sábado, 14 de julho de 2007

CID GOMES ABRE NESTE DOMINGO A EXPOCRATO, A MAIOR FEIRA AGROPECUÁRIA DO CEARÁ

O governador Cid Gomes (PSB) abre às 10 horas deste domingo a Exposição Agropecuária do Crato (Região do Cariri), a maior do Ceará e uma das mais importantes do Nordeste. Com ele, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Camilo Santana, e vários outros assessores, além da maioria dos prefeitos caririenses.

Cid Gomes, após o ato, percorrerá os pavilhões que reunem animais, barracas comerciais, agências financeiras e área de lazer que inclui shows com nomes nacionais. Na lista, Bruno e Marrone, Biquini Cavadão e Chiclete com Banana.

Ainda na agenda do governador, consta neste domingo uma ida até Tauá, onde receberá homenagem e entregará um museu voltado para a pesquisa do semi-árido.

BRASIL ECODIESEL DE CRATEÚS COM AÇÕES EM ALTA NA BOVESPA

O biodiesel pode não atrair a mesma atenção que o etanol na busca por combustíveis mais limpos, mas, pelo menos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), é o que mais se destaca. Das três empresas de biocombustíveis listadas no pregão paulista, a Brasil Ecodiesel, maior produtora nacional de biodiesel, é a que apresenta o melhor desempenho nos últimos meses. Já a Cosan e a São Martinho, voltadas à produção de etanol, sofrem com a depreciação do preço do açúcar no mercado mundial – ainda a maior fonte de receita dessas companhias.
Na última quinta-feira (12/7), as ações ordinárias (com direito a voto) da Brasil Ecodiesel fecharam cotadas a 14,45 reais. Se considerado o pior momento dos papéis, quando chegaram a ser cotados a 8,80 reais em 22 de março, a alta acumulada é de 64,2%. No mesmo período, as ações da Cosan acumularam baixa de 14,8% e as da São Martinho, de 12,5%.


A valorização dos papéis mostra que a Brasil Ecodiesel superou sua tumultuada estréia no mercado de capitais. Após uma oferta inicial de ações complicada, com dúvidas no mercado sobre a governança corporativa da empresa, os papéis saíram com um preço inicial de 12 reais, bem abaixo do valor mínimo avaliado pelos coordenadores (17 reais).

BRASIL ECODIESEL?


Fundada no segundo semestre de 2004 pelo empresário Daniel Birmann – hoje afastado do controle - a empresa apresentou-se aos investidores bem menor do que é hoje. Quando foi ao mercado, contava com apenas uma usina de biodiesel em atividade – a de Floriano, no Piauí, com capacidade instalada de 45.000 metros cúbicos por ano. Desde então, a empresa inaugurou mais quatro unidades: Porto Nacional, em Tocantins; Crateús e Iraquara, no Ceará; e Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul. Sua capacidade de produção subiu para 520.000 metros cúbicos. Até o final do ano, a empresa espera atingir uma capacidade de 800.000 metros cúbicos, com a inauguração de novas usinas e a duplicação da planta de Floriano.


Do Portal Exame leia aqui

E LEVARAM MAIS UMA VEZ OS ÓCULOS DA ESTÁTUA DE RACHEL DE QUEIROZ EM FORTALEZA

Os óculos da estátua da escritora Rachel de Queiroz foram arrancados novamente. A estátua fica em um dos bancos da praça dos Leões, no Centro, e não é a primeira vez que ela fica sem o objeto. Após quatro meses da sua inauguração, em dezembro de 2005, a estátua teve os óculos arrancados. O monumento da escritora Rachel de Queiroz, que morreu em novembro de 2003 no Rio de Janeiro, foi esculpido pelo artista plástico Murilo de Sá Toledo.


Para os funcionários e freqüentadores da praça, o ato pode ser classificado como uma ação de vandalismo contra patrimônios históricos de Fortaleza. De acordo com relatos, é no período noturno que as pessoas cometem tais atos, por não haver segurança. A única coisa que eles não entram em acordo é com a data certa que a peça desapareceu.


Cá pra nós: Isso já está virando piada. Pra gente rir na cara das tasis autoridades, é claro.


Do O POVO deste domingo clique aqui

GRANJEIRO VAI ÀS URNAS NESTE DOMINGO ELEGER NOVO PREFEITO

Mais de quatro mil eleitores da cidade de Granjeiro (460 Km de Fortaleza) vão às urnas neste domingo escolher um novo prefeito. São 15 seções e dois ccandidatos: Antonio Honório de Aquino e Emanoel Clementino Grangeiro (PSDB). O resultado deve sair ainda na noite deste domingo.


O eleito vai administrar o município até o fim do ano que vem. O pleito fora de época foi determinado pela Justiça Eleitoral, após o chefe do executivo eleito em 2004, Vicente Félix de Sousa (PSDB), ter sido afastado. Ele perdeu o cargo por ser irmão da ex-presidente da Câmara Municipal, Ana Paula da Cruz, que chegou a exercer o cargo de prefeita interinamente, nos seis meses que antecederam aquela eleição. Com isso, o irmão se tornou inelegível. O vice-prefeito também foi afastado.


O clima na cidade ficou tenso na última semana, após um carro oficial da Prefeitura do Município ter sido baleado, deixando um suplente de vereador ferido. A Polícia Federal acompanhará o processo eleitoral.

FORTALEZA É HUMILHADO EM SALVADOR: PERDE DE SEIS A ZERO PARA O VITÓRIA

O Fortaleza levou uma goleada neste sábado em Salvador: perdeu de seis a zero para o Vitória. O time não jogou nada. Estava mais apático do que o presidente Lula ao ser vaiado, por seis vezes, na festa de abertura dos Jogos do PAN, no Maracanã.

O técnico André Knevitz, ao final da partida, disse, ao ser perguntado se continuaria a frente da equipe, não estar pensando em sair, porque nem começou o trabalho.

Knevitz, de fato, é o menos culpado. Pegou o bonde andando.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA-BA 6 X 0 FORTALEZA
Estádio Barradão (Salvador)
Público: 20.786 pessoas
Renda: R$ 147.915,00
Cartões amarelos: André Lima, Cocito e Ari (Fortaleza)
Cartão vermelho: André Lima (Fortaleza)
GOLS:Índio (20 minutos do primeiro tempo); Faioli (30 minutos do primeiro tempo); Joãozinho (43 minutos do primeiro tempo); Alisson (18 minutos do segundo tempo); Chicão (31 minutos do segundo tempo); e Vanderson (44 minutos do segundo tempo).

VITÓRIA: Ney; Apodi, Jean, Thiago Gama e Alysson (Edinho); Vanderson, Chicão, Garrinchinha e Faioli (Jackson); Índio e Joãozinho (Paulo César).Técnico: Givanildo de Oliveira

FORTALEZA: Getúlio Vargas; Thiago Campos, César e Preto (Emerson); Ari, Cocito (Dude), Wellington, Igor (Aldivan) e André Lima; Bruno Mezenga e Rodrigo Broa. Técnico: Amauri Knevitz.

DEPOIS DO RELAXE E GOZE, MARTA SUPLICY DÁ OUTRO PALPITE INFELIZ: "MORENINHAS"


"A ministra Marta Suplicy (Turismo) abriu a boca para protagonizar mais uma saia justa, ontem. Ao cumprimentar a atleta Eliete Cardoso dos Reis, de patinação, a ministra perguntou se ela era mãe da ginasta Daiane dos Santos. 'Não, por quê?', indagou Eliete. E Marta: 'Porque vocês duas são moreninhas.' Eliete se queimou: 'Moreninhas, não, ministra. Somos negras.' ”

Como já está acostumada, depois do fora a ministra deve ter relaxado.

(Da Coluna do Cláudio Humberto deste sábado)

FORTALEZA REGISTRA SURTO DE RUBÉOLA, CONFIRMA SAÚDE MUNICIPAL

Fortaleza já registrou neste ano 23 casos confirmados de rubeóla,14 só na Regional II. A informação é da Secretaria de Saúde do Município, que define o quadro como "preocupante". Nas últimas semanas, mais 12 pessoas apresentaram sintomas da doença e o órgão diz ter intensificado a vacinação. O bloqueio está sendo feito principalmente nas áreas turísticas da cidade.

A vacinação cobre principalmente a área turística e, de acordo com a Secretaria de Saúde do Município, funcionáriso de barracas de praia, rede hoteleira e pontos comerciais do setor vão ser vacinados. Esse contingente lida com todo tipo de gente de vários pontos do País e do Exterior.

RUBÉOLA

- O que causa a doença é um vírus e eé transmitida pelo ar, principalmente pela tosse e saliva.

SINTOMAS

- Febre;
- Manchas avermelhadas que aparecem primeiro no rosto e depois se espalham pelo corpo.

(Fonte - Secretaria da Saúde de Fortaleza)

SERRA RECEBERÁ JARBAS VASCONCELOS PARA JANTAR, ONDE O PRATO INCLUI LULA

O cardápio do jantar que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vai oferecer no Palácio dos Bandeirantes, na próxima segunda, ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), vai ter como prato principal o funcionamento da oposição ao governo Lula no Congresso Nacional e as repercussões do Renangate. Jarbas tinha sido convidado para uma conversa com Serra desde o início do ano. Mas ainda não havia conseguido compatibilizar sua agenda com a do governador. O senador descarta, no entanto, a troca de partido, com seu ingresso no PSDB. "Não tenho vocação tucana", afirma.


De acordo com sua assessoria, o senador só sairia do PMDB no caso da criação de um novo partido, no contexto de uma ampla reforma política. Como a reforma, ao que tudo indica, não vai vingar, Jarbas vai ficando no PMDB velho de guerra. Até porque a crise em torno do senador e presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), desgasta o PMDB governista e, de alguma forma, reforça a posição da banda oposicionista do partido - da qual Jarbas faz parte. "



(Do Blog do Jamildo - Jornal do Commércio)

OUVIRAM DO MARACANÃ AS VAIAS NADA PLÁCIDAS DE UM POVO HERÓICO E BRAVO...

Pela primeira vez, um presidente não fez o discurso de abertura nos Jogos do PAN. E aconteceu no Brasil de um povo heróico e simpático que proporcionou um belo e inesquecível espetáculo de abertura de um dos mais importantes eventos esportivos do mundo.

Lula merecia as vaias? Merecia o vexame assistido por milhares nas Américas? Como isso ocorreu com um governo que se vangloria da estabilidade econômica e de dar comida aos pobres através do Bolsa-Família? Pelo visto, caiu a ficha para muitos que já não suportam tanta corrupção estampada pela mídia, diriariamente, enquanto um govenante parece passivo e naquela de que nada ocorreu e que o País continua, digamos, em berço esplêndido. Caiu a ficha para muitos.

Será que agora o presidente começará a perceber que o País do carnaval e do futebol vem caindo na real de que só o Real não basta, pois anda ocorrendo muito pecado do lado debaixo do Equador? Deprimente o espetáculo desta noite de PAN. A pesquisa de um Maracanã entupido de gente falou mais alto. E o que é pior: abertamente e sem subterfúgios.

VEJA ESTAMPA : O PODER DE RENAN DEFINHA PATETICAMENTE



Com o título "O Poder de Renan definha pateticamente", eis uma das matérias da revista Veja desta semana e sua implacável marcação sobre um presidente de poder que teria tido contas pessoais pagas por lobista. Na publicação, como reportagem prinipal, a Internet e o tempo que as crianças dedicam a esse bichnho dos tempos modernos que chega de mansinho dominando nossas vidas e nosso tempo. Como agora, quando poderíamos estar no terceiro sono.

Na Veja, destaque para os Jogos do PAN do Rio e uma denúncia sobre o Sivam, sistema de vigilância da Amazõnia que entrou em processo de sucateamento.

PIMENTEL:DIZ EM NOTA: SUBSTITUTO DE BRUNO É PRERROGATIVA EXCLUSIVA DE CID GOMES

Essa nota chegou para o correio eletrônico deste Blog e veio assinada pelo deputado federal José Pimentel (PT):

"Diante das especulações veiculadas pela imprensa cearense, nos últimos dias, quanto ao processo de indicação do novo Secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, o deputado federal José Pimentel declara que a escolha dos Secretários de Estado é uma prerrogativa exclusiva do governador do Ceará. O mandato do deputado federal José Pimentel reafirma seu compromisso com o Ceará e o povo ceanrense".

Tudo bem. Ninguém é perfeito, deputado.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

PREFEITO DO RIO, CÉSAR MAIA GANHA MEDALHA DE OURO EM MATÉRIA DE PRESTÍGIO POLÍTICO


A festa de abertura dos Jogos do PAN do Rio foi maravilhosa, de encantar. Bem organizada, virou um espetáculo de encher os olhos.

Para o prefeito do Rio, César Maioa (DEM), único aplaudido por um Maracanã lotado e um Lula meio perdido por conta de tanta vaia, um salto para o futuro em matéria de fazer o sucessor e não tentar a reeleição em 2008, pois já obteve essa conquista.
Correção - Nota corrigida no começo desta madrugada, com apoio dos nossos leitores. César já foi reeleito.
(Foto - Agência Estado)

LULA FOI VAIADO NA ABERTURA DOS JOGOS DO PAN E AINDA TEVE CARRO DA COMITIVA ROUBADO

"Foi recuperado nesta sexta-feira (13) um automóvel Vectra preto que fazia parte da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio de Janeiro. O carro, que seria utilizado para a visita presidencial em razão da abertura do Pan, não pertence à Presidência, mas foi alugado para a comitiva.

O Vectra foi roubado na noite de quinta (12) em Marechal Hermes, na zona norte do Rio. O capitão do Exército que o conduzia foi rendido por dois homens armados quando esperava um outro oficial numa rua do bairro do subúrbio. O registro foi feito pelos oficiais na delegacia local ainda na noite de quinta. Nesta sexta, os criminosos que estavam com o carro tentaram usar o veículo para roubar outro carro, dessa vez um Fox prata, na Via Light em Mesquita, na Baixada Fluminense."

(Portal G1)

EM MEIO AOS JOGOS DO PAN, UM JOGO PARA FAZER UM VEREADOR SECRETÁRIO

Enquanto estávamos conferindo o belo espetáculo de abertura dos Jogos do PAN do Rio, um telefonema: uma fonte assegurava que o ex-secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Artur Bruno, tenta, nesta sezxta-feira, empurrar para seu lugar o vereador petista Guilherme Sampaio apegando-se à influência da prefeita Luizianne Lins (PT) junto a Cid Gomes, o governador.

Mas Osmar de Sá Pontes, que almoçou nesta sexta-feria com José Pimente, o dono da cota, ainda está forte para o cargo.

Quasto a Cid Gomes, este assiste à festa de abertura dos Jogos do PAN no Rio. É possível que a tal da fumaça branca para essa pasta saia mesmo neste sábado.

NA FESTA DE ABERTURA DOS JOGOS DO PAN, LULA FOI VAIADO

E o presidente Lula foi vaiado em pleno estádio Maracanã lotado na abertura dos Jogos do PAN do Rio. Embora Galvão Bueno, transmitindo para a Rede Globo o espetáculo, tenha dito que a reação foi por conta do placar eletrônico que informava que iria ocorrer atraso de 10 minutos na festa de abertura, deu para perceber o constrangimento de Lula num dos closes das câmeras.

Aliás, Lula foi vaiado por três vezes. Numa delas, Galvão acabou soltando essa: "É da democracia a livre expressão!"

O sinal amarelo acendeu, Presidente. Houve vaias também para o governador do Rio, Cabral Filho (PMDB), enquanto o prefeito carioca César Maia (DEM) ganhu aplausos.

PROTESTO CONTRA JOGOS DO PAN

Um grupo de moradores do Rio de Janeiro fez protesto nesta sexta-feira, em frente à sede da prefeitura carioca, contra a falta de segurança, saúde e educação.

O mascote Cauê virou Caó (mentira na gíria do carioca) e os Jogos do PAN viram Jogos do Pandemônio, em faixas vistas no protesto.

(Rádio POVO/CBN)

CEARENSE ASSASSINADO EM SÃO PAULO É SEPULTADO EM MISSÃO VELHA

O corpo do cearense Cícero Gomes Nogueira (33), que foi assassinado com tiros de revólver por dois homens desconhecidos na madrugada da quarta-feira, em Itaquaquecetuba (Região Metropolitana de São Paulo), foi sepultado nesta sexta-feira em Missão Velha. Cícero morava há cerca de 3 anos nessa cidade. Ali, trabalhava em uma peixaria. Familiares não souberam informar se ele se envolvera com algum tipo de problema que motivasse o crime.

Na noite da terça-feira, dia 10, segundo amigos e parentes, Cícero, após ter assistido ao jogo da Seleção Brasileira, foi se sentar em frente à sua casa. Estava fumando um cigarro, quando os dois homens chegaram em um carro e fizeram os disparos. A Polícia dessa cidade abriu inquérito.

RENAN E SARNEY VISITAM SENADOR ACM NO HOSPITAL

"Na manhã de hoje o senador Antônio Carlos Magalhães (DEM-BA) recebeu no quarto em que está internado, no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, a visita de Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, e José Sarney (PMDB-AP).

- Eles souberam do agravamento do estado de saúde [do meu avô] e decidiram fazer uma visita. Não conversaram sobre política -, explicou ACM Neto.

Senadores estão sendo informados que ACM está em coma. Os familiares dele que ainda estavam na Bahia voaram para São Paulo na manhã de hoje.

Problemas gástricos agravaram o estado de saúde de ACM. Ele está com 79 anos e foi internado há um mês para tratar de insuficiências cardíaca e renal".

(Do Blog do Noblat)

FORTALEZA GANHA APOIO DA TORCIDA ANTES DE SEGUIR PARA JOGO CONTRA O VITÓRIA

O Fortaleza embarcou nesta tarde de sexta-feira para Salvador onde, neste sábado, a partir das 16 horas, no estádio Barradão, enfrentará a equipe do Vitória em jogo válido pela Série B, do Brasileirão.

Mesmo em 12º lugar, o Leão recebeu, ainda no Aeroporto Internacional Pinto Martins, o carinho da torcida. Um grupo da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) prestigiou o embarque, reconhecendo que a partida contra o clube baiano, incluído no chamado G-4, é das mais difíceis.

O técnico Amauri Knevitz disse que o jogo é dos mais difíceis, mas avisou que a equipe sóm terá um objetivo: buscar a vitória.

PIMENTEL CONVERSA COM OSMAR DE SÁ PONTES, QUE TEM NOME COTADO PARA LUGAR DE BRUNO

O deputado federal José Pimentel (PT) almoçou nesta sexta-feira com o professor Osmar de Sá Pontes, cujo nome é cotado para substituir o petista Artur Bruno na Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social.

A conversa foi bem animada, segundo um petista que evitou divulgar o local. O cargo é da cota de Pimentel, embora o parlamentar negue poder de influência nessa história.

CRISTÓVAM BUARQUE: SENADO TEM DÍVIDA PARA COM O ELEITORADO

"O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou nesta sexta-feira , em discurso da tribuna, que há razões mais profundas para explicar a crise que o Senado enfrenta neste momento, na sua avaliação não restrita às incertezas que se abriram com o processo por quebra de decoro, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, contra o presidente da Casa, Renan Calheiros. Ele disse que a instituição está em dívida com eleitores sobretudo porque não está sendo capaz de reorientar os destinos do Brasil.

No momento, como afirmou o parlamentar, os senadores passam ao país a impressão de que, em vez de buscar a verdade, estão tentando se salvar. Nesse ponto, ele citou expressamente Renan Calheiros para dizer que, na sua pessoa, esse sentimento está sendo concentrado agora. Para Cristovam, a idéia que Renan "está passando não é a de que está querendo apurar" ou de que está querendo a verdade. Mesmo que esta não seja a intenção do presidente da Casa, disse o parlamentar, a impressão que ele está passando é a de que quer salvar-se.

"Isso é muito ruim, pois quebra a credibilidade. Uma coisa é querer a verdade para se salvar, a outra, é querer salvar-se de qualquer maneira. É essa a impressão". Renan Calheiros está sendo investigado no Conselho de Ética porque, conforme denúncia da revista Veja, teria parte de suas despesas pessoais pagas por um funcionário de uma empreiteira."

(Agência Senado)


JOGOS DO BAIRRO DO PAN-AMERICANO



E aí, caro leitor, que tal levarmos os jogos do PAN para o campo da política? Com certeza, teremos grandes campeões e arrastaremos medalha de ouro - se ninguém carregar antes - para o Brasil.

Corrida de Obstáculos - Renan Calheiros. Alguém duvida da atuação desse atleta de alcova?
Salto com Vara - Artur Bruno, que pulou de uma enorme fogueira, embora que junho tenha passado.
Boxe Olímpico - Luiz Pontes, um tucano peso pesado. Que o diga Adahil Brreto, que quase vira o sparring pessoal.
Nado sincronizado - Ouro para a bancada da prefeita Luizianne Lins e prata para a bancada de Cid Gomes. Por questão de tempo de atuação.
Saltos ornamentais - Cid Gomes, com o Ronda do Quarteirão e a siderúrgica ainda como grandes piques de desempenho.
Arremesso de pesos - Lula, que mandou pras cucuias Benedita da Silva, José Dirceu, Gusiken, Delúbio Soares, Berzoini e Silvinho Pereira.
Tiro - Polícia Federal, pois com ela não escapa nem grampo de frigorífico.
Levantamento de peso - Secretário Henrique Sérgio, do Turismo de Fortaleza, que leva nas costas o peso de um réveillon.

P.S. Este é o primeiro lote de medalhas

Mais sugestões, o Blog aceita.

E SURGE O BLOCO DOS "RENANCISTAS", QUE LEVAM A IMAGEM DO SENADO PARA O BREJO


Depois dos anões do orçamento, vampiros, mensaleiros e sanguessugas, está em moda um novo grupo de parlamentares lobistas.

Agora são os "renancistas".

Na Câmara Federal, pilota a tropa de choque o deputado federal Renildo Calheiros (PCdoB), que é irmão de Renan Calheiros; no Senado, comandam a tropa de choque uma trindade: Wellington Salgado (PMDB-M)G, Almeida Lima (PMDB-SE) e o cearense Inácio Arruda (PCdoB).

Em comum, eses blocos tentam salvar a fogo e a ferro a pele de Renan Calheiros que, por conta dos seus bois, está indo para o brejo.

Foto - Agência Senado/Inácio e Cristovam Buarque

TCE MANDA SECRETARIA DE JUSTIÇA RESOLVER CASO DOS PRESÍDIOS TERCEIRIZADOS

A Secretaria da Justiça do Estado tem um prazo de 180 dias para resolver o imbróglio chamado terceirização de presídios do Ceará. Ou seja, vai ter que acabar com essa história de uma empresa privada estar há cinco anos gerindo presídios, sem licitção. A determinação partiu do Tribunal de Contas do Estado que avaliou o caso, observando ainda que esse tipo de atividade é inerente do Estado e não podia ser entregue ao setor privado.

A informação foi dada nesta sexta-feira, da tribuna da Assembléia Legislativa, pelo deputado Heitor Férrer (PDT), acrescentado que a Conap, empresa que terceirizou os serviços, já "garfou" durante esse período mais de R$ 56 milhões. Heitor lembrou que fez essa denúncia em 2005.

A Conap pertence ao presidente da Federação do Comécio do Ceará (Fecomércio), Luiz Gastão, que é secretário-executivo do PPS estadual e coordenou a campanha de Lúcio Alcântara em 2006. Sob seu comando são geridos o IPPOO-II, o presídio feminino Auri Moura Costa e a Penitenciária Regioonal do Cariri.

PRA TUCANO ESPERNEAR - EMPREGO COM CARTEIRA ASSINADA AUMENTOU EM JUNHO

"O emprego com carteira assinada aumentou 0,64% em junho de 2007, ante o mês anterior, com geração de 181.667 novos postos de trabalho, segundo informou o Ministério do Trabalho com base nos números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em relação a junho de 2006, a expansão é de 0,57%, com ampliação de 155.455 vagas.

No primeiro semestre foram criadas 1.095.503 vagas, o que significa crescimento de 3,96%. Nos últimos 12 meses até junho, o saldo de novos postos de trabalho foi de 1.400.391, com aumento de 5,12%."

(Agência Estado)

GOVERNO LULA FLEXIBILIZA DIREITOS DO CONCURSADO

O governo enviou ao Congresso Nacional um projeto de lei que define as áreas de atuação das fundações estatais, que terão autonomia financeira e orçamentária na administração de instituições públicas. Pela proposta, as fundações sem fins lucrativos serão subordinadas ao governo. As contratações continuarão a ser feitas por concurso público, mas os funcionários serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que define regras para o setor privado.

Lique e leia mais.


(Portal G1)

CARRO CAI NO CANAL DO JARDIM AMÉRICA E DONO SAI ILESO


Um Fiesta Preto caiu às 7 horas desta manhã no Canal do Jardim América, por trás do estádio Carlos de Alencar Pinto, do time do Ceará (Bairro Porangabuçu).
O proprietário, Joel Amorim (26), agente comercial, informou que trafevaga a 50 quilômetros por e tentou frear para dobrar, quando o veículo deslizou porque a rua estava molhada.

Joel nada sofreu e, ainda por volta das 10 horas, acionou uma empresa que fez a remoção do carro, que só que teve avarias desprezíveis.
Foto - Mauri Melo

SINDICALISTA INDAGA: R$ 500 MIL É O PAGAMENTO PELO REAJUSTE DE 3,55% DOS SERVIDORES?

O sindicalista José Rodrigues, membro do Fórum Unificado dos Servideores Estaduais, qualificou nesta sexta-feira para este Blog como "desrespeitosa" a proposta do governo Cid Gomes de liberar R$ 500 mil em obras para cada deputado estadual.

"Esse é o preço que o governo paga pela aprovação de matérias como o reajuste de 3,55% para todos nós servidores" - questiona Rodrigues. Ele lamenta que o Executivo tenha alegado sempre falta de recursos para dar um melhor reajuste, quando o Dieese comprovocu que o governo tinha margem para ir até 10%.

"Estou envergonhado com heitor Férrer, que não pediu nem vistas da matéria do aumento e mais envergonhado, porque ele apóia a liberação dessa mesada. Aliás, que diabo é isso mesmo? Queremos, nós servidores, saber", desabafa Rodrigues.

Clique e leia aqui sobre o caso

DINHEIRO DO SEGUNDO LOTE DA RESTITUIÇÃO SAI NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

A Receita Federal deposita, na próxima segunda-feira, R$ 999.999.937,27 referentes ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física, ano-base 2006. Neste lote foram liberadas 851.934 declarações, das quais 735.453 para contribuintes com direito a restituição. Outras 63.362 pessoas tiveram saldo de imposto a pagar, correspondendo a R$ 83.659.656,12.

A Receita apurou ainda que outros 53.119 contribuintes não tiveram nem imposto a pagar nem a receber. O dinheiro estará disponível com correção total de 2,94%, correspondentes a taxa Selic de maio e junho e 1% de julho.

SERVIÇO

Informações: 4004-0001 nas capitais e 0800-729-0001 nas demais cidades.

Site - www.receita.fazenda.gov.br

HEITOR APROVA PLANO DO GOVERNO CID DE LIBERAR R$ 500 MIL PARA CADA DEPUTADO


O deputado estadual Heitor Férrer (PDT) avaliou, nesta sexta-feira, em contato com este Blog, como "boa" a decisão tomada pelo governador Cid Gomes (PSB) de liberar para cada deputado estadual um limite de até R$ 500 mil para obras. "Eu não vejo isso como algo maléfico e tampém não vejo como algo que vai mudar postura de parlamentar da oposição", disse.

Para ele, essa medida dará "maior transparência" a uma relação que muitas vezes não interessava às comunidades. "O deputado terá direito a fazer o pleito de maneira oficial e via documento. É uma nova maneira de administrar, mas isso não quer dizer que é parlamentar se vendendo para o governo. Pelo contrário, fará com que nós e a comunidade fiquemos mais vigilantes na execução de projetos".

Heitor Férrer adiantou que as obras a serem pedidas pelos deputados "já constam no orçamento, mas existem janelas onde os parlamentares poderão localizar em alguns municípios os pedidos das comunidades como quadra de esporte, posto de saude ou mesmo uma estrada vicinal. Tudo isso poderá ser pedido, mas em convênio do Estado com a prefeitura", acentuou.

"Isso fará, por exemplo, que comunidades que poderiam não ser contempladas por um parlamentar que ali não foi votado, seja benficiada. Quem deve se beneficiar é uma coletividade que não tem acesso à prefeitura", reiterou Heitor Férrer.

Vamos nós: Convenceu?

FORTALEZA REGISTRA MADRUGADA DE VENTOS FORTES COM QUEDA DE ÁRVORES

Ventos fortes registrados na madrugada desta sexta-feira em Fortaleza, com chuva anotada em algumas áreas da cidade, derubaram várias árvores.

Segundo o Corpo de Bomberos, o fato ocorreu com maior número de ocorrências em Messejana. Até o começo da manhã, equipes de bombeiros conseguiram retirar árvores e evitar sufoco e engarrafamentos no trânsito.

O Corpo de Bombeiros não registrou casos mais graves. Já a Funceme, procurada para dar detalhes sobre a velocidade dos ventos anotados nesta madrugada na capital cearense, informou que estava com problemas no sistema.

FOGO ATINGE LANCHONETE E LAN HOUSE DO TERMINAL DE ÔNIBUS DE PARANGABA

Um incêndio foi registrado ontem à noite no Terminal de Ônibus de Parangaba, em Fortaleza, e atingiu uma lanchonete e uma lan house. Acionado, o Corpo de Bombeiros tentou controlar o fogo, mas parte da lanchonete acabou sofrendo prejuízos , enquanto a lan house anotou perda de todos os 10 microcomputadores e móveis.

Seguranças do terminal tentaram enfrentar o fogo, mas não houve água suficiente, segundo os primeiros levantamentos. Os bombeiros chegaram ao local e evitaram que o incêndio se alastrasse.

GOVERNADORES PRÓ-SÃO FRANCISCO PEDEM APOIO À REDE GLOBO. NO CORINHO, CID GOMES


O governador Cid Gomes (PSB) estará hoje no Rio, em audiência no BNDES. Mas o principal nessa agenda é encontrar José Roberto Marinho, diretor da poderosa Rede Globo.

Ali, ao lados governadores Wilma Faria (RN), Eduardo Campos (PE) e Cássio Cuha Lima (PB), apelará em nome do projeto de transposição das águas do rio São Francisco. Cid e esses governantes sabem que o lobby contra o empreendimento é forte. Querem apoiar da platinada.

Depois disso, Cid conferirá a abertura dos Jogos do Pan e, neste sábado, visitará a Companhia Siderúrgica Nacional. Sem direito a fazer visitinha a uma das sete novas maravilhas do mundo: o Cristo.
ENQUETE DO BLOG


O governador Cid Gomes (PSB) resovleu destinar para cada deputado estadual R$ 500 mil em obras. Ou seja, qualquer um deles poderá indicar obras até seu valor, desde que seguindo critérios oficiais e interesse da população, diz a assessoria. Há um post neste Blog dando detalhes da medida, mas perguntamos:


O QUE VOCÊ ACHA DESSA DECISÃO?

COLÍRIO BLOG


Eis a atriz Flávia Alessandra e sua sensualidade de elevar a imaginação às alturas. Tá bonita, não tá?



(Paparazzo - Globo)

JOSÉ DIRCEU APARECE EM GRAVAÇÕES NUM LOBBY PRÓ-FRIGORÍFICO

"A denúncia do Ministério Público Federal contra integrantes da empresa MSI e do Sport Club Corinthians Paulista mostra, por meio de escutas telefônicas, que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu solicitaria a intervenção de um senador junto ao Ministério da Agricultura em favor do frigorífico Minerva, relacionado à exportação de carne para a Rússia. O pedido teria chegado às mãos de Reinhold Stephanes, ministro da pasta. Os negócios interessariam ao magnata russo Boris Berezovsky.

As investigações apontam que haveria um intenso lobby dos investigados para obter, junto ao Ministério da Justiça, a concessão da condição de asilado político para Berezovsky, apontado como dono da MSI. A investigação conta com mais de 20 meses de escutas telefônicas. Procurados por telefone, os envolvidos não foram localizados.
O período das escutas se deu a partir de 30 de setembro de 2005. A íntegra do conteúdo das escutas está sob sigilo de Justiça e apenas alguns trechos foram liberados."

(Portal Terra)

quinta-feira, 12 de julho de 2007

JOÃO PAULO STÉDILE DIZ QUE LULA E EMPRESAS TRANSNACIONAIS SÃO INIMIGOS DO MST


O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) disse que o latifúndio deixou de ser o principal inimigo do movimento e elegeu as empresas transacionais e o governo Lula, como principais inimigos na luta pela reforma agrária e mudança do modelo econômico em vigor no Brasil. A declaração foi feita hoje em discurso a sem-terra, pequenos agricultores e estudantes na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, no Paraná.

"Antes era o latifúndio, agora são as empresas transacionais que exploram as nossas riquezas e levam para fora do país", afirma Stédile. Segundo ele, as empresas que dominam o agronegócio brasileiro enviaram para o exterior cerca de US$ 4 bilhões entre janeiro a junho deste ano, enquanto que a reforma agrária necessitaria de US$ 1 bilhão para ser executada pelo governo brasileiro. De acordo com dados do MST, existem 4 milhões de famílias de sem-terra no País.

Para Stédile, a reforma agrária no governo Luiz Inácio Lula da Silva está muito longe da expectativa dos movimentos sociais. "O MST se iludiu com o Lula porque ele não manda nada, vive viajando. Quem manda nesse País são os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. Por isso, a reforma agrária não avança", diz o líder sem-terra. Para ele, o Estado brasileiro fez uma "aliança" com o agronegócio e nesse sentido cria leis para protegê-lo. "O Lula fica quieto porque recebeu dinheiro de campanha das empresas transacionais."

(Portal Uol)

CRISTÓVAM BUARQUE CHAMA A ATENÇÃO DE INÁCIO ARRUDA NO SENADO

O senador Cristóvam Buarque (PDT) voltou agora há pouco para o plenário, quando soube que o senador Inácio Arruda (PCdo B) havia generalizado e dito, em defesa de Renan Calheiros (PMDB-AL), que aquela Casa não tinha nenhum santo.

Cristóvam disse: "É muito grave a acusação e eu gostaria que ele (Inácio) reconhecesse que foi retórica e não fruto de reflexão. Isso porque se foi fruto de reflexão, ele teria que mandar muitos de nós para o Conselho de Ética".

A sessão continua tratando só do assunto Renan e agora farpas sobre Inácio.

Vamos nós: Desse jeito... que venha logo o recesso!

(TV Senado)

SENADORES OCUPAM TRIBUNA E BATEM EM INÁCIO QUE DEFENDE RENAN CALHEIROS

O presidente nacional do PSDB, senador Tasso Jereissati, e o líder do DEM, senador Agripino Maia (RN), convocaram seus para nesta quinta-fera para que se retirassem do plenário do Senado diante das manobras que o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), vem fazendo para protelar o caso onde ele é o principal acusado. Renan teria tido contas pessoais pagas por lobista da Construtora Mendes Júnior.

Renan não estava presente à sessão.

Já Cristóvam Buarque (PDT-DF) apoiou o apelo de Tasso e se retirou do plenário.

O senador Inácio Arruda (PCdoB) avaliou na ocasião que Renan tem sido provocado pelos adversários e defendeu o senador alagoano. Para ele, a questão se transformou numa batalha política de forças que querem o lugar de Renan. Inácio foi além: disse que naquela Casa "não tem nenhum inocente, nenhum santo", abrindo a guarda para ataques.

Patricia Saboya (PSB) falou e discordou de Inácio, observando: Renan tem agido de forma intransigente. Ela deixou claro que ninguém ali quer humilhar ou massacrar o peemeddbista. Em seguida, lançou apelo para que o senador peemedebista se afaste para evitar contrangimentos.

Há dois meses que o Senado vive essa novela.

(TV Senado)

GOVERNO CID GOMES PROMETE R$ 500 MIL EM OBRAS PARA DEPUTADOS ESTADUAIS

O chefe de gabinete do governador Cid Gomes, o seu irmão, Ivo Gomes (PSB), esteve nesta quinta-feira visitando o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB). Ele deu a informação de que o governo destinará R$ 500 mil para cada parlamentar no que diz respeito a obras.

O dinheiro virá do orçamento do Estado e de repasses federais, segundo o porta-voz do governador, Luiz Viana. Com a medida, o governo espera, diz ele, dar maior tansparência à relação do Executivo com o Legislativo. Outra: as obras só serão realizadas se o governo avaliar que são prioritárias e de acordo com os seguintes critérios:

1 - Interiorização do desenvolvimento;
2 - Distribuuição de renda;
3 - Impacto em termos de número de beneficiados;
4 - Transparência em todo o processo.

O governo reconhece que a medida é ousada e que alguns podem até interpretar de outras formas, mas reitera que a idéia é fazer com que a população perceba claramente a relação Executivo e Legislativo, porque não vai haver nessa disposição a exclusão de pleitos de parlamentares da oposição.

Ou seja, xô Mensalão!

LÍDER DO PMDB PEDE LICENÇA E DEDÉ FICA GARANTIDO POR MAIS 121 DIAS NA ASSEMBLÉIA

E Dedé Teixeira (PT) vai continuar deputado estadual. Pelo menos por mais 121 dias. É que o deputado Sávio Pontes, líder do PMDB, informou nesta quinta-feira que vai pedir licença para tratar de "interesses pessoais".

Ele tem projeto de disputar a prefeitura de Ipu.

Por enquanto, essa saída de Pontes resolve a vida de Dedé que, com o retorno do petista Artur Bruno para o legislativo estadual - este deixou a Seretaria do Trabalho e Dsenvolvimento Social -, estava ameaçado de voltar ao limbo político.

GRANDE NOVIDADE - REFORMA POLÍTICA É ADIADA DE NOVO


"A Câmara dos Deputados adiou para o mês de agosto, após o recesso parlamentar, a discussão e votação dos projetos de lei que tratam da reforma política. O adiamento foi anunciado pelo deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG), que presidiu na quarta-feira, à noite a sessão do Congresso Nacional que votou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O anúncio foi a pedido do presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

O líder do Democratas, deputado Onyx Lorenzoni (RS), disse que o presidente da Câmara lhe informou que colocará em votação a reforma política no dia 7 de agosto.
O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), confirmou que a reforma política só voltará a ser discutida depois do recesso parlamentar. "Nós fizemos um ajuste entre as várias lideranças da Casa - como o presidente Arlindo Chinaglia - para retomarmos esse assunto em agosto", afirmou Temer, em entrevista ao Jornal da Globo, pouco depois da aprovação da LDO de 2008. "

(Agência Estado)

CID GOMES RECEBE NESTA SEXTA-FEIRA RELATÓRIO DA CONSTITUINTE ESTADUAL


E o secretário estadual da Cultura, Auto Filho, entregará nesta sexta-feira, em ato solene, a partir das 9 horas, na Assembléia Legislativa, o relatório final dos trabalhos da Constituinte Cultural. Esse projeto, segundo o secretário, que garantiu ampla participação popular na construção de uma política cultural do Ceará.

No ato, receberão cópias do documento o governador Cid Gomes, o presidente da Assembléia Legislativa, Domingos Filho (PMDB), e o gerente da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal.
A Constituinte Cultural do Ceará conclui três meses de trabalhos - em processo de ausculta social iniciado pela Secult no dia 13 de abril – no que se refere a revisão do capítulo de Cultura da Constituição Estadual e ao Plano Plurianual da Política Cultural do Ceará. A Constituinte Cultural perpassou todo o Ceará, trazendo as sugestões e reivindicações de 12.870 pessoas.
(Este Blog com informações também da Assessoria da Secult)

ENTIDADE PRESIDIDA PELA DEPUTADA GORETE PEREIRA É ALVO DE PROTESTOS

Cercva de 600 agentes de saúde que prestam serviços para a Associação Beneficente Cearense de Rabilitação (ABCR), paralisaram as atividades nesta quinta-feira. A categoria reclama do atraso nas liberações do vale-refeição e vale-transporte.

Em frente à sede da ABCR, na Avenida Duque de Caixas (Centro de Fortaleza), o grupo faz manifestação e não poupa farpas na presidente da entidade, no caso a deputada federal Gorete Pereira (PR).

A Assessoria da parlamentar informa para o Blog que o atraso é conseqüência da falta de repasses por parte da prefeitura de Fortaleza.

ATUALIZAÇÃO (12h22) - Saiu dinheiro para o pessoal da ABCR. Parte de recursos da entidade que seriam bloqueados pela Justiça do Trabalho está sendo usada para liquidar essas faturas, segundo informara para o Blog as lideranças do movimento.

E OS COMPANHEIROS LULA E CHÁVEZ ESTÃO DE MALZINHO


"O presidente do Brasil, Lula, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, brigaram e não estão se falando. Por meia dúzia de vezes, nas últimas semanas, Chávez buscou Lula por telefone. O presidente do Brasil não devolveu as ligações. As conseqüências são várias, e só uma conversa entre ambos pode deter a escalada. Desde janeiro, fruto do descontentamento de Chávez, a Venezuela atrasa pagamentos de obras e serviços de empresas privadas brasileiras que operam no país.
Com os ruídos num crescendo, Chávez radicalizou mais um pouco. Estão congelados esses pagamentos. Na quarta, 11 de julho, por telefone, este blogueiro de Terra Magazine manteve conversas também com o Palácio do Planalto. Resposta ao congelamento: se ele se consolidar, "as coisas só vão piorar". As contas entre Lula e Chávez já não são poucas, e algumas são antigas. Lula, há dias, depois de se recusar outra vez a atender a um telefonema do presidente, disse a um amigo, em tom de desabafo, que a qualquer hora iria "ter uma conversa" com Chávez."

Leia mais aqui

MULHER DÁ À LUZ DENTRO DE VIATURA DA PM EM JUAZEIRO DO NORTE

Ana Maria Ferreira Boa Ventura (32) deu à luz a uma criança do sexo feminino no começo da manhã desta quinta-feira, dentro de uma viatura da Polícia Militar, em Juazeiro do Norte (Região do Cariri). O parto foi realizado pelo policial militar do 2º Batalhão, Cabo Adalberto, e ocorreu na Avenida Aílton Gondim sob olhares de alguns populares.

Segundo Ana Maria, as dores do parto começaram a se intensificar por volta das quatro e meia da madrugada, quando, sem condições de deslocamento, telefonou para o Corpo de Bombeiros solicitando uma viatura. Foi informada de que não havia viatura à disposição no momento. Ligou então para o 190, da PM, que atendeu ao apelo. Após o parto, o bebê e a mãe foram levados para o Hospital e Maternidade São Lucas, onde passam bem.

Este Blog com o Site de Juazeiro do Norte

NA PESQUISA DO O GLOBO, SÓ UM SENADOR DO CEARÁ NÃO QUER SAÍDA DE RENAN

A maioria dos senadores que votaram em enquete feita ontem pelo GLOBO no plenário do Senado considera que a permanência do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no cargo prejudica a imagem da instituição: dos 59 senadores que votaram, 37 afirmaram que sua permanência atrapalha o Parlamento. A maior parte dos senadores também avalia que é motivo para cassação do mandato a comprovação de irregularidades fiscais na contabilidade de seus empreendimentos agropecuários, apresentada pela defesa de Renan como prova de que tem recursos próprios e que não teve contas pessoais pagas por empreiteira.

Essa foi a posição adotada por 33 senadores, contra 15 que responderam não, indicando que os senadores avaliam que problemas fiscais podem constituir quebra de decoro a ser punida com cassação.
— Desde que esses problemas fiscais configurem um ato deliberadamente ilícito para não agir de acordo com a lei e evitar a transparência dos negócios, fica caracterizado que houve quebra de decoro. Isso é diferente de um equívoco na declaração de Imposto de Renda — disse José Nery (PSOL-PA).

A enquete, realizada entre 16h e 20h de ontem, revelou que os senadores estão divididos sobre se o presidente do Senado deveria renunciar ao cargo em decorrência da representação do PSOL, das suspeitas de que teve despesas pessoais pagas por um lobista e da constatação de que há irregularidades na contabilidade de seus negócios. Houve um racha: 23 senadores votaram pela renúncia e outros 23 votaram contra sua saída. As explicações de Renan ainda não convenceram um contingente importante de senadores. Dos que responderam à enquete, 21 não se convenceram ainda de que ele não recebeu dinheiro da Mendes Júnior para cobrir despesas pessoais. Outros 16 disseram acreditar em Renan.

E POR AQUI?

Dos três senadores do Ceará, con forme o Globo, apenas Inácio Arruda (PcdoB) não quer a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado. Inácio é da base aliada.

TÚNEL DO IPPOO II JÁ COMEÇOU A SER FECHADO E TRABALHO PODE SER CONCLUÍDO ATÉ DOMINGO

E cerca de 19 metros do túnel descoberto na área do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II, situado em Itaitinga (região Metropolitana de Fortlaeza), já foram fechados por empresa contratada pela Secretaria da Justiça do Estado. Os trabalhos começaram ontem à noite, sob supervisão de engenheiros que inspecionaram o local para detectar se haveria ramificações. A previsão é de que até domingo a operação esteja concluída.

O túnel tem um total de 51 metros e 15 centímetros e foi descoberto através de denúncia anônima. A Polícia Militar admite que o objetivo era dar fuga a condenados do furto milionário do Banco Central de Fortaleza. Uma casa de onde partia o túnel já foi demolida. A Secretaria da Justiça vai gastar R$ 11 mil no serviço, informou nesta manhã de quinta-feira o diretor do Sistema Penitenciário da pasta, Bento Laurindo.

(Este Blog com informações também do Bom Dia Ceará - TV Verdes Mares)

É BRASILEIRO O NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO - CELAM

"O novo presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), d. Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida, disse que a principal missão do organismo será aplicar as orientações e metas pastorais aprovadas pela 5.ª Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, que se reuniu em maio em Aparecida.


Primeiro brasileiro a ocupar o cargo desde 1979, quando o cardeal Aloísio Lorscheider foi presidente, o mineiro d. Damasceno, de 69 anos, foi secretário-geral do Celam e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), currículo que, em sua avaliação, levou os participantes da Assembléia Ordinária do Celam, em Cuba, a escolher o seu nome. D. Damasceno foi eleito em terceiro escrutínio, concorrendo com o mexicano d. Carlos Aguiar, bispo de Texcoco, vice-presidente nos últimos quatro anos. "


Leia mais no Estadão

ARTUR BRUNO ENSAIA DESABAFO PÚBLICO SOBRE GOVERNO CID GOMES

RECADO?

Do petista Artur Bruno, ontem, na inauguração do Centro de Parto Humanizado da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, dirigido por sua irmã, Zenilda Bruno: "Fala-se muito em segurança, mas considero o parto humanizado mais importante do que polícia nas ruas, assim como educação de qualidade". Bruno entregou a pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social.

Leia mais na Coluna Vertical do O POVO

INCÊNDIO DESTROI BARRACOS EM COMUNIDADE DO GRANDE PIRAMBU

"Um incêndio, na noite de ontem, destruiu cerca de 50 barracos da comunidade Areia Grossa, no bairro Pirambu, em Fortaleza. O fogo começou por volta das 19 horas e, em menos de uma hora, consumiu a maior parte das moradias, feitas de madeira e papelão. Não houve vítimas. A maioria dos moradores perdeu tudo o que tinha. A desolação foi total.Acionado rapidamente, o Corpo de Bombeiros teve dificuldades de trabalho na área, que fica próxima ao mar. A via que dá acesso à comunidade — Rua Santa Rosa —, a exemplo de outras do Pirambu, é estreita e só permite a passagem de um veículo.

Além disso, chegou a faltar água nas viaturas para conter as chamas. O vento que soprava forte também ajudou a propagar o incêndio. Mesmo assim, o fogo foi dominado prontamente.A ação dos Bombeiros na comunidade Areia Grossa foi comandada pelo Major Acrísio Pereira. Foram utilizadas quatro viaturas. Cerca de 30 homens trabalharam no combate às chamas. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local para o socorro a possível vítimas, mas não chegou a ser utilizada."

(Diário do Nordeste)

quarta-feira, 11 de julho de 2007

E NO CONGRESSO NACIONAL, AGORA É PERNA PRA QUE TE QUERO!!!


TUDO AZUL


E com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) provada, o Congresso entra em clima de recesso. As férias começam dia 18 próximo e se estenderão até 1º de agosto, mas não haverá sessões deliberativas a partir de agora.
Já as comissões técnicas ainda se reunirão até terça-feira próxima. Com isso, o Caso Renan, aquele de uma aventura extraconjugal com lobista pagando a conta, deve hibernar.

RENAN ACABOU SEM PRESIDIR SESSÃO E OPOSIÇÃO RECOLHEU PEÇAS DE PROTESTO


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que viveu uma quarta-feira de pressão, acabou deixando a paz predominar no Congresso e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) ser votada. Não presidiu a sessão como ameaçou, chegou a conversar com Lula e, ao final, com o presidente do seu partido, Michel Temer (SP), selou acordo de recuo.

Escapou de um protesto de 100 cartões vermelhos, o que seria um constrangimento daqueles. Se bem que para Renan constragimento é uma palavra descartada do seu folhetim. Um folhetim onde não faltou intrigas e traições em todos os sentidos.
(Na foto da Agência Estado, oposição e os tais cartões vermelhos contra Renan)

IVO GOMES RECEBE BANCADA ESTADUAL TUCANA EM CLIMA DE "OBRIGADO SENHORES"

E toda a bancada estadual do PSDB foi recebida nesta noite de quarta-feira, no Palácio Iracema, pelo chefe ded gabinete do governador Cid Gomes, Ivo Ferreira Gomes. O encontro, de quase duas horas, foi de cortesia mas, principalmente, de agradecimento.

Ivo fez um balanço sobre os avanços obtidos pelo governo do seu irmão nos primeiros seis meses da administração e agradeceu aos parlamentares tucanos pelo respaldo que deram em todas as matérias. Entre elas, a reforma administrativa implementada por Cid Gomes na máquina, o reajuste dos servidores do Estado e, por último, o aval ao empréstimo de cerca de R$ 2 bilhões.

Ao final, o líder do PSDB, João Jaime, destacou que o seu partido quer e buscará fazer uma "oposição responsável". Ficou certo que a bancada terá um próximo encontro com Cid Gomes.

SOLDADO MORRE DENTRO DA BASE AÉREA APÓS CAIR E SER ATROPELADO POR TRATOR

O soldado Crisbérley Mota Araújo Torres (24) morreu nesta quarta-feira dentro da Base Aérea de Fortaleza. Ao lado de mais alguns soldados da Corporação, ele recolhendo o lixo sobre um trator, quando o veículo atolou num buraco. Crisberley caiu, bateu com a cabeça no chão e acabou atropelado pelo trator, segundo testemunhas.

A perícia do Instituto de Criminalística do Ceará esteve no local.

O IML deve liberar nesta quinta-feira o laudo.

AGORA É OFICIAL - RENAN BAIXA CRISTA E NÃO PRESIDE SESSÃO DE VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO

O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE), afirmou na tarde desta quarta-feira que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou oficialmente que não presidirá a sessão do Congresso que deve ocorrer às 19h30 para a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Múcio negou, porém, que o Palácio do Planalto tenha influenciado. Afirmou que a decisão de Calheiros foi pessoal e foi tomada após uma reunião entre os dois e o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP).

Segundo ele, se o Planalto tivesse feito essa interferência, pedindo que Calheiros desistisse de suas prerrogativas, haveria um abalo de todos os gestos de "solidariedade" apresentados até agora. O líder ressaltou que a decisão foi boa para o Congresso, para Calheiros e para o Brasil: "Prevaleceu a sensatez".

(Portal Terra)

FECHAMENTO DO TÚNEL DO IPPOO II TERÁ INÍCIO AGORA NESTA QUINTA-FEIRA

E os trabalhos de fechamento do túnel de 51 metros descoberto próximo ao Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II, situado em Itaitinga (RegiãoMetropolitana de Fortaleza), só começarão agora nesta quinta-feira.

A informação foi dada por assessores da Secretaria da Justiça do Estado, explicando que o serviço é complexo e envolve muita burocracia e deslocamento de máquinas e equipe de empresa contratada para a operação, com previsão de que dure no máximo 10 dias. O custo é de R$ 11 mil.

O túnel, descoberto através de denúncia anônima, daria fuga a envolvidos no furto milionário do Banco Central de Fortaleza, segundo dedução da Polícia Militar.

A previsão era de que o serviço fosse iniciado nesta quarta-feira. Que o trabalho não vire novela.

O túnel começava numa casa próxima ao présidio

MULHER HÚNGARA ERA VÍTIMA DE ESCRAVDÃO EM CINE PORNÔ DE FORTALEZA

Dois estrangeiros hungaros foram presos no fim da tarde desta quarta-feira pela Polícia Federal no conhecido Cine Magestic (Centro de Fortaleza), especializado em exibição de filmes pornôs e shows de streap-tease. Ambos são acusados de manter em regime de escravidão uma mulher húngara. Ela era obrigada a fazer shows de streap-tease e programas com estrangeiros e, principalmente, brasilerios, segundo informações dadas para o Blog pelo delegado federal Tomas Vlazak, responsável pela operação.

A mulher teria 25 anos, de acordo com primeiras informações do delegado que já conduziu os acusados para a Superintendência da Polícia Federal. Ali, eles prestarão depoimento em inquérito. Caso seja constatado o fato da escravidão, conforme o delegado, os dois responderão a processo, mas estão passivos de expulsão do País. A jovem também foi levada para a sede da PF, onde dará sua versão a respeito dos fatos.

FRENTE PARLAMENTAR PELA ASSISTÊNCIA SOCIAL TEM CEARENSE NA PRESIDÊNCIA

"E o tucano Raimundo Gomes de Matos comandou a instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, nesta semana, mostrando força política. A solenidade foi das mais suprapartidárias: reuniu de ACM Neto (DEM)-BA) até Mauro Benevides (PMDB), Chico Lopes (PCdoB) e Eugênio Rabelo (PP), além de delegações de vários pontos do Brasil ligados á área da assistência social. O Anexo II, da Câmara Federal e o Plenário 03 ficaram pequenos. Houve até telão transmitindo ao vivo a fala das autoridades.


A mesa foi composta pelo deputado federal Raimundo Gomes de Matos (presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social); Patrus Ananias (Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome); João Oliveira (secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Trabalho do Distrito Federal), representando o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda; Margarete Coutrim (presidente do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social); Marcelo Garcia (presidente do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social); Silvio Yung (presidente do Conselho Nacional de Assistência Social); deputada Prof. Rachel Teixeira (titular da Secretaria de Cidadania do Estado de Goiás); e deputados federais Armando Abílio, Jorginho Maluly e Eduardo Barbosa.


Em sua fala, Gomes de Matos disse saber que não é fácil para o ministro Patrus Ananias e sua equipe tocarem a implementação, em todo o País, de um Sistema Único de Assistência Social capaz de interagir nas três esferas de governo tipificando serviços, unificando ações e, acima de tudo, fixando oportunidades de acesso das populações mais pobres para além da visao sistêmica, no campo da defesa de direitos e da vigilância social.

ACESSIBILIDADE JÁ! OAB GANHA LIMINAR CONTRA GOVERNO E PREFEITURA PRÓ-DEFICIENTES FISICOS

"O juiz Luiz Alves Leite, da 4ª Vara da Fazenda Pública, concedeu, nesta quarta-feira, liminar à OAB-Ceara em ação civil pública impetrada com o intuito de assegurar que Prefeitura de Fortaleza e governo do Estado façam a adaptação das instituições públicas de ensino para garantir a ampla acessibilidade dos portadores de necessidades especiais. A ação solicitou ainda que sejam assegurados recursos nosorçamentos para que essa adaptação seja executada.

O presidente da Ordem, Hélio Leitão, ressaltou que a acessibilidade tratada na ação não está limitada à questão da adaptação física das escolas, mas sim à garantia de uma infra-estrutura completa que torne viável o aprendizado dos portadores de necessidades especiais, incluindo a compra de livros em braile e a de softwares para facilitar o ensino aos deficientes visuais e auditivos.

Na decisão, o juiz afirma que concedeu a liminar "em obediência aos princípios consagrados em nosso ordenamento pátrio e por considerar imperativo a participação das pessoas portadoras de deficiência em todos os ambientes, sejam públicos ou privados, para que possam exercer integralmente suas atividades básicas". O juiz concedeu um prazo de 120 dias para que o Poder Público tome asprovidências devidas e estipula uma multa diária de 10 mil para o caso de descumprimento da decisão".

(Do site da OAB-Ceara)

DURANTE ENTREVISTA RADIOFÔNICA, CID GOMES DIZ QUE QUER CONCLUIR GOVERNO COM NOTA 7,5

E o governador Cid Gomes (PSB), ao ser indagado nesta quarta-feira sobre que nota daria para seu governo, deu 5; para ele, deu 3,5. Mas disse que espera encerrar sua administração com 7,5.

Por sinal, o que será muito bom, pois ele estará assim passando por média e, claro, tendo direito a pensar em reeleição.

Cid foi entrevistado pela Radio O POVO-CBN durante duas horas, ocasião em que falou sobre siderúrgica, Ronda do Quarteirão e questões políticas.

E ai, caro eleitor, endossa essas notas?

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CIDADES É TEMA DE FÓRUM DE DEBATES

Nem tudo é estresse na vida do presidente do PT do Ceara, Joaquim Cartaxo. Confira:

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre os temas da III Conferência Estadual das Cidades, a Secretaria das Cidades do Estado realizará, nesta quinta-feira, o fórum A Política de Desenvolvimento Urbano e as Intervenções nas Cidades. Durante o evento, que será realizado a partir das 18h30min, no plenário da Assembléia Legislativa, haverá uma mesa dedebates com a participação do Secretário das Cidades Joaquim Cartaxo, da prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, do presidente do Instituto dosArquitetos do Brasil (IAB-CE), Rocha Júnior, e do presidente do Sinduscon-CE, Carlos Fujita.

O Fórum também terá a presença de representantes de organizações da sociedade civil, ONGs, sindicatos, entidades comunitárias, instituições governamentais e técnicos ligados à temática . Para o Secretário dasCidades, a realização deste Fórum será um momento importante para esclarecer à população sobre os temas que serão debatidos durante a Conferência Estadual. A idéia, segundo Cartaxo, é também estimular aparticipação das pessoas nas Conferências Municipais.A 3ª Conferência Estadual das Cidades, que tem como tema "Avançando nagestão democrática das cidades", será realizada nos dias 26 e 27 desetembro.

(Com informações da Assessoria da Secretaria das Cidades)

A SAUDADE DO RADIALISTA E HOMEM DO FUTEBOL, GILVAN DIAS

Este Blog se solidariza com a família do radialista Gilvan Dias, que morreu ontem a noite vítima de problemas cardíacos.

Gilvan, em sua trajetória, foi jogador de futebol e treinou o Fortaleza quando, em 1960, levou o clube ao vice-campeonato da extinta Taça Brasil.

Chegou a ocupar a presidência da Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Ceará (Apcdec) e, acima de tudo, era um profissional dos mais queridos.

RENAN RECUA E NÃO DEVE PRESIDIR SESSÃO DE VOTAÇÃO DA LEI DO ORÇAMENTO

"Ao chegar no Senado nesta quarta-feira, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), sinalizou que não deve presidir a sessão do Congresso, marcada para às 19h30 de hoje, destinada a votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O recuo de Calheiros acontece após pressão de líderes oposicionistas, que ameaçam obstruir a votação caso o peemedebista presida.

O presidente da Casa afirmou hoje que só conduzirá os trabalhos caso haja necessidade. "Se houver necessidade eu vou presidir. Haver necessidade é o seguinte: os trabalhos não tiverem andando condizentemente, se a coisa não fluir, se a votação não acontecer", disse. "


(Portal Terra)

IVO GOMES ABRE AGENDA PARA RECEBER BANCADA ESTADUAL TUCANA NO PALÁCIO IRACEMA

A bancada estadual do PSDB será recebida no fim da tarde desta quarta-feira, no Palácio Iracema, pelo chefe de gabinete do governador Cid Gomes (PSB), Ivo Ferreira Gomes. A ordem é resolver algumas queixas dos tucanos principalmente com relação a pleitos encaminhados e não resolvidos por setores oficiais.


O PSDB, bom lembrar, posa de oposição, mas no legislativo estadual dá total respaldo às ações do governador, o que deixa a banda da esquerda e, em especial, os petistas com certa pulga atrás da orelha.


O tucanos também detém três secretarias: Justiça, com Marcso Cals; Infra-Estrutura, com Adail Fontenele; e Turismo, com Bismarck Maia. Todas as matérias do interesse do governador ganham aval do PSDB na Assembléia.

CID DIZ QUE APÓIA REELEIÇÃO DE LUIZIANNE POR "GRATIDÃO". PATRÍCIA PODE ESPERAR


O governador Cid Gomes (PSB) reafirmou, nesta quarta-feira, durante entrevista à Rádio O POVO/CBN, que, "por questão de gratidão", apoiará a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT) caso ela resolva tentar a reeleição em 2008. Ele deixou claro que essa postura é "pessoal", mas acrescentou que se seu partido o convocar a opinar, defenderá essa tese. Na campanha para o governo estadual em 2006, Luizianne assegurou apoio a Cid Gomes.

Para o governador, uma das virtudes que ele considera essenciais na política e que nunca é levada a sério é a "virtude da gratidão". Ele fez questão de deixar claro que procura "cultivar" esse tipo de aprendizado em sua vida. "Gratidão, a meu juízo, é a maior das virtudes", acentuou Cid, explicando ter se posicionado a favor de Luizianne recentemente porque sentiu um cenário de "futricas" e de "intrigas" sendo criado em torno do assunto, o que não lhe agrada e com o qual não compactuaria.

Lembrado de que a senadora Patrícia Saboya (PSB) admitiu ter um sonho de vir a ser prefeita de Fortaleza, considerou "natural" e "legítimo". Cid Gomes disse também não ver possibilidade de cisão na base aliada por conta dessa disposição da senadora :

- "Patrícia tem um sonho que pode ser agora ou daqui a cinco, nove anos...Patrícia é nova!"

CID AFIRMA QUE SUBSTITUTO DE ARTUR BRUNO SAI MESMO ATÉ SEXTA-FEIRA

O governador Cid Gomes (PSB) informou para este Blog nesta quarta-feira que o substituto de Artur Bruno na pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social "sairá até sexta-feira". Não quis dar nomes nem endossar alguns que constam da bolsa de apostas como o sociólogo Osmar de Sá Pontes (UFC).

O petista Artur Bruno pediu demissão alegando questões de "foro íntimo". Houve quem acreditasse.

Sobre siderúrgica, disse que o processo está chegando ao fim e que o empreendimento vai mesmo sair do papel em agosto. O presidente Lula ficou de vir lançar a pedra fundamental.

Cid Gomes dá entrevista agora à Rádio O POVO/CBN.

REFORMA POLÍTICA - TASSO DÁ PARECER FAVORÁVEL E INÁCIO ARRUDA PEDE VISTAS

O senador Tasso Jereissati (PSDB) relatou, na manhã desta quarta-feira, na Comissão de Constituição e Justiça, duas propostas de emenda à Constituição Federal que tratam de temas relacionados à Reforma Política em tramitação no Senado.

As emendas de iniciativa dos senadores pernambucanos Marco Macie (DEM_) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) abordam fidelidade partidária e o fim das coligações proporcionais já a partir do próximo pleito

Tasso Jereissati deu parecer favorável às matérias. As emendas, porém, ainda não foram na CCJ, porque houve pedido de vistas do senador Inácio Arruda (PCdoB). Inácio quer mais debate, lembrando que a Câmara Federal vem tratando desses assuntos.

O pedido de vistas de Inácio Arruda causou indignação nos senadores Marco Maciel e Jarbas Vasconcelos que afirmou: "É lamentável essa postergação. É uma manobra contra o processo político que vai continuar com os mesmos problemas". Já Marco Maciel desabafou: "Sem esses projetos as legendas partidárias não funcionarão adequadamente comprometendo a governabilidade do País".

ADAHIL BARRETO E LUIZ PONTES QUASE TROCAM SOCOS EM REUNIÃO DE COMISSÃO DA ASSEMBLÉIA

O clima esquentou nesta manhã de quarta-feira durante reunião da Comissão de Fisalizacao e Controle da Assembléia Legislativa. O deputado Adahil Barreto (PR) andou se desentendendo com o tucano Luiz Pontes por ocasiao da discussão da mensagem governamental que pede cerca de R$ 2 bilhões de empréstimos externos.

Adahil tratava do tema com o líder do governo, Nelson Martins, e anunciava que iria pedir vistas da matéria, enquanto Luiz Pontes defendeu a postura de Nelson e lembrou que o Estado queria os empréstimos porque planejava bons investimentos. O parlamentar do PR chamou então Pontes de "babão" e lembrou que o tucano era apenas "suplente de deputado".

Pontes reagiu e chamou Adahil de "vagabundo". Por pouco, ambos não vão às vias de fato, mas a turma do "deixa disso" entrou em cena.

TÚNEL DO IPPOO II SÓ SERÁ FECHADO A PARTIR DO MEIO-DIA DESTA QUARTA-FEIRA

A Secretaria da ustiça do Estado só vai começar a fechar o túnel de 51 metros que foi descoberto próximo ao Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II, situado em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), a partir do começo da tarde desta quarta-feira.

O trabalho deveria começar nesta manhã, mas houve atrasos na burocracia relativa à contatação da empresa que se encarregará do serviço, segundo assessores da Secretaria da Justiça do Estado. A expectativa é de que o serviço dure cerca de 10 ou 15 dias.

O tunel, descoberto através de uma denúncia anônima, partia de dentro de uma casa próxima ao IPPOO II. O possível vigia da casa, Francisco Adriano da Silva (28), único preso na ocasião, já foi liberado pela Justiça de Itaitinga. A prisão não teria sido feita em flagrante.

BRASIL PIORA EM CORRUPçÃO, AFIRMA ESTUDO DO BANCO MUNDIAL

E no exato momento em que a Polícai Federal estourou uma qudrilha que fraudava licitações para reforma de plataformas na Petrobras, com envolvimento direto de funcionários da estatal - e já presos -, um levantamento do Banco Mundial divulgado em Washington mostra o seguinte:

No período de 2002 a 2006, piorou no País a corrupção e a eficácia do governo e caiu também a qualidade regulatória. No quesito controle de corrupção, o Brasil registrou a maior queda. Com reação à eficácia do governo, o índice caiu de 55% em 2002 para 52,1% em 2006.

Enquanto o Brasil piora, países como o Chile, Costa Rica e Uruguai, de acordo com o estudo, foram os que obtiveram os melhores índices na América Latina no quesito combate à corrupção.

Vamos nós: Aliás, falando em corrupção, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Correios, Infraero e agora a Petrobas, órgãos até então considerados exemplares, parece, já não são mais os mesmos.

(Com informações do O Globo)

VICE DE LUIZIANNE LINS DIZ QUE PATRÍCIA SABOYA É "EXCELENTE NOME" PARA A PREFEITURA


O vice-prefeito de Fortaleza, Carlos Veneranda, afirmou, nesta quarta-feira, que a senadora Patrícia Saboya (PSB), é um "excelente nome" para disputar em 2008 a prefeitura da Capital. Ele observou, no entanto, que a decisão de o PSB ter candidato terá que passar por amplas discussões no âmbito do partido.

"A senadora Patrícia, hoje, desenvolve um trabalho muito eficiente no Senado. Tem se destacado na defesa da criança e do adolescente, brigou pela siderúrgica e acredito que ela seria uma grande prefeita, mas vamos aguardar a decisão partidária. O importante é termos o melhor para Fortaleza", afirmou Veneranda.

Sobre a administração da prefeita Luizianne Lins (PT), o vice não se manifestou. Pegou o vôo para Brasília onde manterá contatos na Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial e reunião do PSB.

MARACANAÚ GANHARÁ UM DEPÓSITO REGIONAL DA REDE BOM PREÇO, ANUNCIA PREFEITO

O município de Maracanaú (Região Metropolitana) será sede de um depósito regional da Rede Hipermercado Bom Preço, controlada pelo grupo norte-americano Wall Mart. O prefeito Roberto Pessoa (PR) viajou nesta quarta-feira para São Paulo, onde foi, como disse, acertar os últimos detalhes do empreendimento.

O Wall Mart, conforme o prefeito, instalará ali, numa área de 40 mil metros quadrados, um depósito que atenderá aos estabelecimentos que operam nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. O investimento é de R$ 25 milhões e a expectativa de Pessoa é de que devem ser gerados cerca de 200 empregos diretos. Não estimou empregos indiretos.

"Nós queremos doar o terreno, mas o grupo se prontificou a comprar", disse Pessoa, observando que, em consequüência, deve haver um acerto sobre incentivos fiscais.

CPI DO APAGÃO QUER APROFUNDAR POSSÍVEL SUPERFATURAMENTO NA INFRAERO

A CPI do Apagão Aéreo afirmou ontem que vai pedir a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico dos envolvidos no contrato de R$ 26,8 milhões entre a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e a FS3 Comunicação. A decisão foi tomada com base em depoimentos de representantes do Ministério Público Federal, da Controladoria-Geral da União e da Polícia Federal, que confirmaram ontem a existência de fortes indícios de superfaturamento no contrato. Para o relator, Demóstenes Torres (DEM-GO), uma “gangue” se instalou na Infraero e “muitos delinqüentes” continuam a trabalhar na estatal.

(Estadão)

EX-PRESIDENTE FHC AGENDA PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIO DO PSDB DO CEARÁ


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o governador de São Paulo, José Serra, são alguns nomes que o PSDB do Ceará vai trazer a Fortaleza para o seminário Educação, Saúde e Políticas Sociais marcado para 27 de agosto. Ontem, em Brasília, a presidente do PSDB da Capital, Tânia Gurgel, acertava novos convidados. Entre eles, o ex-ministro da Educação, Paulo Renato, hoje deputado federal pela legenda em São Paulo. O objetivo do encontro é animar as bases de olho em 2008, pois Fortaleza, conforme Tânia Gurgel, é uma das prioridades urnísticas dos tucanos que, por enquanto, acalentam mais o sonho de apoiar a senadora Patrícia Saboya, que é do PSB, para a prefeitura.



Leia na Coluna Vertical do O POVO

PCC PODE TER FINANCIADO TÚNEL DO IPPOO II

"A descoberta do túnel que provocaria uma fuga em massa no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), em Itaitinga, está sendo investigada não apenas pelas polícias Civil e Militar. Órgãos da Inteligência da Segurança Pública estão atuando no caso e os indícios confirmam que as escavações tinham por objetivo principal proporcionar a fuga dos envolvidos no furto milionário no Banco Central. A construção da galeria teria sido financiada pela organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).


Informações que estavam sendo tratadas em absoluto sigilo foram reveladas ontem, com exclusividade, ao Diário do Nordeste, apontando que o plano de fuga foi montado fora do Estado e as ‘obras’ foram aceleradas diante da decisão da Justiça Federal (JF) em condenar os primeiros 11 implicados no furto de R$ 164,7 milhões do BC de Fortaleza."



Leia mais no Diário do Nordeste

EM 10 DIAS, OAB DECIDE SOBRE CASO DO COMANDANTE DA PM-CE E POSSÍVEL EXERCÍCIO ILEGAL DE PROFISSÃO

"O Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE) deverá dar um parecer definitivo em relação ao caso que envolve o comandante da Polícia Militar do Estado, coronel Adail Bessa de Queiroz, no prazo de 10 dias. A previsão é do presidente da OAB-CE, advogado Hélio Leitão. A entidade representativa dos advogados apura se o militar exerceu a advocacia paralelamente à atividade policial, tendo em vista a incompatibilidade do exercício de ambas as profissões.

Conforme Leitão, a Ordem espera o desarquivamento de processos solicitados ao Tribunal de Justiça, que ajudarão a seccional a analisar com mais profundidade a situação, a fim de formalizar o seu parecer. Sobre o tema, o coronel Bessa disse ontem à noite que está aguardando com total tranqüilidade a decisão do Conselho Seccional. "Desafio qualquer pessoa a provar que eu advoguei ou advogo. Eu nunca advoguei nem advogo", enfatizou.

O coronel disse que obteve seu registro junto à OAB-CE em 1989, juntamente com outros oficiais da PM, mas jamais exerceu a advocacia profissionalmente. Ele lamentou que, após 18 anos, tenha surgido essa questão e exatamente agora quando assumiu o comando da Polícia Militar do Ceará. Por fim, repetiu que desafia quem quer que seja a provar que tenha advogado ou advogue. "

(Jornal O POVO)

terça-feira, 10 de julho de 2007

ZPE, FIBRA ÓPTICA E PECÉM CONSTAM DA PAUTA DE AUDIÊNCIAS DO GOVERNADOR EM BRASÍLIA

O governador Cid Gomes (PSB) manteve audiências nesta terça-feira, em Brasília. A primeir ano M inistério das Comunicações com Roberto Pinto Mrtins, secretário-executivo da pasta. Cid apresentou projeto de rede de dados em fibra óptica do Estado. A intenção é criar uma rede de banco de dados do governo para oferecer serviços de Internet banda larga, pontos de acesso nas escolas e mecanismos no plano da segurança.

A segunda audiência foi com o secretário nacional dos Portos, Pedro Brito, quando tratou do projeto de um terceiro pier para o Complexo Portuário e Industrial do Pecém. Esse pier atuará com container, já que dos dois ali existentes um está reservado para as operações da futura siderúrgica do Ceará. Também foi discuitda uma gestão ha^rmônica entre o Porto do Peém, que é do estadop,e o Poro do Mucuripe, que é da união.


Cid Gomes também despachou com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, onde se inteirou das condições para a implantação da Zona de Processamento das exportações (ZPE) destinada para o Ceará, dentro de um conjunto de vários desses empreendimentos estimados para 19 Estados.

O projeto das ZPEs deve ser sancionado em breve pelo presidente Lula.

CID ASSINA EM MOMBAÇA ATO DE EXPULSÃO DO CAPITÃO QUE MATOU IRMÃOS MÉDICOS

O governador Cid Gomes (PSB) assinará na próxima terça-feira, na cidade de Mombaça, o ato de expulsão do capitão da PM Daniel Gomes dos quadros da Polícia Militar do Ceará.

O capitão assassinou no dia 17 de março deste ano no estacionamento de um posto de gasolina da cidade de Iguatu (Centro-Sul do Ceará), os irmãos Marcelo (26) e Leonardo (24) Teixeira após discussões.

O ato tem uma simbologia política: Cid vai deixar claro que não permitirá abusos por parte do aparelho de segurança pública em nenhum momento.

Mombaça é a terra natal dos irmãos. Eles faziam residência médica.

Clique e saiba mais

CONSELHO DE SEGURANÇA ALIMENTAR É CONTRA A TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Os participantes da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizada na última semana, no Centro de Convenções, em Fortaleza, aprovaram um pedido ao governo para que interrompa imediatamente as obras do Programa de Revitalização do rio São Francisco. A maioria dos delegados deu aval ao apelo.

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea) tem caráter "consultivo e assessora o presidente da República na formulação e na definição de orientações para que o País garanta o direito humano a alimentação".

Diz ainda a definição do Consea que ele é um instrumento de articulação entre governo e sociedade civil na proposição de diretrizes para as ações na área da alimentação e nutrição e foi instalado no dia 30 de janeiro de 2003.

A decisão contrária a transposição do São Francisco, adotada por 1.800 pessoas, foi recebida com surpresa por políticos que apóiam o Governo, que é favorável a transposição e revitalização do São Francisco. Já na setgunda-feira última, o governador Cid Gomes puxou a instalação de Comitê Permanente em Defesa da Transposição na Assembléia Legislativa.

(Este Blog com Agência Estado)

TÚNEL DESCOBERTO NO IPPOO II SERÁ FECHADO NESTA QUARTA-FEIRA, ANUNCIA JUSTIÇA

E o túnel de 51 metros de extensão descoberto pela Polícia Militar no IPPOO II, situado em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), será fechado a partir das 10 horas desta quarta-feira.

A informação foi dada para este Blog pela assessoria da Secretaria da Justiça do Estado, acrescentando que o serviço ficará sob a responsabilidade de empresa contratada.

O túnel, bom lembrar, foi descoberto na segunda-feira após denúncia anônima. Tinha por objetivo dar fuga a cinco presos condenados pelo furto milionário ao Banco Central de Fortaleza.

CPI DO CAOS AÉREO APRESENTA RELATÓRIO SOBRE ACIDENTE DA GOL NESTA QUINTA-FEIRA

O relatório parcial que aponta as causas e as responsabilidades do acidente com o Boeing da Gol e o jato Legacy, em setembro do ano passado, será apresentado na quinta-feira (12) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfego Aéreo na Câmara. O relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), disse que apesar de os pilotos do Legacy não terem sido ouvidos, a Comissão tem elementos suficientes para apontar a responsabilidade deles no acidente.

"A convicção que temos acumulado durante o processo de investigação é de que os pilotos têm grande responsabilidade com o acidente. Infelizmente os pilotos se negam a falar e nós não temos instrumentos legais de cooperação entre Brasil e Estados Unidos que nos dessem condições de forçar que eles falassem à CPI. Não vamos ter a palavra deles, mas temos um conjunto de informações que nos dão todas as condições de apresentar um relatório muito consistente apontando, inclusive, a responsabilidade que os pilotos tiveram nesse acidente", disse.

O relator adiantou que vai pedir o indiciamento por homicídio de alguns envolvidos no acidente, assim como a CPI do Tráfego Aéreo no Senado. "Uma coisa que nós podemos afirmar com tranqüilidade é que a grande maioria das falhas foram humanas e estão relacionadas a erros que foram cometidos ou pelos controladores de vôo ou pelos pilotos", afirmou."

(Agência Brasil)

PROJETO ITATAIA TERÁ ESTUDOS AMBIENTAIS SOB RESPONSABILIDADE DA SEMACE


O deputado estadual Tomás Figueiredo Filho (PSDB) informou nesta terça-feira, na Assembléia Legislativa, que a polêmica entre o Ibama e a Semace em torno da exploração do fosfato na jazida de Itataia, em Santa Quitéria, chegou ao fim. Segundo disse, a exploração do minério poderá agora ser iniciada, tão logo seja realizada a concorrência pública para definir quem fará a extração do fosfato.

Tomas Filho explicou que a Semace, o órgão estadual do meio ambiente, ficará responsável sobre levantamentos e estudos acerca de possíveis impactos ambientais relacionados à exploração do minério, enquanto o Ibama tratará do acompanhamento relacionado ao urânio, que é o rejeito mineral daquela jazida.

O parlamentar destacou o papel do presidente Lula no assunto, ao anunciar a reativação do programa nuclear brasileiro e a construção da Usina Angra III. A atitude do presidente, conforme Tomás, mostra que hoje até mesmo os ambientalistas concordam que a energia nuclear é uma fonte limpa, que evita o aquecimento global. “De grande vilã, passou a solução. A energia nuclear só precisa ser bem manuseada para ser limpa. É preciso saber isolar e acondicionar o lixo nuclear”, disse.

(Com informações da Assessoria do Poder Legisaltivo)

EX-DIRETOR-GERAL DO DNOCS TRATARÁ DA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PARLAMENTO

O ex-diretor-geral do Dnocs, Eudoro Santana, vai ocupar o cargo de secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos para o Desenvolvimento do Ceará.

Esse organismo atuará em parceria com o Inesp, o instituto voltado para a área da pesquisa do Poder Legislativo.

No foco, a concretização da Universidade do Parlamento, com Eudoro emprestando sua experiência de gestor e político, segundo a assessoria da Assembléia.

PREFEITURA DE FORTALEZA FISCALIZARÁ VENDA DE BEBIDA ALCÓOLICA NO ENTORNO DAS ESCOLAS

"Cerca de 80 agentes da Prefeitura estarão reunidos, nesta quarta-feira, a partir das 9 horas, no Auditório da Secretaria Executiva Regional III, para receber treinamento de abordagem contra a venda de bebidas alcoólicas no entorno de escolas. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e do Controle Urbano (Semam), que, a pedido do Ministério Público, está articulando ações para inibir o consumo de álcool entre os estudantes, a partir da venda ilegal.

Os agentes participarão de cursos sobre a legislação de posturas e meio ambiente, orientações na área do direito administrativo e penal, assim como treinamentos para ministrarem palestras sobre os efeitos maléficos do álcool na sociedade e, especificamente, no rendimento escolar dos alunos.

Paralelamente, serão feitas operações de fiscalização nos bares localizados num raio de 300 metros das chamadas escolas-pólos."

(Com informações da Assessoria de Imprensa das Semam)

PMDB DE EUNÍCIO OLIVEIRA GARANTE DIRETORIA NO DNOCS

O presidente regional do PMDB, deputado federal Eunício Oliveira, conseguiu manter uma diretoria no Dnocs.

Carlos Guálter, diretor da Corpvs Segurança e presidente da Fundação Ulysses Guimarães no Ceará, é o cotado para diretor Administrativo-Financeiro da autarquia. Ele, no entanto, evitar confirmação.

Eunício detinha na gestão Eudoro Santana a diretoria de Infra-Estrutura Hídrica. César Oliveira era o titular até o fim de 2006 quando, na cota do PMDB no governo de Cid Gomes, saiu indicado para o cargo de Secretário de Recursos Hídricos do Estado.

P-SOL ENTRA COM MAIS CHUMBO GROSSO CONTRA RENAN. DE QUEBRA, CONTRA SUPLENTE DE RORIZ


E a senadora Heloísa Helena, presidente nacional do P-Sol, embarcou para Brasília nesta terca-feira com uma nova missão: entrar com aditamento no processo que seu partido move contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, no Conselho dde ética.

O P-Sol vai pedir para que o Conselho investigue a relação renan e Schincariol que a revista Veja denunciou nesta semana. Vai também pedir para incluir no processo o primeiro suplente de Joaquim Roriz, Gim Argello, que é acusado de superfaturamento em serviços públicos e grilagem de terras em Brasília.

Durante parte da manhã, ela deu entevista à Rádio O POVO/CBN quando reiterou ser contra o projeto da transposição do rio São Francisco que só atenderia ao agronegócio e contra o aborto.

CID GOMES GANHA DE NOVO NO STF CONTRA SERVIDORES

"O mês de julho está sendo bom para o Governo do Estado. Pelo menos no Supremo Tribunal Federal (STF). Somente nos primeiros dias do mês, foram duas importantes vitórias em pendências envolvendo servidores que se arrastavam há meses. A primeira vitória foi no dia 2 com a decisão da presidente do STF, ministra Ellen Gracie, suspendendo liminar do Tribunal de Justiça do Ceará, que autorizava auditores do tesouro receberem vencimentos acima do teto remuneratório estabelecido para os servidores públicos.

Agora, a ministra deferiu a Suspensão de Segurança (SS) 3241, impetrada pelo Governo do Ceará, cassando liminares concedidas pelo Tribunal de Justiça aos servidores públicos estaduais, que os autorizava a receber integralmente seus vencimentos, acrescidos de vantagens pessoais, mesmo que esse valor ultrapasse o teto remuneratório fixado para suas categorias funcionais."

(De Luiz Henrique Campos, do Blog da Política do O POVO)

PRESIDENTE DO PSDB DE FORTALEZA DIZ QUE NA GESTÃO LUIZIANNE NADA FICA EM PÉ

A presidente do PSDB de Fortaleza, ex-deputada estadual Tânia Gurgel, qualificou, nesta terça-feira, a administração da prefeita Luizianne Lins (PT) de "inerte". Segundo disse, ao contrário do que apregoa Luizianne, a periferia, onde ela afirma sempre estar muito bem, é só reclamações sobre uma gestão "onde não há nada em pé e está tudo caíndo".

Tânia Gurgel adiantou que, por conta dessa situação, o PSDB deverá participar "atiuvamente" da disputa de 2008 na Capital "porque nos achamos em condições de apresentar um projeto alternativo onde nunca fomos governo". Ela reconhece que durante várias eleições os tucanos nunca obtiveram boa situação eleitoral em Fortaleza, mas foi irônica: a adminsitração da prefeita, que não agrada ninguém, ajuda a oposição.

Sobre nomes em condições de postular a prefeitura citou Marcos Cals, atual secretário da Justiça do Estado. Ela confessou, no entanto, que os tucanos se sentiram "felizes" se a senadora Patrícia Saboya entrasse na disputa "porque ela teria nosso apoio com certeza", complementou a dirigente do PSDB.

(Foto - Arquivo)

P-SOL QUER SER EXCEÇÃO ÉTICA NA DISPUTA EM FORTALEZA

O P-Sol vai ter candidato a prefeito de Fortaleza em 2008? Nesta terça-feira, o padre Haroldo Coelho, que integra o diretório estadual da legenda, assegurou que há essa tendência. "Há essa possibilidade, mas temos que discutir muito. Em temos de Câmara Municipal, teremos vários nomes, mas para a prefeitura o caso seá bem avaliado", disse para o Blog.

Padre Haroldo explica que já passou o tempo de se lançar candidato "apenas para marcar posição. Se tivermos candidadto, esse será forte e para ganhar", adiantou. Ele explica que o partido vai apostar na fidelidade e no espírito ético que marca esse partido.

"O P-Sol é hoje o único grito, com raras exceções, contra o mar de lama que inundou o Congresso", ressaltou o religioso que, indagado se disputará cadeira de vereador por Fortaleza, avisou:

- Isso você vá perguntar ao bispo!"

GAROTINHO E ROSINHA VÃO RECORRER CONTRA DECISÃO QUE TORNOU O CASAL INELEGÍVEL

É inacreditável o que acontece na justiça deste país. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro acatou, em primeira instância, um pedido do Ministério Público para tornar inelegíveis eu e a ex-governadora Rosinha, motivo: teríamos realizado obras no município de Sapucaia em troca de votos para eleger o Deputado Federal Geraldo Pudim. Acreditem os senhores que mesmo com oito testemunhas favoráveis a nós, e apenas uma contra, e com diversos documentos desmentindo as acusações, e do outro lado nenhuma prova documental, o Tribunal tomou essa decisão.

É claro que vamos recorrer.

Clique veja argumentos no Blog do Garotinho

TÚNEL DO IPPOO - II COMEÇA A SER TAPADO NESTA TERÇA-FEIRA

E a Secretaria da Justiça do Ceará inicia, ainda nesta terça-feira, o fechamento do túnel de 51 metros descoberto no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II, situado em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza) . A empresa foi contratada nas últimas horas, segundo a direção do presídio.

O túnel, aberto de fora para dentro do IPPS, teria um objetivo: dar condições de fuga principalmente para envolvidos no furto do Banco Central, o maior registrado no páís (R$ 164 milhões) e o segundo maior do mundo.

OLHA A NOVA CARA DO PT DO CEARÁ AÍ, GEENNNTE!!


EIS A NOVA CARA DO PT DO CEARÁ

O partido está no governo de Cid Gomes (PSB), mas setores tentam posar com discurso de oposição. Resultado disso: uma legenda meio inodora, insípida e incolor, pois o vermelho petista, pelo visto, desbota a cada dia.

Essa foto de Georgia Santiago, publicada na primeira página do jornal O Estado desta terça-feira, fala mais do que mil palavras.

INÁCIO: PC DO B PODE LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO DE FORTALEZA EM 2008

O senador Inácio Arruda (PCdoB) reafirmou, nesta terça-feira, que seu partido tem amplas condições de apresentar um candidato a prefeito de Fortaleza em 2008. Ele insistiu na tese de que a cúpula nacional do PCdoB deu a orientação de que a legenda deveria apresentar um nome para a disputa nas Capitais como forma de apostar em crescimento e ampliar atuação política.

"Nós temos essa orientação e o PCdoB tem nomes para a disputa. Claro que apoiamos a administração da prefeita Luizianne Lins, mas é bom saber também que a disputa é de segundo turno. Não haverá problema termos um nome lançado no primeiro tuno", explicou o parlamentar.

Inácio até citou dois nomes do partido em condições de postular: o deputado estadual Lula Morais e o deputado federal Chico Lopes. Este último vem defendendo candidatura própria há muito tempo por não ver a gestão Luizianne Lins em condições de surpreender.

SECRETÁRIA DIRÁ NA ASSEMBLÉIA O QUE ESTADO QUER FAZER COM R$ 2 BI DE EMPRÉSTIMOS

A secretaria Slvana Parente (Plnejamento e Gestão Pública) vai à Assembléia nesta tarde de terça-feira expor os motivos pelos quais o governo Cid Gomes quer aval para empréstimos superiores a R$ 2 bilhões.

Ela se antecipa a uma cobrança feita na última semana pelo deputado federal Heitro Férrer (PDT), unica voz de oposição no legislativo estadual.

As mensagens pedindo a grana já estão na Assembléia e aproveitam, segundo o ex-assessor para Assuntos Internacionais do Governo Lúcio Alcântarfa, Nelson Nessa, disse para este Blog, a boa onda de ajuste fiscal deixada pela gestão anterior.

TRE DO RIO DEFINE PELA INELEGIBILIDADE DO CASAL GAROTINHO

"Cinco dos seis integrantes do plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio votaram na noite desta segunda-feira pela inelegibilidade do casal de ex-governadores do Rio Anthony e Rosinha Garotinho num processo que apura pavimentação de ruas em Sapucaia, na Região Centro-Sul, em troca de apoio político.

O resultado do julgamento será divulgado na quinta-feira, dia 12.
Pela decisão, o mandato do deputado federal Geraldo Pudim, o segundo mais votado no Estado, deve ser cassado e o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem, Henrique Alberto dos Santos Ribeiro, também fica inelegível. O resultado não foi anunciado ontem porque o desembargador Rudi Loewenkron não determinou seu voto, por não estar convencido do que realmente aconteceu.

O relator do processo, o jurista Marcio Mendes Costa, considerou que houve uma reunião política na fazenda do médico José Carlos Araújo, em Sapucaia, no dia 12 de setembro de 2006, dentro do período eleitoral. E que nessa reunião houve barganha de votos. De acordo com degravações de uma sessão da Câmara de Vereadores de Sapucaia, Garotinho teria prometido "1.500 metros de asfalto, uma rua de seis metros de largura, com meio fio e saneamento básico" em troca de apoio para Gerald0 Pudim."

(Agência Estado)

PMDB ACERTA CALENDÁRIO DE ENCONTROS REGIONAIS DE OLHO EM 2008

"O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) durante o segundo semestre deste ano fará um encontro regional a cada mês. O encontro de agosto será em Baturité, aproveitando a programação de aniversário do município, que terá como destaque a inauguração de obras da Prefeitura. O encontro de setembro acontecerá no município de Russas, com a participação de delegações do partido nos municípios do Vale do Jaguaribe.

Os encontros regionais do PMDB estão sendo realizados com o objetivo de mobilizar as lideranças da agremiação para as eleições municipais de 2008, principalmente no sentido de estimular candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro encontro deste ano foi realizado em junho, em Horizonte, com a participação de representantes de 25 municípios, deputados estaduais e deputados federais."

(Diário do Nordeste)

segunda-feira, 9 de julho de 2007

TASSO VOLTA A LANÇAR PATRÍCIA SABOYA COMO OPÇÃO PARA PREFEITURA DE FORTALEZA

Após dar palestra sobre ZPEs nesta segunda-feira à noite, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), em Fortaleza, o senador Tasso Jereissati falou sobre sucessão 2008. Mais precisamente sobre o nome da senadora Patrícia Saboya que, nesta segunda-feira, ao ser entrevistada pela Rádio O POVO/CBN, admitiu disputar a prefeitura da Capital.

"Eu acho que ela seria uma grande candidata. A Patrícia tem mostrado um grande trabalho no senado pela competência e pelo respeito que conquistou naquela Casa. Ela, realmente, é hoje uma mulher madura, politicamente madura, para assumir qualquer cargo no Ceará. Seria uito bom pra política do Ceará, inclusive para renovação", disse Jereissati.

Bom lembrar: Patrícia é do PSB que, em termos de Fortaleza, apoia a administração da petista Luizianne Lins. Durante a entrevista desta segunda-feira, senadora disse ter sido um "erro" disputar a prefeitura da Capital cearense em 2002, pois não estava preparada. Ela avisou que "o sonho de ser prefeita" está agora mais forte".

Resta saber também o que Cid Gomes, governador e filiado ao PSB, que admitiu apoiar a reeleição de Luizianne, diria agora desse desejo da ex-cunhada.

MINISTRO DA SAÚDE ADMITE NOVOS INVESTIMENTOS EXTERNOS NA PRODUÇÃO DE REMÉDIOS


"No seu primeiro encontro público com um grande laboratório, após a quebra de patente do medicamento Efavirenz (Merck Sharp & Dohme), há dois meses, o Ministro da Saúde José Gomes Temporão (E)afirmou que o caso foi circunscrito e que o governo federal está aberto a novos investimentos no País. A declaração foi feita nesta manhã, na fábrica da Novartis, em Resende, Estado do Rio de Janeiro, na presença do Presidente Mundial da companhia Daniel Vasella (D).
A unidade de Resende da Novartis é uma planta estratégica para a empresa, envolvida na produção das fases mais importantes do processo de síntese química da matéria-prima do Diovan®, anti-hipertensivo líder mundial de vendas. Além da matriz, na Suíça, apenas outros quatro países — dos 140 em que a Novartis está presente — produzem o medicamento.

Vasella anunciou investimentos de R$ 223 milhões no Brasil e disse que a empresa será a maior exportadora de medicamentos do País. A expectativa da Novartis é de triplicar o volume exportado até 2012. Ele acrescentou ainda que é interesse da companhia fazer PPPs com o governo para combater doenças infecto-contagiosas. “Nós planejamos expandir nossas parcerias público-privadas com o governo brasileiro para melhorar a saúde dos cidadãos, por meio de ações efetivas de combate à doenças como malária e lepra. Essas parcerias são essenciais para aumentar o acesso dos pacientes aos remédios”.

Durante a visita à planta de Resende, Vasella recebeu convidados como o Vice-governador do Estado do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão, o Prefeito do município Silvio de Carvalho, o Presidente da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Alessandro Teixeira, entre outras autoridades. Os embaixadores do Brasil na Suíça, Eduardo dos Santos, e da Suíça no Brasil, Rudolf Bärfuss, também prestigiaram o evento."

(Fonte - AT Consultoria Comunicação - Foto Orlando Brito)

ALÔ, ALÕ, RESPONDE! BLITZ NO IPPS ENCONTRA 26 CELULARES

Duante mais uma blitz realizada nesta segunda-feira no Instituto Penal Paulo Sarasate, situado em Itaitinga (Região Metropolitana de Fortaleza), agentes penitenciários, com apoio da Polícia Militar, encontraram, nas ruas G e F, do Pavilhaõ 7, do IPPS, o seguinte material: 10 cossocos (faca artesanal), sete litros de cachaça artesanal, 26 celulares, 15 carregadores, 23 oedras de crack, 5 cachimbos para crack, 49 papelotes de maconha e cadernos com nomes e números de contas bancárias.

Esse tipo de operação, segundo o Comando do Policiamento da Capital, vai continuar nos presídios.

Trata-se de uma ação preventiva que merece apoio.

MILAGRES DO PAN - INFRAERO CHAMA AEROPORTUÁRIOS PARA ACORDO E AFASTA GREVE

"A diretoria da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) e a Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Aeroportuários (Sina) chegaram a um acordo e suspenderam, nesta segunda-feira, a greve marcada para quarta-feira. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Infraero, José Gomes Alencar, a greve foi suspensa porque a Infraero fez uma proposta de reajuste salarial de 6% para a categoria.

A proposta foi feita pelo presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, numa reunião em Brasília, na sede da estatal. José Gomes Alencar informou que a proposta de um reajuste de 6% será avaliada pela categoria em assembléias que serão realizadas em todo o País pelos aeroportuários, sem interrupção dos serviços, na próxima sexta-feira, 13.

Se a categoria aceitar a proposta, a Infraero passará a gastar R$ 28 milhões a mais, por ano, incluídos nesse valor não apenas o reajuste, mas também promoções e aumento no valor do vale-refeição. Caso os aeroportuários não aceitem a proposta de 6%, a categoria pedirá ao governo o reinício das negociações."

(Agência Estado)