sábado, 7 de julho de 2007

ARTUR BRUNO CONFIRMA PARA ESTE BLOG QUE ENTREGOU CARGO DO GOVERNO CID GOMES

"Saí por questões pessoais" - afirmou para este Blog, nesta noite de sábado, o deputado estadual Artur Bruno (PT). Indagado se não teria sido por questões políticas, avisou: "Caro Eliomar, foi motivo de foro íntimo e eu peço ao amigo pra não revelar".

Bruno adiantou que comunicou sua saída ao governador Cid Gomes durante audiência na manhã de sexta-feira. Disse que Cid entendeu suas razões, lamentou sua saída e, em seguida, o elogiou pela colaboração nos primeiros seis meses.

Ele também informou ter comunicado ao presidente regional do PT, Joaquim Cartaxo, por sinal secretário estadual de Cidades, que estava deixando a esfera governamental por razões pessoais.
Artur Bruno deve retomar o mandato de deputado estadual a partir de agosto, já que a Assembléia Legislativa entrará no clima de recesso na próxima semana. E Cid Gomes, ainda no começo da semana, anunciará o substituto que pode vir da academia.

"Mas eu fico no cargo aguardando o substituto", acrescentou Bruno para este Blog. Ele confirma que com seu retorno para a Assembléia o petista Dedé Teixeira voltará para a condição de suplente.

Ele insistiu em garantir que sua saída não teve relação com cobranças do movimento sindical ligado aos professores, insatisfeitos com o governo estadual por conta do reajuste de 7%. Esse segménto integra a base política de Bruno. Um dos líderes do movimento é Anísio Melo, que chegou a ocupar função de assessor parlamentar de Bruno até o ano passado.

JOSÉ SARTO?

E a especulação das últimas horas para o lugar de Artur Bruno gira em torno do nome do deputado estadual José Sarto (PSB). Ele seria convocado para secretário, garntindo que o petista Dedé Teixeira permanecesse no legislativo estadual.

Sarto, no entanto, não está atendendo telefonemas. O celular está fora do ar.

PRIMEIRA BAIXA NO SECRETARIADO DE CID GOMES: ARTUR BRUNO ENTREGA O CARGO


Surge a primeira baixa na equipe do governador Cid Gomes (PSB). Artur Bruno entregou o cargo de secretário de Habitação e Desenvolvimento Social alegando "questões pessoais". Desde a noite de sexta-feira era essa a especulação que agora se confirmou. Bruno desligou os telefones, mas assessores do governo já dão como certo o fato, embora até o começo desta tarde o próprio governador não tenha confirmado.

Artur Bruno reassumirá a vag de deputuado estadual fazendo com que Dedé Teixeira (PT) retorne para a condição de suplente.

Bruno, bom destacar, entrou em parafuso nas últimas semanas depois que começou a receber pressões da sua base política, mais precisamente de entidades sindicais que defendem os interesses dos professores. A base dele é prioritariamente desse nicho de atuação. Começou a ser pressionado a mediar uma possível melhora do índice de reajuste dos docentes, o que ficou em 7%.

Ele também se sentiu desprestigiado no cargo a partir do momento em que o Fundo de Combate à Pobreza (Fecop) saiu do controle de sua pasta e foi se instalar sob olhares da secretária do Planejamento e Gestão, Silvana Parente, figura que cumpre à risca principalmente as orientações de Arialdo Pinho, o todo poderoso chefe da Casa Civil de Cid Gomes.

A saída de Bruno pode significar fôlego para a ala de Rachel Marques (PT) que, nos últimos dias, vem cobrando do PT uma postura de crítica diante do governo e sua relação com os servidores. Pode também ser interpretada como uma possível segunda opção petista em Fortaleza para a disputa pela prefeitura, dizem outras correntes petistas.

O fato é que Cid Gomes, que demorou para montar seu secretariado alegando que queria formar um time quase imexível, não conseguiu segurar esse barco. Aliás, administrar com uma base tão suprapartidária como a dele, onde são tantos querendo pão nessa casa, vira tarefa das mais complicadas.

SENADORA PATRÍCIA SABOYA DÁ ENTRVISTA À RÁDIO POVO/CBN E PODE NÃO POUPAR GESTÃO LUIZIANNE LINS






A senadora Patrícia Sabóia passa este fim de semana em Fortaleza mantendo reuniões e conversas também políticas de olho em 2008. Ela não diz que é candidata à prefeitura de Fortaleza, mas também não afasta esse cálice.

Entre seus compromissos, há um bem interessante: na próxima segunda-feira, ela passará duas horas sendo entrevistada num programa especial da Rádio O POVO/CBN, quando será questionada não só sobre futuro político, mas sobre a sua declaraçaõ constante de que se a siderúrgica não vier, romperá com o governo Lula.

O presidente prometeu anunciar o projeto em agosto e Patrícia, até lá, fica de molho. Vai aguardar a posição política que adotará. O certo é que ela vem sendo cortejada pelo PSDB de Tasso Jereissati para disputar a prefeitura da Capital, onde quem comanda é a petista Luizianne Lins que, publicamente, conseguiu apoio à reeleição do ex-cunhada de Saboya, o governador Cid Gomes (PSB)

Mas como a política é dinâmica, como diria o ex-governador Gonzaga Mota, ainda é cedo para se fazer apostas.

UECE ABRE SEGUNDO CONCURSO VESTIBULAR NESTE DOMINGO

Com prova de Conhecimentos Gerais de múltipla escolha - Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia -, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) abrirá, neste domingo, a partir das 9 horas, a primeira fase do Vestibular de 2007.2. Estão inscritos 14.420 candidatos para 1.622 vagas, sendo 12.501 na Capital e 1.919 no Interior do Estado.

O concurso conta com duas fases. A segunda fase acontecerá nos dias 22 e 23 de julho, com a realização de quatro provas: uma de Redação e três específicas. A concorrência para o segundo vestibular de 2007 da UECE, tem como média geral 8,89 candidatos para cada vaga.


CURSOS MAIS PROCURADOS


- Enfermagem/Bacharelado, com 26,88 para cada vaga das 40 ofertadas, com 1.075 inscritos.
- Nutrição/Bacharelado, com 30 vagas, vem em segundo lugar com 24,43 para cada vaga.
- Serviço Social, com 676 inscritos para 16,90 por vaga.


(Com colaboração de Fernanda Serpa)

REVISTA VEJA VOLTA A BATER EM RENAN CALHEIROS



Na revista Veja desta semana, o tema é metabolismo e suas influências no corpo humano. Mas, para não perder o mote, a publicação manda brasa em Renan Calheiros (PMDB-AL).

A reportagem sobre ele tem o seguinte título: "Renan Calheiros - Uma máquina de negócios de admirar". Foi a eja que abriu a temporada de caça ao presidente do Congresso, divulgando o caso extraconjugal e a história de pagamentos de contas pessoais suas feitos por lobista da Construtora Mendes Júnior.

CASO COLMÉIA - CO-AUTOR DE ASSASSINATO DE RONALDO BARBOSA VAI A JULGAMENTO APÓS 12 ANOS

"A expectativa da família de Ronaldo de Castro Barbosa está voltada para o próximo dia 17 de agosto. Nesta data, irá a julgamento, na 2ª Vara do Júri de Fortaleza, o engenheiro Egberto Carneiro da Cunha, como co-autor de crime de assassinato. Em 6 de junho de 1995, há mais de 12 anos, Ronaldo foi morto quando saía da construtora Colméia, da qual era sócio majoritário. De acordo com José Alexandre Dantas, advogado da família, o julgamento possui poucas chances de ser interrompido. Ele explica que as provas conseguidas durante este tempo comprovam a participação de Egberto no caso. Junto com Francisco Matias, ele teria intermediado a contratação dos pistoleiros José Urbes Diógenes (assassinado), João Wabner Silva e Francisco Xavier Feitosa, os únicos condenados até o momento, com 16 e 14 anos de prisão respectivamente, com o empresário Mário Alencar Araripe, ex-sócio de Ronaldo e acusado de ser o mandante intelectual do assassinato. "

(Jornal O POVO)

IBAMA QUER BARCO DA DROGA FISCALIZANDO PESCA PREDATÓRIA DA LAGOSTA

"O barco cearense Sabala, que está apreendido na Paraíba após ter sido flagrado transportando 860 quilos de cocaína em águas internacionais, mudará de lado. Deixará o crime para ser usado justamente contra o crime. No caso, a fiscalização ambiental. O Ibama está em negociações para utilizar a embarcação em suas ações de combate à pesca ilegal em todo o litoral das regiões Norte e Nordeste. Principalmente contra a captura irregular de lagosta. A cessão do Sabala para o monitoramento marítimo dependerá de uma decisão da 2ª Vara da Justiça Federal na Paraíba, onde tramitará o processo sobre o caso. Há seis anos, o órgão da Paraíba já utiliza uma lancha de aproximadamente sete metros (motor 50 cavalos) que pertenceu ao traficante Fernandinho Beira-Mar para blitze no mar. O motor do Sabala é de 270 cavalos de força. Desde ontem, a superintendência da Polícia Federal paraibana definiu o Ibama como fiel depositário do barco. A situação foi de comum acordo. Como a investigação ainda não foi concluída, e sem ter como resguardá-lo devidamente, a PF fez o repasse. O órgão ambiental assume o papel de protetor do barco. Até que saia a liberação da Justiça para poder usá-lo no trabalho de fiscalização. "

(Jornal O POVO)

sexta-feira, 6 de julho de 2007

ALA DO PT DIVULGARÁ MANIFESTO DE INSATISFAÇÃO. O ALVO É O GOVERNO CID GOMES


O Ccletivo Sindical do Partido dos Trabalhadores (muito prazer!), reunido nesta sexta-feira na sede do partido, decidiu: vai elaborar um manifesto repudiando a "falta de posicionamento do PT quanto às discussões em torno do reajuste salarial dos servidores estaduais". O reajuste, de 3,55% em média, com percentuais diferentes para docentes (7%) e a Segurança Pública (4% a 8%) foi aprovado nesta sexta-feira pela Assembléia Legislativa.

O que se ouviu no encontro foi muita reclamação de que o PT, engajado à base aliada do governo Cid Gomes, não consegue implementar seu programa administrativo. O manifesto deverá apoiar ainda a postura da deputada estadual Rachel Marques (PT). A parlamentar questionou o reajuste e se absteve na votação. O documento deverá ser entregue à Executiva Estadual petista na próxima segunda-feira.

Vamos Nós: Eis setores do PT querendo se afastar do governo cidista já de olho na sucessão 2008. Tudo por questões de disputas paroquiais. Afinal, alguém conhece o tal do programa administrativo desse partido? Eis um abacaxi para o líder do governo na Assembléia, Nelson Martins, resolver.

(Este Blog com o Blog da Política do O POVO)

COLISÃO ENTRE ÔNIBUS E AMBULÂNCIA DEIXA QUATRO MORTOS E 10 FERIDOS

Quatro mortos e 10 feridos. Eis o saldo de uma colisão registrada nesta sexta-feira envolvendo uma ambulância da prefetiura de Várzea Alegre e um ônibus da Empresa Guanabara que cumpria a rota Juazeiro do Norte-Fortaleza e trazia 46 passageiros. A colisão ocorreu na CE-060, altura do quilômetro 2o1, em Quixeramobim (Sertão Central).

A delegacia desse município instaurou inquérito para apurar as causas. A ambulância abalroou na lateral do ônibus e abre hipótese de que o motorista do veículo possa ter cochilado. O trecho é uma reta.

A ambulância havia saído de Fortaleza no começo da tarde com as quatro pessoas com destino a Várzea Alegre. Três morreram na hora e outra morreu a caminho do hospital de Quixadá.

MORTOS

Morreram no acidente Paulo José da Silva Lisboa (29), motorista da ambulância e recém-concursado da prefeitura de Varzea Alegre; a auxiliar de enfermagem do Programa Saúde da Família desse município, Ângela Bezerra de Santos (43); Maria Duarte da Silva (61); e o filho dela, Miguel Gomes da Silva (42), que se tratava no Hospital São José. Ele era soropositivo.

CEARÁ REGISTRA CINCO MORTES POR DENGUE HEMORRÁGICA NESTE ANO

Sobe para cinco o número de vítimas de dengue hemorrágica no Ceará. Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado, foram registrados três mortes em Sobral (Zona Norte), um em Sobral e um em Fortaleza.

Em termos de dengue clássifca, já foram registrados neste ano, conforme o órgão. cerca de 14.600 casos.

O secretário estadual da Saúde, João Ananias, insiste: é preciso colaboração da população para o enfrentamento da dengue. Ações de prevenção contra o mosquito da dengue são fundamentais.

SERVIDORES DO ESTADO PLANEJAM PARALISAÇÃO DE PROTESTO CONTRA O AUMENTO APROVADO

Os servidores públicos estaduais marcaram para a próxima quarta-feira, às 9 horas, uma assembléia geral na sede da Centra Única dos Trabalhadores (CUT).

Na ocasião, segundo José Rodrigues, uma das lideranças do Sindicato Mova-se, será discutida uma estratégia de pressão, porque a categoria não está nada satisfeita com a aprovação, nesta sexta-feira, da mensagem do reajuste salarial em 3,55% em média.

Hora de definir data de uma paralisação.
5.000

Pois é, em menos de uma semana de Blog novo já ultrapassamos esse número de acessos. Com a graça divina e o apoio de vocês, leitores maravilhosos, vamos pra frente.

OPERAÇÃO POLICIAL APREENDE MAIS DE 10 MIL PRODUTOS FALSIFICADOS EM LIMOEIRO DO NORTE

E o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), continua realizando operações no interior do Estado. Na manhã desta sexta-feira, uma equipe do GGI desenvolveu uma ação de combate à pirataria no município de Limoeiro do Norte (Vale do Jaguaribe), apreendendo mais de 10 mil produtos falsificados, entre CD’s e DVD’s. Tmbém foram apreendidos 250 gramas de crack.

Os policiais efetivaram as ações munidos de mandados de busca e apreensão. A operação vai se estender sábado. Os produtos falsificados estavam sendo comercializados livremente e de forma ilegal em barracas situadas na Praça Capitão Enes, também conhecida como “Praça da Coluna da Hora”.

A operação resultou na apreensão de 10.457 unidades falsificadas, entre CD’s e DVD’s. Todo o material apreendido foi levado para a Delegacia Municipal de Limoeiro do Norte, onde foram lavrados os respectivos autos. Como conseqüência, duas pessoas foram autuadas em flagrante por infração ao artigo 184, parágrafo 2º do Código Penal Brasileiro.

MAIORIA ESMAGADORA DO GOVERNO APROVA REAJUSTE DOS SERVIDORES

Com as galerias praticamente vazias, a Assembléia Legislativa aprovou nesta tarde de sexta-feira a mensagem do reajuste dos servidores do Estado. Ficou o percentual de 3,55% para a maioria, com percentuais diferenciados para professores (7%) e Segurança Pública (de 4% a 8%).
A maior bancada, o PSDB, endossou. Só o deputado estadual Heitor Férrer (PDT) votou contra. Já a petista Rachel Marques, em fase de rebeldia com sua bancada, preferiu a abstenção. Para ela, o aumento poderia ter sido bem mais discutido.

PLACAR

SIM - 31

NÃO - 1

ABSTENÇÃO - 1

TEÓLOGO LEONARDO BOFF É CONTRA O PROJETO DE TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO


O teólogo Leonardo Boff afirmou, nesta sexta-feira, em Fortaleza, que é contra o projeto de transposição das águas do rio São Francisco, uma das prioridades do governo Lula. Ele avaliou que a ação está sendo feita de forma "autoritaria pelo governo federal" porque não foram ouvidas as populações ribeiriahs nem a opinião de especialistas.

Boff adiantou que existem outras soluções para atender aos Estados que buscam água. Só não apontou quais seriam essas alternativas.

Ele deu essas declarações ao ser entrevistado pela rádio O POVO/CBN, dentro do programa "Debates Especiais Grandes Nomes", que já ouviu, por exemplo, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e deverá entrevistar, na próxima terça-feira, a presidente nacional do P-Sol, Heloísa Helena.

Sobre a economia, foi enfático: "O grande cavaleiro do apocalipse é a globalização neocapitalista" que deixa de ver as pessoas, que acabam resumidas à condição de consumidores. Com relação ao Papa, disse que a visita dele ao Brasil foi "boa pra ele, que quebrou um pouco a rigidez alemã".

PESQUISA DA CNI DÁ 50% DOS BRASILEIROS ACHANDO GOVERNO LULA BOM E ÓTIMO


"Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) detectou que metade dos entrevistados considera o governo Lula "ótimo" ou "bom". Apesar disso, a taxa segue inferior à do levantamento de dezembro, antes de ter se iniciado o segundo mandato do presidente. Naquela ocasião, 57% consideravam o governo "ótimo" ou "bom". Agora, esse percentual, é de 50%.

A taxa de junho representa leve oscilação em relação à do levantamento de abril, quando a mesma pesquisa apontou avaliação positiva de 49%.

O levantamento foi feito pelo Ibope com 2002 pessoas de todo o país, entre os dias 28 de junho e 2 de julho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo."

(Folha On line)

FILHO PRÓDIGO - SILAS RONDEAU VOLTA PARA O GOVERNO

"Convencido de que não há provas de que Silas Rondeau tenha sido beneficiário de uma propina de R$ 100 mil da empreiteira Gautama, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer reconduzi-lo ao antigo posto de ministro de Minas e Energia na próxima terça-feira.
Lula deve conversar com Rondeau ainda hoje ou, no mais tardar, até domingo para oficializar o convite. Nos últimos dias, o presidente enviou um recado a aliados do peemedebista, afirmando que gostaria de tê-lo de volta ao governo."


(Portal Uol)

ASSEMBLÉIA VOTA REAJUSTE DO SERVIDOR. SÓ UM PARLAMENTAR É CONTRA

A Assembléia Legislativa está votando nesta sexta-feira a mensagem de reajuste dos servidores públicos estaduais. Tudo ficando mesmo em 3,55% para a maioria e com percentuais diferenciados para docentes (7%) e segurança pública (de 4% a 8%).

O único que já avisou da tribuna ser voto contra essa mensagem é o deputado Heitor Férrer (PDT). Ele, que é oposição, fez questão de dizer que pela primeira vez adotaria tal posição porque recebeu estudos que asseguram que o Estado poderia dar um reajuste de 6%.

Já o deputado Adahil Barreto (PR), que bateu duro contra a matéria, acabou informando que é voto a favor "mas com restrições".

Lula Morais (PCdoB) apelou para a compreensão dos servidores, que ocupam as galerias do Poder. Lembrou que nunca a categoria teve direito, nos últimos 20 anos, a dialogar e ser recebida pelo governador em audiência.

PROCURADOR VAI À JUSTIÇA CONTRA TAXAS DAS BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO. MAS O DECON...


O procurador da República Alessander Sales informa para este Blog que os "jacarés" da Praia do Futuro vão ser enfrentados por meio da justiça. Na próxima segunda-feira, ele disse que vai entrar com ação cautelar pedindo a Justiça Federal que proíba toda e qualquer cobrança de taxa ou ingresso no espaço público da Praia do Futuro.

Ali, há barracas cobrando R4 2,50, por hora, para uso de uma simples cadeira de praia.

Louvável a iniciativa do procurador da República.

VAMOS NÓS: Bem que essa ação do procurador Alessander sales poderia ser reforçada pelo Decon que, pelo visto, parece ter entrado de férias em todos os sentidos.
(Foto - Bruno Macedo)

BARRACAS DA PRAIA DO FUTURO REAJUSTAM PREÇO DO ALUGUEL DA CADEIRA DO BRONZE E DO INGRESSO DO PARQUE AQUÁTICO


Alô, autoridades! Os jacarés estão atacando na praia.

Há barracas da Praia do Futuro cobrando agora R$ 2,50 - por hora - do banhista pelo aluguel de uma cadeira para pegar o velho bronze.

E outras aumentaram para R$ 5,00 o ingresso do parque aquático que aind é alvo de questionamentos por parte da Procuradoria da República.

Será que o procurador Alessander Sales, que tem coragem de enfrentar esse festival de abusos, vai morrer na praia?

ASSEMBLÉIA INSTALA NA SEGUNDA-FEIRA COMITÊ PRÓ-SÃO FRANCISCO. CID REFORÇARÁ APOIO


Confirmado. Na próxima segunda-feira, às 9 horas, a Assembléai Legislativa promoverá um ato público em defesa das obras de transposição das águas do rio São Francisco. O ato é resultado de um acordo firmado na última segunda-feira no Recife pelos governadores do Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. Na ocsião, será instalado o comitê permanente em defesa do projeto. Esse tipo de articulação ocorrerá também nesses Estados.

O governador Cid Gomes (PSB) estará presente ao ato, segundo informou nesta sexta-feira para este Blog o deputado estadual Welington Landim (PSB), que comanda a Frente Estadual Pró-São Francisco.

Em agosto, uma nova manifestação em defesa das obras ocorrerá. Só que em Brejo Santo (Região do Cariri). Os quatro governadores vão estar presentes, segundo Landim.

ATÉ ARCEBISPO PEDE A RENÚNCIA DE RENAN CALHEIROS

"O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, disse ontem que o "bom senso" indica que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deveria se afastar do cargo para que as acusações que pesam contra ele sejam apuradas com isenção. Para ele, o afastamento serviria para separar a vida pública de Renan de sua vida privada.

— Ele está à frente de uma instituição importante da República. A defesa pessoal dele, a apresentação de argumentos que possam eventualmente comprovar, segundo ele pretende, sua inocência das acusações, que isso possa ser feito com plena isenção à gestão do próprio poder que lhe é conferido diante do Senado. O bom senso indicaria por aí — disse dom Odilo, em entrevista na Cúria Metropolitana de São Paulo".

(O Globo)

CCJ APROVA SUBSTITUTIVO DE TASSO QUE AUMENTA PENA DE TRAFICANTE QUE ATUA DENTRO OU NAS IMEDIAÇÕES DE ESCOLAS


"A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado acaba de aprovar projeto determinando que as penas de reclusão para crimes relacionados ao tráfico de entorpecentes dentro de escolas ou em suas mediações serão aumentadas de um terço ao dobro. Pela atual legislação, a ampliação da pena vai aumentar de um sexto a dois terços do período de reclusão. Isso é resultado de substitutivo do senador Tasso Jereissati ao projeto do também senador Hélio Costa (PMDB-MG), atualmente ministro das Comunicações, e agora seguirá para a Câmara dos Deputados. Para Jereissati, aumentar essa pena objetiva desestimular a presença de traficantes nos ambientes estudantis "que abrigam jovens em formação suscetíveis à perniciosa influência desses bandidos que se travestem de estudantes para agir contra nossa juventude".



(Da Coluna Vertical - O POVO)

FORTALEZA INTEGRA ROTA DO TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS, GARANTE PF

"A Polícia Federal da Paraíba já admite que Fortaleza é base de uma rede internacional de tráfico de droga que se ramificaria também em outros estados do País. Para a PF, o que caracterizaria a cidade como base, é a sua utilização para a montagem de uma estrutura logística visando ao transporte dessa mercadoria para o Exterior. Investigações nesse sentido vinham sendo feitas a partir de outras situações mantidas em sigilo, que agora ganharam força após os interrogatórios dos três cearenses que se encontram presos naquele estado.

Eles estavam no barco Sabala, interceptado pela Marinha da França no dia 8 de junho. A embarcação, que se encontrava a cerca de 2.400 km da costa brasileira, transportava 860 kg de cocaína. A PF, no entanto, não descarta que Fortaleza, além de base, também funcione como rota desse tráfico. No Sabala encontravam-se os cearenses Francisco Alves Pereira da Silva, 59; Neirton Manuel do Nascimento, 55; Ricardo Alves da Silva, 47; e um boliviano que identificou-se como sendo Jesus Rivero Soares, de aproximadamente 40 anos.

Ontem, os três cearenses voltaram a ser interrogados e detalharam a forma como tiveram acesso a droga. Hoje o boliviano deverá ser ouvido novamente. "

Clique aqui


(Jornal O POVO)

COLÍRIO DO BLOG


Eis Lucilene, candidata a Musa do Brasileirão 2007.


FOGO AMIGO - CRISE NA BANCADA DO PT NA ASSEMBLÉIA

"A deputada Rachel Marques (PT) está isolada na bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembléia Legislativa. Um dia depois de a deputada defender a dissolução do bloco partidário PT, PSB e PMDB, e de se posicionar contrária aos reajustes salariais propostos pelo governador Cid Gomes (PSB), os deputados petistas Nelson Martins e Dedé Teixeira se posicionaram contra as teses defendidas pela colega.

“A deputada Rachel fala por ela, é uma posição individual, ela não fala pelo partido!´, afirmou Nelson, que, na Assembléia, ocupa a liderança do governo Cid Gomes. Para ele não há duvidas da manutenção do PT no bloco e nem na posição do partido em apoio aos reajustes propostos por Cid. “Qualquer decisão contrária é pessoal. A decisão da bancada é favorável ao reajuste proposto pelo governador!”, assegurou."

Clique aqui

(Diário do Nordeste)

REAÇÃO - Pelo visto, a deputada Rachel Marques anda revoltada porque sabe que, em termos de cargo federal, vai perder o controle da Companhia Docas do Ceará. O secretário nacional dos Portos, Pedro Brito, que é cirista, avisou que mudará o comando dali. Denise Bessa, atual presidente das Docas, é da confiança de Raquel e do marido dela, o prefeito de Quixadá, Ilário Marques.

quinta-feira, 5 de julho de 2007

E A VIA-SACRA DE RENAN CALHEIROS PERDURA POR MAIS ALGUNS DIAS


"Renan Calheiros (PMDB-AL) terá cinco dias corridos a partir de terça-feira para sanar possíveis dúvidas que pairem sobre a sua defesa no processo por quebra de decoro que corre contra ele. E de hoje até a próxima segunda, Renan e o Psol, partido que move a representação contra ele, poderão enviar ao Conselho de Ética questionário listando suas dúvidas.
Segundo Renato Cassagrande (PSB-ES), até a próxima segunda os relatores terão analisado os documentos entregues por Renan. São notas fiscais e recibos que provariam que o senador tem dinheiro para bancar os custos de uma filha fora do casamento. Em seguida, pedirão a ele possíveis documentos pendentes:

- Vamos solicitar a Renan todos os documentos que acharmos necessários -, comentou a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS). Ela e Casagrande serão relatores do caso.

O terceiro relator, Almeida Lima (PMDB), está em seu estado, o Sergipe, onde passará por exames médicos. "

(Do Blog do Noblat, com charge de Ique)

ADOLESCENTE SALVA TRÊS CRIANÇAS DO AFOGAMENTO, MAS ACABA NÃO RESISTINDO

Em menos de 24 horas, mais uma tragédia em termos de morte por afogamento no litoral cearense. Nesta quinta-feira, na praia da Leste-Oeste, o menor de iniciais L.C. (14) morreu depois que conseguiu salvar três crianças do afogamento. No local, não havia salva-vidas.

O Corpo de Bombeiros ainda chegou ao local, mas já era tarde. Um dos soldados informou que há sempre grupos de salvamento, mas que nesta quinta-feira a prioridade eram praias com maior movimentação como a Praia do Futuro e a Beira Mar.

Ontem, na Praia da Baleia, no município de Itapipoca (120km de Fortaleza) um pai tentou salvar dois filhos do afogamento, mas todos morreram.

ALERTA

Esses fatos expõem uma dura realidade: o Estado vive clima de férias, de prais lotadas mas são poucos os salva-vidas. O Corpo de Bombeiros não dá conta e as prefeituras que poderiam colaborar recrutando equipes parecem omissas.

GOVERNO DARÁ AUMENTO AO PESSOAL DA INFRAERO PARA EVITAR CAOS AÉREO

"O Ministério da Defesa informará ainda nesta quinta-feira ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que concordou em conceder um reajuste salarial de 6% a 10.600 aeroportuários, que são os servidores da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero). A informação é de funcionários do governo.

A reivindicação de reajuste salarial dos aeroportuários foi um dos principais assuntos discutidos nesta tarde na reunião realizada no Ministério da Defesa entre o ministro Waldir Pires e os dirigentes dos principais órgãos do setor aeronáutico. Participam, além de Pires, o presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e o vice-diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Álvaro Luiz Pinheiro da Costa.

Com a concessão do aumento, o governo espera evitar uma greve da categoria marcada, em princípio, para o próximo dia 11, antevéspera do início dos Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. "

(Portal Uol)

CID E SINDICALISTAS ACERTAM A CRIAÇÃO DA MESA PERMANENTE DE NEGOCIAÇÃO. MAS NADA DE MUDAR O REAJUSTE


A reunião do governador Cid Gomes (PSB) com cerca de 30 sindicalistas em seu gabinete de trabalho, no Palácio Iracema, pode não ter resutlado em avanços pecuniários, mas sinalizou uma certeza para a categoria: esse governo está aberto ao diálogo. Não houve avanços em termos de mudar o percentual do reajuste - 3,55% - , mas uma emenda garantindo a criação da Mesa de Negociação Permanente entre servidores e governo, como mesas setoriais, vai ser adicionada à proposta do reajuste.

O governador assegurou no encontro, que durou mais de duas horas, que vai conceder sempre as perdas da inflação e, de acordo com o caixa, algo a mais de melhoria salarial, mantendo também política de reajuste diferenciado para algumas categorias. Prometeu também, segundo um dos sindicalistas ligados ao Mova-se que manteve contato com o Blog, abrir novas reuniões sobre os Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de algumas categorias, entre elas a da Saúde.

Lideranças dos servidores informaram que nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, na sede da CUT, realizarão uma plenária para avaliar o resultado do encontro com Cid, enquanto outro grupo retomará agenda de pressão na Assembléia.

HAJA APAGÃO - FUNCIONÁRIOS DA INFRAERO DE GUARULHOS AMEAÇAM PARALISAR ATIVIDADES

Os funcionários da Infraero no aeroporto internacional de São Paulo, em Cumbica (em Guarulhos, na região metropolitana), decidiram em assembléia realizada nesta quinta-feira cruzar os braços a partir do próximo dia 11 (quarta-feira da próxima semana) por tempo indeterminado.

A greve dos aeroportuários pode agravar ainda mais a crise do setor aéreo. Procurada na tarde de hoje a empresa preferiu não comentar o assunto. A paralisação deverá afetar serviços como segurança, limpeza, manutenção e fiscalização de pátios de aeronaves, além de serviços administrativos ligados à empresa.

A pauta de reivindicações da categoria inclui 163 itens. Entre os principais estão reajuste de 8,2% nos salários, criação de PCCs (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) e elevação nos valores dos benefícios pagos à categoria. Como contraproposta, segundo o sindicalista, a administração da Infraero ofereceu 4% de reajuste, só que avisou que para conceder o reajuste, irá reduzir os valores e benefícios para os novos aeroportuários que ingressarem na empresa."

(Portal Uol)

CID CONVERSA COM CERCA DE 30 SINDICALISTAS SOBRE REAJUSTE

O governador Cid Gomes (PSB) está reunido agora, em seu gabinete de trabalho, no Palácio Iracema, com cerca de 30 sindicalistas. Gente do Sindicato Mova-se e do Sindicato Apeoc predominando na audiência. O mote é um só: melhorar o reajuste da categoria, que anda insatisfeita. Houve até vigília no Poder Legislativo.

O governo mandou para a Assembléia proposta de 3,55% linear, mas com percentual diferenciado para doentes (7%) e segurança pública (de 4% a 8%). Os secretários Mauro Filho (Fazenda) e Silvana Parente (Planejamento e Gestão Pública) participam das discussões.

PREFEITURA LIBERA CALENDÁRIO COM DIFERENÇA DO PCCS DA EDUCAÇÃO

E a Prefeitura de Fortaleza está divulgando o calendário de pagamento da diferença salarial com o novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) para os profissionais do magistério. Confira:

1 - Diferença do mês de maio - pagamento no próximo dia 16;

2 - Diferença de junho - pagamento dia 16 de agosto.

A folha de julho será paga no calendário normal, adiantam as secretaria Municipal de Educação e Assistência Social (Sedas) e da Administração.

Já o PCCS do pessoal do Instituto Doutor Jose Frota, onde o clima de sufoco predomina em tudo que é setor, ficou para o segundo semestre.

SERVIÇO

Maiores informações clique Sedas

Veja tabelas aqui

DEFENSORES PÚBLICOS RECLAMAM DO REAJUSTE E SE SENTEM TRAÍDOS POR CID GOMES

A Associação dos Defensores Públicos está puxando uma assembléia geral da categoria para esta sexta-feira, a partir das 16 horas, no auditório A-3, da Universidade de Fortaleza. Segundo a presidente da entidade, Francilene Gomes, em contato com este Blog, o clima entre os defensores públicos é de revolta.

"Todos estamos indignados, porque o governador não traqtou bem a categoria em termos salariais", desabafou a presidente de uma entidade. Na campanha para governador, era notório o trabalho que muitos dizeram em favor da candidatura de Cid. A entidade, que se sente traída, quer o governador avaliando o quadro.

Há lideranças do movimento não descartando paralisação de advertência.

CID CONVOCA SEFAZ E SEPLAG PARA ENCONTRO COM SINDICALISTAS

O governador Cid Gomes (PSB) receberá membros do Fórum Unificado dos Servidores Públicos do Estado a partir das 18 horas desta quinta-feira, no Palácio Iracema, tendo no apoio os secretários Mauro Filho (Fazenda) e Silvana Parente (Planejamento e Gestão Pública). Os dois foram convocados agora há pouco.

Já os sindicalistas ali chegarão levados pelo líder do governo na Assembléia, Nelson Martins. O tema é um só: como melhorar o reajuste de 3,55%, que predominou para a maioria dos servidores. Eles vão dizer para Cid que estão insatisfeitos.

Aliás, essa insatisfação não é só na área do pessoal. Em termos políticos, gente do PT, que apoia Cid Gomes, andou reclamando da majoração. Caso, por exemplo, da deputada estadual Raquel Marques.

P-SOL VEICULARÁ PROGRAMA POLÍTICO SEM POUPAR GOVERNO LULA

O Partido Socialismo e Liberdade veiculará nesta quinta-feira, a partir das 20 horas, em rede nacional de rádio, e 20h30min, em rede nacional de TV o seu programa político. O programa vai durar 10 minutos e já foram escalados para bater no governo Lula: Heloísa Helena, deputado federal Chico Alencar (RJ) e deputada federal Luciana Genro (RS).

O P-Sol, claro, aproveitará o prato do dia que é a onda de corrupção. Heloísa Helena, dirigente nacional, bom lembrar, estará em Fortaleza na próxima semana. Será entrevista de programa especial que a Rádio O POVO/CBN está veiculando.

HERIBERTO DA CUNHA É O NOVO TREINADOR DO CEARÁ


O mineiro Heriberto da Cunha (47) é o novo técnico do Ceará Sporting Clube, em substituição a Marcelo Vilar, que acabou demitido depois que a equipe sofreu goleada terça-feira última para o Ipatinga (4x1), em cidade homônima de Minas.

A confirmação foi dada nesta tarde de quinta-feira pelo presidente alvinegro Eugênio Rabelo, ao desembarcar procedente de Brasília onde cumpriu rotina de deputado federal pelo PP. Segundo Eugênio, Heriberto chegará nesta sexta-feira à tarde e, imediatamente, vai se apresentar aos atletas. Já fez, inclusive, três pedidos de contratações: quer um zagueiro, um lateral esquerdo e um centro-avante.

Heriberto estava sem clube desde fevereiro último. Era o treinador do América de São José de Rio Preto (SP). Ele foi o responsável pela classificação do América de Natal para a Série A , do Brasileirão. Segundo Eugênio Rabelo, virá com o preparador físico Ramon de Carvalho e com o auxiliar técnico Adenilton Delfim. "Ele nos pediu dois apartamentos, um pra ele e outro pra comissão e um bicho, caso leve o Ceará pra primeirona. Nós concordamos" , adiantou Rabelo.

TUCANO CONFIRMA: VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO SERÁ OBSTRUÍDA SE RENAN NÃO RENUNCIAR

O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR) afirmou, nesta quinta-feira, que boa parte dos parlamentares podem obstruir a pauta de votação na reunião conjunta da Câmara e do Senado, na próxima semana. Isso, até que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se afaste do cargo. Na ocasião, deve começar o processo de votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).

"Alguns partidos podem provocar o que se chama de obstrução com relação à votação da lei orçamentária até que o presidente se afaste da presidência", disse Fruet. Segundo o regimento, a obstrução significa a falta de quórum mínimo para uma votação. Ela é geralmente usada pela oposição ou pelas minorias. No caso da lei orçamentária, é obrigatório que metade mais um dos deputados e senadores votem. Parlamentar só tem recesso se a LDO for votada.

(Rádio POVO/CBN)

QUADRILHA DE ESTELIONATÁRIOS É DESMANTELADA EM FORTALEZA

Uma quadrilha de estelionatários foi desmantelada nesta quinta-feira em Fortaleza. O grupo, formado por seis pessoas, sendo quatro homens e duas mulheres, aplicava golpes com cartões de crédito e documentos falsos em vários estabelecimentos comerciais da Capital, segundo a Polícia.

A última vítima foi uma revenda de carros.

O grupo está preso na Delegacia do Conjunto São Cristóvão.

SARGENTO DA PM MORRE EM JUAZEIRO DO NORTE COM SUSPEITA DE DENGUE HEMORRÁGICA

Morreu nesta quinta-feira em Juazeiro do Norte (Regiao do Cariri) o sargento Valdecir Zacarias de Lima, que era lotado na Companhia da Polícia Militar de Campos Sales. Como foi anotado sangramento no pulmão e no tubo digestivo, ele pode ter sido vítima de dengue hemorrágica, segundo os médicos. Um exame sorológico já está em andamento.

O sargento estava em Juazeiro do Norte participando de um curso quando foi internado. Passou sete dias no Hspital Santo Inácio.

No Ceará, já foram registrados cerca de 15 mil casos de dengue, segundo informou nesta quinta-feira o secretário da Saúde, João Ananias. Em termos de dengue hemorrágica, foram anotados 125 casos.

OPERAÇÃO PINÓQUIO - CÂMARA QUER REDUZIR DESCONTO DE DEPUTADO AUSENTE




"A Câmara pretende reduzir em cerca de dois terços o valor do desconto que hoje é aplicado a deputados que faltam sem justificativa a sessões deliberativas, em que há votação de projetos. O assunto foi discutido ontem na reunião da Mesa Diretora e deve envolver uma alteração no regimento interno.Hoje, aquele que falta tem o salário descontado com base no número de sessões deliberativas realizadas no mês. A idéia é mudar o desconto para o equivalente a um dia de trabalho.Normalmente, os deputados votam às terças, quartas e quintas-feiras. Nas segundas e sextas-feiras há sessão apenas para pronunciamentos de deputados, e as faltas são toleradas.

Na tradição da Câmara, esses dois dias são destinados às visitas dos deputados aos Estados.Em média, ocorrem de 10 a 12 sessões deliberativas por mês. O decreto legislativo 07/95 estabelece que o desconto por falta em cada sessão é a divisão do "subsídio adicional" do deputado pelo número de sessões deliberativas do mês. O "subsídio adicional", que vale R$ 10.320,06, é um percentual do salário relacionado à presença em plenário."

Confira na Folha

PÉ NO FREIO - VENDA DE CARRO NOVO DESACELERA EM JUNHO

As vendas de veículos novos caíram 34% em junho ante o mesmo mês de 2006, para 198,8 mil unidades, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesta quinta-feira, 5. Na comparação com maio, as vendas caíram 5,9%.
A produção do setor recuou 4,2% na comparação mensal, para 246,4 mil unidades, mas avançou 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
No primeiro semestre, o setor vendeu 1,08 milhão de unidades, alta de 25,7% sobre igual período de 2006. A produção acumulou avanço de 6,3%, com 1,38 milhão de unidades. "


No Ceará, o setor de revenda de veículos novos ainda contabiliza números de junho.



(Agência Estado)

PROJETO DÁ ISENÇÃO DE IMPOSTOS NA COMPRA DE VEICÚLOS PELAS APAEs


Uma boa-nova para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

A Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 1848/1999. De autoria do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB), o projeto garante a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nas aquisições de automóveis de passageiros, veículos de uso misto ou ambulâncias feitas pelas APAEs.
O projeto será apreciado agora na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se passar, será colocado em votação no plenário da Câmara Federal.

GOVERNADOR CID GOMES RECEBE NESTA QUINTA-FEIRA COMISSÃO DE SERVIDORES

O governador Cid Gomes (PSB) vai receber em audiência, nesta quinta-feira, às 18 horas, no Palácio Iracema, membros do Fórum Unificado dos Servidores Públicos Estaduais. Na pauta, a chiadeira da categoria contra o reajuste concedido pelo Estado, que ficou em 3,55% e diferenciado para docentes (7%) e Segurança Pública (de 4% a 8%).

Os servidores reivindicam 12% e querem que a data-base seja retroativa a 1º de abril, como ocorre com a vigência do salário mínimo. O governo quer essa data-base fixada em julho.

Bom destacar: desde a última segunda-feira que um grupo de servidores estaduais faz vigília na Assembléia Legislativa em protesto contra o reajuste salarial.

Nesta sexta-feira, às 9 horas, o Fórum Unificado dos Servidores estará realizando uma plenária na entrada do Poder Legislativo.

MOSTRA DE TEATRO TRANSCENDENTAL SERÁ LANÇADA NESTA SEXTA-FEIRA


A atriz Ana Rosa estará nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, no Centro de Convivência Maria Mãe da Vida (Rua Estêvão de Campos, 905 - Barra do Ceará) , participando do lançamento da V Mostra Brasileira de Teatro Transcendental.

A Mostra ocorrerá de 14 a 19 de agosto próximo, no Theatro José de Alencar e em mais 10 municípios cearenses.

Neste ano, serão seis peças, entre elas Violetas na Janela que tem Ana Rosa como destaque. Como ocore todos os anos, o arrecadado com a bilheteria e alimentos será doado para seis entidades filantrópicas.


(Foto - Divulgação, com Ana Rosa à direita)

Clique e saiba mais sobre a Mostra

TRABALHADORES ACAMPAM EM FRENTE AO PRÉDIO DA SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO

Cerca de 800 trabalhadores rurais estão acampados nesta quinta-feira em frente ao prédio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (Avenida Bezerra de Menezes - Bairro São Gerardo).

A informação é a de que eles reivindicam maior segurança nas áreas de acampamentos, com implantação de delegacias em cidades que têm, conflito de terra. Neste momento, ocorre audiência pública entre lideranças do movimento apoiado pela Federação dos Trabalhadores Rurais do Ceará (Fetraece) e o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro. No gabinete do secretário.

Haerá ainda audiência com os secretários Camilo Santana (Desenvolvimento Agrário) e César Oliveira (Recursos Hídricos).

Na tarde desta quinta-feira, está prevista audiência públcia envolvendo lideranças dos trabalhadores rurais na Assembléia Legislativa.

LULA VAI BAIXAR MP INDENIZANDO PESCADORES DA REDE DE ARRASTO

O presidente Lula vai baixar uma Medida Provisória que garantirá R$ 12 milhões para indenizar pescadores que estão proibidos de pescar lagosta com compressor e rede de arrasto, o que determinou o Ibama em nome da preservação do ecossistema do crustáceo.

A informação foi dada para este Blog, nesta quinta-feira, pelo deputado estadual Dedé Teixeira (PT) adiantando que, durante visita do presidente a Fortaleza, na última terça-feira, conseguiu dele essa garantia. Em conversa com Lula, Dedé expõs o problema, que atinge pescadores de todo o Nordeste. Lula convocou então o ministro Valdemir Gregolin (Secretário Nacional da Pesca e Aquicultura), que estava em sua comitiva, e mandou resolver o caso.

A MP sai nos próximos dias e, de acordo com Dedé Teixeira, além de indenizar muitos que estão parados, dará chances desse contingente adquirir manzuás e voltar à pesca atendendo à determinação do Ibama.

ENTORNO DA CATEDRAL VIVE CAOS POR CONTA DE FEIRA QUE ATRAI CARAVANAS

Está cada vez pior a situação do entorno da Catedral Metropolitana de Fortaleza, em razão da ação dos vendedores da feirinha que se forma na pracinha em frente aquele templo.

O pólo comercial atrai compradores do Interior e de outros Estados, que chegam com seus ônibus e acabam provocando o caos no trânsito. Nesta manhã, por pouco não sai briga.

Quem se habilita a resolver o problema? Isso, porque a fiscalização municipal ali só apareceu para posar diante dos holofotes da mídia.

GOVERNO DO ESTADO LANÇA COMITÊ DE PREVENÇÃO CONTRA O AVC

O secretário da Saúde do Cea´ra, João Ananias, lançará nesta sexta-feira, durante ato marcado para as 9 horas, no auditório da Escola de Saúde Pública, o Comitê de Prevenção Contra o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

No Ceará, conforme o secretário, o AVC é a doença que anota os maiores índices de óbitos. Dentro dessa luta, será implantado no Hospital Geral de Fortaleza um Núcleo de Combate ao AVC, que terá à frente o neurologista João José Carvalho, nome dos mais respeitados nessa área no País.

Sobre a dengue, Ananias reconhece que o Fumacê está tendo pouca eficácia, daí ser fundamental que o cidadão faça sua parte e adote as ações preventivas amplamente difundidas pelo setor.

E por falar nisso, os carros do fumacê já podem ser vistos circulando por bairros de Fortaleza.

OPOSIÇÃO AMEAÇA OBSTRUIR VOTAÇÕES DO ORÇAMENTO SE RENAN NÃO RENUNCIAR

Líderes da oposição não querem Renan Calheiros (PMDB-AL) presidindo sessão para aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Renan, que preside o Congresso, é acusado de ter contas pessoais pagas por lobista em um caso extraconjugal, o que virou processo que quer seu afstamento. Renan já avisou que é inocente e que não vai renunciar como pressiona a oposição.

Há, no entanto, ameaças de obstrução da votção da LDO. Sem essa aprovação, o legislativo não entra em recesso.

(Rádio O POVO/CBN)

FURTO AO BC - CONDENADOS TERÃO DE DEVOLVER R$ 33 MILHÕES PARA COFRES PÚBLICOS

A primeira leva de condenados que roubou o Banco Central (BC) de Fortaleza terá de pagar aos cofres públicos da União R$ 33 milhões e 250 mil. O total corresponde à soma das multas aplicadas aos 11 sentenciados pelo juiz Danilo Fontenelle Sampaio, da 11ª Vara Federal - especializada no combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro. A quadrilha levou do BC do Ceará, através de um túnel subterrâneo, R$ 164.755.150, o equivalente a 71 milhões de dólares. O assalto do século aconteceu entre os dias 5 e 6 de agosto de 2005. publicou com exclusividade, no último sábado, as primeiras sentenças do caso.

Quem participou ou ajudou no sumiço de quase R$ 165 milhões do caixa forte do BC terá de mexer ainda mais no que recebeu pelo "serviço" criminoso. Além de pagar advogado, vai desembolsar mais dinheiro. O montante das multas, calculados em dias e multiplicados pelo valor do salário mínimo, varia de R$ 380 mil a 4.484.000,00. Quem deixar de pagar terá o nome inscrito na dívida ativa da União e pode até ter os bens penhorados. Da decisão, cabe recurso. "

Clique masi aqui

CEARENSE TIAGO MONTEIRO SÓ PENSA NO PAN


"No mês dos XV Jogos Pan-Americanos, que serão abertos no dia 13 deste mês, no Rio de Janeiro, Thiago Monteiro voltou a figurar entre os Top 100 do tênis de mesa mundial. Thiago, que mês passado era o 114º no ranking, subiu 15 posições e agora é o 89º mesa-tenista mais bem colocado da lista divulgada, ontem, pela Federação Internacional de Tênis de Mesa. O mesa-tenista cearense vai representar o Brasil no Pan do Rio, ao lado de Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi, Lígia Silva, Mariany Nonaka e de Karin Sako."




(Diário do Nordeste - Foto - Gustavo Pellizon))

CASO RENAN - NO TRIO DE RELATORES, VALE ATÉ O ALIADO DO PEITO

"A oposição acabou aceitando a indicação do senador Almeida Lima (PMDB-SE) para integrar a relatoria tripartite no processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Aliado ferrenho de Renan, Almeida Lima foi um dos poucos a sair em defesa do presidente do Senado ontem, quando parlamentares de oposição e da base pediram o afastamento do alagoano do cargo.

Além dele, a relatoria será composta ainda pelos senadores Marisa Serrano (PSDB-MS) e Renato Casagrande (PSB-ES). Dessa forma, a relatoria ficou dividida entre o grupo de Renan (Almeida Lima), o de oposição (Maria Serrano) e da base (Renato Casagrande). "

(Portal Uol)

quarta-feira, 4 de julho de 2007

ACABOU A NOVELA - JOAQUIM RORIZ RENUNCIA E RENAN VOLTA AO OLHO DO FURACÃO

"O senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), 70, renunciou nesta quarta-feira ao mandato parlamentar para escapar de um processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética do Senado. Por meio de carta, lida pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), Roriz disse que renunciava para salvar sua honra.

"Às vezes, da renúncia depende a honra do cidadão. Nessas denúncias todas, pesou apenas o propósito de destruir uma vida pública", disse ele na carta.
Com a renúncia, Roriz evita o processo que, no limite, poderia cassar seu mandato e torná-lo inelegível até 2022 --quando terá 86 anos (ele completa 71 anos em agosto)."

Com a renúncia de Roriz, pior para Renan Calheiros, acusado de ter lobista pagando suas contas pessoais, que, agora, volta a ser destaque na mídia.


(Portal Uol)

TORCEDORES ALVINEGROS CRIAM O SITE "FORA EUGÊNIO RABELO!"


Um fato inusitado. Criado um site de oposição ao presidente do Ceará Sporting Clube. O objetivo é pedir a cabeça do deputado federal Eugênio Rabelo, com direito a manifesto exigindo um "Ceará diferente".


Para conferir o site clique aqui


CPI DO APAGÃO QUER PRIVATIZAÇÃO DE AEROPORTOS. FORTALEZA ENTRA NA LISTA

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) recomendou nesta quarta-feira, em reunião para a apresentação do segundo relatório parcial da CPI do Apagão Aéreo, a privatização dos 11 maiores aeroportos brasileiros - Congonhas, Guarulhos, Brasília, Galeão, Salvador, Recife, Santos-Dumont, Porto Alegre, Curitiba, Confins e Fortaleza. Na avaliação do senador, os 11 aeroportos apresentam viabilidade comercial para que sua operação seja concedida à iniciativa privada, já que contam com movimentação anual superior a três milhões de passageiros.

"Embora não haja uma lei específica sobre concessões aeroportuárias, nada impede que elas sejam feitas de imediato, sob a égide da Lei nº 8.987, de 1995, que dispõe sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos previsto no art. 175 da Constituição Federal. A condução desse processo deve ser feita pela Anac, a quem compete "conceder ou autorizar a exploração da infra-estrutura aeroportuária, no todo ou em parte", diz o texto do relator."

(Agência Estado)

LEÃO DO IMPOSTO DE RENDA VAI LIBERAR MAIS UM LOTE DE RESTITUIÇÃO


Receita Federal deve liberar até segunda-feira, 9, a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007, ano-base 2006. O dinheiro estará nos bancos a partir do dia 16 de julho, conforme calendário divulgado pela Receita Federal.

O valor da restituição será corrigido pela Selic, a taxa básica de juros da economia. O contribuinte que não informou a conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais cidades e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco do qual seja correntista.

SERVIÇO


- Consulta pela página da Receita na internet ou

- Telefone 0300-789-0300, informando o número do CPF.

PAI E DOIS FILHOS MORREM AFOGADOS NA PRAIA DA BALEIA, EM ITAPIPOCA

Uma tragédia na Praia da Baleia, situada na cidade de Itapipoca (120 Km de Fortaleza). Dois irmãos e o pai morreram afogados nesta quarta-feira. Francisco Eduardo Braga Carneiro (6) e Gabriel Braga Carneiro (8), em clima de férias, pediram ao pai para tomar banho de mar. Eles saíram bem cedo da sede rumo à praia.

Logo que ali chegaram pediram ao pai para dar alguns mergulhos. Os dois acabaram tragados pela maré alta. O pai, José Rosimar Alves Carneiro (34), ouvindo os gritos dos filhos, também mergulhou, mas acabou morrendo afogado. O sepultamento dos três ocorrerá nesta quinta-feira. A cidade de Itapipoca vive clima de pesar.

SINDICALISTAS VÃO COBRAR DO PT COERÊNCIA NA DEFESA DO BOLSO DOS SERVIDORES

O PT cearense, parece, está entrando em nova crise de identidade. Depois que o governador Cid Gomes anunciou o reajuste dos servidores públicos em 3,55% para todos, com aumento diferenciado para professores (7%) e Segurança Pública (de 4% a 8%), eis que os parlamentares da legenda começaram a ser cobrados. Eles são eleitos com apoio de sindicalistas que, por sua vez, estão tiriricas da vida com essa situação.

Há briga para melhorar o índice, mas o governo já avisou que não tem condições de dar mais do que o oferecido. Nesta quarta-feira, o secretário Mauro Flho (Fazenda) reiterou essa posição, enquanto o Sindicato Mova-se, representante da categoria, insiste em protestar. O fato provocu até neura em deputados como Rachel Marques. Ela ocupou a tribuna nesta quarta-feira para desabafar sobre o tema.

Na próxima sexta-feira, a partir as 16 horas, na sede petista, haverá encontro dos deputados estaduais da legenda com os sindicalistas. Hora de tentar acertar um discurso que, de certa forma, causa desconforto para o aliado Cid Gomes (PSB)

MARCELO VILAR JÁ NÃO É MAIS O TÉCNICO DO CEARÁ

Caiu o técnico do Ceará, Marcelo Vilar. Após reunião ocorrida agora há pouco entre o treinador e a diretoria do clube, o bilhete azul foi sacramentado. Marcelo deixa a equipe após a goleada que o alvinegro trouxe de Minas (4X1) diante do Ipatinga, que estava na faixa do rebaixamento.

No jogo do Ceará diante do Remo em Belém do Pará, no fim desta semana, o auxiliar técnico França deverá comandar o grupo. Alguns diretores admitem que José Theodoro é um dos cotados para o lugar de Marcelo Vilar.

JOAQUIM RORIZ ESTÁ COM A CARTA DE RENÚNCIA PRONTA

Na tentativa de escapar da cassação, o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF), 70, busca uma saída honrosa. Com a carta de renúncia já pronta, ele conseguiu convencer seus suplentes - Gim Argello e Marcos de Almeida Castro - que a eventual renúncia deve ser em bloco.

A idéia de Roriz é evitar o processo de julgamento que pode levá-lo a perder o mandato parlamentar. Paralelamente, ele se esforça para garantir a realização de uma eleição para a vaga --que seria aberta com a renúncia em bloco. Assim, na prática, ele retornaria ao Senado com apoio popular. A eleição seria promovida 90 dias depois de sua renúncia."


(Portal Uol)

TIME DO CEARÁ DESEMBARCA NO AEROPORTO SOB VAIAS E XINGAMENTOS

Sob vaias e xingamentos de um grupo de torcedores, o time do Ceará desembarcou nesta tarde de quarta-feira pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins. A equipe trouxe na bagagem uma goleada sofrida na partida contra o Ipatinga (4X1), em jogo válido pela Série B do Campeoanto Brasileiro, ocorrido em cidade mineira homônima na última terça-feira.

No desembarque, o técnico Marcelo Vilar não apareceu no saguão, deixando repórteres e o grupo de torcedores revoltados e pertencentes à facção Cearamor na saudade. Entre os xingamento lançados contra os atletas que deixaram o terminal em bloco: "vagabundos!", "cachaceiros!", "safados!". Só o golerio Adilton foi poupado.

Uma enorme faixa com a frase "Fora incompetentes Eugênio e Marcelo Vilar!" reforçava o protesto dos torcedores contra o técnico e contra o presidente do clube, deputado federal Eugênio Rabelo (PP). O protesto se resumiu a desabafo verbal. A Polícia não precisou ser acionada.

PROCESSO CONTRA RORIZ TEM RELATOR DEFINIDO NO CONSELHO DE ÉTICA

"Líderes dos partidos políticos no Senado fecharam um acordo nesta quarta-feira escolhendo o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) para ser o relator do processo contra o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. A informação foi dada à Agência Estado por um dos participantes do encontro, realizado no gabinete do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

A admissibilidade de uma representação do PSOL contra Roriz por suposta apropriação de dinheiro público foi aprovada nesta quarta pela Mesa Diretora do Senado e encaminhada ao Conselho, que agora abrirá investigação a respeito do assunto.
Roriz, que foi governador do Distrito Federal quatro vezes, ainda pode renunciar ao mandato para não ser cassado e para preservar direitos políticos. "

(Agência Estado)

BEZERRA DE DUAS CABEÇAS - QUE TAL BATIZAR DE RENAN DE RORIZ?


Uma bezerra nasceu com duas cabeças em um sítio da cidade paulista de Presidente Prudente (distante 568 km da capital). Apesar do defeito congênito, o animal já completou mais de 30 horas de nascimento e permanece com vida. "Hoje ela já mamou duas vezes e continua respirando bem. Só não consegue ficar em pé por causa do peso das duas cabeças", explicou o produtor rural Plínio Caravina, dono da propriedade localizada na zona rural da cidade."

Vamos nós: A molecagem cearense não perdeu tempo e já batizou o animal de "Renan de Roriz". A dúvida é saber com qual cabeça ela mama.




( Portal Terra)

AMIGOS PARA SEMPRE - MINISTRO DE LULA DÁ CARONA PARA DEPUTADO DO PSDB

O ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, deixou Fortaleza nesta tarde de quarta-feira, em jatinho da Força Aérea Brasileira. Patrus encerrou sua participação na III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, que ocorre no Centro de Convenções até sexta-feira (6).

Patrus Ananias regressou para Brasília levando um passageiro tucano: o deputado federal Raimundo Gomes de Matos. Nada de catequese política.

Ambos são amigos desde a época em que Gomes de Matos estava como titular da extinta Secretaria do Trabalho e Ação Social do Ceará, hoje pasta do Trabalho e Desenvolvimento Social.

SUSTO: ÔNIBUS QUEBRA BARRA DA DIREÇÃO COM 44 PASSAGEIROS EM SOBRAL

Um ônibus com 44 passageiros quebrou a barra da direção nesta quarta-feira quando fazia o trajeto Groaíras-Sobral (Zona Norte do Ceará). Os passageiros eram funcionários de uma indústria de calçados com sede em Sobral, segundo informações da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual.

Não houve vítimas. Algumas pessoas sairam com ferimentos leves. Uma viatura do Serviço de Assistência de Urgência (Samu) esteve no local prestando o atendimento.

MANIFESTANTES DESOCUPAM ÁREA DAS OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Movimentos populares, povos e comunidades tradicionais dos Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e Ceará desocuparam a área que haviam invadido no último dia 27, em manifestação contra a transposição das águas do rio São Francisco. Um oficial de justiça entregou hoje uma ação de reintegração da área, acompanhado por policiais federais, que já cercavam a área da invasão desde ontem.

Um dos líderes dos invasores disse que foi decidido, em assembléia, desocupar a área de forma pacífica e buscar uma nova estratégia de atuação dos movimentos contra a transposição, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A direção do movimento contra a transposição das águas do São Francisco disse que haverá novas assembléias e uma estratégia diferente será adotada daqui para a frente. O Exército, com suas máquinas e o batalhão de engenharia deverá ocupar a área e iniciar as obras."

(Agência Estado)

CID FECHA COM PARLAMENTARES O LANÇAMENTO DO COMITÊ PRÓ-TRANSPOSIÇÃO DO CEARÁ


O Ceará vai contar com o seu Comitê Pró-Transposição, dentro de estratégias política acertada nesta semana entre os governadores Cid Gomes (PSB), Eduardo Campos (PSB-PE), Wilma Faria (PSB-RN) e Cássio Cunha Lima (PMDB-PB) como forma de pressionar para que o empreendimento não sofra obstruções.

O Comitê será suprapartidário, pois reunirá também deputados da oposição. Agora há pouco, no gabinete do governador Cid Gomes, houve encontro tratando da estratégia. Participaram 18 parlamentares.

Na próxima segunda-feira, o Comitê Pró-Transposição do Ceará vai ser lançado oficialmente durante ato na Assembléia Legislativa.

NOVO REITOR DA URCA TOMA POSSE EM ATO CONCORRIDO


O novo reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Plácido Cidade Nuvens, foi empossado nesta quarta-feira, no auditório do Palácio Iracema, durante ato presidido pelo governador Cid Gomes. Ele foi o primeiro da lista e entra no lugar de André Herzog. Vai cumprir mandato até 2011.

O ato foi concorrido e contou as presenças de reitores de outras universidades, de políticos da Região do Cariri e do secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, René Barreira. Plácido prometeu reforçar o trabalho de Herzog.

A transmissão de cargo ocorrerá nesta quinta-feira a partir das 19 horas, no Crato. Plácido, em discurso, prometeu transformar a Urca num "agente de desenvolvimento do Cariri", apoiando ações de inclusão social e reforçando o trabalho de extensão da universidade.

ALÔ, CID GOMES! GOVERNADOR DE PERNAMBUCO DÁ 8,78% DE REAJUSTE PARA SERVIDORES

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, concedeu reajuste de 8,78% para todos os servidores estaduais.

Campos é do mesmo PSB de Cid Gomes que, para a maioria dos servidores daqui, ofereceu 3,55%, com percentual diferenciado para professores (7%) e segurança pública (de 4% a 8%).

Alguém fica com inveja?!

BERNARDINHO E FERNANDA VENTURINI SÃO OS PADRINHOS DO McDIA FELIZ 2007


O técnico da Seleção Brasileira de Vôlei Masculino, Bernardinho, e a sua mulher, a ex-levantadora da seleção feminina de vôlei, Fernanda Venturini, são os padrinhos da campanha McDia Feliz 2007, que acontece em todo o Brasil, no próximo mês de agosto. A campanha é a maior ação nacional contra o câncer infanto-juvenil. Coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, ela já beneficiou mais de 100 instituições brasileiras em 20 estados, destinando-lhes mais de R$ 69 milhões. Os recursos arrecadados nos últimos dezoito anos contribuíram para o expressivo crescimento do índice de cura da doença no país: de 35%, no final da década de 80, para a média atual de 70%.

Este ano, o McDia Feliz será em 25 de agosto. Na data, toda a renda obtida com a venda de sanduíches Big Mac - isoladamente ou na promoção número 1 (exceto alguns impostos) - em todos os 541 restaurantes da rede é revertida para instituições de todo o Brasil que atendem crianças e adolescentes em tratamento de câncer. Em Fortaleza, o lançamento do McDia será sexta-feira, dia 6 de julho, a entidade beneficiada é a Associação Peter Pan, cuja renda será revertida para a construção do Centro Pediátrico do Câncer.

(Colaborou Carla Pinto)

JUSTIÇA MANDA GOVERNO PAGAR GREVISTAS DO IBAMA

O Tribunal Regional Federal, da 1ª Região, concedeu liminar aos servidores públicos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), em greve há 53 dias, impedindo o governo federal de efetuar corte no ponto dos grevistas. A decisão, do juiz Itelmar Raydan Evangelista, determinou que, até julgamento final do recurso (agravo), o governo pague os salários integralmente.

Os funcionários, que contestam a criação do Instituto Chico Mendes, estão em greve desde 14 de maio. Eles entendem que o novo órgão tiraria do Ibama a responsabilidade pela conservação ambiental. Por determinação do presidente Lula, na semana passada o governo efetuou o corte dos dias parados nos salários de servidores.

Segundo a assessoria do TRF, o exame da legalidade da greve está sendo discutido em uma ação movida pelo Ibama, em tramite na 23ª Vara Federal do Distrito Federal. Segundo Raydan, não houve notícia do desatendimento da exigência de permanecerem em atividade 50% dos servidores, determinado pela Justiça.

No Ceará, o pessoal do Ibama continua em greve seguindo orientação da Asibama, a associação nacional da categoria.

A popósito: Essa Justiça do Trabalho é a mesma que considera greve ilegal mas, depois, manda pagar quem cruza os braços. Deve ser o tal do contraditório.

(Site Última Instância)

CONTA OUTRA - RENAN CALHEIROS ACUSA SETORES DA MÍDIA DE TENTAR DERRUBÁ-LO


"O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusou setores da imprensa, nesta quarta-feira, de tentar derrubá-lo do cargo depois de, segundo ele, não ter conseguido impedir a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições passadas. "Setores da mídia que não conseguiram derrubar o presidente da República no primeiro turno, e depois no segundo, querem agora ir à forra derrubar o presidente do Senado Federal. Mas, para que isso aconteça, tem que ter fatos, uma quebra de decoro. É isso que precisa apontar", disse Renan, acusado de receber ajuda de um lobista para pagar despesas pessoais. Ele negou que esteja isolado no cargo após uma série de apelos de senadres no plenário para que se afaste da presidência durante as investigações. "Tenho tido a maior solidariedade que precisava ter dos amigos e de meus pares. E vou enfrentar esse processo até o último momento", disse. "São apetites das pessoas que jogam pedras e escondem as mãos", ressaltou".


(Portal G1)

PASSAGEM DE ÔNIBUS INTERESTADUAL SOBE NA PRÓXIMA SEMANA

Um reajuste de 4,8% nas passagens de ônibus interestaduais entrará em vigor na próxima semana no Ceará. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres que se baseou em planilhas de custos repassadas pelas oito empresas do setor que operam no Estado. Custos com pneus, combustíveis e o novo mínimo pesaram na majoração.

O aumento entrará em vigor justamente no período de férias, quando o fluxo de passageiros na Rodoviária João Tomé deve registrar um incremento de 40%, se comparado a igual período de 2006, de acordo com a administradora do terminal.

Com o reajuste, confira alguns preços:

Fortaleza- São Luís - de R$ 115,00 subirá para R$ 120,00
Fortaleza- Teresina - de R$ 49,00 subirá para R$ 51,00
Fortaleza- Recife - de R$ 90,00 subirá para R$ 94,00

APROVADOS EM CONCURSO PROTESTAM E PREFEITURA PROMETE CONVOCAR À PRESTAÇÃO

Uma data que não merece ser comemorada. Nesta quarta-feira, os candidatos aprovados no concurso público de agentes comunitários de saúde e de endemias de Fortaleza estão completando um ano aguardando serem convocados. Para pressionar a prefeietura, os candidatos realizaram nesta manhã um ato de protesto em frente ao Paço Municipal, na Avenida Luciano Carneiro (Bairro Vila União).

A Secretaria da Saúde de Fortaleza abriu concurso para contratar 4.127 candidatos que deveriam estar atuando em ações de atenção básica à saúide e no combate ao mosquito da dengue.

Já o secretário Odorico Monteiro explica que "infelizmente" o concurso, o primeiro do gênero no País, registrou um "problema jurídico" que só agora no fim de junho está sendo solucionado. Houve questionamento por parte do Ministério Público - não entrou em detalhes -, mas entre os dias 16 e 17 deste mês, ele prometeu que a prefeitura vai começar a chamar os aprovados. Resalvou: "Por blocos".

"

INCÊNDIO EM BARBALHA DESTRÓI CANAVIAL

E esta quarta-feira está sendo dia de avalair prejuízos no Sítio Estrela, situado em Barbalha (Região do Cariri), que teve seus canaviais atingidos por um incêndio de grandes proporções ontem à noite. Os primeiros levantamentos apontam para a perda de mais de duas toneladas de cana. Por pouco, o fogo não atingiu a destilaria de cachaça.

O fogo se espalhou rapidamente pelo canavial e houve uma grande mobilização de moradores da localidade para tentar conter as chamas. O Corpo de Bombeiros foi acionado. Apesar da falta de condições, os bombeiros, dispondo de apenas uma viatura autobomba com mil litros de água e um autotanque com três mil litros, conseguiram controlar o incêndio.

O Corpo de Bombeiros terá de 15 a 30 dias para apresentar laudo sobre o que teria provocado o fogo.

(Colaboração - Roberto Bulhões)

PREFEITOS COMEMORAM AUMENTO DE UM PONTO PERCENTUAL NO REPASSE DO FPM

Vários prefeitos cearenses, entre eles Eduardo Florentino (Cascavel) e Ritelza Cabral (PSB), comemoraram nesta quarta-feira a aprovação, pelo plenário da Câmara dos Deputados, e em primeiro turno, da proposta de emenda à Constituição 58/07, do Poder Executivo, que aumenta em um ponto percentual o repasse de tributos da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Falta ainda a votação em segundo turno para que ela possa ser analisada pelo Senado.

Para ambos, a medida, que aumenta de 22,5% para 23,5% o FPM, com vigência a partir de setembro próximo, aliviaria a situação dos cofres dos mais de cinco mil municípios de todo o País. O alívio ocorrerá justamente numa época em que prefeitos começam a tratar do pagamento do 13º salário dos servidores.

De acordo com o texto, o pagamento continua a ser feito em uma única parcela, em dezembro de cada ano. Neste ano, o aumento atingirá apenas a arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) realizada a partir de 1º de setembro. A data foi justificada pelo governo como necessária para garantir o equilíbrio das contas federais, pois o Orçamento de 2007 não previa essa transferência extra, o que poderia prejudicar o esforço fiscal. O repasse sobre a arrecadação de todo o ano de 2007 foi estimado em R$ 1,7 bilhão.

(Rádio POVO/CBN)

MINISTRO DE LULA PROMETE: NOVA SUDENE SERÁ INSTALADA EM AGOSTO


A bancada federal do Nordeste fez reunião nesta quarta-feira em Brasília, ocasião em que recebeu para café da manhã o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia. O coordenador geral do bloco, Zezéu Ribeiro (PT-BA), convidou o ministro porque queria ouvir dele novidades acerca da nova Sudene.

Entre os que mais cobraram resposta estava o deputado federal Mauro Benevides (PMDB) que, na ocasião, foi destacado por Zezéu como "o parlamentar da região que, quase que diariamente, ocupa a tribuna da Câmara para cobrar a nova Sudene".

O ministro Mares Guia assegurou aos parlamentares, e com olhar fixo em Mauro Benevides, que no próximo mês o novo organismo deverá ser instalado.

Pelo visto, agosto, mês do desgosto, vai virar o mês da esperança para o governo Lula. Bom lembrar que o presidente garantiu tirar a siderurgica do papel também nessa época.
(Foto - Agência Câmara)

JURISTA DJALMA PINTO LANÇA QUARTA EDIÇÃO DE LIVRO SOBRE DIREITO ELEITORAL

O jurista Djalma Pinto já está encaminhando à Editora Atlas a quarta edição do seu livro Direito Eleitoral - Improbidade Administrativa e Responsabilidade Fiscal. Nesta nova edição, o autor propõe o debate o princípio da vida pregressa compatível com a representação popular para reduzir o número de criminosos no parlamento brasileiro.

Para Djalma, delinquentes não podem produzir boas leis, representando eles "uma ameaça à democracia quando investidos na atribuição de produzir leis".

DETALHE - O livro de Djalma é adotado em várias universidades do País.

QUARTETO DO CEARÁ REPRESENTA NORTE E NORDESTE EM CONCURSO DE JOVENS CAMERISTAS


O Ceará vai participar com o quarteto de cordas Introitus do II Concurso Nacional e Internacional de Jovens Cameristas, que terá início no próximo domingo, em Londrina (PR). O grupo será o único do Nordeste e Nordeste selecionado para um certame dos mais respeitados no Exterior.

O grupo é formado por Vasken Varujan Fermanian (primeiro violino), Luis Gustavo (segundo violino), Geovane Barreto (viola) e Wescley Souza (violoncelo) e tem como mestre o professor e maestro Vasken Fermanian. São jovens de 16 a 22 anos, que fazem curso de aprimoramento técnico instrumental no Centro de Formação de Instrumentistas do Sesi.

DETALHE: São também os primeiros músicos da Orquestra de Câmara e Sinfônica Sesi/UFC.

INÁCIO JÁ NÃO ARRISCA MAIS PREVISÕES SOBRE O DESTINO DE RENAN CALHEIROS

O senador Inácio Arruda (PCdoB), que integra a base alaida do presidente Lula, afirmou, nesta quarta-feira, em Fortaleza, não ter condições de fazer uma previsão sobre como chegará ao fim o caso em torno do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan é acusado de ter contas pessoais pagas por lobista da Construtora Mendes Júnior.

Para Inácio, que regressou nesta manhã para Brasília, o quadro ficou complicado para Renan em razão das pressões exercidas pelos líderes do PSDB, DEM e outras legendas. "O caso virou uma questão só política, porque não se vê mais o mérito", observou o senador, que evitou maiores avaliações, lembrando não ser membro do Conselho de Ética da Casa, a quem caberá resolver a questão.

Ele também avaliou como das mais complicadas a situação de outro senador peemedebista: Joaquim Roriz (DF), porque contra ele apareceram gravações de escurtas telefônicas e até cheque . Lembrou que há setores ligados a Roriz sinalizando para uma renúncia dele e do seu suplente, o que provocaria nova eleição no Distrito Federal. Com isso, Roriz teria condições de postular outra vez o mandato.


Clique aqui sobre Caso Renan

CASO RENAN SERÁ APRECIADO AGORA POR TRÊS RELATORES

O presidente do Conselho de Ética do Senado, Leomar Quintanilha (PMDB-TO), estabeleceu que até as 16 horas desta quarta-feira receberá dos líderes partidários os três nomes que vão dividir o processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Renan é acusado de ter lobista pagando contras pessoais.

O PMDB terá direito a indicar um dos relatores, a oposição ficará com a segunda vaga e o bloco de apoio ao governo federal vai escolher o terceiro relator para o caso Renan. Esse prazo foi solicitado pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que pretende discutir com a bancada governista a indicação para a relatoria.

"Por entendimento prévio, posso designar três relatores que poderão ser indicados pelas lideranças", disse Quintanilha.

GOVERNO PAGA METADE DO 13º SALÁRIO EM JULHO E EM MENOR TEMPO DE DESEMBOLSO


O secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, anunciou, nesta quarta-feira, mudança no cronograma do pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores (50%) ao invés de quatro dias, o desembolso será processado em dois dias: 16 e 17 próximos. "Ou seja, quem recebia no primeiro e segundo dia, receberá o benefício no dia 16 e quem recebia no terceiro e quarto dia vai ter o dinheiro liberado no dia 17", acentuou.

Mauro Filho acrescentou que a medida além de ser boa para o funcionalismo público estadual, pois reduziu a burocracia, será satisfatória para o comércio, pois significará a injeção de cerca de R$ 400 milhões. A parcela restante do 13º salário, conforme o secretário, fica para dezembro, dentro do que manda a legislação.

Essas informações foram dadas pelo secretário da Fazenda antes do seu embarque para Vitória, onde, na condição de coordenador-geral do Conselho Nacional de Política Fazenda´ria (Confaz), organismo que congrega todos os secretários de Fazenda, presidirá reunião. Na pauta, a proposta de reforma tributária que o governo Lula mandará para o Congresso na próxima semana.

POLÍCIA PRENDE EM JUAZEIRO DO NORTE INDIVÍDUO COM 18 ARMAS

Está preso na Delegacia Regional de Juazeiro do Norte o indivíduo José Paulo da Silva (46). Com ele, a Polícia encontrou 18 armas, entre revólveres e espingardas de vários calibres. José Paulo foi preso quando, trafegando pelo Bairro Frei Damião, na garupa de um mototáxi, caregava duas enormes bolsas, o que chamou a atenção de uma viatura policial.

O indivíduo, abordado, tentou fugir, mas acabou expondo o que levava nas bolsas: três revólveres calibre 38; um revolver calibre 22; três espingardas calibre 26; quatro espingardas calibre 15; e sete espingardas de pressão. Uma equipe da Polícia Civil ainda encontrou na casa de José Paulo 19 canos de espingarda e mais 13 moldes de coronha.

A Delegacia de Juazeiro abriu inquérito e o individuo foi autuado em flagante por porte ilegal de armas que, inlcusive, estavam com a numeração raspada. Agora as investigações serão aprofiundads para se chegar ao dono ou donos do que a polícai qualificou de verdadeiro arsenal.

terça-feira, 3 de julho de 2007

LULA SE COMPARA A GETÚLIO VARGAS NO APOIO À POBREZA E REAJUSTA BOLSA-FAMÍLIA


O presidente Lula, em seu discurso no Centro de Convenções, ocasião em que foi aberta a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, voltou a se queixar da direta, da imprensa e da prórpai esquerda. Isso, quando o mote é o Bolsa Família, porque não entendem que o programa é uma ação concreta e necessária de combate à fome. Lamenta a qualificação de "assistencialista".

Lula chega a se comparar ao presidente falecido Getúlio Vargas no que diz respeito a olhar para os pobres do País: depois de Getúlio, nunca nenhum outro presidente chegou tão perto dos pobres do Brasil.
Lula, pra deixar o Centro de Convenções, teve que enfrentar um mar de apoiadores. Dos compromissos do Ceará, ele segue agora para o Exterior. Mais precisamente Portugal, onde tem encontro com a União Européia para expor o biodiesel. Deve retornar de lá nesta quinta-feira, pois antes fará giro por Bruxelas, onde conferirá evento também na área do biocombustível.
NOVO BOLSA-FAMÍLIA
Em Fortaleza, Lula aproveitou para anunciar o reajuste no valor do Bolsa-Família: de R$ 62,0o para R$ 72,00.
(Foto - Luciana Franco)

PARA TUCANO, LULA DEIXA MISTO DE FRUSTRAÇÃO E ESPERANÇA EM TERMOS DE SIDERÚRGICA


O deputado federal Raimuno Gomes de Matos, em meio ao ato do Centro de Convenções, aproveitou para um desabafo: Lula deixou um misto de esperança e frustração entre os cearenses que querem a concretização do projeto siderúrgico.

Para ele, faltou o presidente ser mais direto no assunto, já que esta terça-feira chegou a ser aceita por muitos como o Dia D da siderúrgica. "É irreversível a siderurgica", reiterou o parlamentar entre parlamentares do PT que ficaram só nos aplausos.

Gomes de Matos disse que, para não ser tachado de oposição irresponsável, vai aguardar o que Lula prometeu: mês que vem haverá novidades quanto ao empreendimento.
(Foto - Sen. Patrícia Saboya e Raimundo Gomes com Lula - Divulgação)

NO CENTRO DE CONVENÇÕES, LOAS AO PRESIDENTE QUE COMBATE A MISÉRIA

E no Centro de Convenções, onde Lula presidiu a abertura da III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, a prefeita Luizianne Lins (PT) foi a primeira autoridade a fazer discurso. Antes, porém, um toque bem regional: o grande Waldonys entoou na safona o Hino Nacional, para vibração de um auditório lotado.

Depois da prefeita, o representante da FAO no Brasil, o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Chico Menezes, e o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento e Promoção Social). Ele até que começou bem e arrancando aplausos, até o momento em que falou sobre a transposição do São Francisco. Um grupo da Bahia sapecou a vaia.

O governador Cid Gomes (PSB) discursou afirmando ser um largo caminho para o governo o combate à miséria. Disse que em sua gestão está capacitando dois mil agentes em 80 municípios na área da segurança alimentar. Enalteceu ações do governo Lula no combatre à fome como Bolsa-Família, Economia Solidária e o apoio à Agricultura Familiar.

EM DISCURSO EVASIVO, LULA DIZ QUE LOGO, LOGO QUER INAUGURAR "ESSA TAL SIDERÚRGICA"

O presidente Lula mostrou, nesta terça-feira, em Fortaleza, que sua popularidade continua em alta no Ceará. Ao iniciar discurso, durante ato em que lançou obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na área do Parque das Jandais, no Palácio Iracema, ganhou muitos aplausos.

Mas o que chamou a atenção foi a maneira meio evasiva de Lula ao se referir a vários projetos. Lula disse que 'logo, logo" estará chegando ao Porto do Pecém; e que "logo, logo" quer voltar ao Ceará para entrar "naquele trem que está sendo construído (Ferrovia Transnorestina)". Ele chegou a lamentar que "para ajudar a construir tem poucos, mas para não deixar construir tem muitos".

O presidente afirmou ainda que quer vir ao Ceará com pesmissão do governador da Bahia (que estava na solendiade) para "beber água do rio São fancisco". Referiu-se à transposição.

Lula acrescentou que também quer vir ao Ceará para a "inauguração dessa TAL SIDERÚRGICA que deixou tanta gente nervosa".

Enfim, o presidente disse que "talvez" no começo do próximo mês vá ao Recife (PE) tratar da refinaria e no Rio de Janeiro acertar o pólo petroquimico. Por fim, disse que logo, logo vem ao Ceará lançar o Program de Desenvolvimento da Educação "uma revolução", bem como lançar programas de Saúde e da Segurança ública em parceria com o governo do Estado.

O presidente ainda foi abrir a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar, devendo deixar o Ceará nas próximas horas rumo à Europa, onde tem compromisso com a União Economica Européia. Ali, vai expor o programa biodiesel.

CID ELOGIA LULA CONFIANTE DE QUE A SIDERÚRGICA VOLTA A SER UMA ESPERANÇA

Do governador Cid Gomes, ao discursar agora há pouco no Palácio Iracema, durante o ato em que o presidente Lula está lançando as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em favor do Ceará:

"A siderúrgica voltou a ser viável, graças ao sangue nordestino que corre nas veias do presidente!"

E não passou disso.

HÁ IMAGENS QUE FALAM POR SI SÓ. NÃO É MESMO, RENAN?


Confira a cena de agora há pouco no Senado: Tasso Jereissati, presidente nacional do PSDB, discursando e pedindo que Renan Calheiros, presidente do Senado, renuncie.
Segundo Tasso, o Senado está se transformando em "galhofa nacional" por caus de Renan e sua aventura extraconjugal, onde ele é acusado de ter lobista pagando despesas pessoais. Essa foto ao lado diz tudo.
Foto - Orlando Brito


ENQUANTO ISSO...NA ÁREA DO CENTRO DE CONVENÇÕES FAIXA CONTRA LULA

O trânsito está fechado nas proximidades do Centro de Convenções de Fortaleza, onde Lula daqui a pouco abrirá a III Conferência Nacional de Segurança Alimentar.

Isso evitará, por exemplo, que o presidente veja o ato de protesto que o Movimento Crítica Radical está fazendo contra o governo Lula. Entre os que discursam estão a ex-vereadora Rosa da Fonseca e a ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luiza Fontenele.

O Crítica Radical estampa faixa com a seguinte frase: "O Brasil sangra e fede. Lula é barbárie!"

FAZENDÁRIOS CONFIRMAM QUE PARALISARÃO ATIVIDADES NESTA QUINTA-FEIRA

E a assessoria de imprensa do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) fez agora há pouco cotnato com este Blog para garantir que a paralisação da categoria está mantida para quinta-feira. Os fazendários cruzarão os braços das 7h30min às 17h30min, como forma de protestar contra o governo de Cid Gomes (PSB) por dois detalhes:

1 - Querem a regulamentação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCs)
2 - O cumprimento de promessa feita pela Sefaz de que pagaria, mesmo que parcelado, a produtividade da categoria, cujo atraso vem desde Maio de 2006.

Quanto ao pagamento da produtividade com o 13º saláfrio, informa a assessoria, ser uma obrigação já reconhecida, inclusive, pela Procuradoria Geral do Estado.

Os fazendários só falam nessa paralisação. Por enquanto.

PREFEITA DE FORTALEZA DISCURSA AGRADECENDO LULA

E a prefeita Luizianne Lins (PT) teve direito a fazer discurso no ato de lançamento das obras do PAC do Ceará. Feliz, porque será contemplada com projetos na área de habitação.

Luizianne ganhou aplausos à vontade. Embora o Cerimonial tenha reclamando para alguns que ela excedeu o tempo: falou mais de 10 minutos bem empolgada.

Nas obras do PAC, além de Fortaleza, serão atendidos Caucaia, Maranguape e Maracanaú.

LULA, CLAQUES E TASSO COBRANDO A RENÚNCIA DE RENAN CALHEIROS QUE NÃO ARREDA O PÉ

Os prefeitos Roberto Pessoa (PR), de Maracanaú, Inês Arruda (PMDB), de Caucaia e Luizianne Lins (PT) foram bastante aplaudidos quando seus nomes foram anunciados. Valeu a pena as claques que montaram na área do Palácio Iracema.

Luizianne Lins não levou claque, segundo se observou no local. Quem teve direito a ficar no palanque oficial foi dona Maria José, mãe do governador Cid Gomes (PS) e do deputado federal Ciro Gomes.

O deputado federal Raimundo Gomes (PSDB) foi tratado ali como estranho no ninho. Enquanto ele confere a solenidade em Fortaleza, o presidente nacional do seu partido, Tasso Jereissati subia na tribuna do Senado para pedir a renúncia do presidente da Casa, Renan Calheiros.

"A insistência em continuar no cargo está transformando o Senado em galhofa nacional, em zombaria e comprometendo a história dfo próprio Brasil", disse Jereissati, sendo aparteado e endossado por senadores como Cristóvam Buarque (PDT-DF).

Rena, acusado de ter lobista pagando contas pessoais, aviso: não arreda o pé.

DILMA ROUSSEF: O PAC É TAMBÉM UM PROGRAMA DE DISTRIBUIÇÃO DE RENDA

O presidente Lula está no Palácio Iracema. Com ele, comitiva que conta com os ministros Dilma Roussef (Casa Civil), Celso Amorim (Relações Exteriores) e Márcio Fortes (Cidades) e os presidentes do BNDES, Luciano Coutinho, da Caixa Econômica, Maria Fernanda Coelho, e do BNB, Roberto Smith, além dos senadores Inácio Arruda (PcdoB) e Patrícia Saboya (PSB), e dos deputados federais e ex-ministros lulistas Ciro Gomes e Eunício Oliveira e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

Dilma Roussef abriu os discursos no Palácio Iracema, onde ocorre o lançamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o Ceará. Dilma expos o PAC como "o grande desafio do governo de Lula no sentido de fazer o Brasil crescer, no sentido de fazer um País não só que resgata o passado, mas pavimenta seu futuro". Ele disse que oPAC é também um "programa de distribuição de renda".

LULA ESTÁ CHEGANDO AO PALÁCIO IRACEMA, MAS ANÚNCIO DE SIDERÚRGICA...

E o presidente Lula não vai anunciar nada em termos de projeto siderúrgico cearense nessa sua visita à Capital cearense. Pode até reiterar o discurso de que o projeto é uma prioridade, mas concretamente, nada.

Agora há pouco, a informação nos bastidores do Palácio Iracema era uma só: na próxima quinta-feira, técnicos da Petrobras e o governo estadual vão se reunir para fechar os detalhes do contrato do gás natural, cujo preço foi fixado em US$ 5,00 por milhão de BTU. A ministra Dilma Roussef, que ali já estava, confirmou que o projeto continua em discussões. Agora com condições bem mais positivas. Não entrou em detalhes.

Lula, aliás, chegou ao Palácio Iracema.

GOVERNADOR DA BAHIA ESTÁ EM FORTALEZA PARA ENCONTRO COM LULA

A ministra Dilma Roussef (Casa Civil e o ministro Celso Amorim (Relações Exteriores) integram a comitiva do presidente Lula que, dentro de mais alguns instantes chegará ao Palácio Iracema para seu primeiro ato em Fortaleza: o lançamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará.

Surpresa: Quem também está aguardando Lula juntamente com o governador Cid Gomes (PSB) é o governador da Bahia, Jacques Wagner. Ele está na capital cearense também aproveitando para conversa política com seu amigo, Lula. Outro governador que veio foi o do Piauí, Welington Dias (PT).

LULA GANHARÁ APLAUSOS DE CARAVANAS DA REGIÃO METROPOLITANA

O Palácio Iracema já está vivendo o clima da chegada do presidente Lula, que ali anunciará obras do Programa de Aceleração do Crescimento. Para o ato, não faltaram aquelas caravanas do Interior. Ou melhor, da Região Metropolitana.

Maracanaú, do prefeito Roberto Pessoa (PR), mandou 10 ônibus; Caucaia, nove; e Maranguape mandou sua claque, mas ninguém divulgou quantos ônibus foram contratados e quem pagou a conta.

Enquanto Lula não desembarca na Base Aérea de Fortaleza, no Palácio estão contando as horas para o abraço companheiro o presidente do BNB, Roberto Smith, o vice-governador Francisco Pinheiro, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Tin Gomes (PHS), e vários secretários de Cid Gomes. Entre eles, Mauro Filho (Sefaz).

GOVERNO NEGOCIA E EVITAR PARALISAÇÃO DO PESSOAL DA SEFAZ

E os servidores da Secretaria da Fazenda do Estado, que anunciaram paralisação por 24 horas nesta quinta-feira, voltaram atrás. Numa reunião ocorrida nesta tarde entre a área técnica do órgão e as lideranças da categoria, as pendências foram resolvidas.

Este Blog apurou que a categoria obteve conquistas que estava reivindicando há tempos. Ficou acertado o seguinte:

1 - A Sefaz vai pagar a primeira parcela do 13º salário do seu pessoal, incluindo agora a produtividade;

2 - A Sefaz vai pagar também, e antecipadamente, os 30% relativos à produtividade de férias logo no incio de agosto.

Com isso, fica abortado o movimento de protesto. Já a Educação são outros quinhentos.

SERVIDORES DA SEFAZ ANUNCIAM PARALISAÇÃO POR 24 HORAS E EDUCAÇÃO INDICATIVO DE GREVE

Os servidores da Secretaria da Fazenda do Estado anunciam para a próxima quinta-feira uma paralisação de advertência.

A categoria está revoltada com o reajuste de 3,55%, mas também com decisão do STF que acabou barrando melhorias salariais para os auditores.

Já o pessoal da Educação, segundo Anízio Melo, da diretoria do Sindicato Apeoc, admite que se o governo Cid Gomes não sinalizar reavaliação do percentual do aumento, o segmento adotará o estado de greve. Esse grupo conseguiu reajuste diferenciado de 7%.

NELSON MARTINS E A DURA VIDA DE SER GOVERNISTA


O líder do governo na Assembléia Legislativa, Nelson Martins (PT), foi acusado por alguns servidores estaduais de jogar para a platéia. Isso, nesta terça-feira, quando muitos da categoria entraram em ritmo de vigília naquela Casa contra o aumento do Estado (3,55% para todos, mas diferenciado para professores, 7%, e segurança pública, de 4% a 8%).

Nelson Martins disse que iria tentar uma audiência dos servidores com o governador para discutir o reajuste, que não agradou ao segmento. Mas, ao mesmo tempo, ele considerou muito difícil que haja, da parte do governador Cid Gomes, uma revisão nos índices.

Tentou, Nelson, de um discurso aguerrido do passado em defesa do servidor público, contemporizar.

TRABALHADORES DO MST FECHAM TRECHO DA ESTRADA DO ALGODÃO

Cerca de 800 tabalhadores rurais ligados ao Movimento Sem Terra (MST) fecharam, nesta terça-feira, parte da Estrada do Algodão na altura do município de Chorozinho (Região Metropolitana de Fortaleza).

Eles protestam contra o Incra que, conforme lideranças do MST, ainda não desapropriou a Fazenda Uruanã. O processo dura cerca de dois anos e os trabalhadores querem a fazenda com o objetivo de desenvolver projeto na área da agricultura familiar.

Já o Incra está com seu pessoal em greve há mais de um mês e o desconto dos dias parados foi autorizado pelo presidente Lula, alvo também do protesto dos trabalhadores rurais.

ZILDA ARNS CRITICA MINISTÉRIO DA SAÚDE E REAFIRMA POSIÇÃO CONTRA O ABORTO


Em entrevista ao programa Debates do POVO/CBN Especial - Grandes Nobres), a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, reafirmou, nesta terça-feira, sua posição contrária ao aborto.

Zilda explicou que diminuir o número de pobres no País, através do aborto, não resolve a situação de miséria do Brasil.

O Ministério da Saúde vem defendendo que aborto deve ser adotado como uma política pública de saúde, na qual a mulher tem todo o direito de optar em fazer ou não esse tipo de internveção. Para Zilda Arns, no entanto, a mulher tem sua liberdade, mas não a liberdade e o direito de tirar a vida de outrem.

CALDEIRA EXPLODE E MATA OPERÁRIO EM CAUCAIA

A explosão de uma caldeira de uma fábrica de alimentos pré-cozidos situada no Parque Potira, em Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza), causou a morte do operário Luis Roberto Rodrigues nesta terça-feira.


Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para conter o fogo. Outras duas viaturas do Serviço de Assistência de Urgência (Samu) atuaram no apoio a alguns operários que apresentaram queimaduras leves.


A Polícia abriu inquérito para apurar o fato. Já o Corpo de Bombeiros deve divulgar laudo num prazo de 15 a 30 dias.