sábado, 4 de agosto de 2007

A PREFEITA E O CASO DO GINÁSIO NO PÓLO DE LAZER DA SARGENTO HERMINIO

Sobre o alerta dado pelo professor José Sales (UFC) no que diz respeito ao "crime ambiental" que a prefeitura cometerá contra o Pólo de Lazer da Avenida Sargento Hermínio, caso construa um ginásio poliesportivo no local, a prefeita Luizainne Lins, em contato com este Blog, neste sábado, esclarece:

A intenção da prefeitura é a melhor possível para com a população. É oferecer equipamentos de lazer, mas também respeitando a natureza. Ela adianta que vai observar se essa obra consta como proposta do Orçamento Participativo. Disse também que se houver a constatação de que o projeto pode causar danos, não terá o menor problema mandar rever a situação. Lembra que sua gestão é aberta, democrática e, portanto, interessada no bem da coletividade.

- "Não terei o menor problema de rever o projeto", assegurou a prefeita.

PROFESSOR ALERTA SOBRE CRIME AMBIENTAL NO PÓLO DA SARGENTO HERMÍNIO

"O professor do curso de arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Sales, denuncia a construção do ginásio na área do Pólo de Lazer da Sargento Hermínio como "um crime ambiental". Ele afirma que o bosque é a única área de preservação situada na região da Secretaria Executiva Regional (SER) I, além de ser a maior área verde na bacia hidrográfica do riacho Alagadiço. "Parte dessa área está muito degradada e já sofreu várias ocupações". O professor relata que, na proposta da obra, quase dois terços da arborização existente seria removida para dar lugar ao ginásio. "São espécimes adultas, algumas com 30 anos de idade, que já estavam lá quando a área foi instituída como bosque". Criado por decreto municipal em 1976, o bosque localiza-se oficialmente no bairro do São Gerardo/Alagadiço e possui área de 39.259,53 m2 (4 hectares), caracterizando-se como Zona de Preservação Paisagística."

Do O POVO leia mais aqui

MORTOS DO VÔO DA GOL FORAM ATACADOS POR "ABUTRES"

"Os corpos das vítimas da tragédia do vôo 1907, envolvendo um avião da Gol, em 29 de setembro do ano passado, foram pilhados. Documentos importantes de alguns dos 154 mortos estão sendo usados hoje por falsários - um deles utilizou esses documentos no contrato de um empréstimo, no mês passado, em uma financeira de Brasília, para comprar um carro por R$ 20,4 mil. Tão grave e impressionante quanto o uso criminoso dos documentos pessoais é o caso do celular de uma das vítimas que, dez dias depois do acidente, quando só tropas das Forças Armadas trabalhavam no local da queda do Boeing, apareceu em um subúrbio do Rio.

Por ter caído nas mãos de um revoltado e curioso "consertador" de celulares, o aparelho virou pivô de uma cena tétrica: sem que o corpo da mulher tivesse sido localizado e resgatado, o viúvo recebeu uma ligação feita a partir do celular dela. Do outro lado, uma voz masculina chamou-o pelo apelido de "Pretinho", uma maneira carinhosa pela qual era tratado pela mulher morta."

(Agência Estado)

CEARÁ PERDE, MAS TORCEDOR VIBRA COM NARRAÇÃO

O Ceará perdeu de virada para o Brasiliense neste sábado (3X2), em partida válida pela Série B do Brasileirão mas, mesmo torcedores dessa equipe, não ficamos tão tristes assim.

Valeu a pena assistirmos ao jogo pela TV Verdes Mares (Canal 10) com a narração do jovem Antero Neto. Seguro, bom visual e com poucas falhas, foi a melhor surpresa para o torcedor da emissora. O moço, no entanto, já é figura conhecida nas transmissões pela TV a cabo.

Reiteramos: perdemos o jogo, mas ganhamos o bom trabalho desse rapaz. Parabéns, Antero.

NELSON JOBIM COM AUTONOMIA PARA MUDAR COMANDO DA INFRAERO NOS ESTADOS

A Veja desta semana informa que a autonomia para as nomeações do Ministério da Defesa, condição imposta por Nelson Jobim a Lula para aceitar o posto, inclui não apenas a presidência e as diretorias da Infraero mas também as superintendências regionais – hoje em mãos de petistas e sindicalistas ligados ao partido.

No Ceará, a superintendência da Infraero está nas mãos de Wellington Santos, um jovem ligado ao PT, mas, por questão de justiça, bom lembrar que competente e homem do diálogo.

VEJA CONTA A HISTÓRIA DE UM "LARANJAL" DE RENAN CALHEIROS


"O presidente do Senado usou laranjas e pagou 1 milhão em dinheiro vivo, parte em dólares, para virar sócio oculto de uma empresa de comunicação em Alagoas". Eis a introdução de reportagem da Veja. É mais lenha na fogueira preparada para Renan que, com a tragédia do Airbus da TAM esfriando no noticiário, volta a ser a bola da vez. Os diálogos das caixas-pretas desse vôo também são detalhados na revista.

UFA! E OS CARROS DO RONDA DO QUARTEIRÃO JÁ ESTÃO A CAMINHO

"Os primeiros carros para o programa Ronda do Quarteirão chegam na próxima semana a Fortaleza. Internamente, o Governo do Estado trabalha com o prazo de 20 de agosto para começar o piloto do programa em cinco áreas da Região Metropolitana de Fortaleza. A informação foi divulgada, ontem, pelo governador Cid Gomes (PSB), no Palácio Iracema. Os carros, de modelo Hilux, já estão vindo em uma carreta de São Paulo para Fortaleza. A Ronda do Quarteirão é o programa carro-chefe da administração Cid Gomes. "Não é uma data oficial, estamos trabalhando com a data do dia 20 de agosto. É uma data interna. Estou lhe dizendo, mas não estou assumindo o compromisso", afirmou Cid. As regiões que serão escolhidas para o início do programa, segundo ele, ainda estão sendo estudadas. "Vão ser áreas com perfis bem distintos: uma área de classe alta, de classe média, uma área de trabalhador qualificado, uma na Região Metropolitana e uma área pobre para que a gente possa ver quais os ajustes em cada uma delas", afirmou."

(Jornal O POVO)

PASTORAL DA TERRA REALIZA MAIS UMA ROMARIA POR REFORMA AGRÁRIA

"Os romeiros vão chegar à Capital no comecinho da manhã deste domingo. São grupos da maioria das cidades do Interior que serão acolhidos por comunidades de 40 bairros de Fortaleza. Às 6 horas, está programado o café da manhã para todos os peregrinos da 13ª Romaria da Terra que, este ano, terá como tema: "Somos Terra, Somos Água, Somos Vida". A expectativa da Comissão Pastoral da Terra, organizadora do evento, é de que compareçam em torno de 15 mil pessoas. Na Romaria da Terra, os participantes cumprem votos, pagam promessas, fortalecem a fé para continuar a caminhar em busca dos direitos à terra como espaço de trabalho e de cultivo do alimento, como lugar de moradia e comunhão com a natureza. "É um momento de partilha entre os irmãos da Capital com os do Interior. Uma troca de experiências, um grande encontro celebrativo de irmãos do campo e das periferias de Fortaleza", completa Lia Lima, secretária executiva da Comissão Pastoral da Terra (CPT-CE)."

(Jornal O POVO)

CASOS DE DENGUE NO CEARÁ SUPERAM OS 17 MIL

O Ceará já registra neste ano mais de 17 mil casos de dengue. Segundo boletim divulgado nesta desta sexta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado, a ordem é reforçar campanha de combate ao mosquito aedes aegipt e apostar na conscientização da população. Em termos de dengue hemorrágica, foram confirmados 178 casos.

Na próxima segunda-feira, o cantor Falcão, o mais novo garoto-propaganda de campanha contra a dengue no Estado, percorrerá pontos de Fortaleza como escolas para falar sobre a importância de se prevenir contra o moquisto.

SECRETÁRIA VAI À ASSEMBLÉIA EXPOR MUDANÇAS NO FUNDO DE COMBATE À POBREZA


A secretária do Planejamento e Gestão Pública do Ceará (Seplag), Silvana Parente, estará na próxima segunda-feira na Assembléia Legislativa. Ela vai expor as novas diretrizes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (fecop), qeu antes pertencia à pasta do Desenvolvimento Social e passou para o controle da Seplag.

Silvana Parente comparecerá a uma audiência pública, atendendo a um pedido da Comissão de Agropecuária e Recursos Hídricos da Assembléia. Ali, explicará detalhadamente como estão sendo redefinidos os critérios do Fecop para que se torne mais eficiente.

LULA PODE DEMITIR DIRETORIA DE AGÊNCIAS REGULADORAS

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem autoridade para demitir a direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e das demais agências reguladoras, se considerar necessário. A avaliação é do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Eros Grau, que participou nesta sexta-feira, 3, do 1º seminário Justiça e Economia, cujo tema foi "Segurança e Desenvolvimento Econômico", organizado pelo Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) e pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (Etco), na capital paulista.

Citando o artigo 84, inciso II, da Constituição Federal, o ministro explicou que as agências reguladoras são repartições públicas subordinadas à chefia da administração, que pertence à Presidência da República. "Os diretores das agências são meros subordinados do presidente da República. Ele pode, de acordo com a constituição, e deve, se necessário, demitir. Em suma, ele é o chefe da administração superior", afirmou".

Clique mais aqui

sexta-feira, 3 de agosto de 2007

PSB COMEMORA 60 ANOS DE BRASIL


"O Partido Socialista Brasileiro (PSB) comemora, no próximo dia 6 de agosto, 60 anos de luta pela construção da democracia e do socialismo no País. No entanto, antes mesmo da criação oficial do PSB, em 1947, seus partidários já militavam em prol da redução das desigualdades sociais, desde o início do século passado, quando integravam o bloco da "Esquerda Democrática”.

Já naquele tempo, o Partido defendia direitos que hoje são realidade no País, como o voto das mulheres, as férias dos trabalhadores, a assistência médica e social, a liberdade sindical e o divórcio, entre outros. Em 1965, o PSB foi extinto pela Ditadura Militar, atuando na clandestinidade durante 20 anos. Até que, em 1985, um manifesto encabeçado pelos antigos fundadores do PSB reorganizaram o partido em todo o país.

(Por Rocélia Santos)

ONG REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS CRITICA LULA E PT POR FALAREM EM CONSPIRAÇÃO

E a ONG Repórteres sem Fronteiras mandou carta para o presidente Lula e a cúpula do Partido dos Trabalhadores. Nela, critica a teoria da conspiração. Lula e o PT têm dito que a "direita" e "setores da mídia" estariam gerando no País esse tipo de clima. Confira:

"Exmºs Srs. Luís Inácio Lula da Silva, presidente da República Federativa do Brasil, e Ricardo Berzoini, presidente do Partido dos Trabalhadores,

Repórteres sem Fronteiras manifesta sua preocupação sobre as conseqüências da decisão adotada no dia 31 de julho pela Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), convocando detentores de mandatos públicos à mobilização contra uma 'grande ofensiva da direita aliada a certos setores da mídia contra o PT e o governo do presidente Lula', fundador do partido. Gléber Naine, responsável pela comunicação do PT, destacou o canal de televisão privado TV Globo e os diários Correio Braziliense, O Estado de São Paulo, O Globo e Folha de São Paulo como veículos que 'nunca fizeram antes oposição a um governo como o fazem agora'. Esta decisão nos parece inoportuna e sem fundamento. De um lado, se é verdade que a mídia privada do país não poupou críticas ao presidente Lula e seu governo quando de sua chegada ao poder, a relação entre o governo federal e a imprensa evoluiu de forma favorável desde então. Por outro lado, os veículos citados não deixaram de criticar representantes dos partidos de oposição citados em casos de corrupção, abuso de poder e fraude.

É nosso dever lembrar, contudo, que a revelação, às vésperas das eleições de outubro de 2006, de um escândalo envolvendo membros do PT - que tentaram comprar um falso dossiê contendo acusações contra candidatos de oposição - provocou a reação de militantes do partido contra a imprensa. Na ocasião, os demais partidos representados no Congresso que tomaram parte nessas manifestações também tiveram parte na responsabilidade pelas agressões dirigidas contra a mídia, para as quais não servem de justificativa as alianças políticas vigentes. A resolução que o PT acaba de aprovar ocorre poucos dias após a ampla cobertura pela mídia das manifestações que se seguiram após a catástrofe aérea no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17 de julho, e as vaias dirigidas ao presidente Lula por ocasião da abertura dos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro. Tais manifestações devem ser vistas como uma crítica sistemática às autoridades de Brasília? Deveria a imprensa se calar diante desses eventos, deixando-os passar de forma despercebida? É possível responsabilizar a mídia pela insatisfação provocada pela emoção coletiva decorrente da tragédia de Congonhas? Repórteres sem Fronteiras vem por meio desta chamar as autoridades de governo ao bom senso. A decisão do PT não nos parece em acordo com um partido democrático. Ela não pode senão alimentar o rancor, e deve ser reconsiderada. À espera de que nossas considerações sejam ouvidas, queira, Exmº Sr. presidente, receber os nossos votos da mais alta estima e consideração.

Robert Ménard
Secretário Geral"

DIRIGENTE DIZ QUE PT DO CEARÁ JÁ É O SEGUNDO DO PAÍS EM TERMOS DE DELEGADOS

O secretário nacional de organização do Partido dos Trabalhadores, Romênio Pereira, participou nesta sexta-feira, em Fortaleza, no Hotel Amuarama, de encontro do Movimento PT. Tratra-se de uma corrente do partido que vem questionando ações da atual base do partido e que reclama não ter espaços na legenda.

O Movimento PT, segundo Romênio, vem crescendo em todo o País e no Ceará conta com o apoio do deputado federal José Airton. Ele informou que veio a esta Capital para reunião com a corrente, mas também para acompanhar o congresso estadual petista que, neste fim de semana, ocupará espaços no Centro Social Urbano Presidente Médici.

Romênio deu uma informação: "Nacionalmente. o Ceará é hoje o segundo estado em termos de delegados para o congresso nacional petista" que ocorrerá, ainda neste semestre, em Brasília. Hoje o PT do Ceará só perde para São Paulo. Os deputados federais José Nobre Guimarães e José Pimentel detém o maior número de delegados, 52%. A prefeita Luizianne Lins, 12%

EUNÍCIO CHEGA PARA COMANDAR MAIS UM ENCONTRO REGIONAL DO PMDB

O PMDB fará encontro regional na cidade de Itapiúna (Maciço de Baturité) neste sábado. Para comandar a reunião desembarcou na tarde desta sexta-feira o presidente regional do partido, deputado federal Eunício Oliveira.

Ainda no Aeroporto Internacional Pinto Martins, Eunício revelou que esse tipo de encontro objetiva animar as bases e começar a organizar o PMDB de olho nas eleições municipais. "O PMDB trabalha para ter candidato na maioria dos municípios", disse Eunício.. Sobre Fortaleza, informou ainda estar cedo para definições e que o assunto passará por uma boa disucssão entre partidos da base aliada de Lula no Estado.

FIEC OFERECE ALMOÇO PARA CONSULTOR DA ONU

O presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fec), Roberto Mcedo), ofereceu nesta sexta-feira, na Casa da Indústria, em Fortaleza, um almoço para Mister Stuart Gilman, chefe da Unidade Anti-Corrupção da ONU, e para o secretário da Controladoria e Ouvidoria do Estado, Aloísio Carvalho.

Na ocasião, Macedo colocou à disposição de Mister Gilman a estrutura da entidade para ações que possam dar condições de aprimorar o Estado e fazer com que entidades como a Fiec tenham condições de acompanhar a evolução do desempenho das estruturas administrativas, dentro do caráter da vigilância cidadã.

Stuart Gilman está em Fortaleza dentro de visita que faz ao Brasil com o objetivo de conhecer as estratégias de combate à corrupção. Ele repassa experiências de quem atuou na área em países da África, Ásia e Europa.

GUIMARÃES DIZ QUE PT É INDEPENDENTE PARA CRITICAR, MAS NÃO PARA FAZER OPOSIÇÃO


E o deputado federal José Nobre Guimarães (PT), que mbilizará a maioria dos delegados do partido para o encontro estadual deste sábado e domingo no Centro Social Presidente Medici, em Fortaleza, declarou para este Blog: "O encontro vai discutir a situação do PT do Ceará, as eleições do ano que vem, mas principalmente reafirmar algumas posições. Nós deveremos manter o apoio ao governo Cid Gomes e também assegurar a manutenção do bloco dos aliados na Assembléia".

O PT conta com correntes que defendem o partido autônomo diante da gestão de Cid Gomes (PSB) como forma, dizem, de até colaborar de forma crítica com a administração estadual. Nessa linha estão, por exemplo, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques, e sua mulher, a deputada estadual Rachel Marques. Os dois não engolem o fato de o presidente da legenda, Joaquim Cataxo, estar como secretário estadual de Cidades.

Sobre esse quadro todo, José Nobre Guimarães avisa a quem quer que seja: "O PT é governo, tem responsabilidades e não é independente para fazer oposição. Os que quiserem continuar nessa tese repensem, porque esse é o caminho mais fácil para gerar o rompimento do bloco".

E ASSALTARAM O FRIGORÍFICO QUE COMPRAVA OS BOIS DO RENAN

O frigorífico Mafrial, citado pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL) como intermediário da venda de gado de suas fazendas, foi assaltado na noite de anteontem por uma quadrilha de seis homens armados. Funcionários do frigorífico, que fica em Satuba (região metropolitana de Maceió), disseram à polícia que um dos bandidos perguntou a outro sobre "os documentos do Renan" durante o assalto. O funcionário foi bem claro. "Eles [os assaltantes] perguntaram entre eles: "E os documentos do Renan?'", contou o delegado Haroldo Gonçales, que investiga o crime.
A dona do frigorífico, Zoraide Beltrão, disse à polícia ontem que os assaltantes levaram documentos, R$ 17 mil em dinheiro e R$ 200 mil em cheques, que estavam em quatro cofres. Ela não detalhou à polícia quais documentos foram roubados. Procurada pela Folha, ela não ligou de volta. O Mafrial está no centro da investigação que apura a origem dos rendimentos de Renan, suspeito de ter contas pessoais pagas por um lobista da empreiteira Mendes Júnior".

(Folha de S. Paulo)

DNOCS TERÁ CONCURSO E NOVO PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS

O Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, decidiu solicitar ao Ministério do Planejamento a autorização para realizar concurso público para preencher vagas existentes no Dnocs (Departamento Nacional de Obras contra as Secas). A decisão saiu durante reunião com o deputado federal José Pimentel (PT-CE) e o diretor-geral do Órgão, Elias Fernandes, realizada quinta-feira (2/8) na sede do Ministério. O deputado Pimentel defendeu a realização do concurso e a estruturação de um plano de cargos, carreiras e salários (PCCS) que são demandas antigas dos servidores e importantes para fortalecer o Dnocs na sua missão institucional.

GOVERNO VAI CRIAR O "ORELHÃO DA CIDADANIA"


O chefe da Unidade Anti-Corrupção da ONU, Stuart Gilman, está visitando o Ceará nesta sexta-feira. Aqui, ele vem manter contatos com o governo do Estado, mas terá um dia de trabalho com os técnicos da Secretaria da Controladoria e Ouvidoria.

Stuart Gilman, que já esteve com o governador Cid Gomes pela manhã, aproveitará para expor sua experiência no campo do combate à corrupção em continentes como a Ásia, Africa e Europa.

Aloísio Carvalho, o secretário da Controladoria e Ouvidoria do Estado, é o cicerone. Ele, inclusive, informou para este Blog a criação de um telefone do ouvidor, o "Orelhão da Cidadania". Será o 155, que entrará no ar a partir de setembro próximo.

PRESIDENTE DO TSE É A FAVOR DA DEGOLA DE INFIÉIS

"O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Marco Aurélio Mello, afirmou ontem que os presidentes das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado já poderiam ter afastado os parlamentares que deixaram os partidos pelos quais foram eleitos em outubro. Segundo ele, pelo entendimento unânime da corte eleitoral, o parlamentar que trocar de partido deve perder o mandato, mesmo que a migração tenha sido para outra sigla da mesma coligação. “Acima de tudo, está o ordenamento jurídico. Não precisamos de novas leis, mas de homens públicos que observem o arcabouço normativo existente”, defendeu. Sobre a possibilidade de o TSE interferir diretamente no afastamento dos parlamentares, Mello lembrou que PPS, PSDB e DEM já entraram com mandados de segurança no Supremo contra decisão do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que se negou a afastar os parlamentares."

E por aqui, desembarcaram bem apressados nas últimas horas os deputados federais Marcelo Teixeira e Vicente Arruda, ambos do PR e que, até bem pouco tempo, pertenciam ao PMDB e PSDB respectivamente. Os dois não quiseram comentar o assunto. Mas não esconderam o nervosismo.

(Do Correio Braziliense)

DEFINIDO NOME QUE OCUPARÁ COMANDO DA INFRAERO

"O engenheiro Sérgio Gaudenzi, atual presidente da Agência Espacial Brasileira, é o mais cotado para assumir a presidência da Infraero - Empresa Brasileira de Infra-estrutura aeroportuária, em substituição ao brigadeiro José Carlos Pereira. Gaudenzi esteve na quarta-feira à noite com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, em seu gabinete, por cerca de uma hora e teria acertado a sua ida para o cargo. "Foi uma excelente conversa", assegurou um interlocutor do ministro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confidenciou a líderes de partidos aliados que a mudança na Infraero não será apenas de presidente: cairá toda a cúpula.

O anúncio do sucessor de Pereira deve demorar alguns dias porque há ainda outros ajustes a serem feitos no Ministério e Jobim espera anunciar todos ao mesmo tempo. Além disso, o ministro aguarda ainda a apresentação de um projeto em relação às obras do aeroporto de Guarulhos que decidirá se dará início imediato à obra completa agora, ou se fará de imediato apenas reparos emergenciais."

(Agência Estado)

PADROEIRA DE FORTALEZA GANHARÁ ESTÁTUA DE 12 METROS NA BARRA DO CEARÁ

"A padroeira de Fortaleza, Nossa Senhora da Assunção, santa celebrada no dia 15 deste mês, feriado municipal, já conta com uma imagem de cerca de 12 metros de altura em frente ao Santuário que a homenageia, na Barra do Ceará. A estátua, erguida na praça em frente à igreja, será oficialmente inaugurada em solenidade marcada para o dia 13, data consagrada a Nossa Senhora, às 19 horas. A paróquia, em festa desde 31 de julho passado, homenageando a santa padroeira, fará a bênção da grande imagem no dia 12, às 17 horas, quando o pároco, padre Francisco Sales de Sousa, celebrará missa campal. Diversas comunidades da área pastoral da Barra do Ceará estão celebrando o novenário de Nossa Senhora da Assunção. A cada noite, até o dia 14, um tema vem sendo refletido com os fiéis. Como principal igreja da Arquidiocese de Fortaleza, a Catedral Metropolitana, no Centro, dará início no próximo dia 12, ao tríduo em homenagem a padroeira da cidade. Sob a presidência do pároco local, padre Clairton Alexandrino, o tríduo será celebrado sempre a partir das 18h30min, prosseguindo até dia 14, quando a imagem da padroeira será conduzida em motoromaria para o Santuário de Nossa Senhora da Assunção."

(Jornal O POVO)

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

PREFEITURA DE FORTALEZA EMBARGA DE VEZ CONSTRUÇÃO DO SHOPPING VIA SUL

E a pedido da Procuradoria Geral do Município, a 5ª Vara da Fazenda Pública determinou, nesta quinta-feira, a interdição das obras de construção do Shopping Center Via Sul, localizado na Av. Washington Soares. A decisão judicial de 1º de agosto de 2007, da juíza Maria Vilalba Fausto Lopes, determina que a obra não continue até julgamento final. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam) e a SER VI foram informadas oficialmente nesta quinta-feira e, a partir daí, deverão tomar as medidas cabíveis o quanto antes, interditando o local com a presença de oficial de justiça, informou para o Blog a chefe da Procuradoria Patrimonial da PGM, Denise Sobreira.

O Shopping Center Via Sul não tem licença ambiental expedida pela Semam, nem alvará de construção emitido pela SER-VI. Ou seja, tudo foi tocado de forma ilegal, porque os empreendedores trataram tudo como reforma de um antigo prédio. Entre empreendedores, o controlador do North Shopping, Sérgio Gomes de Freitas.

LUIZIANNE LINS É UMA DAS ESTRELAS NO PRGRAMA DE TV DO PT NESTA QUINTA

E a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), é uma das estrelas do programa político que o patido levará ao ar, a partir das 20h30min desta quinta-feira, em cadeia nacional de rádio e TV.

Luizianne vai falar da experiência de sua gestão popular. Ganha assim tratamento vip de quem no passado, para conquistar o poder, teve que ficar contra até a cúpula da sua legenda.

PREFEITO DE QUIXADÁ SAUDOU CID GOMES ATÉ EM FAIXAS


O prefeito Ilário Marques (PT) foi um cicerone impecável em Quixadá, quando da visita do gvoernador Cid Gomes, com seu governo itinerante, nesta semana.

Ilário, que apregoa autonomia do PT diane da gestão cidista, evitou confrontos e fez festa em discurso e, também, em faixas como esta que você está conferindo ao lado.

(Foto - Mariano Matarazzo, de Quixadá)

POLICIAL DO RONDA DO QUARTEIRÃO VAI TER CARGA HORÁRIA DIFERENCIADA

O governador Cid Gomes (PSB) informou para este Blog, nesta quinta-feira, durante solenidade no Palácio Iracema, que o Programa Ronda do Quarteirão trará mudanças em termos de carga horária dos policiais militares. Cid falou sobre o assunto antes de firmar convênio com o banco Mundial, da ordem de U$ 5 milhões, voltada para o combate à desertificação no Estado. O Ronda tem previsão de começar ainda neste mês.

Ele adiantou que no Ronda o sistema de trabalho dos policiais será diferenciado. Ao invés do regime de 24 horas de atividades com folga de 72 horas, entrará em vigor o período de oito horas diárias e sempre naquele expediente.

Cid lamentou também a morte de dois policiais militares que, à paisana, faziam bico. Ambos foram assassinados quando da ação de assaltantes numa "chegadinha", em frente à agência do Banco do Brasil da Avenida Osório de Paiva (Parangaba).

Sem entrar na questão do bico, afirmou: "Lamento qualquer perda. É triste vermos que a banalização da vida seja rotina. Você cometer assalto e tem que tirar a vida? As pessoas são orientadas para não reagir... É preciso valorizar a educação, politicas que coloquem a vida como algo supremo e acima do bem e do mal e da nossa vontade".

(Por Diego Lage)

OLHA O CONCURSO MISS CEARÁ GAY AÍ, GEEENNNNTE!


Tudo pronto para mais uma edição do evento Miss Gay Ceará. Vai acontecer neste sábado, a partir das 23 horas, na Casa de shows Oásis. Neste ano, segundo o produtor Ricardo Jones, com um convidado bem especial: Ciro Santos.



(Foto - Romeiriha com Tom Cavalcante)

PISTOLAGEM - AGRICULTOR ASSASSINADO DENTRO DE CURRAL EM LAVRAS DA MANGABEIRA

O agricultor Francisco Wilson Bezerra (45) foi assassinado nesta quinta-feira no distrito de Ouro Branco, em Lavras da Mangabeira (Centro-Sul do Ceará). Dois homens usando moto e capacete, fizeram os disparos atingindo a vítima no rosto.

Francisco Wilson estava dentro de um curral dando comida para o gado, quando foi surpreendido, de acordo com informações da Delegacia Regional de Icó, a quem aáberá abrir inquérito para apurar o caso.

Segundo moradores do distrito de Ouro Branco, o agricultor tinha rixa com algumas pessoas. A Polícia trabalha com a tese de crime de pistolagem.

BOLSA-FAMÍLIA PAGA COM REAJUSTE JÁ A PARTIR DO PRÓXIMO DIA 20

"No próximo dia 20, todas as famílias cadastradas pelo Bolsa Família começam a receber o reajuste de 18,25%, em média, previsto no decreto publicado no dia 17 de junho no Diário Oficial da União. A data correspondente ao primeiro pagamento dos benefícios dados às famílias depois da divulgação do aumento, que teve como base a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrado de outubro de 2003 a maio de 2007. Segundo o decreto, o benefício básico, destinado às famílias em situação de extrema pobreza, passa de R$ 50 para R$ 58. O benefício variável concedido por filho de até 15 anos passa de R$ 15 para R$ 18. As famílias consideradas extremamente pobres (com renda mensal per capita de até R$ 60), recebem o benefício básico mais o variável por filho de até 15 anos, limitado a três crianças. De acordo com o decreto, uma família com três filhos, passará a receber R$ 112 ao invés dos atuais R$ 95.

Além do aumento, os beneficiados de 213 municípios dos estados do Espirito Santo (34), Paraná (83), Ceará (27), Goiás (41) e Pará (17), passam a utilizar apenas o cartão do programa, em substituição aos cartões de programas anteriores, para realizar os saques."

BOLSA-FAMÍLIA NO CEARÁ

Acaraú, Aracati, Barbalha, Baturité, Brejo Santo, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Fortaleza, Ico, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanau, Maranguape, Pacajus, Quixada, Quixeramobim, Russas, Senador Pompeu, Sobral,Tiangua.

(Este Blog com informações da Agência Brasil)

PREFEITO DE BEBERIBE ENTREGA DOSSIÊ DE GESTÃO PASSADA AO TCM

O prefeito de Beberibe, Odivar Facó (PSDB), e o seu vice-prefeito, César Colaço (DEM), entregaram, na manhã desta quinta-feira, ao presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ernesto Saboya, uma completa auditoria que encomendaram a uma empresa especializada sobre a situação contábil e financeira do município.

O documento, verdadeiro "dossiê" conforme Odivar, ganhou conotação de denúncia junto ao TCM que, a partir de agora, deverá aprofundar o que foi exposto.

DIRIGENTE PETISTA ASSUMIRÁ COMANDO DO INCRA NO CEARÁ

Saiu a fumaça branca em termos de superintendente do Incra no Ceará. Ganhou a indicação o presidente do PT do Crato (Região do Cariri), Amadeu de Freitas, que teve como padrinho o deputado federal Eudes Xavier.

Amadeu já foi vereador e integrava saté bem pouco tempo a equipe de assessores de Eudes. Ele é também professor de História.

Com essa nomeação, Eudes aliviará a dor de ter perdido o comando da DRT estadual, que acabou sobrando para o pedetista Papito de Oliveira.

EX-AMOR DE RENAN VAI POSAR NUA NA PLAYBOY


A jornalista Mônica Veloso vai mostrar na Playboy o que enlouqueceu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Ela será a capa, só faltando acertar o valor do cachê.
Quem confirma a informação é o advogado da Mônica, Pedro Calmon, que disse ao jornal Folha de São Paulo que ela não havia gostado da idéia inicialmente, mas que eles já conseguiram convencê-la.
E aí, será que o cachê vai dar pra ela deixar de cobrar Renan?

EFEITO TROCA-TROCA - TRÊS DEPUTADOS DO CEARÁ AMEAÇADOS DE PERDER O MANDATO

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu ontem que deputados estaduais, federais e vereadores que trocaram de partido após a eleição estão sujeitos à perda do mandato mesmo se estiverem em legenda da coligação pela qual foram eleitos.

Os ministros responderam a uma consulta administrativa feita pelo deputado Ciro Nogueira (PP-PI). Ela serve de indicativo da tendência do tribunal para julgamentos. Eles já tinham afirmado, em março último, que o mandato é do partido, sugerindo a perda do mandato como conseqüência da troca de legenda.

O entendimento aplica-se a deputados federais e estaduais e a vereadores, mas não vale para senadores e governantes. Caberá aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) dar a palavra final sobre a fidelidade partidária.

Vamos nós: Essa medida, se for confirmada pelo STF, colocará em situação de risco três deputados federais cearenses - Marcelo Teixeira, que saiu do POMDB e voou para o PR; Viente Arruda, que saiu do PSDB e foi para o PR; e Léo Alcântara, filho do ex-governador Lúcio Alcântara, que trocou o PSDB também pelo PR.

Como a gente conhece essa política brasileira, acreditamos mais num arranjo do que em prejuízo para algum parlamentar.

(O Globo)

CRIAÇÃO DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO CEARÁ SAI AINDA NESTE MÊS

O governador Cid Gomes (PSB) deve enviar neste mês para a Assembléia Legislativa uma mensagem criando a Agência do Desenvolvimento Econômico do Ceará. O organismo responderá pela elaboração e acompanhamento das políticas econômicas e de atração de investimentos para o Estado, além de se constituir, na prática, num elo de ligação entre ações da iniciativa oficial e a área privada. A Adece promete desburocratizar e botar na prática a filosofia das PPPs (Parcerias Público-Privadas).

A mensagem deve ser liberada agora que o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ivan Bezerra, reassumiu a função após tratamento médico. Ivan, inclusive, já tem até o nome do titular da Adece, mas prefere fazer mistério.

PILOTOS CONSIDERAM IMPROVÁVEL FALHA "PRIMÁRIA" POR PARTE DO PILOTO DA TAM

"Pilotos ouvidos pela reportagem da Folha consideram improvável que os comandantes do Airbus-A320 da TAM que se acidentou em Congonhas tenham cometido uma falha tão "primária" como a que sugere a leitura das caixas-pretas do avião. Na avaliação deles, deslocar um dos manetes da aeronave para uma posição errada na hora do pouso seria um erro de procedimento tão básico que dificilmente seria cometido até mesmo por profissionais inexperientes ou que tenham tido um treinamento deficiente. Seria, na comparação de um comandante da TAM entrevistado pela Folha, algo equivalente a um motorista profissional errar a marcha do carro.

Até por esse motivo, consideram ser mais possível uma falha eletrônica ou mecânica ter motivado esse registro das caixas-pretas ou, para alguns, um eventual erro humano, mas por um toque acidental (que deslocaria a posição do manete em milímetros), e não pelo manuseio incorreto do aparelho. O fato de a caixa-preta mostrar um posicionamento incorreto do manete, avaliam, não é suficiente para concluir que houve esse erro, até porque os registros se referem ao que foi lido pelo computador, e não necessariamente às atitudes do piloto. As considerações foram feitas ontem por oito profissionais ouvidos pela Folha".

Para Assinante da Folha ler aqui

TRAGÉDIA DA TAM - NO CEARÁ, FAMÍLIA DIZ NÃO ACREDITAR EM CULPA DO PILOTO

"A família do comandante Kleyber Aguiar Lima, piloto do Airbus A320 da TAM que caiu em 17 de julho em São Paulo, descrê na possibilidade de que falha humana tenha provocado o acidente. Conforme os dados da caixa-preta divulgados ontem, às diversas hipóteses já levantadas para o acidente soma-se a de um possível erro no posicionamento dos manetes (alavancas de controle) no momento do pouso da aeronave no Aeroporto de Congonhas. A irmã mais nova de Kleyber (uma dos quatro irmãos: duas mulheres e dois homens, deixados por ele), Sheridan Lima, falou ao O POVO em nome da família. A mãe encontra-se na casa da outra irmã, Shirley Lima. Nenhuma das duas quis comentar o caso. "Ele não era nenhuma pessoa inexperiente para ter feito algo tão amador. É como se fosse dirigir um automóvel e passar uma marcha errada", indigna-se Sheridan.

Para comprovar a experiência do irmão, ela enumera os avanços profissionais que Kleyber vinha conseguindo. Trabalhava na TAM há mais de 27 anos e era, inclusive, instrutor da empresa. Conta, ainda, que o irmão foi, recentemente, promovido a comandante master da companhia aérea. O surgimento da hipótese de erro humano, segundo acredita, tem forte ligação com os interesses políticos e econômicos que rondam a questão. "Alguém disse que ouviu a caixa-preta e parecia um filme de terror. Aí, eu imagino o meu irmão dentro desse filme. Com certeza ele não iria querer ser protagonista disso não. Algo aconteceu para que essa catástrofe tenha de fato acontecido", aponta. Sheridan indica que os indícios de problemas da pista e a possibilidade de falha da própria aeronave ainda não foram suficientemente apurados. "A pista teve três incidentes anteriores. Existem comprovações concretas que a própria mídia está divulgando o tempo todo, que têm de ser levadas em consideração", observa. "

(Jornal O POVO)

CASOS DE AIDS AUMENTAM ENTRE CRIANÇAS NO CEARÁ

"Quase sempre associada a indivíduos com vida sexual ativa e a comportamentos de risco, o vírus da Aids contamina cada vez mais crianças com até cinco anos de idade. No Ceará, segundo informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), de 1983 a maio de 2007, há registros de 167 casos da doença dentro desta faixa etária - 30 dos quais, apenas nos primeiros cinco meses deste ano.Foram seis casos entre 1983 e 1993 44, entre 1994 e 1999, e, 87, de 2000 a 2006. Conforme o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, Manoel Fonseca, o crescimento dos registros se deve a dois fatores: a feminização da Aids e ao aumento da oferta do exame de detecção da doença para gestantes pela rede pública.

Manoel explica que o panorama da situação epidemiológica da Aids no Estado vem apontando um crescimento na freqüência de casos entre mulheres heterossexuais, desde o final da década de 80. No Ceará, até maio de 2007, foram diagnosticados 7.366 casos de Aids, sendo 28,5% em mulheres. A relação de gênero entre cearenses com Aids passou de 11 homens para 1 mulher, em 1987, para 2 homens para 1 mulher, em 2006."

(Diário do Nordeste)

PDB FARÁ SEMINÁRIO NACIONAL EM FORTALEZA

"O PSDB do Ceará vai promover no próximo dia 26, em Fortaleza, um seminário de caráter nacional que enfocará os temas Educação e Saúde. O objetivo, segundo o deputado federal Raimundo Gomes de Matos, é abrir discussões sobre a conjuntura brasileira nesses dois setores de investimento. Para também apontar alternativas, o partido trará personalidades como o ex-ministro da Educação, Paulo Renato (Governo FHC), atualmente deputado federal tucano. O senador Sérgio Guerra (PSDB-PE) é outro nome convocado para debates que serão abertos pelo presidente nacional da legenda, senador Tasso Jereissati. Ainda não está definido se os presidenciáveis tucanos José Serra e Aécio Neves farão um rasante por aqui."

(Coluna Vertical - O POVO)

DE OLHO NO DIA DOS PAIS, TELEFONIA ENTRA EM RITMO DE PROMOÇÕES

"Aparelhos gratuitos, descontos na fatura, ligações com tarifa mais barata e bônus de minutos são alguns dos recursos utilizados pelas operadoras de telefonia celular para atrair clientes nas datas comemorativas. E para este Dia dos Pais, que será comemorado no dia 12 de agosto, as três empresas que operam no Ceará, TIM, Claro e Oi, já estão oferecendo promoções para novos e antigos clientes. A TIM, por exemplo, dá de graça um aparelho Nokia 6070, com câmera, habilitado no plano pós-pago de 40 minutos para quem fizer compras de pelo menos R$ 100 no Iguatemi. Para ganhar, é preciso apresentar as notas fiscais em algum estande da empresa até 12 de agosto.

A empresa também beneficia clientes dos planos pós-pagos com a Promoção Dia dos Pais TIM que oferece 500 minutos de ligações gratuitas de TIM para TIM, a qualquer hora e dia da semana até fevereiro de 2008. Os minutos são divididos em 460 para ligações locais e 40 para ligações de longa distância nacional, usando o código 41. A adesão custa R$ 9,90 (tarifa única) e pode ser feita até 31 de agosto. Já os clientes dos planos pré-pagos e Conta Fixa da TIM podem se beneficiar com a Promoção 7 Centavos, que permite ligações locais, de TIM para TIM, e 20 minutos de ligações internacionais (usando o código 41) para cinco países, ao custo de R$ 0,07, além de TIM Torpedos ilimitados até o final do ano com o mesmo valor. A adesão é gratuita para novos clientes e custa R$ 9,90 para quem já é usuário."

(Jornal O POVO)

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

DEPUTADO ESCAPA DE ASSALTO NA ALDEOTA, MAS SEU CARRO É ALVEJADO COM QUATRO TIROS

O deputado estadual Ronaldo Martins (PMDB), que também é pastor da Igreja Universal do Reino de Deus em Fortaleza, escapou, nesta noite de quarta-feira, de um assalto quando, em seu carro de marca Corolla, parou num cruzamento da Avenida Santos Dumont (Aldeota). O carro do parlamentar ainda foi alvejado com quatro tiros, mas nenhum conseguiu atingi-lo. Ele havia mandado blindar o veículo em 2003.

Ronaldo Martins disse que estava seguindo para a sede da Faculdade Nordeste (Fanor), onde é aluno do curso de Direito. Segundo informou no 2º Distrito Policial, onde foi instaurado o inquérito para apurar o caso, quatro homens a pé tentaram assaltá-lo e dispararam quando ele não acatou a ordem de baixar os vidros do carro.

FISCAIS AGROPECUÁRIOS FEDERAIS PARALISAM ATIVIDADES

E os fiscais federais agropecuários estão novamente em greve. O movimento é nacional e a luta é pela reestruturação do plano de cargos, carreiras e salários de uma categoria que fiscaliza o transporte de todo tipo de produto derivado de animal, além de frutas e flores nos aeroportos e portos do País. O setor de exportações é o primeiro a sofrer prejuízos.

No Ceará, os 83 fiscais aderiram ao movimento que reivindica em números redondos com o novo PCCS, 45%. O governo federal, segundo Simplício Alves, diretor do Sindicato Nacional da categoria no Ceará, ofereceu 4% agora, 4% ano que vem e mais 4% em 2009. "Isso é absurdo!, disse para este Blog o líder sindical.

Mês passado eles chegaram a realizar paralisação, mas suspenderam depois que o Ministério do Planejamento prometeu avaliar o caso. Nada de concreto veio.

INÁCIO ARRUDA DIZ QUE RENAN É VÍTIMA DAS ELITES

E o senador Inácio Arruda (PCdoB) tomou a rota de Brasília nesta quarta-feira adotando a mesma posição: o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), está sendo alvo das elites que querem derrubá-lo para assumir o controle da Casa.

Renan é acusado de ter despesas pessoais pagas por lobista, mas Inácio não entra nessa questão que, conforme diz, é investigada pelas instituições como a Polícia Federal.

Inácio prefere não comentar muito essa história e diz que, na condição de coordenador-geral da bancada federal do Ceará, só quer garantir aprovação de emendas favoráveis a projetos prioritários e do interesse do Estado como Metrofor, por exemplo.

GIM COM GELO - ARGELLO ASSUME SENADO COM LARGA FOLHA CORRIDA

"Tem senador novo no primeiro dia de funcionamento do Congresso depois do recesso de julho. Chama-se Gim Argelo, é do PTB do Distrito Federal e assumiu a vaga de senador com a renúncia de Joaquim Roriz, (PMDB) ameaçado de cassação. Argello chega ao Senado com uma folha corrida respeitável, conforme levantamento de Carol Pires, jornalista e colaboradora deste blog.

* 2001- Deputado distrital, foi acusado de ter recebido 300 lotes de presente de uma família de grileiros para ajudar na aprovação de lei que regularizaria o condomínio Alto da Boa Vista, em Vicente Pires, Distrito Federal. O autor da denúncia foi o empresário Márcio Passos, irmão do deputado distrital Pedro Passos, preso em maio último pela Operação Navalha da Polícia Federal.
* 2002 - Suspeito de causar prejuízo de R$ 1,7 milhões à Câmara Legislativa mediante a assinatura de um contrato de aluguel de computadores e impressoras. O assunto está em análise no Tribunal de Contas da União.
* 2003 - Acusado de ter pago R$ 20 mil por propaganda eleitoral irregular.
* 2005 - Conforme registros contábeis da SMP&B, do empresário Marcos Valério, um dos pais do mensalão, a agência arcou com as despesos de Argelo e de outro deputado distrital, Benício Tavares (PMDB), durante uma viagem que ambos fizeram à Belo Horizonte. A SMP&B tinha contrato de publicidade com a Câmara no valor de R$ 10 milhões.
* 2007 - Envolveu-se em negociações com Zuleido Veras, dono da empreiteira Gautama, no processo de licitação para a construção da barragem do Rio Preto, em Brasília. Zuleido foi preso em maio último durante a Operação Navalha da Polícia Federal.
* 2007 - O Ministério Público tem fortes indícios da participação de Argello no caso do cheque de R$ 2,2 milhões dado por Nenê Constantino, dono da GOL, ao então senador Roriz.
Em 1998, o valor do patrimônio declarado por Argello à Justiça Eleitoral foi de R$ 432 mil. Em 2002, saltou para R$ 806.129,3. Em 2006, caiu para R$ 805.625,09. Argello se orgulha de ser um bom corretor de imóveis. E repele a acusação de que levou vantagem ao ajudar a aprovar na Câmara leis que mudaram a destinação de lotes e o gabarito de prédios."

(Do Blog do Noblat)

É ISSO AÍ! COCA-COLA ABRE VAGAS PARA TRAINEE

A Coca-Cola recebe entre os dias 13 de agosto e 16 de setembro as inscrições para o Programa de Trainee, que oferece dez vagas para atuação na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Os interessados devem se inscrever no www.ciadetalentos.com.br/cocacola (os dados ainda não estão disponíveis na página). A empresa não divulga o salário oferecido. Entretanto, os aprovados terão benefícios como vale-refeição, previdência privada e participação nos resultados.

Para participar do processo, os candidatos devem ter concluído a graduação há no máximo dois anos, ou conclusão para dezembro de 2007. Além disso, os aprovados precisarão de disponibilidade para residir no Rio de Janeiro ou em outros Estados durante o programa e, ao final, residir permanentemente no RJ. A Coca-Cola também exige domínio de inglês.
O processo de seleção consiste em inscrição, testes online de inglês e conhecimentos gerais, laboratórios de competências, teste geral de inglês e dinâmica de grupo - com estudo de casos - e entrevistas individuais. A divulgação dos aprovados deve acontecer em dezembro.

VEM AÍ O I FÓRUM DA SEGURANÇA PÚBLICA DO CEARÁ

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consesp) promove no período de 13 a 16 deste mês, no Centro de Convenções, o I Fórum Estadual da Segurança Pública. As palestras iniciais, que acontecem a partir da 19h30min do dia 13, ficarão a cargo do secretário nacional da Segurança Pública, Luiz Fernando Correa, e do secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Costa.

Polícia Comunitária, Direitos Humanos, Mídia e Segurança Pública, Violência Social e no Trânsito, Polícia Científica, Drogas e Violência e Qualidade de Vida no Trabalho da Segurança são alguns dos temas que serão abordados ao longo do fórum. O evento, em sua solenidade de abertura, contará com as presenças do governador Cid Gomes, da presidente do Consesp, Sandra Dond, e dos secretários Roberto Monteiro, da Segurança Pública e Defesa Social, e de Marcos Cals, da Justiça e Cidadania, além de representantes dos poderes Legislativo e Judiciário.

Vamos nós: Tomara que nessa ocasião o governador passe a primeira marcha em se tratando do Programa Ronda do Quarteirão, uma de suas promessas de campanha e que prevê a implantação a cada seis quilômetros de equipe de policiamento.

PREFEITURA VIABILIZA FUNDO PARA PAGAMENTO DE PRECATÓRIOS

A prefeita Luizianne Lins (PT) assinou, nesta quarta-feira, no Tribunal de Justiça, com o presidente do TJ do Ceará, desembargador Fernando Ximens, e com o gerente geral do Banco do Brasil no Ceará, Marcos Luiz Galles, convênio viabilizando a criação de um fundo para pagamento de precatórios. O fundo nasce de um percentual orundo dos depósitos judiciais.

Esse fundo foi criado via decreto municipal em maio do ano passado, mas ainda estava em detalhes para ser implementado. Mais precisamente o aspecto financeiro.

A idéia, no entanto, surgiu quando Deodato Ramalho era o procurador-geral do município em 2005. Naquela ocasião, ele sugeriu à prefeita que criasse um fundo nessas condições para abater precatórios que estavam se transformando em verdadeira bola de neve. O município não declinou o valor dessa dívida atualmente.

CONGRESSO RETOMA ATIVIDADES EM CLIMA DE OPERAÇÃO PADRÃO E NOVELA RENAN

"O Congresso retoma suas atividades, nesta quarta-feira, sob a mesma atmosfera envenenada que marcou o início do recesso parlamentar, em 18 de julho. No centro da discórdia encontra-se, de novo, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado.

A oposição dispõe-se a votar duas medidas provisórias sobre as quais já há acordo. Depois disso, deflagrará uma “operação padrão” até que seja concluída a investigação do Renangate. “Votadas as duas MPs, tudo volta ao compasso de espera de antes”, disse ao blog o senador José Agripino Maia (RN), líder do DEM."


(Do Blog do Josias de Souza)

VALE DO RIO DOCE ANOTA LUCRO RECORDE

"O lucro do primeiro semestre deste ano da Companhia Vale do Rio Doce é o maior entre empresas não estatais de capital aberto nos últimos 20 anos, e o terceiro se incluída a Petrobras, informou na quarta-feira o analista Einar Rivero, da Economática.

A Vale divulgou na noite de terça-feira lucro recorde de R$ 5,8 bilhões no segundo trimestre, elevando para R$ 10,9 bilhões o resultado positivo dos seis primeiros meses do ano."

(Portal Terra)

PREFEITO DE QUIXADÁ DISTRIBUI LOAS PARA GOVERNADOR ATÉ MESMO EM FAIXAS

Além do abraço apertado do prefeito Ilário Marques (PT), nesta quarta-feira, em Quixadá (Sertão Central), o governador Cid Gomes (PSB) teve direito a faixas de saudação espalhadas pelo ginásio onde ocorrem despachos do governo itinerante.

Duas delas: "Excelentíssimo governador, juntos seremos força para a construção de um Ceará melhor!" e "Excelentíssimo governador, nós quixadaenses sentimo-nos honrados com vossa presença". Esta última assinada pelo prefeito Ilário Marques, aquele que, ao lado de sua mulher, a deputada Rachel Marques, vem cobrando maior autonomia do PT com relação à administração cidista.

Detalhe: O nome do ginásio é bem sugestivo para esse tipo de postura de Ilário: "Ginásio Poliesportivo Governador Gonzaga Mota". E Gonzaga Mota era aquele que, no passado, em meio a contradições no tratar com lideranças partidárias, sempre soltava essa: "Meu filho, a política é dinâmica!"

ASSESSOR DA PREFEITA DIZ QUE QUADRO SALARIAL É DE DIFÍCIL SOLUÇÃO

E Waldemir Catanho, secretário municipal da Ação Governamental, compareceu nesta quarta-feira à reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal. Além dele, o vice-prefeito Carlos Veneranda (PSB).

Catanho, falando em nome da prefeita Luizianne Lins, expôs o quadro financeiro do município em meio a discussões sobre novos planos de cargos, carreiras e salários, o mote principal de reivindicações dos servidores da prefeitura e que motivou greve do pessoal da AMC e ameaça de paralisação na área da saúde.

Ele disse que a prefeitura reconhece perdas e desequilibrios salariais entre várias categorias como, por exemplo, assistentes sociais, adiantando que há servidor, por decisão judicial, ganhando até mais do que a prefeita Luizianne Lins. Avaliou a situação salarial como de solução fácil em quatro anos, nem em oito anos "e talvez nem em 12 anos".

Para compensar ausência, a prefeita Luizianne Lins marcou um almoço com os vereadores na Churrascaria Sale Brasa.

GOVERNADOR GANHA RECEPÇÃO CALOROSA DE ILÁRIO, O PETISTA QUE APREGOA AUTONOMIA

O governador Cid Gomes (PSB) é ciceroneado em Quixadá (Sertão Central), onde iniciou nesta quarta-feira agenda do seu governo itinerante, pelo prefeito Ilário Marques (PT) e pela deputada estadual petista Rachel Marques.

Cid, acompanhado do vice-governador, Francisco Pinheiro (PT), ganhou recepção festiva e abraços calorosos de Ilário principalmente. O prefeito deixou claro que tem o maior respeito por Cid e que torce pelo sucesso da gestão cidista.

Ilário, no entanto, e ao lado de sua mulher, Rachel, deixa claro nada ter contra Cid, mas cobra autonomia do PT diante da administração, porque defende o partido autônomo na relação com o Palácio Iracema.

CID GOMES LIBERA INCENTIVO FINANCEIRO PARA PRODUTORES DE MAMONA DE QUIXADÁ

O governador Cid Gomes vai liberar, nesta quarta-feira, em Quixadá (Sertão Central do Ceará), dentro das ações do seu governo Itinerante, apoio financeiro para 21 produtores (05 de Choró e 16 de Quixadá) que integram o Programa Biodiesel do Ceará. Cada um receberá um incentivo de R$ 150,00 por cada hectare de mamona plantado.

O objetivo do governador, no entanto, é a liberação do apoio para um total de 1.932 produtores, que juntos cultivaram 4.054 hectares. O aporte total é de R$ 608 mil.

Depois disso, Cid Gomes e comitiva visitarão o canteiro de obras da Usina de Biodiesel no distrito de Juatama. Também está programada a entrega de 13 veículos que serão usados nos trabalhos de campo pelos técnicos da Ematerce.

DUAS CRIANÇAS MORREM VÍTIMAS DE INCÊNDIO EM CAMOCIM

Duas crianças morreram vítimas de um incêndio registrado ontem à noite no Bairro Olinda, em Camocim (Litoral Oeste do Ceará). O caso ocorreu quando as duas crianças - uma garota de um ano e quatro meses e um menino de quatro anos, - ficaram sozinhas em casa, enquanto a mãe, segundo a Polícia, informou que havia saído para resolver um problema particular.

A Delegacia de Camocinm abriu inquérito para apurar o caso. Há suspeita de curto-circuito, pois o barraco tinha ligação elétrica clandestina (gato).

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA RETOMA ATIVIDADES SEM MUITAS NOVIDADES

E a Assembléia Legislativa retomou atividades nesta quarta-feira sem muitas novidades. O presidente da Casa, Domingos Filho, fez saudações normais, enquanto na tribuna alguns campeões de pronunciamento bateram o ponto.

Fernando Hugo (PSDB) renovou críticas ao governo Lula, apegando-se a análises feitas no Jornal O POVO pelo colunista Fábio Campos (aqui).

Ely Aguiar (PSDC) mandou brasa na área da segurança pública do Estado, apresentando manchetes dos jornais sobre estatísticas da violência, enquanto o tucano José Theodoro ocupou espaços para abordar o assunto Educação. Welington Landim (PSB) falou sobre transposição, enquanto Ferreira Aragão (PDT), também fiel à tribuna, não dispensou o ponto.

A novidade mesmo foi o retrono de Artur Bruno (PT) ao parlamento. O ex-secretário estadual do Desenvolvimento Social de Cid Gomes fez um aparte. Só.

Quem encerrou trabalhos na Assembléia e recomeçou ocupando a tribuna com o mesmo tema foi Gony Arruda (PSDB). Sobre a Copa 2014 e a importância de Fortaleza ser uma das sede do certame.

PREFEITA DIZ QUE PRESIDENTE DA FIEC PRECISA CONHECER FORTALEZA

A prefeita Luizianne Lins (PT) mandou para a Coluna Vertical, do Jornal O POVO, resposta às críticas feitas pelo presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Robeto Macedo. Nessa Coluna e aqui transcrita, Macedo indagou: "Cadê a prefeita?" Confira:

"A 'periferia' da qual o senhor Roberto Macêdo fala corresponde a 80% do povo de nossa Fortaleza. Certamente uma Fortaleza que o Presidente da Fiec não conhece. Talvez, termos herdado uma dívida de mais de 250 milhões de reais de restos a pagar, da qual já honramos 90% para que centenas de pequenos e médios empresários não quebrassem e para garantir a cadeia produtiva da Cidade, não lhe interesse. Como também não deve lhe interessar a reforma de 135 escolas públicas municipais, 43 escolas ampliadas, 22 construídas e 10 compradas, além de permitir que nossas crianças merendem com qualidade, com duas refeições diárias. Talvez também não lhe interesse a reforma de 83 postos de saúde, realização de concurso público para 300 equipes de PSF, manutenção de 33 unidades de saúde com atendimento noturno e implantação de 11 Centros de Atenção Psicossocial. Esta, empresário, é uma Fortaleza que o senhor não conhece. Pois talvez o senhor também ignore que 75% da população não tem plano de saúde. Concordamos que garantir farda e merenda escolar é uma obrigação do Poder Público. O curioso é que esse dever de casa não era cumprido, nem mesmo cobrado publicamente. Saiba que temos, sim, um Programa de Governo, gerado a partir de discussões realizadas com nossa gente. E é essa gente quem vai julgar nossa administração popular.

Luizianne Lins - Prefeita de Fortaleza"

Leia mais aqui

MARILENA CHAUi DIZ QUE IMPRENSA TRAMOU CENÁRIO DE GOLPE CONTRA LULA

"A filósofa Marilena Chaui diz que a imprensa montou um cenário de "golpe de Estado" durante a cobertura do acidente com o avião da TAM em São Paulo."A grande mídia foi montando, primeiro, um cenário de guerra e, depois, de golpe de Estado", diz o texto "A invenção da Crise", publicado no site do jornalista Paulo Henrique Amorim.
Chaui diz que "a invenção da crise aérea simplesmente é mais um episódio do fato da mídia e certos setores oposicionistas não admitirem a legitimidade da reeleição de Lula". Em 2006, ela usou expressão semelhante, ao dizer que o mensalão foi uma "construção fantasmagórica" da mídia".

Para Assinante da Folha aqui

terça-feira, 31 de julho de 2007

LÚCIO ALCÂNTARA COBRA DO GOVERNO CID A PROTEÇÃO ÀS TESTEMUNHAS

Mais uma do ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, em seu Blog, naquela de bater com luva de pelica. Ele faz uma indagação em tom de crítica ao governo Cid Gomes, aquele que dizia que a gestão anterior ainda não havia passado a primeira marcha.

"Este ano, duas testemunhas de crimes cometidas por policiais foram assassinadas em seguida aos seus depoimentos. E o Pro-Vita, Programa de Proteção à Testemunhas, por que não foi acionado?"

Confira o Blog do Lúcio aqui

NOVO TREINADOR DO FORTALEZA CHEGA NA CONDIÇÃO DE SALVADOR DA PÁTRIA


O técnico Zetti é aguardado nesta quinta-feira na capital cearense. Ele é o novo treinador do time do Fortaleza e chegará, quer queiram ou não, na condição de "Salvador da Pátria" tricolor.

Sim, porque só essa condição deve explicar o porquê de a diretoria do "Leão" ter decidido pagar o técnico com o salário mensal e astronômico de R$ 110 mil.
Ele também virá com uma missão quase impossível: levar o time de volta para a Série A do Brasileirão.

Astronômico mesmo, porque fora do padrão de qualidade do futebol local.

Boa sorte, São Zetti!

LULA DIZ EM CUIABÁ QUE É O "ALMIR SATER DO PLANALTO"


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ganhou nesta terça-feira, 31, uma viola regional do prefeito de Cuiabá (MT), Wilson Santos, durante evento para anunciar a liberação de cerca de R$ 500 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de saneamento básico. Ao pegar a viola de cocho (o violão pantaneiro) nas mãos, Lula disse ser o "Almir Sater do Planalto", em referência ao cantor, compositor e violeiro natural de Mato Grosso do Sul.

As vaias ocorreram do lado de fora do Centro de Eventos do Pantanal, onde acontecia o evento, mas o presidente afirmou na última segunda-feira que não iria se intimidar com as manifestações. Diante de ministros da coordenação política, no Planalto, afirmou que irá ao Rio Grande do Sul e ao Paraná por volta de 14 de agosto, quando retornar de seu périplo pelo México e por quatro países da América Central."

(Agência Estado)

PREFEITURA DE FORTALEZA ANUNCIA NOVIDADES PARA SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

A partir desta quarta-feira, os 247.315 alunos da rede municipal de Fortaleza voltam à sala de aula. No total, são 421 unidades escolares. A prefeitura anuncia várias novidades:

1 - O aumento do número de creches. Em agosto, mais quatro unidades estarão em funcionamento, todas municipalizadas. São elas: Dom Helder Câmara, localizada na área da Secretaria Executiva Regional (SER) I, Luiz Recamonde Capelo (SER-III), Evandro Ayres de Moura (SER-VI) e Manuel Lima (SER-IV). No total, serão 87 creches abertas à população em agosto.

2 - Quinhentos profissionais do Magistério, entre professores e técnicos, serão promovidos nos diversos níveis de titulação (superior, especialização, mestrado e doutorado). A medida, conforme a prefeitura, é resultado da implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) do Magistério.

3 -Novos copos, pratos e colheres serão utilizados nas refeições. Um investimento de R$ 220.000,00, pelas Regionais, feito após um mês de análises por parte do Núcleo de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará (Nutec / UFC). Antes da iniciativa, os kits da alimentação escolar precisavam ser repostos de seis em seis meses, o que gerava mais custos. Hoje deverá durar até mais de um ano.

4 -Entrega das agendas escolares a partir do dia 1º de agosto. E, a partir do dia seis, os estudantes receberão um kit com novas peças do fardamento escolar, composto por calça jeans ou bermuda, camiseta, tênis, um par de meias e mochila. Os tênis estão sendo confeccionados com lona, material mais resistente. Um investimento de mais de R$ 10 milhões.

5 - Haverá reposição de aulas nas escolas que aderiram à paralisação dos professores.

Em post anterior, o presidente da Fiec, Roberto Macedo, cobrou mais da gestão Luizianne e disse que dar fardamento e merenda é obrigação. O que a assessoria da prefeita liberou aí em cima soa como resposta?

PRESIDENTE DA FIEC BATE DURO NA GESTÃO LUIZIANNE LINS

"O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Roberto Macêdo, fez ontem um duro desabafo contra a administração da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT). "O que é que ela está fazendo pela cidade? Cadê a prefeita? A única coisa que ela está acertando é no investimento na periferia, mas isso só para garantir sua reeleição. No resto, não temos gestor", afi rmou Macêdo. Para ele, Fortaleza está sem gestor, sem projeto e com uma administração isolada da sociedade e acéfala em todos os sentidos. Macêdo até desafi a alguém a apontar projetos da gestão Luizianne Lins. "Garantir farda e merenda escolar para as crianças é obrigação. Fora isso, não vemos nada", lamentou. Ele apelou ao eleitorado para que refl ita em 2008 sobre a cidade que deseja. Indagado se teria nomes para o embate, considerou cedo para definições."

(Da Coluna Vertical - Jornal O POVO)

MÉDICOS ANESTESISTAS DO CARIRI CONTINUAM EM GREVE

Pela tabela do SUS, um médico anestesista recebe por uma cirurgia cesariana, apenas R$ 37,00. Por uma gastrectomia total, esse valor passa para R$ 70,00. Já pela CBHPM – Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos, o valor estabelecido para o anestesista desses dois tipos de cirurgia seria R$ 340,00, admitindo-se um acréscimo de 20% para mais ou para menos. Por causa desses baixos valores, a falta de um vínculo empregatício e também por conta da extinção do Código 7 (os honorários não são mais depositados diretamente na conta do médico pelo Governo Federal. O dinheiro é depositado na conta do hospital que repassa ao médico), os 26 anestesistas que prestam serviço na região do Cariri estão com as suas atividades paralisadas há mais de 30 dias, atendendo apenas os casos de urgência e emergência.

Segundo o anestesista Josias Teixeira Martins, os médicos do Cariri trabalham por serviço prestado. Eles lutam por um contrato de trabalho, com carteira assinada, com uma situação trabalhista definida. “Nós pedimos ajuda a Cooperativa de Anestesistas, que apresentou uma proposta de contratualização para os donos dos 14 hospitais da região, mas até agora eles não quiseram receber os médicos para discutir o assunto”, afirmou Josias Martins, acrescentando que essa foi uma atitude “prepotente e deselegante” dos diretores de hospital.

(Este Blog com informações do Sindicato dos Médicos do Ceará)

SUCESSÃO EM FORTALEZA PODE ACIRRAR ÂNIMOS NO PSB DO CEARÁ

Está na Coluna Painel, da Folha de São Paulo, desta terça-feira:

Rota de colisão

'Ciro Gomes se desentende com o PSB do Ceará que, com respaldo do presidente nacional da siugla, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, tenta barrar a candidatura de sua ex-mulher, Patrícia Saboya, à prefeitura de Fortaleza".

Vamos nós: Caso se confirme o teor dessa notinha, o clima no PSB tenderá a não ser nada social, visto que Sérgio Novais, atual presidente regional da legenda, diz que não abre mão da reeleição da prefeita Luizianne Lins.

Outro detalhe; o governador Cid Gomes, irmão de Ciro, reiterou que sua posição pessoal é uma só: Luizianne Liuns de novo!

CONFIANÇA DA INDÚSTRIA BRASILEIRA ATINGE MELHOR NÍVEL EM JULHO

"A confiança da indústria brasileira atingiu em julho o maior nível da série histórica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), iniciada em 1995, refletindo uma melhora tanto da avaliação da situação atual como das expectativas. O índice avançou 2,9% sobre junho e 15,8% contra julho de 2006, atingindo uma leitura de 121,7. O componente de situação atual avançou 0,7% ante junho, para 123,7 em julho, o melhor dado desde abril do ano passado.

Sobre o presente, a melhor avaliação foi em relação à demanda, sendo que a porcentagem de empresas que a avaliam como forte passou de 14% em junho para 25%.
O componente de expectativas subiu 5,3%, para 119,7 neste mês. Foi a melhor leitura desde julho de 2004."

(Portal Terra)

CANTOR FALCÃO É GAROTO-PROPAGANDA DE CAMPANHA CONTRA DENGUE NO CEARÁ


O governo do Ceará lançou nova campanha de prevenção e combate à dengue. A novidade é o garoto-propaganda. Trata-se do bregastar Falcão, o cantor do impagável hit I´m not dog no, uma sátira ao sucesso do cantor Waldir Soriano.

A campanha se desenvolve através de panfletos, adesivos e outdoors. Falcão, em fotografias, lembra o famoso personagem Rambo, que exterminava grupos rivais com uma metralhadora que nunca falhava.

GOVERNO VAI PROIBIR VENDA DE BEBIDA ALCÓOLICA NAS RODOVIAS

"O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anuncia: o governo vai enviar em agosto projeto de lei ao Congresso proibindo a venda de bebidas alcoólicas à beira de rodovias. Segundo o ministro, nesta semana haverá uma última reunião com o presidente Lula sobre a iniciativa, e depois ela será encaminhada pelo Ministério da Justiça ao Legislativo. “Tenho conversado com governadores e prefeitos para que tomem iniciativas semelhantes onde ainda não existam leis específicas sobre comercialização de bebidas em estradas e para chamar a atenção da importância da proibição da venda e do consumo em postos de gasolina”, disse Temporão.

Ele falou a uma platéia formada basicamente por empresários, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, e pediu o empenho dos vários setores da sociedade na luta contra o alcoolismo: “O álcool está relacionado não só com doenças dos tipos cardiovasculares, hepáticas, câncer, mas também com um padrão de violência, como acidentes de trânsito, de trabalho e violência doméstica”.

ESTATÍSTICA DE ACIDENTES

Clique no site do Ministério da Saúde

GOVERNADOR ANUNCIA AUMENTO DAS PARCELAS DO SEGURO SAFRA DO CEARÁ

O governador Cid Gomes (PSB) confirmou para este Blog o que anunciou nesta segunda-feira durante visita ao município de Aurora (Região do Cariri), onde despachou com seu secretariado: vai aumentar de cinco para seis o total de parcelas pagas pelo Seguro Safra do Estado, totalizando R$ 660,00. Ele lamentou o alto índice de perdas em 2007 por causa da irregularidade das chuvas e afirmou que na sua administração o homem do campo será valorizado. A quebra de safra de milho, por exemplo, foi superior a 50%.

Cid Gomes disse também que investirá R$ 19 milhões no Seguro Safra, uma iniciativa que deverá beneficiar diretamente os 2.250 agricultores inscritos no Programa. “Em minha campanha assumi um compromisso de reforçar os programas voltados para agricultura e pecuária, setores que empregam mais de 300 mil famílias no Estado”, disse.

PT ESTÁ INCOMODADO COM INDICAÇÃO DE JOBIM PARA A PASTA DA DEFESA

"Com reunião marcada para a manhã desta terça-feira, em Brasília, integrantes da Executiva Nacional do PT - especialmente mais à esquerda - não conseguem esconder o desconforto com a indicação de Nelson Jobim (PMDB) para o Ministério da Defesa. Mais do que a perda de uma pasta, antes ocupada por Waldir Pires, os petistas se queixam do significado da escolha de Jobim -titular da Justiça no governo FHC e amigo do governador José Serra (PSDB)- como um reconhecimento de que o PT seria a origem de problemas no governo federal."

Assinante da Folha de São Paulo leia mais.

CASSADO, GOVERNADOR DA PARAÍBA MOBILIZA ADVOGADOS PARA REVERTER O PROCESSO

"A defesa do governador Cássio Cunha Lima (PSDB) vai tentar reverter a casssação decidida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba nesta segunda-feira. Os advogados pretendem promover um embargo de declaração seguido de recurso ordinário junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de corrigir o que consideram pontos omissos identificados pelas partes no julgamento.

Após uma sessão de durou quase oito horas, o TRE da Paraíba optou pela cassação de Cássio Cunha Lima e do seu vice José Lacerda por conduta vedada e abuso de poder político e econômico. A decisão prevê ainda multa de R$ 100 mil e inelegibilidade por três anos do governador e do presidente da Fundação de Ação Comunitária (FAC), Gilmar Aureliano. A FAC foi o órgão do governo que viabilizou a distribuição de 35 mil cheques dentro de um suposto programa de assistência social a carentes, promovido a partir de Cirandas de Serviços nos municípios paraibanos. "

(Portal Terra)

SECRETARIA DA SAÚDE ABRIRÁ SEMANA DO ALEITAMENTO MATERNO NO CEARÁ


Para abrir a Semana Mundial do Aleitamento Materno no Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado realiza a partir das 9 horas desta quarta-feira, nos jardins do Hospital César Cals, em Fortaleza, um ato público. Na ocasião, reunirá mães e bebês para difudir o tema da semana cujo tema central é “Amamentar na primeira hora de vida – mães e filhos saudáveis”.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite do Estado, Rejane Santana, é fundamental esclarecer cada vez mais as mães sobre a importância do leite materno, principalmente a amamentação dos bebês logo nas primeiras horas de vida. "Com isso, esses bebês ficam livres de hemorragia pós-parto", diz Rejane. O objetiovo da campanha é aumentar também as doações de leite materno.

DOAÇÃO DE LEITE?

Ligue 0800 286578

COM 20 PONTOS NA CARTEIRA, NELSON PIQUET FAZ CURSO PARA VOLTAR A DIRIGIR

"Com a pontuação na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estourada, o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet foi afastado das ruas para não pôr em risco os demais motoristas. Para poder voltar a dirigir, Piquet está freqüentando um curso de reciclagem numa auto-escola de Brasília, de segunda a sexta-feira. O ex-piloto freqüentou a aula ontem ao lado da esposa, Viviane, entre 14h30 e 17h30, dividindo a sala com outros 20 alunos.

A diretoria do Detran de Brasília não deu detalhes da punição aplicada a Piquet, mas o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) prevê a cassação da carteira, por um período de um a 12 meses, quando o motorista acumula mais de 20 pontos em multas num período de 12 meses."

(Rádio O POVO/CBN)

APOSENTADO É PRESO EM FLAGRANTE COM MACONHA EM SOBRAL

Encontra-se preso na Delegacia de Sobral (Zona Norte) o individuo Vicente Muniz Aragão (68), aposentado. Ele foi autuado em flagrante quando transportava cerca de dois quilos e meio de maconha.

Viente Muniz não deu detalhes sobre como conseguiu a droga nem qual seria o destino do produto.

FILHO MATA PAI EM IRAUÇUBA

O agricultor Antônio Coelho de Lima (42) foi assassinado ontem à noite, na cidade de Irauçuba, com uma faca na axila. O autor do crime foi seu próprio filho, Antônio Alexandre da Silva de Paula (21).

Segundo o Centro de Operações Policiais Militares, houve uma discussão entre os dois. Em seguida, de acordo com familiares, Antônio Alexandre, ficou aguardando o seu pai sair de casa para, em seguida, cometer o crime. O pai de Antônio teve morte imediata. Ninguém quis detalhar os motivos.

SOS COCÓ - IGREJA CATÓLICA DEBATERÁ SOBRE PRESERVAÇÃO DO RIO

E as pastorais sociais e CEBs da Arquidiocese de Fortaleza realizam hoje, no Seminário da Prainha, uma reunião sobre a situação do rio Cocó.

O objetivo, dizem lideranças, é fechar ações em favor da preservação daquele ecossistema. Não se sabe se a proposta de referendo da prefeitura sobre obra de construção de uma torre empresarial do Grupo Jereissati naquela área constará da pauta.

LULA - "EU NÃO VOU DEIXAR DE ANDAR O PAÍS POR CAUSA DA VAIA"


"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preocupado com os protestos contra seu governo, mas disse ontem que não vai se intimidar com vaias. Diante de ministros da coordenação política, no Planalto, afirmou que irá ao Rio Grande do Sul e ao Paraná por volta de 14 de agosto, quando retornar de seu périplo pelo México e por quatro países da América Central.

Na tentativa de evitar mais dissabores para Lula, como novas vaias, sua assessoria cancelara viagens que faria a Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina logo após a tragédia com o Airbus da TAM no Aeroporto de Congonhas, dia 17.

“Ninguém vai me emparedar”, afirmou Lula, na reunião de ontem. “Eu não vou deixar de andar o País por causa de vaia.” Pesquisas do tipo tracking, encomendadas pelo Planalto após o acidente em Congonhas, já indicam que a popularidade do presidente caiu, sobretudo em São Paulo, e em camadas das classes média e alta. O levantamento acendeu a luz amarela no Planalto, depois de dez meses de crise aérea."

Para o assinante do Estadão leia mais

BNB LANÇA EDITAL PARA SUA CONTA DE PUBLICIDADE - R$ 25 MILHÕES

"Está dada a largada por uma das melhores botijas da comunicação no Nordeste. O BNB está com concorrência na rua para contratar as duas agências que irão cuidar da publicidade por um ano, com prorrogação possível por mais quatro anos. Valor total da verba anual: R$ 25 milhões. Pelo prazo máximo do contrato (60 meses), R$ 125 milhões. A título de parâmetro, no edital que o Governo do Ceará lançará nos próximos dois meses, a verba total é de R$ 14 milhões. Conforme o edital ( www.bnb.gov.br ), a avaliação será como base no critério "melhor técnica". Abrem as propostas às 9 horas do próximo dia 13 de setembro, no Centro de Treinamento do BNB, no Passaré, em Fortaleza.


Historicamente, a conta do Banco não fica restrita a agências de um mesmo Estado. São formados consórcios entre as agências. Na última licitação, Ceará, Bahia e Pernambuco acabaram contemplados. Dois consórcios foram escolhidos: SLA (BA)/ Advance (CE) e Mota Comunicação (CE)/ Ítalo Bianchi (PE). Pela importância, eis um processo que precisa ser acompanhado com atenção. Quem ganhar, vai cuidar de estudo, concepção, criação, execução interna, supervisão da execução externa e distribuição de campanhas, peças e materiais publicitários. Vai também se responsabilizar por pesquisas de pré-teste e pós-teste vinculadas à concepção e criação de campanhas, peças e materiais publicitários. Terá também a missão de elaboração de marcas, de expressões de propaganda, de logotipos e de outros elementos de comunicação visual."


Da Coluna Vertical S.A/ Jornal O POVO leia mais

segunda-feira, 30 de julho de 2007

CIRO GOMES ENTRE OS QUE MAIS FALTARAM ÀS SESSÕES DA CÂMARA NO PRIMEIRO SEMESTRE


A bancada federal do Ceará se saiu muito bem em termos de presença nos trabalhos do primeiro semestre do Congresso. Apenas Ciro Gomes (PSB) foi quem ficou na lista dos que mais faltaram ao trabalho no período, de acordo com levantamento do site Congresso em Foco. Ciro, bom ressaltar, gira o país dando palestras e reforçando imagem de quem sonha em disputar novamente a presidência da República.

Já em termos de parlamentares assíduos, merecem destaque os seguintes nomes:

Mauro Benevides (PMDB), Ariosto Holanda (PSB), José Pimentel (PT), Eudes Xavier (PT) e Chico Lopes (PcdoB). Quem também entrou nessa lista o senhor Flávio Bezerra (PMDB) que, embora sempre presente em Brasília, ainda se mostra bastante ausente no Ceará. Poucos da mídia conhecem um pastor que foi ungido parlamentar com a força da Igreja Universal do Reino de Deus.

Confira a lista aqui

TRAGÉDIA DA TAM - JOSÉ DIRCEU BATE NO "OPORTUNISMO" DA MÍDIA

"O oportunismo político e o revanchismo de sempre acabaram por ocupar aos poucos todo o debate e apuração de responsabilidades sobre o acidente do Airbus da TAM e sobre a própria crise aérea. Desde o começo, tanto a oposição político-partidária, como a oposição na mídia, que hoje é praticamente é hegemônica, conduziram a questão como uma tábua de salvação para desgastar o governo e organizar uma oposição de rua contra o Presidente Lula. A irresponsabilidade no julgamento das causas do acidente não tem limites e vale tudo. A tentativa de apresentar o governo não só como responsável, mas como insensível ao acidente e à tragédia das famílias e de todo o pais, não teve limites. É um caso para a história da nossa mídia. Uma história de farsas, como a ocultação da campanha das diretas e da campanha pelo impeachment de Collor por alguns meios de comunicação, fora o apoio descarado a candidatos nas eleições presidenciais.

Nossa oposição, e sua base social, elitista e revanchista, continuam não aceitando a vitória de Lula, por duas vezes. Continuam sonhando com uma catástrofe que liquide o governo e torcendo para isso. E, quando acontece uma, a exploram ao máximo, procurando com ódio e rancor, dividir a sociedade brasileira e lançá-la num caminho que todos nós conhecemos: do golpe político e de choques, de preferência nas ruas e praças do país, numa tentativa de acabar com a normalidade institucional que vive o país, apesar dos graves problemas políticos institucionais que estão a exigir uma profunda reforma político-administrativa."

Leia mais aqui

OLHA O EMPREGÃO Aí, GEENNNTE! TCU ABRE CONCURSO

O Tribunal de Contas da União (TCU) abriu inscrições, nesta segunda-feira (30), para concurso público com 139 vagas. Do total das vagas, 129 são para nível superior e dez são para nível médio. Para os aprovados com graduação, a remuneração inicial bruta será de R$ 9.144,04. O cargo de técnico de controle externo, que é de nível médio, terá salário inicial de R$ 5.600,06.
Saiba mais

Para participar do concurso, é preciso acessar o site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe-UnB) até as 23h59 do dia 21. A taxa é de R$ 85 para quem for concorrer aos cargos de nível superior, e de R$ 63 para técnicos. Do total de vagas, 129 são para o cargo de analista de controle externo. Com exceção de três especialidades, exclusivas para profissionais graduados em medicina e na área de tecnologia da informação, os demais são para candidatos com graduação em qualquer área de formação.

SERVIÇO

- Nº de vagas: 139, sendo 129 para analista de controle externo e dez para técnico de controle externo.

- Salário: R$ 5.600,06 para técnico e R$ 9.144,04 para analista.

- Inscrições: até 21/08

- Taxa de inscrição: R$ 85 (para nível superior) e R$ 63 (para nível médio)

- Provas: 29 e 30 de setembro

- Contato: (61) 3448-0100, das 9h às 19h

PRESIDENTE DA INFRAERO ENTRA EM ROTA DE DEMISSÃO

"O brigadeiro José Carlos Pereira, presidente da Infraero, será demitido. A decisão já está tomada e foi comunicada oficialmente hoje pelo ministro da Defesa Nelson Jobim durante a reunião de coordenação política do governo com Lula no Palácio do Planalto. Mas até agora o governo não achou quem o substitua. Cotado para ficar na vaga, Rossano Maranhão, ex-presidente do Banco do Brasil, foi convidado no final de semana por Jobim, mas recusou.

José Carlos Pereira, que passava por um processo de fritura desde o início da crise aérea, agora cumpre uma espécie de aviso prévio: fica no cargo até que alguém aceite o emprego.
Em compensação, o governo desistiu de pedir a renúncia coletiva da diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Milton Zuanazzi, presidente da agência, fica portanto no cargo até o final de seu mandato em 2011."

(Do Blog do Noblat)

GOLPE DA "CHEGADINHA" DEIXA TRÊS MORTOS EM FRENTE A UMA AGÊNCIA DO BB EM FORTALEZA

Três pessoas foram assassinadas nesta tarde de segunda-feira em frente à agência do Banco do Brasil situado na Avenida Osório de Paiva (Cidade dos Funcionários). Segundo as primeiras informações divulgadas pelo Comando de Policiamento da Capital (CPC), dois PMs a paisana e uma mulher foram as vítimas de ação realizada por dois homens que usavam motocicletas e estavam armados de revólver. Eles, de acordo com primeiros levantamentos, dariam o golpe chamado de "chegadinha", onde se tenta assaltar alguém na hora de um depósito bancário.

O CPC ainda está com equipes no local colhendo detalhes, que incluem ainda apurar o que faziam os dois PMs a paisana na ocasião do fato. Em toda a área, há cerco policial. O 13º Distrito Policial deve abrir inqúerito para tratar do triplo assassinato.

MESATENISTA TIAGO MONTEIRO DESEMBARCA EM FORTALEZA PARA REVER A FAMÍLIA E DESCANSAR


Trazendo no peito as medalhs conquistadas nos Jogos do Pan do Rio, encerrados no fim de semana, desembarcou no início da tarde desta segunda-feira em Fortaleza o mesatenista cearense Tiago Monteiro. "Não deu pra trazer o ouro individual, mas estou muito feliz pelo ouro por equipe e o bronze individual", avisou Tiago,ao ser recepcionado no Aeroporto Internacional Pinto Martins pela familia e por um grupo de amigos.

Com direito a posar para várias fotos ao lado dos pais, Monteiro e Ozanir, do irmão, Alexandre, dos tios e amigos, ele confessava: ainda estava vivendo um momento de êxtrase pelos bons resultados e, principalmente, por ter tido a experiência de um contato mais direto com o torcedor brasileiro, já que mora e treina no Caen, clube francês há oito anos.

"Pela primeira vez tive um contato direto com o público do Brasil. Foi muito bom e chegar aqui em casa depois de ser fetejado é maravilhoso", afirmou Tiago, ganhando abraços de sua mãe, Ozanir, que avisou logo pra ele: "Fiz a picanha no forno que você gosta!".
Tiago Monteiro permanecerá descansando em Fortaleza até o dia 8. Depois disso, segue para a França. Com o desempenho anotado nos Jogos do Pan, Tiago, que era o nº 104 do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa, subiu para o número 89.

ADESÃO AO SUPERSIMPLES TERMINA NESTA TERÇA-FEIRA

"Terça-feira (31) é o último dia para os micro e pequenos empresários aderirem ao Simples Nacional ou Supersimples, como ficou conhecido. O formato unifica o recolhimento de oito impostos (seis federais, um estadual e um municipal). As empresas que estavam no antigo Simples Federal e não tinham débitos tributários passaram automaticamente para o novo regime. Quem perder o prazo pode ingressar no sistema depois, mas vai ter as vantagens apenas a partir de janeiro. A Receita Federal ampliou os prazos para a regularização de débito dos empresários que quiserem entrar no Simples Nacional, conhecido como Supersimples. Com o parcelamento especial, os débitos da micro e pequenas vencidos até 31 de janeiro de 2006 podem ser divididos em até 120 meses, mas o empresário terá que solicitar esse parcelamento também até o dia 31 de julho.


Os débitos ocorridos entre 1º de fevereiro de 2006 e 30 de junho de 2007 deverão ser parcelados em 60 meses até 31 de outubro de 2007.De acordo com o Sebrae, a maioria das micro e pequenas empresas pagará menos impostos com a integração proposta pelo Supersimples. A redução média será de 20% para quem já opta pelo Simples Federal, podendo chegar a 50% dependendo do estado em que a empresa estiver instalada. Para aquelas empresas que agora poderão optar pelo Supersimples a redução poderá ser de até 80%."


Saiba mais


(Agência Brasil)

MST OCUPA REITORIA DA UECE PARA COBRAR VERBAS DE PROJETOS EDUCACIONAIS

Cerca de 200 militantes do MST do Ceará ocuparam, nesta manhã de segunda-feira, o prédio da reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Eles cobram a liberação de recursos para projetos voltados para a educação de jovens e adultos da 1ª à 4ª séries e fazem parte de um convênio do MST com a Uece e Incra.

Segundo Erivando Barbosa, da área da Educação do MST, os projetos se desenvolvem em seis municípios, mas professores que atuam no trabalho estão há nove meses sem receber o pagamento. Ele diz que há verbas para liquidar cinco meses], mas que o desembolso, por questões burocráticas, está retida na Uece.

GRUPO ASSALTA POSTO DE GASOLINA E ATIRA CONTRA ÔNIBUS DEIXANDO UM MORTO

Um posto de gasolina situado em Jaçanaú, distrito de Maranguape (Região Metropolitana de Fortaleza), foi assaltado no começo da manhã desta segunda-feira. Após o ato, um dos assaltantes ainda deu vários disparos contra um ônibus que passava e acabou matando um dos passageiros. Os que estavam no veículo disseram que os tiros foram por pura maldade da parte do indivíduo.

O Centro de Operações Policiais (Ciops) infomra que ainda apura detalhes do caso, enquanto o Comando do Policiamento da Capital (CPC) fechou o cerco na região, de acordo com o coronel Carlos Alberto Serra.

LULA GARANTE 75% DO APARATO DE SEGURANÇA DO PAN PARA A CIDADE DO RIO

A cidade do Rio de Janeiro ficará com 75% do aparato de segurança cedido pelo governo federal para ser utilizado durante os Jogos Pan-Americanos. Informou, nesta segunda-feira, o presidente Lula em seu programa semanal de rádio "Café com o Presidente".

"A idéia é que, de tudo que foi montado no âmbito da segurança pública no Rio de Janeiro, a começar pela inteligência, a começar pelos aviões, a começar pelos carros, ou seja, 75% disso tudo vai ficar no Rio de Janeiro. O que é mais importante é que vai ficar uma experiência acumulada de um trabalho conjunto entre a Polícia Federal, a polícia do Rio de Janeiro, a comunidade que participou ativamente. Foram quase 10,5 mil jovens que participaram, mais de 116 comunidades".

O presidente ainda disse que o Rio "merece uma medalha de ouro pelo clima de tranqüilidade em que transcorreu o Pan."

(Rádio O POVO/CBN)

PRESIDENTE DA FIEC - NOVAS VAIAS CONTRA LULA SÃO UMA RESPOSTA A UM GOVERNO POPULISTA

"Acho que agora caiu a ficha", afirmou, nesta segunda-feira, o presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), Roberto Macedo, ao comentar novas vaias disparadas contra o nome do presidente Lula durante o ato de encerramento, ontem, no Rio, dos Jogos do PAN. Lula não compareceu, mas a vaia ocorreu cada vez que seu nome era pronunciado por alguma autoridade presente à cerimônia. Ao abrir o certame, Lula foi vaiado.

Na avaliação de Macedo, a população começou a perceber que o governo Lula não vem cumprindo promessas e adotando apenas medidas "populistas" que o mantém aprovado na classe menos favorecida. "Vamos aguardar as próximas pesquisa depois dessas vaias pra gente conferir, mas creio que essa reação é contra um governo que nada faz diante de tanto desmando", disse.

Para Macedo, a figura do presidente Lula continua em alta, mas o seu novo governo não com eça bem, porque parece distante dos clamores populares diante de tantos casos de corrupção como o que se abate sobre o Senado e envolve um dos homens da sua confiança, no caso o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan teve contas pessoais pagas por lobista.

"A saída para a corrupção depende da gente. É só comecarmos a escolher melhor, abrir a boca e espernear. Não podemos é ficar aceitando tudo calado", acrescentou o presidente da Fiec.

AEROPORTO DE FORTALEZA REGISTRA UM FIM DE FÉRIAS TRANQÜILO

O Aeroporto Internacional Pinto Martins registrou, na madrugada desta segunda-feira, clima dos mais tranquilos em se tratando de vôos. Mesmo com grandes filas, resultado do fim das férias e do Fortal, a micareta fora de época da Capital cearense, segundo os funcionários das empresas aéreas, o quadro não lembrou nem de longe os últimos dias de vôos atrasados, cancelados e de protestos por parte da clientela.

Apenas o vôo 3366, da TAM, procedente de São Paulo, anotou atraso de uma hora e meia. Os demais vôos sairam no horário. A Gol apresentou filas enormes, conseqüência de problemas na emissão automática de bilhetes, no que o serviço acabou se processando manualmente. A supervisão da Infraero avaliou o período como dentro das regras normais de operacionalidade.

CORREGEDOR-GERAL DO CNJ LAMENTA ATRASO DA REFORMA POLÍTICA

O ex-corregedor-geral eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral, ministro César Asfor Rocha, avaliou, nesta segunda-feira, como "muito atrasada" a reforma política. Mesmo fazendo questão de ressaltar ser um tema político e que diz respeito ao Congresso Nacional, lamentou que a matéria ainda não tenha sido aprovada em toda sua plenitude, já que contribuiria para melhorar o processo eleitoral do País.

"Está atrasada, porque existem alguns pontos que deveria ter sido definidos melhor como a questão do voto distrital se teria que ser misto ou não, com lista aberta ou fechada; também esclarecer melhor a fidelidade partidária. Acho que havian necessidade de se fazer logo essa reforma", observou Asfor Rocha, antes de seguir para Brasília onde atua também como ministro do STJ e corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça.

Para ele, faltou também uma deifnição sobre financiamento público de campanha. Ele acentuou não ser o tema da sua área, mas disse que há da parte da sociedade brasileira uma reclamação quanto a essa demora.

MINISTRO DA DEFESA TRATA COM LULA NESTA SEGUNDA SOBRE CRISE AÉREA

"O ministro da Defesa, Nelson Jobim, deve se encontrar nesta segunda-feira, 30, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir medidas para conter a crise aérea no País. De acordo com a assessoria do ministro, Jobim está em Brasília neste domingo, mas cumpre apenas agenda interna. Na segunda, está confirmada também a primeira reunião do Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) sob o comando de Jobim, que tomou posse na última quarta-feira.Ele substitui Waldir Pires, que desde o começo da crise aérea, há dez meses, sofreu desgaste. Segundo a assessoria do ministro, o Conac vai aprofundar as medidas para redução do tráfego aéreo em Congonhas e discutir a utilização do aeroporto de Jundiaí, no interior de São Paulo, para receber parte do tráfego, como vôos fretados e de táxi aéreo. A reunião do Conac está prevista para as 12 horas, no Ministério da Defesa."

(Agência Estado)

NOME DE LULA FOI VAIADO NO ENCERRAMENTO DOS JOGOS DO PAN

"Vaiado na abertura do Pan-Americano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não compareceu neste domingo à cerimônia de encerramento dos Jogos no Maracanã. Mesmo assim, ele acabou sendo alvo de novos protestos da torcida no Estádio do Maracanã. Quando o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, fez o seu discurso e agradeceu Lula pelo apoio na organização do Pan, grande parte do Maracanã começou a vaiá-lo. O mesmo aconteceu com o presidente da Odepa (organização responsável pela realização do Pan), Mario Vasquez Raña, que foi vaiado ao mencionar o nome de Lula e do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Tanto Nuzman quanto Raña foram aplaudidos ao final do discurso - vaia só durante a citação do nome do presidente."

(Agência Estado)

PDT ADMITE NÃO DISPUTAR EM FORTALEZA EM NOME DA FRENTE COM PSB E PCdoB

"O PDT poderá abrir mão de ter candidato próprio à Prefeitura de Fortaleza, caso a aproximação entre o partido, o PSB e o PC do B evolua até o período eleitoral de 2008. A afirmação é do presidente estadual do PDT, André Figueiredo. Atualmente, as três agremiações encabeçam os preparativos para o lançamento da Frente de Esquerda no Ceará, previsto para ocorrer em agosto.Em reunião das executivas municipal e estadual do partido, realizada em 31 de maio passado, o PDT definiu que terá candidatura própria à Prefeitura de Fortaleza. Na ocasião, o partido avaliava convite formulado pela prefeita Luizianne Lins (PT) para retornar à base aliada.

O convite foi recusado, tendo em vista o posicionamento em relação à candidatura própria da agremiação.André Figueiredo declarou que a posição assumida pelo PDT foi um “indicativo”, mas que não está totalmente fechada ou impassível de reformulação. “Temos um indicativo de ter candidato em Fortaleza, mas nada que seja irrevogável. Dá para se trabalhar na perspectiva de uma vice, caso a frente evolua e surja um nome com maior potencial de vitória nos demais partidos”, disse."

(Diário do Nordeste)

domingo, 29 de julho de 2007

EMBORA ACOSSADO, PRESIDENTE DA ANAC PODE NÃO RENUNCIAR AO CARGO

"Apontado como um dos vilões do caos que atinge o setor aéreo há mais de dez meses, marcado por duas tragédias que mataram mais de 350 pessoas, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, afirma, em entrevista ao jornal O Globo deste domingo, que renunciar ao cargo seria um ato de covardia.

"Covardia com o povo brasileiro porque nós, mais do que ninguém, somos sabedores das soluções que podemos ter para o problema aéreo e também por estarmos entregando a alguém que não tenha essas soluções. É um ato de covardia com a gente mesmo. Eu não sou covarde comigo e não serei com o povo brasileiro. Não sou apegado a cargos, e o que me mantém na Anac não é esse apego, mas a responsabilidade. Seria irresponsabilidade eu simplesmente virar as costas e ir embora, na hora em que o país mais precisa de mim e do nosso trabalho", disse o presidente da Anac.

Zuanazzi admite que a agência que preside não tem força de atuação, mas afirma que a culpa não é das pessoas que estão lá. Segundo ele, todas as agências reguladoras foram criadas dentro de um marco regulatório para o setor que deveriam supervisionar. A Anac, não".

(O Globo)

TARIFA SOCIAL DA PREFEITURA DE FORTALEZA ESTÁ COMPLETANDO UM ANO

E a tarifa social criada pela prefeita Luizianne Lins (PT) completa neste domingo um ano de vigência. Nasceu com o objetivo de estiumular o lazer da população ampliando seu acesso aos meios de transporte de massa. Sempre aos domingos - o último de cada mês -, porque é justamente nesse período que o trabalhador tem condições de sair com a família e o salário está chegando ao fim.

Durante um ano, segundo a Etufor, já foram beneficiados pela tarifa social mais de cinco milhões de pessoas em Fortaleza. O projeto consiste na redução do valor da tarifa de ônibus e vans, de R$ 1,60 para R$ 1,00 e R$ 0,50 (estudantes).

Bom lembrar: como este domingo é o último dia de Halleluya, evento católico carismático, e Fortal, carnaval fora de época, o movimento promete. A Etufor coloca 20 ônibus extras que estarão distribuídos nos terminais do Papicu, Parangaba, Antônio Bezerra, Siqueira, e Messejana a partir das 8 horas.

UFA! ANATEL ANUNCIA NOVOS BENEFÍCIOS PARA CLIENTE DO CELULAR

"Em janeiro de 2008, entram em vigor novas regras da telefonia celular, que reforçam as obrigações das operadoras e ampliam os direitos dos usuários. Uma das novidades é que os créditos não utilizados de celulares pré-pagos, que representam 80% do total de aparelhos em funcionamento no País, serão revalidados a cada nova recarga. Além dos atuais cartões, que têm créditos com validade de 90 dias, as empresas serão obrigadas a oferecer cartões com prazo de validade de 180 dias.

O novo regulamento foi anunciado ontem pela Anatel, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços e a relação entre operadoras e consumidores. A medida vai beneficiar 106 milhões de clientes da telefonia celular."

(Estadão)

GOVERNADOR CID GOMES LEVA GABINETE ITINERANTE PARA O CARIRI E SERTÃO CENTRAL

O governador Cid Gomes (PSB) estará nesta segunda-feira na Região do Cariri. Mais uma vez sob o ritmo de governo itinerante, levará todo o seu secretariado, conversará com prefeitos e liberará alguns projetos. Na agenda de Cid, a pequena Aurora. Já na terça-feira o governador cumprirá agenda em Jucás, enquanto na quarta-feira levará seu estafe para o município de Quixadá (Sertão Central).

Quixadá é cidade administrada pelo prefeito Ilário Marques (PT), que vem cobrando maior autonomia do seu partido diante da gestão Cid Gomes. Ilário é contra o atrelamento da legenda em matéria de cargos. "Acho que a gente pode colaborar muito com o governo sem precisar ocupar cargos. Assim teremos mais autonomia para criticar e apresentar sugestões", defende Ilário.

O PT conta com dois secretários no estafe cidista: Camilo Santana, na pasta do Desenvolvimento Agrário, e Joaquim Cartaxo, na pasta de Cidades. Detalhe: Cartaxo é o presidente regional do PT. Auto Filho é titular da Cultura e do PT, mas é visto como uma indicação pessoal de Luizianne Lins, aquela que teve que brigar com o partido para ser o que é hoje: prefeita da Capital.