores precisaram deixar os quartos rapidamente. Avisados por notificações colocadas por baixo da porta, pelo telefone do hotel ou pelo chamado dos oficiais de justiça, eles deixaram local com muita revolta. Transportados por ônibus ou táxis, os despejados foram encaminhados a outros hotéis da cidade.


No grupo, uma caravana do PSB do Ceará que ali participava de congresso nacional. Nela, o vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda. Também o ex-deptuado federal Gonzaga Mota. Motivo: dívida de mais e R$ 2 milhões que o Banco há três anos tenta receber. O hotel é administrado por Mauro Jucá, ex-gerente da Vasp Fortaleza que, com liminar, suspendeu tempos depois o despejo.

Confira o episódio aqui

TCM É CRITICADO, REAGE E ANUNCIA NOVAS INSPEÇÕES

Pelo visto, a paulada que a cúpula do Tribunal de Contas dos Municípios levou do colunista Fábio Campos, na edição do O POVO desta terça-feira, mexeu com a turma dessa corte: o órgão anuncia maîs três municípios que passarão por inspeção de contas referentes a 2006. Não, não entrou Fortaleza. São eles: Beberibe, Chorozinho e Mulungu. Esses municípios têm anotado atrasos no envio dos demonstrativos mensais.


Ah, a paulada do Fábio no TCM você confere aqui. E tira suas conclusões.

NASCE UM BLOG CEARENSE E JORNALÍSTICO SOBRE CARROS E CORRIDAS

O jornalista Robério Lessa está com Blog especializado em carros, corridas e velocidade. Para o nosso querido amigo, boa sorte.


Para acessar, ou melhor, estacionar clique aqui

P-SOL AVISA - DISPUTARÁ EM FORTALEZA PARA SER OPÇÃO DE MUDANÇAS QUE LUIZIANNE NÃO FOI


"Nós teremos candidato a prefeito de Fortaleza", avisou, nesta terça-feira, o presidente regional do P-Sol, advogado Renato Roseno, fazendo questão de mandar um recado para o presidente do Imparh, Acrísio sena: o P-Sol vai mostrar que é um partido de idéias e que conseguirá atrair o apoio da esquerda que está decepcionada com o modo Luizianne Lins de governar. Conforme ele, atrelado a forças antes aliadas do ex-prefeito Juraci Magalhães.

Renato Roseno diz que o P-Sol deverá apresentar um nome em condições de empolgar e de atrair movimentos populares e forças que ficaram esquecidas no cenário político da Capital. Um cenário, na sua avaliação, dividido entre conservadores e uma esquerda que não atende às necessidades do eleitorado que apostou em renovação.

Ele só não disse que nome o partido indicará para a disputa.
Foto (Alex Costa)

RENAN E SCHINCARIOL - DEFESA TERMINA NESTA TERÇA-FEIRA

Termina nesta terça-feira o prazo para que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), apresente defesa por escrito e provas ao Conselho de Ética a respeito de um outro processo a que responde por quebra de decoro parlamentar. Nesse, ele é acusado de ter utilizado seu mandato para beneficiar a cervejaria Schincariol.

O pedido de investigação partiu do P-Sol da ex-senadora Heloísa Helena e tem como base matérias publicadas pela Veja. Segundo a revista, Renan teria utilizado prestígio político para beneficiar a Schincariol na quitação de dívidas junto ao INSS e Receita Federal depois de a cervejaria ter pagado R$ 27 milhões por uma fábrica de refrigerantes de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL), que, de acordo com a matéria, estava falida e com preço em baixa.

(Rádio O POVO/CBN)

INVEJINHA - LULA DÁ LARGADA ÀS OBRAS DA REFINARIA DE PERNAMBUCO


E o presidente Lula participará, nesta terça-feira, no Recife (PE), da cerimônia que marcará, a partir das 10 horas, o início das obras da Refinaria Abreu e Lima. A cerimônia contará com as presenças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e do diretor de Abastecimento da companhia, Paulo Roberto Costa. Em Pernambuco, as obras da refinaria Abreu e Lima serão iniciadas com os trabalhos de terraplenagem do local. A nova unidade utilizará petróleo pesado do Brasil e da Venezuela, países com grandes reservas desse tipo de óleo. Com capacidade para processar 200 mil barris de petróleo por dia, a refinaria deverá produzir, anualmente, cerca de 814 mil m³ de nafta de petroquímica, 322 mil toneladas de GLP (gás de cozinha), 8,8 milhões de toneladas de diesel e 1,4 milhão de toneladas de coque de petróleo.

Por aqui, nós ficamos a contemplar um projeto que, tecnicamente, seria nosso. Como perdemos, veio a tentativa de compensação denominada de siderúrgica. O empreendimento, no entanto, virou longa novela. O final feliz? Ainda incerto.

PT RESPEITA CIRO, MAS QUER REIVINDICAR A CABEÇA DE CHAPA, AVISA JOSÉ AIRTON


O deputado federal José Airton (PT) afirmou, nesta terça-feira, que é legítimo o direito do Bloco da Esquerda formado pelo PDT-PSB-PCdoB e outras legendas menores apontarem o deputado federal Ciro Gomes (PSB) como postulante à presidência da República em 2010. Ontem, em São Paulo, esse bloco lançou o ex-ministro como opção para suceder Lula. "O PT não vai tentar disputar com o bloco. Nós vamos tentar viabilizar a construção de uma unidade política para que a base aliada esteja junta no processo sucessório", afirmou o parlamentar.

José Airton lembrou que o assunto mexe com os partidos, mas que as atenções do momento estão mais voltadas para a disputa municipal de 2008, a base da disputa presidencial. "Agora, não tenho dúvidas de que em 2010 a base aliada vai unida e com um nome único. Evidente que o PT tem grandes nomes. Agora, o PT, assim como os maiores partidos do País como PMBB e outros, tem o direito de reivindicar a cabeça de chapa".

O parlamentar reiterou, no entanto, ser cedo para o debate sucessório presidencial "porque isso vai depender da disputa 2008 e também como se encontrará o governo federal na conjuntura de 2010".

SEFAZ DIVULGA: ARRECADAÇÃO DE ICMS EM AGOSTO SUPERA R$ 300 MILHÕES


A arrecadação estadual de ICMS em agosto último foi da ordem de R$ 338 milhões. Anunciou, nesta terça-feira, o secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, qualificando o resultado como "mais um recorde obtido pelo novo modelo de gestão implantado desde janeiro de 2007". Conforme o secretário, houve um crescimento de 9% no período janeiro-agosto deste ano com relação a igual período do ano passado.

Mauro Filho disse que essa arrecadação inclui a compensação da dívida deixada pelo governo anterior, na faixa dos R$ 81 milhões de créditos de exportação, além de R$ 200 milhões de ICMS da importação do diesel, o que está sendo compensado na atual gestão. "Isso quer dizer que se somarmos o que arrecadamos hoje, teríamos que acrescer esses R$ 281 milhões e aí dariamos crescimento real de arrecadação e aí nesse percentual teríamos 15% e, com certeza, seria o maior percentual do Brasil".

O secretário disse que a arrecadação é só de ICMS, dentro do esforço do governo estadual de dobrar investimentos. Hoje esse patamar é da ordem de R$ 300 milhões/ano com recursos próprios, mas o esforço é dobrar esse valor nesses quatro anos", afirmou Mauro Filho, antes de seguir nesta terça-feira para Brasília, onde participará de mais uma reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O tema: a proposta de reforma tributária do goerno Lula e reivindicações dos governadores do Nordeste que, ontem, no Recife, decidiram reforçar lutar contra desigualdades regionais na liberação da verba federal.

BLOCO DE ESQUERDA APOSTARÁ EM CIRO GOMES 2010

"Embora chamando de "desserviço" a decisão do PT de anunciar candidatura própria em 2010, PSB, PC do B e PDT oficializaram ontem em São Paulo o "Bloco de Esquerda" e ameaçaram lançar o ex-ministro Ciro Gomes (PSB-CE) como candidato à Presidência. A coalizão (que inclui ainda PMN, PRB e PHS) será testada em 2008 com vistas a 2010.
Recebido aos gritos de "Bloco de Esquerda é solução; Ciro Gomes presidente da Nação", o ex-ministro disse estar certo de que o PT lançará candidato à sucessão de Lula: "Nós, como avaliadores da vida, temos certeza que o PT terá seu candidato. Não me surpreende".

Para o assinante da Folha ler mais aqui

SENADORA PATRÍCIA SABOYA - FALTA GESTÃO EM FORTALEZA


Eis nota da Coluna Vertical, do O POVO desta terça-feira, bem sintomática do processo sucessório 2008 em Fortaleza:

QUESTÃO DE GESTÃO

Senadora Patrícia Saboya já não só fala mais que tem vontade de ser prefeita de Fortaleza um dia. Ela quer fomentar o debate sobre os problemas da cidade, baseada na tese de que, apesar da boa vontade, falta gestão. "Falta gestão, um olhar diferenciado pra essa cidade e pro nosso povo", diz Patrícia, não poupando: "Fortaleza precisa ser mais cuidada".

CRISE NA SAÚDE - JUSTIÇA MANDA ESTADO E PREFEITURA CONTRATAREM MAIS PROFISSIONAIS

"Cinco dias. Esse foi o prazo dado pelo juiz de Direito da 6ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso Pires Nogueira, para que o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza contratem os serviços de médicos cirurgiões cardiovasculares, torácicos e anestesiologistas a fim de que seja restabelecido esse tipo de atendimento médico-hospitalar em toda a rede de saúde pública e privada conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), em Fortaleza. O descumprimento da ordem judicial acarretará em multa diária de 50 salários mínimos e prisão para os responsáveis. Os cirurgiões cardiovasculares e torácicos deixaram de atender nos hospitais conveniados ao SUS na Capital há quase dois meses, sobrecarregando o Hospital de Messejana, especializado nesse tipo de atendimento. A determinação da 6ª Vara da Fazenda Pública atendeu a uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela proposto na semana passada pela promotora de justiça Isabel Porto, titular da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública. Na ocasião, o magistrado estabeleceu um prazo de 72 horas às autoridades para que se manifestassem acerca da condição de pagamento dos cirurgiões."

Do Jornal O POVO leia mais aqui

CASO RENAN - PROCESSO DEVE IR A PLENÁRIO EM 15 DIAS

Responsável pela condução das representações contra Renan Calheiros (PMDB-AL), o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), informou ao blog que levará o primeiro processo à votação no plenário do Senado em, no máximo, 15 dias. Ele estima que a decisão deve ocorrer na sessão do dia 18 de setembro, uma terça-feira. O voto será secreto. Eis o roteiro do desfecho do processo, segundo as previsões de Tião Viana: “O Conselho de Ética deve tomar a sua decisão nesta quarta-feira (5). O Caso vai à CCJ [Comissão de Constituição e Justiça]. Ali, a tramitação é de cinco dias...”

“...Ou seja, o senador Marco Maciel [presidente da comissão], pode colocar o processo em votação já na quarta-feira (12) da semana que vem. Mandarei publicar no Diário do Congresso imediatamente. Poderíamos votar no plenário no dia seguinte, quinta-feira (13). Mas pode haver alguma dificuldade de quórum. Neste caso, vou agendar a votação para a terça-feira (18) subseqüente”. Tião Viana trabalha com a perspectiva de que o grupo de Renan Calheiros não criará dificuldades. Baseia-se numa evidência: “Creio que o senador [Renan] está decidido a arriscar tudo no plenário, onde tem chances de ser absolvido. Eu, pessoalmente, acho que ele tem boas chances [de salvar o mandato] no plenário. Vai contar inclusive com votos do DEM e do PSDB.”

Do Blog do Josias de Souza leia mais aqui

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

ALÔ, DEFENSORES! PROPOSTA DE AUTONOMIA FINANCEIRA E DE GESTÃO NA PAUTA DA CÂMARA

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 487/05, do ex-deputado Roberto Freire e que trata das atribuições da Defensoria Pública, está de volta à pauta da Câmara. A discussão tem sido adiada a pedido do governo por conter pontos polêmicos, mas, durante a reunião de líderes realizada na semana passada, foi colocada como prioridade. Entre as mudanças, o projeto prevê que os defensores só possam perder o cargo após decisão judicial transitada em julgado. A Defensoria Pública é o órgão encarregado de prestar, gratuitamente, assistência jurídica integral às pessoas carentes. Pela lei, é dever do Estado a defesa dos cidadãos que não possuem condições econômicas para pagar um advogado. Segundo dados da Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep), cerca de 80% da população brasileira necessita da ajuda dos defensores.

A PEC faz um detalhamento da autonomia administrativa, funcional e financeira que as defensorias públicas dos estados conseguiram com a Emenda Constitucional 45/2004, a da reforma do judiciário. Com a proposta, serão definidas questões institucionais como a eleição do defensor público-geral da União e as garantias dadas aos defensores. Entre elas, a vitaliciedade após três anos no cargo."


Saiba mais aqui

TREMORES DE TERRA NA ÁREA DA BARRAGEM DO CASTANHÃO SERÃO DEBATIDOS EM BRASÍLIA


Por solicitação do deputado federal José Nobre Guimarães (PT), o açude Castanhão (253 Km de Fortaleza), com capacidade de represar 6,7 bilhões de metros cúbicos de água, será tema de audiência pública nesta terça-feira, a partir das 14 horas, na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. Guimarães explica que a iniciativa é necessária porque a obra está sendo objeto de preocupação para a sociedade cearense, e, especialmente, para a população residente nos municípios à jusante da barragem.

“A causa da apreensão é a ocorrência de tremores de terra, com intensidade de até 2,3 na escala Richter, que podem vir a comprometer a estrutura da barragem”, explica o parlamentar. Para ele, é necessário ouvir o órgão responsável, assim como técnicos especializados tanto na área da engenharia como da geologia, além da empresa que elaborou o EIA/RIMA da obra. Estão com presenças confirmadas na audiência: o diretor geral do Departamento de Obras Contra a Seca (Dnocs), Elias Fernandes Neto; presidente da construtora andrade Gutierrez, Rogério Nora de Sá; e o professor da Universidade Federal do rio Grande do Norte, Joaquim Mendes.

ENCONTRO DO RECIFE - CID GOMES QUER UNIÃO ARCANDO COM NOVOS INCENTIVOS


"Os estados do Nordeste querem o fim da guerra fiscal, mas defendem que a conta fique com o Governo Federal.Os governadores defendem que a União arque com os novos incentivos e que crie instrumentos para auxiliar os estados nos contratos firmados anteriormente na Região. "Já que é o Governo Federal quer acabar com a renúncia, ele é quem tem que assumir ônus", disse, nesta segunda-feira, no Recife, o governador do Ceará, Cid Gomes. Para o presidente da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), Armando Monteiro Neto, a União precisa se movimentar para assegurar os instrumentos da reforma tributária o mais rápido possível. "O crescimento econômico oferece um espaço para que os custos desta reforma sejam absorvidos. Todos concordam com o desenho da reforma. Ao abdicar dos instrumentos, queremos que se faça o surgimento dos outros instrumentos de renúncias ficais federais e garantir a continuidade e a percepção dos desníveis regionais", disse.

Apesar de consentirem com relação as necessidade da reforma tributária, os governadores do Nordeste não chegaram a um consenso no que se refere ao fim da guerra fiscal."Não se tem consenso sobre as novas políticas de desenvolvimento para o Nordeste. A renúncia fiscal é melhor que nada. Este é o único instrumento de desenvolvimento regional que vem sendo feito por aqui", afirmou o governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB).
Este Blog com Blog da Folha de Pernambuco/Foto - Andréa Rêgo Barros, da Folha PE)

ALELUIA! MINISTRO TEMPORÃO CONSEGUE R$ 2 BIlHÔES A MAIS PARA SAÚDE


"O Ministério da Saúde contará com R$ 2 billhões a mais no orçamento deste ano, que era de R$ 43 bilhões. Foi o que acabaram de anunciar os ministros Guido Mantega, do Planejamento, e José Gomes Temporão, da Saúde. Os R$ 2 bilhões servirão para o reajuste da tabela do SUS e dos tetos salariais dos servidores da área da Saúde.

No início da semana passada, os R$ 2 bilhões foram anunciados como certo pelo ministério da Saúde. Aí Mantega avisou que não era bem assim, que precisava estudar melhor a questão, etc e tal. Deve ter estudado rapidinho. Foi mais uma vitória do ministro Temporão - aquele que está se saindo melhor do que a encomenda. Um dos poucos, por sinal."

Este Blog com o Blog do Noblat
E mais: Comemore com a Oração de Nossa Senhora da Saúde aqui, pois dinheiro saindo nesse governo é milagre. Ela pode ser enviada, inclusive, para o Lula.